Вы находитесь на странице: 1из 2

2 Grupo de Debates Legio Organizada

Leia, escreva, reproduza e passe adiante!


Edio 004 28/05/12 15 cpias

se multiplica os subalternos e o diretor ainda tem a funo de representante, escondendo um pouco a funo anteriormente citada. Mesmo numa escola pequena, h uma certa superviso por parte da coordenadoria da educao. Caso a escola fosse isolada ou caso fosse uma escola privada seria indispensvel a presena da orientadora pedaggica, para aumentar a eficincia da estrutura de comando, bem como possibilitar a permanncia da mesma. O professor pode utilizar do mesmo artifcio para comandar uma turma: eleger um representante de turma. Dessa forma, o representante se torna subalterno do professor, permitindo que a ordem seja cumprida de forma mais eficiente. Outra coisa interessante a notar no somente a relao um por um do comandante com o subalterno, mas tambm a relao um para vrios do subalterno para os subordinados. Esse ambiente tambm interessante porque as pessoas que forem rejeitar uma ordem tero medo de fazer isso e fazer sozinhas, pois caso isso seja feito, elas podero ser punidas de alguma forma. Por esse medo, ento, elas tem uma prdisposio para aceitar a ordem.

Estrangeiros de nosso pas?

Outro ponto importante a ressaltar o papel que a Religio tem nesse sentindo de dar ordem em terceira pessoa. Voc deve obedecer o padre, no porque vontade dele, mas sim porque vontade de Deus. E nem tem como discutir com o padre, porque no parte dele a ordem e sim de um ente superior. Essa mesma estrutura, por incrvel que parea, se repete pela histria e pelas vrias instncias sociais. Essa estrutura possibilita trs coisas: 1. deixar os comandantes cegos pelo poder (comandante ativos) 2. deixar os subordinados e subalternos cedentos pelo poder ao mesmo tempo que deixar o comandante paranico com isso (subalterno e subordinados) e 3. possibilitar um certo regulamento para exercer a cede pelo poder por parte dos subalternos e subordinados e manter a estrutura de poder independente de um comandante especfico (comandante passivo). Isso no quisito do poder pelo poder. Quanto a eficincia, temos os seguinte: 1. tomada de decises estremamente rpidas (comando ativo) 2. eficincia na transmisso da ordem por meio de relaes de 1:1, bem como na relao de ordem em terceira pessoa (subalterno) 3. cultura e respeito a instituio de poder (comando passivo) e 4. relao 1:vrios, que faz com que o subordinado tenha medo de recusar o cumprimento da ordem sozinho. Ento, essa estrutura de hierarquia militar uma estrutura eficiente no cumprimento da ordem, mas completamente deficiente na formao da ordem. Uma estrutura que teria um grau maior de eficincia no desenvolvimento da ordem, ou melhor, do que fazer, ser abordada na prxima edio.

Me chamo PODER

Sbados s 16h30 no Muro do Parque da Baronesa. Assunto da semana: Teoria do Conhecimento e Literatura Confira uma palinha de como ser o debate nessa edio.
Contato. Email: joao.felipe.c.b@gmail.com Blog: http://02legiaoorganizada.blogspot.com Expediente. Autores: Joo Felipe Chiarelli Bourscheid, Vivi Chiarelli Diagramao: Joo Felipe Chiarelli Bourscheid Diagramado com: Scribus Open Source Software

Participe do nosso grupo de debates!

Vivi Chiarelli Para que aprender uma lngua que poucos sabem? Para que vamos nos adaptar a algum ou alguma coisa diferente? Ser que no mais fcil apenas excluir os diferentes? O que Libras? Libras, Lngua Brasileira de Sinais, no so mmicas que os surdos fazem para facilitar a comunicao, pois ela tem sua prpria estrutura gramatical, e como o Portugus, tambm muda de regio para regio e como lnguas, tambm mudam de pas para pas. Libras na verdade a segunda lngua oficial do Brasil mas muitos no sabem, e provavelmente no iriam saber, e por essa lngua ser to desconhecida que me faz querer escrever esse texto e divulgar um pouco sobre isso. "Mas voc nem surda, pra que aprender Libras?" Um colega me perguntou, deixeme contar algo que aconteceu aqui em Pelotas, talvez isso ajude a responder a sua pergunta. Um certo dia, um homem foi ao hospital porque sentia fortes dores no estmago, ele foi diagnosticado como bbado pois estava fazendo gestos com as mos e tambm fazia sons estranhos com a boca, bom esse homem que diziam bbado, na verdade no era, ele era apenas um surdo que realmente estava sentindo

