Вы находитесь на странице: 1из 4

Esta pgina ou seco no cita nenhuma fonte ou referncia, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2009).

Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodap. Encontre fontes: Google notcias,
livros, acadmico Scirus. Veja como referenciar e citar as fontes.

Harmonia
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa Esta pgina ou seco foi marcada para reviso, devido a inconsistncias e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde fevereiro de 2008). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistncia e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{reviso-sobre}} para
associar este artigo com um WikiProjeto.

Nota: Para outros significados, veja Harmonia (desambiguao). A harmonia um conceito clssico que se relaciona s ideias de beleza, proporo e ordem.

Na msica
Ver artigo principal: Harmonia (msica) tambm um conceito musical relacionado com a emisso simultnea de diferentes frequncias. Ela trabalha com as sonoridades resultantes da sobreposio de diferentes notas. Na harmonia tradicional, geralmente esses resultados so separados em consonantes ou dissonantes, porm essa classificao tem-se tornado cada vez menos maniquesta. A harmonia pode ser entendida como o relacionamento vertical do som num pentagrama, enquanto a melodia e o contraponto cuidam do relacionamento horizontal das notas. Ao longo da historia da msica, a concepo de harmonia vem modificando-se, desde sua criao na Grcia antiga com Pitgoras, quando se tinha uma compreenso horizontal dela, mais relacionada melodia, at a harmonia atonal, microtonal e outras. A harmonia, desde o Renascimento, tem uma funo estrutural na msica, que foi cada vez se aprimorando, e foi apenas questionada por alguns compositores como Varse e John Cage

No design
Quanto ao design, podemos definir harmonia como efeito da composio de formas, no de maneira aleatria, mas de modo que contornos e enchimentos sejam bem definidos, variando segundo um grau de importncia pr-estabelecido e se relacionando com o esquema geral da organizao do objeto. Esse objeto pode ser um quadro, um site, enfim, qualquer entidade que esteja sendo composta por partes (engrenagens) menores.
O Wikiquote possui citaes de ou sobre: Harmonia

Ver avaliaes Avaliar esta pgina O que isto? Credibilidade Imparcialidade Profundidade Redao Conheo este assunto muito profundamente (opcional) Categoria:

Conceitos filosficos Entrar / criar conta Artigo Discusso Ler Editar Ver histrico

Pgina principal Contedo destacado Eventos atuais Esplanada Pgina aleatria Portais Informar um erro

Colaborao

Boas-vindas Ajuda Pgina de testes Portal comunitrio Mudanas recentes

Estaleiro Criar pgina Pginas novas Contato Donativos

Imprimir/exportar Ferramentas Noutras lnguas

Afrikaans / Bosanski Catal esky Dansk Deutsch English Esperanto Espaol Eesti Suomi Franais Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia Italiano Latina Nederlands sk y sk sk k Polski R Simple English S ve i a / S pski Svenska Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 16h59min de 4 de abril de 2012.

Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 no Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes.

Вам также может понравиться