Вы находитесь на странице: 1из 21

Material e mtodo:

Instruo de uso do equipamento POWERLAB: Cuidado! Alguns exerccios envolvem a aplicao de choques eltricos no msculo por meio de eletrodos colocados sobre a pele. As pessoas que tiverem marca-passos cardacos ou que sofrerem de doenas neurolgicas ou cardacas no devem se submeter a esses exerccios. Se um voluntrio sentir algum desconforto significativo durante os exerccios, interrompa imediatamente o procedimento e consulte seu instrutor. Fixao dos eletrodos: Retire relgios, jias, etc. dos pulsos. Conecte o cabo do Bio Amp com cinco derivaes ao soquete apropriado da unidade PowerLab. Prenda com firmeza a tira de aterramento seca em torno da palma ou do punho. O lado acolchoado da tira deve ter contato integral com a pele. Conecte o fio verde tira de aterramento. Se a tira tiver somente um fio de conexo, este deve ser inserido no pino mais prximo da etiqueta Earth (Terra). Se houver um chumao de algodo com lcool, limpe com firmeza a pele nas reas onde os eletrodos sero posicionados. Faa dois pequenos X sobre a pele dos bceps nas posies dos eletrodos de registro do msculo. As marcas devem estar a 2-5 cm uma da outra, alinhadas com o eixo longo do brao. Raspe levemente a pele nessas reas, com um gel abrasivo ou uma esponja. Esse um procedimento essencial, pois reduz a resistncia eltrica da camada externa da pele e garante um bom contato eltrico.

Prepare a pele sobre o trceps para a fixao dos eletrodos conforme indicado na etapa para os bceps. Prepare os eletrodos de ECG descartveis removendo a pelcula de proteo. Posicione os eletrodos sobre a pele onde foram feitas as marcas, para que tenham boa aderncia. Conecte as quatro derivaes blindados s portas de positivo e negativo, CH1 e CH2 do cabo do Bio Amp. Prenda as derivaes de CH1 do cabo do Bio Amp nos eletrodos sobre os bceps do participante. Prenda as derivaes de CH2 do cabo do Bio Amp nos eletrodos sobre o trceps do participante. No importa qual positivo e qual negativo. Antes de prosseguir, verifique se os quatro eletrodos e a tira de aterramento seca esto devidamente conectados ao voluntrio e ao cabo do Bio Amp. Certifique-se de que o PowerLab est conectado e ligado.

Exerccio 1: Voc registrar a atividade eltrica durante contraes voluntrias do msculo e investigar como a atividade se altera com o aumento da demanda. Os dois canais inferiores do painel do LabTutor mostram a atividade no processada; os dois canais superiores exibem a atividade integrada, calculada a partir do sinal no processado. Em geral, utiliza-se a atividade integrada para avaliar a funo muscular, por ser mais fcil de quantificar. Procedimento: Durante o experimento, use Escala Auto sempre que necessrio para permitir que todos os dados registrados sejam visualizados.

1. Sente-se em uma posio confortvel, com o cotovelo dobrado em ngulo de 90 e a palma da mo voltada para cima. Use sua outra mo para segurar o punho do brao no qual o sinal est sendo registrado. 2. Adicione ao arquivo de dados um comentrio com seu nome. 3. Clique em Iniciar. 4. Adicione o comentrio "contrao do bceps" e faa imediatamente uma contrao moderada do msculo, tentando dobrar mais o brao e opondo resistncia a esse movimento com o outro brao. Observe o sinal. 5. Adicione o comentrio "contrao do trceps" e faa imediatamente uma contrao moderada do msculo, tentando esticar o brao e opondo resistncia a esse movimento com o outro brao. 6. Repita as etapas 3 a 5, mas dessa vez faa a contrao mxima do bceps e, em seguida, do trceps. 7. Clique em Parar. Lembre-se de clicar em Escala Auto se os traados dos sinais registrados no estiverem todos perfeitamente visveis no painel do LabTutor. 8. Sente-se novamente em uma posio confortvel, com o cotovelo dobrado em ngulo de 90, mas sem apoio, e com a palma da mo voltada para cima. 9. Clique em Iniciar para reiniciar o registro. 10. Pea que algum coloque um livro ou algum objeto de peso semelhante em sua mo e adicione o comentrio "um livro". 11. Mantenha o livro no local por dois ou trs segundos para registrar a alterao no EMG. 12. Remova o livro. 13. Clique em Parar.

