Вы находитесь на странице: 1из 14

29/05/2012

EMPREENDEDORISMO: O PROFISSIONAL DO NOVO MILNIO

Prof. Alexandre Silva de Almeida

APRESENTAO

FORMAO ACADMICA:
Especializao Engenharia de Segurana no Trabalho; Especializao Gesto Integrada Meio Ambiente, Sade e Segurana no Trabalho; Graduado em Administrao de Empresas; Tcnico de Segurana do Trabalho.

EXPERINCIAS PROFISSIONAIS:
Gerente de Clientes da GOVBR; Diretor Tcnico da Camest; Vice-diretor da Universidade Presidente Antnio Carlos - UNIPAC; Gerente Administrativo e Financeiro da Audiomet (Parceria Santa Casa); Tcnico em Segurana do Trabalho: Lafarge, Santa Casa, Audiomet, CSC Engenharia, Novo Nordisk e Nestl Waters; Professor de Curso Tcnico; Professor Universitrio.

29/05/2012

CONTATO:

alexandre.almeida@ifnmg.edu.br

http://asalmeida2007.blogspot.com/

APRESENTAO DA TURMA:

1. Agrupem-se em duplas; 2. Um colega vai falar o que sabe sobre o outro (nome, formao, expectativas, etc.); 3. Tempo: dez minutos de discusso e apresentao.

PLANO DE ENSINO

29/05/2012

EMENTA:
Capacidade empreendedora. Estudo do perfil do empreendedor. Tcnicas de identificao e aproveitamento de oportunidades. Aquisio e gerenciamento dos recursos necessrios ao negcio. Tcnicas de criao de novos negcios e de elaborao de Planos de Negcio. Tcnicas de negociao.

BIBLIOGRAFIA BSICA:
HASHIMOTO, Marcos. Lies de Empreendedorismo. So Paulo: Manole, 2009. HISRICH, Roberto D, PETERS, Michael P. & SHEPHER, Dean A. Empreendedorismo. 7 ed. Porto AlegreBookman, 2009. GONCALVES, Humberto. Empreendedorismo. Rio de Janeiro: Ferreira, 2011.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao esprito empreendedor . So Paulo: Saraiva, 2004. 278 p. COMPANS, Rose. Empreendedorismo urbano: entre o discurso e a prtica . So Paulo: UNESP, 2005. 303 p. DORNELAS, Jose Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idias em negcios . Rio de Janeiro: Campus, 2005. 293 p. FERNANDES, Fbio. Empreendedorismo e estratgia . Rio de Janeiro: Elsevier, 2002.202 p. SANTA CATARINA, Universidade Federal de. Formao empreendedora na educao profissional: capacitao distncia de educadores para o empreendedorismo . Florianpolis: UFSC, 2000.

29/05/2012

OBJETIVOS GERAIS:
Apresentar e incentivar o empreendedorismo para ajudar uma posterior tomada de deciso, j durante o curso ou no seu trmino, quanto possibilidade de empreender ou, ainda, seguir a carreira profissional preparado, em ambos os casos, para aprofundar no assunto e tornar realidade seu projeto pessoal/profissional.

METODOLOGIA

INTRODUO

29/05/2012

INTRODUO
Por que o conceito de Empreendedorismo no Brasil tem sido amplamente difundido somente a partir da dcada de 90 ?
Estabilizao da Economia, Fim Inflao, Globalizao; Aumento da Competitividade, presso p/Reduo de Custos Terceirizao; Altas Taxas de Desemprego; Preocupao com a criao de empresas Duradouras; Altas taxas de Mortalidade.

INTRODUO
Por que a economia Informal ? Falta de crdito/crdito caro; Excessiva carga tributria e de clculo complexo; Burocracia p/criao de uma empresa e a sua manuteno.

INTRODUO
Entre 1990 e 1999 foram contitudas no Brasil 4,9 milhes de empresas. Em 2001 havia em operao no Brasil 4,63 milhes de empresas sendo 99,2% de micros e pequenas empresas. 73% das Empresas param de operar at o terceiro ano (Pesquisa SEBRAE 1999).

29/05/2012

INTRODUO
Ser que estes pequenos empresrios possuem conhecimento de Gesto de Negcios ? Atuam de forma emprica e sem Planejamento. No possuem formao adequada.

A REVOLUO DO EMPREENDEDORISMO

O empreendedorismo uma revoluo silenciosa, que ser para o sculo 21 mais do que a revoluo industrial foi para o sculo 20 (Timmons, 1990)

DEFININDO O TEMA

Como voc definiria empreendedorismo?

