Вы находитесь на странице: 1из 19

Flvio Pimenta - Empreendedor Social

Qui, 16 de Maro de 2006 13:23

Flvio Pimenta msico, percursionista e baterista, estudou na Escola Municipal de Msica, no Conservatrio Dramtico Musical de So Paulo e na Escola Paulista do Museu do Folclore. Proprietrio de estdio de gravao e clube de Jazz e Blues, ele fundou a primeira escola de bateria e percusso no Brasil, a Drum, por onde passaram mais de mil alunos. Gosta de crianas, esportes e criador de cachorros. Sua grande paixo: msica.

Como produtor cultural realizou trs Encontros Brasileiros de Bateristas, eventos que tiveram repercusso nacional e internacional. Tocou com grandes artistas e orquestras, produziu shows de Jazz e MPB, realizou vrias clnicas de percusso brasileira em universidades no Brasil e outros pases

Flvio estuda msica desde os 10 anos e foi msico integralmente at os 21. Aos 23 comeou tambm a dar aulas de msica,que foi o que sempre gostou de fazer.

Mas foi 1996, sem nenhum planejamento, quando Flvio estava indo embora do Brasil a convite de uma produtora musical dos Estados Unidos, que ocorreu o incio da ONG Meninos do Morumbi. Nessa poca ele se encontrava em uma fase pessoal de questionamentos sobre seus verdadeiros ideais e objetivos de vida.

Morador do bairro do Morumbi, ele passava constantemente pelas ruas do bairro. Um dia estava passando e observou com maior ateno as crianas largadas nas ruas, brincando no lixo, sujas. Ele j tinha sua filha, bem cuidada, com boa escola, sade, etc.Ento ele pensou porque aquelas crianas no podiam tambm ter tudo isso. E resolveu fazer algo por elas..

1 / 19

Flvio Pimenta - Empreendedor Social


Qui, 16 de Maro de 2006 13:23

Como sempre gostou de crianas e de estar junto a elas Flvio convidou algumas para irem oficina de msica que possua em sua casa, A partir da o nmero de crianas s foi aumentando, ele passou a oferecer lanches, aulas de msica e chegou a imaginar at uma escola de samba, porm nunca tinha imaginado a idia de um grupo musical e muito menos de um projeto do tamanho do que existe atualmente.

No incio o empreendedor destaca que passou por dificuldades financeiras, j que ele iniciou utilizando-se apenas de recursos prprios. Para isso precisou arrumar mais empregos para conseguir sustentar o projeto.

A primeira parceria veio bem depois com a Federao de Obras Sociais da Prefeitura de So Paulo. Mais tarde a Ana Diniz (Grupo Po de Acar) passou a fornecer refrigerantes e sanduches e algum tempo depois veio a parceria com o Projeto Travessia. Atualmente a Organizao conta com grandes parceiros como British Airways, Grupo Po de Acar, Hewlett-Packard, Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, Sadia, Citibank.

Atualmente alm da Associao Meninos do Morumbi Flvio possui tambm outros negcios como uma empresa voltada para marketing na rea musical, produtora de shows, trilhas musicais, etc.

2 / 19

Flvio Pimenta - Empreendedor Social


Qui, 16 de Maro de 2006 13:23

Bate-Bola com o Empreendedor

- Algum da sua famlia ou foi empreendedor?

No, meu pai foi presidente da Texaco, minha me fazendeira e meus irmos so executivos de empresas, bailarina e psicloga. Minha irm psicloga trabalha comigo atualmente.

- Quais suas experincias anteriores Associao Meninos do Morumbi?

Neste tipo de negcio, nenhuma. Tive nigth clubs, casa de jazz e blues, escola de msica, trabalhei com produo musical de diversos artistas, de todos os nveis e tambm sou maestro. Gosto mesmo de msica e de tudo de bom que ela traz.

3 / 19

Flvio Pimenta - Empreendedor Social


Qui, 16 de Maro de 2006 13:23

-Tem scios?

Tenho um conselho formado por profissionais convidados.

- Houve algum evento de disparo para iniciar o empreendimento?

Quando estava pensando a respeito da proposta da produtora nos EUA, passava por perodo de questionamento pessoal, tinha muitas dvidas.

