Вы находитесь на странице: 1из 15

ESTGIO GESTO ESCOLAR

GRADUAO EM PEDAGOGIA UTA ORGANIZAO ESCOLAR

2
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA Credenciada pela Portaria Ministerial n. 578/2000 D.O.U de 05/05/200

CURSOS: PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTGIO GESTO ESCOLAR CARGA HORRIA: 40 horas

Prezado(a) estudante, O presente documento tem como objetivo orientar a elaborao do Relatrio de Estgio Gesto Escolar da Unidade Temtica de Aprendizagem (UTA) ORGANIZAO ESCOLAR. Est organizado em duas partes. Na primeira, esclarece sobre as informaes gerais em relao ao estgio. E a PARTE 2 apresenta o roteiro para a elaborao do Relatrio de Estgio, contendo as solicitaes referentes ao seu contedo. Para a realizao do Relatrio de Estgio Gesto Escolar da UTA ORGANIZAO ESCOLAR, imprescindvel a leitura integral deste documento.

PARTE 01
MANUAL DE ORIENTAO ESTGIO GESTO ESCOLAR UTA ORGANIZAAO ESCOLAR INFORMAES GERAIS

Nesta modalidade de estgio, importante que o aluno do Curso de Pedagogia observe as atividades desenvolvidas no espao escolar, fazendo anotaes sobre aspectos relacionados Gesto Escolar. o momento de investigar, refletir e analisar os processos de organizao e gesto da escola.
O estgio em gesto escolar busca explicitar os nexos que constituem os processos dessa gesto em sua relao com os determinantes socioeconmicos, considerando a natureza e a especificidade da organizao do trabalho 1 pedaggico escolar. (BELLARDO, 2009, p. 132)

Nesta disciplina, pretende-se tambm discutir a atuao do pedagogo na escola, relacionar a teoria (estudada durante o curso de Pedagogia) e a prtica (observada no estgio) e observar o trabalho desse profissional de educao no que diz respeito gesto pedaggica da instituio. ESPECIFICAES DO ESTGIO GESTO ESCOLAR:
1

BELLARDO,W. S. Estgio: gesto escolar. In: SILVA, M. C. V. da; URBANETZ, S. T. (Org.). O estgio no curso de pedagogia. Curitiba: Ibpex, 2009. v. 2 (Srie TCC e Estgio em Pedagogia).

3
1 LOCAIS DA REALIZAO O Estgio Gesto Escolar dever ser realizado em uma instituio escolar que contempla uma das etapas ou modalidades de ensino da Educao Bsica (Educao Infantil; Ensino Fundamental I e/ou II; Ensino Mdio; EJA; Educao Especial). 2 A CARGA HORRIA A carga horria do Estgio Gesto Escolar de 40 horas: DISTRIBUIO DA CARGA HORRIA DAS ATIVIDADES DE ESTGIO
HORAS 3h Teleaulas ATIVIDADES DE ESTGIO LOCAL Telessala do centro associado (Polo) 4h 16h 9h Localizao do espao e solicitao para realizar o estgio Visita escola para observao participativa Estudo em equipe e/ou individual para a realizao do planejamento das atividades de estgio 8h Elaborao do Relatrio de Estgio Instituio escolar Instituio escolar Sala do Centro Associado (Polo) Sala do Centro Associado (Polo) TOTAL 40h

3 DOCUMENTAO DO PROCESSO DE REALIZAO DE ESTGIO

Os procedimentos realizados pelos alunos durante o Estgio devero ser documentados:


O aluno deve formalizar sua apresentao na escola selecionada para o estgio mediante Carta de Apresentao de Estagirio que deve ser preenchida pelo prprio aluno (o modelo para esse documento est disponvel ao final do presente manual). O consentimento oferecido pela escola para que o aluno desenvolva o estgio em seu interior dever ser documentado mediante o Termo de Compromisso Obrigatrio assinado pelo profissional responsvel pela escola no incio do Estgio (o modelo para esse documento est disponvel ao final do presente manual). Atente para o perodo de envio desse documento assinado pela instituio concedente. O cumprimento da carga horria referente visitao do aluno escola selecionada para o Estgio ser registrado mediante uma Ficha de Frequncia que dever ser assinada pelo profissional responsvel pela escola (o modelo para esse documento est disponvel ao final do presente manual). O registro das demais horas destinadas para esse estgio ser assinada pelo tutor ou responsvel pelo Polo.

