Вы находитесь на странице: 1из 23

MINISTRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE A FOME

SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTNCIA SOCIAL

CENTRO DE REFERNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTNCIA SOCIAL CREAS


GUIA DE ORIENTAO N 1
(1 Verso)

Braslia, DF

APRESENTAO

O Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome - MDS, por intermdio da Secretaria Nacional de Assistncia Social - SNAS elaborou o presente Guia de Orientaes no intuito de subsidiar os Estados e os Municpios na implantao e implementao dos Centros de Referncia Especializados de Assistncia Social CREAS O contedo deste documento detalha aspectos relacionados caracterizao do CREAS; sua organizao e gesto; o co-financiamento do MDS; os servios oferecidos; as instalaes fsicas; composio, formao e capacitao da equipe que atua nos servios elencados; e o monitoramento e a avaliao dos processos de trabalho implementados. O presente documento contempla somente uma parte dos servios de proteo social especial de mdia complexidade, vez que o processo de regulao dos demais servios darse- de forma gradativa. Este Guia de Orientaes tratar de servios destinados ao atendimento a crianas e adolescentes em situao de risco ou violao de direitos e a adolescentes em cumprimento de medidas scio-educativas em meio aberto, bem como a suas famlias. Os Guias subseqentes abordaro os servios de atendimento a outras situaes de risco ou violao de direitos referentes a pessoas idosas, pessoas com deficincia, populao de rua, entre outras.

1. INTRODUO 2

A partir da aprovao da nova Poltica Nacional de Assistncia Social PNAS e da Norma Operacioanal Bsica NOB, o Ministrio de Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS) empreendeu esforos no sentido de implement-la na direo da concretizao do Sistema nico da Assistncia Social - SUAS, conforme deliberao da IV Conferncia Nacional de Assistncia Social, realizada em 2003. A NOB estabelece nveis de gesto para que os municpios acessem recursos federais na perspectiva de associar gesto e financiamento, definindo requisitos, responsabilidades e incentivos para cada nvel de gesto. O SUAS configura-se como o novo reordenamento da poltica de assistncia social na perspectiva de promover maior efetividade de suas aes, aumentando sua cobertura. Neste sentido, a poltica de assistncia social organizada por tipo de proteo - bsica e especial, conforme a natureza da proteo social e por nveis de complexidade do atendimento. No SUAS os servios, programas, projetos e benefcios da assistncia social so reorganizados por nveis de proteo, em Proteo Social Bsica (voltada preveno de situaes de riscos pessoal e social, fortalecendo a potencialidade das famlias e dos indivduos) e Proteo Social Especial (voltada proteo de famlias e indivduos em situao de risco pessoal e social), tendo por base o territrio, de acordo com sua complexidade, respeitada a diversidade regional e local Nesse contexto, a proteo social especial tem por direo: a) proteger as vtimas de violncias, agresses e as pessoas com contingncias pessoais e sociais, de modo a que ampliem a sua capacidade para enfrentar com autonomia os revezes da vida pessoal e social; b) monitorar e reduzir a ocorrncia de riscos, seu agravamento ou sua reincidncia; c) desenvolver aes para eliminao/reduo da infringncia aos direitos humanos e sociais. Este campo de proteo na assistncia social se ocupa das situaes pessoais e familiares com ocorrncia de contingncias/vitimizaes e agresses, cujo nvel de agravamento determina seu padro de ateno. A proteo social especial deve afianar acolhimento e desenvolver atenes socioassistenciais a famlias e indivduos para possibilitar a reconstruo de vnculos sociais e conquistar maior grau de independncia individual e social. Deve ainda, defender a dignidade e os direitos humanos e monitorar a ocorrncia dos riscos e do seu agravamento.

Os servios de proteo social especial caracterizam-se por nveis de complexidade, hierarquizados de acordo com a especializao exigida na ao e se distinguem respectivamente, entre servios de proteo social especial de mdia complexidade e de alta complexidade. Os servios de mdia e alta complexidade devem ser oferecidos de forma continuada a cidados e famlias em situao de risco pessoal e social por ocorrncia de negligncia, abandono, ameaas, maus tratos, violaes fsicas e psquicas, discriminaes sociais e infringncia aos direitos humanos e sociais. O Centro de Referncia Especializado de Assistncia Social CREAS, como integrante do Sistema nico de Assistncia Social, deve se constituir como plo de referncia, coordenador e articulador da proteo social especial de mdia complexidade, sendo responsvel pela oferta de orientao e apoio especializados e continuados de assistncia social a indivduos e famlias com seus direitos violados, mas sem rompimento de vnculos. 2. CARACTERIZAO DO CREAS

O Centro de Referncia Especializado de Assistncia Social CREAS constitui-se numa unidade pblica estatal, de prestao de servios especializados e continuados a indivduos e famlias com seus direitos violados, promovendo a integrao de esforos,
1

recursos e meios para enfrentar a disperso dos servios e potencializar a ao para os seus usurios, envolvendo um conjunto de profissionais e processos de trabalhos que devem ofertar apoio e acompanhamento individualizado especializado. Nesta perspectiva, o CREAS deve articular os servios de mdia complexidade e operar a referncia e a contra-referncia com a rede de servios socioassistenciais da proteo social bsica e especial, com as demais polticas pblicas e demais instituies que compem

