Вы находитесь на странице: 1из 3

TAYLORISMO

O taylorismo um modelo de administrao criado pelo engenheiro norte-americano Frederick Winslow Taylor, no ano de 1911, nos EUA, mas que empregado em muitas indstrias pelo mundo todo at os dias de hoje. O taylorismo caracterizado pela nfase nas tarefas, e tem como objetivo aumentar a eficincia dos trabalhadores, que na poca eram desqualificados e tratados com desleixo pelas outras empresas. Taylor organizou o processo de produo de modo a conseguir produzir mais e melhor, num menor intervalo de tempo. Para isso, ele estabeleceu um tempo mdio para que cada operrio realizasse sua simples funo, e eliminou todo tipo de necessidade ou movimento intil que algum trabalhador poderia exercer. Isso levou muitos crticos a dizerem que Taylor havia transformado em uma mquina, e que cada operrio era tratado como uma das engrenagens. O modelo original criado por Taylor visava uma valorizao dos funcionrios, que passavam a ganhar mais e trabalhar menos, alm de outras vantagens. Mas na prtica aconteceu exatamente o contrrio, e isso acabou gerando muitos conflitos entre os trabalhadores, que se sentiam explorados, e os administradores.

FORDISMO
Assim como no Taylorismo, o objetivo do Fordismo era aumentar a capacidade de produo do trabalhador no mesmo perodo de tempo. A grande diferena desse sistema criado por Henry Ford, em sua fbrica de automveis Ford, no ano de 1914, o aperfeioamento da linha de montagem fazendo-se uso de esteiras rolantes, as quais se movimentavam enquanto o operrio realizava, parado, uma pequena etapa da produo. Isso permitiu com que Ford gastasse menos com mo-de-obra, que no precisava ser especializada, mas mesmo assim no o permitiu vender seus automveis por um preo acessvel no mercado. O modelo criado por Ford permitia atender uma grande demanda de mercado, e isso fez com que o Fordismo tivesse seu pice aps a Segunda Guerra Mundial, graas ao plano Marshall, iniciado pelo governo dos EUA. Porm a mesma grande produo que o levou ao pice, tambm o levou ao declnio. Na dcada de 70, outras empresas comeam a entrar no ramo automobilstico e a ganhar espao na economia mundial. Isso fez com que a produo fosse maior do que a demanda, e mostrou que o sistema tambm possua falhas, alm das j conhecidas do Taylorismo.

TOYOTISMO
O toyotismo, apesar de ter sido criado na fbrica da Ford, na dcada de 50 nos EUA, no chegou a ser posta em prtica na poca. Somente no Japo que ela encontrou condies favorveis para ser aplicada pela primeira vez. O engenheiro japons Eiji Toyoda e o especialista em produo Taiichi Ohno, sistematizaram as antigas idias de Ford e criaram o sistema just-in-time, que tem como objetivo produzir o necessrio, na quantia necessria, e quando for necessrio. Esse sistema foi a soluo que era buscada pela Ford para evitar seu declnio, e foi o que fez com que a Toyota se tornasse uma das maiores empresas automobilsticas do mundo. Ao contrrio dos anteriores, esse sistema procura produzir com diversividade, e por isso a participao do trabalhador essencial, o qual deve ter conhecimentos sobre a rea na qual est trabalhando e consiga dar continuidade a flexibilidade da produo. Esse sistema de produo permitiu o Japo obter, atravs da importao e exportao, matriasprimas e alimentos, alm de bens de capital para sua reconstruo ps-guerra e seu desenvolvimento industrial.

Вам также может понравиться