Вы находитесь на странице: 1из 26

Captulo Material de manuteno e manuseio de equipamentos

39

Mostraremos neste captulo, materiais e equipamentos usados em manuteno. Alguns desses materiais so bastante baratos e de uso pessoal, como os kits de ferramentas. Outros equipamentos so mais caros, e so usados por tcnicos e laboratrios. Finalmente, falaremos sobre os cuidados que devem ser tomados para no estragar o computador tentando consertlo.

Materiais de baixo custo


Quanto maior a complexidade de um defeito, maior deve ser o grau de especializao do tcnico e maior a sofisticao dos instrumentos utilizados. Tcnicos que realizam manuteno de campo, ou seja, dirigem-se at o cliente para resolver o problema, utilizam geralmente uma pequena maleta com material de "primeiros socorros" para o PC. A maioria dos defeitos so problemas simples que podem ser resolvidos apenas com essa reduzida quantidade de ferramentas e instrumentos. A maior parte desse material pode ser adquirida em casas de material eletrnico, as mesmas que vendem peas para rdio e TV. Alguns itens so encontrados tambm em lojas de suprimentos para informtica.

39-2 Chaves de fenda

Hardware Total

A primeira ferramenta necessria a chave de fenda, utilizada para colocar e retirar parafusos. A figura 1 mostra alguns tipos de chaves de fenda, e ainda as chaves Philips, para serem usadas em parafusos com cabea em forma de cruz.
Figura 40.1
Chaves de fenda e chaves Philips.

O tamanho das chaves tambm importante. Usar uma chave de fenda muito pequena em relao ao parafuso pode danificar ambos. Uma regra bem simples usar uma chave com tamanho igual ao da cabea do parafuso, ou o mais prximo possvel. O mesmo se aplica para chaves Philips.
Alicates

Outra ferramenta til para a manuteno de um PC o alicate. Os dois tipos mais comuns so o alicate de bico e alicate de corte, ambos mostrados na figura 2.
Figura 40.2
Alicates de bico e de corte.

O alicate de corte serve para cortar ou desencapar fios. O alicate de ponta tem muitas outras aplicaes. Serve para firmar um fio que ser cortado pelo outro alicate, colocar parafusos em locais mais difceis, colocar e retirar parafusos hexagonais, colocar e retirar jumpers, etc.

Captulo 39 Material de manuteno e manuseio de equipamentos Fita isolante

39-3

Quando um fio desencapado deve ser colocada uma fita de material isolante para que a parte metlica do fio no encoste em outras partes metlicas do computador, o que causaria um curto-circuito. Como as tenses existentes em um PC so baixas, muitas vezes os curto-circuitos causam danos que no podem ser observados visualmente. necessrio utilizar equipamentos de teste e perder muitas horas de trabalho tentando localizar um defeito causado por um curto-circuito.
Para limpeza de poeira

A poeira que incide diariamente sobre um computador causa maus contatos que impedem o seu funcionamento correto. Quando isso ocorre, temos que fazer uma limpeza de toda a poeira do interior do computador. Uma flanela de limpeza do tipo perfex (tem que ser nova) muito til para retirar a poeira das superfcies planas do interior do computador. O perfex no pode ser usado para limpar placas, mecanismos de drives e locais no planos. Devemos ento "espanar" a poeira. Podemos usar para isto, um miniaspirador de p, mas outro mtodo que tambm funciona e bem mais barato usar um pequeno pincel ou trincha, encontrado em qualquer loja de material de pintura.
Figura 40.3
Perfex e pincel.

A vantagem do mini-aspirador uma limpeza mais rpida, importante para um tcnico que limpa diversos computadores por dia. Se voc vai cuidar apenas do seu PC, vai fazer uma limpeza de poeira a cada seis meses, o fator tempo bem menos importante. Existe ainda uma situao em que o mini-aspirador de p um instrumento quase que indispensvel: na limpeza da impressoram retirando a poeira do seu interior e tambm o excesso de TONER que normalmente fica no interior das impressoras a Laser.

39-4 Para eliminar maus contatos

Hardware Total

Mesmo tomando diversos cuidados para evitar o problema do mau contato, este problema pode ocorrer, mesmo que seja com menos freqncia. Os principais acessrios usados para eliminar maus contatos so: borracha lixa de unha fina spray limpador de contatos lcool isoproplico

A borracha, preferencialmente daquelas usadas para apagar caneta, til para limpar conectores do tipo EDGE (borda), comum em placas de expanso. O lpis-borracha tambm pode ser usado. A lixa de unhas, que deve ser bem fina, pode ser usada para raspar "pernas" de chips, com moderao. O spray limpador de contatos pode ser usado em qualquer tipo de conector, soquete ou chip. Um spray muito utilizado o gs freon. Infelizmente o freon anti-ecolgico, pois agride a camada de oznio. Existem outros tipos de spray que no tm esse problema. Nas lojas de material eletrnico so encontrados diversos tipos de sprays limpadores de contatos. Basta olhar no rtulo para localizar um que seja inofensivo camada de oznio. Importante: No devem ser utilizados em computadores, sprays limpadores de ferrugem, como WD40 e similares. O spray limpador de contatos tem uma embalagem parecida com a de um inseticida. Possui um pequeno tubo que se encaixa no furo por onde o spray expelido. Assim o spray passa a sair pela extremidade do tubo, facilitando a limpeza de locais mais difceis.

