Вы находитесь на странице: 1из 2

Os Maias, Ea de Queirs Ficha de trabalho A Crnica de Costumes

Episdio:

Jantar no Hotel Central

Objectivos:
Homenagear o banqueiro Jacob Cohen; Proporcionar a Carlos um primeiro contacto com o meio social lisboeta; Apresentar a viso crtica de alguns problemas da sociedade; Proporcionar a Carlos a viso de Maria Eduarda.

Intervenientes:
Joo da Ega, promotor da homenagem e representante do Realismo/Naturalismo; Cohen, o homenageado, representante das Finanas; Toms de Alencar, poeta Ultra-romntico; Dmaso Salcede, o novo-rico, representante dos vcios do novo-riquismo portugus; Carlos da Maia, o mdico e observador crtico; Craft, o britnico, representante da cultura artstica e britnica.

Temas discutidos: A Literatura e a Crtica Literria: Toms de Alencar


* opositor do Realismo/Naturalismo; * incoerente: condena no presente o que cantara no passado (o estudo dos vcios da sociedade); * falso moralista: refugia-se na moral, por no ter outra arma de defesa; * desfasado do seu tempo; * defensor da crtica literria de natureza acadmica: - preocupado com aspectos formais em detrimento da temtica; - preocupado com o plgio.

Joo da Ega
*defensor do Realismo/Naturalismo; * exagera, defendendo o cientificismo na literatura; * no distingue cincia e literatura.

Carlos e Craft
* recusam o Ultra-Romantismo de Alencar; * recusam o exagero de Ega; * Carlos acha intolerveis os ares cientficos do realismo; * Carlos defende que os caracteres se manifestam pela aco; * Craft defende a arte como idealizao do que de melhor h na natureza; * Craft defende a arte pela arte.

Prximos da doutrina esttica de Ea, quando defendem para a Literatura uma nova forma.

As Finanas $ O Pas tem absoluta necessidade dos emprstimos ao estrangeiro;


$ Cohen calculista e cnico: tendo responsabilidades pelo cargo que desempenha, lava as mos e afirma alegremente que o Pas vai direitinho para a bancarrota.

A Histria e a Poltica Joo da Ega Toms de Alencar

* aplaude as afirmaes de Cohen; * delira com a bancarrota como determinante da agitao revolucionria; * Defende a invaso espanhola; * defende o afastamento violento da Monarquia; * Aplaude a instalao da Repblica; * A raa portuguesa a mais covarde e miservel da Europa: Lisboa Portugal, fora de Lisboa no h nada.

* teme a invaso espanhola: um perigo para a independncia nacional; * Defende o romantismo poltico: - uma Repblica governada por gnios; - a fraternizao dos povos; * Esquece o adormecimento geral do Pas.

Prximo de Ea que defende uma catstrofe nacional como forma de acordar o Pas.

Jacob Cohen
* h gente sria nas camadas polticas dirigentes; * Ega um exagerado.

Dmaso Salcede
* se acontecesse a invaso espanhola, e ele raspava-se para Paris; * toda a gente fugiria como uma lebre.

Falta de personalidade: Alencar muda de opinio quando Cohen pretende; Ega muda de opinio quando Cohen pretende; Dmaso, cuja divisa Sou forte, aponta o caminho fcil da fuga;

CONCLUSES

A incoerncia (Alencar e Ega chegam a vias de facto e, momentos depois, abraam-se como se nada tivesse acontecido); Acima de tudo: a falta de cultura e de civismo domina as classes mais destacadas, salvo Carlos e Craft.

Adaptado Aula Viva

Вам также может понравиться