Вы находитесь на странице: 1из 11

A forma das fragrncias O captulo brasileiro da indstria trilionria que d olor e sabor s pessoas e mercadorias por Marcos S Corra

Tamanho da letra: Jean-Npomucne-Auguste Pichault, o conde de Fortsas, levou 168 anos para deixar de ser um boato e virar um perfume. Ele pairava no ar desde 1840, quando seu esplio foi venda num cartrio de Binche, na Blgica, com 52 livros raros, inclusive um Evangelho do Senhor Jesus, "expurgado por um sans-culotte" na Frana revolucionria das "idias aristocrticas e monrquicas". Os livros e o conde eram fictcios, mas, ainda assim, o leilo levou furtivos colecionadores a Binche naquela manh de agosto de 1840. E o catlogo do leilo, obra do jurista e numismata Renier-Herbert Ghislain de Chalon, presidente da Sociedade dos Biblifilos de Bruxelas, caiu para sempre no gosto dos biblifilos - talvez por se esmerar na descrio de detalhes como "dois furos de traa na margem de baixo" e "encadernao azul com bordas douradas". Um dos 120 exemplares do catlogo est h quase quarenta anos nas mos do industrial Jos Mindlin, que um dia o sacou da estante, em sua biblioteca, para impressionar a editora Anna Paula Martins. "Duvido que saiba o que isso", desafiou-a Mindlin. Ela sabia. Por acaso, mas sabia: conhecera o catlogo na vspera, no vo para So Paulo que a levava ao encontro de Mindlin, lendo Ter e Manter, uma Histria ntima dos Colecionadores, escrita pelo alemo Philipp Blom. O resultado desse encontro fortuito de um conde inexistente, um industrial biblifilo e uma editora de livros de arte resultou, h poucos meses, na reedio do catlogo, numa tiragem pequena, impressa em serigrafia e numerada mo. Com o catlogo, publicado pela Dantes, de Anna Paula, vieram roupas e acessrios da figurinista Luiza Marcier, dona da grife Colecionadora, que entrou de scia na brincadeira. E se juntou ao conjunto tambm um pequeno frasco, de 50 mililitros, em forma de tinteiro antigo, contendo lcool, propilenglicol, gua e CII91140. L dentro, est o perfume Conde de Fortsas, finalmente corporificado. E que perfume. O Conde de Fortsas virou um legtimo fougre, palavra francesa que quer dizer "samambaia" e, no dialeto dos perfumistas, designa um certo cheiro de bosque, num fundo de lavanda e musgo, onde narinas mais atiladas farejam laivos de tabaco e noz. Parece vago. Mas esse composto de partculas volteis deu ao conde o que ele nunca teve: molculas, o passaporte para a existncia concreta no limiar da matria. No fundo, Fortsas agora assim: AA+ A +/Imprimir:

Ou seja, a essncia da cumarina, a substncia odorfica, cristalina e incolor existente na semente de uma planta chamada cumaru (devidamente escrita acima no ideograma dos qumicos). A molcula que serve de base ao fougre deu a Fortsas uma identidade "de talco", segundo Anna Paula Martins, ou "de avozinha", como diz Luiza Marcier. As duas criaram o perfume pedindo cheiros "de coisa antiga" a um laboratrio especializado. E chegaram a uma nova verso de uma fragrncia que inebriou a belle poque, em 1881, sob a etiqueta Houbigant. O Fougre Royale, da Houbigant, um clssico da perfumaria moderna. Foi o primeiro perfume a usar ingredientes sintticos. No caso, uma rplica artificial da molcula de cumaru, a fava-decheiro, que os ndios da Amaznia usavam para fazer colares e os aristocratas europeus, para tapear a falta de banho. Em 1873, o Compndio dos Vegetaes do Brasil, do botnico Manuel de Arruda Cmara, dizia que a rvore, ao florir, "perfuma os ares, suave e agradvel". O problema da cumarina natural que ela custa atualmente cerca de 400 euros o quilo. A sinttica sai por 10 euros. Trocando uma pela outra, o perfumista Paul Parquet pde, j naquela poca, carregar a mo no Fougre Royale. O Fougre Royale original, o da Houbigant, sobrevive hoje, guardado como um tesouro, numa cripta climatizada na Osmoteca do Instituto Superior do Perfume, da Cosmtica e da Aromtica Alimentar, no Val-d'Oise, perto de Versalhes. um museu do cheiro, fechado aos leigos. Conserva, nas embalagens originais de marroquinaria e cristal, nomes que evaporaram dos sales h muitas dcadas, como o prprio Houbigant, e Piguet, Fath ou Worth. Foi ali que o crtico de perfumes Luca Turin conheceu