Captulo 39 Material de manuteno e manuseio de equipamentos *** 35% *** Figura 40.4
Spray limpador de contatos eletrnicos.

39-5

Kit de limpeza para drives de disquetes

O lcool isoproplico (ou isopropanol) usado na limpeza de cabeas magnticas de drives de disquetes e tambm pode ser opcionalmente usado para limpar contatos eletrnicos. Pode ser adquirido em lojas de material qumico, e at em algumas farmcias. Os kits de limpeza para drives so compostos de um frasco com isopropanol e um disquete de limpeza. No pode ser usado o lcool comum, pois contm gua. A gua deve ser evitada a todo custo, pois causa a oxidao dos contatos metlicos. Os kits de limpeza para drives de disquetes podem ser encontrados em lojas de material para informtica, e at em algumas papelarias. O perigo que o usurio desavisado pode utilizar o kit de forma indevida e causar danos srios ao seu drive.
Figura 40.5
Kit de limpeza para drives de disquetes.

39-6 Kit de limpeza para drives de CD-ROM

Hardware Total

O sistema tico de um drive de CD-ROM ou de um gravador de CDs pode eventualmente ficar sujo, devido principalmente poeira. Podemos fazer a limpeza utilizando um kit de limpeza para CD players e drives de CD-ROM. Podem ser comprados em lojas de CDs musicais, e consistem em um CD contendo em uma das trilhas, um pequeno trecho similar a uma micro escova. Existem tambm os kits para limpeza dos CDs. So estojos onde o CD sujo colocado. Aplicamos uma soluo e giramos uma pequena manivela, fazendo com que escovas faam movimentos circulares, limpando a superfcie do CD.
Testadores Neon

O testador neon serve para a identificao dos terminais da tomada da rede eltrica (fase e neutro). Pode ser encontrado em lojas de material eltrico, eletrnico ou at mesmo em casas de material de construo. O tipo mais comum consiste em uma chave de fenda, no interior da qual existe uma pequena lmpada neon. Esta lmpada possui uma resistncia eltrica altssima, centenas de vezes maior que a resistncia do corpo humano. Para utilizar o testador, segura-se em um de seus terminais e conecta-se o outro no ponto da tomada a ser testado. Se a lmpada acender, significa que o ponto em teste o fase (ou aquele que "d choque"), caso contrrio trata-se do neutro.
Figura 40.6
Testadores neon.

Lupa

Pode ser muito til na manuteno uma pequena lupa ou lente de aumento. Com ela podem ser lidos mais facilmente os nmeros impressos nos chips, podem ser procurados curto-circuitos ou trilhas partidas em placas de circuito impresso, pode-se manipular mais facilmente pequenos parafusos ou jumpers de placas.

Acessrios altamente recomendveis

Captulo 39 Material de manuteno e manuseio de equipamentos

39-7

Algumas ferramentas e acessrios no so considerados como necessrios a um usurio comum que pretende fazer a manuteno no seu prprio computador. So necessrios apenas para aqueles que pretendem realizar manuteno em diversos computadores, pois permitem uma manuteno mais rpida, mais especializada e mais abrangente.
Mini aspirador de p

Trata-se de um pequeno aspirador que facilita a limpeza da poeira existente no computador e nos seus perifricos (figura 7). Com sua utilizao a limpeza fica mais rpida. Pode ser encontrado em algumas lojas de suprimentos para informtica.
Figura 40.7
Mini aspirador de p.

Chaves Allen

Outro acessrio desejvel so as chaves Allen. Nos drives de disquetes, discos rgidos e impressoras existem parafusos diferentes dos normais e dos do tipo Philips. Possuem em sua cabea uma fenda em forma de um hexgono. Para serem manipulados necessitam de uma chave Allen, que tem sua ponta em forma de hexgono (figura 8). O tamanho da chave deve ser exatamente igual ao tamanho da fenda no parafuso. Nesse caso necessrio possuir um jogo de chaves com diversos tamanhos. Pode ser adquirido em lojas especializadas em ferramentas.
Figura 40.8
Chaves Allen.

39-8 Multmetro

Hardware Total

O multmetro um aparelho que serve para medir grandezas eltricas como corrente, tenso e resistncia. Os multmetros analgicos possuem um ponteiro para indicar o valor medido, enquanto que os multmetros digitais possuem um display de cristal lquido. Possuem ainda uma chave para selecionar qual a grandeza a ser medida, bem como a sensibilidade desejada, duas pontas de prova para fazer contato eltrico com o ponto do circuito a ser analisado.
Figura 40.9
Multmetro digital.

