Вы находитесь на странице: 1из 11

CURSOS PREPARATRIOS NIVEL MEDIO/PRF Disciplina: Processo Penal Prof.

: Silvio Maciel Data: 15/10/2008

1. Introduo Nas sociedades primitivas, o direito de punir era exercido diretamente pela vtima, por seus parentes ou por sua tribo. Era a autotutela ou autodefesa, que contava com srios problemas, como o incentivo violncia desenfreada e a impunidade do agressor mais forte que a vtima. Posteriormente surgiu a autocomposio, que consistia em um acordo firmado entre o agressor e a vtima. A despeito de conter a violncia, a autocomposio freqentemente implicava em injustias, pois a parte mais forte tenderia sempre a conseguir mais vantagens no acordo. Tais formas de exerccio da pretenso punitiva s existiram porque no havia um Estado forte o bastante para aplicar a lei ao caso concreto, ou seja, realizar a jurisdio. Considerando que a sano penal restringia ou mesmo extinguia determinados direitos fundamentais do acusado (como vida, liberdade e propriedade) o Estado limitou seu direito de punir, condicionando a um procedimento em que eram dadas oportunidades para a defesa do acusado. Esse procedimento realizado em contraditrio denomina-se processo . O juiz no poderia acusar, dando incio ao processo, mas se manter inerte para preservar sua imparcialidade. O poder de iniciar o processo penal foi dado a um rgo estatal criado com essa finalidade (o Ministrio Pblico) e, eventualmente, ao ofendido ou seu representante legal. Essa prerrogativa de requerer ao Estado-juiz que exera a jurisdio, ou seja, aplique o Direito Penal ao caso concreto denominada ao penal.

2. Teorias sobre a ao At a metade do sculo XIX, o Direito Processual era considerado mero apndice do direito material respectivo. Nesse sentido, o processo penal era considerado parte do Direito Penal, inclusive sendo chamado de "Direito Penal Adjetivo". Durante esse perodo, vigorou a teoria civilista ou imanentista da ao: a ao era considerada um elemento dinmico do direito subjetivo, que se manifestava aps a leso a esse direito. Na esfera criminal, o Estado tem o direito de exigir a obedincia s normas implcitas nos tipos penais. Caso haja a violao a essa norma (ex: Jos mata Joo), esse direito se manifestaria como a possibilidade de punir o autor da infrao. Existe a identificao do direito de punir com o direito de ao. Porm, o direito de punir exercido pelo Estado contra a pessoa que cometeu o crime enquanto que o direito de ao dirigido ao Estado, para que decida se o ru inocente ou culpado. Alm disso, o direito de agir existe mesmo quando se verifica posteriormente que no ocorreu crime algum, ou seja, que o Estado no tem direito de punir a ser exercitado. A doutrina imanentista comeou a ser superada com a famosa polmica entre os juristas alemes Windscheid e Mther a respeito do conceito de ao. A controvrsia operou uma revoluo no Direito Processual, pois, a partir da, o direito de ao se desgarrou do direito material, sendo compreendido como um direito autnomo prestao jurisdicional. Posteriormente, surgiram vrias teorias sobre a ao, sempre a considerando como autnoma em relao ao direito material. Surge ento a teoria concreta da ao ou teoria do direito concreto de agir. De acordo com esta concepo, o direito de ao, apesar de se distinguir do direito material, tem a sua existncia atrelada a ele. S haveria o direito de ao se existisse tambm o direito material. Tal existncia s seria verificada na sentena. Por isso, o direito de ao "seria o direito de se obter uma sentena favorvel". No incio do sculo XX, Chiovenda criou uma variante da teoria concreta: a teoria do direito potestativo de agir. A ao seria um direito voltado contra o ru e teria a mesma natureza (pblica ou privada) da