os eflvios do Fougre Royale, e se sentiu como se "entrasse num zoolgico e encontrasse, numa jaula, o tigre-de-dentes-de-sabre". Ao crtico foi dado o direito de aspirar uma nfima nesga de molculas, numa tira de papel. Mesmo assim, ele escreveu que, "como uma sinfonia de Bruckner", o cheiro revelou-se "fresco, austero, quase amargo". Lembrou-lhe "banheiros lavados com esfrego, azulejos em preto-ebranco, tolhas limpas levemente midas e pai recm-barbeado". No fundo, reconheceu em seguida, sentiu "um toque de almscar natural, uma substncia que vem do rabo de um gato asitico e cheira exatamente a isso". Como nem todo mundo tem o faro de Turin, no Brasil o Conde de Fortsas fez por menos. Anna Paula e Luiza o criaram "numa espcie de gincana". Recebiam amostras e deixavam qualquer um provar, "av, namorada de irmo ou amigo de passagem pelo ateli". Venceu a frmula com menos vetos. Mas elas contaram com o suporte de Jos Paulo Gandra Martins, dono da Bio Tec, uma empresa que importa essncias e exporta matrias-primas para a indstria de perfumaria. Ele vive entre a fbrica em So Paulo, o apartamento no Rio de Janeiro, a casa de campo em Tiradentes, Minas Gerais, e os clientes dispersos pelo mundo, que o fazem voar 600 mil milhas por ano. Est no ramo h 54 anos, e o pai de Anna Paula.

Antes de publicar livros, Anna Paula trabalhou com o pai como representante comercial. Vendia flavorizantes tutti frutti para chicletes produzidos na Baixada Fluminense. Com tais antecedentes, o processo que a levou concepo do perfume do Conde de Fortsas menos amador do que parece. Os estilistas que assinam fragrncias tambm recorrem a laboratrios, para dar forma olfativa a suas idias abstratas. A parte que cabe a esses criadores de fragrncias enviar memorandos com pedidos e cheirar os resultados. Foi assim que, h 29 anos, o empresrio paranaense Miguel Krigsner deu o salto para transformar a marca O Boticrio numa empresa com 1 300 funcionrios em sua fbrica de So Jos dos Pinhais, nos arredores de Curitiba, 2 114 lojas no Brasil e 500 pontos de venda no exterior. Em 1979, ele era dono de uma farmcia de manipulao, onde fazia cosmticos. Tinha tambm 60 mil frascos de perfume em seu estoque, sem saber o que colocar dentro deles. Arrematara os vidros vazios de Silvio Santos quando, presentea-do pelo governo com um canal, o animador de auditrio desfez-se na bacia das almas de sua linha de produtos populares, para esvaziar os galpes que abrigariam o Sistema Brasileiro de Televiso, o SBT. "Aqueles frascos viraram o maior problema da firma", lembra Krigsner. S se livrou do encalhe ao encontrar na Dragoco, uma fbrica de matriz alem, ento instalada no Rio de Janeiro, uma frmula inacabada de perfume que achou a cara do consumidor brasileiro. Krigsner confiava em seu nariz. Ele s conseguiu fumar dois cigarros na vida, ambos aos 13 anos de idade, porque a fumaa o sufoca. Passa ao largo de baunilha ou alho. Saiu uma vez do teatro no meio de O Fantasma da pera porque a seu lado sentara-se uma nuvem adocicada de Angel, da casa Thierry Mugler. A perfumista da Dragoco pediu-lhe dois ou trs meses para afinar a receita. Krigsner quis lev-la na mesma hora. Diluda, embalada e batizada de Acqua Fresca - "pois isso, na verdade, tudo o que fazemos em nosso ramo" -, o perfume ultrapassou nessas quase trs dcadas a marca dos 35 milhes de frascos vendidos. E o diretor da Dragoco que liberou a Acqua Fresca antes de ficar pronta foi Jos Paulo Gandra Martins, o pai de Anna Paula, porque o mundo da perfumaria, na porta de entrada, pequeno. Ele gravita em torno de molculas, ligas elementares de tomos que se medem em milionsimos de milmetro. Um mundo perfumado que, igualmente, se expande mundialmente por meio de patentes de meia dzia de multinacionais, todas fazendo o possvel para se manter no anonimato. Nos Estados Unidos, ningum se mexe por mais de uma hora, em qualquer direo, sem cruzar pelo menos cinco vezes com odores gerados a partir dessas corporaes imperiais, das quais quase nada transpira. So gigantes invisveis como a sua Givaudan, que atua em mais de 100 pases, a americana IFF, que lucrou 247 milhes de dlares no ano passado, ou a Firmenich, tambm sua, que cresceu 9% em 2007.

