Вы находитесь на странице: 1из 6

Condutividade Eltrica

Na natureza, as cargas eltricas esto presentes em todos os materiais. Basicamente, todos os materiais so compostos de molculas constitudas de tomos. Estes so compostos por partculas menores, os prtons, os eltrons e os nutrons. Os nutrons no possuem carga eltrica. J os prtons possuem carga eltrica positiva e os eltrons possuem carga eltrica negativa. O valor da carga elementar constante. So pacotes quantizados, de intensidade igual a 1,610-19C para o prton e 1,610-19C para o eltron. Portanto, um tomo neutro possui mesmo nmero de prtons e eltrons. O ncleo atmico composto pelos prtons e nutrons. J os eltrons esto situados mais nas regies externas do tomo. As foras responsveis pela coeso nuclear so a fora nuclear forte e a fora nuclear fraca. Estas foras tm intensidade suficiente pra vencer as foras de repulso eletrosttica entre os prtons, dado que cargas de mesmo sinal se repelem. Desta forma, o ncleo atmico encontra-se numa configurao na qual os nutrons e prtons ficam relativamente bastante prximos conforme mostra a figura 01. Os eltrons ficam a uma distncia relativamente grande do ncleo atmico, sujeito s foras de atrao eletrosttica, devido ao fato de o ncleo ter carga positiva e os eltrons tem carga negativa. Mas se atuassem somente as foras de atrao, os eltrons colapsariam e ocupariam o ncleo atmico. Segundo o Modelo Atmico de Bohr, isto no acontece porque os eltrons executam movimentos circulares em torno do ncleo atmico. Em razo disto, surgem as foras de repulso. E so estas foras que mantm os eltrons em rbitas estveis. Os eltrons podem mudar de nvel em sua rbita. Especialmente os eltrons da camada mais externa podem at serem extrados do tomo. Neste caso, eles podem ocupar um tomo vizinho. Sendo assim, ocorreu uma mudana na carga eltrica dos tomos envolvidos na troca. Se o tomo que cedeu o eltron inicialmente estava neutro, depois do processo adquire carga eltrica positiva. J o tomo que adquiriu o eltron ficou ento com carga negativa. Este um processo de transferncia de eltrons. Este tipo de transferncia pode ocorrer de vrias formas. Dentre as possibilidades, num processo de atrito, de conduo ou de induo. Em geral, o processo de conduo eltrica acontece nos metais. Este tipo de substncia possui um bom ordenamento em sua estrutura cristalina, e tambm eltrons livres que podem se locomover atravs da rede de tomos. Os eltrons se movimentam em virtude das diferenas de potencial aplicadas nas extremidades deste material. Estas diferenas de potencial surgem devido falta de eltrons em algumas regies e sobra de eltrons em outra regio. A diferena de potencial est associada s foras de atrao entre as cargas eltricas. Ou seja, a regio de carga positiva, onde faltam eltrons, atrai os eltrons, de carga negativa. Durante o deslocamento destas cargas ocorrem interaes entre os eltrons e a cadeia de tomos. Isto causa alguma resistncia ao movimento destes eltrons.

Esta resistncia passagem da corrente eltrica devido resistividade, que uma caracterstica de cada material. Matematicamente, esta resistividade eltrica dada por: = R.S/l (1)

Nota-se que a resistividade proporcional resistncia eltrica R e a rea de seo transversal S do material e inversamente ao comprimento do material em questo. Ou seja, quanto maior a resistncia medida em um material, para uma dada rea de seo transversal reta e um determinado comprimento, maior ser sua resistividade. A condutividade eltrica simplesmente o inverso da resistividade. Ou seja, quanto maior a resistividade, menor ser a condutividade. o que mostra a equao 2: = 1/ Os materiais so classificados como condutores quando a sua condutividade maior que 104/.m, semicondutores se sua condutividade estiver no intervalo entre 10-10/.m e 104/.m e isolantes se sua condutividade for menor que 10 10 /.m. Os metais geralmente possuem tima condutividade, na faixa de 107/.m. Estes so os mais utilizados para as linhas de transmisso de energia eltrica, pois propiciam um menor desperdcio. Devido a sua alta condutividade, h menos perdas por aquecimento da rede eltrica. A prata timo condutor, mas o cobre o mais aplicado pela melhor relao custo/benefcio. O fenmeno da supercondutividade observado em alguns materiais e algumas ligas. Neste caso, a resistividade nula, e a condutividade infinita. Mas isto s possvel quando a substncia encontra-se a baixssimas temperaturas.

Referncias bibliogrficas:

Condutividade eltrica. Disponvel http://pt.wikipedia.org/wiki/Condutividade_eltrica

em:

EISBERG, Robert RESNICK, Robert. Fsica Quntica tomos, Molculas, Slidos, Ncleos e Partculas. Traduo de Paulo Costa Ribeiro, nio Costa da Silveira e Marta Feij Barroso. Rio de Janeiro: Campus, 1979 HALLIDAY, David, RESNIK Robert, KRANE, Denneth S. Fsica 3, volume 2, 5 Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004. 384 p.

Introduo Algumas substncias quando em meio aquoso so capazes de conduzir eletricidade. Isso se deve porque h uma dissociao de tomos em ons com carga eltrica positiva (ction) e negativa (nion). Estas substncias so chamadas de eletrlitos e ocorre uma migrao de ctions e ons na soluo dos eletrlitos. Para classificarmos o grau de condutibilidade eltrica de um eletrlito devemos levar em considerao a concentrao, o grau de ionizao, natureza do solvente. Dessa forma podemos dividir em solues eletrolticas e no eletrolticas, segundo sua capacidade de conduzir ou no eletricidade. A gua considerada um solvente universal justamente porque a maioria das substncias (principalmente os eletrlitos) dissolvida em gua e por isso foi escolhida para o experimento. O processo em que os ons so liberados no lquido chamado de dissociao. Conforme a maior ou menor capacidade de conduo de eletricidade da soluo, os eletrlitos podem ser classificados em eletrlitos fracos e fortes.

Concluso De acordo com os resultados obtidos, as bibliografias utilizadas e comparaes provaram-se os princpios da condutividade eltrica que consistem em especificar a capacidade que a substncia tem de conduzir fluxos de cargas entre ons, podendo ser esta, muito condutiva, pouco condutiva ou no condutiva, dependendo do tipo de soluto, do solvente, da concentrao utilizada e tambm da posio em que os eletrodos se encontram.

E.E.E.F.M. Francisco Coelho vila Jnior

Condutividade Eltrica

Aluna: Ana Maria Baraqui Baslio Srie: 1N1 Professora: Daiane

Cachoeiro de Itapemirim, E.S 22 de maio de 2012

Вам также может понравиться