-1

CURSOS PREPARATRIOS NIVEL MEDIO/PRF Disciplina: Processo Penal Prof.: Silvio Maciel Data: 15/10/2008

relao material posta em juzo. O "erro" desta teoria afirmar que o direito de ao voltado contra o ru pois ele dirigido, na verdade, ao Estado-juiz. A teoria concreta foi descartada, pois representava um paradoxo: se a parte acusa, requer a produo de provas, faz alegaes finais etc. ela exerce o direito de ao, ela efetivamente age. A ao foi exercida e uma sentena desfavorvel ao autor no poderia mudar esse fato. Alis, a utilizao de conceitos tpicos do Direito Civil demonstra que o Direito Processual ainda no havia alcanado totalmente sua autonomia cientfica . As teorias concretas da ao foram superadas com a edio das obras de Degenkolb e Plsz, que passaram a considerar a ao como um direito abstrato, totalmente desvinculado do direito material. "Para essa concepo da ao, este seria um direito inerente personalidade, sendo certo que todos seriam titulares do mesmo, o que significa dizer que todos teriam o direito de provocar a atuao do Estado-juiz, a fim de que se exera a funo jurisdicional". A teoria mais aceita atualmente no Brasil foi formulada por Liebman, jurista italiano que viveu no Brasil durante a dcada de 1940, e denomina-se teoria ecltica da ao. De acordo com ela, a ao um direito abstrato, mas, para que exista, indispensvel a ocorrncia de certos requisitos, denominados "condies da ao". Caso estas condies estejam ausentes, ocorre o fenmeno da "carncia de ao". Essa expresso consta do Cdigo de Processo Civil (art. 267, VI), mas no no seu equivalente penal, pois, poca da feitura do CPP, a doutrina ainda no havia sido elaborada. A teoria ecltica foi modificada pela doutrina mais atual, que considera as condies da ao como requisito para o seu exerccio, mas no para sua existncia. Na verdade, retirando a teoria imanentista e a do direito potestativo, as teorias apresentadas so compatveis entre si, apresentando aspectos da ao. O poder de demandar, isto , de dar impulso atividade jurisdicional do Estado, dado a todos de maneira incondicionada, o que explicado pela teoria abstrata. J o poder de provocar um pronunciamento de mrito depende de certas condies, nos termos da teoria ecltica. Por fim, existe o "direito de ao concreto", que diz respeito obteno de uma deciso de mrito favorvel.

3. Conceito de ao Podemos conceituar a ao como "o poder de exercer posies jurdicas ativas no processo jurisdicional, preparando o exerccio, pelo Estado, da funo jurisdicional". Assim se entende porque o termo "direito subjetivo" se refere a interesses contrapostos e o Estado no tem um interesse contrrio s partes no processo. O mais exato considerar a ao como um poder, no sentido de prerrogativa. Alm disso, ao se refere movimentao do processo, que pode ser feita tanto pelo autor quanto pelo ru. O que o autor tem de forma exclusiva apenas a demanda.

4. Caractersticas da ao penal Atualmente, a ao considerada um poder: a) autnomo distinto do direito material (direito de punir); b) abstrato independe da existncia do direito material e, portanto, da sentena favorvel; c) pblico exercido perante o Estado para a invocao da tutela jurisdicional; d) subjetivo dado potencialmente a qualquer pessoa; e) instrumentalmente conexa a uma situao concreta a ao,

-2

CURSOS PREPARATRIOS NIVEL MEDIO/PRF Disciplina: Processo Penal Prof.: Silvio Maciel Data: 15/10/2008

quando exercida, contm necessariamente uma pretenso (pedido para o ru seja punido por determinado crime).

5. Fundamento constitucional da ao penal Dada a importncia do instituto, a ao se encontra fundamentada no art. 5, XXXV da Constituio: "a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito". Assim, o Judicirio tem a atribuio de examinar todas as demandas que lhe forem propostas, mesmo que, posteriormente, as considere improcedentes. Alm disso, s o Judicirio pode realizar a jurisdio, sendo vedado ao particular exercer justia com as prprias mos e ao prprio Estado executar diretamente o Direito Penal.