O que essas corporaes fazem, antes de mais nada, gerar molculas, essas "partculas extremamente minsculas", batizadas pleonasticamente pelo filsofo Ren Descartes - que, por sinal, como os grandes nomes da perfumaria, era francs. As molculas que tm cheiro tendem a ser, mesmo nessa escala infinitesimal, menores e mais leves. Compem-se de carbono, hidrognio, oxignio, nitrognio ou enxofre - no por acaso, os cinco elementos bsicos da matria orgnica. Certas molculas com cheiro de hormnio tm o dom de alterar batimentos cardacos, o ritmo da respirao, o nvel de oxignio no sangue, a presso arterial, a vontade de almoar ou a urgncia em perpetuar a espcie, quando seus tomos esbarram num dos 347 receptores de cheiros do genoma humano. H feromnios masculinos que, na traduo do crtico Luca Turin, s faltam gritar "leve-me a seus ovrios". Turin dedica-se a "conectar o nariz ao crebro". Para tanto, d nome aos cheiros. Mostrou at onde capaz de chegar numa conversa com Franoise Caron, diretora da Quest, uma das multinacionais do aroma. Ela pediu sua opinio sobre uma nova fragrncia, encomendada pela Escada. Turin inalou-a e respondeu que o perfume parecia uma seda que muda de cor com a luz. Nada mais evasivo, aparentemente. Mas a anfitri o encarou em silncio, abriu uma gaveta e puxou o memorando mandado aos perfumistas. Nele estava escrito o pedido de um perfume que "cheire como essas sedas que tm duas cores, dependendo da luz". Filho de argentina com piemonts, Turin nasceu no Lbano, educou-se em francs, italiano e ingls, trabalhou em laboratrios governamentais da Frana, da Inglaterra, dos Estados Unidos e da falecida Unio Sovitica. Biofsico de formao, gosta de cheirar tudo desde menino. Aos 20 e poucos anos, lotado no Instituto da Pesquisa Cientfica de Villefranche-sur-Mer - "um Club Mditerrane com tubos de ensaio" -, aproveitou a vizinhana de Nice para aprender a colecionar perfumes. Seu currculo profissional inclui projetos militares sobre a localizao de submarinos pelo odor, o armazenamento de energia solar em clulas orgnicas e a patente nmero 5258627, de um "dispositivo semicondutor empregando protena como elemento ativo". No comeo dos anos 90, Luca Turin se trancou num apartamento, em Paris, e tirou da cabea seu prprio guia de perfumes, no qual classificava sem meias palavras at as marcas mais inatacveis com classificaes que iam da "obra-prima" (o Chanel n 5, por exemplo) ao "horrvel" (Dsir, de Rochas). Desde que o livro saiu na Frana, Turin emergiu do meio acadmico como um espectrmetro falante - e, o que pior, falando vrias lnguas ao mesmo tempo e misturando argumentos da qumica, da fsica, da biologia e da teoria musical, como se a perfumaria tivesse de repente entrado na disputa de um prmio Nobel. O que, diga-se de passagem, est acontecendo. Nos Estados Unidos, o livro acaba de sair, revisto e ampliado, com o ttulo de Perfumes: The

Guide. Nessa verso, ganhou a co-autoria de Tania Sanchez, uma jornalista americana que Turin conheceu num blog sobre perfumes. Casaram-se. Ou, como ele diz, juntaram suas "colees de frascos". Eles passaram em revista 1 200 perfumes. Acharam 272 "horrveis" e apontaram 85 "obras-primas". Trataram o meraud, da Coty, como um desses artefatos que "nos fazem perder a f no capitalismo". Descreveram o Prada como "um forte cheiro floral, maduro demais", semelhante a uma "banana que dormiu no armrio". O Code lixir, da Armani, deu-lhes pesadelos de ser "um chiuaua na bolsa de uma mulher". Os perfumistas, como os papas da enologia, estavam acostumados a linguagens menos rudes. O jornal El Pas fez, anos atrs, uma seleta das pginas sobre vinhos, colhendo embustes como "paisagem frutal completa", "feitiaria balsmica" e "finura ornamental". Turin, testado pelo jornalista Chandler Burr em seu gabinete do University College de Londres, mostrou por que dispensa adjetivos e circunlquios parnasianos. Chandler ia lhe passando amostras. Ele aspirava uma a uma e definia: "grama cortada", "ovos mexidos com gasolina", "manga madura" ou "pomelo e cavalo molhado". Tudo na mosca. A cada molcula, o crtico perfumista devolvia "duas palavras, definitivas", concluiu Burr. "No momento em que ele diz as palavras, o cheiro salta para a dimenso concreta, para a realidade." O jornalista conheceu-o numa estao de trem na Inglaterra. O trem atrasou e, antes que a viagem acabasse, virara candidato a bigrafo de Turin. Passou a andar colado em seus calcanhares. Viu-o, no aeroporto de Heathrow, analisando compulsivamente o Image, da Cerruti, que uma vendedora do free shop pingara em seu pulso, de passagem. Vinte e cinco minutos depois, na fila de embarque, Turin desconstruiu o perfume: "Dihydromyrcenol, Ambrox e aldedos." A bordo, foi mais longe: "Frutas vermelhas, ch torrado e Souchong." Quando andava pela ndia, Turin farejou uma gr-fina de Bangalore e murmurou: "Parfum d'Elle, de Claude Montana. Beta-damascenona quase pura." No mercado de Bombaim, um perfumista apresentou-lhe poes aromticas e ele, de bate-pronto, "designava as suas molculas e os tomos". A biografia saiu h pouco com o ttulo The Emperor of Scent - O Imperador do Olfato. So 331 pginas de idolatria explcita. Burr hoje colunista de perfumes do New York Times. A Givaudan, que arquiva 200 mil molculas diferentes, inclusive de raras plantas tibetanas e feiras livres marroquinas, j andou pelo Brasil, colhendo rastros da moqueca de peixe e do frango de padaria. O "cheiro de vero" do sabo em p Omo uma contribuio da IFF, assim como a atmosfera de bordo "da frota mais jovem do Brasil", marca registrada da TAM. Tudo isso feito discretamente, porque seus autores so "como ghost-writers", explica Nicolas Mirzayantz, da IFF. A discrio compensa. No mercado mundial de perfumes, circulam anualmente 20 bilhes de dlares. Outras centenas de bilhes vo para os produtos de higiene e

limpeza, que so suas verses baratas. E 1 trilho de dlares pinga na conta dos alimentos aromatizados, nos quais os cheiros e os gostos tiram o melhor proveito industrial possvel do fato de que o nariz fica em cima da boca, como uma coifa, concentrando 80% do que chamamos sabor. Sozinho, o paladar s sabe se a comida doce, salgada, amarga ou azeda. Recentemente entrou na conta das papilas da lngua o "umami", um quinto gosto, descoberto no Japo h um sculo por Kikunae Ikeda, mas at hoje vagamente definido como "saboroso". Umami o gosto das algas comestveis, do leite materno, das carnes gordurosas e dos queijos. Essa posio subalterna do paladar no deixa de ser uma vantagem. Sem a adio de aromas artificiais, dificilmente algum engoliria leite de soja, vitamina B ou extrato de ginseng. E o engenheiro qumico Hilton Leonetti no estaria em condies de descrever um supermercado virtual, onde quase tudo, nas gndolas de alimentos, passou algum dia por seu cargo de diretor comercial da Duas Rodas, em Jaragu do Sul, na serra de Santa Catarina. A clientela da Duas Rodas inclui 10 mil fabricantes de iogurtes, leites condensados, queijos, balas, refrigerantes, guas minerais, sucos, biscoitos, bolos, sorvetes, refrescos, pes, gelatinas, ketchups, mostardas, maioneses, macarres instantneos, sopas desidratadas, presuntos, salames, mortadelas ou raes para animais. Logo, "mais de 80% dos produtos nas prateleiras tm alguma coisa nossa", diz Hilton Leonetti. A Duas Rodas faz quarenta aromatizantes diferentes s para o leite condensado. Fornece gosto de pamonha para