Вы находитесь на странице: 1из 11

Capacitação para Estagiários

Marketing Pessoal

Introdução

Estagiária: - Você quer saber mais sobre como atuar no estágio ou na primeira oportunidade de emprego?

- Você nunca fez um estágio ou teve um emprego?

- Que roupa usar? O que falar? Como proceder?

- Como realizar as tarefas? Como dialogar com clientes e colegas?

- Como construir uma carreira e ser um (a) profissional de sucesso?

- Para aperfeiçoar seus conhecimentos e se sentir preparado, vamos ao curso!!!!

Aula 1

Mascote: Olá! Bem-vindo (a) ao curso I!

Neste curso estudaremos o ser humano como um ser individual, a importância do autoconhecimento e da percepção do ambiente empresarial para o sucesso profissional. Também será abordado, de forma simples e didática o que é marketing pessoal e como poderá ser utilizado em benefício do estudante, por meio de uma correta apresentação pessoal e da construção do seu conhecimento.

Espera-se que, ao final deste curso, o(a) estudante seja capaz de realizar uma auto-avaliação da sua imagem atual e de seu nível de conhecimento, e assim perceber quais são os seus principais talentos, observando os que merecem ser evidenciados e os pontos que necessitam ser trabalhados.

Com as sugestões para sua apresentação pessoal deseja-se que o aluno demonstre seu diferencial nos futuros contatos profissionais.

Marketing Pessoal Módulo I Autoconhecimento

Aula 2

E-MAIL DO IEL PARA VOCÊ: OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO

Parabéns! Você foi selecionado para uma entrevista de estágio.

Estagiária: - E agora? Será que estou preparado (a) para o estágio? Quais são as minhas qualidades? Como devo me portar? E minha apresentação pessoal? O que eu tenho de diferente de meus colegas para ter sido escolhido para essa vaga? Ai! Quem vai me ajudar?

Mascote: Parabéns pela oportunidade de conquistar esta vaga. Tenha calma! Estou aqui para lhe ajudar!

Seus questionamentos são normais! Olha

refletir:

há algumas questões sobre as quais precisamos

O ser humano é único, com suas qualidades e dificuldades. Mas, o ser humano é um ser

relacional. Vive em grupo e precisa ser aceito na sociedade. Para isso precisa seguir suas regras e seus padrões.

Estagiária: - Como assim?

Mascote: Vivemos em uma sociedade que nos cobra atitudes e valores que são ditados por nossa cultura.

É importante lembrar que as culturas diferem de região para região, de país para país e

evoluem juntamente com as sociedades através dos tempos. Apesar disso, não se pode deixar

de notar o aspecto individual do ser humano. Cada ser humano é ÚNICO.

Aula 4

As diferenças individuais é que ocasionam maneiras diversas de perceber, pensar, agir e sentir.

O respeito humano é indispensável para o equilíbrio das relações interpessoais.

A partir do momento em que somos capazes de compreender e aceitar as diferenças

individuais, seremos flexíveis, isto é, capazes de nos adaptarmos às pessoas e com elas nos

relacionarmos positivamente.

Saiba +

Por que somos diferentes?

Causas inatas: são aquelas com as quais as pessoas nascem - geralmente são herdadas geneticamente. Ex.: constituição física, sexo, raça, temperamento.

Causas adquiridas: são aquelas que as pessoas adquirem por influência do meio ambiente. Ex.: escola, hábitos alimentares, situação econômica, cultura, linguagem e caráter.

Aula 5

Mascote: Você vive em grupo e deve perceber tudo ou quase tudo que se passa ao seu redor. Através dos órgãos dos sentidos (VISÃO, AUDIÇÃO, OLFATO, TATO e PALADAR) temos a percepção primária. Porém para percebermos o mundo e as outras pessoas de uma maneira mais completa, necessitamos da experiência anterior. De que forma? Com conhecimentos acumulados e uso da imaginação. Você precisa perceber quem você é, se autoconhecer, tirar proveito das suas experiências adquiridas, para poder perceber e conhecer o outro. E torna-se necessário respeitar as diferenças. O juízo que fazemos de nós mesmos e das outras pessoas não corresponde obrigatoriamente à realidade. Deve-se refletir bastante antes de se emitir uma opinião e antes de responder a qualquer situação, pois percebemos as situações, ordens ou instruções de diferentes maneiras.