O conceito de famlia refere-se no apenas ao grupo formado pelos pais ou qualquer um deles e seus dependentes, mas, aos diferentes arranjos familiares resultantes de agregados sociais por relaes consangneas ou afetivas, ou de subsistncia e que assumem a funo de cuidar dos membros.
1

o Sistema de Garantia de Direitos e movimentos sociais. Para tanto, importante estabelecer


2

mecanismos de articulao permanente, como reunies, encontros ou outras instncias para discusso, acompanhamento e avaliao das aes, inclusive as intersetoriais. Na implantao do SUAS, o CREAS, neste primeiro momento, prestar atendimento s situaes de risco e violao de direitos de crianas e adolescentes e atendimento a adolescentes em cumprimento de medida scio-educativa em meio aberto (L.A e PSC), direcionando o foco das aes para a famlia, na perspectiva de potencializar sua capacidade de proteo a suas crianas e adolescentes. Cada municpio verificar a possibilidade de ampliao gradual dos servios, de modo a abarcar outras situaes de risco ou violao de direitos (com relao s pessoas idosas, pessoas com deficincia, mulheres vtimas de violncia, populao de rua, entre outras).

3. ORGANIZAO, GESTO E FINANCIAMENTO DO CREAS 3.1. ABRANGNCIA O CREAS poder ser implantado com abrangncia local ou regional, de acordo com o porte, nvel de gesto e demanda dos municpios, alm do grau de incidncia e complexidade das situaes de risco e violao de direito. O CREAS de abrangncia local poder ser implantado em municpios habilitados em gesto inicial, bsica e plena. Os municpios em gesto inicial e bsica que implantarem o CREAS devero ofertar o servio de enfrentamento ao abuso e explorao sexual de crianas e adolescentes (detalhado
Destaca-se que o denominado sistema de garantia de direitos consiste num conjunto de instituies das polticas de atendimento, a exemplo do CREAS; dos conselhos de defesa de direitos de criana e do adolescente e conselhos tutelares; das instituies do Poder Judicirio (Vara da Infncia e da Juventude); Ministrio Pblico; Defensoria Pblica; organizaes da sociedade civil que atuam no campo de defesa e promoo dos direitos de crianas e adolescentes (Centros de Defesa, fruns de defesa de direitos, etc). O Sistema de Garantia de Direitos SGD tem o papel de potencializar estrategicamente a promoo e proteo dos direitos da infncia /adolescncia, no campo de todas as polticas pblicas, especialmente no campo das polticas sociais e de b) manter restritamente um tipo especial de atendimento direto, emergencial, em linha de cuidado integrado inicial, a crianas e adolescentes com seus direitos ameaados e violados (credores de direitos) ou a adolescentes infratores (em conflito com a lei) (in Nogueira Neto, Wanderlino Revista Servio Social e Sociedade n 83, 2005)3. Por ter esse papel estratgico, fundamental que as instituies que compem o SGD trabalhem articuladas.
2

no item 5.2), podendo, no entanto, de acordo com sua capacidade e por meios prprios, ampliar o atendimento para as demais situaes de risco e violao de direitos de crianas e adolescentes. O CREAS implantado em municpios em gesto plena dever ampliar o atendimento voltado s situaes de abuso, explorao e violncia sexual de crianas e adolescentes para aes mais gerais de enfrentamento das situaes de violao de direitos relativos ao nvel de proteo social especial de mdia complexidade, de acordo com a incidncia das situaes de violaes de direitos, devendo disponibilizar todos os servios especificados no item 5, que sero co-financiados pelo Governo Federal. O CREAS de abrangncia regional ser implantado nas seguintes situaes: a) Nos casos em que a demanda do municpio no justificar a disponibilizao, no seu mbito, de servios continuados no nvel de proteo social especial de mdia complexidade, ou, b) Nos casos em que o municpio, devido ao seu porte ou nvel de gesto, no tenha condies de gesto individual de um servio em seu territrio. Na regionalizao do atendimento dever ser observada a proximidade geogrfica entre os municpios envolvidos, de forma a viabilizar o acesso dos usurios aos servios. A implantao do CREAS regional dar-se- por iniciativa do Estado ou de grupos de Municpios .
3

O Estado deve assumir a responsabilidade de regular, co-financiar, coordenar e supervisionar o funcionamento dos CREAS de mbito regional, desde sua implantao, com a participao dos municpios envolvidos.