milk-shake, de feijo cozido em panela de barro para feijoadas em lata, de po de queijo caseiro para po de queijo de microondas, de salsicha defumada para salsichas comuns. Tem sabores de trufa de chocolate, curry com banana, jabuticaba ou aa, para adicionar aos mais variados produtos alimentcios. Para botar em sorvete, oferece desde "bolacha Maria" a frutas tropicais, pia colada a milho verde, morango silvestre a mangaba. Seus clientes, de 5 ou 6 mil regulares, uns 4 mil, que compram todo ms, so indstrias. Nenhuma delas sozinha responde por mais de 2% de seu faturamento. Muitas disputam as mesmas prateleiras. O concentrado de morango da Duas Rodas pode estar no iogurte da Danone, da Pauli, da Nestl, da Tirol, da Bom Gosto ou da Nilza. Seu guaran, no Ta e no Kuait. Seus aditivos de limo, no Sprite e na Sukita. Suas frmulas para sorvete, nas caixas de isopor da Nestl, da Kibon ou da La Basque, sem falar em centenas de marcas artesanais. Quer dizer que tudo a mesma coisa? "No", responde Leonetti. "Um iogurte pode levar mais acar, outro ser mais azedo, ter ou no polpa de fruta, ser mais ou menos encorpado. Sem falar que h aromas exclusivos. s vezes, nem a base do aroma a mesma. Depende da quantidade que o cliente comprar e de quanto est disposto a pagar." Os sabores do gosto ao que inspido. Uniformizam sabores que variam naturalmente entre as safras e as regies.

Compensam as perdas pelo excesso de calor ou de frio na produo industrial. Mas o segredo dessa alquimia ele no conta. "Os sabores tm patente e nem eu tenho acesso s frmulas", afirma Leonetti. As virtudes dos aromas podem variar, mas seu trunfo universal cortar custos. "Com 25 litros de concentrado, fao 12 mil litros de guaran", conta Cludio Bruehmller, da Maraj, uma fbrica de bebidas mato-grossense. H cinqenta anos, os Bruehmller j negociavam com a Duas Rodas. "Meu pai era representante da empresa e, de bicicleta, vendia aromatizantes para sorvete, emulses, casquinhas." Nos anos 70, a famlia comprou a Maraj, acabou com a linha de aguardentes e hoje fatura 40 milhes de reais por ano, fazendo desde refrigerantes em Vrzea Grande, perto de Corumb, a concentrados de frutas em Manaus. H pelo menos quarenta fornecedores de aromas no Brasil. A Duas Rodas especializou-se em "transformar a vida das pessoas numa srie de momentos gostosos" - ou, sem a nfase do slogan, dar gosto culinria alheia. A partir da matriz no Vale do Itapocu, entre Blumenau e Joinville, irradiou-se pelo pas e pelo continente, com fbricas em Sergipe, no Chile e na Argentina, alm de escritrios comerciais que se espalham do Paraguai Alemanha. Adaptou-se s nuances regionais, que requerem baunilha suave e pouco adocicada no Rio Grande do Sul, mas forte e doce no Nordeste. Parte do Brasil quer abacaxi branco. Outra prefere o amarelo. Ultimamente, os salgadinhos de milho e as batatas fritas deram para ter gosto de picanha no espeto. Os chilenos gostam de pssegos cidos. Os brasileiros, no. A Duas Rodas uma companhia independente, fundada pelos Hufenssler h 83 anos. Nesse momento, pertence aos irmos Rudolf e Dietrich Hufenssler. Todos descendem de um farmacutico que, em 1904, montou a primeira destilaria de essncias. Ele se formara na Escola Superior de Qumica de Stuttgart, tinha um fraco por aromas tropicais e, por isso, fez planos de se mudar para a Nambia. Mas a I Guerra Mundial acabou com as colnias alems na frica e os Hufenssler vieram para o Brasil, em 1925. Jaragu do Sul tem 130 mil habitantes, uma renda per capita de 30 mil dlares, 300 indstrias, quatro museus e catorze hotis. Entre outras singularidades, abriga uma penitenciria cujo conselho tutelar leva a srio o programa de ressocializao. Os presos trabalham