Вы находитесь на странице: 1из 4

SENSOR DE NVEL

Tcnicas de Medio de Nvel

A medio de nvel, embora tenha conceituao simples, requer por vezes artifcios e tcnicas apuradas. O nvel uma varivel importante na indstria no somente para a operao do prprio processo, mas tambm para fins de clculo de custo e de inventrio. Os sistemas de medio de nvel variam em complexidade desde simples visores para leituras locais at indicao remota, registro ou controle automtico. Na indstria se requer medies tanto de nvel de lquidos como de slidos. Para facilitar a compreenso costuma-se definir nvel, como sendo a altura do contedo de um reservatrio, que poder ser um lquido ou um slido. Atravs da medio do nvel nas industrias torna-se possvel:

Avaliar o volume estocado de materiais em tanques de armazenamento.

Balano de materiais de processos contnuos onde existam volumes lquidos ou slidos de acumulao temporria, reaes, mistura, etc.

Segurana e controle de alguns processos onde o nvel do produto no pode ultrapassar determinados limites.

Classificao dos medidores de Nvel

A medida do nvel de um reservatrio contendo lquido ou slido, efetuada a fim de manter esta varivel em um valor fixo ou entre dois valores determinados, ou ainda para determinar a quantidade (volume ou massa) do fluido em questo. Existem trs mtodos de medio que so usados nos processos em geral.

A)

Medio Direta:

a medio que tomamos como referncia posio do plano superior da substncia medida. Neste tipo de medio podemos utilizar rguas (figura 1) ou gabaritos, visores de nvel, bia ou flutuador.

B)

Medio Indireta:

Neste tipo de medio o nvel medido indiretamente em funo de grandezas fsicas como:

Presso: Neste tipo de medio usamos a presso exercida pela altura da coluna lquida, para medirmos indiretamente o nvel, como mostra o Teorema de Stevin: P = h . d

Empuxo: Baseado no princpio de Arquimedes usa-se um deslocador (figura 2) que sofre o empuxo do nvel de um lquido, transmitindo para um indicador este movimento, por meio de um tubo de torque.

Radiao (Raios Gama): O sistema de medio por raios gamas consiste em uma emisso de raios gamas montado verticalmente na lateral do tanque. Do outro lado do tanque teremos um cmara de ionizao que transforma a radiao Gama recebida em um sinal eltrico de corrente contnua. Como a transmisso dos raios inversamente proporcional a altura do lquido do tanque, a radiao captada pelo receptor inversamente proporcional ao nvel do lquido do tanque, j que o material bloquearia parte da energia emitida.

Ultra-som: Utiliza um gerador de ultra-som e sensores receptores e calcula o nvel atravs da tcnica de eco. Quando uma onda ultra-snica, que se propaga em um meio, incide sobre a interface de duas substncias de densidades diferentes, faz surgir duas ondas emergentes: uma onda ultrasnica proveniente da reflexo nessa interface (onda refletida) e outra proveniente da mudana de meio de propagao, denominada onda refratada. Cada interface refletir de forma diferente.

Capacitncia: A capacitncia uma grandeza eltrica que existe entre 2 superfcies condutoras isoladas entre si. O medidor de nvel capacitivo mede as capacidades do capacitor formado pelo eletrodo submergido no lquido em relao s paredes do tanque. A capacidade do conjunto depende do nvel do lquido.

A)

Medio descontinua:

Estes medidores so empregados para fornecer indicao apenas quando o nvel atinge certos pontos desejados como, por exemplo, em sistemas de alarme e segurana de nvel alto ou baixo. Nos lquidos que conduzem eletricidade, podemos mergulhar eletrodos metlicos de comprimento diferente. Quando houver conduo entre os eletrodos teremos a indicao de que o nvel atingiu a altura do ltimo eletrodo alcanado pelo lquido. Diversas tcnicas podem ser utilizadas para medio descontnua, desde simples bia acoplada (figura 3) a contatos eltricos e sensores eletrnicos do tipo capacitivo ou ultra-snico, onde se diferenciam entre si pela sensibilidade, tipo de fluido, caractersticas operacionais instalao e custo. A figura 4 apresenta um exemplo bsico de um medidor descontinuo baseado em eletrodos imersos na gua.

O funcionamento do medidor descontinuo mostrado na figura 4 simples. Uma vez que conhecido o valor da tenso na fonte (V) e os valores das resistncias em srie com esta fonte, medida que o nvel do lquido for atingindo os eletrodos alocados dentro do tanque ocorrer uma mudana na corrente fornecida pela fonte ( I = V / S R ). Por exemplo, para um tanque com 4 eletrodos imersos (Figura 4) e considerando a resistncia eltrica do lquido desprezvel, quando o tanque estiver vazio a corrente fornecida pela fonte ser V / 4R. Quando o tanque comear a encher e o nvel do lquido atingir o segundo eletrodo a corrente I ser V / 3R, porque como a resistncia do lquido bem menor do que R a corrente ir circular pelas 3 primeiras resistncias e depois circular pelo lquido deixando de fora a ltima resistncia. Seguindo este raciocnio, quando o nvel alcanar o terceiro eletrodo a corrente ser V / 2R. E quando atingir o ltimo eletrodo a corrente ser V / R, uma vez que apenas uma resistncia est presente no caminho da corrente. Atravs deste mtodo se estabelece uma relao direta entre nvel e corrente, ento para se medir o nvel de um tanque neste sistema, basta inserir um ampermetro ou outro transdutor de corrente.

importante lembrar que para se conseguir uma maior preciso neste mtodo necessrio um nmero elevado de eletrodos dentro do tanque, uma vez que mudanas de nvel entre os eletrodos no so percebidas. Conseqentemente para se poder medir qualquer mudana de nvel, seria necessrio utilizar um nmero infinito de eletrodos, o que se torna impossvel na prtica. Entretanto este mtodo se torna bastante til quando se precisa medir o nvel de uma planta, onde no necessria muita preciso, de forma simples e barata. Devido estas vantagens escolheu-se este mtodo para ser utilizado na planta do projeto. O sensor descontnuo utilizado no projeto ser descrito na prxima seo.

Вам также может понравиться