Вы находитесь на странице: 1из 6

Caractersticas do Comportamento Empreendedor

1. O COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR Dificilmente uma pessoa tem todas as caractersticas de comportamento empreendedor em perfeito equilbrio porque essas caractersticas no so herdadas, mas sim aprendidas ao longo da vida, com experincias de trabalho, determinao e estabelecimento de metas pessoais desafiadoras. Se voc uma pessoa obstinada, persistente e est o tempo inteiro buscando informaes para melhorar e aumentar seus negcios, ser meio caminho andado. No jogo dos negcios muito importante que voc identifique suas reais caractersticas empreendedoras, pois um grande nmero de pessoas tem buscado iniciar negcios prprios, sem, no entanto, apresentar comportamento adequado. importante estar consciente de quais so suas qualidades e suas deficincias. Uma anlise de suas experincias prticas, capacidade e personalidade ajudaro a enfrentar qualquer situao. Caractersticas de Comportamento Empreendedor 1. Busca de oportunidades e iniciativa

Faz as coisas antes de solicitado, ou antes, de ser forado pelas circunstncias; Age para expandir o negcio em novas reas, produtos ou servios; Aproveita oportunidades fora do comum para comear um negcio, obter financiamentos, equipamentos, terrenos, local de trabalho ou assistncia.

O empreendedor algum que est sempre buscando novas oportunidades. Observando o ambiente, costuma ter idias que possam ser transformadas em negcios e as coloca em prtica. 2. Persistncia

Age diante de um obstculo; Age repetidamente ou muda de estratgia a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstculo;

Assume responsabilidade pessoal pelo desempenho necessrio para atingir metas e objetivos.

A persistncia uma das caractersticas do empreendedor. Todo negcio tem seus momentos difceis. Mas preciso persistir e buscar superao.

3. Comprometimento

Faz sacrifcios pessoais ou despende esforos extraordinrios para completar uma tarefa; Colabora com os empregados, colaboradores e parceiros ou se coloca no lugar deles, se necessrio, para terminar um trabalho; Esmera-se em manter os clientes satisfeitos e coloca em primeiro lugar a boa vontade em longo prazo, acima do lucro em curto prazo.

Estar comprometido com a empresa significa ter envolvimento pessoal para que ela mantenha sua qualidade e seus compromissos e continue sempre crescendo. Para isso, importante conhecer e cuidar tambm da rea financeira; ela uma pea-chave do seu sucesso empresarial. importante estar presente e ter cuidado com a qualidade da produo e com o cumprimento de prazos. s vezes, um esforo extra necessrio para garantir a satisfao do cliente.

4. Exigncia de qualidade e eficincia

Encontra maneiras de fazer as coisas melhor, mais rpido ou mais barato; Age de maneira a fazer coisas que satisfazem ou excedem padres de excelncia; Desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo ou que o trabalho atenda a padres de qualidade previamente combinados.

A exigncia de qualidade e eficincia um importante diferencial em qualquer tipo de negcio. Quando voc cumpre todos os prazos e garante a qualidade esperada pelo cliente, est conquistando a confiana dele. Lembre-se que, por mais qualidade que voc fornea preciso estar sempre melhorando para superar as expectativas e se destacar em relao concorrncia.

5. Correr riscos calculados

Avalia alternativas e calcula riscos deliberadamente; Age para reduzir os riscos ou controlar os resultados; Coloca-se em situaes que implicam desafios ou riscos moderados.

Montar uma empresa ou investir para melhor-la implica riscos. Ser ousado muito importante. No entanto, fundamental calcular esses riscos para saber onde, como e quando voc deve arriscar para fazer sua empresa crescer. Aprender a correr riscos calculados significa avaliar as alternativas, reduzir os riscos e controlar os resultados. Se, por exemplo, voc desejar investir em sua empresa para aumentar a produo e as vendas, importante realizar uma pesquisa para saber se existe mercado para absorver este volume de produo adicional.

6. Estabelecimento de metas

Estabelece metas e objetivos que so desafiantes e que tm significado pessoal; Define metas de longo prazo, claras e especficas; Estabelece objetivos de curto prazo, mensurveis.

Estabelecer uma meta muito importante, pois especifica as condies, o tempo e onde se quer chegar. Para atingir sua meta interessante que voc crie estratgias. Se sua meta abrir uma empresa, este curso uma tima oportunidade para voc testar seu comportamento empreendedor. Se seu objetivo melhorar os resultados de sua empresa ou negcio, voc tambm encontrar no IPGN instrumentos que lhe auxiliaro no gerenciamento de seu empreendimento. Para seu objetivo se transformar em uma meta voc precisa saber onde quer chegar e definir como e quando chegar.

