Вы находитесь на странице: 1из 9

Custos de Produo 1.0 Custos de Oportunidade X Custos Contbeis - Custos Contbeis: Envolvem dispndio monetrio.

o custo explcito, considerado na contabilidade privada. Chamamos tambm de custos histricos. - Custos de Oportunidade: So custos implcitos que no envolve desembolso. Tambm chamado de custo alternativo. Ex: O estudante. 1.1 Avaliao Privada X Avaliao Social Externalidades ou Economias Externas - Avaliao Privada: Avaliao financeira, especfica da empresa. - Avaliao Social: Custos (e benefcios) para toda a sociedade. Ex: Aumento da produo automobilstica. - Externalidades ou Economias Externas: Fatores positivos e negativos que vo definir a aplicabilidade de um projeto.

Ex1: Industria qumica poluidora de Externalidade negativa para os pescadores.

rios,

Ex2: Proximidade entre o setor produtivo e os grandes centros, Externalidade Positiva para escoar o produto. 1.2 Conceito de Custo Total, Custo Varivel Total e Custo fixo mdio. Custo Varivel Total (CVT): Parcela do custo que varia, quando a produo varia. a parcela dos custos da empresa que depende da quantidade produzida. CVT = f(q) Custo Fixo Total (CFT): Parcela do custo que se mantm fixa, enquanto a produo varia, ou seja, so os gastos com fatores fixos de produo. Ex: Aluguis e depreciao. Custo Total (CT): a soma do custo varivel total com o custo fixo total. CT = CVT + CFT Anlise Grfica:

CT ($)

CT = CVT + CFT CVT

CFT q Logo podemos concluir que: O custo total s varia com o custo varivel total. 1.3 Conceito de Custo total mdio, Custo Varivel Mdio e Custo Fixo Mdio. - Custo Mdio (CMe ou CTMe): Custos Totais CMe = Quantidade produzida CVT - Custo Varivel Mdio (CVMe) = = q CT

q CfT - Custo Fixo Mdio (CFMe) = q CTMe = CVMe + CFMe

Anlise Grfica:
Custo Mdio ($) CTMe CVMe

CFMe

q OBS: Como CFMe tende a zero, quando q , segue-se que o CVMe tende a igualar-se ao CTMe, pois CTME=CVMe + CFTMe.

1.4 Conceito de Custo Marginal Referem-se as variaes no custo quando se altera a produo.
Variao do CT

Custo Marginal (CMg) =


Variao em q

o custo que se produz uma unidade extra de produto. Anlise Grfica:


Custo Marginal($) CMg

q CVT + CFT CVT

CMg =

Ou seja, os custos marginais no so influenciados pelos custos fixos que no variam no curto prazo. 1.5 Relao grfica entre CMg e os Custos Mdios Total e Varivel No grfico a seguir, observamos que a curva do Custo Marginal corta a curva de Custo total mdio e Custo Varivel Mdio no ponto de mnimo desta. Anlise Grfica:
Custo Mdios E Marginal($) CMg CTMe CVMe

q Logo:

Se o custo marginal (ou seja, o custo adicional) supera o custo mdio evidente que o custo mdio crescer. Se o custo marginal for inferior ao mdio, o mdio poder cair. Ento, conclumos que: Quando o custo marginal for igual ao custo mdio (total ou varivel) o marginal estar cortando o marginal no ponto de mnimo do custo mdio, mdio. 2.0 Custo a Longo Prazo O longo prazo um perodo de tempo em que todos os insumos so variveis. No existem custos fixos, todos os insumos so variveis. O Empresrio opera no curto prazo e planeja no longo prazo. Suponhamos trs tamanhos ou escalas de produo: 10, 15 e 20 mquinas e as seguintes curvas de custo mdio de curto prazo (CMeC): Anlise Grfica:

Custo ($)

K=10 K=15

K=20

q1

q2

q3

q4

Custo Total Mdi o

Economias de escala

Retornos de escala constante

Deseconomias de escala Quantidade de Carros/dia

2.1 Resumo
O objetivo das firmas de maximizar os lucros, receita total menos custo total. Quando analisamos o comportamento de uma empresa precisamos incluir todos os custos de oportunidade de produo.

Вам также может понравиться