Вы находитесь на странице: 1из 9

PROCESSO SELETIVO PBLICO EDITAL 001/2012

2
Prova 1

GRUPO B - NVEL BSICO II


LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.

01 - Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com o enunciado das 50 (cinquenta) questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio:
Prova 2 Matemtica II Pontuao 2,5 cada 3,0 cada Questes 21 a 25 26 a 30 Pontuao 1,0 cada 1,5 cada Questes 31 a 35 36 a 40 Pontuao 2,5 cada 3,0 cada Prova 3 Raciocnio Lgico I Questes 41 a 45 46 a 50 Pontuao 1,5 cada 2,5 cada Lngua Portuguesa II Questes 1a5 6 a 10 Pontuao 1,0 cada 1,5 cada Questes 11 a 15 16 a 20

b) CARTO-RESPOSTA destinado s marcaes das respostas das questes objetivas formuladas nas provas. 02 - Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso contrrio, notifique o fato IMEDIATAMENTE ao fiscal. 03 - Aps a conferncia, o candidato dever assinar, no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta. 04 - No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras, portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 - Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo se, no ato da entrega ao candidato, j estiver danificado. 06 - Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. - SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o CADERNO DE QUESTES e/ou o CARTO-RESPOSTA; c) se recusar a entregar o CADERNO DE QUESTES e/ou o CARTO-RESPOSTA, quando terminar o tempo estabelecido; d) no assinar a LISTA DE PRESENA e/ou o CARTO-RESPOSTA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivos de segurana, o candidato NO PODER LEVAR O CADERNO DE QUESTES, a qualquer momento. 09 - Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no CADERNO DE QUESTES NO SERO LEVADOS EM CONTA. 10 - Quando terminar, entregue ao fiscal o CADERNO DE QUESTES, o CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. 11 - O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 3 (TRS) HORAS, includo o tempo para a marcao do seu CARTO-RESPOSTA. 12 - As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das mesmas, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br).

07 - As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. 08

GRUPO B - NVEL BSICO II

LNGUA PORTUGUESA II
A moa tecel Acordava ainda no escuro, como se ouvisse o sol chegando atrs das beiradas da noite. E logo sentava-se ao tear. Linha clara, para comear o dia. Delicado trao cor da luz, que ela ia passando entre os fios estendidos, enquanto l fora a claridade da manh desenhava o horizonte. Se era forte demais o sol, e no jardim pendiam as ptalas, a moa colocava na lanadeira grossos fios cinzentos do algodo mais felpudo. Mas se durante muitos dias o vento e o frio brigavam com as folhas e espantavam os pssaros, bastava a moa tecer com seus belos fios dourados, para que o sol voltasse a acalmar a natureza. Assim, jogando a lanadeira de um lado para outro e batendo os grandes pentes do tear para frente e para trs, a moa passava os seus dias. Mas tecendo e tecendo, ela prpria trouxe o tempo em que se sentiu sozinha, e pela primeira vez pensou em como seria bom ter um marido ao lado. No esperou o dia seguinte. Com capricho de quem tenta uma coisa nunca conhecida, comeou a entremear no tapete as ls e as cores que lhe dariam companhia. E aos poucos seu desejo foi aparecendo, chapu emplumado, rosto barbado, corpo aprumado, sapato engraxado. Estava justamente acabando de entremear o ltimo fio do ponto dos sapatos, quando bateram porta. Nem precisou abrir. O moo meteu a mo na maaneta, tirou o chapu de pluma, e foi entrando em sua vida. E feliz foi, durante algum tempo. Mas se o homem tinha pensado em filhos, logo os esqueceu. Porque tinha descoberto o poder do tear, em nada mais pensou a no ser nas coisas todas que ele poderia lhe dar. Uma casa melhor necessria disse para a mulher. Mas pronta a casa, j no lhe pareceu suficiente. Para que ter casa, se podemos ter palcio? perguntou o homem. Dias e dias, semanas e meses trabalhou a moa tecendo tetos e portas, e ptios e escadas, e salas e poos. Afinal o palcio ficou pronto. E entre tantos cmodos, o marido escolheu para ela e seu tear o mais alto quarto da mais alta torre. para que ningum saiba do tapete ele disse. Sem descanso tecia a mulher os caprichos do marido, enchendo o palcio de luxos. E tecendo, ela prpria trouxe o tempo em que sua tristeza lhe pareceu maior que o palcio com todos os seus tesouros. E pela primeira vez pensou em como seria bom estar sozinha de novo.
60