em obras pblicas municipais. Saem da cadeia com poupana e promessa de emprego. O panteo de seus antigos prefeitos uma galeria de retratos com sobrenomes Schubert, Jansen, Muller, Marquardt, Bauer, Grubba, Gerent, Schmckel e Klizke. Ao chegar cidade, os Hufenssler encontraram pequenas fbricas - a de balas Schmidt, a de bebidas Tieldke e a de chapus Marcatto. Comearam a Duas Rodas com mudas de hortel trazidas da Europa e um destilador montado no fundo de casa, num terreno de 15 hectares na beira do rio, na Kammerland, reservada pela Cmara Municipal a projetos de colonizao. Nas

chuvas, um caminho barrento isolava a Kammerland de Jaragu do Sul. Em 1938, produziam aratu, mandioca, erva-mate, fcula de milho e araruta. A firma se denominava Indstrias Reunidas Rudolf Hufenssler. O nome Duas Rodas revelou-se mais fcil de pronunciar. Vem das duas rodas de carroa, importadas do braso medieval de Mainz pelo logotipo da empresa. Ela est agora no meio de um bairro residencial. Tem 1 350 funcionrios e fatura 300 milhes de reais por ano. No fosse a torre, que se avista de longe, ao entrar na cidade, e as carretas pesadas que trafegam em suas alamedas internas, a fbrica passaria por um parque arborizado. Seus prdios envidraados do vista para o pico do Jaragu, de onde pula a turma do parapente, e para as margens do rio Itapocu, que ela mesmo cercou de mata ciliar. A gua que corre na fbrica volta to limpa para o rio que, no caminho, jorra no saguo do Centro de Tecnologia em Alimentao, correndo em cascatas artificiais. L dentro, h cabines especiais para degustadores, o que implica "isolamento e concentrao". Dos laboratrios envidraados, no escapa o menor sinal de aroma porque, ao circular, o ar atravessa filtros biolgicos. Os corredores inodoros percorrem, em 6 mil metros quadrados, miniaturas de instalaes industriais, com fornos, geladeiras e mquinas para testar produtos, uma sorveteria experimental e uma panificadora completa - com auditrio e espelho no teto, para toda a platia ver as mos do cozinheiro no balco. Nada tem cheiro de novo, porque nada tem cheiro, mas tudo parece recm-inaugurado. No cho, o granito cinza no demonstra os seis anos de pisoteio dirio que j agentou. "Fazemos manuteno preventiva", diz o gacho Marco Antonio Schilindwein, assistente tcnico da Diviso de Sorvetes. Na indstria de aromas, so narizes treinados que criam as essncias. E, para fazer cheiros, as empresas tm que fabricar os flavoristas, palavra que o dicionrio Houaiss manda evitar, o Ministrio do Trabalho reconhece como profisso, a Classificao Brasileira de Ocupaes identifica pelo nmero 3250.10 e os patres mimam com remuneraes mensais que, no topo da carreira, chegam a 40 mil reais. Nos Estados Unidos, onde h pelo menos 500 flavoristas, eles ganham at 250 mil dlares por ano. O Brasil emprega provavelmente 40 flavoristas, na categoria "snior". Seu treinamento levou dcadas. Antes de se meterem a inventar frmulas, passaram anos aplicando as receitas que os mais experientes criaram. Na Duas Rodas, Iselde Kelbert flavorista snior. Mas prefere que a chamem de "aromista", como recomenda o dicionrio. Flavorista vem de flavorist em ingls, e pegou no Brasil antes que surgisse na lngua portuguesa o similar nacional. Na Frana, o Instituto Superior Internacional do Perfume, da Cosmtica e da Aromtica Alimentar d cursos de aromatizao, complementados por um ano de estgio em empresas do ramo. Na Inglaterra, a British Society of Flavorists, da Universidade de Reading, oferece programas de trs semanas para flavoristas juniores. Nos Estados Unidos, a Society of Flavor Chemists, uma entidade sem fins lucrativos, abre vagas em seis cursos por ano. Aqui, s se entra pela prtica.

