Вы находитесь на странице: 1из 23

Passos e Orientaes para solicitao de credenciamento como emissor de NF-e

Secretaria da Fazenda do Estado de So Paulo

Verso: 24/05/2010

Passos e Orientaes para solicitao de credenciamento como emissor de NF-e

Verso: 24/05/2010

Pg. 2

NDICE

1) Acessar o sistema..............................................................................................3 2) Selecionar o estabelecimento ............................................................................4 3) Preencher formulrio eletrnico .........................................................................5 4) Acesso ao ambiente de homologao ...............................................................9 5) Acesso ao ambiente de Produo ...................................................................11 6) Divulgao do credenciamento no site da NF-e...............................................14 7) Solicitao de descredenciamento...................................................................16 7.1) Contribuinte no obrigado emisso de NF-e.......................................17 7.2) Contribuinte obrigado emisso de NF-e..............................................19 8) Certificado Digital .............................................................................................23

Passos e Orientaes para solicitao de credenciamento como emissor de NF-e

Verso: 24/05/2010

Pg. 3

1) Acessar o sistema
O Sistema de Credenciamento pode ser acessado pelo endereo https://www.fazenda.sp.gov.br/credenciamentonfe. necessrio inserir o mesmo usurio e senha utilizada pelo contribuinte no acesso ao Posto Fiscal Eletrnico (PFE):

Dicas: Utilizar apenas senha de CONTRIBUINTE; Ao digitar o usurio e a senha, lembrar-se de que o sistema diferencia letras maisculas e minsculas.

Passos e Orientaes para solicitao de credenciamento como emissor de NF-e

Verso: 24/05/2010

Pg. 4

2) Selecionar o estabelecimento
O sistema apresentar ao usurio a relao de estabelecimentos para os quais o usurio consta como ativo em sua Declarao Cadastral (DECA). Para iniciar a solicitao de credenciamento ou acompanhar o estgio do pedido de credenciamento, necessrio clicar no CNPJ do estabelecimento.

Clique no CNPJ para iniciar a solicitao de credenciamento ou acompanhar o estgio do pedido de credenciamento.

Dicas: Caso no aparea na relao algum CNPJ que o usurio teria a competncia de acessar, verifique se ele est habilitado e ativo na DECA. Se no estiver, a DECA precisar ser atualizada; Os dados de Inscrio Estadual (IE) ou razo social do estabelecimento sero atualizados automaticamente e diariamente, de acordo com as informaes existentes na DECA do contribuinte.

Passos e Orientaes para solicitao de credenciamento como emissor de NF-e

Verso: 24/05/2010

Pg. 5

3) Preencher formulrio eletrnico


Esse passo corresponde ao preenchimento de 4 informaes no formulrio eletrnico apresentado ao contribuinte. Informamos que as telas abaixo so meramente exemplificativas. Ao acessar o sistema, as informaes cadastrais de seu estabelecimento (credenciamento, CNPJ, IE, Razo Social, CEP, DRT e CNAE) j viro preenchidas de acordo com o cadastro do contribuinte junto Secretaria da Fazenda do Estado de So Paulo. O contribuinte dever informar: a) Se o sistema emissor de NF-e a ser utilizado pelo estabelecimento o programa fornecido gratuitamente pela Secretaria da Fazenda do Estado de So Paulo, ou se a empresa optou por desenvolver ou adquirir outro programa para este fim. Esta informao simplesmente estatstica, e no impede que a empresa, a seu critrio e necessidade, passe a utilizar, a qualquer tempo, programa diferente do informado neste sistema de credenciamento. b) Se o estabelecimento est ou no obrigado emisso de NF-e, indicando a data que engloba a atividade ou o CNAE que o obriga emisso de NF-e. Ateno: 1) Se o estabelecimento exerce atividades cuja data de incio de obrigatoriedade so distintas, informar a primeira data (ou seja, a data mais antiga). 2) No caso de empresa com mais de um estabelecimento enquadrado pelo CNAE no Anexo II da Portaria CAT 162/08, informar a primeira data que a sujeite obrigatoriedade conjunta. No sistema h tambm opo para o caso de importadores que no se enquadrem em outras hipteses de obrigatoriedade e contribuintes no obrigados emisso de NF-e.

Passos e Orientaes para solicitao de credenciamento como emissor de NF-e

Verso: 24/05/2010

Pg. 6

(a)

(b)

A relao completa de atividades e de CNAE que sujeitam os contribuintes emisso de NF-e est disposta na Portaria CAT 162/08, disponvel no site www.fazenda.sp.gov.br/nfe - opo legislao.

