Вы находитесь на странице: 1из 8

DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAO SAUDVEL PARA DIABTICOS E HIPERTENSOS

1 passo
ESTABELEA HORRIOS PARA AS REFEIES DISTRIBUINDO-AS EM 56 REFEIES/DIA
A primeira deciso para uma alimentao saudvel respeitar ao mximo os horrios das refeies. Procure fazer de 5-6 refeies ao longo do dia. Intercale lanches saudveis entre as principais refeies (caf-da-manh, almoo e jantar). Evite pular refeies! Mantendo essa disciplina, alm do controle da glicemia dos diabticos, evita-se o consumo excessivo de alimentos nas grandes refeies, ajudando no controle do peso ou na manuteno do peso saudvel essencial para a qualidade de vida de diabticos e hipertensos. Nos lanches prefira frutas e ou preparaes leves.

2 passo
CONSUMA VARIADOS TIPOS DE VERDURAS, LEGUMES E FRUTAS: USE SEMPRE AQUELES DE COLORAO INTENSA COMO OS VERDES ESCURO E AMARELOS
Procure consumir os legumes, verduras e frutas produzidos na sua regio. Este grupo de alimentos est associado ao menor risco de doenas como obesidade, diabetes, doenas cardiovasculares e alguns tipos de cncer. So alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras Alm disso, do colorido aos pratos, o que torna mais apetitosa a refeio Esses alimentos, em poca de safra, ficam mais baratos, tm alto valor nutritivo e mais sabor. Os alimentos da safra tambm podem ser utilizados para a comercializao do seu excedente e tambm em preparo de receitas. Voc pode consumi-los tambm na forma desidratada (desde que sem sal) e tambm para fazer chs saborosos). Aproveite e valorize a riqueza e variedade de alimentos de sua regio!

3 passo
ESCOLHA ALIMENTOS RICOS EM FIBRAS COMO VERDURAS, FRUTAS E LEGUMES, LEGUMINOSAS (FEIJES), CEREAIS INTEGRAIS COMO ARROZ E PO INTEGRAL E FARINHAS (AVEIA, TRIGO...).
As fibras so componentes dos alimentos que alm de ajudar na funo digestiva, ajudam a reduzir o colesterol. Elas esto presentes em alimentos vegetais, especialmente se consumidos crus. Consuma de 3 ou mais pores de legumes e verduras e 2 pores ou mais de frutas como parte principal das refeies, sobremesas e lanches, diariamente. Coma sempre que possvel, feijo, lentilha, ervilha, fava ou gro de bico, entre outras, preferencialmente 4 vezes por semana. O feijo tem protena e rico em ferro. Coloque pelo menos uma concha de feijo ou de outras leguminosas no seu prato na hora do almoo e jantar. Outra opo para aumentar o consumo de fibras utilizar cereais integrais, farelos de arroz, aveia e outros. Lembre-se: a nossa tradicional combinao de arroz com feijo uma tima fonte de protena vegetal.

4 passo
EVITE OS ALIMENTOS RICOS EM ACARES COMO DOCES, REFRIGERANTES, CHOCOLATES, BALAS E OUTRAS GULOSEIMAS
A ingesto de acar deve ser moderada para todas as pessoas e em todas as fases do curso da vida. O excessivo consumo desse grupo de alimentos pode levar a doenas como crie dental, obesidade, alm de contribuir para doenas como diabetes, presso alta, aumento de colesterol no sangue, doenas do corao e at cncer. Em diabticos esse controle deve ser seguido com mais rigor! O acar somente contm calorias e nenhum outro nutriente. um alimento que no essencial pois a energia fornecida por ele pode ser obtida de alimentos mais nutritivos e com menor densidade energtica. Lembre-se: Evitar o consumo de acares fundamental para a manuteno de nveis glicmicos adequados.