"Eu, por exemplo, comecei na Duas Rodas h 29 anos", diz Iselde Kelbert. Ela estreou aos 15 anos e trabalhou uma dcada como auxiliar de um aromista que j se aposentou. Divertiu-se, conforme conta, "porque gostava de provar as coisas desde pequena" e, assim, descobriu "por acaso que dava para isso". Formou-se em qumica, fez ps-graduao em cincia e tecnologia dos alimentos, na Universidade de Campinas, e estudou desenvolvimento de aromas em Saint Louis, nos Estados Unidos. Aprendeu desde microbiologia a deteriorao das molculas. Mas o que sabe mesmo, diz, "vem do dia-a-dia na fbrica". Iselde chefia seis flavoristas. Uma das auxiliares, que comeou h quinze anos, ainda "jnior". Outra, com dez anos de treinamento, continua "trainee". Em compensao, o emprego estvel. Um de seus assistentes tem 25 anos de fbrica. A decana Dorotia Pasold de Souza, depois de cinquenta anos na Duas Rodas, se aposentou e virou consultora da empresa. Como o diretor comercial Hilton Leonetti, ela tambm se reencontra com freqncia nos supermercados. "Tem muito aroma por a que eu inventei", diz Iselde. "E claro que eu os reconheo. s vezes, vou escolher um biscoito no supermercado e digo para os meus filhos que ali tem Duas Rodas." Ela compra vrios biscoitos, balas e iogurtes, rene os funcionrios e os ensina a achar o que fizeram. "Eles gostam", diz. "Afinal, produzem tanto e nunca vem sua marca." O nariz um instrumento to valioso no mercado dos odores que, em So Paulo, a engenheira qumica Mrcia Menette Bettini abre a conversa esclarecendo que esse no o seu caso. A Flavor Tec, a fbrica de aromas ctricos que ela fundou, deriva de sua tese de doutorado, sobre "mtodos sensoriais, cromatogrficos e espectroscpicos". Mrcia passou pela Firmenich, pela Frutesp e pela Citrovita antes de montar seu prprio negcio. Voltava do doutorado pronta para botar a mo na massa quando descobriu que a Citrovita no tinha o que fazer com seu diploma. Foi luta. E o ex-patro tornou-se seu primeiro cliente. A Flavor Tec nasceu em 1996, num terreno cedido pela prefeitura de Pindorama, a 60 quilmetros de So Jos do Rio Preto. Mrcia equipou-a, levantando um emprstimo no Ministrio de Cincia e Tecnologia. O prdio, um galpo de 200 metros quadrados, consumiu a poupana dos Bettini. A empresa abriu com um funcionrio e hoje tem oito. Nas safras, processa 200 litros de leos essenciais por dia. A companhia faz em Pindorama, com mquinas do sculo XXI, o que os Hufenssler faziam em Jaragu do Sul h mais de oitenta anos: extrai da casca da laranja as essncias que serviro para ressuscitar os sucos desidratados, quando eles chegarem a seus portos de destino sem gua e sem gosto, desnaturados pela pasteurizao a 90 graus centgrados. A Flavor Tec decompe a laranja aqui, por destilao fracionada, para que ela chegue recomposta goela do consumidor l fora, depois de atravessar oceanos em tanques onde seu volume foi reduzido ao mnimo denominador comum. Ainda no se exporta gua.

Os terpenos que, legalmente, devolvem aos concentrados de laranja, tangerina e limo o sabor "100% natural" so cerca de 4% da fruta, com casca e bagao. No estgio mais alto de pureza, mal passam de 1%. Uma caixa de laranjas pesa mais de 40 quilos. E 120 caixas de laranja do 1 quilo de leo essencial. No instante em que os aldedos e steres da Flavor Tec se diluem em qualquer lugar do mundo num suco desidratado para exportao, ele volta instantaneamente a ser laranja, e o trabalho de Mrcia se dissipa em letras midas, num canto da embalagem. "Este ramo exige modstia, porque o que voc faz no aparece", ela admite. A mesma advertncia muda de tom automaticamente na sala de Dionisio Frenc, diretor na Amrica Latina da IFF. Ele argentino, filho de polons e equatoriana. Est na IFF h quinze anos e h oito no Brasil. Tem uma filha paulistana e um portugus fluente, enxertado de palavras em vrias lnguas. "Somos B to B", ele avisa. Business to business para os ntimos. Sua firma vive de prover negcios alheios. O que no pouca coisa. Frenc esclarece que "todo mundo respira 15 mil vezes por dia, e cada inspirao uma oportunidade de negcio". E, num planeta "saturado de estmulos visuais