65

10

S esperou anoitecer. Levantou-se, subiu a longa escada da torre, sentou-se ao tear. Segurou a lanadeira ao contrrio, comeou a desfazer seu tecido. Desteceu os cavalos, as carruagens, as estrebarias, os jardins. E novamente se viu na sua casa pequena. A noite acabava quando o marido estranhando a cama dura, acordou, e, espantado, olhou em volta. No teve tempo de se levantar. Ela j desfazia o desenho escuro dos sapatos, e ele viu seus ps desaparecendo, sumindo as pernas. Ento, a moa escolheu uma linha clara. E foi passando-a devagar entre os fios, que a manh repetiu na linha do horizonte.
COLASANTI, Marina. Doze Reis e a Moa no Labirinto do Vento. Rio de Janeiro: Global Editora, 2000. p. 18. Adaptado.

15

1
Como se sabe, em um texto narrativo as personagens geralmente tm nome. Considerando a histria de A moa tecel, o fato de as personagens no apresentarem nome confere histria um sentido (A) incompreensvel (B) contraditrio (C) especfico (D) universal (E) duvidoso

20

25

2
A comear pelo ttulo A moa tecel, a personagem principal do conto era chamada de moa. A partir de um dado momento, ela passa a ser tratada tambm como mulher. O fato que motivou essa mudana foi o(a) (A) nascimento dos filhos. (B) momento em que se sentiu sozinha. (C) deciso de destecer o marido. (D) chegada do marido a sua vida. (E) descoberta do poder do tear.

30

35

3
O fragmento bastava a moa tecer com seus belos fios dourados, para que o sol voltasse a acalmar a natureza. ( . 12-14) explicita, no conto, uma relao de (A) possibilidade e impossibilidade (B) verdade e fico (C) loucura e sanidade (D) realidade e imaginao (E) causa e consequncia

40

45

4
O trecho que apresenta um elemento responsvel pela continuidade dos fatos da narrativa : (A) Acordava ainda no escuro ( . 1) (B) a moa colocava na lanadeira grossos fios cinzentos do algodo mais felpudo ( . 9-10) (C) ela prpria trouxe o tempo em que se sentiu sozinha ( . 18-19) (D) O moo meteu a mo na maaneta ( . 29) (E) E tecendo, ela prpria trouxe o tempo em que sua tristeza lhe pareceu maior ( . 52-53)

50

55

GRUPO B - NVEL BSICO II

5
Como se pode compreender durante a narrativa, tudo o que a moa tecia ganhava vida. O trecho que exemplifica essa afirmao : (A) E logo sentava-se ao tear ( . 2-3) (B) durante muitos dias o vento e o frio brigavam com as folhas ( . 11-12) (C) No esperou o dia seguinte ( . 21) (D) E feliz foi, durante algum tempo ( . 32) (E) E pela primeira vez pensou em como seria bom estar sozinha de novo ( . 54-55)

10
No trecho Com capricho de quem tenta uma coisa nunca conhecida, comeou a entremear no tapete as ls e as cores que lhe dariam companhia. ( . 21-24), a forma verbal destacada encontra-se no presente do indicativo porque indica um fato (A) atual (B) futuro (C) habitual (D) imperativo (E) permanente