29/05/2012

EMPREENDEDORISMO, O QUE ?
Historicamente, empreendedorismo tem sido definido como uma maneira diferenciada de alocao de recursos e otimizao de processos organizacionais, sempre de forma criativa, visando diminuio de custos e melhoria de resultados. Percebe-se ainda que o termo constantemente relacionado criao de novos negcios, geralmente micro e pequenas empresas. Por trs destes negcios esto indivduos diferenciados, conhecidos por empreendedores.

EMPREENDEDORISMO, O QUE ?
Isto tem gerado certa confuso de definies, pois muitas pessoas tm considerado o empreendedorismo como sendo sinnimo do ato de abrir empresas. Definies mais abrangentes mostram que o empreendedorismo vai alm do ato de abrir novas empresas e que pode estar relacionado a vrios tipos de organizaes, em vrios estgios de desenvolvimento.

DETALHANDO UM POUCO MAIS


O ato de empreender est relacionado identificao, anlise e implementao de oportunidades de negcio, tendo como foco a inovao e a criao de valor. Isto pode ocorrer atravs da criao de novas empresas, mas tambm ocorre em empresas j estabelecidas, organizaes com enfoque social, entidades de natureza governamental etc.

29/05/2012

QUEM O EMPREENDEDOR?
Para que o empreendedorismo ocorra nas organizaes haver a necessidade de pessoas que o faam acontecer, ou seja, os empreendedores. O empreendedor aquele que faz acontecer, antecipa-se aos fatos e tem uma viso futura da organizao. (Dornelas, 2001) O empreendedor aquele que destri a ordem econmica existente atravs da introduo de novos produtos e servios, pela criao de novas formas de organizao, ou pela explorao de novos recursos e materiais. Joseph Schumpeter (1949)

EMPREENDEDORISMO O ENVOLVIMENTO DE
PESSOAS E PROCESSOS O empreendedor aquele que percebe uma oportunidade e cria meios (nova empresa, rea de negcio, etc.) para persegui-la. O processo empreendedor envolve todas as funes, aes, e atividades associadas com a percepo de oportunidades e a criao de meios para persegui-las .

O EMPREENDEDOR
Em qualquer definio de empreendedorismo encontram-se, pelo menos, os seguintes aspectos referentes ao empreendedor:
Iniciativa para criar/inovar e paixo pelo o que faz. Utiliza os recursos disponveis de forma criativa transformando o ambiente social e econmico onde vive. Aceita assumir os riscos e a possibilidade de

fracassar.

29/05/2012

EMPREENDEDORISMO + INOVAO = PROSPERIDADE

VISAO DE EMPREENDEDOR.flv

COMO SO OS EMPREENDEDORES ?
Os empreendedores possuem caractersticas especiais, so visionrios, questionam, arriscam, querem algo diferente, fazem acontecer, empreendem, possuem motivao singular, apaixonadas pelo que fazem, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas, querem deixar um legado.

29/05/2012

POR QUE EMPREENDEDORISMO?


Mortalidade de Pequenas Empresas 100% 90% 31% 80% 70% 60% 50% 40% 69% 30% 20% 10% 0%
(fund. Em 2001) Em com 1 ano p. (fund. em 2000) Emp. com 2 anos (fund. em 1999) Emp. com 3 anos (fund. em 1998) Emp. com 4 anos (fund. em 1997) Emp. com 5 anos

37% 49% 53% 60%

63% 51% 47% 40%

Empresas em atividade

Empresas encerradas

Fonte: Sebrae-SP, 2003

MITOS SOBRE O EMPREENDEDOR


Mito 1: Empreendedores so natos, nascem para o sucesso Realidade: Enquanto a maioria dos empreendedores nasce com um certo nvel de inteligncia, empreendedores de sucesso acumulam relevantes habilidades, experincias e contatos com o passar dos anos. A capacidade de ter viso e perseguir oportunidades aprimora-se com o tempo.