4
4 ESPECIFICIDADES DAS ATIVIDADES DE ESTGIO A realizao de um estgio cujo objeto de estudo a gesto escolar est diretamente relacionada equipe pedaggica (diretor, supervisor, orientador, coordenador) e, principalmente, ao pedagogo, que o profissional que tem como funo organizar e articular o trabalho pedaggico na escola atuando com diferentes segmentos da comunidade escolar, tais como: professores, funcionrios, pais, alunos, direo escolar etc. (BELLARDO, 2009). Assim sendo, durante o estgio, devem ser observados espaos de ao coletiva como: conselho de classe, associao de pais, grmio estudantil, reunies pedaggicas, reunies de pais, entre outros. Alm dessas atividades de gesto escolar vinculadas ao trabalho da equipe pedaggica ou ao trabalho do pedagogo, outros elementos relacionados organizao escolar devem ser observados. So eles: Formao continuada Hora-atividade Planejamento de ensino Memrias de reunies ou atas Organizao dos espaos escolares Entorno educacional Demandas e desafios da comunidade Principais problemas sociais e pedaggicos enfrentados pela escola Projetos de interao com a comunidade

5 DA CONFIGURAO E FORMATAO DO RELATRIO DE ESTGIO O Relatrio de Estgio deve ser escrito de acordo com as Normas Acadmicas do Grupo UNINTER (consultar o documento Dicas e Orientaes para Normatizao de Trabalhos Acadmicos, disponvel no AVA). Papel: A4 (21cm x 29,7). Margens: Superior e esquerda: 3,0 / Inferior e direita: 2,0. Fontes: Deve-se utilizar fonte Arial, tamanho 12 em todo o trabalho (com exceo das citaes com mais de trs linhas e notas de rodap, nas quais se deve utilizar fonte Arial, tamanho 10). Espaamentos: Todo o texto deve ser digitado com espao 1,5 entre linhas, excetuando-se as citaes acima de trs linhas, notas de rodap e referncias, que devem ser digitadas com espao entre linhas simples. Cada captulo deve ser iniciado em uma nova pgina. Quando fizerem parte de um mesmo captulo, os ttulos e subttulos devem estar separados dos textos anteriores por dois espaos de 1,5 entre linhas. Os pargrafos devem ser recuados a 1,25 cm.

5
Paginao: Devem-se contar todas as folhas de um trabalho acadmico a partir da Folha de Rosto, porm a numerao colocada to somente a partir da primeira folha da parte textual, ou seja, da Introduo. O nmero da pgina deve aparecer na parte superior direita de cada folha. Capa, Folha de Rosto e Sumrio conforme modelo a seguir:
MODELO DE CAPA

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA NOME DO ALUNO 1, RU, TURMA NOME DO ALUNO 2, RU, TURMA (SE HOUVER) NOME DO ALUNO 3, RU, TURMA (SE HOUVER) NOME DO ALUNO 4, RU, TURMA (SE HOUVER)

MODELO DE FOLHA DE ROSTO

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA ESTGIO GESTO ESCOLAR NOME DO ALUNO 1, RU, TURMA NOME DO ALUNO 2, RU, TURMA (SE HOUVER) NOME DO ALUNO 3, RU, TURMA (SE HOUVER) NOME DO ALUNO 4, RU, TURMA (SE HOUVER)

ESTGIO GESTO ESCOLAR

CURITIBA 2012

MODELO DE SUMRIO

Relatrio de Estgio Gesto Escolar apresentado UTA Organizao Escolar, no curso de Pedagogia a Distncia da Faculdade Internacional de Curitiba. Tutor Local: Joo Luiz Brito Centro Associado: Curitiba

CURITIBA 2012

SUMRIO 1 INTRODUO..................................................................03 2 DESENVOLVIMENTO.......................................................04 3 CONSIDERAES FINAIS...............................................09 REFERNCIAS.....................................................................12

6
6 DA FORMAO DE GRUPOS

O Estgio e a elaborao de seu respectivo Relatrio podem ser realizados individualmente ou em grupos. No caso da produo em grupo (que pode ser constitudo por at quatro alunos), os integrantes devero realizar o Estgio em uma mesma instituio e na mesma turma. Para manuteno da integridade do local estagiado, orienta-se que, nos casos de realizao do estgio em grupo, seus componentes realizem a organizao das visitas por meio de um sistema de revezamento, de forma que nunca ocorra a permanncia de um nmero superior a dois estagirios ao mesmo tempo na escola estagiada.