11 6
No desfecho da narrativa, a moa escolheu uma linha clara ( . 67). O que a escolha da linha de cor clara simboliza no conto? (A) (B) (C) (D) (E) Conformismo Tristeza Serenidade Solido Entusiasmo No trecho E aos poucos seu desejo foi aparecendo, chapu emplumado, [...] corpo aprumado, sapato engraxado ( . 24-26), os adjetivos selecionados caracterizam o homem como algum (A) educado (B) vaidoso (C) mau (D) tmido (E) bondoso

7
A frase que resume a mensagem da histria : (A) (B) (C) (D) (E) gua mole em pedra dura, tanto bate at que fura. Quem no tem co caa com gato. O feitio pode voltar-se contra o feiticeiro. Vale mais um pssaro na mo do que dois voando. Uma andorinha s no faz vero.

12
Em quando bateram porta ( . 27-28) verifica-se o respeito norma-padro quanto ao uso do acento indicativo de crase. Em qual das frases o uso do acento indicativo de crase tambm segue a norma-padro? (A) O homem chegou montado cavalo. (B) Ela no podia contar do tapete ningum. (C) A mulher deu ele tudo o que queria. (D) O tear pertencia moa tecel. (E) O homem levou a moa uma sala secreta.

8
No trecho a claridade da manh desenhava o horizonte. ( . 6-7), nota-se a correta grafia das palavras da nossa lngua. Nas frases relacionadas a seguir, tambm ocorre esse respeito norma ortogrfica, EXCETO em: (A) (B) (C) (D) (E) Ela percebeu com muita claresa o egosmo dele. Somente a riqueza importava a ele. O mais importante era sua franqueza. A estupidez prejudicou-lhe muito. Ele frisou que queria ficar rico.

13
O dicionrio apresenta vrios significados para o verbo meter. Entre eles, encontram-se os sentidos de colocare pr. No contexto do conto, o trecho O moo meteu a mo na maaneta ( . 29-30) indica que ele entrou na vida da moa tecel de modo (A) delicado (B) suave (C) pacfico (D) pacato (E) brusco

9
No trecho o vento e o frio brigavam com as folhas e espantavam os pssaros ( . 11-12), nota-se concordncia adequada norma-padro da lngua portuguesa. A frase em que o respeito norma-padro tambm acontece : (A) (B) (C) (D) (E) Houveram questes bem fceis na prova. Na prova, o pessoal fizeram boa leitura. Mais de um leitor conseguiram interpretar o texto. Acertou a questo duzentas pessoas. Faz muitos anos do ltimo concurso.

14
Na frase E feliz foi, durante algum tempo ( . 32) , a vrgula foi empregada com a funo de (A) destacar uma informao que vem a seguir. (B) separar o sujeito do predicado. (C) indicar a definio de uma palavra. (D) inverter a ordem natural da frase. (E) inserir uma informao desnecessria.

GRUPO B - NVEL BSICO II

15
No trecho Mas se o homem tinha pensado em filhos, logo os esqueceu ( . 32-33), o sentido da conjuno destacada de (A) tempo (B) excluso (C) dvida (D) concluso (E) intensidade

20
Em Sem descanso tecia a mulher os caprichos do marido ( . 50-51), o emprego da forma verbal em destaque indica que a ao da moa tecel era (A) (B) (C) (D) (E) pontual e acabada pontual e inacabada repetida e acabada repetida e inacabada atual e inacabada

16
O trecho Porque tinha descoberto o poder do tear, em nada mais pensou ( . 33-35) poderia ser reescrito, sem alterao de sentido, do seguinte modo: (A) Conforme tinha descoberto o poder do tear, em nada mais pensou. (B) Como tinha descoberto o poder do tear, em nada mais pensou. (C) Quando descobriu o poder do tear, em nada mais pensou. (D) Embora tivesse descoberto o poder do tear, em nada mais pensou. (E) medida que tinha descoberto o poder do tear, em nada mais pensou.