(c) e (d) (e) c) Um e-mail de contato. Este e-mail destinado para receber mensagens automticas do sistema de credenciamento. Pode ser um dos e-mails dos contatos informados inicialmente ou uma conta corporativa para que vrias pessoas interessadas recebam as mensagens. d) DDD e telefone do contato responsvel pelo credenciamento. Pode ser um dos contatos j informados inicialmente. Observao: As informaes requeridas nos itens c e d sero obrigatrias para solicitao de descredenciamento. e) Clicar em processar.

Passos e Orientaes para solicitao de credenciamento como emissor de NF-e

Verso: 24/05/2010

Pg. 7

No final do dia, o contribuinte receber um e-mail no endereo cadastrado cuja mensagem varia de acordo com as opes selecionadas neste formulrio: Contribuinte no obrigado emisso de NF-e, que utilizar programa prprio de emisso de NF-e. Mensagem no e-mail (a mensagem poder ser alterada conforme a necessidade da Secretaria): Mensagem: Este estabelecimento est autorizado a testar a sua soluo de emisso de NF-e no ambiente de teste (homologao) da Secretaria da Fazenda do Estado de So Paulo (SEFAZ/SP) - vide os endereos no site da NF-e, opo 'URL WebServices'. Os documentos eletrnicos enviados para o ambiente de testes no tm validade jurdica junto SEFAZ/SP e no substituem a Nota Fiscal em papel modelos 1 ou 1A. Os testes neste ambiente no so obrigatrios para que o estabelecimento passe a ser credenciado, mas recomendamos que os mesmos sejam feitos antes da entrada em produo para evitar problemas com a emisso de NF-e. Para entrada em produo (emisso de NF-e com validade jurdica), clique no boto 'Credenciamento para emitir NF-e em produo'. ATENO: O DANFE deve obedecer ao modelo disposto no Manual de Integrao do Contribuinte.

Contribuinte obrigado emisso de NF-e que utilizar programa prprio de emisso de NF-e. Mensagem no e-mail (a mensagem poder ser alterada conforme a necessidade da Secretaria): Mensagem; Este estabelecimento est autorizado a testar a emisso de NF-e no ambiente de testes (homologao) da SEFAZ/SP - vide os endereos no site da NF-e, opo 'URL WebServices'. Os documentos eletrnicos enviados para o ambiente de testes no tm validade jurdica junto SEFAZ/SP e no substituem a Nota Fiscal em papel modelos 1 ou 1A. Recomendamos que o estabelecimento realize testes neste ambiente antes da entrada em produo para evitar problemas com a emisso de NF-e. Para entrada em produo (emisso de NF-e com validade jurdica), aps realizados seus testes, clique no boto 'Credenciamento para emitir NF-e em produo'. Os estabelecimentos obrigados emisso de NF-e podero antecipar sua entrada em produo. ATENO: O DANFE deve obedecer ao modelo disposto no Manual de Integrao do Contribuinte.

Contribuinte no obrigado emisso de NF-e que utilizar o programa gratuito emissor de NF-e da SEFAZ/SP. Mensagem no e-mail (a mensagem poder ser alterada conforme a necessidade da Secretaria): Mensagem: Para que este estabelecimento esteja credenciado para emitir NF-e com validade jurdica junto Secretaria da Fazenda de So Paulo (SEFAZ/SP), clique no boto 'Credenciamento para emitir NF-e em produo'.

Passos e Orientaes para solicitao de credenciamento como emissor de NF-e

Verso: 24/05/2010

Pg. 8

Contribuinte obrigado emisso de NF-e que utilizar o programa gratuito emissor de NF-e da SEFAZ/SP. Mensagem no e-mail (a mensagem poder ser alterada conforme a necessidade da Secretaria): Mensagem: Para que este estabelecimento esteja credenciado para emitir NF-e com validade jurdica junto Secretaria da Fazenda de So Paulo (SEFAZ/SP), clique no boto 'Credenciamento para emitir NF-e em produo'. Os estabelecimentos obrigados emisso de NF-e podero antecipar sua entrada em produo.