Os municpios que no tenham condies imediatas de faz-lo ou cuja incidncia das situaes possa justificar a sua articulao com outros municpios, podero utilizar formas alternativas de cooperao intermunicipais para viabilizar o servio. Isso significa que um grupo de pequenos municpios, localizados prximos, podem desenvolver o servio conjunto, cada um assumindo a responsabilidade pela garantia das condies operacionais, a exemplo das instalaes fsicas; equipamentos, atendimento tcnico, realizao das capacitaes, etc.
3

Os Estados e Municpios recebero recursos de co-financiamento federal no Piso Fixo de Mdia Complexidade para as seguintes aes .
4

Municpios de gesto inicial ou bsica a) Referenciamento e encaminhamento de situaes de violao de direitos, vitimizaes e agresses a crianas e adolescentes; b) Acolhida e escuta individual voltada para a identificao de necessidades de indivduos e famlias; c) Produo de materiais educativos como suporte aos servios; d) Realizao de cursos de capacitao para equipes multiprofissionais; e) Acompanhamento e controle da efetividade dos encaminhamentos realizados; f) Realizao de visitas domiciliares; g)Atendimento scio-familiar; h) Atendimento psicossocial individual e em grupos de usurios e suas famlias, inclusive com orientao jurdico-social em casos de ameaa ou violao de direitos individuais e coletivos; i) Monitoramento da presena do trabalho infantil e das diversas formas de negligncia, abuso e explorao, mediante abordagem de agentes institucionais em vias pblicas e locais identificados pela existncia de situaes de risco;

Municpios em gesto plena ou Estados prestadores de servio de referncia regional a) Referenciamento e encaminhamento de situaes de violao de direitos, vitimizaes e agresses, inclusive a crianas e adolescentes; b) Acolhida e escuta individual voltada para a identificao de necessidades de indivduos e famlias;
As atividades a serem co-financiadas pelo MDS esto previstas na Portaria n 440/05, cujos recursos devem ser aplicados de acordo com a legislao especfica da Secretaria do Tesouro Nacional (IN n 01/97), com custeio das aes/atividades e manuteno do Servio Especializado; Fica impedida a utilizao dos recursos do co-financiamento federal com despesas de capital (material permanente, equipamentos, reformas e construes) e pagamento de encargos sociais de responsabilidade do empregador.
4

c) Orientao e encaminhamentos para a rede socioassistencial e de servios especializados, garantindo a anlise e atendimento de requisies de rgos do Poder Judicirio e dos Conselhos Tutelares; d) Produo de materiais educativos como suporte aos servios; e) Realizao de encontros e articulaes com Conselhos Tutelares, Ministrio Pblico, Varas de Famlia, Varas da Infncia e da Juventude e com toda a rede de garantia de direitos; f) Abordagem nas ruas dos grupos vulnerveis: populao de rua, famlias, crianas e adolescentes, entre outros; g) Realizao de cursos de capacitao para equipes multiprofissionais; h) Deslocamento da equipe tcnica do servio especializado dentro da rea referenciada; i) Acompanhamento e controle da efetividade dos encaminhamentos realizados; j) Realizao de visitas domiciliares; l) Atendimento psicossocial individual e em grupos de usurios e suas famlias, inclusive com orientao jurdico-social em casos de ameaa ou violao de direitos individuais e coletivos; m) Monitoramento da presena do trabalho infantil e das diversas formas de negligncia, abuso e explorao, mediante abordagem de agentes institucionais em vias pblicas e locais identificados pela existncia de situaes de risco;

3.2. IMPLANTAO Independentemente do nvel de gesto do municpio, deve ser assegurada a estruturao dos servios, dotando-os de condies operacionais como: instalaes fsicas suficientes e adequadas; veculo para realizao de visitas domiciliares e institucionais, linha telefnica; computador, impressora e demais equipamentos e materiais de custeio. Para a garantia da qualidade dos servios prestados fundamental o planejamento da implementao e do funcionamento do servio, o que pressupe, dentre outros procedimentos: elaborao de diagnsticos socioterritoriais da incidncia e complexidade das situaes de violao de direitos; identificao da retaguarda de servio(s) de proteo 8

especial de alta complexidade e da proteo bsica e mapeamento da rede de servios; previso dos recursos necessrios; articulaes e vnculos interinstitucionais (incluindo o sistema de garantia de direitos); garantia de condies tcnico-operacionais; capacitao dos profissionais; definio de fluxos, competncias e procedimentos, alm da incorporao de formas de gesto participativa com envolvimento de gestores, profissionais, usurios, parceiros, etc.

4. PBLICO REFERENCIADO O CREAS deve ofertar atenes na ocorrncia de situaes de risco pessoal e social por ocorrncia de negligncia, abandono, ameaas, maus tratos, violncia fsica/psicolgica/sexual, discriminaes sociais e restries a plena vida com autonomia e exerccio de capacidades, prestando atendimento prioritrio a crianas, adolescentes e suas famlias nas seguintes situaes :
4

crianas e adolescentes vtimas de abuso e explorao sexual; crianas e adolescentes vtimas de violncia domstica (violncia fsica, psicolgica, sexual, negligncia); famlias inseridas no Programa de Erradicao do Trabalho Infantil que apresentem dificuldades no cumprimento das condicionalidades; crianas e adolescentes em situao de mendicncia; crianas e adolescentes que estejam sob medida de proteo ou medida pertinente aos pais ou responsveis; crianas e adolescentes em cumprimento da medida de proteo em abrigo ou famlia acolhedora, e aps o cumprimento da medida, quando necessrio suporte reinsero scio-familiar;