6. Enquadramento da ao penal no ordenamento jurdico Causa estranheza a muitos o fato de a ao penal estar prevista no s no Cdigo de Processo Penal, mas tambm no Cdigo Penal. Questiona-se a natureza da ao penal: se instituto penal, processual penal ou misto. Esse debate tem relevncia prtica em termos de direito intertemporal: se a norma for penal e beneficiar o ru, seus efeitos retroagem a fatos ocorridos anteriormente sua publicao. Por outro lado, se prejudicar o ru, a norma s se aplica a fatos ocorridos aps sua publicao. Para as normas processuais penais, no se faz essa diferenciao: a sua incidncia imediata, mesmo que o processo j esteja em curso. Entendemos que a localizao de uma norma no determina a sua essncia. No caso da ao penal, vimos sua caracterstica de abstrao: seu o exerccio independe da existncia do direito de punir, instituto de Direito Penal. Sua natureza unicamente processual, pois diz respeito apenas a posies jurdicas dentro do processo. O Cdigo Criminal de 1890 inclui a ao penal em seus preceitos porque se adotou um sistema federalista e cada Estado deveria ter o seu prprio Cdigo de Processo Penal. O legislador considerou que era interessante manter normas uniformes no territrio nacional a respeito da ao penal. O pluralismo processual acabou com a Constituio de 1934 sendo editado um s cdigo para todo pas em 1941. Porm, no Cdigo Penal editado na mesma poca se manteve a disciplina da ao penal, o que seria de todo desnecessrio, frente nova situao. A reforma da parte geral, realizada em 1984, manteve a disciplina da ao penal no CP. Hoje s h um motivo para isso: facilitar o entendimento dos alunos no tocante aplicao do instituto da ao penal aos tipos previstos na parte especial do CP. Ao penal privada (APP) Conceito a ao proposta pelo prprio ofendido (vtima), ou por quem o represente. A distino entre ao penal pblica ou privada nica e exclusivamente quanto ao titular (autor da ao): Ao pblica (incondicionada ou condicionada): MP Ao Privada: ofendido (vitima) ou seu representante legal.

-3

CURSOS PREPARATRIOS NIVEL MEDIO/PRF Disciplina: Processo Penal Prof.: Silvio Maciel Data: 15/10/2008

Razo de ser da APP: H crimes que ofendem to profundamente a esfera de intimidade da vtima (calnia, estupro etc) que o Estado abre mo da titularidade da ao penal e a transfere prpria vtima. Entre o interesse social de punir o criminoso e a preservao da intimidade/dignidade da vtima, prevalece este ltimo (ponderao de valores). ATENO: O Estado transfere apenas a titularidade da ao para o particular. O direito de punir (de impor e executar a sano penal) continua sendo do Estado. Princpios a) Oportunidade ou convenincia: o titular da APP pode optar em prop-la ou no. Tem a oportunidade de escolher o que lhe mais conveniente. Pode deixar decorrer o prazo decadencial ou renunciar (expressa ou tacitamente) ao direito de queixa. b) Disponibilidade: pode desistir da ao penal, por meio do perdo ou perempo. c) Indivisibilidade: o princpio da indivisibilidade da ao privada est expresso no art. 48, do CPP: A queixa contra qualquer dos autores do crime obrigar ao processo de todos, e o Ministrio Pblico velar pela sua indivisibilidade. O que significa isso: O MP velar pela sua indivisibilidade?. Em outras palavras: se o querelante no oferecer a queixa contra todos os autores do crime o que o MP tem de fazer? H duas correntes: 1) o MP deve aditar a queixa e incluir os outros. Isso porque o artigo 43, 2, do C.P.P. prev, expressamente, a possibilidade do MP aditar queixa, no prazo de 3 dias (Tourinho); 2) o MP deve requerer a extino da punibilidade de todos os autores do crime. que o no oferecimento da queixa contra algum ou alguns dos autores do crime constitui renncia tcita, que se estende aos demais artigo 49, do CPP (ou processa todos ou no pode processar ningum). d) Princpio da intranscendncia: j visto. Esse princpio decorrncia do disposto no art. 5, XLV, da CF/88.