Passos e Orientaes para solicitao de credenciamento como emissor de NF-e

Verso: 24/05/2010

Pg. 9

4) Acesso ao ambiente de homologao


Finalizado o preenchimento do formulrio eletrnico e visualizada a tela abaixo, o estabelecimento j estar habilitado no ambiente de testes da Secretaria da Fazenda do Estado de So Paulo. Note que essa situao de habilitao no ambiente de testes estar informada no campo de Ambiente Homologao que estar registrado com Cadastrada, conforme destacado na figura abaixo. Em cada tela do sistema, haver uma rea com informaes relevantes para o estgio do credenciamento em que o contribuinte se encontre. Estas mensagens so modificadas conforme atualizao da legislao, manuais, etc (a mensagem da tela abaixo meramente exemplificativa). Ateno: 1) Quando o contribuinte est apenas habilitado no ambiente de testes, o ttulo da tela ser Solicitao de Credenciamento. Aps o credenciamento no ambiente de produo, ele mudar para Consulta Credenciamento. 2) No caso de credenciamento voluntrio, quando no existe ainda obrigatoriedade, o prazo definido no artigo 3 da Portaria CAT 162/08 (primeiro dia do terceiro ms subsequente ao ms de seu credenciamento) ir iniciar apenas aps o contribuinte entrar no ambiente de produo.

Passos e Orientaes para solicitao de credenciamento como emissor de NF-e

Verso: 24/05/2010

Pg. 10

Dicas: Os testes realizados no ambiente de homologao no so avaliados pela Secretaria da Fazenda; Apesar dos testes no serem obrigatrios, recomenda-se que o contribuinte os efetue antes de solicitar seu credenciamento no ambiente de produo. Para solicitar o credenciamento no ambiente de produo, existe o boto de Credenciamento para emitir NF-e em produo.

Passos e Orientaes para solicitao de credenciamento como emissor de NF-e

Verso: 24/05/2010

Pg. 11

5) Acesso ao ambiente de Produo


O contribuinte poder comandar sua entrada em produo aps ter realizado, conforme seus critrios e necessidades, os testes no ambiente de homologao. Para tanto, basta o contribuinte acessar o sistema de credenciamento, conforme os passos anteriores, e clicar no boto "Credenciamento para emisso de NF-e em produo" na tela descrita no captulo anterior. Ao clicar neste boto e confirmar a solicitao de credenciamento, haver duas respostas automticas possveis do sistema:

1) Credenciado: Neste caso a solicitao de credenciamento automaticamente aprovada pelo sistema e o contribuinte ser informado da aprovao por e-mail. O contribuinte poder ver a data de credenciamento na tela mostrada abaixo:

Ateno: Ao se credenciar no ambiente de produo, o estabelecimento continua habilitado no ambiente de testes.

Passos e Orientaes para solicitao de credenciamento como emissor de NF-e

Verso: 24/05/2010

Pg. 12

2) Em anlise: quando a aprovao para o credenciamento depende de anlise da Secretaria da Fazenda. Neste caso o campo Situao Ambiente de Produo ir ter o registro Em anlise, como mostrada na tela a seguir.

I) Caso a solicitao de credenciamento seja deferida, o contribuinte receber o seguinte e-mail no final do dia: Mensagem: Prezado(a) Senhor(a) Seu pedido de credenciamento foi analisado e aprovado. Este estabelecimento j est autorizado a enviar NF-e em ambiente de Produo (neste ambiente, as NF-e possuem validade jurdica junto SEFAZ/SP e substituem as Notas Fiscais modelo 1 ou 1A). IMPORTANTE: 1. O DANFE deve obedecer ao modelo disposto no Manual de Integrao do Contribuinte Verso 3.0, aprovado pelo ATO COTEPE ICMS 03/2009, ou no Manual de Integrao do Contribuinte Verso Verso 4.0.1- NT2009.006, , aprovado pelo ATO COTEPE 49/2009, disponveis na pgina www.fazenda.sp.gov.br/nfe. 2. Leia atentamente a Portaria CAT 162/08, em especial o disposto no 4 do artigo 2 e no 2 do artigo 3. Neste caso quando o contribuinte acessar o sistema, ser mostrada a tela do item 1 (credenciado). II) Caso a solicitao de credenciamento seja indeferida, o contribuinte receber o seguinte e-mail no final do dia: Mensagem: Prezado(a) Senhor(a) O pedido de credenciamento do estabelecimento identificado acima foi indeferido. O motivo do indeferimento est disposto na pgina do sistema de solicitao de credenciamento. Comparea ao Posto Fiscal de sua jurisdio para maiores esclarecimentos. E a seguinte tela ir mostrar o motivo do indeferimento no campo Situao Ambiente Produo, com um boto de ciente para o contribuinte:

