Вы находитесь на странице: 1из 5

Instituto do Emprego e Formao Profissional, I.P.

Delegao Regional do Centro Centro de Formao Profissional de gueda

STC7: DR4

Universo: constituio e interao


UFCD: STC7- Joana Correia

-1-

1)Uma inovao tecnolgica que ajudou a entender muito o Universo foi o Telescpio desde que este surgiu. A teoria mas aceita pela cincia que o universo surgiu a partir de uma grande exploso chamada de Big Bang. Antes do Big Bang o universo era uma singularidade, segundo essa teoria o universo surgiu 13,7 bilhes de anos a partir de um estado inicial de temperatura e densidade altamente elevadas. A maior parte dos estudos realizados pelos cientistas foi atravs da observao do telescpio. Por exemplo: dizem que a energia escura domina o nosso universo, correspondendo a cerca de 74% dele. O restante composto por matria escura 22%, e matria normal 4% (a esto includos os seres vivos, planetas e estrelas). Depois de cinco anos de pesquisa de dados obtidos por meio de observaes de telescpios da NASA, os cientistas esto mais convencidos da existncia da energia escura e de que ela responsvel pela expanso do universo aceleradamente.

2)Uma das teorias cientficas mais aceites para explicar a origem do universo a teoria do BigBang ou da Grande Exploso. Em 1916 Albert Einstein publicou a teoria da relatividade, onde dizia que o universo estaria a expandir-se, contrariando a ideia de que o universo seria esttico ou inerte, aceite at ento. A partir da, diversas pesquisas foram feitas com a ajuda de telescpios, e os cientistas puderam deduzir que o universo realmente expandia-se, porm de modo ordeiro. Todo o universo convergiria, at voltarmos a um nico ponto de origem, o ponto inicial de matria. H uns 15/ 20 bilhes de anos atrs o universo no existia, nem o espao vazio, nem mesmo o tempo. Tudo o que havia era uma esfera extremamente pequena, do tamanho da ponta de uma agulha. E esse pontinho h cerca de 18 bilhes de anos teria explodido formando o universo atual. Essa exploso aconteceu numa frao de segundos, inflando o universo numa velocidade muito superior da luz. Essa exploso causou a expanso do universo, a qual observada at os dias atuais, o que traz grandes reforos a teoria do Big-Bang. Aps o Big-Bang e a partir da matria proveniente dele, foram- se formando as constelaes. Os planetas ter-seiam formado a partir de restos de nuvem csmica que surgiram aps a grande exploso. Dizem que a expanso est acontecer apenas nos limites observveis do universo, at o alcance do mais potente telescpio, o Hubble. Diante disso existe a possibilidade desse fenmeno no atender todo o universo. Nesse caso, o que at hoje foi observado seria somente um processo de dilatao regional de causa ainda desconhecida. Confirmada a observao de que o Universo se expande em todos os sentidos, os cientistas
UFCD: STC7- Joana Correia

-2-

passaram a levantar a hiptese de que os milhes de galxias que povoam os cus tenham surgido a partir de uma fantstica exploso csmica, segundo essa hiptese, os corpos celestes de hoje so produtos da transformao fsica dos fragmentos daquilo que explodiu no Big Bang que originou o universo.

Nota: Os crticos alegam que a Teoria do Big Bang sugere que o universo comeou do nada. Os defensores da teoria dizem que essa crtica no se justifica por dois motivos. O primeiro que o Big Bang no trata da criao do universo, mas sim de sua evoluo. O segundo que, j que as leis da cincia perdem a validade quando nos aproximamos do momento de criao do universo, no existe motivo para supor que a primeira lei da termodinmica se aplicaria.

3) Dinmica no planeta na sua rbita

Os movimentos principais do nosso planeta so de rotao e translao. O movimento de rotao da Terra ao redor do prprio eixo. O movimento de translao da Terra realiza-se ao redor do Sol, seguida uma rbita, isto semelhante uma elipse.

UFCD: STC7- Joana Correia

-3-

Sucesso das Estaes do Ano


As estaes so os perodos climticos de aproximadamente trs meses em que se divide o ano. So causados pelo movimento da Terra e pela sua atmosfera ao redor do Sol e pelas mudanas decorrentes da inclinao do seu eixo para perto ou para longe dele, durante a sua rbita anual. Em qualquer perodo do ano, as condies que ocorrem no hemisfrio sul, em termos de luminosidade e temperatura, so geralmente opostas s que ocorrem no hemisfrio norte. Assim, quando no hemisfrio sul vero, no hemisfrio norte inverno.

As regies polares tm apenas duas estaes: um longo inverno e um vero curto. Nas latitudes mdias h quatro estaes: primavera, vero, outono e inverno. Em baixas latitudes ocorrem dois conjuntos de estaes: primeiramente, um inverno curto e frio seguido de um vero longo e quente; e, em segundo lugar, uma estao chuvosa e uma estao seca.

Condies que permitem existncia de vida na Terra

A massa e a distncia da Terra ao Sol, no s criam condies de vida, mas tambm geram fenmenos geolgicos externos e internos muito diversificados, que conduzem ao desenvolvimento de uma srie de ambientes muito variados que sustentam uma enorme diversidade de formas de vida, contribuindo estas tambm, ativamente, para a manuteno desse ambiente de vida. As duas caractersticas principais da Terra, que determinam as diversas condies para a existncia de vida, so a sua massa moderada e a distncia a que se encontra do Sol.

A distncia de cerca de 150 milhes de quilmetros da Terra ao Sol faz com que a maior parte da superfcie da Terra seja nem muito quente nem muito fria. O nosso planeta localiza-se numa "zona de vida" do Sistema Solar onde a gua pode existir no estado lquido. Esta gua lquida permitiu a origem e evoluo da vida e ainda , atualmente, uma das principais condies da vida na Terra, sendo o principal constituinte dos seres vivos.
UFCD: STC7- Joana Correia

-4-

A gua no estado lquido ajuda a manter a temperatura mdia superfcie da Terra em valores moderados, retira dixido de carbono da atmosfera para a formao de rochas como o calcrio. O dixido de carbono, em valores moderados, faz a atmosfera funcionar como um "cobertor" mantendo o Planeta relativamente quente, quer de dia quer de noite. Sem este efeito a Terra seria muito mais fria e, provavelmente, os oceanos congelariam. Por outro lado, se existisse tanto dixido de carbono na nossa atmosfera como em Vnus, provavelmente a temperatura da Terra seria de centenas de C. Assim, a massa da Terra aliada sua distncia ao Sol permitem a existncia de gua no estado lquido e esta a manuteno de temperaturas compatveis com a vida... A ligao entre vida e gua to profunda que... "Viemos" da gua e a maior parte do nosso organismo gua.

4)

Esse tipo de saber baseia-se na vivncia espontnea da vida e comea a ser construdo to logo o

homem seja lanado no mundo. Ele vive esse processo at o dia de sua morte. Por isso, tudo o que diz respeito conduo da vida na terra pode se tornar objeto a ser "explorado" e representado nesse nvel de conhecimento da realidade. Acho que todos ns temos interesse em saber como est o universo, mas muitas pessoas especulam e falam sem saber o que dizem, criam mitos e boatos que no correspondem a realidade, tambm tem quer ver com a sua formao e conhecimento, como dizia Albert Einstein:

"Duas coisas so infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda no adquiri a certeza absoluta."

UFCD: STC7- Joana Correia

-5-

Вам также может понравиться