ATENÇÃO!

Uma situação ou uma instrução podem ser interpretadas de forma diferente por profissionais de um mesmo ofício e local, até mesmo por membros de uma mesma equipe de trabalho.

Aula 6

Estagiária: O que é uma equipe?

Mascote: Equipe é diferente de grupo.

Grupo: é um aglomerado de pessoas que podem até ter um objetivo em comum. Ex.: Pessoas em um ponto de ônibus que esperam o mesmo ônibus. Não se conhecem, não pertencem a um grupo distinto, não tem um maior relacionamento.

Equipe: é um grupo de pessoas que se aplicam a uma mesma tarefa ou trabalho, com comprometimento, visando atingir um objetivo comum. É um grupo coeso, capaz de respeitar os limites um do outro, de estimular as qualidades de todos e minimizar as dificuldades.

Mascote: Agora que você foi selecionado (a) para concorrer a uma vaga de estágio em uma empresa, você deve se preparar para fazer parte de uma equipe de trabalho. Para se preparar melhor, é importante saber de forma clara quais são os seus TALENTOS. Talento é um atributo individual, isto é, está ou não em cada um. Assim, existem pessoas com talento e pessoas sem talento para realizar determinadas atividades.

Saiba +

Regra geral: A qualidade de uma pessoa está diretamente vinculada à maneira como ela se relaciona com as demais. Independentemente dos seus talentos há qualidades que precisam ser cultivadas. A falta desses talentos pode impedir que as pessoas percebam o que você tem de bom, o que você pode contribuir com o outro e com a empresa na qual trabalha.

ATENÇÃO!

Você deve evitar:

- Ser egoísta

- Ser autoritário

- Ser instável emocionalmente

Falar sobre qualidade é fácil: requer apenas conhecimento; praticar a qualidade é bem mais difícil requer ATITUDE

Aula 7

Conhecimento é adquirido através da educação formal e informal.

Formal: Conhecimento técnico adquirido no ensino formal, em cursos de capacitação e na participação em eventos científicos, como palestras, congressos, workshops, seminários, entre outros.

Informal: Conhecimentos adquiridos no convívio com a sociedade e através de leituras, lazer, eventos culturais e outros.

Comportamento procedimento, atuação. São atitudes geradas por valores adquiridos ao longo da existência, no seu convívio social, familiar e profissional.

Formal: Normas estabelecidas e/ou impostas para o convívio social e profissional sem autonomia de escolha, tais como: regras de etiqueta, realizar determinadas atitudes em público, comportamentos certos e errados passíveis de punições.

Informal: Todo comportamento que você tem, autonomia de escolha. Atitudes em âmbito familiar.

Aula 8

Mascote: Viu só? Rapidinho você descobriu muito sobre as suas características relacionadas às ATITUDES. Agora, vamos passar para a segunda parte do nosso roteiro, ou seja, “Conteúdo e imagem”. Vamos lá?

Aula 9

Mascote: Olá! Vamos começar agora o Módulo II do Curso de Marketing Pessoal. Você vai gostar muito

Marketing Pessoal Módulo II Conteúdo e Imagem

Aula 10

Estagiária: Quais são as minhas qualidades? Será que posso me apresentar assim? E meu cabelo? E que roupas que devo usar? Ah! e agora? Como me comportar? SOCORRO!!!

Mascote: CALMA! CALMA! Você se lembra das orientações a respeito do conhecimento e do comportamento ideal para sua vida profissional? Ótimo! Pense em primeiro lugar na sua imagem. A sua imagem (apresentação pessoal) irá passar a primeira impressão a quem lhe conhecer sobre como você é. Entretanto, não se pode esquecer de levar em consideração também o conteúdo (conhecimento). Lembre-se sempre, para alcançar o sucesso profissional você tem que ser e parecer competente. E então, você acha que já conseguiu alcançar este objetivo?

Estagiária: Acho que não!