O multmetro muito til na manuteno. Pode ser usado para: testar as tenses da fonte de alimentao testar mau contato em cabos identificar os terminais da rede eltrica testar LEDS testar trilhas de circuito impresso partidas em uma placa medir a corrente consumida por uma placa medir a corrente consumida por um drive, disco rgido ou drive de CD-ROM

Aquecedor e spray congelante

Existem certos componentes que apresentam problemas alguns minutos aps o computador estar ligado. So componentes que indevidamente tornam-se sensveis temperatura. Tal efeito pode acontecer chips, entretanto mais comum ocorrer com componentes analgicos, como resistores, capacitores e transistores. Neste caso, um pequeno secador de cabelos muito til para auxiliar na simulao de aquecimento. Com o seu uso podemos localizar

Captulo 39 Material de manuteno e manuseio de equipamentos

39-9

com maior facilidade um componente com problemas relacionados com a sensibilidade temperatura. Em conjunto com o aquecedor deve ser usado o spray congelante, que pode ser adquirido em lojas de material eletrnico. Se um componente foi aquecido e surgiu o erro, resfriamos o mesmo componente com esse spray. O erro dever desaparecer. Desta forma fica menos difcil encontrar o componente com problema. Existem tambm os erros que ocorrem apenas com o computador frio, melhorando aps alguns minutos. Nesse caso o spray congelante muito til pois permite o rpido resfriamento, economizando muito tempo para o tcnico, e provando assim qual o componente problemtico. Observe que este trabalho experimental de aquecimento e resfriamento precisa ser feito com calma, no laboratrio. No o tipo de manuteno que se faa na instalao do cliente, pois muito demorada.
*** 35% *** Figura 40.10
Spray congelante.

Ferro de solda e dessoldador

Uma das atividades muito comuns em manuteno a soldagem. A solda utilizada para realizar contatos eltricos perfeitos. Particularmente em um PC, a soldagem tem as seguintes aplicaes: refazer contatos em trilhas partidas em uma placa de circuito impresso ligar fios partidos ligar um cabo ao seu conector substituio da bateria da placa de CPU substituio de resistores, capacitores e transistores

39-10

Hardware Total

substituio de LEDS danificados substituio de chips defeituosos reparo de cabos

Para manuteno de microcomputadores indicada a utilizao de um ferro de soldar pequeno, com potncia de 24 ou 30 watts. Pode ser adquirido facilmente em casas de material eletrnico. A solda deve ser da mais fina (0,8 mm), e ainda ser do tipo mais mole, ou seja, que derrete com maior facilidade. Tambm pode ser adquirida em lojas de material eletrnico.
Figura 40.11
Solda, ferro de soldar e sugador de solda.

Muito til tambm o sugador de solda, ferramenta que ajuda muito na remoo de componentes soldados. Com o ferro de soldar aquecemos a solda que liga o componente defeituoso placa de circuito impresso. Quando a solda derrete, aplicamos o sugador para remover a solda enquanto ainda est derretida. Desta forma a solda removida e o componente defeituoso pode ser retirado com facilidade.
Extrator de chips

O extrator de chips uma pina especial que permite a fcil remoo de chips de encapsulamento DIP dos seus soquetes (figura 12). Esses chips podem tambm ser retirados com o auxlio de uma chave de fenda, mas com o extrator menor o risco do usurio tocar com as mos os pinos do chip, o que poderia danific-los com eletricidade esttica. O extrator de chips pode ser adquirido em lojas de material eletrnico, mas muitas vezes encontrado nos kits de ferramentas para manuteno de PCs.

Captulo 39 Material de manuteno e manuseio de equipamentos Figura 40.12


Extrator de chips.

39-11

Pulseira anti-esttica

Devemos descarregar a eletricidade esttica acumulada nas mos antes de manusear placas e chips. Essa descarga pode ser feita pelo simples toque em um fio terra ou neutro. Mesmo com essa precauo, aps alguns minutos novas cargas podem ser acumuladas pelo corpo, principalmente em ambientes secos. Por exemplo, se o tcnico sentar em uma cadeira com cargas eltricas, estas passaro para o seu corpo. Nesse caso o tcnico deve periodicamente tocar o fio terra. Uma opo melhor utilizar uma pulseira anti-esttica (figura 13). Com ela o corpo nunca acumular cargas estticas. Encontramos pulseiras anti-estticas em lojas de material eletrnico. Consulte tambm a New Horizon (www.newhorizon.com.br), empresa especializada em produtos para proteo anti-esttica.
Figura 40.13
Pulseira anti-esttica.

Equipamentos para especialistas


Equipamentos de teste usados em manuteno podem custar caro para usurios que esto interessados apenas em fazer manuteno nos seus prprios PCs. Por exemplo, com o dinheiro gasto em um testador de fontes, possvel comprar 5 fontes de alimentao. No valer a pena portanto comprar um testador para checar se a fonte est em boas condies, com a inteno de evitar uma compra desnecessria de uma nova fonte. Por outro lado, ter um testador de fontes valer muito a pena para tcnicos, e tambm para usurios especializados que fazem reparos e resolvem problemas em

39-12

Hardware Total

PCs de colegas, ou mesmo para um profissional que seja responsvel por um conjunto de PCs em uma empresa. Vamos apresentar a partir de agora, diversos equipamentos de teste que sero teis para tcnicos e usurios especialistas. Muitos desses equipamentos podem ser comprados no Brasil, outros podem ser encomendados do exterior, por via postal.
Testador de fonte de alimentao

A fonte de alimentao pode ter suas tenses checadas com um multmetro digital. Para permitir o correto funcionamento do PC, as tenses devem estar dentro de certos limites de tolerncia. Fontes de alimentao para PC devem apresentar tenses de acordo com a tabela abaixo. Essas tolerncias conferem com o mais novo padro para fontes de alimentao ATX, e aplicam-se igualmente a fontes padro AT:
Tenso +5 V -5V +12 V - 12 V + 3,3 V Tolerncia - 4%, +5% - 5%, +5% - 4%, +5% - 5%, +5% - 3%, +3% Faixa permitida 4,80 V a 5,25 V -4,75 V a 5,25 V 11,48 V a 12,60 V -11,40 V a 12,60 V 3,2 V a 3,4 V