Os municpios em gesto inicial e bsica que implantarem o CREAS devero atender situao contida no item I - crianas e adolescentes vtimas de abuso e explorao sexual, podendo, no entanto, de acordo com sua capacidade e por meios prprios, ampliar o atendimento para as demais situaes de risco e violao de direitos de crianas e adolescentes. Os municpios em gesto plena que implantarem os CREAS, assim como os CREAS de abrangncia regional, devero atender a todas as situaes relacionadas nos itens I a VIII.
4

adolescentes em cumprimento de medida scio-educativa de Liberdade Assistida e de Prestao de Servios Comunidade; adolescentes e jovens aps cumprimento de medida scio-educativa de Internao Estrita, quando necessrio suporte reinsero scio-familiar.

5. SERVIOS OFERECIDOS Os servios previstos no CREAS, neste primeiro momento, so: Servio de Enfrentamento violncia, abuso e explorao sexual contra crianas, adolescentes; Servio de Orientao e Apoio Especializado a Indivduos e Famlias com seus Direitos Violados; e Servio de Orientao e Acompanhamento a Adolescentes em Cumprimento de Medida Scio-Educativa de Liberdade Assistida e de Prestao de Servios Comunidade. Estes servios devem funcionar em estreita articulao com os demais servios da proteo social bsica e da especial, com as demais polticas pblicas e demais instituies que compem o Sistema de Garantia de Direitos, no intuito de estruturar uma rede efetiva de proteo social. 5.1. Enfrentamento violncia, abuso e explorao sexual contra crianas, adolescentes. As crianas e adolescentes em situao de violncia sexual, assim como suas famlias, encontram-se em posio de extrema vulnerabilidade e fragilidade. Por essa razo, este servio deve desenvolver um conjunto de procedimentos tcnicos especializados para atendimento e proteo imediata s crianas e aos adolescentes abusados ou explorados sexualmente, assim como seus familiares, proporcionando-lhes condies para o fortalecimento da sua autoestima e o restabelecimento de seu direito convivncia familiar e comunitria. O Servio deve buscar, no processo de composio e articulao da rede local, alternativas para atendimento e o acompanhamento dos autores de agresso sexual contra crianas e adolescentes, concomitantemente aos encaminhamentos que devem ser conduzidos pelas reas de segurana pblica e justia para efetivar a responsabilizao criminal daqueles.

10

As aes devem ser desenvolvidas tendo como referncia as garantias constitucionais, a LOAS, a PNAS, a NOB/SUAS, o Estatuto da Criana e do Adolescente e o Plano Nacional de Enfrentamento Violncia Sexual Contra Crianas e Adolescentes, cujos contedos preconizam a proteo social e a defesa de direitos, a preveno de riscos, a mobilizao da sociedade e o desenvolvimento do protagonismo social. O atendimento psicossocial e jurdico deve utilizar procedimentos individuais e grupais, conforme for indicado, e deve ser conduzido levando em considerao: o compromisso fundamental de proteger a criana e o adolescente, acreditando sempre em sua palavra; a necessidade de identificar o fenmeno, avaliar a gravidade do caso e a probabilidade de risco para a criana ou adolescente; que a eficcia da atuao depende de se ter como alvo a famlia em sua dinmica interna e externa, para que possa ser interrompido o ciclo da violncia; que as crianas, adolescentes e famlias necessitam de atenes especficas de carter social, psicolgico e jurdico; que, caso seja constatada a hiptese de maus tratos, opresso ou abuso sexual impostos pelos pais ou responsvel, como determina o art. 130 do ECA, deve-se obrigatoriamente dar cincia a autoridade judiciria para determinar, como medida cautelar (urgente e necessria) o afastamento do autor de agresso sexual da moradia comum, sem prejuzo da notificao ao Conselho Tutelar; a manuteno de pronturios, com histrico do atendimento prestado, atualizado e preservado de forma a garantir a privacidade, o sigilo e a inviolabilidade dos registros. O servio deve manter articulaes com organizaes que atuam na Defesa de
1

Direitos das crianas, dos adolescentes e famlias em situao de violncia e na Responsabilizao dos autores de agresso sexual, como os Centros de Defesa de Direitos da
2

Criana e do Adolescente - CEDECAs, com a Defensoria Pblica, com os servios de assistncia jurdica gratuita da OAB e das Universidades, entre outras alternativas.