5 passo
CONSUMA POUCO SAL DE COZINHA; EVITE ALIMENTOS COM ALTO TEOR DE SAL. PREFIRA ERVAS (SALSA, COENTRO, CEBOLINHA, ORGANO), ESPECIARIAS E LIMO PARA TORNAR AS REFEIES MAIS SABOROSAS
O excesso de sal pode levar ao aumento da presso do sangue (Hipertenso). O consumo de sal deve ser de no mximo 6 gramas/dia (1 colher de ch rasa). Evite adicionar sal no preparo dos alimentos e saladas cruas e aos pratos prontos. Descubra o valor das ervas e especiarias! Para dar sabor aos alimentos, faa uso de ervas e temperos que podem ser cultivados por voc como salsa, cebolinha verde, coentro, cebola, alho, pimento. muito importante saber que o sal contm sdio, que o elemento qumico associado hipertenso. O sdio est presente em muitos alimentos processados e industrializados, inclusive em muitos alimentos doces (bolos, tortas, biscoitos), na forma de cloreto de sdio (sal de cozinha) mas tambm em aditivos e conservantes adicionados (como o glutamato de sdio). Habituese a olhar o rtulo dos alimentos industrializados. Carnes salgadas e processadas (charque, carne de sol, carne seca, defumados e embutidos), queijos, enlatados e temperos industrializados (temperos prontos, shoyo/molho de soja, catchup, mostarda, caldos concentrados, enlatados, conservas, salgadinhos), tem alto teor de sal. Evite-os ou consuma-os com moderao Ao comprar o sal, observe na embalagem se o produto iodado. O iodo importante para prevenir doenas, como o bcio (papo). No consuma o sal para gado, pois no contm iodo. Lembre-se: Evitar o consumo de sal fundamental para a manuteno de nveis adequados da presso arterial!

6 passo
DIMINUA O CONSUMO DE GORDURA
A ingesto excessiva de gorduras pode levar a doenas como obesidade, alm de contribuir para doenas como diabetes, presso alta, aumento de colesterol no sangue, doenas do corao e at cncer. O consumo de gordura deve ser moderado para todas as pessoas e em todo o curso da vida, mas pessoas com diabetes ou hipertenso tm mais risco em desenvolver muitas dessas doenas. D preferncia a: leite desnatado e derivados com baixo teor de gordura, queijos brancos, carnes magras, alimentos preparados com pouco leo e gorduras; diminua a quantidade de margarina e manteiga que voc consome; evite frituras e alimentos industrializados que contm gordura vegetal hidrogenada entre seus ingredientes (veja nos rtulos); retire o excesso de gordura visvel antes do preparo dos alimentos, como pele de frango, gordura aparente de carnes, gorduras amarelas, e carnes processadas, embutidos, frituras e salgadinhos. D preferncia para os alimentos assados e cozidos. Evite cozinhar com margarina, gordura vegetal, manteiga e banha de porco. Prefira leo de soja para cozinhar os alimentos. Azeite de oliva pode ser

acrescentado a saladas, legumes e pratos prontos. Use-os com moderao!

7 passo
EVITE O FUMO E AS BEBIDAS ALCOLICAS.
Evite o fumo e bebidas alcolicas. O consumo de bebidas alcolicas no recomendado, pois est associado violncia e a diversas doenas como cncer, cirrose e alcoolismo. No fume. Cigarros, charutos e cachimbo provocam dependncia e causam doenas graves como cncer, infarto, derrame e enfisema pulmonar. Quem pra de fumar melhora a sade e a qualidade de vida. Essa recomendao particularmente importante para diabticos e hipertensos. Procure profissionais de sade e grupos de apoio para ajud-lo a livrar-se desses hbitos, se voc tiver dificuldade. Lembre-se: tabagismo e alcoolismo so doenas que devem ser tratadas!

8 passo
BEBA GUA!
A gua essencial a vrias funes do nosso organismo. A melhor bebida a gua, aumente seu consumo. O ideal beber, pelo menos, dois litros de gua por dia (6 8 copos grandes) nos intervalos das refeies principais. Evite refrigerantes e lcool; embora sejam bebidas, no so saudveis. Prefira sucos de frutas naturais. Em casos de reteno hdrica (edema) tenha cuidado com a quantidade de lquidos ingerida. Consulte seu mdico para saber a quantidade indicada.