dores e que estava tentando explicar ao mdico. E ento meu caro colega, eu estou aprendendo Libras, porque sei o quanto eles tentam aprender o nosso Portugus pra se adaptarem a ns, e ns pelo contrrio, no movemos muitas vezes um dedo pra se adaptar a eles, pois muito mais fcil fingir que essa minoria no existe, ou apenas diagnosticar como todos bbados. Sou uma estudante de Libras e quero divulgar essa lngua belssima, se vocs tiverem a oportunidade de aprender (e que com certeza tero pois ns vamos fazer com que esse conhecimento seja acessvel a todos) vocs devem com certeza tentar, pois no se trata de excluir pessoas, se trata de nos juntarmos.

Joo Felipe Chiarelli Bourscheid Sou hoje o maior inimigo dos homens. Sou perfeito, pois no sou palpvel. Estou na maioria dos lugares. Tenho vontade prpria. Tenho meus mtodos e meios para me dissiminar pelo mundo. As pessoas que se do conta dos problemas do mundo, vem o problema do poder estar centralizado nas mas erradas. J dizia Vandr que "Pelos campos h fome em grandes plantaes." A fome um dos atuais problemas do mundo atualmente se d, no pela falta de comida, mas como EU descido como ela ser distribuda. Vendo isso, as pessoas tentam me mudar, mudando o meu criado (comumente chamado de presidente, coordenador, diretor ou sei l o que, vocs humanos gostam de inventar nomes diferentes para coisas iguais). Muahahahahaha. Vocs ainda no se deram conta que no basta mudar a pessoa, que o comando quem faz no ela, seno EU, seja por causar pnico de que possam perder seu lugar de mando, seja eu fazer acreditar que o meu criado tudo pode e no h ningum de mais razo que ele no mundo (tornlo cego). Mas, as pessoas no so to ignorantes. Vem que o problema no a pessoa que vai ao poder, e sim o critrio de seleo. Uns defendem que seja por consanguinidade (monarquia hereditria), outros defendem que seja por profecias (por exemplo Jesus ou Dalai Lama), outros ainda defendem que seja exercido pelo voto (que se chama vulgarmente de democracia). Nesse ano, teremos eleies para prefeito e vereadores. Meu poder to nefasto que chamase de dever do cidado votar nos candidatos certos, honestos e competentes. Como se escolhendo a pessoa certa, poderiase de fato mudar as coisas. Claro que as coisas mudam, para que tudo continue como est.

Esquerda ou Direita?

Palhinha do debate da semana

Completando Quadrados.

Joo Felipe Chiarelli Bourscheid Agora virou modinha no YouTube cada videologger dar sua opinio sobre o que esquerda e o que direita. O mais interessante de todos ver como o nazismo e o anarquismo so ideologias que podem muito bem ser classificada como esquerda ou direita, dependendo do videologger. Vou citar dois exemplos: http://www.youtube.com/watch?v=nzG8qok92w e http://www.youtube.com/watch?v=uSoMZ9EPbFI. No preciso dizer que todos, para fazer tal faanha, partem de vrias confuses mentais e vrias apelaes (do tipo: busquem outras referncias, como se sabe que ningum vai buscar...). Esses vdeos te fazem acreditar, por exemplo, que a esquerda algo ruim, porque Hittler era um pessoa de esquerda. Alm desses argumentos tem vrios outros. O que nenhum dos videologgers faz partir seus raciocnios das definies de esquerda e de direita. O uso da linguagem correta algo muito importante, pois caso o contrrio muito fcil promover a confuso. Deus teria feito vrios idiomas para confundir as pessoas (Gn 11:9). As definies de esquerda e direita tem a ver com somente o ttulo histrico referente a Revoluo Francesa de 1789, da qual os que eram a favor de uma revoluo que quebrasse com a tradio se posicionassem a esquerda do parlamento e os que defendiam mais a tradio, se posicionassem a direita. Somente isso. Portanto, a definio de direita seria a pessoa que defende a tradio cegamente e a definio de esquerda que contra a tradio cegamente. Isso faz com que as pessoas de direita sejam contrrias a legalizao das drogas, o que algo bom, e faz com que as pessoas de esquerda sejam contra a existncia da Igreja, o que tambm bom. Mas, quem de esquerda ser cumplice da legalizao e quem de direita ser a favor da existncia das Igrejas. Isso tudo, um exemplo. O que eu quero dizer com isso que o termo esquerda ou direita no significa ser bom ou ruim. Na verdade, considero que acreditar ou acreditar ao contrrio da tradio, de qualquer forma se torna um dogma. Nesse sentindo, o Hitler se encaixa melhor na direita, por ele reverenciar os antigos costumes, como por exemplo, autoconclamar seu governo de III Reich. Mas, o que mais me irrita profudamente como h manipulao nos termos das palavras. Estive conversando com um grupo de pessoas que se autoconclama de extrema direita, e grande parte dos argumentos deles se baseiam no fato de porque eu me dizer anarcocomunista, logo eu sou esquerdista, e logo eu apoio o Lula! E da eu converso com um grupo que se autoconclama do partido comunista, por eu ser anarcocomunista, logo eu no sou comunista e sou s anarquista, logo eu quero chegar numa sociedade sem estado de uma forma "doce" (usando o vocabulrio deles). Viva a manipulao e o preconceito!