Diz respeito a todos os instrumentos disponveis aos Atores que integram o Sistema de Garantia de Direitos para contraporem-se s ameaas e as violaes dos direitos das crianas e dos adolescentes. 2 Refere-se as sanes cabveis, atravs de medidas judiciais, aos que praticam violncias contra crianas e adolescentes; e, tambm, garantir s vtimas e seus familiares o direito de acessar Justia.
1

11

Aes de preveno e busca ativa Para a preveno de situaes de ameaa e violaes e para proteo aos direitos, os CREAS devero organizar, por intermdio de agentes institucionais (educadores sociais), equipes para abordagem em vias pblicas e locais identificados pela incidncia de situaes de risco ou violao de direitos, com a atribuio de realizar o mapeamento das situaes de explorao sexual comercial e outras caracterizadas como situaes de risco de crianas e adolescentes (situao de rua, trabalho infantil, etc), realizando aes educativas, orientaes e outros procedimentos que se julgue necessrios, alm de encaminhamento para o Conselho Tutelar, a rede de servios socioassistenciais e outros servios prestados no mbito do municpio. Destaca-se a importncia da articulao com os Conselhos Tutelares e Vara da Infncia e da Juventude para a notificao dos casos identificados e aplicao, se necessrio, de medida protetiva. As abordagens podem ser realizadas em parceria com outros atores sociais, inclusive de organizaes no governamentais que j desenvolvem esse tipo de trabalho. A equipe de educadores deve estar habilitada e qualificada para o desempenho de suas atividades e deve ser composta, preferencialmente, por homens e mulheres, para facilitar a construo de vnculos e referncias. 5.2. Servio de Orientao e Apoio Especializado a Crianas, Adolescentes e Famlias A famlia por se constituir em espao estratgico na garantia dos direitos de seus membros, sobretudo de crianas e adolescentes, e dando concretude diretriz estabelecida pela Poltica Nacional de Assistncia Social no que se refere centralidade na famlia para concepo e implementao dos benefcios, servios, projetos e programas. Nessa perspectiva, os servios do CREAS esto voltados para ofertar aes de orientao, proteo e acompanhamento psico-social individualizado e sistemtico a crianas, adolescentes e famlias em situaes de risco ou violao e adolescentes autores de ato infracional. Para tanto, dever organizar atividades e desenvolver procedimentos e novas metodologias que contribuam para a efetividade de sua funo protetiva, inclusive no que

12

tange a orientao jurdico-social nos casos de ameaa e violao de direitos individuais e coletivos. As situaes de vulnerabilidade e violao de direitos so fenmenos complexos e multideterminados, com variveis que envolvem, entre outros, fatores scio-econmicos, culturais e ticos. Assim, necessria a compreenso desses fenmenos, para realizar processos de trabalhos com tcnicas facilitadoras de construo de projetos pessoais e sociais, que possam contribuir para a minorao dos danos sofridos e superao da situao de violao de direitos. Os planos de trabalho devem conter as estratgias de trabalho com as crianas e adolescentes, suas famlia, seus membros e indivduos, os pactos de responsabilidades e compromissos assumidos e os recursos a serem mobilizados para responder s necessidades detectadas e para desenvolver potencialidades e capacidades. As crianas e adolesceentes e suas famlias sero encaminhadas ao CREAS pelos Conselhos Tutelares, Vara da Infncia e Juventude, Promotoria de Justia e da Juventude, pela rede socioassistencial, por equipe de agentes institucionais responsvel pela busca ativa de crianas e adolescentes em situao de risco ou violao de direitos, ou ainda por demanda espontnea dos usurios. A situao dever ser reportada s autoridades competentes quando o caso assim o exigir. O atendimento deve pautar-se na tica e no respeito mtuo, com uma postura de acolhimento e escuta por parte dos tcnicos, de modo a possibilitar a criao de vnculos de confiana entre estes e as famlias atendidas. O trabalho tcnico deve ser orientado por procedimentos especializados de modo a criar condies para o fortalecimento de identidade e auto-estima; promover possibilidades de construo de propsitos de vida, (re) estabelecimento de vnculos familiares e sociais e alcance de autonomia. O trabalho dos profissionais dever partir do conhecimento das condies scioculturais da famlia, sua histria, estrutura e valores, vinculao e formas de interao entre seus membros, a rede social de apoio com que conta, entre outros aspectos considerados relevantes. Com base nessas informaes, dever ser construdo, em conjunto com a famlia, um Plano de Trabalho que identifique as estratgias apropriadas superao das situaes de

