Вы находитесь на странице: 1из 3

Como Fazer Um Relatrio

Se tem de fazer um relatrio por causa do professor ou por causa do chefe, no fique de cabea perdida, a pensar que vai ficar uma porcaria. Se trabalhar com dedicao e concentrao possvel aprender como fazer um relatrio escrito que lhe garanta a melhor nota ou os maiores elogios do chefe.

Como fazer um relatrio passo a passo


A primeira coisa a fazer olhar para as linhas mestras do que pretendido e ter a certeza absoluta que compreende o que lhe pedido. Se no compreender totalmente o que tem de fazer no relatrio, tire todas as dvidas que tenha. Por um lado demonstrar empenhamento e tambm o ajudar a ter uma ideia clara de como fazer um relatrio excelente. O passo seguinte ler o material sobre o qual vai fazer o relatrio. Seja um livro, um captulo, um site, outro relatrio, no interessa. necessrio ler uma ou duas vezes e ir tirando notas medida que avana da pesquisa. Quanto mais notas tirar, melhor. Mais tarde pode sempre apagar as que estiverem a mais. Por exemplo, se for um livro anote os personagens principais, a histria e os pormenores importantes, como factos histricos relevantes. V fazendo o relatrio dividido por pargrafos para que fique com um aspecto mais limpo. Faa uma limpeza geral e imprima o relatrio final. Se tiver mais do que 4 ou 5 pginas, faa o encadernamento do relatrio para ficar mais bonito e profissional. Se for um relatrio pequeno, basta agrafar no topo esquerdo para que no se percam pginas. obrigatrio fazer um ttulo simples para a primeira pgina. Tem de ter o ttulo do relatrio e a sua identificao (nome, turma, departamento). Se for um relatrio com muitas fontes de informao, faa uma bibliografia, para demonstrar as fontes de onde retirou a informao. Outro aspecto importante num relatrio utilizar as fontes normais, para manter o relatrio limpo de bonecos, caracteres estranhos e cores esquisitas. Deixe bastante espao em branco para dar um ar mais limpo ao relatrio. Relativamente informao que vai estar no relatrio, no existe forma de explicar como fazer. Tem de meter mos obra e dedicar-se a fazer um excelente trabalho para fazer um bom relatrio. Enviar a mensagem por e-mailD a sua opinio!Partilhar no TwitterPartilhar no Facebook

prenda Como Escrever Bem

Escrever uma das formas mais eficazes para transmitir informao e conhecimento. Permitiu, por exemplo, que pessoas que viveram h muitos sculos pudessem passar o seu conhecimento para as geraes vindouras. Se quer aprender como escrever bem, siga as prximas dicas.

Escrever com o fim vista


A primeira coisa que deve fazer um esqueleto do texto que pretende escrever, com algumas notas que identificaro o que ir ser escrito. Por exemplo:

Nmero de palavras Tema Estilo (formal, blogue, carta) Pesquisas a fazer Data limite para terminar

Organizar notas e rascunhos


Uma das piores coisas que podem acontecer quando estamos a escrever ter de parar para procurar uma ideia que colocmos no sabemos bem onde. Quebra totalmente o ritmo criativo do texto. Procure uma aplicao informtica se costuma usar o computador para escrever ou anda com ele para todo o lado. Se for menos tecnolgico, compre um bloco de notas e uma pasta para guardar documentos e ande sempre acompanhado.

Crie um hbito para escrever bem


Podemos aprender a escrever bem se criarmos um hbito dirio de escrever sempre h mesma hora e no mesmo local. Se para ser um escritor inesquecvel necessrio algo mais (um dom) escrever correctamente pode ser alcanado por qualquer um, com esforo e dedicao. Compre um cronmetro e coloque-o na sua secretria. Depois marque o tempo que planeou escrever e no saia de l at o alarme tocar. Concentre-se no que est a fazer.

Delegue o que for possvel


Enquanto a parte de escrever no pode ser delegada, existem outras tarefas que podem ser. Por exemplo, para a edio do texto ou passar as notas para formato electrnico.

Concentre-se em produzir para escrever bem


Apesar de estar sentado, escrever bem pode consumir muita energia. Por isso devemos tentar produzir o mximo no menor tempo possvel, alm de delegar tudo o resto (como j vimos). Se nos prepararmos correctamente, com organizao, criando o ambiente e rituais

correctos, estando mentalmente preparados para escrever, a qualidade dos textos ser bastante boa. Por isso, siga estas dicas e comece a escrever bem. Enviar a mensagem por e-mailD a sua opinio!Partilhar no TwitterPartilhar no Facebook Etiquetas: Competncias Profissionais

Вам также может понравиться