14. Repita as etapas de 9-13 com dois, trs e quatro livros, para registrar uma srie de pesos crescentes, adicionando um comentrio aps cada etapa.

Anlise: 1. Faa a rolagem dos dados registrados e observe as alteraes da atividade no canal no processado do bceps. Observe tambm que a colocao de pesos na mo acarreta pouco ou nenhum aumento na atividade no trceps. 2. Escolha uma pequena parte da atividade do bceps e examine-a mais detalhadamente definindo a compactao horizontal em 1:1 e clicando em Escala Auto. Observe que o sinal de EMG no processado composto de inmeros picos parcialmente sobrepostos. 3. Observe a relao entre o traado no processado (Bceps) e o traado integrado (Bceps) A altura do traado integrado reflete a atividade global do sinal de EMG no processado e mostra de forma mais simplificada a atividade eltrica do msculo. 4. Use o cursor de forma de onda e o painel de valores para registrar na tabela a amplitude do traado integrado medida que os pesos foram adicionados e removidos. A altura do traado est relacionada fora produzida pelo msculo.

Exerccio 2: Voc examinar a atividade dos msculos antagonistas e o fenmeno de co-ativao Procedimento 1. Sente-se em uma posio confortvel, com o cotovelo dobrado em ngulo de 90 e a palma da mo voltada para cima. Use a outra mo para segurar o punho do brao do qual o sinal est sendo registrado.

2. Ative o bceps e o trceps alternadamente, da forma como fez no exerccio 1. Pratique esse padro alternado at sentir que os dois msculos esto sendo igualmente ativados um de cada vez. 3. Clique em Iniciar. 4. Execute o padro alternado de ativao por 20 ou 30 segundos. 5. Clique em Parar. 6. Examine os dados. As formas de onda devem ser semelhantes s mostradas aqui.

Anlise 1. Faa uma rolagem dos dados registrados e observe os traados do EMG relacionados ao bceps e ao trceps. 2. Observe a grande alternncia de atividade no bceps e no trceps. 3. Observe que quando o bceps ativado com fora, ocorre um pequeno aumento de atividade no trceps. De forma similar, quando o trceps ativado, ocorre um pequeno aumento de atividade no traado do bceps. Esse fenmeno chamado de 'co-ativao'. Seu significado fisiolgico no bem compreendido, embora talvez sirva para estabilizar a articulao do cotovelo. 4. Mea e insira na tabela os picos de EMG integrados para o bceps e o trceps durante a contrao de um e outro. Faa isso usando os dois painis de valores. Procedimento: Neste exerccio, voc estimular o nervo mediano na altura do punho e registrar a atividade a partir do abdutor curto do polegar (um dos msculos do polegar). Voc pode continuar com o mesmo voluntrio ou escolher outro. A contrao do msculo e as sensaes de formigamento ou dor leve esto associadas ao estmulo do nervo.