Espcies de ao penal privada H trs espcies de ao privada A) Ao Penal exclusivamente privada ou propriamente dita Titularidade para oferecimento - Vtima art. 30, CPP; - Representante legal/representante de fato art. 30, CPP; - Cnjuge, ascendente, descendente, irmo art. 31 c/c art 36, CPP; - Pessoa Jurdica art. 37, CPP; - Procurador com poderes especiais art. 44, CPP; OBS.: o art. 35, do CPP dispunha que a mulher casada precisava de autorizao do marido para oferecer queixa. Este artigo, que no foi recepcionado pela CF/88 (que confere direitos iguais a homens e mulheres) foi expressamente revogado pela Lei 9.520/97.

-4

CURSOS PREPARATRIOS NIVEL MEDIO/PRF Disciplina: Processo Penal Prof.: Silvio Maciel Data: 15/10/2008

Prazo para propositura Prazo decadencial de seis meses, contados do dia da cincia da autoria (art. 38, CPP); Exceo: na Lei de Imprensa o prazo de trs meses, da data da publicao ou transmisso da notcia (art. 41, 1, Lei 5250/67). Conta-se como prazo penal art. 10, CP incluindo dia do comeo e excluindo do final. A queixa instituto processual, mas seu no oferecimento causa conseqncia penal extino da punibilidade pela decadncia. OBS.: Todo prazo que causa a extino da punibilidade penal. O prazo da perempo, por exemplo, tambm prazo penal. Dupla titularidade do direito de queixa Aplica-se tudo quanto foi dito sobre a dupla titularidade do direito de representao. B) Ao privada personalssima Titularidade Somente o prprio ofendido. Se ele for incapaz ou falecer/for declarado judicialmente ausente, a ao no pode ser proposta por representante legal/de fato; ascendente, descendente, irmo etc. No se aplicam os artigos 31 e 34 do CPP na ao privada personalssima. Da o nome personalssima. Ato personalssimo aquele que no pode ser praticado por terceira pessoa. Cabimento A ao privada personalssima s prevista para um crime: induzimento a erro essencial ou ocultao de impedimento para o casamento (art. 236, CP). ATENO: era prevista tambm para o crime de adultrio (art. 240, CP), que foi revogado pela abolitio criminis 11.106/05. Prazo para oferecimento Seis meses, contados do trnsito em julgado da sentena civil que anulou o casamento (art. 236, nico, CP). C) Ao privada subsidiria da pblica Conceito ao privada, cabvel em crimes de ao pblica, quando o MP no oferecer denncia no prazo legal (caso de inrcia/omisso do MP). Art. 5, LIX, CF/88 e art. 29, CPP. OBS.: se o MP requerer o arquivamento do inqurito ou peas de informao, por entender que no h elementos para a propositura da ao penal, no cabvel, neste caso, a ao privada subsidiria. Neste caso no houve inrcia/omisso do MP . Prazo para propositura

-5

CURSOS PREPARATRIOS NIVEL MEDIO/PRF Disciplina: Processo Penal Prof.: Silvio Maciel Data: 15/10/2008

Prazo decadencial de seis meses, contados do dia em que se esgotar o prazo para oferecimento da denncia pelo MP art. 38, parte final, CPP. Contagem do prazo: Neste caso de ao privada subsidiria, o prazo, embora decadencial, contado de acordo com art. 798, 1 (como prazo processual excluindo dia do comeo e incluindo dia do final), porque no h extino da punibilidade se a vtima no propor a queixa, j que o MP pode, a qualquer tempo, oferecer denncia. Inicia-se a partir do primeiro dia til subseqente (Smula 310, STF), se for sexta-feira.