Passos e Orientaes para solicitao de credenciamento como emissor de NF-e

Verso: 24/05/2010

Pg. 13

Previso de credenciamento na Portaria CAT 162/08:


Artigo 2 - Para a emisso da NF-e, o contribuinte dever estar previamente credenciado pela Secretaria da Fazenda. (...) 2 - O estabelecimento do contribuinte ser consi derado credenciado a emitir a Nota Fiscal Eletrnica - NF-e a partir da primeira das seguintes datas: 1 - data de produo de efeitos do ato de credenciamento, publicado no Dirio Oficial do Estado do Estado de So Paulo; 2 - data da habilitao do estabelecimento no ambiente de produo da Nota Fiscal Eletrnica da Secretaria da Fazenda; 3 - data da concesso de Autorizao de Uso da NF-e pela Secretaria da Fazenda. (...)

Artigo 3 - Na hiptese de credenciamento voluntrio, o contribuinte dever: I - para ter acesso ao ambiente de testes da NF-e da Secretaria da Fazenda do Estado de So Paulo: a) acessar o sistema de credenciamento disponvel na Internet, no endereo eletrnico www.fazenda.sp.gov.br/nfe - opo Credenciamento; b) preencher, para cada estabelecimento, os dados solicitados no formulrio eletrnico, indicando endereo de correio eletrnico para receber mensagens sobre sua solicitao de credenciamento; II - para solicitar o credenciamento como emissor de NF-e: a) ter completado as etapas descritas no inciso I; b) acessar o sistema de credenciamento disponvel na Internet, no endereo eletrnico www.fazenda.sp.gov.br/nfe - opo Credenciamento, e acionar a funcionalidade Credenciamento para emitir NF-e em produo. 1 - O contribuinte credenciado nos termos deste artigo poder, a qualquer tempo, solicitar o credenciamento de outros estabelecimentos de sua titularidade, localizados em territrio paulista, mediante o procedimento previsto nos incisos I e II do caput. 2 - O contribuinte, em relao ao estabelecimento credenciado a emitir NF-e, dever emitir a NF-e em substituio a Nota Fiscal modelo 1 ou 1-A em todas situaes, observadas as excees previstas nos 3 e 4 do artigo 7, ficando vedada a emisso da Nota Fiscal modelo 1 ou 1-A a partir da ocorrncia da primeira das seguintes datas: (Redao dada ao pargrafo pela Portaria CAT-208/09, de 13-10-2009; DOE 14-10-2009) 1 - 1 (primeiro) dia do 3 (terceiro) ms subsequente ao ms de seu credenciamento; 2 - incio da obrigatoriedade de emisso de NF-e, nos termos do artigo 7. 3 - Revogado pela Portaria CAT-34/10, de 15-03-2010 (DOE 16-03-2010).

Passos e Orientaes para solicitao de credenciamento como emissor de NF-e

Verso: 24/05/2010

Pg. 14

6) Divulgao do credenciamento no site da NF-e


Periodicamente a SEFAZ/SP atualizar o site da NF-e com a relao de contribuintes credenciados emisso de NF-e. A consulta poder ser feita no site www.fazenda.sp.gov.br/nfe - opo Empresas Credenciadas Consulta.

Basta inserir o CNPJ completo no campo Busca por CNPJ e clicar em Enviar.

Passos e Orientaes para solicitao de credenciamento como emissor de NF-e

Verso: 24/05/2010

Pg. 15

O sistema mostrar as informaes da situao de credenciamento conforme tela abaixo.

Passos e Orientaes para solicitao de credenciamento como emissor de NF-e

Verso: 24/05/2010

Pg. 16

7) Solicitao de descredenciamento
Todas solicitaes de descredenciamento devero ser feitas pelo sistema, tenha o contribuinte sido credenciado de ofcio ou no. Para tanto, basta acessar o sistema conforme as orientaes dos itens 7.1 e 7.2 a seguir. Dever ser observado o disposto a seguir: I) Sero aprovadas automaticamente descredenciamento do estabelecimento: pelo sistema as solicitaes de