Joo Felipe Chiarelli Bourscheid Por que aprender na escola parece ser algo to chato? Que me adianta saber que, por exemplo, as paroxtonas terminadas em 'r' devem ser acentuadas? Ou que me adianta saber que no existem razes reais de nmeros negativos? Ou que a capital do Cear fortaleza? Ou que existem reinos, filos, classes, ordem, famlias, gneros e epcie na nomenclatura dos seres vivos? Ou que foi Pedro lvares Cabral que descobriu o Brasil? Ou que paloma significa pomba em espanhol? Ou que o verbo to be se conjunga em am, is e are? Que Monet era um pintor imprecionista? Uma vez meu pai me perguntou: se tu fosse sequestrado por ETs e depois recuperados por outra raa de ETs bons, como que tu informaria teu endereo? Antonio Joaquim Dias, 111, respondi prontamente. Mas, onde que fica isso? Em Pelotas. E isso, onde fica? No Rio Grande do Sul? Mas, um ET no sabe onde fica isso. Fica no Brasil, que fica no Planeta Terra. Mas e esse planeta Terra fica onde? Sim, eu sei que muito improvvel que eu v precisar informar meu endereo astronmico para os extraterrestres, mas esse problema apresentado me fez, na minha cabea de criana, considerar a informao Via Lactea importante. E quando ele me disse que era esse o nome porque a galxia era branca como o leite, ficou ainda mais fcil. Alm de apresentar um problema, contar uma histria de algum que viveu aquele problema pode ser uma maneira atrativa de ligar o problema a teoria e a soluo. Os judeus, por exemplo, chamam o incio de sua Bblia de Torah (= ensinamento, instruo). Apesar de o Torah falar de uma Lei, do que certo e o que errado perante a Deus e perante aos demais homens, a organizao do material no sistemtica. No dividido em artigos como nossa Constituio Federal. escrito na forma de narrativa, de forma que, conforme vai se lendo vo se imaginando os problemas e como que os antepassados tentaram resolver. Disso que se tira uma Lei. Bom, para quem j conhece grande parte da Lei, seria mais til ter uma organizao sistemtica, pois ficaria mais fcil de se encontrar o que se busca. Mas, o Torah no foi sistematizado devido a sua necessidade de ser passado de gerao em gerao, e para uma gerao muito mais interessante aprender daquela maneira. Porm, quando vemos as disciplinas na Escola, temos a impresso de aquilo no fazer nenhum sentindo. Aprendemos primeiro e depois descobrimos para que serve. Nenhum cientista no mundo comeou pensando assim. Primeiro ele passava por problemas e depois que ele encontrava para eles uma soluo. D forma que organizado o conhecimento curricular, ele serve apenas para quem j passa por determinados problemas e a escola serviria apenas como uma fonte auxiliar de conhecimento. Ser esse o papel da escola?