9 passo
MANTENHA UM PESO SAUDVEL!
Mantenha seu peso dentro dos limites saudveis. O peso saudvel aquele adequado para cada pessoa de acordo com seu biotipo e caractersticas pessoais. O excesso de peso decorrente do acmulo de gordura corporal (sobrepeso ou obesidade). Estas condies aumentam o risco de vrias doenas inclusive de diabetes e hipertenso. importante que diabticos e hipertensos mantenham o peso saudvel. Isso ajuda a controlar essas doenas e diminuem o risco de complicaes. Para saber se o peso adequado ou ter mais informaes a respeito, v a uma unidade de sade. Voc tambm pode fazer o clculo abaixo e verificar se est dentro dos limites saudveis (18,5 a 24,9 kg/m): IMC = Peso (em Kg) Alturas (em m)

Valor do IMC Menor que 18,5 18,5 a 24,99 25 a 29,99 Maior que 30

Classificao Baixo peso Normal Sobrepeso Obesidade

10 passo
PROCURE TER UMA ALIMENTAO SAUDVEL E UMA ATIVIDADE FSICA MODERADA REGULAR, ASSIM VOC TER UM PESO ADEQUADO, QUE TAMBM IMPORTANTE PARA O CONTROLE DO DIABETES E DA HIPERTENSO.
Uma alimentao saudvel no tem segredo: aquela que atende s necessidades de nutrientes que o organismo precisa; adequada em quantidade, qualidade e segura do ponto de vista sanitrio; variada e baseada em alimentos naturais, respeita o hbito e a cultura alimentar da pessoa ou grupo populacional, alm se ser saborosa. Comer deve ser um prazer associado convivncia familiar e social. Movimentar-se e tornar-se mais ativo essencial para a sade fsica e mental. O lazer, o prazer e o movimento so importantes para um viver saudvel. A atividade fsica, associada a uma alimentao saudvel, so fundamentais para a sade e a qualidade de vida, para qualquer pessoa em qualquer fase do curso da vida. Para diabticos, hipertensos e obesos esses elementos devem se tornar um hbito: ajudam no controle do peso saudvel e na qualidade de vida. Procure fazer algo agradvel, se possvel, diferente do seu trabalho no dia a dia. A adoo de atividades recreativas junto com a famlia e com amigos melhora a qualidade de vida e o seu desempenho, seja no trabalho e em casa. Escolha atividades fsicas prazerosas como: caminhadas, passeios de bicicletas, jogos em grupo, danas e outras. Movimente-se para ser feliz. Converse com um nutricionista para elaborar sua dieta e com o mdico para escolher a atividade fsica mais adequada para voc.

A interveno mais produtiva atuar sobre os fatores de risco comportamentais: sedentarismo, alimentao inadequada, uso de fumo e lcool.

PARTE 2: TEXTO DE APOIO AOS PROFISSIONAIS DE SADE (MULTIPLICADORES) PARA OS SLIDES!!!

ALIMENTAO SAUDVEL A alimentao deve estar inserida no cotidiano das pessoas, como um momento agradvel e de socializao. Desta forma, no existem regras prescritas e sim recomendaes gerais que podem ser seguidas, de forma que as pessoas dem preferncia aos alimentos mais nutritivos em quantidades suficientes de maneira a promover sade e prevenir doenas. As prticas alimentares saudveis devem ter como enfoque prioritrio o resgate de hbitos alimentares regionais inerentes ao consumo de alimentos in natura ou minimamente processados, produzido em nvel local, culturalmente referenciados e de elevado valor nutritivo como legumes, verduras e frutas, os quais devem ser consumidos desde os primeiros anos de vida at a fase adulta e a velhice, considerando sempre sua segurana sanitria. Lembre-se, uma alimentao saudvel no deve ser cara pois deve privilegiar alimentos in natura produzidos na sua regio. Uma alimentao saudvel deve ser tambm baseada em prticas alimentares que assumam a significao social e cultural dos alimentos como fundamento bsico conceitual. A alimentao se d em funo do consumo de alimentos (e no de nutrientes). Os alimentos tm gosto, cor, forma, aroma e textura e todos estes componentes precisam ser considerados na abordagem nutricional. Os nutrientes so importantes contudo, os alimentos no podem ser resumidos a veculos destes. Os alimentos trazem significaes culturais, comportamentais e afetivas singulares que jamais podem ser desprezadas. O alimento enquanto fonte de prazer tambm uma abordagem necessria para promoo da sade.