Aula 11

Mascote: Você já ouviu falar em Marketing Pessoal? Fazer marketing pessoal é necessário, muito bem vindo e é uma obrigação nos dias de hoje.

Marketing pode ser definido como um conjunto de estratégias e ações visando promover o lançamento, desenvolvimento e sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor.

Levando esse conceito para o Marketing Pessoal, podemos ressaltar que seu objetivo é aumentar a aceitação e fortalecer a imagem de uma pessoa pelo público em geral ou por determinado segmento.

Você tem obrigação de dizer quem é, o que sabe fazer de melhor, e disponibilizar seus conhecimentos e habilidades para a sociedade. Se você não se mostrar, como as pessoas poderão solicitar os seus serviços?

Mascote: Quero auxiliá-la a criar o seu diferencial. Transformar o self atual (como você é) no self ideal (como você deseja ser).

Marketing Pessoal está baseado no seguinte tripé: ser e querer, percepção e visibilidade.

No primeiro vértice está a busca do autoconhecimento e o encontro do seu diferencial pessoal

e profissional, sua vocação, enfim, o que você faz bem! Este é o seu ponto de partida!

Depois que você sabe quem é, o que quer, você deve estar atento(a) a forma como os outros o percebem. É inútil ter inúmeras qualidades e qualificações, se elas não forem percebidas adequadamente. Verifique se você está sabendo passar para os outros o conceito que tem de

si

mesmo.

O

terceiro vértice de um bom marketing pessoal diz respeito a questão da visibilidade. Aqui

cabem as seguintes perguntas: Você está sendo suficientemente visto pelo seu público? Sabe qual é o seu público?

Mascote: É preciso valorizar o que se tem de positivo e investigar o que pode ser melhorado. Os fatores favoráveis de sua personalidade têm que ser fortalecidos para que eles reflitam na sua imagem.

Portanto, ser e querer são os pontos de partida.

Faça um teste rápido sobre o estágio atual de sua imagem

Reflita antes de responder.

Mascote: O que as pessoas pensam de você quando se fala em seu nome? Será que você é reconhecido (a), notado (a) em meio à multidão? Que tipo de sentimento é aflorado nas pessoas ao ouvirem falar de seu nome ou ao encontrarem você em um ambiente qualquer?

Mascote: Não desanime. CORAGEM. Eu disse que vou lhe ajudar a criar o seu diferencial. Para isso conto com o IEL que fez este e todos os demais cursos sob medida pra você. Eles não têm a pretensão de ser uma cartilha, mas sim um guia em sua trajetória na elaboração de sua marca pessoal. O importante é você querer.

Aula 12

Mascote: A imagem é o princípio de tudo. E você nunca terá uma segunda oportunidade de causar uma primeira boa impressão. A apresentação pessoal é o primeiro item que observamos.

Num evento social, disparamos olhares àqueles com trajes e cortes de cabelo atraentes Mesmo que tenhamos gostos individuais, existem as regras, lembra-se?

Comprando frutas, selecionamos aquelas que nos parecem mais belas e viçosas.

Mascote: Para estarmos e nos sentirmos bem perante a sociedade precisamos contemplar

os seguintes aspectos:

A Saúde é o aspecto mais fundamental a ser observado. Ao demonstrar estar saudável, mais

do que apenas parecer bem, você irá selar o primeiro passo do processo de construção de uma marca pessoal. E uma vida saudável implica em sono reparador, alimentação balanceada, prática regular de esportes, entre outros aspectos.

Mascote: Você quer saber dicas sobre como manter uma vida com qualidade? Passe o mouse na palavra e descubra

Sono: O sono influi na aparência pessoal, portanto, durma o suficiente para sentir-se descansada (o).

Cuidados com a posição: Ao ficar muito tempo em pé, se sentir os pés inchados, deite-se e coloque-os para cima, sobre duas almofadas. Faça isso por 15 minutos diários. Você se sentirá outro (a).

Cansaço: O trabalho atualmente exige muito de todos nós, por isso precisamos estar em forma para suportá-lo sem revelar cansaço. Uma caminhada de 30 minutos todos os dias, caso não faça nenhum outro esporte, aumentará a sua disposição.

