Вы находитесь на странице: 1из 56

Que negcio posso comear?

PLANO DE NEGCIO

Prof. Eduardo Guimares prof.eduardobarreto@gmail.com

PLANO DE NEGCIO

O plano de negcio o instrumento ideal para traar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor, o que propicia segurana para quem quer iniciar uma empresa com maiores condies de xito ou mesmo ampliar ou promover inovaes em seu negcio.

O QUE ?

um documento que descreve os objetivos de um negcio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcanados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negcio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invs de comet-los no mercado.

PLANO DE NEGCIO

a ferramenta utilizada por empreendedores, empresrios, investidores, bancas avaliadoras, parceiros e possveis fornecedores para prever o investimento inicial e retorno esperado para um negcio em fase embrionria.

10 RAZES PARA FAZER UM PN

PLANO DE NEGCIO

1. Conseguir investidores. 2. Conhecer os recursos financeiros necessrios para abrir o negcio. 3. Definir cada rea da empresa. 4. Conhecer o mercado. 5. Estabelecer metas e objetivos. 6. Saber se o negcio vai funcionar. 7. Conseguir financiamento extra. 8. Para crescer a empresa. 9. Facilidade para implantar um plano de Contingncia. 10. Para controlar seu negcio.

Nesta viagem ao

mundo dos empreendedores,

PLANO DE NEGCIO

o plano de negcio ser o seu mapa de percurso.

O plano ir orient-lo na busca de informaes detalhadas sobre o seu ramo, os produtos e servios que ir oferecer, seus clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negcio, contribuindo para a identificao da viabilidade de sua ideia e na gesto da empresa.

PLANO DE NEGCIO

Ao final, seu plano ir ajud-lo a responder a seguinte pergunta: Vale a pena abrir, manter ou ampliar o meu negcio?.

Elaborando pessoalmente o seu plano de negcio, voc tem a oportunidade de preparar um plano sob medida, baseado em informaes que voc mesmo levantou e nas quais pode depositar mais confiana.

Quanto mais voc conhecer sobre o mercado e sobre o ramo que pretende atuar, mais bem-feito ser seu plano.

OS TIPOS DE PLANO DE NEGCIO


O tipo de projeto do ponto de vista microeconmico destina-se para:
o Implantao

o Expanso

ou Ampliao o Modernizao o Relocalizao o Revitalizao

Estrutura do plano de negcio


1. 2. 3.

CAPA SUMRIO EXECUTIVO DESCRIO DO NEGCIO

4.
5. 6. 7. 8. 9.

PLANEJAMENTO ESTRATGICO
PRODUTOS E SERVIOS ANLISE DE MERCADO PLANO DE MARKETING PLANO OPERACIONAL PLANO FINANCEIRO

2. SUMRIO EXECUTIVO
considerado como uma das principais etapas do PN por conter uma sntese das sees que compem o mesmo. Seu objetivo fornecer aos interessados uma viso geral e preliminar da natureza do negcio, sem maior detalhamento.

Um Sumrio Executivo pode ser bem elaborado em forma de texto respondendo as seguintes questes: O que o plano pretende? Qual o pblico alvo? Qual o produto/servio da empresa? Por que a empresa optou pela elaborao do PN? Qual a fonte de recursos e onde ser empregado? Que tipo de empreendimento ser realizado? Existem empresas concorrentes? Qual a perspectiva de investimento e faturamento? Qual a lucratividade e rentabilidade do negcio?
Obs: O Sumrio executivo uma etapa do projeto que pode ser concluda aps a elaborao das demais etapas do projeto.

3. DESCRIO DO NEGCIO
Estrutura legal: o o Forma jurdica do empreendimento (S/A, Ltda., individuais); Registros formais nos rgos pblicos fiscalizadores; Ramo de atividade para enquadrar a empresa; Registro de marcas e patentes se for caso.

o o

Equipe dirigente: o o Descrever a capacidade e habilidades dos gerentes; Mostrar a relao hierrquica da empresa, descrevendo as atribuies tcnicas e gerencial dos lderes;

3. DESCRIO DO NEGCIO
Localizao da empresa:
o o o

Descrever as razes pelas quais a empresa optou por local especfico; Quais os fatores locacionais que mais contriburam com o ramo de atividade; Quais as vantagens comparativas de escolha do local frente ao fluxo de comercializao.