Qualquer placa, drive ou circuito funciona quando as voltagens recebidas por ele esto dentro da faixa de valores permitidos. Pelo menos isso o que os seus projetistas devem, ou deveriam garantir. Um disco rgido, por exemplo, precisa funcionar corretamente, mesmo que a fonte de 5 volts esteja fornecendo a ele, apenas 4,8 volts. Na prtica, valores no limite da faixa de tolerncia podem causar problemas, pois pequenas quedas de voltagem, mesmo causadas por quedas na rede eltrica, tm maior chance de causar problemas de mau funcionamento do PC. O maior problema das fontes de alimentao que quando a corrente fornecida muito elevada, ocorre uma queda de tenso ao longo das trilhas de circuito que a conduzem. Por exemplo, a fonte de 5 volts pode estar com o valor de 4,9 volts no ponto onde a fonte de alimentao conectado na placa de CPU, mas poder apresentar o valor 4,8 no slot localizado mais esquerda. Da mesma forma, a tenso de 3.3 volts pode apresentar o valor de 3,2 volts no conector da fonte na placa de CPU, mas de apenas 3,1 volts ao chegar at o processador. Voc pode medir as voltagens que chegam placa de CPU utilizando um multmetro digital. Note entretanto que para fazer uma medida correta, no

Captulo 39 Material de manuteno e manuseio de equipamentos

39-13

devemos ligar os terminais do multmetro diretamente no conector da fonte, e sim, na parte superior deste conector, quando ele estiver encaixado na placa de CPU. A figura 14 mostra a forma correta de fazer a medida.
Figura 40.14
Medindo as tenses da fonte com um multmetro digital.

Existem ainda um outro problema nas fontes, o chamado ripple, ou rudo. No se trata de rudo sonoro, e sim de uma variao eltrica nos valores das tenses. Por exemplo, uma fonte de +5 volts pode estar fornecendo, digamos a voltagem mdia de 4,8 volts, acrescida de um rudo de 0,1 volt, o que faz o seu valor variar rapidamente e constantemente entre 4,7 volts e 4,9 volts. Os circuitos digitais conseguem funcionar adequadamente, desde que a voltagem mdia esteja dentro dos limites de tolerncia j mostrados nas tabelas anteriores, e que o rudo tambm esteja dentro de valores aceitveis. claro que quanto menor for o valor do rudo, mais confivel ser o funcionamento do computador. Infelizmente o rudo sempre estar presente, at nas fontes de melhor qualidade. A tabela abaixo mostra os nveis de rudo que uma fonte de alimentao pode ter, mantendo um funcionamento garantidamente seguro:
Tenso +5 V -5V +12 V - 12 V + 3,3 V Ripple permitido 200 mV 100 mV 300 mV 300 mV 200 mV

Os fabricantes tomam muito cuidado para garantir que suas fontes tenham suas voltagens mdias dentro das tolerncias permitidas, e nveis de ripple menores que o permitido. Portanto, se voc constatar que uma fonte est fora das especificaes mnimas que apresentamos aqui, faa a sua substituio, pois esta pode ser a causa dos defeitos que o PC apresenta.

39-14

Hardware Total

possvel fazer uma medida do ripple usando um multmetro digital, porm esta medida no precisa. Um multmetro pode medir tenso contnua ou alternada (DC e AC). Devemos colocar o multmetro na escala de tenso alternada para fazer a medida, diretamente sobre o conector da fonte de alimentao, conectado na placa de CPU, como mostra a figura 14. O problema que os multmetros esto preparados para medir tenses alternadas preferencialmente de 60 Hz (a freqncia da rede eltrica), ou valores inferiores a 1 kHz. Os rudos presentes nas fontes de alimentao possuem freqncias ainda maiores que essas. Desta forma, um multmetro pode estar indicando uma tenso alternada de 100 mV (milsimos de volt), e na verdade o valor do rudo ser bem maior. Saiba portanto que o verdadeiro rudo emitido por uma fonte pode ser duas, trs, ou at cinco vezes maior que o valor verificado com o multmetro. Uma forma de medir com mais preciso, tanto as tenses da fonte de alimentao como os seus nveis de rudo eltrico utilizando um osciloscpio, aparelho que custa muito caro, mesmo para laboratrios de porte mdio. Podemos entretanto encontrar no mercado, placas de teste de baixo custo, capazes de testar a fonte de alimentao. Uma dessas placas a Power Sentry, fabricada pela Trinitech e comercializada pela Spider (www.spider.com.br). Esta placa tem um preo que cabe at mesmo no bolso de usurios domsticos, e capaz de fazer medidas nas voltagens de fontes AT e ATX, e ainda medir o ripple.
Figura 40.15
Placa Power Sentry, da Trinitech

Placas de diagnstico

Existem placas de diagnstico capazes de ajudar bastante na deteco de defeitos e conflitos de hardware, at mesmo nos casos em que o PC no

