Вы находитесь на странице: 1из 6

GERAO TEC EDINEI RADUVANSKI

RAID 10, RAID 50, RAID 100

Tubaro 2012

1 INTRODUO Para usurios normais a perda de dados pode no ter muita importncia, porm para as empresas ou profissionais de TI, a perda de informaes pode gerar prejuzos. A tecnologia RAID uma forma de eficiente de proteger as informaes. RAID a sigla para Redundant Array of Independent Disks. Essa tecnologia combina vrios discos rgidos para formar uma nica unidade lgica. Isso permite ter uma tolerncia alta contra falhas, pois se um disco tiver problemas, os demais continuam funcionando, disponibilizando os dados. A seguir ser demostrado os nveis de RAID: RAID 10, RAID 50 e RAID 100.

2 DESENVOLVIMENTO RAID-10 O RAID 1+0, ou 10, exige ao menos 4 discos rgidos. Cada par ser espelhado, garantindo redundncia, e os pares sero distribudos, melhorando desempenho. At metade dos discos pode falhar simultaneamente, sem colocar o conjunto a perder, desde que no falhem os dois discos de um espelho qualquer razo pela qual usam-se discos de lotes diferentes de cada lado do espelho. o nvel recomendado para bases de dados, por ser o mais seguro e dos mais velozes, assim como qualquer outro uso onde a necessidade de economia no se sobreponha segurana e desempenho. Vantagens: - Segurana contra perda de dados. - Pode falhar um ou dois dos HDs ao mesmo tempo, dependendo de qual avaria. Desvantagens: - Alto custo de expanso de hardware (custo mnimo = 2N HDs). - Os drivers devem ficar em sincronismo de velocidade para obter a mxima performance.

RAID-50 um arranjo hbrido que usa as tcnicas de RAID com paridade em conjuno com a segmentao de dados. Um arranjo RAID-50 essencialmente um arranjo com as informaes segmentadas atravs de dois ou mais arranjos. Vantagens: - Alta taxa de transferncia. - timo para uso em servidores. Desvantagens: - Alto custo de implementao e expanso de memria.

RAID 100

O RAID 100 basicamente composto do RAID 10+0. Normalmente ele implementado utilizando uma combinao e software e hardware, ou seja, implementase o RAID 0 via software sobre o RAID 10 via Hardware.

Concluso

Com RAID 10 os discos metade dos discos podem simultaneamente, sem que a pare a aplicao. Possui a vantagem de ser veloz e ser muito seguro, porem tem alto custo. RAID 50 as informaes so segmentadas atravs de 2 ou mais arranjos. Possui alta taxa de transferncia, porm h alto custo na implementao. RAID 100 composto por um RAID 10, complementado com um RAID 0. Possui a vantagem de ter bom desempenho e redundncia, porm h alto custo na implementao.

REFERNCIAS

Fulcrum2001. Tutorial sobre RAID. Disponvel em: < http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?/topic/722288-tutorial-sobre-raid/>. Acesso em 15 de maio de 2012.

Вам также может понравиться