Definio do negcio:
o
o o

Defina o objetivo social da empresa, ou seja, o que voc precisa empreender; Quais as perspectivas do negcio ao longo do tempo; Qual o nicho de mercado a ser atendido;

4. PLANEJAMENTO ESTRATGICO
o posicionamento da empresa diante do mercado, a qual utiliza estratgias composta de tcnicas que ajudam a interpretar a realidade da empresa.
o

Objetivo de longo prazo: Viso: uma perspectiva de futuro apontando caminhos para a empresa atingir seus objetivos; Razo de ser de uma empresa: Misso: consiste no relacionamento da empresa com seus clientes, fornecedores e colaboradores.

4. PLANEJAMENTO ESTRATGICO
Anlise ambiental: interao entre os diversos nveis de relacionamento da empresa.
o

Ambiente geral: formado por componentes que no esto sob o controle da organizao, mas que no pode ser ignorado; Ambiente operacional: a parte do ambiente externo que relaciona diretamente com a administrao da organizao, ou seja, as aes sofrem efeitos imediatos; Ambiente intelectual: formado pelo capital intelectual considerado um bem intangvel, ou seja, no se pode medir o capital humano utilizando regras contbeis. Ambiente interno: so os aspectos administrativos financeiros operacionais que esto sob controle da empresa.

4. PLANEJAMENTO ESTRATGICO - SWOT


Variveis do Macroambiente

Econmicas
Ecolgicas Demogrficas

Legais

Macro Ambiente

Sociais

Tecnolgicas Culturais

Polticas

4. PLANEJAMENTO ESTRATGICO - SWOT


A Anlise SWOT utilizada para fazer estudo de cenrio. Esta anlise de cenrio se divide em ambiente interno (Foras e Fraquezas) e ambiente externo (Oportunidades e Ameaas). As foras e fraquezas so determinadas pela posio atual da empresa e se relacionam, quase sempre, a fatores internos. J as oportunidades e ameaas so antecipaes do futuro e esto relacionadas a fatores externos. O ambiente interno pode ser controlado pelos dirigentes da empresa, uma vez que ele resultado das estratgias de atuao definidas pelos prprios membros da organizao. O ambiente externo est totalmente fora do controle da organizao. Mas, apesar de no poder control-lo, a empresa deve conhec-lo e monitor-lo com freqncia, de forma a aproveitar as oportunidades e evitar as ameaas.

4. PLANEJAMENTO ESTRATGICO - SWOT


ANLISE INTERNA PONTOS FORTES PONTOS FRACOS

ANLISE EXTERNA OPORTUNIDADES AMEAAS

4. PLANEJAMENTO ESTRATGICO - SWOT


Microambiente (Foras e Fraquezas)
FORAS (STRENGTHS) So variveis internas controlveis pela Empresa que podem ajudar seu desempenho

ANLISE INTERNA

FRAQUEZAS (WEAKNESSES)

So variveis internas controlveis pela Empresa que podem comprometer seu desempenho

4. PLANEJAMENTO ESTRATGICO - SWOT


Macroambiente (Ameaas e Oportunidades)
OPORTUNIDADES (Opportunities) So variveis externas e no controlveis pela Empresa que podem criar condies favorveis para a empresa.

ANLISE EXTERNA

AMEAAS (Threats)

So variveis externas e no controlveis pela Empresa que podem criar condies desfavorveis para a empresa.

4. PLANEJAMENTO ESTRATGICO - SWOT


ANLISE INTERNA PONTOS FORTES PONTOS FRACOS

ANLISE EXTERNA OPORTUNIDADES AMEAAS

4. PLANEJAMENTO ESTRATGICO - SWOT


FATORES CRTICOS DE SUCESSO MATRIZ SWOT
Permite identificar as principais orientaes estratgicas da empresa, procurando eliminar os pontos fracos em reas onde existem riscos e fortalecer os pontos fortes em reas onde se identificam as oportunidades. Recomenda-se maximizar a matriz obedecendo os seguintes critrios:
1.

Eliminar os itens classificados como pontos fracos onde a empresa enfrenta ameaas graves no mercado. Capitalizar as oportunidades identificadas com os princpios norteadores onde a empresa apresenta pontos forte no mercado; Corrigir os itens classificados como pontos fracos onde a empresa identificou oportunidades potenciais de negcios; Monitorar os itens classificados como pontos fortes nas reas onde a empresa enfrenta ameaas e tendncias desfavorveis no ambiente.