7 DA POSTAGEM DO RELATRIO DE ESTGIO O Relatrio de Estgio deve ser postado pelo prprio aluno no Sistema AVA, aps seu desenvolvimento. Para esse processo cabe ao tutor to somente o papel de auxiliar. Para isso, siga os passos do tutorial abaixo:
Passo 1: Acesso ao Menu da disciplina Estgio Gesto Escolar: Carregar minha lista de cursos Graduao Pedagogia UTA ORGANIZAO ESCOLAR Estgio Gesto Escolar Grupos A tela que voc visualizar, aps seguir esse passo, o que denominamos Menu da disciplina. Passo 2: Vinculao da Equipe a um Grupo no AVA: Aps o acesso ao Menu da Disciplina Estgio Gesto Escolar, o aluno dever iniciar sua vinculao a um Grupo do AVA. (Ateno: O presente passo efetiva a vinculao de apenas um aluno da equipe de estgio a um Grupo Novo. Se voc estiver fazendo o trabalho em grupo, aps a realizao do presente procedimento, seu(s) colega(s) de equipe dever(o) realizar o passo 2.1 para se vincular ao mesmo grupo que voc. Caso seu(s) colega(s) de equipe repita(m) o presente passo, ele(s) ser(o) vinculado(s) a um Grupo Novo e, portanto, diferente do seu. Para iniciar a localizao de um Grupo vazio com limite de integrantes igual quantidade de alunos envolvidos em seu grupo de estgio (ou seja, 1, 2, 3 ou 4 alunos) e vincular-se ao mesmo, siga o seguinte procedimento: + Clique em Grupos + Clique em Sistema de Busca + Na linha referente Lista de grupos disponveis, selecione o nmero correspondente quantidade de alunos envolvidos em seu grupo de estgio (1, 2, 3 ou 4) e clique em OK + Escolha um dos Grupos disponveis na lista exibida na tela, clicando sobre a figura de lpis correspondente (que fica na coluna Registro) + Confirme a operao clicando no boto Confirmar Ateno: A partir de agora, seu RU est vinculado a esse nmero de Grupo e seu trabalho ser postado atravs desse nmero de acordo com as instrues do 3 passo deste tutorial. Lembre-se de guardar o nmero de seu Grupo para consultas futuras.

Passo 2.1: Insero dos demais componentes da equipe (se houver) no Grupo selecionado: (OBS: Caso esteja realizando o trabalho individualmente, ignore esse passo e prossiga para o passo 3). Aps o cadastramento do primeiro componente da equipe em um Grupo, o segundo componente dever inserir-se no mesmo grupo acessando o AVA com seu RU e Senha e reproduzindo o seguinte procedimento: + Acesse o Menu da Disciplina (reproduza o 1 Passo do presente tutorial) + Clique em Grupos + Clique em Sistema de Busca + Insira o nmero de Grupo ao qual seu colega de equipe est vinculado no campo Nmero de Grupo e clique em OK + Entre no campo correspondente ao Grupo selecionado por seu colega de equipe e clique sobre a figura de lpis existente na coluna Registro da respectiva linha do Grupo + Verifique se o seu colega est registrado no mesmo Grupo (observando o campo: Membros do Grupo) e confirme a operao clicando no boto Confirmar Ateno: O terceiro e quarto componentes da equipe de estgio (se houver) devero inserir-se no mesmo Grupo repetindo, sucessivamente, o presente passo deste tutorial.

Passo 3: Postagem do Trabalho: Acesse o Menu da Disciplina (reproduza o 1 passo do presente tutorial) Clique em Trabalhos Clique no link da etapa referente ao trabalho que ser postado (Ex.: RELATRIO DE ESTGIO GESTO ESCOLAR) Insira seu nmero de Grupo no campo Nmero do grupo ou ID e clique em OK Acesse seu grupo clicando no link do mesmo que estar disponvel na coluna Autor(es) no centro da tela Clique no link Enviar trabalho (atividade) Escreva o ttulo do trabalho no campo Ttulo Clique em Procurar (para localizar seu trabalho nas pastas de arquivos de seu computador) Clique em OK na caixa de mensagem que apresenta a seguinte informao: O arquivo pode ter no mximo 3MB de tamanho. (Obs.: Lembre-se de que, no caso do Relatrio de Estgio, seu texto deve ser enviado em um nico arquivo) Na caixa que se abrir, escolha o arquivo que deseja postar entre os arquivos de seu computador; Clique em Confirmar Anote o nmero do seu comprovante de envio do trabalho (presente na caixa amarela que aparecer esquerda da tela) Retorne ao link e confira se o seu trabalho realmente foi postado.

PRONTO! A POSTAGEM DO SEU TRABALHO EST CONCLUDA!

Ateno A data para postagem do Relatrio de Estgio Gesto Escolar de:

30/07/2012 a 10/08/2012

PARTE 02
MANUAL DE ORIENTAO ESTGIO GESTO ESCOLAR UTA ORGANIZAO ESCOLAR ROTEIRO DE ORIENTAO COM A PROPOSTA PARA A ELABORAO

1 INTRODUO Construa uma breve apresentao do Relatrio de Estgio Gesto Escolar (inicie esta apresentao com uma explicao do que uma atividade de estgio constituda, demonstrando, logo aps, as especificidades do Estgio Gesto Escolar); Indique os objetivos do Estgio Gesto Escolar e da construo do presente relatrio; Justifique a importncia do Estgio Gesto Escolar e da construo do presente relatrio para a formao do acadmico de Pedagogia; Descreva a metodologia utilizada para o desenvolvimento do Estgio e do presente relatrio; Apresente sucintamente os itens que sero trabalhados no Relatrio.
*Esse item (Introduo) dever ter 1 (uma) pgina devendo ser construda em formato de texto. ------------------------------------------(A partir daqui se inicia o Desenvolvimento do trabalho)--------------------