e sonoros", ele acredita que chegou a hora do cheiro. A IFF, na sede de Alphaville, o subrbio endinheirado de So Paulo, no lugar para exibies de falsa modstia. Seus melhores perfumistas ganham 1 milho de dlares por ano, salrio de estrelas do esporte ou da msica popular. o caso da francesa Marion Costero, que est no Brasil desde a virada do ano. Antes de trabalhar na IFF, esteve no Marrocos, caando molculas exticas. Fala portugus com todo o sotaque a que tem direito uma perfumista internacional. E, como se no bastasse, chega dizendo que: "Voc tambm poderia fazer um perfume to bom quanto ns. S que levaria seis anos para conseguir o que fazemos em meia hora." Ela insiste que, no fundo, seu ofcio parou no tempo, como toda guilda que depende de tradies e talentos. Trocado em midos, aquele "B to B" de Frenc significa que a IFF "no cria nada para si mesma". Mas d asas imaginao alheia, como no dia em que o industrial Miguel Krigner voltou das frias na Argentina querendo fazer um perfume chamado Malbec. "Ns nos reunimos com um enlogo, fomos a Mendoza com um sommelier e fizemos degustaes", diz Frenc. "Estudamos a cromatografia de um barril de Malbec. Enfim, criamos o perfume com lcool de uva." O brasileiro, segundo Frenc, "adora novidade". E, atrs de O Boticrio, veio sua concorrente, a Natura, com a linha Amor Amrica. Ele comeou tudo de novo: "Fomos Patagnia, tiramos centenas de fotografias, colhemos in loco o cheiro da paramela, um arbusto nativo." H onze anos, a IFF usa nessas operaes um pequeno instrumento eletrnico, para capturar as molculas que orbitam ao redor de tudo o que exala odores. Nos casos mais delicados, uma campnula porttil seqestra a aura olfativa dos vegetais, sem macer-los. Foi assim que a empresa coletou em 1998 os aromas do pico da Neblina, na fronteira do Brasil com a Venezuela.

Em seus terrenos de Nova Jersey, nos Estados Unidos, a empresa cultiva 750 espcies de orqudeas. Trabalha com cerca de 4 mil matrias-primas. Usa regularmente pelo menos 1 500 essncias naturais ou sintticas. H sete anos, comprou a Monique Rmy, uma perfumaria artesanal de Grasse, para preservar seus campos de flores e as tradies da manufatura. Mas no brinca em servio. As normas da IFF exigem que toda fragrncia nova inclua uma molcula indita, patenteada e exclusiva. "Esse um de nossos pilares, o knowledge", diz Frenc. O seguinte a marca - ou melhor, brand, que se traduz na obrigao do cheiro inconfundvel de cada marca. A Samsung coreana pediu "seu" cheiro IFF, algo que tornasse suas lojas reconhecveis de olhos fechados, em qualquer lugar do mundo, e induzisse as pessoas a ficar mais tempo em seu interior, mexendo nos produtos. Em outras palavras, um cheiro de "tecnologia, inovao, design confortvel e aconchego". Saiu um aromatizador de ambientes com traos de computadores ligados, telas acesas e templos orientais. A Citren usa cheiro de couro curtido em seus carros, porque ele d aos proprietrios mais confiana em sua mecnica. O terceiro pilar o do consumidor - alis, consumer. "Investimos milhes de dlares para saber no o que ele pensa, mas o que sente, no o que ele quer, mas o que ele ama", diz o diretor. Por exemplo, o cheiro de alegria: "Ns o criamos h mais de vinte anos, estudando a influncia do aroma nos estados de nimo." Em 1996 a Este Lauder veio atrs dele. Batizou-o como Happy, de sua subsidiria Clinique. um dos perfumes mais vendidos da dcada. Frenc se levanta e pega uma caixa vermelha com quinze frascos, que a Thierry Mugler lanou no comeo da dcada, quando o romance O Perfume, de Patrick Susskind, chegou ao cinema. Em cada vidro, um pedao da histria virou cheiros, interpretados por Christophe Laudamiel, perfumista da IFF. medida que Frenc levanta as tampas, vo saindo cenas das ruas de Paris, desenhadas no ar pelo cheiro de suor, bicho morto e verdura, campos de lavanda, bebs, orgias e at de virgens, extrado de virilhas adolescentes, pelas mais modernas tcnicas da enfleurage, com a devida autorizao dos pais. "A gente pode viajar muito com o cheiro", despede-se Frenc. A essa altura, difcil duvidar do que ele est dizendo.

Вам также может понравиться