Legitimidade: Legitimados para propor a ao subsidiria, so os mesmos da ao exclusivamente privada. Observaes: 1) O Cdigo de Defesa do Consumidor Lei 8078/90, art. 80 c/c art. 82, III e IV prev que a ao privada subsidiria pode ser proposta por: a) entidades e rgos da administrao pblica, direta ou indireta, ainda que sem personalidade jurdica, especificamente, destinados a defesa dos interesses e direitos do consumidor; b) associaes legalmente constitudas h pelo menos um ano e que incluam entre seus fins institucionais a defesa de interesses e direitos do consumidor, dispensada a autorizao assemblear. 2) A Lei de Falncias Lei 11.101, art. 184, nico prev que a ao subsidiria pode ser proposta por qualquer credor habilitado ou pelo administrador judicial da falncia.

Participao do MP na ao penal privada. Na ao exclusivamente privada e na ao privada personalssima: O MP atua apenas como custos legis (fiscal da lei), verificando se est sendo seguido o devido processo legal, o procedimento adequado e se esto sendo respeitados os direitos das partes. Obs.: embora o art. 45, 2 permita que o MP faa o aditamento da queixa, segundo entendimento majoritrio, esse aditamento no pode incluir na queixa crime ou co-ru, conforme j vimos. Na ao privada subsidiria da pblica. Como neste caso o crime de ao pblica, a participao do MP mais intensa. O MP pode (art. 29, CPP): - aditar a queixa, inclusive para incluir co-ru; - repudiar a queixa, se entend-la inepta, e oferecer denncia substitutiva; - intervir em todos os termos do processo. Sob pena de nulidade relativa (art. 564, III, d, CPP); - fornecer elementos de prova (participar da instruo criminal); - interpor recurso; - retomar a ao com parte principal, em caso de negligncia do querelante.

-6

CURSOS PREPARATRIOS NIVEL MEDIO/PRF Disciplina: Processo Penal Prof.: Silvio Maciel Data: 15/10/2008

Ateno! Na ao privada subsidiria da pblica no ocorre: Decadncia e renncia: pois o MP pode oferecer denncia enquanto no estiver extinta a punibilidade, ainda que a vtima no oferea a queixa substitutiva (no proponha a ao subsidiria da pblica). Perempo e perdo: Os arts. 60 do CPP e 104, do CP, respectivamente, dispem que a perempo e o perdo ocorrem nos casos em que somente se procede mediante queixa, ou seja, apenas na ao exclusivamente privada. Na ao subsidiria, se a vtima desistir da ao ou quiser perdoar o infrator, o MP retoma a ao como parte principal.