Como somente dois dos quatro eletrodos de registro so necessrios neste exerccio, faa o seguinte: - Desconecte os fios dos eletrodos de registro dos soquetes do Canal 2 do cabo do Bio Amp e retire os eletrodos do trceps do participante. - Retire os eletrodos do bceps do participante, mas deixe suas derivaes conectadas aos soquetes do Canal 1 do cabo do Bio Amp. Agora prossiga com a preparao: 1. Com uma caneta esferogrfica, marque levemente com um X os pontos na pele acima do msculo abdutor curto do polegar. As marcas devem estar a 2-3 cm uma da outra. 2. Raspe levemente a pele marcada para reduzir a resistncia eltrica no local. 3. Obtenha dois novos eletrodos de ECG descartveis e apare ligeiramente o material adesivo para ajustar os eletrodos. 4. Prenda os eletrodos pele sobre as marcas anteriormente definidas. Para reduzir o movimento do eletrodo, use fita adesiva para prender os fios pele perto do eletrodo. O ponto na parte de trs do eletrodo de barra indica o eletrodo positivo. Prenda o eletrodo como mostra a figura, com o eletrodo negativo mais prximo do punho. O eletrodo deve ser posicionado ao longo do eixo do brao, com os fios voltados para a mo. 5. Conecte o eletrodo de barra para estimulao sada do estimulador isolado do PowerLab: o conector vermelho (positivo) sada vermelha e o conector preto (negativo) sada preta. 6. Coloque uma pequena quantidade de pasta para eletrodos sobre as duas almofadas prateadas da barra de estimulao. Posicione o eletrodo de estmulo sobre o nervo mediano do voluntrio, na altura do ho (a posio aproximada mostrada na figura).

8. Ligue a chave do estimulador. O estimulador isolado s fica ativo durante a amostragem; todos os outros momentos, ele desligado internamente.

exerccio 3 Neste exerccio, voc estimular o nervo mediano na altura do punho e registrar a atividade muscular a partir do abdutor curto do polegar. Procedimento 1. Ajuste a corrente do pulso na caixa do estimulador isolado para 8 mA, clicando

nas setas ou arrastando o controle deslizante. O registro ser automaticamente interrompido aps 0.05 segundos. 2. Clique em Iniciar todas as vezes que desejar estimular. A forma de onda

apresentada dever ser semelhante a esta. que o nervo seja estimulado e que o eletrodo no se movimente durante o exerccio. Aplique presso manual parte de trs do eletrodo de estimulao para garantir

4. 5.

Ajuste o eletrodo para localizar a melhor posio de estimulao, considerando a amplitude da resposta. Se no obtiver resposta, aumente a corrente do pulso para 10 ou at 12 mA. Se ainda no houver resposta, tente estimular o nervo ulnar (em algumas pessoas, o abdutor curto do polegar inervado pelo nervo ulnar e no pelo nervo mediano - um exemplo de variao anatmica). Depois que o eletrodo for posicionado de forma ideal, aumente a amplitude em incrementos de 2 mA. Registre as respostas at atingir 20 mA ou at que a resposta pare de aumentar. Desligue a chave do estimulador. Retire o eletrodo de estimulao e marque com uma caneta a posio do eletrodo na pele, na parte mais prxima mo.

3. 4.

Use a barra de rolagem, na parte inferior do painel do LabTutor para revisar blocos de js registrados com estimulao no rjunho.

Mea a latncia de uma forma de onda especfica (a magnitude da onda irrelevante), latncia' o tempo decorrido desde o incio do pulso de estimulao (o incio de cada bloco de dados) at o incio da resposta evocada. Observe; voc poder ver uma deflexo logo no incio. Isso artefato de estmulo e deve ser ignorado. Clique no ponto onde a resposta comea. Transfira a latncia do painel de valores para a coluna Latncia (Punho) da tabela. No prximo exerccio, voc estimular o cotovelo e medir novamente a latncia.

I. 2.

3. 4.