- cuja empresa no possuir nenhum estabelecimento enquadrado em CNAE junto DECA relacionada no Anexo II da Portaria CAT 162/08 para a qual a data de incio de obrigatoriedade j tiver ocorrido e no tenha sido credenciado de ofcio conforme Anexo I da Portaria CAT 162/08; - que no obrigado emisso de NF-e, e assim se declarou, ou est obrigado emisso de NF-e a partir de data futura. II) Sero recusadas automaticamente pelo sistema as solicitaes de descredenciamento do estabelecimento: a) cuja empresa possuir algum estabelecimento enquadrado em CNAE junto DECA relacionada no Anexo II da Portaria CAT 162/08 para a qual a data de incio de obrigatoriedade j tiver ocorrido; b) que obrigado emisso de NF-e a partir de data j ocorrida e assim se declarou. III) As solicitaes de descredenciamento de estabelecimentos credenciados de ofcio para emisso de NF-e em funo do Anexo I da Portaria CAT 162/08 sero analisadas pelo Posto Fiscal e aprovadas ou rejeitadas atravs do sistema. Importante: Em nenhum caso o pedido de descredenciamento ser protocolado junto ao Posto Fiscal. Nos termos do artigo 5 da Portaria CAT 162/08:
Artigo 5 - O contribuinte poder solicitar o descredenciamento de seu estabelecimento para emisso de NF-e, desde que o respectivo estabelecimento no esteja sujeito a obrigatoriedade de emisso de NF-e. 1 - O descredenciamento poder ser solicitado mediante funcionalidade de descredenciamento disponvel no sistema da NF-e. (Redao dada ao pargrafo pela Portaria CAT-34/10, de 15-03-2010; DOE 16-03-2010) 2 - A solicitao de descredenciamento ser considerada deferida com a excluso do estabelecimento da lista de estabelecimentos credenciados, a qual pode ser consultada por qualquer interessado nos termos do artigo 6, sendo o deferimento do pedido de descredenciamento informado ao requerente por meio eletrnico. (Redao dada ao pargrafo pela Portaria CAT-34/10, de 15-03-2010; DOE 16-03-2010) 3 - Fica vedado ao contribuinte solicitar novo credenciamento antes de decorrido o prazo de 180 (cento e oitenta) dias, contados da data do deferimento do descredenciamento, salvo se estiver sujeito obrigatoriedade de emisso da NF-e nos

Passos e Orientaes para solicitao de credenciamento como emissor de NF-e

Verso: 24/05/2010

Pg. 17

termos do artigo 7, hiptese em que dever providenciar o seu credenciamento voluntrio se ainda no tiver sido credenciado de ofcio.

7.1) Contribuinte no obrigado emisso de NF-e


O contribuinte que aderiu ao projeto voluntariamente e no est obrigado emisso de NF-e, poder solicitar se descredenciamento pelo prprio sistema, conforme tela abaixo.

Ao clicar no boto de descredenciamento, aparecer a seguinte janela de confirmao:

Note que fica vedado ao contribuinte solicitar novo credenciamento antes de decorrido o prazo de 180 dias, contado a partir do deferimento do descredenciamento, salvo se o contribuinte estiver sujeito obrigatoriedade de emisso da NF-e nos termos do artigo 7 da Portaria CAT 162/08. Ao confirmar o pedido, o contribuinte apenas ficar cadastrado no ambiente de homologao para testes.

Passos e Orientaes para solicitao de credenciamento como emissor de NF-e

Verso: 24/05/2010

Pg. 18

O contribuinte receber tambm no final do dia o seguinte e-mail no endereo cadastrado (a mensagem poder ser alterada conforme a necessidade da Secretaria): Mensagem: Prezado(a) Senhor(a) Seu pedido de descredenciamento foi aprovado automaticamente pelo sistema. 1) O estabelecimento identificado acima no est mais credenciado a emitir NF-e junto Secretaria da Fazenda do Estado de So Paulo. 2) O contribuinte dever emitir os Documentos Fiscais conforme o previsto na legislao. 3) Leia com ateno do 3 do artigo 5 da Portaria CAT 162/08. Importante: o descredenciamento NO IMPLICA no reconhecimento da SEFAZ/SP de que este estabelecimento no est obrigado emisso de NF-e. Caso este estabelecimento esteja obrigado emisso de NF-e, fica vedado da emisso de NF em papel e dever providenciar novamente o seu credenciamento.