Captulo 39 Material de manuteno e manuseio de equipamentos

39-15

consegue realizar o boot. Todos os PCs realizam ao serem ligados, um teste de hardware chamado POST (Power On Self Test). medida em que esses testes so realizados, o BIOS coloca no endereo de E/S 0080h, um byte que serve para identificar qual o teste que est prestes a realizar. Por exemplo, colocado o valor 01 antes de testar os registradores internos do processador, uma das primeiras etapas do POST. Se o processador estiver defeituoso ou configurado de forma errada, o POST travar neste momento, ficando mantido o valor 01 na porta 0080. Uma placa de diagnstico possui uma porta de E/S ocupando o endereo 0080, ligada a um display digital. Se o POST trava no teste dos registradores da CPU, o display ficar fixo com o valor 01. Consultamos uma tabela com os cdigos do POST, e a partir deste nmero, ficamos sabendo qual o teste onde ocorreu o travamento. Isto uma boa pista para encontrar o problema. Uma das placas capazes de exibir cdigos do POST a PC Sentry, produzida pela Trinitech (figuras 16 e 18).
Figura 40.16
Placa PC Sentry, da Trinitech

Encontramos nesta placa um display hexadecimal para exibio dos cdigos do POST. Em operao normal, esses cdigos variam medida em que o POST realizado. Ao trmino do POST, o display fica com o valor 00, e depois disso feito o boot atravs do disco. Os cdigos so alterados no incio de cada teste, e desta forma podemos saber o teste que apresentou problemas, de acordo com o valor que fica no display depois de um eventual travamento. A tabela que se segue mostra alguns dos cdigos de POST de um BIOS Award verso 4.5. Tabelas completas so bastante extensas, e os valores apresentados dependem do fabricante e da verso do BIOS. No manual de placas de POST como a PC Sentry, encontramos tabelas completas que explicam o significado de cada cdigo, para as principais marcas e verses de BIOS.
Cdigo Teste a ser realizado 01 Teste dos registradores internos do processador 03 Inicializao do chipset

39-16
04 05 0A 0B 0D 10 12 42 51 Teste do REFRESH da DRAM Teste da interface de teclado Preenchimento do vetor de interrupes Teste de checksum no CMOS Inicializao do vdeo Teste DMA canal 0 Teste do Timer Inicializao do controlador de disco rgido Habilitao dos circuitos de paridade e cache

Hardware Total

O display hexadecimal do PC Sentry possui um ponto decimal sua direita. Este ponto deve acender durante o perodo de RESET. Quando ligamos o PC, este ponto deve acender ou apagar por um perodo de cerca de 0,5 a 1 segundo. Se isto no ocorrer, fica constatada uma falha no circuito de RESET. Este ponto tambm deve acender durante o pressionamento do boto RESET. O PC Sentry possui 4 LEDs indicadores de voltagem: +5, -5, +12 e 12. Esses LEDs no fazem medidas nos valores de tenso, nem verificam se as tenses esto com os valores corretos. Apenas acendem caso essas tenses estejam presentes, sem fazer nenhuma checagem, ou seja, ficam acesos quando existe uma tenso qualquer, ou apagados quando no existe tenso alguma. Outro teste interessante que o PC Sentry realiza a captura de IRQ e DMA. Temos dois grupos de jumpers, cada um com um LED associado. Nesses dois grupos de jumpers, encontramos posies para IRQ3, IRQ4, IRQ5, IRQ6, IRQ7, IRQ9, IRQ10, IRQ11, IRQ12, IRQ14 e IRQ15. Para testar se uma certa IRQ est sendo ativada, colocamos o jumper na posio correspondente e ativamos a placa ou dispositivo que desconfiamos que esteja usando aquela IRQ. Se o LED acender, significa que a IRQ ocorreu, comprovando assim que aquele dispositivo realmente est usando aquela IRQ. O mesmo podemos fazer na deteco de canais de DMA. Desta forma podemos fazer um levantamento do uso dos canais de DMA e linhas de IRQ, identificando como esses recursos esto sendo usados. Este mtodo nos permite identificar conflitos de hardware com relativa facilidade. Melhor ainda que a placa PC Sentry a placa Omni Analyzer, tambm fornecida pela Trinitech. Podemos ver esta placa na figura 17.

Captulo 39 Material de manuteno e manuseio de equipamentos Figura 40.17


Placa Omni Analyzer, da Trinitech

39-17

Esta placa possui um display hexadecimal de 2 dgitos para exibio de cdigos de POST, com um ponto decimal para indicao do pulso de RESET. Possui ainda um medidor de voltagem com 4 dgitos de preciso. Este medidor pode ser configurado para medir as tenses de +5, -5, +12 e 12 volts. A escolha da tenso a ser medida feita por uma chave rotativa de 4 posies. Dois LEDs indicam a presena dos sinais OSC e CLK, que devem estar presentes no barramento ISA. A ausncia de um desses sinais indica um defeito na placa de CPU. Temos ainda diversos LEDs para a indicao de IRQs e canais de DMA. O uso desses LEDs bem simples, j que cada linha de IRQ e cada canal de DMA possui o seu prprio LED. Para identificar o canal de DMA e a linha de IRQ usada por um determinado dispositivo, devemos inicialmente pressionar o boto que a placa possui para apagar todos os LEDs. Feito isso, fazemos um acesso ao dispositivo e verificamos quais LEDs ficam acesos. Esses LEDs ajudam muito na identificao e soluo de conflitos de hardware. Sem dvida a caracterstica mais interessante da placa Omni Analyzer o programa ExperTrace, que fica gravado na sua ROM. Trata-se de um programa de diagnstico cuja vantagem principal a execuo direta a partir da ROM, sem a necessidade de realizar um boot.
Osciloscpio