7. Busca de informaes

Dedica-se pessoalmente a obter informaes de clientes, fornecedores e concorrentes; Investiga pessoalmente como fabricar um produto ou fornecer um servio; Consulta comercial. especialistas para obter assessoria tcnica ou

Conversar com clientes, fornecedores e concorrentes essencial para posicionar melhor sua empresa no mercado. Um empreendedor est constantemente querendo saber mais e mais. Saber procurar e selecionar informaes ajuda a melhorar o seu negcio. Voc pode obter informaes de diversas fontes. Procure saber as opinies dos consumidores sobre o seu produto, fique atento s suas sugestes e observaes; pesquise maneiras de melhorar seu produto ou servio; identifique vantagens e desvantagens de sua empresa em relao concorrncia; leia jornais, revistas, navegue na Internet, h sempre cursos e palestras e novas informaes no mercado. Visite o concorrente, experimente o modelo dele e, quando a sua pesquisa pessoal no for suficiente, procure a ajuda especializada de um tcnico. E lembre-se de consultar o SEBRAE de seu estado. L esto disponveis publicaes, cursos e servios que lhe ajudaro nessa busca por informaes.

8. Planejamento e monitoramento sistemticos

Planeja dividindo tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos; Revisa seus planos constantemente, levando em conta os resultados obtidos e as mudanas circunstanciais; Mantm registros financeiros e utiliza-os para tomar decises.

Para se tornar um empreendedor bem-sucedido preciso que voc aprenda a planejar. Por isso, indispensvel que voc aprenda a fazer um planejamento de suas aes futuras. Alm de planejar, preciso acompanhar sempre os resultados da empresa fazer o que se chama de monitoramento sistemtico, que consiste em:

Divida as tarefas maiores em pequenas tarefas;

Defina um prazo para cumprir cada uma dessas tarefas; Verifique sempre os resultados para saber se esto dentro do que havia sido planejado.

Fazendo um acompanhamento dirio de tudo o que acontece na empresa voc pode notar qualquer mudana que ocorra nas contas, no cliente ou no mercado. claro que, medida que o seu negcio se consolida, voc dever delegar tarefas, evitando a sobrecarga de funes. Se voc ainda no tem um negcio, importante saber que ter que desenvolver essa caracterstica. Comece a desenvolv-la elaborando o plano de negcio de sua empresa.

9. Persuaso e rede de contatos

Utiliza estratgias deliberadas para influenciar ou persuadir os outros; Utiliza pessoas-chave como agentes para atingir seus prprios objetivos; Age para desenvolver e manter relaes comerciais.

Um empreendedor est sempre em contato com muitas pessoas: clientes, fornecedores, concorrentes, tcnicos, especialistas de diversas reas etc. Muitas vezes, so pessoas que no esto diretamente ligadas ao seu negcio mas que, a qualquer momento, podem ser muito teis. Busque manter contato com as pessoas que podem se tornar fonte de informaes e/ou solues para voc. Todo empreendedor precisa mais do que uma rede de contatos: precisa saber convencer as pessoas a fazerem o que ela deseja. Convencer o cliente a comprar mais ou o fornecedor a entregar mais rpido, por exemplo. Mas, para convencer algum, preciso ter bons argumentos, preciso que estejam de acordo com os interesses da pessoa que est sendo convencida.

10. Independncia e autoconfiana

Busca autonomia em relao a normas e controles de outros;

Mantm seu ponto de vista, mesmo diante da oposio ou de resultados inicialmente desanimadores; Expressa confiana na sua prpria capacidade complementar uma tarefa difcil ou de enfrentar um desafio. de

Um empreendedor sempre auto-determinado, sabe tomar decises com segurana. Faz questo de ser seu prprio patro e dono do seu nariz; acredita em si e na capacidade de realizar sonhos e projetos. Tem a humildade para perguntar, pesquisar, ouvir e refletir sobre sugestes dadas, principalmente pelos mais experientes. Todo o empreendimento um desejo concretizado por algum que confiou no prprio potencial. AUTO-AVALIAO DAS CARACTERSTICAS COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR DE

Ao se deparar com as caractersticas de comportamento empreendedor, o ideal fazer uma auto-avaliao, definindo seus pontos fortes e fracos e implantando um programa de aperfeioamento pessoal. Com o objetivo de desenvolver algumas caractersticas de comportamento empreendedor necessrias ao bom desempenho no mundo empresarial. Agora, que tal avaliar, as suas caractersticas de comportamento empreendedor?

Вам также может понравиться