Exerccio 4 Voc medir respostas evocadas pela estimulao nervosa na altura do cotovelo. A latncia dessas respostas mais longa do que as evocadas pela estimulao do punho. Voc ser capaz de calcular a velocidade de conduo do nervo a partir da diferena entre as latncias. Preparao

jj Posicione o eletrodo d barra pra estimulao sobre o aspecto medial da parte frontal do iflo, como mostra a figura. O eletrodo requer uma presso mais firme no cotovelo do que no o, porque o nervo est alojado em um ponto mais profundo dos tecidos. A orientao do eletrodo deve ser a mesma usada na estimulao do punho, com o ctodo (a extremidade com as derivaes) voltado para a mo. Ligue a chave do estimulador. Procedimento Ajuste a corrente no painel do estimulador para 8 mA. Clique em Iniciar todas as vezes que desejar estimular. Faa isso vrias vezes, usando esses pulsos de baixa amplitude para ajudar a localizar a melhor posio do eletrodo. Se no conseguir obter resposta, aumente a corrente de estimulao. Depois de encontrar a melhor posio do eletrodo de barra para estimulao, aumente o estmulo para 15-20 mA. Clique em Iniciar. Repita vrias vezes. ! Desligue a chave do estimulador Retire o eletrodo de estimulao e marque com uma caneta a posio do eletrodo na pele, ni'parte mais prxima mo. Retire os outros eletrodos, alise Mea e registre a distncia entre as marcas no cotovelo e no punho. Essa a distncia entre os pontos de estimulao.

Use as mesmas etapas descritas na estimulao do punho para medir a latncia de uma nica forma de onda no painel do LabTutor. Registre o valor da latncia na tabela. W A velocidade de conduo calculada automaticamente na tabela atravs da equao: Velocidade = Distncia Tempo As unidades de velocidade so mm/ms ou seu equivalente, m/s. QUESTES PARA ESTUDO

-Usando suas prprias palavras, explique como o traado do EMG se alterou

quando os pesos foram adicionados ao brao. Com base nos dados coletados, o que voc deduz que est ocorrendo nos msculos quando um peso adicionado? 2 - Usando suas prprias palavras, o que co-ativao? Quais as explicaes que

voc pode appesentar para esse fenmeno? J foi demonstrado que a c-ativa do msculo abdominal e dos msculos que sustentam a ijuha essencial postura bpede dos humanos. Com base nos dados coletados, a co-ativao < trceps necessria ao correto funcionamento do bceps e vice-versa? 4 - Relacione os eventos fisiolgicos que ocorrem entre a aplicao do estmulo e

o incio da resposta registrada (ou seja, durante o perodo de latncia). 5 - Qual das contribuies do perodo de latncia (relacionadas na questo 1

acima) depende da posio do eletrodo de estimulao? 6 - Com base nos seus resultados e nos clculos de velocidade de conduo do

nervo, quanto tempo um impulso nervoso levaria para ir da medula espinhal ao dedo do p? Suponha que a distncia do percurso um metro. 7 - Houve alguma variao na velocidade de conduo do nervo entre os membros

do seu grupo? Que explicaes h para isso?

T S K,

Introduo Neste experimento, voc explorar o funcionamento dos msculos. Voc

estimular eletricamente os nervos no antebrao para demonstrar o recrutamento, a somao e o ttano

fisiolgico e examinar tambm algumas das propriedades da fadiga muscular. Guillaume DuChenne (de Boulogne) (1806-1875) foi o pioneiro da estimulao de msculos em seres humanos. Objetivos de Aprendizado At o final do laboratrio de hoje, voc ser capaz de: Demonstrar os efeitos de estmulos eltricos usando os nervos do antebrao Registrar e medir a resposta de| contrao muscular localizada estimulao nervosa e mostrar o recrutamento na resposta de contrao muscular localizada medida que a 1 fora do estmulo aumenta I Medir os efeitos da alterao d(j) intervalo entre pulsos de estmulos pareados e observar uma contrao tetnica curta Calibrar um dinammetro manual em relao fora de pegada mxima de um voluntrio Medir o declnio da fora mxima durante uma contrao sustentada e examinar algumas propriedades da fadiga muscular