Alimentação: Alimentar-se é necessário. Alimentar-se bem é essencial. Não deixe de tomar o café da manhã, almoçar e jantar. Alimente-se de acordo com o clima; use e abuse das refeições leves, como frutas e verduras.

Aparência: banho tomado, cabelo cortado, unhas aparadas, dentes escovados.

Óbvio demais pra você??? Acredite! Há quem negligencie isso.

Estes eventos, por mais elementares que sejam, representam o ponto de partida da construção

de sua imagem.

Mascote: Cuidado com o mau hálito! O seu interlocutor terá uma péssima imagem sobre você e dará pouca atenção ao que você fala.

Saiba +

O mau hálito e o excesso de transpiração podem ser problemas orgânicos e assim necessitarem
O mau
hálito
e
o
excesso
de
transpiração
podem
ser
problemas
orgânicos
e
assim
necessitarem de tratamento médico. Porém, na maioria das vezes, o uso constante de
desodorante sem cheiro nas axilas e nos pés e um antisséptico bucal, resolvem o problema.

Dicas para manter sua higiene pessoal sempre em dia:

tenha sempre os cabelos lavados e penteados;

escove os dentes toda vez que ingerir algum alimento (não esqueça o fio dental);

bocheche com produtos especiais (antissépticos) e leve consigo algo para manter o hálito sempre saudável;

lave o rosto com sabonete neutro para manter a pele sempre jovem;

lavanda ou água de colônia suave completam o aspecto saudável.

Dicas de beleza

Para as mulheres:

àquelas que possuem os cabelos longos, no trabalho mantenha-os presos por fivelas, tiaras, tranças ou coques;o aspecto saudável. Dicas de beleza Para as mulheres: as sobrancelhas devem estar feitas e penteadas;

as sobrancelhas devem estar feitas e penteadas;mantenha-os presos por fivelas, tiaras, tranças ou coques; as unhas também devem estar feitas, curtas e

as unhas também devem estar feitas, curtas e pintadas com esmalte claro é a melhor maneira de evitar que pequenas imperfeições no esmalte apareçam. Quem não gostar de pintá-las, é só deixá-las bem lixadas e limpas;ou coques; as sobrancelhas devem estar feitas e penteadas; maquiagem deve ser leve, para não deixá-la

maquiagem deve ser leve, para não deixá-la abatida;de pintá-las, é só deixá-las bem lixadas e limpas; uso do batom é essencial e dá

uso do batom é essencial e dá vida ao rosto; use cores discretas.gostar de pintá-las, é só deixá-las bem lixadas e limpas; maquiagem deve ser leve, para não

a

o

Aula 13

Estagiária: Poxa! Não pensei que essas coisas fossem tão importantes! E agora? Estando com o aspecto saudável que roupa devo usar?

Mascote: É o que vamos ver agora! Vamos falar dos trajes adequados. Para cada ambiente, uma vestimenta apropriada. Da mesma forma como você não vai à praia calçando sapatos sociais, você não irá ao ambiente de trabalho com roupas informais.

Mascote: Combinar cores e tecidos é menos complicado do que possa parecer. Além disso, você deve priorizar o conforto e a praticidade.

Mascote: Cuidados a serem observados na vestimenta:

Nada obriga você a usar uma coisa que não seja o melhor para a sua aparência e sua individualidade. Lembre-se de que a moda, como qualquer oferta que você receba, tem de ser avaliada, pesada e depois adotada ou rejeitada.

Moda é oferta. Estilo é escolha.

Mascote: Toda estação chega com uma grande variedade de novidades no mercado da moda, tanto para ambientes sociais quanto profissionais. Cabe a você escolher dentre elas, as proporções que favoreçam o seu corpo, as cores que combinem com a sua pele, o corte de cabelo que reflita e expresse sua personalidade. Escolha só o que combinar com sua vida pessoal e profissional, sua idade, seu caráter.