Ao penal nos crimes contra a honra de funcionrio pblico O CP, expressamente, dispe que o crime contra a honra de funcionrio pblico, em razo de suas funes, de ao pblica condicionada representao (art. 141, II, c/c art. 145, nico, C.P.). O S.T.F., entretanto, dispe que nesses casos a ao pode ser privada ou pblica condicionada representao (Smula 714, do S.T.F.). Ao penal nos crimes contra a liberdade sexual (crimes contra os costumes) Os crimes contra a liberdade sexual (contra os costumes) so: 1) estupro (art. 213, CP); 2) atentado violento ao pudor (art. 214, CP); 3) posse sexual mediante fraude (art. 215, CP); 4) atentado ao pudor mediante fraude (art. 216, CP); 5) Assdio Sexual (art. 216-A, CP) e 6) corrupo de menores. (Obs.: seduo e rapto foram revogados pela Lei 11.106/05). Esses crimes, em regra, so apurados mediante ao penal privada, (art. 225, caput, do CP). H, entretanto, quatro excees : a) Se a vtima ou seus pais forem pobres - ao pblica condicionada (art. 225, 1, I e 2, do CP). OBS.: 1) A situao de pobreza pode ser provada com atestado de pobreza expedido pela autoridade policial ou qualquer outro meio idneo (art. 32, 2 do CPP); 2) a jurisprudncia, inclusive do S.T.F., entende que essa prova pode ser feita at deciso final, porque o que legitima o MP a propor a ao penal a condio de pobreza e no sua comprovao antes da denncia; 3) pobreza pode ser at presumida; 4) a constituio de advogado pela vtima, por si s, no impede o reconhecimento da situao de pobreza. b) Se o crime for praticado com abuso de ptrio poder ou da qualidade de padrasto, tutor ou curador - ao pblica incondicionada (art. 225, 1, II, CP). c) Estupro ou atentado violento ao pudor qualificado pelas leses corporais graves ou morte - ao pblica incondicionada . O art. 225, caput dispe que sero de ao privada os crimes definidos nos captulos anteriores. E o estupro ou atentado violento ao pudor qualificados pela leso grave ou morte esto no mesmo captulo do art. 225, do CP e no nos captulos anteriores. a) Estupro ou atentado violento ao pudor com leses leves Smula 608 do S.T.F.: Nos crimes de estupro, praticados mediante violncia real, a ao penal pblica incondicionada. Aplica-se esta smula por analogia no caso de atentado violento ao pudor. Tais crimes, portanto, sero de ao privada apenas se forem praticados com violncia presumida e no ocorrer nenhuma das excees anteriores. Causas extintivas de punibilidade : Decadncia, Renncia, Perdo e Perempo As causas extintivas de punibilidade, como o prprio nome diz, extinguem a possibilidade de punir o agente pela infrao que ele cometeu. Nesse caso ento a ao no pode ser proposta, ou deve ser encerrada se j estiver em andamento

-7

CURSOS PREPARATRIOS NIVEL MEDIO/PRF Disciplina: Processo Penal Prof.: Silvio Maciel Data: 15/10/2008

O artigo 61, do CPP dispe que o juiz pode decretar a extino da punibilidade, de ofcio (sem pedido de ningum) e em qualquer fase do processo (leia-se: inqurito ou processo). Ex. se durante o IP ou o processo o juiz perceber que ocorreu a prescrio ele pode (e deve) de ofcio, declarar extinta a punibilidade. As causas extintivas de punibilidade esto no art. 107, do CP. O CPP trata de quatro delas, que esto relacionadas com a ao penal: decadncia, renncia, perdo e perempo. Vamos estud-las: Decadncia : a perda do direito de ao em face do decurso do prazo sem o oferecimento da queixa. S possvel ocorrer, portanto, antes do incio da ao penal. Renncia : o ato pelo qual o ofendido abre mo do direito de oferecer a queixa. S possvel ocorrer antes do incio da ao penal. um ato unilateral, uma vez que para produzir efeitos no depende da aceitao do autor do delito. No caso de dupla titularidade do direito de queixa (vtima entre 18 e vinte um anos) a renncia por parte de um titular no atinge o direito de queixa do outro (art. 50, nico). OBS.: para a doutrina e a jurisprudncia no existe mais a dupla titularidade do direito de queixa. Quando houver mais de uma vtima, a renncia de uma no impede o direito de queixa da outra. A renncia em relao a um dos autores do crime a todos se estende (art. 49 do CPP), em razo do princpio da indivisibilidade da ao penal privada (art. 48 do CPP). Pode ser expressa ou tcita (art. 104 e nico, do CP) Ateno: A renncia sempre foi instituto exclusivo da ao penal privada. A lei 9099/95, entretanto, criou uma hiptese de renncia em ao pblica condicionada representao, em seu artigo 74, nico, que dispe : nos crimes de ao privada e de ao pblica condicionada, a composio em relao aos danos civis, homologada pelo juiz na audincia preliminar, implica renncia ao direito de queixa ou de representao. A renncia prevista na Lei 9099/95 apresenta duas diferenas em relao ao instituto tradicional :