Objetivos
auxiliar o indivduo a fazer mudanas em seus hbitos alimentares, favorecendo o melhor controle metablico, do peso corporal e da presso arterial. S se consegue atingir um bom controle do diabetes e da hipertenso arterial com uma alimentao adequada; incentivar a adoo de hbitos alimentares saudveis, associada a atividade fsica, para preveno da obesidade, DM e H; aumentar o nvel de conhecimento da populao sobre alimentao equilibrada, manuteno do peso adequado e benefcios da atividade fsica; buscar adequar as orientaes sobre hbitos de alimentao saudveis e prtica da atividade fsica compatveis com a realidade local e com as condies de vida do paciente no caso do diabetes ou hipertenso instalados;

garantir o cuidado nutricional individualizado para a preveno ou correo do excesso de peso, manuteno da glicemia, perfil lipdico e presso arterial em nveis adequados.

Orientaes gerais para o diabtico e hipertenso


O plano alimentar deve ser personalizado de acordo com a idade, sexo, estado metablico, situao biolgica, atividade fsica, doenas intercorrentes, hbitos socioculturais, situao econmica e disponibilidade dos alimentos em sua regio. Deve-se fracionar as refeies, objetivando a distribuio harmnica dos alimentos, evitando grandes concentraes de carboidratos em cada refeio, reduzindo assim, o risco de hipo e hiperglicemia. O paciente dever seguir as seguintes recomendaes: O ideal fazer seis refeies ao dia (trs grandes refeies e trs pequenas refeies); Incentivar o consumo de fibras alimentares (frutas, verduras, legumes, leguminosas, cereais integrais), pois alm de melhorar o trnsito intestinal retardam o esvaziamento gstrico, proporcionando maior saciedade e com um efeito positivo no controle da glicemia e dos lipdios sanguneos . Evitar alimentos ricos em gordura saturada e colesterol (gorduras de origem animal, carne de porco, lingia, embutidos em geral, frutos do mar, midos, vsceras, pele de frango, dobradinha, gema de ovo, mocot, carne vermelha com gordura aparente, leite e iogurte integral (no caso de adulto), manteiga, creme de leite, leite de cco, azeite de dend e chocolate. Reduzir o consumo dirio de sal para 6 g = 1 colher de ch rasa. Moderar o uso durante o preparo das refeies, evitar o consumo de alimentos ricos em sdio e tirar o saleiro da mesa. Aumentar ingesto de potssio: estudos populacionais indicam que o aumento do consumo de potssio previne o aumento de presso arterial e preserva a circulao cerebral. Aumentar o consumo de vegetais crus, pois com o cozimento h uma grande perda do potssio dos alimentos. Veja abaixo a tabela como alimentos ricos em potssio. Alimentos ricos em sdio sal de cozinha (NaCl) e tempero industrializados alimentos industrializados (ketchup, molho ingls, maionese, mostarda, shoyu, caldos concentrados, molhos prontos para salada). embutidos (salsicha, mortadela, lingia, apresuntado, presunto, salame, paio) Alimentos ricos em potssio frutas secas melo mamo banana gro de bico feijo lentilha

enlatados e conservas (extrato de tomate, milho, ervilha, pats, sardinha, atum, picles, azeitona, palmito, etc). bacalhau, charque, carne seca, carnes e peixes defumados, alimentos conservados em sal. aditivos (glutamato monossdico) utilizados em alguns condimentos, sopas de pacote, extrato de carne ou galinha. queijos em geral

soja abbora cenoura laranja beterraba tomate batata gua de cco vegetais de cor verde

Obs: incentivar o consumo de vegetais crus, pois a coco reduz significativamente o teor de potssio dos alimentos. Evitar frituras em geral. No cozinhar com margarinas ou creme vegetal. Preferir leos vegetais pra o preparo dos alimentos; o azeite de oliva poder usado acrescentado aos alimentos j preparados (evitar us-lo nas preparaes) Evitar carboidratos simples (acares, mel, garapa, melado, rapadura e doces em geral), principalmente para o indivduo diabtico.

Вам также может понравиться