Вы находитесь на странице: 1из 3

INTOLERNCIA LACTOSE http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?269 Sinnimos e nomes populares Deficincia de Lactase; alergia ao leite. O que ?

? a incapacidade de aproveitarmos a lactose, ingrediente caracterstico do leite animal ou derivados (laticnios) que produz alteraes abdominais, no mais das vezes, diarria, que mais evidente nas primeiras horas seguintes ao seu consumo. Como se desenvolve? Na superfcie mucosa do intestino delgado h clulas que produzem, estocam e liberam uma enzima digestiva (fermento) chamada lactase, responsvel pela digesto da lactose. Quando esta mal absorvida passa a ser fermentada pela flora intestinal, produzindo gs e cidos orgnicos, o que resulta na assim chamada diarria osmtica, com grande perda intestinal dos lquidos orgnicos. Existem pessoas que nascem sem a capacidade de produzir lactase e, enquanto bebs, sequer podem ser amamentados, pois surge implacvel diarria. Por outro lado, em qualquer poca da vida pode aparecer esta incapacidade de produo ou uma inibio temporria, por exemplo, na seqncia de uma toxinfeco alimentar que trouxe dano mucosa intestinal. Igualmente, a dificuldade pode advir de leses intestinais crnicas como nas doenas de Crohn e de Whipple, doena celaca, giardase, AIDS, desnutrio e tambm pelas retiradas cirrgicas de longos trechos do intestino (sndrome do intestino curto). A deficincia congnita comum em prematuros nascidos com menos de trinta semanas de gravidez. Nos recm-nascidos de gestaes completas, os casos so raros e de carter hereditrio. A concentrao da lactase nas clulas intestinais farta ao nascermos e vai decrescendo com a idade.

Nos EUA, um a cada quatro ou cinco adultos pode sofrer de algum grau de intolerncia ao leite. Os descendentes brancos de europeus tm uma incidncia menor de 25%, enquanto que na populao de origem asitica o problema alcana 90%. Nos afro-americanos, nos ndios e nos judeus, bem como nos mexicanos, a intolerncia lactose alcana nveis maiores que 50% dos indivduos. O que se sente? varivel de pessoa a pessoa e de acordo com a quantidade ingerida. Assim, a maioria dos deficientes de lactase pode ingerir o equivalente a um ou dois copos de leite ao dia, desde que com amplos intervalos e no diariamente. Ainda que minoritrios, no so raras as pessoas que, desde pequenas, evitam ou no gostam do leite, mesmo sem se darem conta que so assim porque o leite e derivados lhes faz mal. Os pacientes percebem aumento de rudos abdominais, notam que a barriga fica inchada e que eliminam mais gases. Quando a dose de leite ou derivados maior surge diarria lquida, acompanhada de clicas. A queixa de ardncia anal e assadura porque a acidez fecal passa a ser intensa (pH 6,0). A maioria dos pacientes que s tem intolerncia a lactose, no tem evidncias de desnutrio, nem mesmo maior perda de peso. Quando isso ocorre, pode haver a associao da intolerncia com outras doenas gastro-intestinais. Como o mdico faz o diagnstico? Freqentemente a intolerncia lactose sugerida pela histria clnica, principalmente quando os dados so definidos e especificamente perguntados. A diminuio de sintomas aps algumas semanas de dieta livre de lactose serve como teste diagnstico/ teraputico. O Teste de Tolerncia Lactose o usado em nosso meio, pois no dispomos do Teste Respiratrio, tido com o mais sensvel e certamente o mais simples dos mtodos. Entre ns, o paciente recebe para beber um copo d'gua contendo de 50 a 100 g de lactose e lhe tirado sangue quatro a cinco vezes no espao de duas horas. Quando a diferena entre a dosagem sangnea da lactose de jejum e o pico da curva das demais medidas se mostrar menor de 20

mg%, o teste tem "curva plana" e considerado positivo, indicando m absoro de lactose nessas pessoas. H possibilidade de erro nos diabticos, entre outros. A ocorrncia de diarria, ainda no laboratrio e ou nas primeiras horas a seguir, refora a concluso de diagnstico positivo para intolerncia lactose. Como se trata e como se previne? Uma vez caracterizado o diagnstico, pode se prevenir novos sintomas no usando leite e laticnios. Usando-os, a preveno mediante a tomada de fermento sinttico prvia a qualquer ingesto de lactose. Cabe salientar que vrios medicamentos, inclusive antidiarricos e antireumticos contm lactose no chamado excipiente, ou seja, no p ou no lquido necessrio para poder conter a substncia bsica num comprimido ou soluo; isso importante quando avaliamos os efeitos indesejveis referidos pelos usurios.

Вам также может понравиться