2 DESENVOLVIMENTO
(Oferea um ttulo para esse texto de acordo com o contedo que nele ser trabalhado.)

2.1 IDENTIFICAO DA ESCOLA ESTAGIADA Localizao do Espao Endereo (Rua, Nmero, Bairro, CEP, Cidade, Estado), Telefone, site, e-mail Horrio de Funcionamento Nveis de Atendimento (crianas, jovens e adolescentes, adultos).

2.2 CONCEPO PEDAGGICA DA ESCOLA Por meio de consulta ao Projeto Pedaggico ou entrevista com o pedagogo ou profissional responsvel, identifique a concepo de educao adotada pelo espao educativo: concepo de homem, de educao, de sociedade, papel do professor/profissional e o papel social do espao educativo no formal;

9
Por meio de entrevista com o pedagogo ou profissional responsvel, identifique os mtodos e estratgias de ensino adotadas.

2.3 DESCRIO E ANLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTGIO Descreva e analise as observaes realizadas em relao organizao dos processos que envolvem a gesto escolar de acordo com o Roteiro de Observao disponvel a seguir:

ROTEIRO DE OBSERVAO DE ESTGIO


1. Contextualizao das observaes de estgio: Em que regio da cidade a instituio estagiada est localizada? Em que datas as observaes ocorreram? Qual etapa de educao (infantil, fundamental ou mdio) atendido pela instituio? Atende alunos(as) com necessidades educacionais especiais? 2. Caracterizao dos espaos de observao: Cite as principais caractersticas fsicas da escola estagiada considerando os seguintes aspectos: condies estruturais do prdio, iluminao, ventilao, limpeza, decorao, recursos tecnolgicos, acstica, conservao e disposio dos mveis. 3. Caracterizao dos envolvidos: Qual o nmero total de alunos? Como a comunicao dos alunos com os profissionais de educao da escola? 4. Caracterizao da equipe pedaggica: Como o perfil de cada profissional que compe a equipe pedaggica na escola estagiada? (Aqui podem ser citados o diretor, o coordenador, a secretria, o pedagogo, ou seja, os profissionais da equipe pedaggica da escola estagiada. Observar os seguintes aspectos: formao, tempo de servio, tempo de servio na escola e experincia na rea educacional). 5. Descrio das atividades do pedagogo Descreva sinteticamente a rotina do pedagogo na instituio escolar. Qual a concepo do profissional sobre a gesto escolar? Aes voltadas para a incluso de alunos(as) que apresentam necessidades educacionais especiais. 6. Descrio das dimenses do trabalho do pedagogo Procure analisar, alm da aparncia, a intencionalidade com que foi planejado cada elemento da organizao escolar. Formao continuada: Como o processo de formao continuada (cursos, seminrios, conselho de classe)? Como est organizada a hora-atividade na escola? Conselho de classe: Como atuao do pedagogo no conselho de classe? Como ocorre e como acontece o conselho de classe? Lembre-se de que o Conselho de Classe um elemento balizador na definio da concepo que orienta a gesto escolar. Reunies com os pais: Como a atuao do pedagogo nas reunies com os pais? Como ocorrem as reunies com os pais (horrio, dia, disposio das cadeiras, pauta da reunio)? Nas reunies com os pais, acontecem palestras, dinmicas de grupo? Como acontece a comunicao por escrito com os pais (agenda, bilhetes, avisos)? Como a participao dos pais nas reunies escolares?

10
Planejamento e organizao das rotinas do trabalho do pedagogo no tempo escolar:
Aes anuais (calendrio escolar) Aes semanais (atendimento aos pais) Aes dirias (acompanhamento nas permanncias) Aes de gesto democrtica: conselho de classe, reunies pedaggicas.

Atendimento aos pais e comunidade:


Como est distribudo o tempo para atendimento s famlias e aos alunos? Em que momento a comunidade participa das atividades da escola? Como est a relao entre docente e pais? Aponte aspectos relevantes dos espaos fsicos observados que podem interferir e/ou contribuir com atividades relacionadas comunidade? (Exemplo: no h espao para reunies) Quais so as demandas e os desafios que a comunidade apresenta?

Alm dessas atividades de gesto escolar vinculadas ao trabalho do pedagogo, outros elementos relacionados organizao escolar devem ser observados. So eles:
Calendrio escolar Horrios da escola Planejamento de ensino Memrias de reunies ou atas Critrios para organizao das turmas

Ateno: Conforme Bellardo (2009), o objetivo do estgio no deve ser o de avaliar ou julgar o trabalho do profissional de educao, mas, sim, fazer o exerccio de se colocar no lugar dele e pensar a ao educativa num contexto real.