Aula 14

Deve-se ter cautela ao utilizar alguns itens de vestuário, especialmente no ambiente de trabalho:

estampas de zebra;itens de vestuário, especialmente no ambiente de trabalho: look feminino com gravata usada como se fosse

look feminino com gravata usada como se fosse homem; feminino com gravata usada como se fosse homem;

ombreiras;zebra; look feminino com gravata usada como se fosse homem; mangas curtas bufantes; tailleur de mangas

mangas curtas bufantes;feminino com gravata usada como se fosse homem; ombreiras; tailleur de mangas curtas; sapatos brancos; botas

tailleur de mangas curtas; de mangas curtas;

sapatos brancos;mangas curtas bufantes; tailleur de mangas curtas; botas brancas. Algumas dicas importantes : aposente aquelas

botas brancas.bufantes; tailleur de mangas curtas; sapatos brancos; Algumas dicas importantes : aposente aquelas meias da cor

Algumas dicas importantes:

aposente aquelas meias da cor da pele bem resistentes, grosseiras, com cara de meias antivarizes. Troque pelas fininhas e transparentes;sapatos brancos; botas brancas. Algumas dicas importantes : evite decotes, fendas exuberantes, transparências e barriga

evite decotes, fendas exuberantes, transparências e barriga de fora;de meias antivarizes. Troque pelas fininhas e transparentes; evite jeans enfeitados (brilhos e penduricalhos),

evite jeans enfeitados (brilhos e penduricalhos), desbotados, bordados, muito justos (agarrados ) e de cós muito baixo;fendas exuberantes, transparências e barriga de fora; evite sandálias muito abertas, rasteirinhas , de tirinhas

evite sandálias muito abertas, rasteirinhas , de tirinhas amarradas subindo na perna e chinelosevite jeans enfeitados (brilhos e penduricalhos), desbotados, bordados, muito justos (agarrados ) e de cós muito

evite estampas exageradas, com brilhos e com cores contrastantes;tenha cuidado com o excesso de acessórios e de perfume; fuja também dos extremos, roupas

tenha cuidado com o excesso de acessórios e de perfume;estampas exageradas, com brilhos e com cores contrastantes; fuja também dos extremos, roupas colantes ou largas

fuja também dos extremos, roupas colantes ou largas demais, curtas ou muito compridas – são incômodas para trabalhar e nada elegantes. são incômodas para trabalhar e nada elegantes.

O que seria indicado para ela:

camisa branca clássica ou de cores sóbrias;trabalhar e nada elegantes. O que seria indicado para ela: blazer de cores sóbrias; tailleur e

blazer de cores sóbrias; de cores sóbrias;

tailleur e ternos de cores discretas; e ternos de cores discretas;

jaqueta ou Blazer jeans (índigo); Blazer jeans (índigo);

pretinhos em geral (básicos);de cores discretas; jaqueta ou Blazer jeans (índigo); jeans clássico; saia na altura do joelho; colar

jeans clássico; clássico;

saia na altura do joelho;(índigo); pretinhos em geral (básicos); jeans clássico; colar discreto com pingente pequeno; brincos de argola

colar discreto com pingente pequeno;(básicos); jeans clássico; saia na altura do joelho; brincos de argola pequena ou próximo ao lóbulo

brincos de argola pequena ou próximo ao lóbulo da orelha;na altura do joelho; colar discreto com pingente pequeno; scarpin de salto médio (3 a 5

scarpin de salto médio (3 a 5 cm) preferencialmente preto ou dependendo da ocasião, alto; de salto médio (3 a 5 cm) preferencialmente preto ou dependendo da ocasião, alto;

sandálias pedem pés bem arrumados;cm) preferencialmente preto ou dependendo da ocasião, alto; colares pedem brincos pequenos; bolsas, pastas, relógios

colares pedem brincos pequenos;da ocasião, alto; sandálias pedem pés bem arrumados; bolsas, pastas, relógios são itens que devem ser

bolsas, pastas, relógios são itens que devem ser de qualidade;pedem pés bem arrumados; colares pedem brincos pequenos; dar preferência a bolsas de tamanho médio; os

dar preferência a bolsas de tamanho médio;pastas, relógios são itens que devem ser de qualidade; os cintos devem ser de couro e

os cintos devem ser de couro e combinar com os sapatos;de qualidade; dar preferência a bolsas de tamanho médio; agendas devem ser de tamanho médio ou

agendas devem ser de tamanho médio ou pequeno.os cintos devem ser de couro e combinar com os sapatos; Se usar uniforme: lembre-se, em

