Вы находитесь на странице: 1из 11

Eduardo Alfano: De engenheiro a empresrio

Sex, 24 de Fevereiro de 2006 11:10

Eduardo Alfano Vieira, natural de So Paulo e filho de brasileiros de classe mdia. Desde a poca de colgio ele se mostrava preocupado com seu futuro profissional, e j imaginava um dia ter uma oportunidade para abrir seu prprio negcio e com este ditar sua prpria agenda e ampliar suas possibilidades de ganhos financeiros.

Eduardo Alfano Vieira

Eduardo Alfano Vieira natural de So Paulo e filho de brasileiros de classe mdia. Desde a poca de colgio ele se mostrava preocupado com seu futuro profissional, e j imaginava um dia ter uma oportunidade para abrir seu prprio negcio e com este ditar sua prpria agenda e ampliar suas possibilidades de ganhos financeiros.

Foi com essa vontade de empreender que em 1986, ele graduou-se em Engenharia Metalrgica no Instituto Presbiteriano Mackenzie e comeou a trabalhar como estagirio na empresa Brastubo, fornecedora de materiais para a Petrobrs.

Eduardo acredita que nessa poca sua formao em engenharia foi fundamental, pois o levou a trabalhar em vrios processos, inclusive com controle da qualidade, que por fim encaminhou-o para a rea de garantia da qualidade.

Nessa poca a Petrobrs apareceu com alguns requisitos de garantia da qualidade que eram obrigatrios para os fornecedores. Eduardo ficou encarregado de implementar estes requisitos na Brastubo, de modo que esta se adequasse s exigncias.

J em meados de 1987, Eduardo percebeu que esse era um assunto novo e do qual no se dispunha de vasta informao. Outra sacada sua foi que vrias empresas e rgos

1 / 11

Eduardo Alfano: De engenheiro a empresrio


Sex, 24 de Fevereiro de 2006 11:10

governamentais estavam se preocupando em implantar processos de garantia da qualidade, criando assim um grande mercado a ser explorado.

Em decorrncia de sua experincia, comeou a vislumbrar oportunidades para estruturar sua prpria empresa na rea de prestao de servios para certificar as empresas na garantia da qualidade.

Sabendo da grande demanda do mercado e conhecendo diversos empresrios do meio, ele comeou a ir de porta em porta, oferecendo seus servios. Esse foi seu planejamento para que em 1988, ele se desligasse da Brastubo para constituir no mesmo ano a Qualimetria, que na poca j contava com trs clientes, todos eles fornecedores da Petrobrs.

A Qualimetria Engenheiros Consultores S/C Ltda., foi constituda junto a um scio que Eduardo conheceu em uma das empresas em que prestava servios. Este scio trabalhou na COPESP, que uma instituio do Ministrio da Marinha para o desenvolvimento do submarino nuclear.

No incio a empresa no precisou de muitos recursos financeiros, eles trabalhavam em casa, pois no tinham escritrio prprio. Na realidade, s tinham o conhecimento adquirido atravs de livros publicados em ingls e de cursos realizados no exterior, pois naquela poca no existia nem internet.

Em 1989, devido falta de cursos de qualidade na rea no Brasil, Eduardo fez especializao na "American Society for Quality" (ASQ) para engenheiro de certificao da qualidade, e em 1990 fez tambm na " American Society for Quality" sua certificao em auditor da qualidade.

Em 2002, comeou a atuar tambm na rea de gesto ambiental, e em 2004 obteve sua certificao para auditor em sistema de gesto ambiental.

Eduardo lembra que o incio foi muito duro, tinham poucos clientes e no possuam sede prpria. Mas com o tempo foram conseguindo incrementar seu negcio e obter uma posio mais confortvel no mercado.

2 / 11

Eduardo Alfano: De engenheiro a empresrio


Sex, 24 de Fevereiro de 2006 11:10

Hoje, a empresa possui sede prpria, em ponto comercial privilegiado, no bairro do Campo Belo, prximo ao Aeroporto de Congonhas. J completou 17 anos de atividades com mais de 300 projetos, 2.000 treinados e 200 auditorias realizadas.

Apesar do enxuto quadro com apenas sete funcionrios, incluindo o prprio Eduardo, a Qualimetria consegue atender com qualidade e rapidez as necessidades de seus clientes.

Segundo Eduardo, o profissionalismo exercido pela Qualimetria, cria um conceito muito forte de valor agregado e a conseqentemente fidelizao dos clientes.