MATEMTICA II
21
A Petrobras tem hoje 18 mulheres [...] trabalhando em plataformas do pr-sal, ou 4% do total de funcionrios dessas unidades.
Jornal O Globo, Rio de Janeiro, p. 30. 9 mar 2012. Adaptado.

De acordo com essas informaes, quantos homens, funcionrios da Petrobras, trabalham em plataformas do pr-sal? (A) (B) (C) (D) (E) 424 432 436 448 450

17
Considerando o contexto, a conjuno e, no trecho Dias e dias, semanas e meses trabalhou a moa tecendo ( . 42-43), confere ao trecho uma ideia de (A) contrariedade (B) intensificao (C) alternncia (D) disparidade (E) dvida

22
Certa empresa tinha 324 funcionrios, dos quais 152 eram mulheres. Foram contratados 46 novos funcionrios sem que houvesse qualquer demisso. Assim, o nmero de mulheres passou a corresponder metade do total de funcionrios dessa empresa. Quantos homens foram contratados? (A) (B) (C) (D) (E) 10 13 17 27 33

18
No trecho Afinal o palcio ficou pronto ( . 45), a palavra em destaque acrescenta um sentido de tempo ao verbo. Em qual das frases a palavra apresenta esse mesmo sentido? (A) Afinal, ela no teve culpa do ocorrido. (B) Afinal, quem perdoaria aquele homem? (C) Afinal, ela vai ou no destecer o marido? (D) A moa tecel, afinal, foi reconhecida. (E) O homem foi embora ou no, afinal?

23
Em um pote, havia 84 balas, sendo algumas de morango e outras, de caramelo. Foram retiradas do pote 15 balas de morango e 9 de caramelo. Assim, o nmero de balas de caramelo passou a ser igual ao dobro do nmero de balas de morango restantes. Quantas balas de morango restaram nesse pote? (A) (B) (C) (D) (E) 20 29 35 42 49

19
Em o marido escolheu para ela e seu tear o mais alto quarto da mais alta torre. ( . 46-47), a palavra em destaque pertence classe dos adjetivos. A frase em que o termo em destaque tambm pertence classe dos adjetivos : (A) Os filhos pulavam alto. (B) A moa falava muito alto. (C) Gritou bem alto a sua deciso. (D) O marido dela sonhava alto. (E) Seu tom de voz ficou alto.

GRUPO B - NVEL BSICO II

24
Durante uma promoo, certa loja ofereceu 20% de desconto na compra de duas camisetas iguais e 30% de desconto na compra de trs camisetas, tambm iguais. O desconto foi aplicado sobre o valor total da compra e, assim, duas camisetas custaram R$ 72,00. Quanto gastou uma pessoa que comprou trs camisetas iguais nessa promoo? (A) (B) (C) (D) (E) R$ 63,00 R$ 80,42 R$ 90,72 R$ 94,50 R$ 108,00

28
O Galeo passou a ser o segundo maior aeroporto do pas em movimento de passageiros, dentre os terminais administrados pela Infraero. [...] No primeiro bimestre deste ano, o Galeo teve alta de 25% no fluxo de passageiros, totalizando 2,98 milhes.
Jornal O Globo, Rio de Janeiro, 10 mar. 2012, p.28. Adaptado.

Se a alta registrada no tivesse ocorrido, qual teria sido, em milhes, o fluxo de passageiros no aeroporto do Galeo, no primeiro bimestre de 2012? (A) (B) (C) (D) (E) 2,134 2,235 2,245 2,316 2,384

25
Joana preparou 840 mL de caf com leite, misturando 7 partes de caf com 1 parte de leite. Em seguida, Joana acrescentou mais leite, at completar 1 L . Quantos mL de leite havia na mistura final? (A) (B) (C) (D) (E) 105 120 185 265 280

29
Augusto Beto Cristvo

640 m

26
Carlos tem 72 livros. Colocou metade deles em uma es4 tante, guardou dos livros restantes em um armrio, e os 9 demais, emprestou para alguns amigos. Quantos livros foram emprestados? (A) (B) (C) (D) (E) 4 8 10 16 20