Passos e Orientaes para solicitao de credenciamento como emissor de NF-e

Verso: 24/05/2010

Pg. 19

7.2) Contribuinte obrigado emisso de NF-e


Nesta hiptese, apenas para os estabelecimentos credenciados de ofcio para emisso de NF-e em funo do Anexo I da Portaria CAT 162/08 existe a possibilidade de descredenciamento. O pedido deve ser feito conforme mostrado nas telas a seguir: 1) Para habilitar a opo de descredenciamento clicar em Alterar, selecionar a opo de enquadramento No abrangido por nenhuma obrigatoriedade e clicar Processar. Importante: O contribuinte, ao selecionar esta opo, deve se certificar da ausncia de obrigatoriedade. A veracidade da informao registrada neste campo de sua inteira responsabilidade.

Passos e Orientaes para solicitao de credenciamento como emissor de NF-e

Verso: 24/05/2010

Pg. 20

2) O sistema ir solicitar que o contato seja preenchido, caso ainda no o tenha sido. necessrio clicar em alterar e preencher os dados de e-mail e telefone.

3) Aps preenchido o contato, deve-se clicar no boto Processar.

4) A seguinte tela ser mostrada, habilitando a opo de descredenciamento.

Passos e Orientaes para solicitao de credenciamento como emissor de NF-e

Verso: 24/05/2010

Pg. 21

5) Aps clicar no boto Solicita descredenciamento, o sistema ir pedir que o motivo da solicitao de descredenciamento seja preenchida. Aps preencher o motivo, necessrio clicar novamente em Solicita descredenciamento e OK na tela de confirmao mostrada a seguir.

6) O sistema ir mostrar que a situao do pedido de descredenciamento est em anlise. Caso o pedido tenha sido efetuado equivocadamente, existe a opo de cancelamento da solicitao de descredenciamento. A resposta da anlise poder ser obtida na mesma pgina e ser tambm enviada para o endereo de e-mail cadastrado no final do dia.

Os pedidos de descredenciamento neste caso sero analisados pelo Posto Fiscal de vinculao do contribuinte. Caso o pedido seja deferido, o contribuinte receber o seguinte e-mail no final do dia: Mensagem: Prezado(a) Senhor(a) Seu pedido de descredenciamento foi aprovado. 1) O estabelecimento identificado acima no est mais credenciado a emitir NF-e junto Secretaria da Fazenda do Estado de So Paulo. 2) O contribuinte dever emitir os Documentos Fiscais conforme o previsto na

Passos e Orientaes para solicitao de credenciamento como emissor de NF-e

Verso: 24/05/2010

Pg. 22

legislao. Importante: o descredenciamento NO IMPLICA no reconhecimento da SEFAZ/SP de que este estabelecimento no est obrigado emisso de NFe. Caso este estabelecimento esteja obrigado emisso de NF-e, fica vedado da emisso de NF em papel e dever providenciar novamente o seu credenciamento. Caso o pedido seja indeferido, o contribuinte receber o seguinte e-mail no final do dia: Mensagem: Prezado(a) Senhor(a) O pedido de descredenciamento do estabelecimento identificado acima foi indeferido. O motivo do indeferimento est disposto na pgina do sistema de solicitao de credenciamento. Comparea ao Posto Fiscal de sua jurisdio para maiores esclarecimentos. E a seguinte tela ir mostrar o motivo do indeferimento:

Passos e Orientaes para solicitao de credenciamento como emissor de NF-e

Verso: 24/05/2010

Pg. 23

8) Certificado Digital
O certificado digital utilizado na Nota Fiscal Eletrnica dever ser adquirido junto Autoridade Certificadora credenciada pela Infra-estrutura de Chaves Pblicas Brasileira (ICP-Brasil), devendo conter o nmero do CNPJ de qualquer dos estabelecimentos do contribuinte. Para mais informaes sobre Autoridades certificadoras, autoridades de registro e prestadores de servios habilitados na ICP-Brasil, consulte o site http://www.iti.gov.br/twiki/bin/view/Certificacao/EstruturaIcp. No necessrio enviar a Chave Pblica do certificado Digital para a SEFAZ/SP. Basta que elas estejam vlidas no momento da conexo e verificao da assinatura digital. No necessrio um certificado digital distinto para cada estabelecimento da empresa. Nos termos do Artigo 9, III alnea b da Portaria CAT 162/08: a NF-e dever ser assinada pelo emitente, com assinatura digital, certificada por entidade credenciada pela ICP-Brasil, conter o nmero do CNPJ de qualquer dos estabelecimentos do contribuinte.

Вам также может понравиться