DuChenne

utilizando

equipamento para Equipamento

original

de

DuChenne estimular para a estimulao de msculos humanos. contrao em forma de Configurao do equipamento : Cuidado! " i}ns exerccios envolvem a aplicap de choques eltricos no msculo, por meio de eletrodos jdos sobre a pele. msculos faciais produzindo uma

assoas que tiverem marda-passos cardacos ou que sofrerem de doenas neurolgicas ou icas no devem se submeter a esses exerccios, jrn voluntrio sentir algum desconforto significativo durante os exerccios, interrompa imediatamente o procedimento e consulte seu instrutor. Procedimento Certifique-se de que o PowerLab est conectado e ligado. Conecte o transdutor de pulso do dedo ao soquete BNC na Entrada 1 do PowerLab. Posicione o transdutor de pulso do dedo com o diafragma voltado para cima sobre a bancada do laboratrio e prenda o transdutor no lugar, usando a tira de velcro. 4. Conecte o eletrodo de barra para estimulao sada do Estimulador Isolado no

PowerLab. Os fios de conexo so codificados por cor. Conecte o fio vermelho no soquete vermelho e o preto no soquete preto. 5. Aplique uma pequena quantidade de pasta para eletrodos sobre os dois contatos

prateados da barra de estimulao. exerccio 1 re os efeitos de estmulos eltricos usando os nervos do antebrao e um eletrodo de barra 9 . ~ estimulao. sedimento Verifique se a chave do estimulador est DESLIGADA. Posicione o eletrodo de barra para estimulao obre o nervo ulnar do voluntrio, na altura do punho. O eletrodo deve ser fixado ao longo do eixo do brao, com o ponto vermelho voltado para o cotovelo 3. No painel do estimulador, ajuste a corrente para 5 raA

4.

Clique em Iniciar Ligue a chave do estimulador. A luz de status do estimulador

deve piscar na cor verde, indicando que a corrente de estmulo desejada est sendo aplicada atravs da pele do participante. Se a luz piscar em amarelo, a corrente no estar fluindo corretamente. 5. Observe as contraes localizadas que afetam o polegar e os outros dedos.

Examine o efeito de pequenos ajustes na posio dos eletrodos e localize a posio que produz as maiores contraes. Se no houver contrao, talvez seja necessrio aumentar a corrente estimuladora. Explore os resultados motores e! sensoriais da estimulao de outras partes do antebrao. Todas as vezes que mbver o e para evitar curtos-circuitos (o etrodo para outro local, limpe a pasta residual da pele, estmulo ser ineficaz se a corrente fluir pela camada superficial de pasta para eletrodos e no pelo brao). c provavelmente observar que a estimulao eficaz s ocorrer quando os dois contatos do eletrodo em barra estiverem posicionados ao longo do comprimento do brao. Se a luz de status do estmulo passar de verde para amarela, aplique mais pasta para eletrodos aos contatos. 8. Tente estimular o nervo ulnar na altura do cotovelo. O nervo passa por trs de uma proeminncia ssea (o epicndilo medial) do mero. Nesse ponto, o nervo est exposto a pequenas leses mecnicas, que podem produzir a sensao de um choque eltrico. A estimulao nesse ponto produz efeitos motores fortes e evidentes. 9. Clique em Parar e DESLIGUE a chave do estimulador.

Eletrodo de barra para estimulao

Exerccio 2 Registre e mea a resposta de contrao muscular localizada estimulao nervosa e investigue o recrutamento medida que a fora do estmulo aumenta.

Procedimento Localizando o limiar Pea ao voluntrio que posicione a mo como mostra a figura, com os dedos sob a borda da mesa e a extremidade do polegar delicadamente posicionada sobre o transdutor de pulso (se a borda da mesa for muito grossa para a mo do participante, uma tbua ou prateleira pode ser usada). Limpe a pasta para eletrodos do punho do participante. 3. Aplique uma pequena quantidade de pasta aos contatos do eletrodo de barra para estimulao. 5. 6. 7. Pea ao participante que use a mo livre para manter o eletrodo firme no local de estmulo do nervo ulnar no punho. Verifique se a extremidade do polegar do participante est posicionada sobre o transdutor com delicadeza. Certifique-se de que a corrente de estimulao est ajustada para 1 mA. Ligue a chave do estimulador. Clique em Iniciar. O LabTutor aplicar o estmulo, far o registro por um tempo fixo de 0,5 segundos e depois parar automaticamente. 8. Aumente a corrente de estmulo para 2,0 mA. Clique em Iniciar.