13

violao de direitos constatadas, pactuando responsabilidades e compromissos, definindo o tipo e periodicidade de atendimento e as metas pretendidas. A implementao do Plano de Trabalho, com aes de orientao, apoio e proteo, poder ser viabilizada por meio de abordagens individuais e grupais, visitas domiciliares, palestras, oficinas e outras tcnicas que oportunizem reflexes acerca do cotidiano, possibilitando a construo de estratgias para soluo dos problemas, alm dos encaminhamentos rede de servios, quando se fizer necessrio. Sempre que possvel, a famlia ser encaminhada a servios da proteo bsica, por intermdio do CRAS Centro de Referncia da Assistncia Social, para que o seu acompanhamento seja realizado na proximidade de sua moradia e com possibilidades de acesso as demais ofertas do territrio, em termos de oportunidades e servios. Caso seja detectada a necessidade de servios especficos para algum membro das famlias atendidas, como em questes de sade mental ou tratamento de dependncia qumica - dentre outros, deve ser efetuado o encaminhamento para a rede de servios. Quando necessrio, devero ser solicitadas medidas adicionais ao Conselho Tutelar ou Vara da Infncia e Juventude. Quando se constatar que foram esgotadas todas as possibilidades de interveno, sem mudana dos padres de conduta violadores, persistindo a situao de risco para as crianas e adolescentes, dever ser informada a autoridade competente, inclusive por meio de relatrio circunstanciado, para que sejam tomadas as medidas pertinentes. Durante o perodo de atendimento, destaca-se a necessidade de interlocuo permanente com o sistema de garantia de direitos, com envio de relatrios peridicos, discusso quanto evoluo dos casos, e/ou solicitao, conforme a situao exigir, de novas medidas e procedimentos, como por exemplo, o afastamento do agressor do lar ou abrigamento provisrio de crianas e adolescentes. O desligamento do servio se dar quando for verificada a superao das situaes de violao de direitos constatadas, o fortalecimento da funo de proteo do grupo familiar e outras alternativas de reinsero social. Quando se tratar de execuo de medida de proteo ou scio-educativa, o desligamento dever ser previamente acordado com o rgo encaminhador, inclusive com indicao de reintegrao familiar de crianas e adolescentes com medida de abrigo.

14

5.3 Servio de Orientao e Acompanhamento a Adolescentes em Cumprimento de Medida Scio-Educativa de Liberdade Assistida e de Prestao de Servios Comunidade. As medidas scio-educativas de Liberdade Assistida e de Prestao de Servios Comunidade esto previstas no Estatuto da Criana e do Adolescente. Muito embora tenham um carter sancionatrio, de responsabilizao do adolescente, sua operacionalizao deve se referenciar numa ao educativa, embasada na concepo de que o adolescente sujeito de direitos e pessoa em situao peculiar de desenvolvimento que necessita de referncia, apoio e segurana. A medida de Liberdade Assistida implica em concesso de liberdade sob condies, ou seja, uma medida a ser executada em meio aberto, porm com caracterstica de restrio de liberdade. Mantm o adolescente em seu meio familiar e comunitrio, acompanhado por servio de acompanhamento social oferecido pela poltica de assistncia social. A medida fixada por at seis meses, podendo ser prorrogada, revogada ou substituda por outra medida. A equipe tcnica responsvel pelo servio poder designar orientadores sociais comunitrios (qualquer cidado comum maior de 21 anos) para a funo de auxiliar no acompanhamento e orientao ao adolescente e sua famlia, de forma mais sistemtica, mobilizando-os e contribuindo para inseri-los, quando necessrio, em programas socioassistenciais e de outras polticas pblicas; supervisionando a freqncia e o aproveitamento escolar e fornecendo informaes acerca do cumprimento da medida e monitoramento dos encaminhamentos realizados. Tais orientadores devem contribuir ainda como mediadores das relaes do adolescente com os espaos sociais com os quais este apresenta dificuldade em interagir. Precisam estar qualificados para o desempenho de suas atribuies e serem supervisionados freqentemente pela equipe tcnica. A medida de Prestao de Servios Comunidade consiste na realizao, pelo adolescente, de servios comunitrios gratuitos e de interesse geral, por perodo no excedente a seis meses, com jornada semanal de oito horas, junto a organizaes governamentais e no governamentais da rede socioassistencial, hospitais, escolas e outros estabelecimentos congneres, bem como em programas comunitrios ou governamentais, no

15

existindo impedimento que sejam de mbito federal, estadual e municipal. Os servios sero prestados gratuitamente e tem um carter de responsabilizao do adolescente pelo processo de aprendizagem e no pela sua culpabilizao. Essa medida tem um carter pedaggico e socializante e sua execuo no pode prejudicar a freqncia escola e a jornada de trabalho. A equipe deve realizar o acompanhamento social ao adolescente e identificar, no municpio, os locais de prestao de servios, cujas atividades sejam compatveis com as habilidades dos adolescentes e com seus interesses. Na operacionalizao das medidas scio-educativas a elaborao do Plano de Trabalho indispensvel, garantida a participao do adolescente e da famlia, e deve conter os objetivos e metas a serem alcanados durante o cumprimento da medida e as perspectivas de vida futura, dentre outros aspectos a serem acrescidos, de acordo com as necessidades do adolescente. O acompanhamento social ao adolescente pela equipe tcnica e orientadores deve ser sistemtico, com freqncia mnima semanal, para acompanhamento do desenvolvimento do plano de trabalho. Encontros entre tcnico(s), orientador(es) social(is) e adolescente(s) devem, dentre outros objetivos, avaliar a execuo da medida, com freqncia, no mnimo, quinzenal. So importantes instrumentos para subsidiar os tcnicos nos relatrios informativos e avaliativos a serem encaminhados Vara da Infncia e da Juventude, em prazos estabelecidos na medida. fundamental neste servio intensificar a articulao com as demais polticas pblicas assegurando a intersetorialidade na execuo das medidas scio-educativas, bem como estreitar a articulao com a Vara da Infncia e da Juventude, com a Promotoria da Infncia e da Juventude, com a Defensoria Pblica e outros rgos de defesa de direitos e com uma ampla rede prestadora de servios que possam ser acionadas para atender as necessidades e demandas dos adolescentes e de suas famlias. importante destacar que o atendimento s famlias dos adolescentes, quando necessrio, deve ser realizado em articulao com o servio de Orientao e Apoio Especializado a Indivduos e Famlias com seus Direitos Violados, descrito no item 5.1.