2.

3.

4.

5. PRODUTOS E SERVIOS
Aps

o processo de elaborao do produto e servios muito importante que a empresa venda a sua ideia para o mercado. Pois preciso enumerar as vantagens e desvantagens do produto ou servio para que possa se posicionar diante dos concorrentes.

mesmo de chegar ao mercado o produto passa por diversas fases, nas quais o produto ou servio vai agregando valor.

Antes

5. PRODUTOS E SERVIOS
CICLO DE VIDA DO PRODUTO: DIVIDE-SE EM QUATRO ETAPAS:

Etapas: 5.1. Nascimento Embora exista a oportunidade do negcio, o produto ou servio ainda desconhecido do cliente.

Caractersticas: Elevadas despesas para divulgao da marca; Preos mais altos em funo da baixa oferta; Custos fixos elevados em funo da baixa produo; Fluxo de caixa negativo, pois os investimentos so elevados e as vendas baixas;

5. PRODUTOS E SERVIOS
CICLO DE VIDA DO PRODUTO: DIVIDE-SE EM QUATRO ETAPAS:
Caractersticas: Etapas: 5.2 Crescimento - Aumento da receita em a fase em que os clientes j funo do aumento nas aceitam o produto/ servio e a vendas; demanda se expande. - Custos fixos diminuem

em funo do aumento de produo; Fluxo de caixa ainda tende a ser negativo pois a demanda ainda supera os lucros.

5. PRODUTOS E SERVIOS
CICLO DE VIDA DO PRODUTO: DIVIDE-SE EM QUATRO ETAPAS:

Caractersticas - A taxa de crescimento das vendas diminui e 5.3 Maturao tende a estabilizar-se; A taxa de crescimento tende a- O consumidor acostumaestabilizar e tornar-se mas se ao produto e barganha baixa no nvel do mercado preos menores; - As vendas se mantm no nvel de crescimento do mercado; - Os custos fixos se estabilizam em funo da estabilidade dos lotes;

Etapas:

5. PRODUTOS E SERVIOS
CICLO DE VIDA DO PRODUTO: DIVIDE-SE EM QUATRO ETAPAS:

Etapas:

5.4 Declnio Neste ponto ocorre uma diminuio no mercado.

Caractersticas H intenso corte de preos e muitos mais produtos so retirados do mercado. O lucro pode ser aumentado atravs de reduo do dinheiro gasto com marketing e corte de custos.

5. PRODUTOS E SERVIOS
CICLO DE VIDA DO PRODUTO
Vendas ($) Crescimento Maturao

Declnio

Nascimento

Desenvolvimento

Tempo

5. PRODUTOS E SERVIOS
interessante mostrar nesta seo um prottipo ou fotografia, no caso de comrcio ou indstria, do produto a ser vendido ou produzido. Tambm devem ser apresentados resultados de testes que tenham sido realizados para demonstrar a funcionalidade do produto ou servio. Destacar: o produto ou servio que est sendo oferecido; qual a aparncia do produto; qual o estgio de desenvolvimento do produto; quais as caractersticas nicas dos produtos ou servios; quais so suas vantagens distintivas; quais so os produtos ou servios adicionais previstos; que tipo de proteo legal se aplica (patentes, copyrights ou marcas registradas); que aprovao regulamentar governamental necessria? quais os riscos de obsolescncia dos produtos; quais os possveis impactos ambientais e comunitrios o produto ou servio pode apresentar; como o produto pode ser testado, avaliado e certificado.

6. ANLISE DE MERCADO
Uma das etapas mais importante do PN o estudo de mercado. Pois preciso conhecer atravs de pesquisa o ambiente em que a empresa est inserida, alm de fornecer subsdios para o

plano de marketing.
O mercado composto por consumidores, fornecedores e concorrentes, est em constante mudana, necessitando de um acompanhamento sistemtico das tendncias do ambiente macroeconmico. Tais tendncias indicam novas oportunidades para estudos de viabilidade econmica do plano de negcios.