ORIENTAES PARA ELABORAO DO PLANO DE ESTGIO GESTO ESCOLAR 1) O Plano de Estgio de Gesto Escolar uma proposta de trabalho que pretende ser desenvolvida com o objetivo de organizar, reorganizar ou provocar mudanas em um determinado aspecto da realidade observada. 2) A partir da realidade e das problemticas identificadas no perodo de Estgio e na pesquisa desenvolvida, o aluno dever elaborar um Plano de Estgio para enfrentar uma problemtica identificada colocando-se na condio do profissional de educao. OBS: A realizao desse plano obrigao, porm, a aplicao depender da autorizao do campo estagiado. 3) Roteiro do Plano de Estgio: Plano de Estgio do Professor/Profissional A. Tema Apresentar, em uma frase, o assunto para o qual o Plano de Estgio ser proposto. Delimite o aspecto relacionado ao processo de aprendizagem no espao escolar (no perodo especfico em que o Estgio foi desenvolvido) para o qual as aes sero direcionadas. Ex.: O papel do pedagogo na gesto escolar democrtica B. Justificativa Explicar em um pargrafo a importncia e a necessidade da organizao das atividades em relao ao tema apresentado no item A. C. Objetivos Indicar no mnimo 2 e no mximo 5 objetivos do plano de estgio. Os objetivos devem apresentar, de maneira breve

11
e clara, o que se pretende atingir/conseguir por meio das aes que sero propostas. Iniciam com um verbo no infinitivo. Ex.: Verificar de que forma o pedagogo pode contribuir para ampliar a qualidade de comunicao da escola com os pais. D. Proposta de trabalho Apresentar uma relao de aes, atividades e/ou exerccios que precisam ser desenvolvidos para atingir os objetivos propostos. Selecionar, no mnimo, 2 e, no mximo, 5 proposies. Deve ser explicada detalhadamente a aplicao da proposta apresentada. Obs.: Quando proposta desenvolver alguma atividade com os pais, informar e descrever qual ser a ao, em que momento ser realizada e como conduzi-la com xito.

*Esse item (Desenvolvimento) dever ter, no mnimo, 4 (quatro) pginas e, no mximo, 6 (seis) pginas e deve ser construdo em texto corrido.

---------------------------------------------- (Aqui se encerra o Desenvolvimento do trabalho) -----------------------

5 CONSIDERAES FINAIS Apresente uma sntese de suas principais observaes durante o Estgio Gesto Escolar dando nfase s aes significativas (positivas) vivenciadas na escola; Realize uma reflexo a respeito das contradies decorrentes das condies concretas de trabalho e da atuao do profissional em relao ao referencial terico que voc acessou durante o desenvolvimento do Estgio (esse referencial terico deve ser pesquisado pelo aluno/grupo); Construa um relato sobre a contribuio do Estgio Gesto Escolar para a sua formao futura.
*Esse item (Consideraes Finais) dever ter 1 (uma) pgina e deve ser construdo em texto corrido.

REFERNCIAS

Apresente, em ordem alfabtica e de acordo com a formatao estabelecida pelas Normas Acadmicas do Grupo UNINTER, as referncias utilizadas na produo escrita deste Relatrio. Obs.: Liste apenas as referncias que foram citadas no corpo de texto do Relatrio. Na lista de referncias, podem ser relacionados: livros, sites, textos publicados na internet, revistas, jornais, documentos internos da Instituio pesquisada, entre outros tipos de publicaes.

12

CARTA DE APRESENTAO DE ESTAGIRIO

_____________________________________________________________________ (Nome da cidade, dia, ms, ano). Ilmo(a) Senhor(a), Na condio de Pr-Diretor da Educao a Distncia da Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER), venho pela presente correspondncia formalizar a apresentao do(a) aluno(a) ______________________________________________________________________________ ___________________________________________________________(nome do estagirio),

com registro acadmico n _____________ (RU). regularmente matriculado(a) no curso de Pedagogia a distncia nesta Instituio de Ensino Superior Ainda seguem dois anexos:

1. cpia da Lei Federal n 11.788 de 25 de setembro de 2008, que dispe sobre o estgio de estudantes; altera a redao do art. 428 da Consolidao das Leis do Trabalho CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452 de 1 de maio de 1943 e a Lei no 9.394 de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nos 6.494 de 7 de dezembro de 1977 e 8.859 de 23 de maro de 1994, o pargrafo nico do art. 82 da Lei no 9.394 de 20 de dezembro de 1996 e o art. 6 da Medida Provisria no 2.164-41 de 24 de agosto de 2001; e d outras providncias. Em nome dos alunos e da Diretoria Acadmica da FACINTER, agradecemos a inestimvel colaborao a ser prestada por Vossa Senhoria criando novas oportunidades educacionais e de emprego aos habitantes/aos moradores da regio. Atenciosamente,