0. Continue a aumentar a corrente de estmulo em incrementos de 1 mA, clicando em Iniciar todas as vezes. a maioria dos participantes, o estmulo limiar, no qual se observa a primeira resposta, se na faixa de 3-8 mA. j hl. Ao observar a primeira resposta, adicione um comentrio ao registro, incluindo o nome 1 12. 13. 14. do participante e a corrente de estmulo utilizada. Recrutamento

Reduza a amplitude em 1 mA. Clique em Iniciar. Aumente a amplitude em incrementos de 0,5 mA, clicando em Iniciar todas as

vezes e adicionando um comentrio que inclua a corrente utilizada. 15. Continue assim at que no haja mais aumento da resposta.

Para a maioria dos participantes, esse estmulo mximo se situa na faixa de 6-15 mA. 16. Desligue a chave do estimulador.

-2008 ADInstruments

se

Localize o incio dos registros corrente aplicada para produzir Passe o cursor sobre a bnda e c o painel Valores,

do recrutamento. Digite na primeira coluna da tabela a ;ada resposta. ique no pico de cada resposta para transferir o valor para

3. Arraste o valor para a clula apropriada da tabela. A inserir os dados, o painel Grfico exibir graficamente a relao entre a corrente de estimulao e a magnitude da resposta. Observe a corrente de estimulao na qual a resposta deixa de aumentar. Esse o 'estmulo mximo'.

Exerccio 3 Agora, estimule com pulsos pareados e investigue como a variao do intervalo entre os pulsos afeta a resposta. Usp a mesma configurao do Exerccio 2. Procedimento Ligue a chave do estimulador No painel do estimulador, ajuste a corrente para 5 mA acima do estmulo mximo determinado no Exerccio 2. filme cuidado para usar o valor apropriado para o participante atual! 3. 4. Verifique se o intervalo de estimulao est ajustado para 1000 ms. Clique em Iniciar.

O LabTutor aplicar o estmulo automaticamente e interromper o registro aps uma durao fixa de 3 segundos. 5. dados. 6. 7. 8. dados. No painel do estimulador, diminua o intervalo de estimulao para 500 ms. Clique em Iniciar. Aps o trmino do registro, adicione o comentrio "500 ms" ao novo bloco de Aps o trmino do registro, adicione o comentrio "1000 ms" ao novo bloco de

9.

Repita isso para intervalos de 200 ms, 150 ms, 100 ms e 50 ms, incluindo os

valores nos comentrios, como fez acima. terminar, desligue a chave do estimulador, deixando-o pronto para o exerccio seguinte.

llisc Posicione o marcador sobre a lijiha de base e o cursor de forma de onda sobre o pico para determinar a amplitude mxima1 da primeira resposta. Clique no pico para inserir o valor da fora no painel Valores. Arraste o valor para a clula apropriada da tabela. Repita as etapas 1-3 acima para cada resposta, a cada intervalo de estimulao.

Exerccio 4 Examine o efeito da estimulao rpida e observe uma contrao tetnica curta. Procedimento 1. Certifique-se de que a mo do voluntrio e os eletrodos de estmulo esto posicionados como antes e ligue a chave do estimulador. Verifique se o intervalo de estmulo est ajustado para 50 ms. Ajuste o nmero de pulsos para 1. Clique em Iniciar. chave do estimulador |e desconecte o eletrodo de barra para estimulao e o transdutor de do dedo do PowerLab. Altere o nmero de pulsos para 2 e estimule novamente. Altere o nmero de pulsos para 3 e estimule novamente. Se no houver muito desconforto, aumentar o nmero de pulsos para 4 ou 5, dependendo do nvel de desconforto do voluntrio. 7. desligue a chave do estimulador e desconecte o transdutor de pulso do PowerLab. Anlise

1.