No se estende a todos os autores do delito, mas somente quele que fez a composio civil com a vtima. No se aplica o art. 49 do CPP (obs. : podem surgir entendimentos em contrrio). O art. 104, nico do CPP dispe que no importa em renncia tcita o fato de o ofendido receber indenizao pelo crime. Ao contrrio, o art. 74, nico, da Lei 9099/95 expresso em dizer que o recebimento de indenizao causa a renncia. Ento, nos crimes de menor potencial ofensivo, o recebimento de indenizao significa renncia (art. 74, nico da Lei 9099/95), enquanto nos crimes comuns o recebimento de indenizao no importa em renncia tcita (art. 104, nico do CP). Perdo (arts. 51 a 59, do CPP e art. 106, I a III e 1 a 2, CP). - a desistncia da ao proposta (princpio da disponibilidade da ao penal privada). - Impede o prosseguimento da ao s pode, portanto, ser concedido aps j iniciada a ao (antes renncia) art. 105, CP e at o trnsito em julgado. Aps o trnsito em julgado da condenao no mais cabvel o perdo judicial (art. 106, 2, CP). - causa extintiva de punibilidade nos crimes de ao exclusivamente privada (art. 107, IV, CP).

-8

CURSOS PREPARATRIOS NIVEL MEDIO/PRF Disciplina: Processo Penal Prof.: Silvio Maciel Data: 15/10/2008

- Cabvel apenas na ao exclusivamente privada. Nos crime em que somente se procede mediante queixa (art. 105, CP). No cabvel na ao privada subsidiria. - O perdo oferecido a um dos querelados se estende a todos (princpio da indivisibilidade da ao penal privada), mas s produz efeitos em relao aos que aceitarem (art. 106, I e III, CP e art. 51, CPP). - O perdo concedido por um dos ofendidos no prejudica o direito dos demais (art. 106, II, CP) - o perdo poder ser: a) processual (no processo) ou extraprocessual (fora do processo); b) expresso (declarao escrita assinada pelo ofendido, seu representante legal ou procurador com poderes especiais) ou tcito (prtica de ato incompatvel com a vontade de prosseguir na ao penal. Ex. casar com o infrator). - Oferecido o perdo o querelado ser intimado a dizer, em 3 dias, se o aceita. Seu silncio importar em aceitao tcita (art. 58, CPP). A aceitao tcita admitir todos os meios de prova (art. 57, CPP). - Aceito o perdo (expressa ou tacitamente) o juiz declara extinta a punibilidade art. 58, nico, CPP). - A aceitao pode ser processual ou extraprocessual, pelo prprio querelado, seu representante legal, procurador com poderes especiais (art. 56, CPP) ou curador (art. 53, CPP) - ato bilateral, depende de aceitao do acusado (diferente do perdo judicial, que no depende de aceitao do acusado para produzir efeitos. ato unilateral.) Perempo - causa extintiva de punibilidade (art. 107, VI, CP) causada pela desdia ou desinteresse do querelante ou seu sucessor pelo processo. - Art 60 CPP (quatro hipteses) I se o querelante, injustificadamente (sem justo motivo) deixar de dar andamento ao processo por 30 dias seguidos; no se admite, portanto, a soma de perodos descontnuos. II se o querelante falecer, tornar-se incapaz ou desistir da ao e no comparecer, em 60 dias, algum sucessor para prosseguir no processo. III quando o querelante no comparecer, sem justo motivo, a ato do processo a que deva estar presente; ou no formular pedido de condenao nas alegaes finais (ATENO: se o querelante no pedir a condenao do querelado ao est perempta; na ao pblica o MP pode pedir a absolvio do acusado) IV quando o querelante for pessoa jurdica e se extinguir sem deixar sucessor. DENNCIA OU QUEIXA A denncia a pea inicial da ao penal pblica (incondicionada ou condicionada), oferecida pelo Ministrio Pblico; a queixa a pea inicial da ao penal