Currculo do Empreendedor

Engenheiro Metalurgista pela Universidade Mackenzie/SP, a certificao como "Certified Quality Engineer " (CQE) e " Certified Quality Auditor " (CQA) pela " American Society for Quality " (ASQ); aprovao em Curso para registro junto ao IRCA/IQA ( Lead-Assessor ).

membro da Associao Brasileira de Controle da Qualidade (ABCQ) e da American Society for Quality (ASQ).

3 / 11

Eduardo Alfano: De engenheiro a empresrio


Sex, 24 de Fevereiro de 2006 11:10

Participou do Grupo de Estudos para criao do Prmio Nacional da Qualidade (PNQ) e foi aprovado com distino no exame da International Standardized Testing Organization como especialista nas normas ISO 9000:2000.

Bate-Bola com o empreendedor

Quem o inspirou a tornar-se empreendedor?

No houve uma pessoa! Mas, sim um grupo de pessoas de uma empresa prestadora de servios do Rio de Janeiro (que hoje no existe mais )e que prestava servios para a Petrobrs . Naquela poca no existia em So Paulo empresas que atuassem neste mercado . As duas que existiam na poca eram do Rio de Janeiro.

Qual foi o momento mais crtico do seu negcio?

4 / 11

Eduardo Alfano: De engenheiro a empresrio


Sex, 24 de Fevereiro de 2006 11:10

Os momentos mais crticos foram na poca dos planos econmicos vividos por todos no Brasil. Lembro que na poca ficamos com 50 moedas na conta e que todos os clientes tambm ficaram sem dinheiro, e conseqentemente pararam os projetos. O que nos manteve durante este difcil perodo foi nossa reserva financeira.

Qual foi o momento de maior satisfao?

Na verdade tive vrios momentos, mas me lembro de um em especial quando tive a primeira empresa certificada ISO 9000.

Outro grande momento ocorreu quando eu consegui a certificao pela American Society for Quality , ttulo que menos de 30 brasileiros tinham na poca..

Foras

Meu ponto mais forte foi a determinao e a organizao para atingir meus objetivos, tambm me considero um visionrio e acho que o networking que constru foi um grande diferencial.

5 / 11

Eduardo Alfano: De engenheiro a empresrio


Sex, 24 de Fevereiro de 2006 11:10

As decises que eu soube tomar nas horas certas me permitiram assumir sempre riscos calculados e meu ponto principal que sou um grande apaixonado pelo que fao.

Fraquezas

Minha maior fraqueza foi devido a minha grande averso em correr grandes riscos. Isso me impediu de dar um re-direcionamento na empresa tempos atrs, pois se isso tivesse ocorrido hoje poderamos estar atuando em outros segmentos e em outro posicionamento no mercado.

Qual o lado positivo de ser empreendedor? E o negativo?

O lado positivo a evoluo e a realizao profissional e pessoal; os constantes desafios a serem superados e a liberdade para fazer os trabalhos em horrios flexveis.

Mas claro como nem tudo perfeito tambm existe o lado negativo, o fato de ser dono do prprio negcio no me permite fazer grandes planos no estilo de vida, pois ocorrem meses em que o retorno financeiro muito bom e outros onde ele pequeno, portanto temos que aprender a viver na mdia..

6 / 11

Eduardo Alfano: De engenheiro a empresrio


Sex, 24 de Fevereiro de 2006 11:10

Como a carreira como empreendedor afetou sua famlia?

Principalmente no incio, pois tinha que trabalhar muito e tinha que ir aonde havia trabalho ficando assim um tempo fora de casa, e isso acaba afetando sua vida dentro de casa.

Voc faria tudo isso de novo? O que faria diferente?

Sim, eu faria tudo de novo e no mudaria quase nada, pois s lamento no ter tomado certas decises tempos atrs que poderiam ter mudado o rumo da empresa para atender outros segmentos de mercado. Entretanto, tenho muito orgulho de tudo que fiz e do sucesso que alcancei.

Que conselhos voc daria a uma pessoa que quer se tornar um empreendedor?

Primeiramente, essa pessoa deve conhecer muito bem o segmento de mercado que deseja atuar e tambm saber muito bem o que ela pode fazer neste segmento de mercado, pois hoje em dia so poucos os mercados inexplorados como na poca que comecei o que torna mais difcil sobreviver atualmente se no houver um planejamento bem detalhado. Utilize a criatividade para diferenciao competitiva, aprenda constantemente e inove continuamente.