Se usar uniforme:

lembre-se, em primeiro lugar, que o uniforme não é para desvalorizar a sua imagem, mas sim para preservar uma identidade visual na empresa;devem ser de tamanho médio ou pequeno. Se usar uniforme: portanto, cuide bem de seu uniforme,

portanto, cuide bem de seu uniforme, como se fosse um traje passeio;mas sim para preservar uma identidade visual na empresa; mantenha-o nas suas medidas e sempre limpo

mantenha-o nas suas medidas e sempre limpo e bem passado;cuide bem de seu uniforme, como se fosse um traje passeio; use-o com orgulho; as roupas

use-o com orgulho;mantenha-o nas suas medidas e sempre limpo e bem passado; as roupas íntimas devem estar sempre

as roupas íntimas devem estar sempre limpas e confortáveis;medidas e sempre limpo e bem passado; use-o com orgulho; os sapatos, também. Nada pior do

os sapatos, também. Nada pior do que pés doendo quando se precisa trabalhar em pé. Para que isso não ocorra:roupas íntimas devem estar sempre limpas e confortáveis;  só compre sapatos com o seu número;

só compre sapatos com o seu número; dependendo da forma, um número maior.

evite saltos muito altos ou baixos. O salto de 3 a 5 cm é o ideal;

se utilizar meia-calça, atenção redobrada para que não estejam desfiadas. Deve- se ter meias reservadas para o caso de algum imprevisto.

ATENÇÃO!

Devem-se observar as exigências e/ou orientações advindas do seu ambiente de trabalho.

Você já está preparada para se apresentar

adequadamente. Mas ainda não terminamos! Já refletimos sobre a imagem, sobre a importância e o cuidado de uma boa apresentação pessoal que transmita segurança e credibilidade. Mas para consolidar a sua imagem é necessário também o cuidado com o seu conteúdo.

Um bom profissional tem que ter CONTEÚDO. Somente parecer que tem conteúdo não basta.

Faz-se necessário ter opiniões claras, ideias firmes, ser simpática e comunicativa.

Pensamento positivo contagia a todos que nos cercam, e faz com que o dia-a-dia seja enfrentado com humor, energia e alegria de viver. Tenha positividade!

Mascote: Para ter conteúdo é imprescindível aprimorar o hábito da leitura, diversificar o acesso às informações, ampliar o contato com as diversas formas de cultura, participar de eventos da sua área de interesse e áreas diferentes, participar de movimentos profissionais, viajar e frequentar grupos diferentes.

Mascote: E aí? Viu como não é tão difícil

ATENÇÃO!

Não se iluda! Não há espaço para enroladores. O mercado está cada dia mais seletivo e competitivo e uma fraude será imediatamente descoberta.

Mascote: Agora que você teve várias dicas de como se manter saudável e ter uma boa apresentação pessoal. Boa sorte!

REFERÊNCIAS

BECHARA, E. Moderna gramática da língua portuguesa: cursos de 1º e 2º graus. Ed. revista e ampliada. 37.ed., Companhia Editora Nacional : São Paulo. 2000.

CALDERARO, M. Etiqueta e boas maneiras. Nova Fronteira: Rio de Janeiro. 1983.

CARDOSO, M. Conheça a importância (e a verdade) do marketing pessoal. Revista Vencer. Ano IV, nº 47, ago 2003.

Fazer cara de conteúdonão basta. Revista Vencer. Ano IV, nº 47, ago 2003.

CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando pessoas. São Paulo: Makron Books, 1992.

Gestão de Pessoas. São Paulo: Campus, 2005.

COELHO, T. Marketing e Marca Pessoal. Revista Vencer. Ano VI, nº 73, out 2005.

CORR, J.; MITCHELL, M. Tudo sobre Etiqueta. 2.ed. São Paulo: Manole, 2002.

CUNHA, C. F.; CINTRA, L. F. L. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.

