Вы находитесь на странице: 1из 2

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada - EIRELI Comentrio - Federal - 2011/2377

Sumrio
Introduo I -Exigncias II -Responsabilidade do scio individual III -Capital social

Introduo
Com a publicao daLei n 12.441 de 11 de julho de 2011, foi alterado oCdigo Civil, a fim de autorizar a criao das Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada - EIRELI, atendendo assim a um antigo anseio dos empresrios brasileiros. Este novo tipo societrio permitir ao empresrio, titular da totalidade do capital social devidamente integralizado, constituir uma pessoa jurdica sem a participao de outro scio, eliminando desta forma a figura do "laranja", scio com pequena participao, o qual geralmente faz parte da sociedade apenas para atender a legislao. Ademais, foi permitido pela nova Lei a atribuio empresa individual de responsabilidade limitada constituda para a prestao de servios de qualquer natureza a remunerao decorrente da cesso de direitos patrimoniais de autor ou de imagem, nome, marca ou voz de que seja detentor o titular da pessoa jurdica, vinculados atividade profissional. A empresa individual de responsabilidade limitada tambm poder resultar da concentrao das quotas de outra modalidade societria num nico scio, independentemente das razes que motivaram tal concentrao.

I - Exigncias
ALei n 12.441/2011faz algumas exigncias para a constituio de uma EIRELI, como: a) constituo por uma nica pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que no ser inferior a 100 vezes o maior salrio-mnimo vigente no Pas; b) incluso da expresso "EIRELI" aps a firma ou a denominao social da empresa individual de responsabilidade limitada. Alm disso, a pessoa natural que constituir empresa individual de responsabilidade limitada somente poder figurar em uma nica empresa dessa modalidade.

II - Responsabilidade do scio individual


O maior atrativo para constituir uma EIRELI ao invs de ser um empresrio individual a incomunicabilidade entre o patrimnio social e o pessoal de quem constitui a empresa. A redao original do Projeto de Lei n 18/2011, previa em seu artigo 2, 4, que "somente o patrimnio social da empresa responder pelas dvidas da empresa individual de responsabilidade limitada, no se confundindo em qualquer situao com o patrimnio da pessoa natural que a constitui, conforme descrito em sua declarao anual de bens entregue

ao rgo competente". Porm, este 4 foi alvo de veto quando da aprovao do projeto de lei, por considerar que a expresso "em qualquer situao", poderia gerar divergncias quanto aplicao das hipteses gerais de desconsiderao da personalidade jurdica, previstas noart. 50 do Cdigo Civil. Desta forma, e com base noartigo 2, 6, da Lei n 12.441/2011, o qual dispe que"aplicamse empresa individual de responsabilidade limitada, no que couber, as regras previstas para as sociedades limitadas",fica o entendimento de que podero recair sobre os bens do scio eventuais dvidas trabalhistas e dbitos previdencirios, ou em casos de violao lei, como ocorre com as demais sociedades. De qualquer maneira, permaneceu para este tipo de empresa a obrigao de honrar suas dvidas no limite de seu capital social, resguardado o patrimnio pessoal do scio.

III - Capital social


Outra alterao ao texto original do projeto de lei foi a introduo da obrigatoriedade de integralizao, pelo scio, de capital social em valor no inferior a 100 vezes o maior salrio mnimo vigente no pas. Este dispositivo no versa sobre a eventual necessidade de aporte de capital pelo scio sempre que houver aumento no salrio mnimo, ficando desde j uma questo polmica, pendente de regulamentao.
Fonte: Fisco Soft Online

Вам также может понравиться