Quando um laboratrio muito especializado, indispensvel o uso de um osciloscpio (figura 18). Trata-se de um aparelho no qual existe um visor de CRT (tubo de raios catdicos), parecido com os utilizados nas TVs, porm

39-18

Hardware Total

com preciso muito maior e capacidade de exibir sinais de altssima freqncia. Com um osciloscpio podemos visualizar na tela, por exemplo, o clock do processador, verificar a sua freqncia e perodo, amplitude e outras caractersticas. possvel seguir um sinal digital ao longo de um circuito, procurando por defeitos em trilhas ou em chips. claro que nos PC modernos, muitos chips no podem ser substitudos, por no estarem disponveis comercialmente, e tambm por necessitarem de equipamento de soldagem especial, muito diferente dos utilizados na soldagem de componentes comuns. O osciloscpio ainda muito til na manuteno de monitores, j que os seus circuitos so quase todos analgicos.
Figura 40.18
Osciloscpio.

Uma caracterstica importante de um osciloscpio a sua banda passante. Podemos encontrar osciloscpios de 20 MHz, 40 MHz, 100 MHz, 200 MHz, etc. Quanto maior a banda, maior o seu preo. Um modelo simples de 20 MHz suficiente para fazer manuteno em monitores, aparelhos de som e TV. Para visualizao dos sinais digitais presentes nos PCs modernos, um osciloscpio deve ter banda de no mnimo 100 MHz. Os melhores osciloscpios so os de marcas HP e Tektronix. Essas empresas j esto neste mercado h muitos anos, e oferecem modelos bastante sofisticados. A maioria deles tem preos fora do alcance dos pequenos laboratrios. A LG Electronics (antiga Goldstar) outra empresa que tem se firmado nos ltimos anos na fabricao de eletro-eletrnicos e equipamentos de informtica, tambm produz osciloscpios de qualidade muito boa, a preos mais acessveis. Voc pode obter informaes e adquirir osciloscpios LG, de qualquer parte do Brasil, a partir da: Unitrotec Comercial Eletrnica (011) 223-1899 Rua Santa Ifignia, 312 So Paulo, SP

Manuseio de equipamentos

Captulo 39 Material de manuteno e manuseio de equipamentos

39-19

Usurios ou tcnicos inexperientes podem, ao invs de consertar, estragar mais o PC se no o manusearem corretamente. Devemos lembrar que estamos lidando com computadores, que so equipamentos extremamente delicados. Apesar de muitas placas, drives e componentes serem baratos, mesmo assim so sensveis e necessitam dos mesmos cuidados dispensados aos equipamentos caros. O principal, e mais importante cuidado a ser tomado por quem manuseia equipamentos o seguinte: Antes de fazer ou desfazer qualquer conexo, seja ela de chips, placas, cabos, conectores, perifricos e drives de qualquer tipo, todos os equipamentos devem estar desligados
Conexo de perifricos

A maioria dos chips e placas ficam danificados permanentemente caso sejam removidos ou colocados com o computador ligado. O mesmo se aplica a perifricos exceto os dos tipos USB e Firewire, que so projetados para permitir essas operaes estando ligados. Quando uma impressora, mouse, teclado, scanner, ZIP Drive ou cmera so conectados ou desconectados, devemos desligar o computador e o perifrico, caso este possua alimentao prpria. Se esta regra no for respeitada e mesmo assim nada for danificado, trata-se simplesmente de uma questo de sorte. Para conectar/desconectar perifricos com alimentao prpria: a) Desligar o PC e o perifrico b) Conectar/desconectar o PC ao perifrico c) Ligar o perifrico e o PC Para conectar/desconectar perifricos sem alimentao prpria: a) Desligar o PC. b) Conectar/desconectar o perifrico. c) Ligar o PC. Para conectar/desconectar chips, placas ou cabos internos a) Desligar o PC. b) Conectar/desconectar a placa, chip ou cabo interno. c) Ligar o PC Uma outra boa prtica desligar o computador para fazer tambm conexes mecnicas. Para aparafusar ou desaparafusar drives de disquetes, discos rgidos e drives de CD-ROM, fonte, conectores seriais ou qualquer outra pea presa por parafusos, o computador deve ser antes desligado. Uma pea metlica qualquer, como por exemplo, um parafuso, ao cair sobre uma placa