Foi justamente na poca em que observei, com ateno, as crianas largadas nas ruas. Eu j tinha minha filha, bem cuidada, com boa escola, saudvel, etc, porque aquelas crianas no podiam tambm ter tudo isso? Pensei em fazer algo que era pequeno, ensinar msica, despertar algo maior nelas, j que a msica tem este poder, mas da, at onde cheguei, no podia imaginar.

- Quer dizer ento que no havia planejamento algum, mesmo?

4 / 19

Flvio Pimenta - Empreendedor Social


Qui, 16 de Maro de 2006 13:23

Sem planejamento.

- Como a carreira como empreendedor afetou sua vida familiar?

No afetou em nada. Sou divorciado e tenho uma filha de 24 anos. Tenho uma casa, como todo mundo e uma relao normal com minha famlia e amigos.

Talvez eu tenha sado de forma diferente j que meus irmos tem profisses ditas normais, eu resolvi ser msico. Meus pais me questionavam a respeito desta minha escolha, eu estava fora dos padres pra eles . Talvez tenha sido uma espcie de ovelha negra mas, isto foi no passado.

- Quais suas foras e fraquezas?

5 / 19

Flvio Pimenta - Empreendedor Social


Qui, 16 de Maro de 2006 13:23

Como foras, sou otimista, acredito no que fao e no potencial das pessoas. Como fraqueza, s vezes, me sinto incapaz diante de algumas situaes, perante dificuldades financeiras, por exemplo

- Qual o momento de maior satisfao e o de maior tristeza / decepo?

A maior satisfao quando vejo jovens que chegaram aqui de ps no cho, agora ingressando ou terminando a Universidade.

E de maior tristeza quando perdemos mais ou menos 20 jovens para o crime, apesar de todos os nossos esforos.

- Voc faria tudo de novo? O que faria diferente?

(Com os olhos brilhando) Com certeza (sorriso). Sou um cover de empresrio, teria planejado para evitar dificuldades que tive e que poderiam no ter existido. Faria um p de

6 / 19

Flvio Pimenta - Empreendedor Social


Qui, 16 de Maro de 2006 13:23

meia para no precisar recorrer a Bancos. No sou bom administrador. Deveria ser menos passional e mais racional.

- Que conselhos daria a uma pessoa que quer se tornar um empreendedor?

Primeiro de tudo, fazer o que gosta.Localizar a oportunidade dentro daquilo que mais lhe agrada fazer.

- Conhecer, no ramo que pretende atuar, os casos que deram certo ou no.

- Entender o business

- Estabelecer parcerias

- Contar com pessoas e equipes competentes

- Planejar e planejar para no ficar vulnervel ( hoje temos empresas que colaboram, anualmente, com R$ 1 milho, amanh poder criar uma fundao prpria e parar de contribuir conosco )

7 / 19

Flvio Pimenta - Empreendedor Social


Qui, 16 de Maro de 2006 13:23

Consideraes Finais

Sua experincia musical e como empresrio so fatores diferenciais no seu sucesso pois trabalhou em seu ambiente, conhecia seu ramos de atuao.

O seu mercado era e altamente potencial pois, pela ineficincia dos governos e pela falta de oportunidades sociais, jovens e crianas de baixa renda tm poucas opes de ingressarem na sociedade e, cada vez mais, as empresas privadas esto envolvidas e interessadas em criar fundaes, programas de voluntariado e parcerias com o terceiro setor, dentro da chamada responsabilidade social.

Conforme cita Flvio: Eu nunca parei a vida para ajudar criancinhas, no tenho e nunca tive objetivo de instituio de caridade. Trato as crianas e jovens com respeito e como vencedores. Realizei meu projeto de vida e inseri as crianas no mesmo, coloquei minha paixo a servio delas.

8 / 19

Flvio Pimenta - Empreendedor Social


Qui, 16 de Maro de 2006 13:23

O perfil dos alunos no , exclusivamente de meninos carentes, conta tambm com alunos de classes mdia /alta que procuram a associao pela alta qualidade de ensino e estrutura. Para fazer parte da Banda, por exemplo, precisam estar matriculados em uma escola.