6. ANLISE DE MERCADO

6.1 Descrio do segmento de mercado

O segmento de mercado deve ser definido a partir das caractersticas do produto, o papel do consumidor e dos fatores determinantes do consumo.
A segmentao do mercado pode apresentar 4 nveis distintos:

6. ANLISE DE MERCADO
Nveis de segmentao do mercado:

a) Segmentos

Caractersticas As necessidades e os desejos dos consumidores so semelhantes; A empresa pode criar uma oferta de produtos/ servios com preos condizentes com o pblico-alvo; Facilidade na escolha dos canais de distribuio e comunicao; A empresa enfrentar menor nmero de concorrentes.

6. ANLISE DE MERCADO
b) Nichos
-

Caractersticas Os consumidores possuem demanda insatisfeita distinta; Os consumidores esto dispostos a pagar um preo maior pelo produto; A empresa deve estar preparada para atender seus consumidores; A empresa obtm economia de escala por aes especializadas; possvel que o nicho no atraia outros concorrentes; O nicho de ter potencial de tamanho, lucro e crescimento suficiente.

6. ANLISE DE MERCADO
c)reas locais Caractersticas: Programa preparado para atender necessidades de consumidores locais;

Demanda pouco investimento em propaganda.

6. ANLISE DE MERCADO
d) Indivduos
-

Caractersticas Uso intensivo de modernas tecnologias da informao para atendimento individualizado; Customizao de massa, ou seja, preparao de uma base consistente de produtos e comunicaes para atender as exigncias dos consumidores.

6. ANLISE DE MERCADO
6.2 Estgio no ciclo de vida no consumo das famlias

Consiste no comportamento do consumidor relativo ao seu estilo de vida e sua influncia na deciso de compra.
Tal comportamento definido pelos perfis nos seguintes estgios de vida:
Solteiro jovem que no vive com a famlia; Recm casados jovens s/filhos; Casais com filhos c/ menos de 6 anos; Casais com filhos de 6 anos ou mais; Casais maduros com filhos ainda dependente; Casais maduros c/ filhos fora de casa e chefe de famlia aposentado.

6. ANLISE DE MERCADO
6.3 Anlise da concorrncia A concorrncia pode ser identificada quando ocorre diretamente, mas existem os concorrentes potenciais e reais oriundos de mercados emergentes, detentores de novas tecnologias que atacam os seus opositores direta e indiretamente.

6. ANLISE DE MERCADO
6.3.1 NVEIS DE CONCORRNCIA
Caractersticas A) Concorrncia de marca
-

Empresas que oferecem produtos e servios similares pela mesma faixa de preo; Empresas que fabricam o mesmo produto ou a mesma classe de produtos;

b) Concorrncia industrial

6. ANLISE DE MERCADO
Caractersticas

c) Concorrncia de Forma

Empresas que fabricam produtos diferentes, mas com a mesma finalidade; Concorrncia entre empresas que buscam os mesmos recursos do consumidor.

d) Concorrncia Genrica

6. ANLISE DE MERCADO
6.4 SAZONALIDADE

A definio do produto/servio a ser produzido muito importante para a empresa, sobretudo se for um produto sazonal. Pois a sazonalidade tanto pode ser no mercado fornecedor quanto no mercado consumidor.

Para tanto preciso observar o perodo da Estao do ano, bem como as datas comemorativas durante o ano.

7. PLANO DE MARKETING
Define a forma como a empresa levar seus produtos ao consumidor. No plano de marketing a empresa deve demonstrar sua capacidade em tornar o produto e servio conhecidos pelos seus clientes. Assim o plano de marketing deve conter:
a)
b)

c)
d) e)

A forma que a empresa utilizar para tornar os seus produtos/servios conhecidos; A forma deve convencer os clientes para adquirir os seus produtos; A forma como a empresa lembrar a sua marca aos consumidores no ato da compra; Quais os canais de comunicao com seu consumidores; Definio da estrutura de vendas e distribuio dos produtos.produtos.

7. PLANO DE MARKETING
.O MIX DE MARKETING/ MARKETING MIX/

COMPOSTO DE MARKETING

composto mercadolgico foi formulado primeiramente por Jerome McCarthy em seu livro Basic Marketing (1960) e trata do conjunto de pontos de interesse para os quais as organizaes devem estar atentas se desejam perseguir seus objetivos de marketing. O composto dividido em 4 sees frequentemente chamadas dos "quatro ps.