39-20

Hardware Total

pode causar um curto-circuito caso o computador esteja ligado, causando danos irreversveis. Igualmente importante o correto manuseio de cabos. Ao retirar qualquer tipo de cabo, devemos puxar sempre pelo conector, e no pelo cabo. Puxando pelo cabo, as ligaes eltricas entre o cabo e o conector so desfeitas, causando mau contato. Essa regra aplicada para qualquer tipo de cabo: cabo flat de drives de disquetes cabo flat de drives de CD-ROM cabo flat de discos rgidos cabo do teclado cabos das interfaces seriais cabos da fonte de alimentao cabos da rede eltrica cabo do mouse cabo do scanner cabo do vdeo do monitor cabos das conexes do painel do gabinete cabo da impressora etc... Deve ser lembrado que todo cabo tem uma forma certa de encaixe. Uma ligao invertida pode, em certos casos, causar dano. Muitos conectores tm um formato tal que impede a ligao errada. Isto particularmente verdadeiro naqueles que ficam na parte exterior do computador. J as conexes internas, por exemplo, as ligaes de cabos flat nas respectivas placas, muitas vezes no possuem esse tipo de proteo, j que teoricamente devem ser manuseados por quem sabe o que faz.
Manuseio de chips

Os chips quando encaixados em soquetes podem, se necessrio, ser desencaixados para efeitos de manuteno. O desencaixe pode ser feito com o auxlio de uma pequena chave de fenda. Encaixa-se a ponta da chave por baixo do chip, levantando com cuidado. Levanta-se um pouco em uma extremidade do chip e encaixa-se a chave na outra extremidade, levantando um pouco mais. Repete-se o processo duas ou trs vezes at que o chip removido (figura 36).

Captulo 39 Material de manuteno e manuseio de equipamentos Figura 40.19

39-21

Extraindo um chip com o auxlio de uma chave de fenda.

A remoo deve ser feita dessa forma, pois se for feita de uma s vez, como quem retira a tampa de uma garrafa, certamente as pernas do chip sero dobradas, o que pode danific-lo. Quando o chip fica solto do seu soquete, deve ser segurado pelo seu corpo, evitando o toque em seus terminais metlicos (as perninhas do chip) para no danific-lo com a eletricidade esttica das mos. A remoo pode tambm ser feita com o auxlio de um extrator de chips (figura 20). Encaixamos o extrator por baixo do chip, em suas duas extremidades. Uma vez encaixado, levantamos de um lado e de outro, aos poucos e com cuidado, at que o chip totalmente removido. O chip no deve ser puxado de uma vez, pois pode causar dano no soquete ou na placa de circuito impresso.
Figura 40.20
Usando um extrator de chips.

Mesmo a extrao sendo feita por um tcnico experiente, algum chip pode eventualmente ficar com as pernas amassadas ou dobradas (figura 21). Nesse caso devemos usar um alicate de ponta e cuidadosamente recolocar as pernas dos chips de volta na sua posio original, alinhando-os novamente. Esta operao deve ser feita com muitssima calma e cuidado, pois a perna de um chip pode partir se for dobrada e desdobrada vrias vezes.

39-22

Hardware Total Figura 40.21


Cuidado para no dobrar acidentalmente as pernas do chip.

A forma de evitar essa dobra muito simples. Um chip novo tem suas pernas (ou pinos) apresentando um pequeno ngulo, como indicado na figura 39. Devemos segurar o chip pelo seu corpo plstico e dobrar ligeiramente suas pernas para dentro, com o auxlio de uma superfcie plana, como uma mesa. As pernas devem ficar paralelas entre si. Desta forma o encaixe do chip no soquete ser muito facilitado e diminuido substancialmente o risco de dobrar alguma perna.
Figura 40.22
Alinhando as pernas do chip para facilitar o encaixe.

Com os pinos devidamente alinhados pode ser feito o encaixe no soquete. No esquecendo de verificar a correta orientao, inicialmente apia-se o chip sobre o soquete. Usando os dedos polegar e indicador, realizam-se movimentos sucessivos de aperto, alternando entre forar cada um dos dois dedos. Ao mesmo tempo verifica-se se todos os pinos esto encaixando corretamente sem dobrar. Aps 3 ou 4 etapas o chip estar totalmente encaixado (figura 23).

Captulo 39 Material de manuteno e manuseio de equipamentos Figura 40.23


Encaixando um chip no seu soquete.

39-23

Quando um chip vai ser inserido em um soquete, outros cuidados devem ser tomados. Se o usurio no prestar ateno, poder encaixar o chip na posio invertida ou deslocada no seu soquete. Todo chip possui uma marca chamada de chanfro (ou notch, em ingls). Essa marca indica de que lado do chip fica localizado o pino nmero "1". Alguns chips possuem um pequeno crculo estampado, ao invs do chanfro. O soquete onde o chip fica encaixado tambm possui um chanfro. s vezes o chanfro desenhado na placa de circuito impresso. Quando um chip encaixado, seu chanfro deve ficar orientado no mesmo sentido do chanfro do soquete (figura 41).
Figura 40.24
O chanfro do chip deve ficar orientado no mesmo sentido que o chanfro do soquete.

Outro cuidado que deve ser tomado no encaixe de chips no deixar pinos sobrando no encaixe. A figura 25 mostra um encaixe errado. O chip foi encaixado de uma forma deslocada. No soquete ficaram dois terminais livres, e no chip ficaram duas pernas sem encaixe. Tanto o encaixe invertido quanto o encaixe deslocado causam dano permanente no chip ou at mesmo na placa onde foi encaixado.

39-24

Hardware Total Figura 40.25


preciso prestar ateno para no encaixar o chip deslocado no seu soquete.