Profa. Me. Regiane Banzzatto Bergamo Coordenadora Curso de Pedagogia EaD

13

Ficha de Registro de Frequncia nas Atividades de Estgio do Curso de Pedagogia


1. DADOS DE IDENTIFICAO

Nome do aluno: ________________________________________________________________________ RU:___________________________________________________________________________________ Centro associado:________________________________________________________________________ Tutor Presencial:_________________________________________________________________________ Estgio/ UTA:___________________________________________________________________________ Instituio em que se realiza a investigao:___________________________________________________ Diretor /Pedagogo:_______________________________________________________________________

DATA

HORA

ATIVIDADE REALIZADA

ASSINATURA DO TUTOR PRESENCIAL E/OU COORDENADOR DA INSTITUIO

ASSINA TURA DO ALUNO

TOTAL DE HORAS:

___________________________________ ASSINATURA DO TUTOR PRESENCIAL

___________________________________ ASSINATURA DO DIRETOR E/OU PEDAGOGO

14
LEI N 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008. Dispe sobre o estgio de estudantes; altera a redao do art. 428 da Consolidao das Leis do Trabalho CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, o o de 1 de maio de 1943, e a Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as os Leis n 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de maro de 1994, o o pargrafo nico do art. 82 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. o o 6 da Medida Provisria n 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e d outras providncias. O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPTULO I DA DEFINIO, CLASSIFICAO E RELAES DE ESTGIO o Art. 1 Estgio ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa preparao para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqentando o ensino regular em instituies de educao superior, de educao profissional, de ensino mdio, da educao especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da contextos e espaos educativos. 1o O estgio faz parte do projeto pedaggico do curso, alm de integrar o itinerrio formativo do educando. o 2 O estgio visa ao aprendizado de competncias prprias da atividade profissional e contextualizao curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidad e para o trabalho. o Art. 2 O estgio poder ser obrigatrio ou no-obrigatrio, conforme determinao das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e rea de ensino e do projeto pedaggico do curso. 1o Estgio obrigatrio aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horria requisito para aprovao e obteno de diploma. o 2 Estgio no-obrigatrio aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida carga horria regular e obrigatria. 3o As atividades de extenso, de monitorias e de iniciao cientfica na educao superior, desenvolvidas pelo estudante, somente podero ser equiparadas ao estgio em caso de previso no projeto pedaggico do curso. Art. 3o O estgio, tanto na hiptese do 1o do art. 2o desta Lei quanto na prevista no 2o do mesmo dispositivo, no cria vnculo empregatcio de qualquer natureza, observados os seguintes requisitos: I matrcula e freqncia regular do educando em curso de educao superior, de educao profissional, de ensino mdio, da educao especial e nos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da contextos e espaos educativos e atestados pela instituio de ensino; II celebrao de termo de compromisso entre o educando, a parte concedente do estgio e a instituio de ensino; III compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estgio e aquelas previstas no termo de compromisso. 1o O estgio, como ato educativo escolar supervisionado, dever ter acompanhamento efetivo pelo professor orientador da instituio de ensino o e por supervisor da parte concedente, comprovado por vistos nos relatrios referidos no inciso IV do caput do art. 7 desta Lei e por meno de aprovao final. 2o O descumprimento de qualquer dos incisos deste artigo ou de qualquer obrigao contida no termo de compromisso caracteriza vnculo de emprego do educando com a parte concedente do estgio para todos os fins da legislao trabalhista e previdenciria. Art. 4o A realizao de estgios, nos termos desta Lei, aplica-se aos estudantes estrangeiros regularmente matriculados em cursos superiores no Pas, autorizados ou reconhecidos, observado o prazo do visto temporrio de estudante, na forma da legislao aplicvel. Art. 5o As instituies de ensino e as partes cedentes de estgio podem, a seu critrio, recorrer a servios de agentes de integrao pblicos e privados, mediante condies acordadas em instrumento jurdico apropriado, devendo ser observada, no caso de contratao com recursos pblicos, a legislao que estabelece as normas gerais de licitao. 