(esse texto complementa o texto da capa) O grande problema do poder no est na pessoa que est no poder e sim na estrutura que permite a centralizao gigantesca, sem que tenha um devido sistema de correo de erros (proporcionado pelo debate). Portanto, de fundamental importncia que entedemos como funciona a estrutura de poder centralizada, e qual a sua origem. Isso nos permitir dizer se realmente precisamos centralizar o poder e se tivermos, como podemos fazer com que esse poder no deixe as pessoas cegas ou com pnico de perder seu cargo ou as outras almejarem estar nessa posio. Bom, a centralizao de poder comea a se dar entre a espcie humana bem nos seus primrdios, ainda que fraca. A caa d grande vantagem ao predador se esse ataca em bando e no d nenhuma desvantagem pois os animais so grandes o suficientes para alimentar todo o bando. Esse convvio fazia com que o ser humano deixasse de pensar em agir sozinho e passasse a querer agir como um coletivo. Como o nvel de desenvolvimento de cada indviduo do coletivo era baixo, quem tivesse um mnimo de facilidade em algo iria se desenvolver um pouco a mais que os outros e numa relao de responsabilidadepoder e poderresponsabilidade, iria realimentando at se destacar na tribo. Esse indivduo se tornava o lder da tribo. Chegando nesse ponto, o lder tinha que escolher entre manter uma distncia entre seus congnitos ou ajudar a eles se desenvolver tambm. A segunda opo seria muito boa se no fosse a condio de desenvolvimento que eles tinham: escasses de alimentos e nomadismo. Isso no possibilitava que todos ouvessem tempo para poder evoluir e crescer. Ao contrrio: ou o lder se permitia certos privilgios, ou ningum tinha privilgios. Com o desenvolvimento do escravismo, tambm se deu o desenvolvimento das cincias abstratas, humanas e naturais, pois os senhores de escravos no precisavam se preocupar em ficar trabalhando e podiam pesquisar sobre vrios assuntos de cincia e tecnologia. Isso tambm possibilitou que houvesse ainda mais a centralizao do poder, subordinando senhores de escravos a reis. Desde que comea as primeiras centralizaes do poder, a primeira estrutura que se pensa que usada at hoje da diviso do poder em duas partes: a parte ativa e a parte passiva. Nas aldeias indgenas brasileiras, conhecemos essas funes como cacique e paj, respectivamente. O cacique era

o lder da tribo e dele partia diversos comandos. Ele era a figura de centralizao do poder. Do outro lado, o paj era responsvel por formar a mentalidade de quem era comandado pelo cacique ou seja, de fazer manuteno da estrutura do poder. Essa estrutura de dividir o poder em ativo e passivo deve ter vindo da necessidade de o elemento ativo ter de ter um subalterno para fazer cumprir a ordem. Eu lembro de ir no Gabinete Mdico do Exrcito e l estar o seguinte organograma: diretor do posto mdico e subordinado a ele o chefe do quadro de pessoal e subordinado a ele todos os especialistas daquele setor. Ora, isso parece desperdcio de pessoal: ter duas vezes repetida a funo de comandar o pessoal. Na verdade isso vem de dois fatos. O primeiro que tendo uma estrutura como essa, mais fcil a aceitao da ordem, uma vez que caso o subalterno no goste da ordem, ter que enfrentar sozinho o comandante, e caso os subordinados no gostem, tero de enfrentar o subalterno e o comandante. Alm disso, dar ordem por terceiros mais eficiente, pois no h possibilidade de discusso. Isto , no adianta tentar o subordinado convencer o subalterno, porque o subalterno est somente seguindo ordens. Porm, para que o comandante tivesse confiana no subalterno, ele teria que dar uma formao diferente para que o subalterno no organizasse um motim. Ento, o comandante deve ter comeado a encarregar o subalterno de funes mais passivas de manter a estrutura de comando do que de comando propriamente dito. E dessa forma, o subalterno se especializou num comandante passivo. Como se pode ver, numa escola, por exemplo, existe uma estrutura bem parecida com essa. Temos o diretor, que o comandante ativo da instituio. Temos o professor que subalterno do diretor. Dependendo do tamanho da escola, h tambm um setor de superviso pedaggica, que responsvel pelo comando passivo da instituio. legal pensarmos num desenvolvimento da escola. Por exemplo, uma escola com uma nica turma, teria que ter um diretor, um professor e uma turma. Essa a estrutura de comando minimamente eficiente. Sem o diretor, o professor perde o poder de dar ordens em terceira pessoa: o diretor mandou todos virem de cabelo preso. Isso indiscutvel, porque o diretor no se encontra no momento da ordem. Agora, se o prprio professor quisesse dar a ordem, haveria uma rejeio maior. A evoluo dessa estrutura seria uma estrutura com vrias turmas. Dessa forma,

Вам также может понравиться