Вы находитесь на странице: 1из 5

O contrato nada mais que um acordo de vontades.

. Em regra os negcios jurdicos no tem forma especial, somente quando a lei exigir. Ex,: compra de um apartamento com valor superior a trinta salrios mnimos.

2 - Das Estipulaes Contratuais em Relao a Terceiros


Art. 436. O que estipula em favor de terceiro pode exigir o cumprimento da obrigao. Pargrafo nico. Ao terceiro, em favor de quem se estipulou a obrigao, tambm permitido exigi-la, ficando, todavia, sujeito s condies e normas do contrato, se a ele anuir, e o estipulante no o inovar nos termos do art. 438. Art. 437. Se ao terceiro, em favor de quem se fez o contrato, se deixar o direito de reclamar-lhe a execuo, no poder o estipulante exonerar o devedor. Art. 438. O estipulante pode reservar-se o direito de substituir o terceiro designado no contrato, independentemente da sua anuncia e da do outro contratante. Pargrafo nico. A substituio pode ser feita por ato entre vivos ou por disposio de ltima vontade.

A regra geral que os contratos s devem gerar efeitos entre as prprias partes contratantes, no dizendo respeito, a priori, a terceiros estranhos relao jurdica contratual

2.1 - Modalidades de Estipulaes Contratuais 2.1.1 Estipulao em favor de terceiro Acordo de vontades pelo qual um das partes se compromete a cumprir uma obrigao em favor de algum que no participa do ato negocial.

GARANTIAS IMPLICITAS IMPOSTAS AO ALIENANTE Alienar um bem transferir-lhe a propriedade. Aliena A --------------> B bem

Quando A aliena um bem e chamado de alienante ele responde por duas garantias: Defeitos materiais: ex.: vender para B um bem que est quebrado (vcio redibitrio = defeito oculto, no percebido num primeiro momento). Pode redibir o contrato (anular, cancelar), ou pedir abatimento do preo. Cabe: Ao Redibitria nesta ao pede-se para redibir o contrato, desfazer o negcio. Ao Quanti Minoris (ao estimatria) nesta ao pede-se o abatimento do preo. A diferena est no pedido. defeitos jurdicos: ex.: (evico)

Vcios Redibitrios Evico a perda da coisa em virtude de sentena judicial ou deciso administrativa por quem a possua como sua em favor de um terceiro com direito anterior sobre ela, ou seja, a perda judicial de um bem, em razo de um problema jurdico anterior alienao.

Quem perde o bem chamado de evicto, e quem toma o bem chamado de evictor.

Evicto
Alienante

A ----------- B Bem

Evictor

A vende para B, e C (o proprietrio tem o direito de sequela = o direito de buscar o bem com quem quer que esteja com ele) ajuza ao requerendo a devoluo do bem (ao evictria), e B pode cobrar uma indenizao do alienante A. O alienante s responde pela evico quando a alienao for onerosa.

Вам также может понравиться