1o Cabe aos agentes de integrao, como auxiliares no processo de aperfeioamento do instituto do estgio: I identificar oportunidades de estgio; II ajustar suas condies de realizao; III fazer o acompanhamento administrativo; IV encaminhar negociao de seguros contra acidentes pessoais; V cadastrar os estudantes. 2o vedada a cobrana de qualquer valor dos estudantes, a ttulo de remunerao pelos servios referidos nos incisos deste artigo. 3o Os agentes de integrao sero responsabilizados civilmente se indicarem estagirios para a realizao de atividades no compatveis com a programao curricular estabelecida para cada curso, assim como estagirios matriculados em cursos ou instituies para as quais no h previso de estgio curricular. Art. 6o O local de estgio pode ser selecionado a partir de cadastro de partes cedentes, organizado pelas instituies de ensino ou pelos agentes de integrao. CAPTULO II DA INSTITUIO DE ENSINO o Art. 7 So obrigaes das instituies de ensino, em relao aos estgios de seus educandos: I celebrar termo de compromisso com o educando ou com seu representante ou assistente legal, quando ele for absoluta ou relativamente incapaz, e com a parte concedente, indicando as condies de adequao do estgio proposta pedaggica do curso, etapa e modalidade da formao escolar do estudante e ao horrio e calendrio escolar; II avaliar as instalaes da parte concedente do estgio e sua adequao formao cultural e profissional do educando; III indicar professor orientador, da rea a ser desenvolvida no estgio, como responsvel pelo acompanhamento e avaliao das atividades do estagirio; IV exigir do educando a apresentao peridica, em prazo no superior a 6 (seis) meses, de relatrio das atividades; V zelar pelo cumprimento do termo de compromisso, reorientando o estagirio para outro local em caso de descumprimento de suas normas; VI elaborar normas complementares e instrumentos de avaliao dos estgios de seus educandos; VII comunicar parte concedente do estgio, no incio do perodo letivo, as datas de realizao de avaliaes escolares ou acadmicas. Pargrafo nico. O plano de atividades do estagirio, elaborado em acordo das 3 (trs) partes a que se refere o inciso II do caput do art. 3o desta Lei, ser incorporado ao termo de compromisso por meio de aditivos medida que for avaliado, progressivamente, o desempenho do estudante. Art. 8o facultado s instituies de ensino celebrar com entes pblicos e privados convnio de concesso de estgio, nos quais se explicitem o processo educativo compreendido nas atividades programadas para seus educandos e as condies de que tratam os arts. 6o a 14 desta Lei. Pargrafo nico. A celebrao de convnio de concesso de estgio entre a instituio de ensino e a parte concedente no dispensa a celebrao do termo de compromisso de que trata o inciso II do caput do art. 3o desta Lei. CAPTULO III DA PARTE CONCEDENTE o Art. 9 As pessoas jurdicas de direito privado e os rgos da administrao pblica direta, autrquica e fundacional de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, bem como profissionais liberais de nvel superior devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalizao profissional, podem oferecer estgio, observadas as seguintes obrigaes: I celebrar termo de compromisso com a instituio de ensino e o educando, zelando por seu cumprimento; II ofertar instalaes que tenham condies de proporcionar ao educando atividades de aprendizagem social, profissional e cultural; III indicar funcionrio de seu quadro de pessoal, com formao ou experincia profissional na rea de conhecimento desenvolvida no curso do estagirio, para orientar e supervisionar at 10 (dez) estagirios simultaneamente; IV contratar em favor do estagirio seguro contra acidentes pessoais, cuja aplice seja compatvel com valores de mercado, conforme fique estabelecido no termo de compromisso; V por ocasio do desligamento do estagirio, entregar termo de realizao do estgio com indicao resumida das atividades desenvolvidas, dos perodos e da avaliao de desempenho; VI manter disposio da fiscalizao documentos que comprovem a relao de estgio; VII enviar instituio de ensino, com periodicidade mnima de 6 (seis) meses, relatrio de atividades, com vista obrigatria ao estagirio. Pargrafo nico. No caso de estgio obrigatrio, a responsabilidade pela contratao do seguro de que trata o inciso IV do caput deste artigo poder, alternativamente, ser assumida pela instituio de ensino.