Feito o encaixe, verificamos mais uma vez se todos os pinos esto perfeitamente encaixados no soquete. Se algum pino dobrar durante o encaixe, o chip deve ser cuidadosamente retirado e o pino dobrado deve ser realinhado com o auxlio de um alicate de bico. Os chips mais compridos so de encaixe mais difcil. O mtodo o mesmo, mas a tendncia a dobrar os pinos muito maior, portanto devemos tomar mais cuidado. Lembre-se de evitar tocar os dedos nos pinos do chip e nas partes metlicas do soquete.
Manuseio de placas

Em qualquer tipo de placa de circuito impresso, devem ser tomados os seguintes cuidados: No tocar nas partes metlicas dos chips No tocar nos conectores Segurar a placa sempre por suas bordas laterais No flexionar a placa

O toque nas partes metlicas dos chips pode causar descargas eletrostticas que os danificam. Uma placa tem duas faces: a face dos componentes e a face da solda. No se deve tocar na face da solda, pois nela existem contatos eltricos com todos os seus chips. Da mesma forma no se deve tocar na face dos componentes pois pode-se acidentalmente tocar as pernas dos chips, causando o mesmo efeito. Os conectores tambm no devem ser tocados, por duas razes. A primeira que possuem contatos eltricos com os chips, que ficam expostos s descargas eletrostticas. A segunda que a umidade e a gordura das mos podem causar mau contato nos conectores. Uma placa deve ser sempre segura por suas bordas laterais, como indicado na figura 26.

Captulo 39 Material de manuteno e manuseio de equipamentos Figura 40.26

39-25
Como segurar corretamente uma placa.

As partes metlicas das placas (com exceo dos conectores) podem ser tocadas em apenas dois casos: a) se o tcnico estiver usando a pulseira anti-esttica b) se o tcnico se descarregar imediatamente antes de tocar na placa. Em qualquer operao mecnica como fixar a placa por parafusos ou espaadores, encaixar ou desencaixar placas de expanso na placa de CPU, encaixar ou desencaixar conectores, etc. deve ser tomado muito cuidado para que a placa no sofra nenhum tipo de flexo. A flexo pode causar o rompimento de trilhas de circuito impresso, o que resulta em um mau contato dificlimo de ser detectado e consertado. Pode tambm causar o rompimento das ligaes entre soquetes e a placa. A flexo no deve ser apenas evitada a qualquer custo: deve ser proibida. Por exemplo, na placa de CPU, para encaixar o conector da fonte basta colocar a mo por baixo da placa ao encaixar o conector da fonte, evitando assim que ocorra o flexionamento. Sempre que qualquer placa ou conector for encaixado ou desencaixado, a operao nunca deve ser feita de uma s vez. Deve ser feita por partes, um pouco em cada extremidade do conector, at que a operao esteja completa. No deve ser esquecido que as placas de expanso so presas ao gabinete atravs de parafusos. Em alguns casos, o tcnico pode esquecer de colocar esses parafusos. Se isto acontecer, o grande perigo uma conexo na parte traseira do gabinete (Ex.: conectar o monitor) ocasionar um afrouxamento no encaixe da placa no seu slot. Se essa conexo for feita com o computador ligado (o que, por si s, j um erro), o problema pode ser mais srio ainda: a placa pode soltar-se do seu slot com o computador ligado, o que provavelmente causar dano na referida placa, ou at mesmo na placa de CPU.

39-26 Eletricidade esttica

Hardware Total

Quando estamos com o corpo carregado de cargas eltricas e tocamos uma pea metlica, uma parte da nossa carga transferida para esta pea. Durante essa transferncia surge uma pequena corrente eltrica. Se o corpo metlico a ser tocado for um pino de um chip, o mesmo ser submetido a uma corrente instantnea acima da qual foi projetado para funcionar. Muitos chips podem ser danificados com essa descarga, principalmente as memrias, processadores e chips VLSI. Devemos ento evitar tocar nesses componentes e tambm evitar que nosso corpo acumule cargas eltricas excessivas. O corpo humano acumula cargas eltricas nas seguintes situaes: a) Em ambientes muito secos. Locais como Braslia, onde a umidade relativa do ar muito baixa dificultam a dissipao das cargas eltricas existentes nos objetos. Uma sala com ar condicionado tambm tem o mesmo problema. b) Em salas com piso de material plstico, carpete ou piso suspenso. O cho, quando feito de um material de melhor condutividade, como cermica ou mrmore, facilita a dissipao de cargas eltricas. Por essa razo, um bom laboratrio de eletrnica deve possuir piso de cermica, mrmore, granito ou algum material similar. Existem ainda tintas e revestimentos anti-estticos para essas aplicaes. c) Quando o tcnico senta em uma cadeira forrada de plstico, recebe parte da carga eltrica acumulada na cadeira. Para manusear placas e chips deve-se, antes de mais nada, realizar a descarga eletrosttica. Pode ser feita de forma muito simples. Basta tocar com as duas mos, as partes metlicas do gabinete do computador. Esta descarga pode ser feita tambm pelo toque em uma janela de alumnio, no pintada. Uma outra forma segura de trabalhar com material eletrnico usar a pulseira anti-esttica. Desta forma o tcnico fica permanentemente aterrado e seu corpo no acumula nenhuma carga esttica. A outra ponta do fio pode ser presa chapa metlica do gabinete do PC. ///////////// FIM ///////////////////

Вам также может понравиться