Вы находитесь на странице: 1из 14

Questes elaboradas pelo professor Leandro Villela de Azevedo (professoelandrovillela@gmail.com) www.profleandro.com www.tecnaula.blogspot.

com

Tema: getulio vargas Questes aplicadas entre os anos de 2008 e 2012 Escola Villare A charge abaixo saiu no Jornal Folha de So Paulo, no comeo do ano de 1953, na poca em que Getlio governava o Brasil. A pessoa de terno, representada aqui o prprio Getlio

a-) Quais so os dois personagens centrais da charge? b-) H um nico objeto em destaque na charge, que objeto esse? c-) O que o autor da charge quis dizer com essa charge?

Na foto abaixo aparece Getlio tomando um cafezinho. Por que motivo o caf smbolo do Brasil mesmo na poca de Getlio?

Anlise Documental:

O homem na imagem Getlio Vargas. A mensagem abertura de livros, cartilhas de alfabetizao que so distribudas gratuitamente pelo governo, alm de outros materiais para crianas. Analisando a imagem: a-) Como Getlio est sendo representado? b-) Como as crianas esto sendo representadas? c-) Que outros smbolos aparecem na imagem? Qual a importncia deles? d-) Analisando o texto, qual parece ser o objetivo desta propaganda? e-) Vimos que essa mesma idia j foi utilizada previamente em outros locais e pocas. Escolha uma destas situaes e faa uma comparao.

Temos abaixo trs fotos retratando momentos do governo de Getlio Vargas: esquerda a passeata do Dia do Trabalho, abaixo Getlio visitando escolas infantis e direita condecorando membros do exrcito e abaixo um calendrio do ano de 1943 com desejos de boas festas.

Imagens como essa so tpicas da forma de governo utilizada por Getlio Vargas, chamada Populismo.

a-) O que o populismo? b-) Por que motivo fotos como essa so importantes para o populismo?

Nem todas as imagens de Getlio Vargas so positivas.

Aqui temos uma charge de 1948, criticando a imagem oficial do presidente ( direita da mesma), onde o cavalo seria o Brasil cavalgado por ele. Abaixo temos um ato de protesto feito na esttua de GV. Essas duas imagens negativas em comparao com as positivas vistas acima do uma boa idia de que Getlio Vargas um personagem marcante de nossa histria, causando venerao em alguns e dio imenso em outros.

E voc? Baseado no que estudamos e em suas pesquisas, como julgaria Getlio? No espao abaixo produza uma redao entre 30 e 40 linhas defendendo ou acusando Getlio e defendendo suas idias com argumentos claros e bem desenvolvidos.

Era Vargas

Explique o que foram as criaes relacionadas CLT no governo de Getlio Vargas e a importncia das mesmas at os dias de hoje Explique o que uma Ditadura Populista, que existia na poca do governo de Getlio Vargas Durante a Segunda Guerra Mundial, Getlio Vargas recebeu Roosevelt, presidente dos Estados Unidos, para combinarem a participao do Brasil nesta guerra. esquerda temos uma foto do evento, enquanto direita temos um quadro baseado na foto. Entretanto, a foto no foi divulgada, apenas o quadro foi considerado como marca oficial desta visita. Olhando com ateno os detalhes presentes no quadro e na foto, defina ao menos duas diferenas entre os dois e os possveis motivos que fizeram o governo escolher o quadro e no a foto como marca oficial do evento.

Veja a foto e o quadro abaixo:

Elas retratam o encontro entre Getlio Vargas e Roosevelt. Explique por que motivo os Estados Unidos queriam a presena do Brasil na 2 Guerra Mundial Explique quais foram as exigncias feitas por Getlio Vargas para entrar na guerra? Agora olhe com cuidado novamente a foto e o quadro. Ambos retratam o mesmo evento. O quadro foi feito baseado na foto, entretanto a foto foi relativamente pouco divulgada e a imagem oficial da visita a presente no quadro ( esquerda) Preste ateno nas diferenas entre a foto (real) e o quadro (oficial). Existe uma diferena fundamental entre ambos, que faz a foto no ser utilizada como meio oficial de comunicao do evento. Descubra a diferena e explique por que motivo o quadro era mais adequado tanto para os Estados Unidos, como para Getlio Vargas, para marcar o encontro entre eles.

Abaixo temos duas imagens brasileiras da poca de Getlio Vargas. A primeira uma comemorao dos trabalhadores por causa do dia 1 de Maio (Dia do Trabalho) E a segunda uma ilustrao de Getlio Vargas nos livros de Histria da poca (1,5)

Produza um texto de 10 linhas explicando tudo o que voc souber sobre Getlio Vargas Faa um texto de no mnimo 10 linhas explicando as principais criaes do governo de Getlio Vargas, em especial no campo social e econmico. Getlio Vargas um dos presidentes mais polmicos do Brasil, por muitos visto como um heri salvador do povo, por outros, um ditador sanguinrio que iludiu as pessoas.

Grande parte disso por causa da forma de governo adorada por ele, o Populismo. E voc? Baseado no que estudamos e em suas pesquisas, como julgaria Getlio? No espao abaixo produza uma texto entre 30 e 40 linhas explicando o que o populismo e argumentando contra ou a favor de Getlio. defendenda suas idias com argumentos claros e bem desenvolvidos. (2,5) 6 Cite 3 direitos trabalhistas (CLT) criados por Getlio Vargas no Brasil.

Durante o governo de Getlio Vargas foram criadas todas as empresas abaixo. Para que elas serviam?

a-) Petrobrs b-) CSN (Companhia Siderrgica Nacional) c-) Eletrobrs d-) Vale do Rio Doce e-) FNM (Fbrica Nacional de Motores)

Faa um texto explicando o que um governo POPULISTA. Utilize o governo de Getlio Vargas como exemplo

A seguir temos duas imagens diferentes de Getlio Vargas. A da direita era oficial do governo brasileiro, e a da esquerda uma charge feita com base na primeira

a-) Que ideia cada uma destas imagens passa sobre o governante do Brasil? b-) A da direita foi feita na dcada de 1930 e a da segunda na dcada de 1950, relacione as ideias que elas expressam com a poca em que foram produzidas. Explique o que era o chamado Populismo. Lembre-se que ele uma forma de governo e no significa simplesmente ser popular

(VUNESP-99)

Leia os versos da cano e responda. "O cinema falado o grande culpado Da transformao Dessa gente que sente Que um barraco Prende mais que um xadrez. (...) Amor, l no morro, amor pra chuchu, As rimas do samba no so 'I love you'. E esse negcio de 'al, al, boy', 'Al, Johnny', S pode ser conversa de telefone.' (Noel Rosa. Cinema falado, 1933.) Os versos do compositor Noel Rosa refletem uma crtica. Eles expressam a) a ausncia das inovaes tecnolgicas estrangeiras na difuso da cultura popular brasileira. b) a influncia do jazz norte-americano no ritmo e nas letras do samba. c) a expanso da dominao cultural norte-americana e a desvalorizao da cultura popular nacional. d) a resistncia da arte popular quanto s inovaes tecnolgicas, especialmente o cinema falado e o rdio. e) o predomnio da msica estrangeira em substituio ao samba autenticamente nacional, que deixa de existir por cmopleto.

Вам также может понравиться