Вы находитесь на странице: 1из 2

Fluido newtoniano Um fluido newtoniano um fluido em que cada componente da

tenso corte proporcional ao gradiente de velocidade na direo normal a essa componente. A constante de proporcionalidade a viscosidade dinmica. Nos fluidos newtonianos a tenso diretamente proporcional taxa de deformao. Como exemplo, pode-se citar a gua, o ar, leos e outros fluidos com comportamentos "normais", newtonianos.

Fluido no-newtoniano O fluido no-newtoniano um fluido cuja viscosidade varia


proporcionalmente a energia cintica que se imprime a esse mesmo fluido, respondendo de forma quase instantnea. Para exemplo temos a mistura do amido de milho com gua que, dependendo da energia cintica que recebe, pode ser um slido ou um lquido, apresentando caracterstica viscosa. Se o movimento que se lhe imprime for rpido esta mistura torna-se um slido e assim que se cessa o movimento, esta transforma-se novamente em lquido.

Barmetro de mercrio um instrumento para medir a presso atmosfrica e


funciona porque o ar aplica uma presso com seu peso. Quanto maior a presso do ar, mais comprida fica a coluna de mercrio. Assim, a presso pode ser calculada, multiplicando-se a altura da coluna de mercrio pela densidade do mercrio e pela acelerao da gravidade. O mercrio ideal para o barmetro lquido pois a sua alta densidade permite uma pequena coluna. Num barmetro de gua, por exemplo, seria necessrio uma coluna de 10 metros de altura e, ainda assim, haveria um erro de 2%.

Modelo continuum de um fluido O conceito de Contnuo (Continuum) base da


Mecnica dos Fluidos clssica e como esta consiste fundamentalmente na aplicao das leis da Mecnica ao movimento de fluidos, evidentemente impraticvel aplicar essas leis para cada molcula do fluido. A mecnica dos fluidos a parte da fsica que estuda o efeito de foras em fluidos. Os fluidos em equilbrio esttico so estudados pela hidrosttica e os fluidos sujeitos a foras externas diferentes de zero so estudados pela hidrodinmica.

Escoamento Os escoamentos podem ser classificados quanto compressibilidade e quanto


ao grau de mistura macroscpica. Um escoamento em que a densidade do fluido varia significativamente um escoamento compressvel. Se a densidade no variar significativamente ento o escoamento incompressvel. Compressveis: A compressibilidade, define-se como sendo uma variao infinitesimal do volume por unidade de variao de presso. Em termos mais simples, a propriedade que a matria apresenta quando sofre a ao de foras adequadamente distribudas, tendo seu volume diminudo. tambm este termo a propriedade dos corpos que podem ser comprimidos. Em termos habituais, a compressibilidade dos lquidos quase nula. Variaes simultneas da presso e do volume de um gs em temperatura constante implicam na sua compressibilidade. Em termodinmica e mecnica dos fluidos, compressibilidade uma medida da relativa mudana de volume de um fluido ou slido como uma resposta a uma presso (significativa alterao de tenso).

Incompressveis: Os escoamentos incompressveis so aqueles que sofrem desprezivelmente a ao da compresso dos fluidos no escoamento. Em geral, considera-se incompressvel um escoamento ocorrido a uma velocidade de at 1/3 da velocidade do som neste fluido, ou seja Mach 0,3. Para um fluido ideal ser incompressvel ele deve ser isocrico, ou seja, o divergente da velocidade deve ser igual a zero.

Вам также может понравиться