Вы находитесь на странице: 1из 4

Telefone Celular: um assunto quente no local de trabalho

Marcio Miranda

Um toque de celular surpreendeu a palestrante. Ela procurou descobrir na platia quem era o responsvel pelo inconveniente, e com o rosto em chamas, percebeu que era o seu celular que estava tocando. Por favor, desligue seu celular, uma exigncia comum em seminrios e conferncias. Ainda assim as pessoas esquecem. Ou no se importam. Telefones celulares tanto uma beno quanto uma maldio. Atravs do celular, o profissional pode se comunicar de forma mais rpida e eficaz com clientes, fornecedores e com a sua prpria empresa. Ao mesmo tempo, telefones celulares podem ser indiscretos e at perigosos. A lei j restringiu o uso de aparelhos celulares enquanto a pessoa est na direo de um veculo. Ainda que mos livres no signifiquem necessariamente que a pessoa est livre de distraes. Com os celulares ficando onipresentes na nossa sociedade, o uso deles difcil de regulamentar. Uma pesquisa recente descobriu que os toques irritantes dos telefones celulares so o incmodo nmero um no ambiente de trabalho, seguido pelo mau funcionamento dos equipamentos, como foto copiadoras, mquinas de fax e impressoras. Leonardo Santos, gerente de operaes de um escritrio de contabilidade, disse que est lutando com a questo dos telefones celulares no ambiente de trabalho. Ns temos um escritrio pequeno com 15 pessoas, onde todo mundo tem um celular. Constantemente os telefones esto tocando, o que cria distraes, afirma Leonardo.

O escritrio de contabilidade tem uma poltica contra o uso dos telefones da empresa para ligaes pessoais. Entretanto no h restries para os celulares, j que eles so dos prprios funcionrios. Leonardo acertou com uma soluo fcil: Ele solicitou que todas as ligaes pessoais fossem postas na funo vibracall no local de trabalho. O uso do telefone celular mexe com muitas questes. As pessoas se tornaram dependentes (literalmente) dos seus celulares; elas conduzem todos os seus negcios profissionais e pessoais neles, no importa onde estejam. E muitas no parecem importar que outros as ouam. Instituir uma poltica de proibir o uso de telefones celulares pessoais no local de trabalho quase impossvel. Muita gente depende deles para manter contato com seus filhos adolescentes, com a bab das suas crianas e com aquelas pessoas queridas. Muitas pessoas esto abandonando os telefones residenciais, fazendo dos seus telefones celulares seu veculo de comunicao, tanto para a vida pessoal quanto para a profissional. Andr Borges, gerente de uma exportadora, diz que seu telefone celular permite que ele esteja em contato com sua esposa e sua filha recm-nascida. Ao mesmo tempo, ele adverte aos candidatos a uma vaga de trabalho que eles deveriam desligar ou deixar em casa seus celulares quando forem fazer uma entrevista. o que manda a etiqueta, diz ele. Mariana Pessoa, diretora de uma multinacional, sugere que estabelecidas zonas livres de celular onde o uso do aparelho proibido. sejam

De acordo com Mariana, as empresas tambm deveriam dar intervalos para os funcionrios fazerem ligaes pessoais dos seus celulares, assim como poderiam oferecer intervalos para fumar e relaxar. Quando em pblico, os funcionrios deveriam ser instrudos a manter um tom de voz baixo enquanto esto falando ao telefone celular e evitar discusses acaloradas. Durante uma reunio, coloque seu celular na funo vibracall ou desligue-o, e deixe sua caixa postal receber suas chamadas, ela diz. Assegure que a pessoa com quem voc est tenha prioridade, ao invs de dar ateno ao celular, Mariana afirma. No entre em uma reunio e comece a ouvir as mensagens do seu celular, ou as escrever no seu PDA ou na agenda eletrnica.

Mariana diz ter testemunhado um homem que aps receber um carto de visita, gravou em sua agenda eletrnica o nome e o nmero da pessoa, e, em seguida, devolveu o carto. A outra pessoa ficou chocada. Deixar de prestar ateno em algum para atender ao celular ou usar sua agenda eletrnica, faz a outra pessoa sentir inferior, e at mesmo magoada. Provavelmente no o que voc quer fazer com um potencial cliente ou fornecedor.

Dicas Sobre o Uso dos Telefones Celulares Telefones celulares foram feitos para deixar a nossa vida mais fcil, e no para trazer mais aborrecimentos. Dica N 1: Durante reunies ou em restaurantes, deixe o telefone no correio de voz (caixa postal). Se voc precisa muito falar com a pessoa que est ligando, desculpe-se e encontre um local apropriado. Dica N 2: Durante ligaes em lugares pblicos, mantenha o tom de voz regular e no demonstre raiva. Falar aos berros ou demonstrar emoo atrai a ateno das pessoas que esto sua volta. Dica N 3: Use a funo vibracall ou desligue o celular em lugares pblicos como cinemas, teatros ou igrejas. Dica N 4: Se voc est esperando uma ligao que no pode ser adiada, avise da importncia para as pessoas que esto com voc e se desculpe quando o telefone tocar. Dica N 5: Evite interromper reunies profissionais ou encontros sociais para atender seu celular. Dica N 6: Seja discreto quando discutir assuntos particulares na frente de outras pessoas. A mesma recomendao vale para ligaes feitas para discutir negcios.

Dica N 7: Quando estiver falando e andando ao mesmo tempo, esteja atento aos arredores. Dica N 8: No atenda ligaes com o carro em movimento. Dica N 9: Confirme o que foi combinado ao telefone enviando um e-mail ou fax para deixar tudo registrado, preto no branco.

Dica N 10: Preste ateno e tome cuidado muitas vezes a pessoa que ligou para seu celular est num aparelho viva-voz, cercado de assessores e planilhas. Enquanto isso voc est se contorcendo todo procurando um sinal melhor, de olho no guarda e no trnsito...

Вам также может понравиться