DIAS, M. Manual da Recepcionista. 2001.

FERREIRA, A. B. H. Novo Aurélio século XXI da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.

GOIDANICH, K. L. Turismo de Eventos. 3.ed. Porto Alegre: Sebrae/ RS, 2000.

HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.

KALIL, G. Chic. São Paulo: Senac. 16.ed. 1998.

MATARAZZO, C. Gafe não é pecado. São Paulo: Companhia Melhoramentos. 1996.

MORENO, C. Guia Prático do Português Correto Ortografia. v. 2, 1.ed, Porto Alegre:

L&PM, 2005.

NEVES, M. H. M. Gramática de Usos do Português. São Paulo: UNESP, 2000.

OLIVEIRA, A. P. Turismo e desenvolvimento: planejamento e organização. 3.ed. Revista e ampliada. São Paulo: Atlas, 2001.

e elas sempre contam. Rio de Janeiro

PACHTER, B. Quando as pequenas coisas contam : São Paulo Ed. Record, 2003.

PASCOLATO, C. O Essencial. O que você precisa saber para viver com mais estilo. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999.

RIBEIRO, C. Etiqueta na prática: um guia moderno de boas maneiras. 21.ed. Porto Alegre:

L&PM, 1997.

Sucesso nos negócios. Porto Alegre: L & PM, 1997.

SACCONI, L. A. Gramática Essencial Ilustrada. 18.ed. São Paulo: Editora Atual, 1999.

SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA - GO. CETRESG. Redação Empresarial. Goiânia, 2003.

YUFON, C. Toda mulher pode ser bonita. São Paulo: Ed. Gente, 1998.

Glossário

Advindas - resultantes; procedentes; que aconteceram.

Âmbito - recinto; campo de ação.

Atitude - maneira; procedimento; forma de se comportar; firmeza.

Autonomia - independência na tomada de decisões; faculdade de se governar por si mesmo.

Balanceada - equilibrada (com todos os nutrientes necessários; no contexto do conteúdo).

Blazer paletó que segue o modelo do usado no terno, só que mais esportivo, podendo ser usado em Looks casuais.

Bufantes fofas.

Caráter - índole; firmeza de vontade; personalidade.

Cautela - cuidado.

Coeso - unido; ligado; coerente.

Congressos - eventos abrangentes onde são discutidas questões e tomadas decisões que vão influenciar o comportamento das entidades envolvidas.

Cultura - refere-se aos valores e padrões de crenças e comportamentos que são aceitos e praticados pelos membros de uma determinada sociedade.

Eficiência fazer com excelência, competência.

Evento - acontecimento criado e planejado para ocorrer em um lugar determinado e com espaço de tempo pré-definido.

Fragrância perfume, aroma.

Identidade - conjunto de características de um indivíduo.

Implica - responsabilidade em algum ato; compromisso (no contexto do conteúdo).

Índigo - azul escuro.

Interativa - diz-se daquilo que permite, ou é capaz de uma ação recíproca entre o usuário e um equipamento.

Interlocutor com quem se conversa.

Interpessoal - relacionamento entre pessoas.

Look - visual.

Padrões - podem especificar procedimentos e resultados.

Padronagens - estampa da roupa.

Palestras - eventos em que uma pessoa realiza uma explanação sobre determinado assunto com debate ou não.

Percepção primária - percepção instintiva, inerente ao ser humano.

Pochetes - bolsa com cinto que se usa na cintura.

Regras - declaram o que deve ou não ser feito em determinada situação. Não deixam liberdade para a sua execução.

Relacional - Caracterizado por, ou que envolve relação ou relações determinadas

Reparador - restaurar forças (no contexto do conteúdo).

Scarpin - sapato fechado

Seminário evento com uma explanação verbal de alguém previamente preparado para o assunto. Abrange as etapas de exposição, discussão e conclusão e com elas elabora-se um documento.

Sóbrias - discretas; moderadas.

Tailleur - terninho com saia.

Talento - aptidão natural; habilidade; inteligência; dons.

Workshop - evento cujo objetivo consiste em aprofundar a discussão sobre temas específicos e que, para isso, apresenta casos práticos.