Os amigos Augusto, Beto e Cristvo moram na mesma rua. Suas casas esto posicionadas como mostra a ilustrao. A distncia entre as casas de Augusto e de Cristvo de 640 m. Seguindo pelo caminho mais curto, a razo entre as distncias que Augusto e Cristvo percorrem para ir de suas casas at a casa de Beto, nessa ordem, igual a 3 . 5 Qual , em metros, a distncia entre as casas de Cristvo e de Beto? (A) (B) (C) (D) (E) 160 240 360 400 480

27
Um aluno curioso perguntou ao professor de matemtica qual era a idade de seu filho. Aproveitando a curiosidade do aluno, o professor disse que a idade atual de seu filho, em anos, era igual maior raiz da equao x2 12x + 32 = 0. O aluno fez os clculos e concluiu que o filho do professor tinha (A) (B) (C) (D) (E) 4 anos 6 anos 8 anos 10 anos 12 anos

30
Em certo grupo, 66% das pessoas so homens. Nesse grupo, 15% dos homens e 10% das mulheres esto acima do peso ideal. O percentual de pessoas desse grupo que est acima do peso ideal de (A) (B) (C) (D) (E) 12,5% 13,3% 16,0% 19,5% 25,0%

GRUPO B - NVEL BSICO II

31
A funcionria de uma loja de objetos de decorao prepara os laos que enfeitam as embalagens para presente. Para isso, ela precisa cortar um rolo com 31,2 m de fita em pedaos de 30 cm de comprimento cada. No havendo desperdcios, quantos pedaos ela obter? (A) (B) (C) (D) (E) 14 48 60 104 140

35
O prdio mais alto do Estado do Rio de Janeiro tem 162 m de altura. Em Dubai, nos Emirados rabes, h um prdio cuja altura supera o quntuplo dessa altura em 18 m. Qual , em m, a altura desse prdio localizado em Dubai? (A) (B) (C) (D) (E) 810 818 828 840 848

32
Joo trs anos mais novo que seu irmo Cludio. Atualmente, o produto das idades dos dois irmos, expressas em anos, igual a 88. Quantos anos tem Cludio? (A) (B) (C) (D) (E) 7 8 9 10 11

36
Gisele comprou um saco de balas para seus dois filhos. O mais velho pegou a tera parte das balas que havia no saco. O mais novo chegou logo em seguida e pegou a quarta parte das balas restantes. Sobraram, ainda, 24 balas dentro do saco. Quantas balas o filho mais novo pegou? (A) (B) (C) (D) (E) 8 12 16 32 48

33
O Conselho Nacional de Trnsito (Conatran) determina 1 que das vagas de estacionamentos pblicos sejam 20 reservadas para uso exclusivo de pessoas idosas. Certo estacionamento possui 760 vagas no reservadas para idosos. Quantas so as vagas reservadas para idosos? (A) (B) (C) (D) (E) 38 40 56 60 63

37
Em determinada escola, o turno da manh tem 6 aulas de 50 minutos cada, mais um intervalo de 30 minutos. Se a primeira aula comea s 7 h 15 min, a que horas termina esse turno? (A) (B) (C) (D) (E) 12 h 15 min 12 h 25 min 12 h 35 min 12 h 45 min 12 h 55 min

34
Em comparao com outros pases, o livro ainda artigo seleto no Brasil. Em 2010, os editores dos Estados Unidos imprimiram 2,57 bilhes de exemplares. No Brasil, foram impressos 493 milhes.
Revista Veja. So Paulo: Abril, 29 fev. 2012, p.99. Adaptado.