-9

CURSOS PREPARATRIOS NIVEL MEDIO/PRF Disciplina: Processo Penal Prof.: Silvio Maciel Data: 15/10/2008

privada (exclusivamente privada, personalssima e subsidiria da pblica), oferecida pelo querelante ou seu representante legal Na verdade, a queixa oferecida por meio de advogado constitudo ou nomeado ao querelante se ele no tiver capacidade postulatria para oferecer a queixa). Se vtima ou seu representante legal for advogado pode ela prpria oferecer a queixa. Requisitos O art. 41, do CPP dispe que a denncia ou queixa deve conter: I - exposio do fato criminoso com todas as suas circunstncias (elementares, qualificadoras, causas de aumento ou de diminuio de pena, meios e modos de execuo do crime; motivos; circunstncias de tempo, hora etc) II qualificao do acusado ou sinais pelos quais se possa identific-lo. - pode ser oferecida denncia contra pessoa de qualificao desconhecida, desde que sejam indicados sinais do indiciado que possam identific-lo, ou seja, individualiz-lo (distingui-lo de qualquer outra pessoa). III classificao jurdica do fato. Aps narrar os fatos o Ministrio Pblico ou querelante deve classificar juridicamente tal fato, ou seja, qualific-lo em algum dispositivo de lei (algum tipo penal incriminador). IV Rol de testemunhas, quando necessrio. ATENO: o rol de testemunhas no requisito obrigatrio da denncia ou queixa. Muitas vezes no h testemunhas do crime e a acusao apresenta outros meios de prova. Ex. crimes contra a ordem tributria, em regra so comprovados por prova documental. Alm desses requisitos expressamente mencionados no art 41. a denncia ou queixa dever conter ainda o pedido de condenao, o endereamento a autoridade competente, nome do autor da denncia ou queixa e assinatura (a falta de assinatura no torna a denncia inepta se no houver dvida quanto a autenticidade da pea). Rejeio da denncia ou queixa O artigo 43 e pargrafo nico, do CPP dispem que a denncia ou queixa ser rejeitada quando: I o fato narrado evidentemente no constituir crime. Se o fato narrado evidentemente for atpico (no constituir nem crime, nem contraveno) a pea deve ser rejeitada. Ex. O MP denncia algum por crime de adultrio, ou de rapto (que foram revogados pela Lei 11.106/05). II estiver extinta a punibilidade do agente, por qualquer causa (prescrio, perdo do ofendido, decadncia etc) III for manifesta a ilegitimidade de parte ou faltar condio exigida pela lei para o exerccio da ao penal.

- 10

CURSOS PREPARATRIOS NIVEL MEDIO/PRF Disciplina: Processo Penal Prof.: Silvio Maciel Data: 15/10/2008

- A ilegitimidade de parte pode ser ativa ou passiva. Ex. MP oferece denncia em crime de ao privada (ilegitimidade ativa do MP); MP oferece denncia contra menor de 18 anos inimputvel (ilegitimidade passiva) - Se faltar outra condio exigida pela lei para o exerccio da ao penal tambm dever ser rejeitada a denncia ou queixa. Ex. se faltar a representao ou requisio do Ministro da Justia nos crimes de ao pblica condicionada representao. Nas hipteses dos incisos I e II a deciso que rejeita a denncia ou queixa faz coisa julgada material; na hiptese do inciso III a deciso faz apenas coisa julgada formal, porque a ilegitimidade pode ser corrigida ou a condio satisfeita e a ao proposta novamente. o que dispe o nico, do art. 43, do CPP. Ex 1. MP oferece denncia em crime de ao privada; a denncia rejeitada por ilegitimidade ativa ad causam. Nada impede que posteriormente o ofendido venha oferecer queixa por tal crime, quando ento estar corrigida a ilegitimidade e a ao deve ser recebida; Ex. 2. O MP oferece denncia em crime de ao pblica condicionada, sem que haja a representao da vtima; se o juiz rejeitar a denncia por falta dessa condio de procedibilidade, nada impede que o MP oferea posteriormente nova denncia, se a vtima oferecer a representao.

- 11

Вам также может понравиться