16

7. INSTALAES FSICAS DO CREAS As instalaes fsicas do CREAS devem ser compatveis com os servios nele ofertados, dispondo de ambientes reservados para recepo das famlias, das crianas e adolescentes; atendimento individual e familiar; trabalho em grupos e reunies; atividades orientadas para o desenvolvimento de sociabilidades das famlias, alm das reas convencionais de servios. O ambiente do CREAS deve ser acolhedor para facilitar a expresso das necessidades e opinies, garantindo privacidade e preservao da integridade e dignidade dos usurios, assegurando a acessibilidade das pessoas com dificuldades de locomoo.
6

A recepo deve ofertar as informaes acerca dos servios e suas normas de funcionamento. Conforme as caractersticas locais e as especificidades das demandas, facultado aos municpios ofertar os servios do CREAS de forma descentralizada em seu territrio, desde que articulado rede de proteo bsica e especial e sob coordenao do rgo responsvel pelo comando da poltica de assistncia social. 7.1. IDENTIDADE VISUAL O espao deve possuir uma identidade visual prpria: Centro de Referncia Especializado de Assistncia Social CREAS. Os CREAS co-financiados pela Unio devero ter placa padro, posicionada na frente do Equipamento (ao lado da porta), cujo modelo poder ser obtido no Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome. 8. COMPOSIO, FORMAO E CAPACITAO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO CREAS A equipe do CREAS deve ser composta, minimamente, pelos seguintes profissionais, assim dimensionados:

O Decreto n 5.296, de 02/12/04, estabelece as normas gerais para a promoo da acessibilidade das pessoas com deficincia ou com mobilidade reduzida.
6

17

Profissional Coordenador Assistente social Psiclogo Educadores sociais Auxiliares administrativos Estagirios
3

Municpios em Gesto

Municpios em Gesto Plena

Bsica e Servios Regionais 1 1 1 2 1 2 2 4 1 2 Conforme as atividades desenvolvidas e definio da equipe

(preferencialmente das reas tcnica de psicologia servio social e direito) Advogado 1 1

Alm dos profissionais acima citados, podem ser contratados outros profissionais necessrios ao desenvolvimento das atividades. Dada a complexidade das situaes atendidas, o CREAS deve contar com profissionais capacitados e em nmero suficiente para prestar atendimento de qualidade aos usurios, realizando acompanhamento individualizado de cada caso, coordenando reunies de grupos de usurios e provendo encaminhamento, quando necessrio, para os demais servios da rede de proteo social e do sistema de garantia de direitos. O atendimento prestado dever possibilitar a superao das situaes de violao de direitos inicialmente detectados, o fortalecimento dos vnculos familiares e comunitrios e a insero autnoma das famlias na sociedade. A equipe de profissionais, alm das competncias e atribuies privativas inerentes formao, deve dispor de conhecimentos acerca da: o Constituio Federal de 1988; o Lei Orgnica da Assistncia Social LOAS; Poltica Nacional de Assistncia Social PNAS; Norma Operacional Bsica NOB/SUAS; e outras normativas do MDS; o Estatuto da Criana e do Adolescente - ECA; Poltica Nacional do Idoso - PNI; Estatuto do Idoso; Poltica Nacional de Integrao da Pessoa Portadora de
Esses profissionais desempenharo, prioritariamente, aes de busca ativa para abordagem em vias pblicas e locais identificados pela incidncia de situaes de risco ou violao de direitos de crianas e adolescentes. A quantidade de educadores sociais deve ser proporcional demanda e ao porte do municpio / regio.
3

18

Deficincia; Plano Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Explorao Sexual de Crianas e Adolescentes e outras normativas de defesa e garantia de direitos; Conforme j mencionado, a capacitao da equipe de profissionais que atua no CREAS estratgica para assegurar abordagem mais qualificada e a qualidade dos processos de trabalhos desenvolvidos. Para a famlia ser compreendida e abordada em sua totalidade o processo de capacitao deve ser permanente. A capacitao envolve diversas etapas. Na fase de pr-implantao do servio devem ser trabalhados contedos que permitem a compreenso dos fenmenos sociais e as situaes de vulnerabilidades e riscos sociais existentes no municpio. A seguir relacionamos os temas e aspectos que devem ser abordados: Compreenso e mapeamento das situaes de vulnerabilidades e riscos sociais do territrio; Fundamentos ticos, legais, tericos e metodolgicos do trabalho social com famlias, seus membros e indivduos; Trabalho em rede; Trabalho com grupos de indivduos e famlias; Utilizao de metodologias participativas no trabalho social com famlias, grupos e indivduos; Caractersticas e mapeamento da rede prestadora de servios do municpio e da regio; Atribuies dos rgos de defesa de direitos (Varas do Poder Judicirio; Defensoria Pblica, Ministrio Pblico; etc); Legislao e normativas acima mencionadas. O processo de capacitao deve permitir equipe, dentre outras coisas, o conhecimento da realidade scio-econmica e cultural das famlias: estrutura, valores, e demandas; a identificao das situaes de vulnerabilidade e risco social do grupo familiar, seus membros e indivduos; o conhecimento dos parmetros tcnicos e legais que norteiam a ao; e a possibilidade de mobilizar os recursos comunitrios e da rede de servios para promover os encaminhamentos. 19