38
Uma doceira produz bolos de dois tamanhos: pequeno e grande. Cada bolo pequeno leva 250 g de farinha, e cada bolo grande, 600 g. Certo dia, ela preparou 12 bolos pequenos e alguns bolos grandes gastando, ao todo, 12,6 kg de farinha. Quantos bolos grandes foram produzidos? (A) (B) (C) (D) (E) 12 13 14 15 16

A diferena, em bilhes de unidades, entre as quantidades de livros impressos nos Estados Unidos e no Brasil, em 2010, de (A) (B) (C) (D) (E) 2,077 2,123 2,187 2,360 2,520

GRUPO B - NVEL BSICO II

39
A razo entre as quantias que Leonardo gastou ao ir far2 mcia e ao mercado igual a . No mercado, Leonardo 7 gastou R$ 63,00 a mais do que na farmcia. Quanto ele gastou, em reais, na farmcia? (A) 25,20 (B) 32,20 (C) 41,40 (D) 52,40 (E) 88,20

RACIOCNIO LGICO I
41
A frase em que a parte destacada com negrito expressa a mesma ideia da parte inicial da sentena : (A) Jogar bola buscar o gol. (B) Sou Joo e sou uma pessoa como as outras. (C) Refazer fazer outra vez do mesmo jeito. (D) Curso Alfa - o curso para quem no tem tempo de ler. (E) O que demais, excede.

42
A frase abaixo foi retirada de uma reportagem do jornal O Dia online, de 8 de abril de 2012, sobre a Pscoa. Dela suprimiram-se dois termos e nos seus lugares deixaram-se duas lacunas. Quem deixou para comprar os ovos de Pscoa na ltima hora encontrou lojas cheias e prateleiras quase vazias. A demora nas filas, _________, compensada no momento de passar as compras no caixa, _______ os preos ficaram mais atrativos.
Disponvel em: <http://odia.ig.com.br/portal/economia/ ovos-de-p%C3%A1scoa-de-%C3%BAltima-hora-ficam-com-pre%C3%A7os-mais-baixos-1.428464>. Acesso em: 10 abr. 2012. Adaptado.

40
Uma lata de tinta ltex, quando cheia, contm tinta suficiente para pintar 190 m2. Quantas latas, no mnimo, devem ser compradas para que se tenha certeza de haver tinta suficiente para pintar uma rea de 680 m2? (A) (B) (C) (D) (E) 3 4 5 6 7

Os termos que completam as lacunas, dando sentido ao trecho, so, respectivamente, (A) (B) (C) (D) (E) portanto e pois logo e mas todavia e logo no entanto e j que portanto e porque

43
Em uma reportagem sobre Sergipe, vrios atrativos do Estado so indicados.

SC

Em qual das sentenas os argumentos mostrados permitem concluir que, em Sergipe, belezas naturais e aspectos culturais andam lado a lado? (A) A capital do Estado ganha charme com a orla de Atalaia, e a hospedagem farta e barata; passeios de catamar descortinam uma gruta no leito do rio So Francisco e, na Praa dos Mercados, em Aracaju, artesanato e literatura de cordel so os destaques. (B) O passeio de bugre pelas dunas da praia do Saco timo programa, e trechos do leito do rio So Francisco tm um visual de chamar a ateno. (C) A visita ao Museu da Gente Sergipana imprescindvel, e a Orquestra Sinfnica embala as festas oficiais da cidade. (D) O ecossistema de Sergipe compe um conjunto de paisagens deslumbrantes que provoca a admirao daqueles que visitam o Estado. (E) As praias de todo o litoral de Sergipe, assim como sua vegetao, proporcionam ao turista extremo bem-estar.

GRUPO B - NVEL BSICO II

44
Com o seguinte raciocnio: 1- Filmes violentos incentivam a agressividade; 2- Joo v filmes violentos, pode-se chegar seguinte concluso: (A) (B) (C) (D) (E) Logo, Joo deve procurar outra diverso. Logo, a me deve pode procurar outros filmes. Logo, Joo poder vir a ser agressivo. Logo, a televiso deve oferecer outros programas. Logo, a censura deveria proibir esse tipo de filme.