7. PLANO DE MARKETING
Os 4 Ps do mix de marketing
PRODUTO Variedade Qualidade Design Caractersticas Marca Embalagem Tamanho Servios Garantias PREO Lista de preos Descontos Subsdios Perodo para Pagamento Condies de crdito

Consumidores Alvo Posicionamento pretendido

PRAA Canais Cobertura Localizao Estoque Transporte Logstica

PROMOO Propaganda Venda Pessoal Promoo de vendas Relaes Pblicas

8. PLANO OPERACIONAL

a seo do plano de negcio relacionada forma da empresa operar, incluindo o gerenciamento, a execuo, distribuio e controle dos produtos/servios.

8.1- Estrutura funcional Corresponde a alocao das pessoas nas atividades da empresa, responsabilizando-as no cargo e definindo as relaes hierrquicas da empresa. Assim o organograma uma das formas usuais de demonstrar a cadeia de comando da organizao.

8. PLANO OPERACIONAL
8.2 Descrio da unidade fsica A empresa dever incluir no plano de negcio os aspectos fsicos e de infra-estrutura. Para tanto o projeto de engenharia definir as plantas da construo civil, condies e reas de instalaes, disponibilidade de gua, energia eltrica, telefonia e condies sanitrias.

8. PLANO OPERACIONAL
8.3 Processo produtivo e capacidade instalada
A produo de bens e servios ocorre atravs da utilizao dos fatores produtivos, especificando a utilizao das mquinas e equipamentos, laboratrios, preos e controle de qualidade. A explicao do processo produtivo comea com a determinao da capacidade instalada de produo e os procedimentos das etapas produtivas. Para gerenciar a produo deve-se atender a toda cadeia cliente/fornecedor ao longo do processo

8. PLANO OPERACIONAL
8.3 Processo produtivo e capacidade instalada Qual ser a capacidade mxima de produo (ou servios) e comercializao? Qual ser o volume de produo (ou servios) e comercializao iniciais?

9. PLANO FINANCEIRO
a projeo de aes e procedimentos administrativos, envolvendo o planejamento, anlise e controle das atividades financeiras da empresa, visando o desempenho futuro decorrente de suas atividades operacionais.

No plano de negcios, a elaborao de um plano financeiro deve compreender: o balano patrimonial, demonstrao de resultados, plano de investimentos, fluxo de caixa, planilha de custos e planos de vendas.

9. PLANO FINANCEIRO
Investimento total
Nessa etapa, voc ir determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece a funcionar. O investimento total formado pelos: Investimentos fixos. Capital de Giro. Investimentos pr-operacionais.

9. PLANO FINANCEIRO
9.1. Estimativa dos investimentos fixos
O investimento fixo corresponde a todos os bens que voc deve comprar para que seu negcio possa funcionar de maneira apropriada.
No quadro a seguir, relacione os equipamentos, mquinas, mveis, utenslios, ferramentas e veculos a serem adquiridos, a quantidade necessria, o valor de cada um e o total a ser desembolsado.

9. PLANO FINANCEIRO
Exemplo:
DESCRIO Lavadora
Tanquinho Ferro a vapor Ferro Industrial Seladora

QUANTIDADE

VALOR UNITRIO

TOTAL

Mesa de passar
Saco de lavagem

Cesto para roupa Arara para roupa


Computador Impressora c/fax SUB-TOTAL(A)

9. PLANO FINANCEIRO
9.2. Capital de giro
O capital de giro o montante de recursos necessrio para o funcionamento normal da empresa, compreendendo a compra de matrias-primas ou mercadorias, financiamento das vendas e o pagamento das despesas. Ao estimar o capital de giro para o comeo das atividades da empresa, voc dever apurar o estoque inicial e o caixa mnimo necessrio.

9. PLANO FINANCEIRO
9.2. Capital de giro
A Estimativa de estoque inicial

Descrio Sabo em p Amaciante Alvejante Saco plstico Cabide

Qtde.

Medida

Vl. Unitrio

Total

TOTAL

9. PLANO FINANCEIRO
9.3. Estimativa dos Investimentos Pr-Operacionais

Investimentos Pr-Operacionais Despesas de legalizao Reformas/Construo Divulgao inicial Cursos e treinamentos TOTAL

R$

9. PLANO FINANCEIRO
9.4. Resumo Investimento Total
Descrio dos investimentos Investimentos Fixos - Quadro 9.1. Valor (R$)

Capital de Giro - Estoque Inicial Quadro 9.2

Investimentos Pr-Operacionais - Quadro 9.3

TOTAL (1 + 2 + 3)

Вам также может понравиться