7 / 11

Eduardo Alfano: De engenheiro a empresrio


Sex, 24 de Fevereiro de 2006 11:10

Seja tico, tenha determinao e objetivos a serem atingidos, seja organizado e dinmico, trabalhe com simplicidade para crescer como profissional e como pessoa, alm de tomar decis es corretas na hora que for necessrio; saber assumir riscos; ter um bom networking e ser apaixonada pelo que faz .

Qualimetria Engenheiros Consultores S/C Ltda.

A Empresa

A QUALIMETRIA ENGENHEIROS CONSULTORES S/C LTDA. filiada ao Instituto Brasileiro dos Consultores de Organizao (IBCO), registrada junto ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) e credenciada na ABIMAQ como consultoria em Gesto da Qualidade.

Constituda em 1988 e instalada na cidade de So Paulo, consolida a associao de profissionais com grande experincia nas diversas reas da Qualidade.

8 / 11

Eduardo Alfano: De engenheiro a empresrio


Sex, 24 de Fevereiro de 2006 11:10

Sua proposta de trabalho estabelecer, desenvolver, avaliar e aperfeioar Sistemas de Gerenciamento da Qualidade e Sistemas de Gesto Ambiental, objetivando proporcionar aos Clientes o contnuo aprimoramento de seus servios e produtos.

A QUALIMETRIA completou 17 anos de atividades. So mais de 300 projetos, 2.000 treinados e 200 auditorias realizadas.

Consultoria

Os projetos de consultoria na QUALIMETRIA so planejados e acompanhados em todas as suas fases por consultores certificados em Engenharia da Qualidade pela " American Society for Quality "( Certified Quality Engineer - CQE/ASQ).

A metodologia constantemente aprimorada e a experincia no desenvolvimento de Sistemas de Gesto da Qualidade e de Gesto Ambiental nas reas industrial e de servio, consideram os recursos, processos e a prpria organizao da Empresa, assegurando rpida adequao e implementao.

nosso procedimento e proposta de trabalho transferir conhecimentos e difundir conceitos, capacitando a Empresa-Cliente a continuar evoluindo mesmo aps o trmino do projeto.

Acreditamos que o resultado do nosso trabalho deve se manifestar na melhoria do desempenho dos nossos Clientes.

9 / 11

Eduardo Alfano: De engenheiro a empresrio


Sex, 24 de Fevereiro de 2006 11:10

Cabe a QUALIMETRIA agir de modo indutor e educador das novas tcnicas apresentadas, trabalhando para sua consolidao, interagindo com a Empresa-Cliente, obtendo assim um modelo adequado aos novos desafios que certamente esto por ser vencidos.

Treinamento

As informaes tcnicas constantemente atualizadas, aliadas ao conhecimento prtico dos instrutores, garantem a eficcia dos nossos cursos.

Mais de vinte temas esto disponveis em cursos abertos ou "in-company", com material didtico desenvolvido e continuamente aprimorado pela QUALIMETRIA para proporcionar o melhor rendimento e aprendizado.

Auditoria

Por que desenvolver o programa de auditorias internas da sua empresa com a QUALIMETRIA ?

- Os auditores da QUALIMETRIA so certificados pela "American Society for Quality" (Certified Quality Auditor

10 / 11

Eduardo Alfano: De engenheiro a empresrio


Sex, 24 de Fevereiro de 2006 11:10

- CQA/ASQ) e aprovados em curso reconhecido para registro junto ao IRCA.

- Nossos auditores atuam em vrias empresas de distintos segmentos empresariais, garantindo, desse modo, a diversidade de conhecimento necessrio para a identificao das oportunidades de melhoria.

- No h necessidade de dispor do tempo de seus colaboradores para planejar, programar, executar e relatar as auditorias. Os profissionais mantm ateno total no negcio da sua empresa.

- O resultado da auditoria ser apresentado rapidamente direo da empresa, com total iseno e confidencialidade.

Clientes

A diversidade de pensamento e as solues ajudam a dar foco para a organizao e aceleram as mudanas pretendidas.

Desde nossa fundao em 1988, a QUALIMETRIA desenvolveu mais de 300 projetos, 2.000 treinados e 200 auditorias em Empresas de distintos segmentos empresariais tanto na rea industrial quanto na de servios.

Confira tambm o estudo de caso Flvio Pimenta - Empreendedor Social

11 / 11

Вам также может понравиться