47
Srgio o secretrio de Cludio, e Guilherme o secretrio de Bernardo. Portanto, se Cludio viaja, ento Srgio viaja e, se Bernardo viaja, ento Guilherme viaja. Se Cludio viajar, e Guilherme no viajar, ento (A) Srgio e Guilherme no viajaro. (B) Guilherme no viajar, mas Bernardo sim. (C) Bernardo no viajar ou Srgio no viajar. (D) Srgio viajar, mas Bernardo no. (E) Srgio e Bernardo viajaro.

45
Na fazenda de Santana, toda vez que chove na noite de um dia que foi muito quente, sentimos o cheiro da terra molhada, que minha av chamava de cheirinho de chuva. Se, em uma noite na fazenda de Santana, o cheirinho de chuva no for sentido, ento naquela noite (A) (B) (C) (D) (E) fez frio e choveu durante o dia. fez frio ou choveu durante o dia. choveu, mas o dia no foi muito quente. no choveu ou o dia no foi muito quente. no choveu e o dia no foi muito quente.

48
So dadas trs afirmaes: A1 - Todos os elefantes so animais de cor cinza. A2 - Alguns animais de cor preta so cachorros. A3 - Tom um elefante ou um animal de cor preta. Considerando que as afirmaes apresentadas so verdadeiras, conclui-se que Tom um (A) cachorro de cor cinza. (B) animal de cor cinza ou um animal de cor preta. (C) animal de duas cores, cinza e preto. (D) cachorro que no cinza ou um elefante. (E) elefante que no preto ou um cachorro.

46
As escolas da rede estadual de ensino devero enviar algumas de suas turmas de 9o ano do Ensino Fundamental para participarem de uma gincana recreativa. A comisso organizadora da gincana exige que cada turma participante no possua mais do que 25 estudantes e, alm disso, devido baixa participao feminina na gincana do ano anterior, a comisso exige que cada turma seja formada por, no mnimo, 15 estudantes do sexo feminino e, no mximo, 10 estudantes do sexo masculino. A tabela mostra o nmero de estudantes de cada uma das cinco turmas de 9o ano do ensino fundamental da Escola Estadual Dom Pedro I, divididos por sexo. No de Estudantes do Sexo Masculino Turma 1 Turma 2 Turma 3 Turma 4 Turma 5 13 9 10 8 16 No de Estudantes do Sexo Feminino 15 17 14 16 9

49
Doze pases enviaro suas selees nacionais para participarem da Copa Latina de Futebol: Argentina, Bolvia, Brasil, Chile, Colmbia, Costa Rica, Equador, Mxico, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. As selees sero agrupadas em, pelo menos, 3 grupos, chamados chaves, formados por um mesmo nmero de selees. O nmero de selees por chave dever ser, no mnimo, igual a 3. As informaes fornecidas garantem que o nmero de selees em cada chave ser (A) 2 ou 3 (B) 2 ou 4 (C) 3 ou 4 (D) 4 ou 5 (E) 4 ou 6

50
At o final de maro de 2010, Carlos teve o hbito de apenas beber gua com gs, refrigerantes ou refrescos durante as suas refeies dirias. No dia 1o de abril de 2010, Carlos ouviu de seu mdico a recomendao de que, a partir daquele dia, bebesse apenas gua sem gs, sucos de frutas ou ch mate nas refeies. Carlos cumpriu risca essa recomendao. Em um determinado ms no qual Carlos bebeu gua com gs, ele, certamente, no bebeu (A) gua sem gs nem refrigerante (B) ch mate nem refresco (C) refrigerante nem refresco (D) refrigerante nem suco de fruta (E) suco de fruta nem ch mate

Dentre as cinco turmas apresentadas, aquela que satisfaz s exigncias da comisso organizadora da gincana recreativa a turma (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4 (E) 5

GRUPO B - NVEL BSICO II

C S

GRUPO B - NVEL BSICO II

Вам также может понравиться