MITOS SOBRE O EMPREENDEDOR


Mito 2: Empreendedores so jogadores que assumem riscos altssimos Realidade: tomam riscos calculados evitam riscos desnecessrios compartilham o risco com outros dividem o risco em partes menores

10

29/05/2012

MITOS SOBRE O EMPREENDEDOR


Mito 3: Os empreendedores so lobos solitrios e no conseguem trabalhar em equipe
Realidade: So timos lderes Criam times Desenvolvem excelente relacionamento no trabalho com colegas, parceiros, clientes, fornecedores e muitos outros

CARACTERSTICAS DOS EMPREENDEDORES


So visionrios Tm a viso de como ser o futuro para o negcio e sua vida, e o mais importante, eles tm a habilidade de implementar seus sonhos. Sabem tomar decises No se sentem inseguros, sabem tomar as decises corretas na hora certa, principalmente nos momentos de adversidade, sendo um fator chave para o seu sucesso. E mais, alm de tomar decises, implementam suas aes rapidamente. So indivduos que fazem a diferena Os empreendedores transformam algo de difcil definio, uma idia abstrata, em algo concreto, que funciona, transformando o que possvel em realidade. Sabem agregar valor aos servios e produtos que colocam no mercado.

CARACTERSTICAS DOS EMPREENDEDORES Sabem explorar ao mximo as oportunidades Para a maioria das pessoas, as boas idias so daqueles que as vem primeiro, por sorte ou acaso. Para os visionrios (os empreendedores), as boas idias so geradas daquilo que todos conseguem ver, mas no identificaram algo prtico para transform-las em oportunidade, atravs de dados e informao. O empreendedor um exmio identificador de oportunidades, sendo um indivduo curioso, criativo, e atento a informaes, pois sabe que suas chances melhoram quando seu conhecimento aumenta.

11

29/05/2012

CARACTERSTICAS DOS EMPREENDEDORES


So determinados e dinmicos Eles implementam suas aes com total comprometimento. Atropelam as adversidades, ultrapassando os obstculos, com uma vontade mpar de "fazer acontecer". Cultivam um inconformismo diante da rotina. So dedicados Eles se dedicam 24h por dia, 7 dias por semana, ao negcio. So trabalhadores exemplares, encontrando energia para continuar, mesmo quando encontram problemas pela frente. So otimistas e apaixonados pelo que fazem Eles adoram o seu trabalho, sendo esse amor o principal combustvel que os mantm cada vez mais animados e autodeterminados, tornando-os os melhores vendedores de seus produtos e servios, pois sabem, como ningum, como faz-lo.

CARACTERSTICAS DOS EMPREENDEDORES


So independentes e constrem seu prprio destino Eles querem estar frente das mudanas e ser donos do prprio destino. Querem criar algo novo e determinar seus prprios passos, abrir seus prprios caminhos... So lderes e formadores de equipes Tm um senso de liderana incomum. So respeitados e adorados por seus pares, pois sabem valoriz-los, estimul-los e recompens-los, formando um time em torno de si. So bem relacionados (networking) Sabem construir uma rede de contatos que os auxiliam nos ambientes interno e externo da empresa, junto a clientes, fornecedores e entidades de classe.

CARACTERSTICAS DOS EMPREENDEDORES


So organizados Os empreendedores sabem obter e alocar os recursos materiais, humanos, tecnolgicos, e financeiros, de forma racional, procurando o melhor desempenho para o negcio. Planejam, Planejam, Planejam Os empreendedores de sucesso planejam cada passo, desde o primeiro rascunho do plano de negcios, at a apresentao do plano a investidores e superiores, sempre tendo como base a forte viso de negcio que possuem. Possuem conhecimento So sedentos pelo saber e aprendem continuamente, pois sabem que quanto maior o domnio sobre um ramo de negcio, maior sua chance de xito.

12

29/05/2012

CARACTERSTICAS DOS EMPREENDEDORES


Assumem riscos calculados Talvez essa seja a caracterstica mais conhecida dos empreendedores. Mas o verdadeiro empreendedor aquele que assume riscos calculados e sabe gerenciar o risco, avaliando as reais chances de sucesso. Assumir riscos tem relao com desafios. E para o empreendedor, quanto maior o desafio, mais estimulante ser a jornada empreendedora. Criam valor para a sociedade Os empreendedores utilizam seu capital intelectual para criar valor para a sociedade, atravs da gerao de emprego, dinamizando a economia e inovando, sempre usando sua criatividade em busca de solues para melhorar a vida das pessoas.

REFLETINDO...

MELHOR

ESTAR

PREPARADO

PARA

UMA

OPORTUNIDADE E NO TER NENHUMA DO QUE TER UMA OPORTUNIDADE E NO ESTAR PREPARADO.

WHITNEY YOUNG JR.

SORTE?

Em empreendedorismo sorte o encontro da preparao com a oportunidade!

13

29/05/2012

PERGUNTAS?

14

Вам также может понравиться