15
CAPTULO IV DO ESTAGIRIO Art. 10. A jornada de atividade em estgio ser definida de comum acordo entre a instituio de ensino, a parte concedente e o aluno estagirio ou seu representante legal, devendo constar do termo de compromisso ser compatvel com as atividades escolares e no ultrapassar: I 4 (quatro) horas dirias e 20 (vinte) horas semanais, no caso de estudantes de educao especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de contextos e espaos educativos; II 6 (seis) horas dirias e 30 (trinta) horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da educao profissional de nvel mdio e do ensino mdio regular. o 1 O estgio relativo a cursos que alternam teoria e prtica, nos perodos em que no esto programadas aulas presenciais, poder ter jornada de at 40 (quarenta) horas semanais, desde que isso esteja previsto no projeto pedaggico do curso e da instituio de ensino. o 2 Se a instituio de ensino adotar verificaes de aprendizagem peridicas ou finais, nos perodos de avaliao, a carga horria do estgio ser reduzida pelo menos metade, segundo estipulado no termo de compromisso, para garantir o bom desempenho do estudante. Art. 11. A durao do estgio, na mesma parte concedente, no poder exceder 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de estagirio portador de deficincia. Art. 12. O estagirio poder receber bolsa ou outra forma de contraprestao que venha a ser acordada, sendo compulsria a sua concesso, bem como a do auxlio-transporte, na hiptese de estgio no obrigatrio. o 1 A eventual concesso de benefcios relacionados a transporte, alimentao e sade, entre outros, no caracteriza vnculo empregatcio. o 2 Poder o educando inscrever-se e contribuir como segurado facultativo do Regime Geral de Previdncia Social. Art. 13. assegurado ao estagirio, sempre que o estgio tenha durao igual ou superior a 1 (um) ano, perodo de recesso de 30 (trinta) dias, a ser gozado preferencialmente durante suas frias escolares. o 1 O recesso de que trata este artigo dever ser remunerado quando o estagirio receber bolsa ou outra forma de contraprestao. o 2 Os dias de recesso previstos neste artigo sero concedidos de maneira proporcional, nos casos de o estgio ter durao inferior a 1 (um) ano. Art. 14. Aplica-se ao estagirio a legislao relacionada sade e segurana no trabalho, sendo sua implementao de responsabilidade da parte concedente do estgio. CAPTULO V DA FISCALIZAO Art. 15. A manuteno de estagirios em desconformidade com esta Lei caracteriza vnculo de emprego do educando com a parte concedente do estgio para todos os fins da legislao trabalhista e previdenciria. 1o A instituio privada ou pblica que reincidir na irregularidade de que trata este artigo ficar impedida de receber estagirios por 2 (dois) anos, contados da data da deciso definitiva do processo administrativo correspondente. 2o A penalidade de que trata o 1o deste artigo limita-se filial ou agncia em que for cometida a irregularidade. CAPTULO VI DAS DISPOSIES GERAIS Art. 16. O termo de compromisso dever ser firmado pelo estagirio ou com seu representante ou assistente legal e pelos representantes legais da parte concedente e da instituio de ensino, vedada a atuao dos agentes de integrao a que se refere o art. 5o desta Lei como representante de qualquer das partes. Art. 17. O nmero mximo de estagirios em relao ao quadro de pessoal das entidades concedentes de estgio dever atender s seguintes propores: I de 1 (um) a 5 (cinco) empregados: 1 (um) estagirio; II de 6 (seis) a 10 (dez) empregados: at 2 (dois) estagirios; III de 11 (onze) a 25 (vinte e cinco) empregados: at 5 (cinco) estagirios; IV acima de 25 (vinte e cinco) empregados: at 20% (vinte por cento) de estagirios. 1o Para efeito desta Lei, considera-se quadro de pessoal o conjunto de trabalhadores empregados existentes no estabelecimento do estgio. 2o Na hiptese de a parte concedente contar com vrias filiais ou estabelecimentos, os quantitativos previstos nos incisos deste artigo sero aplicados a cada um deles. 3o Quando o clculo do percentual disposto no inciso IV do caput deste artigo resultar em frao, poder ser arredondado para o nmero inteiro imediatamente superior. 4o No se aplica o disposto no caput deste artigo aos estgios de nvel superior e de nvel mdio profissional. o 5 Fica assegurado s pessoas portadoras de deficincia o percentual de 10% (dez por cento) das vagas oferecidas pela parte concedente do estgio. Art. 18. A prorrogao dos estgios contratados antes do incio da vigncia desta Lei apenas poder ocorrer se ajustada s suas disposies. Art. 19. O art. 428 da Consolidao das Leis do Trabalho CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, passa a vigorar com as seguintes alteraes: Art. 428. ...................................................................... 1o A validade do contrato de aprendizagem pressupe anotao na Carteira de Trabalho e Previdncia Social, matrcula e freqncia do aprendiz na escola, caso no haja concludo o ensino mdio, e inscrio em programa de aprendizagem desenvolvido sob orientao de entidade qualificada em formao tcnico-profissional metdica. ...................................................................... 3o O contrato de aprendizagem no poder ser estipulado por mais de 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de aprendiz portador de deficincia. ...................................................................... 7o Nas localidades onde no houver oferta de ensino mdio para o cumprimento do disposto no 1 o deste artigo, a contratao do aprendiz poder ocorrer sem a freqncia escola, desde que ele j tenha concludo o ensino fundamental. (NR) Art. 20. O art. 82 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 82. Os sistemas de ensino estabelecero as normas de realizao de estgio em sua jurisdio, observada a lei federal sobre a matria. Pargrafo nico. (Revogado). (NR) Art. 21. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 22. Revogam-se as Leis nos 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de maro de 1994, o pargrafo nico do art. 82 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6o da Medida Provisria no 2.164-41, de 24 de agosto de 2001. Braslia, 25 de setembro de 2008; 187o da Independncia e 120o da Repblica. LUIZ INCIO LULA DA SILVA Fernando Haddad Andr Peixoto Figueiredo Lima

Вам также может понравиться