Flvio se considera um ARTISTA, sem ambies materiais,ele feliz no que faz e se diz executivo por acaso. Ele foge do estigma de ajuda, entidade assistencial, caridade, esmola..

Atualmente a Associao Meninos do Morumbi conta com 40 funcionrios, atende quatro mil crianas e jovens e tem mil e seiscentas aguardando vagas para poderem ingressar.

Apresentao da Associao Meninos do Morumbi

A Associao Meninos do Morumbi formada por mais de 4.000 crianas e adolescentes da cidade de So Paulo. A maioria moradora dos Bairros de Campo Limpo, Paraispolis, Morumbi, Vila Snia, Jardim Jaqueline, Real Parque, Caxingui, e Municipios de Taboo da Serra e Embu.

9 / 19

Flvio Pimenta - Empreendedor Social


Qui, 16 de Maro de 2006 13:23

O grupo, criado por Flvio Pimenta em 1996, tem na prtica musical uma forma de criar alternativas s drogas e delinqncia juvenil, muito presentes em So Paulo.

A agenda dos Meninos do Morumbi tem sido extensa e as apresentaes se destacam pela qualidade musical, rara em projetos de carter social. Cada vez mais requisitados, os Meninos do Morumbi impressionam o pblico tocando, danando e cantando mais de vinte arranjos diferentes como jongo, maracatu, funk, samba, maxixe, aguer, entre outros, que os diferencia de qualquer outro grupo artstico.

A Associao Meninos do Morumbi inclui vrias atividades que complementam o trabalho artstico em constante desenvolvimento. A equipe formada por psiclogos, pedagogos, professores de msica, informtica, dana, teatro, canto, futebol, jiu-jitsu, alm de monitores que do assistncia s aulas e infra-estrutura bsica para as apresentaes e atividades dos integrantes. Mantm tambm cursos de ingls, fotografia, escultura e moda alm de um canil, criado na associao, para aproximar crianas e jovens aos animais e estabelecer vnculos de amizade.

A msica torna esses jovens integrantes do grupo visveis sociedade. Nas apresentaes, os Meninos do Morumbi so filmados e entrevistados, ganham espao em TVs, rdios e na imprensa escrita. Em conseqncia disso, a auto-estima sofre mudanas, construindo uma nova histria pessoal num novo contexto. Surgem novas reas de competncia em suas vidas, passando a ter uma nova identidade e a se compreender como cidado.

Atravs da msica, os Meninos do Morumbi do voz fome, excluso, ao abandono, s desigualdades sociais, s situaes de risco pessoal e social em que vivem. O papel formador e transformador da arte surge como um grito coletivo pela cidadania.

10 / 19

Flvio Pimenta - Empreendedor Social


Qui, 16 de Maro de 2006 13:23

MISSO

Promover um contexto pluridimensional de aprendizagem para crianas e jovens que viabilize a construo de valores positivos atravs da arte e da cultura ampliando os circuitos de incluso de forma participativa e empreendedora.

VISO DO FUTURO

Contribuir para a construo de uma sociedade mais justa que reconhea e priorize os direitos das nossas crianas e dos nossos jovens de participarem de espaos de aprendizagem de qualidade viabilizando o acesso a contextos protetivos de validao positiva como pessoas, cidados e futuros trabalhadores.

11 / 19

Flvio Pimenta - Empreendedor Social


Qui, 16 de Maro de 2006 13:23

VALORES

- Respeito

- tica

- Diversidade

- Protagonismo

QUEM SO:

Diretora Tcnica de Programas e Projetos/Associao Meninos do Morumbi Ligia Rosa de Rezende Pimenta Consultora Profa. Dra. Rosa Maria Stefanine de Macedo Profissionais convidados: Ana Paula Zampiere e equipe Mariane Feij Cludia Marra Joo Laurentino Carmem Cecci Robles

12 / 19

Flvio Pimenta - Empreendedor Social


Qui, 16 de Maro de 2006 13:23

Ana Lucia Gomes Castello e equipe: Ana Carolina Brando de Oliveira, Ana Paulo Zampiere,Anselmo Peres e Jussara Perraza.