ATRIBUIES DA COORDENAO O coordenador, alm de gerente, um facilitador dos processos de trabalho, deve viabilizar as condies tcnico-operacionais necessrias prestao dos servios. Cada CREAS deve dispor de um coordenador, com nvel superior e formao na rea social, que tem, dentre outras, as seguintes atribuies: o Articular o processo de implantao do CREAS; o Coordenar a execuo das aes; o Realizar articulao/parcerias com instituies governamentais e no governamentais, engajando-se no processo de articulao da rede socioassistencial; o Definir, em conjunto com a equipe, o fluxo de entrada, acompanhamento, monitoramento, avaliao e desligamento das famlias; o Definir, com a equipe tcnica, os meios e os ferramentais terico-metodolgicos de trabalho com famlias, grupos e indivduos a serem utilizados; o Articular o processo de implantao, execuo, monitoramento, registro e avaliao das aes, usurios e servios; o Realizar reunies peridicas com os profissionais e estagirios para discusso dos casos, avaliao das atividades desenvolvidas, dos servios ofertados e dos encaminhamentos realizados, entre outras; o Promover e participar de reunies peridicas com representantes da rede prestadora de servios, visando contribuir com o rgo gestor na articulao e avaliao dos servios e acompanhar os encaminhamentos efetuados; o Contribuir com o rgo gestor municipal no estabelecimento de fluxos entre os servios da Proteo Social Especial e Bsica de Assistncia Social; o Participar de comisses/fruns/comits locais de defesa e promoo dos direitos das crianas e adolescentes;

9. AVALIAO DO PROCESSO DE TRABALHO 20

Implantar mecanismos de monitoramento e avaliao do processo de trabalho e dos impactos dos servios ofertados pelo CREAS uma condio fundamental para o constante aprimoramento dos mesmos, a superao das dificuldades e a correo de eventuais desvios. Constitui-se como processo de trabalho um conjunto de atividades e tarefas interrelacionadas e interdependentes, que tem como objetivo comum a transformao de determinadas situaes de violao de direitos dos beneficirios, de acordo com suas necessidades. A avaliao desse conjunto de atividades e tarefas permite aferir a dimenso quantitativa e qualitativa dos servios prestados no mbito do CREAS, na medida em que identifica se os objetivos esto sendo cumpridos. Desse modo, preciso estabelecer ferramentas que dem conta de avaliar as duas dimenses. Destaca-se a importncia de envolver os beneficirios no processo de avaliao. Para possibilitar o monitoramento e avaliao dos servios, faz-se necessrio a padronizao de instrumentais para registro de dados dos usurios, dos servios ofertados e das atividades e atendimentos realizados no CREAS, utilizando, sempre que possvel, a via digital. Tais informaes devero possibilitar, ainda, a alimentao dos aplicativos do sistema de informao da REDE SUAS.

21

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA Poltica Nacional de Assistncia Social PNAS, aprovada pelo Conselho Nacional de Assistncia Social por intermdio da Resoluo n 145, de 15/10/04, e publicada no Dirio Oficial da Unio em 28/10/04; Norma Operacional Bsica NOB/SUAS, aprovada pelo Conselho Nacional de Assistncia Social por intermdio da Resoluo n 130, de 15/07/05; Brasil, Estatuto da Criana e do adolescente - ECA, Lei Federal 8.069, de 13/07/90; Documentos produzidos pelas consultoras em planejamento e gesto social Prof Dra Aldasa Sposati e Prof Neiri Bruno Chiachio, MDS, 2005; Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome, Guia do Centro de Referncia de Assistncia Social - CRAS, 2005; Belo Horizonte, Prefeitura de Belo Horizonte, SOSF Servio de Orientao, Apoio e Proteo Scio-Familiar; Nogueira, Wanderlino, in Revista Servio Social e Sociedade n 83, Ed. Corts, 2005; Brasil, Presidncia da Repblica, Decreto n 5.296, de 02/12/04; Plano Nacional de Enfrentamento Violncia Sexual Contra Crianas e Adolescentes;

22

Contribuies emanadas de oficinas sobre o CREAS, promovida pelo MDS, em 2005;

Ministrio do Desenvolvimento e Combate Fome, Portaria 440, de 23/08/05;

Filme DESAFIANDO GIGANTES

23

Вам также может понравиться