Alguns Projetos Vigentes na Associao

FAMLIAS E SEU CONTEXTO

O Programa Famlia e seus Contextos foi elaborado atravs da prtica desenvolvida desde 1996 que sempre priorizou as famlias como pblico alvo das aes formativas e transformativas e objetiva atuar como referncia na implantao de polticas pblicas e assegurar o acesso das famlias a contextos de reflexo ao para torn-las autoras e protagonistas das melhores aes frente aos desafios da vida cotidiana.

s famlias oferecido um espao de escuta diferenciada e acolhida atravs de entrevistas individuais, reunies multifamiliares, fruns temticos, atendimentos em situaes de crise e encaminhamentos para atendimentos psicolgicos com profissionais integrantes do nosso Banco de horas. Nestes momentos de encontro as famlias trazem para o projeto as suas necessidades, as suas preocupaes e os enfrentamentos frente s situaes problema. Estas

13 / 19

Flvio Pimenta - Empreendedor Social


Qui, 16 de Maro de 2006 13:23

informaes compartilhadas acabam direcionando as aes do Programa Famlias e seus Contextos que tem como objetivo criar um espao de troca que oportunize para estas famlias descobrir sadas positivas frente aos desafios na educao dos seus filhos, ampliando a resilincia familiar

As aes so desenvolvidas por um grupo de profissionais voluntrios atravs de diferentes estratgias: terapia comunitria, sociodramas, reunies grupais, grupos focais etc. Os temas priorizados, levantados atravs de consulta s famlias foram os seguintes nesse semestre: Educao de filhos: Limites, Insegurana, Sexualidade com a participao das famlias, seus filhos e educadores do projeto, situaes problema trazidas pelas famlias.

Todo o trabalho conta com a consultoria da Dra. Rosa Maria Stefanini de Macedo, coordenadora do Ncleo de Famlia e Comunidade da PUC-SP que atua no planejamento e avaliao das atividades. Toda a prtica tem como objetivo a sistematizao e as famlias participam de forma pro ativa na elaborao e avaliao dos projetos implantados.

TAMBOR EMBAIXADOR

A AssociaoMeninos do Morumbiconta com umdepartamento de alimentao desde 2000 e fornece atualmente mais de1000 refeies dirias, entre caf da manh, almoo, lanche da tarde e lanches aps os ensaios e apresentaes. Contamos com o apoio da Sadia no envio de produtos que complementam nossas refeies e a dieta alimentar de nossas crianas e

14 / 19

Flvio Pimenta - Empreendedor Social


Qui, 16 de Maro de 2006 13:23

jovens. Ainda atravs dessa parceria melhoraremos as instalaes.

Com o Tambor Embaixador, (2002-2003) uma parceria com Associao Meninos do Morumbi e Instituto Credicard , 20 adolescentes desenvolveram suas habilidades artsticas utilizando o instrumento de percusso para criar autonomia e competncia no campo tcnico-musical, alm da competncia de trabalho em equipe, resolver conflitos, exercitar a liderana e ampliar seu repertrio scio-cultural.Outras habilidades contempladas foram o planejamento, execuo e avaliao de trabalhos. Os jovens desenvolveram o conhecimento de sua realidade social e viabilizaram formas de atuao nestas comunidades.

Em uma primeira etapa, estes garotos participaram de aulas interativas tericas e prticas, oficinas musicais, aulas de fotografia e informtica, alm de vivncias grupais, workshops, seminrios, trabalhos de campo e sadas externas. Desta forma, participam de diferentes atividades, algumas especficas deste projeto e outras pertencentes instituio que j fazem parte da proposta pedaggica institucional. Os jovens passaram a atuar como multiplicadores com foco no campo musical visando a elaborao de projetos coletivos de trabalho para atuao na comunidade atravs da realizao de oficinas musicais.

Desenvolveram oficinas musicais na comunidade de Paraispolis, Jardim Jaqueline e no POF (Posto de Orientao Familiar do Colgio Porto Seguro), onde ensinaram para crianas e jovens de 7 a 17 anos os ritmos tocados pelo grupo artstico Meninos do Morumbi.

15 / 19

Flvio Pimenta - Empreendedor Social


Qui, 16 de Maro de 2006 13:23

O projeto teve como objetivo criar contextos de aprendizagem por meio da atividade artstico-cultural de percusso, viabilizando o desenvolvimento humano e social dos jovens e uma atuao pr-ativa nos contextos aos quais pertencem.

CONEXO COM O FUTURO

Resultado da parceria entre a Associao Meninos do Morumbi e a Teletech , o Projeto Jovens Escolhas em Conexo com o Futuro foi um projeto piloto de capacitao profissional na rea de call center, no atendimento ao consumidor destinado a jovens de 15 a 18 anos.

O aprimoramento da lngua, oral e escrita e a expresso verbal foram priorizados nas estratgias desenvolvidos com os jovens em uma primeira etapa, alm do desenvolvimento da boa conduta profissional, onde temas variados foram abordados em torno do convvio interpessoal em um ambiente empresarial.

Na segunda etapa, um treinamento especfico, desenvolvendo itens como a lngua do consumidor, tcnicas para o bom atendimento, ferramentas tecnolgicas, processos de monitoria, mini-operao simulada e reas corporativas, com uma excelente equipe de treinamento da Teletech foi desenvolvido com os jovens. Temos 11 jovens trabalhando na Teletech e hoje este projeto transformou-se em um Programa Conexo com o Futuro e outras parcerias foram desenvolvidas atravs do Instituto Teletech.

16 / 19

Flvio Pimenta - Empreendedor Social


Qui, 16 de Maro de 2006 13:23

GARAGEM DIGITAL

O Programa Garagem Digital nasceu em 2001 atravs da parceria entre HP Brasil , Fundao Abrinq , Cidade Escola Aprendiz e Meninos do Morumbi e teve como objetivo articular as diferentes competncias e saberes dos parceiros para a construo do projeto piloto na Associao Meninos do Morumbi que atravs da participao de 120 jovens teve como produto a verso anterior do site da Associao Meninos do Morumbi (no ar at Julho de 2004).

Uma segunda turma de 120 jovens desenvolveu em 2003 o site da EE Senador Adolfo Gordo.

A metodologia desenvolvida priorizou a formao humana e a incluso tecnolgica dos jovens participantes. A HP Brasil recebeu o premio internacional Annual Corporate Conscience Awards , na categoria Innovative Parhership , que reconhece iniciativas inovadoras de empresas que envolvem parcerias com seus diversos pblicos, nas reas ambiental e social.

LAUREUS SPORTS

17 / 19

Flvio Pimenta - Empreendedor Social


Qui, 16 de Maro de 2006 13:23

O projeto Laureus Sports - Educao para Valores na Comunidade com a Famlia , tem como parceiros: Associao Meninos do Morumbi e Laureus Sport for Good Foundation - fundao criada por DaimlerChrysler e Richemont em 2000.

a primeira vez que uma instituio brasileira recebe apoio da Laureus Sport for Good Foundation , que tem como ideal promover o esporte como uma ferramenta para mudana social e para premiar, anualmente, os melhores esportistas mundiais. Eles visam, atravs do incentivo ao esporte,combater desafios sociais: a pobreza, a falta de abrigo, a guerra, a violncia, as drogas, a discriminao em geral e a AIDS. Atualmente ela apia 17 projetos no mundo todo, pelo menos um em cada continente.

Dentre as atividades esportivas desenvolvidas na Associao Meninos do Morumbi, foram escolhidas trs modalidades : futsal , capoeira e jiu-jitsu para fazerem parte do projeto.

18 / 19

Flvio Pimenta - Empreendedor Social


Qui, 16 de Maro de 2006 13:23

Visando a formao dos jovens, que participam destas modalidades, como pessoas e cidados, desenvolvido o Eixo Educao para Valores em parceria com suas famlias e escolas, como tambm so focalizados temas relacionados conscientizao sobre a AIDS, Sexualidade e Sade.

" ...o projeto mais que um desafio, uma luta, onde os tambores, como clarins guerreiros, chegam para provocar um canto, onde o direito liberdade ao respeito, dignidade, vida e ao ser cidado, tornam-se instrumentos para a construo da cidadania e dos direitos humanos".

Flvio Pimenta

Confira tambm o estudo de caso Sr. Rocco Alimonti, um italiano que fez sucesso no Brasil

19 / 19

Вам также может понравиться