Posicione o marcador sobre a linha de base e o cursor de forma de onda sobre o

pico para determinar a amplitude mxima. 2. 3. Clique no pico para inserir o valor da fora no painel Valores. Arraste o valor para a clula apropriada da tabela. Repita as etapas 1 -3 acima

para cada resposta.

ra de aperto exerccio, investigaremos o declnio da fora mxima durante uma contrao sustentada, jbter resultados precisos, utilize o mesmo voluntrio nos Exerccios 5 e 6. ue se retirou o transdutor de pul^o do dedo e os eletrodos do PowerLab. Conecte o plugue do transdutor de fora de pegada Entrada 1 do Pod. O voluntrio deve segurar o dinammetro manual com a mo fechada, sem apertar, como mostra a figura. 3. 4. Clique em Iniciar. O voluntrio deve apertar o dinammetro o mais forte possvel por um ou dois

segundos e depois liberar. 5. Clique em Parar

Agora, para calibrar de acordo com a fora do voluntrio: rccio 5 ea o declnio da fora mxima durante uma contrao sustentada c examine algumas pitipiriedades da fadiga muscular. 6. Clique no traado em um momento em que a fora efetivamente nula e, em

seguida, clique no boto Ponto 1 do painel Calibrao. Isso definir a fora de pegada a 0%. Clique no traado na fora mxima e, em seguida, no boto Ponto 2 do painel Calibragem. Isso representa 100% da fora de pegada do participante.

Clique em Aplicar. Clique em Escala Auto *f' transdutor de fora de pegada deve j estar calibrado para o voluntrio, como descrito na pgina anterior. Procedimento 1. 2. 3. Permita que o voluntrio veja a tela do computador. Clique em Iniciar. Pea ao voluntrio para manter 25% da fora de pegada mxima de enquanto

observa o traado registrado. 4. 5. 6. Aps 20 segundos, pea ao voluntrio para relaxar. Clique em Parar. Aguarde 30 segundos para permitir a recuperao da funo do msculo.

7- Repita as etapas 2-6 para contraes de 50%, 75% e 100% da fora de pegada mxima. 8i Deixe o voluntrio descansar por dois minutos. Vire o voluntrio de fopna qe no possa ver a tela do computador. I. Clique em Iniciar. 1. 2. Pea ao voluntrio para fazer uma contrao mxima sustentada. Aps 8 a 10 segundos, ou quando a fora tiver obviamente diminudo, pea ao

voluntrio para tentar com mais fora.

13. 14. 15. 16.

Aps mais 8 ou 10 segundos, repita a solicitao. Alguns segundos depois, pea que o voluntrio relaxe. Clique em Parar. Clique em Iniciar

17.

Pea ao voluntrio para fazer uma contrao mxima sustentada. A cada 8-10

segundos, pea ao voluntrio para relaxar rapidamente (meio segundo) e voltar a aplicar uma contrao mxima. 18. 19. Aps 30 a 40 segundos, clique em Parar. Deixe que o voluntrio use a outra mo se a manipulao do transdutor estiver

sendo penosa. Vire o voluntrio para que veja a tela do computador. . Clique em Iniciar. . Pea ao voluntrio qe faa uma contrao de 50% enquanto observa o traado. . Aps 10 segundos, pressione z. tecla Enter para inserir um comentrio (para marcar o tempo). 3. de contrao pelos prximos 30 segundos. 24. Transcorrido esse tempo, o voluntrio deve abrir os olhos e reajustar a fora de Pea ao voluntrio que feche os olhos e tente manter exatamente a mesma fora

contrao para 50%. 25. 26. Clique em Parar. Examine o traado.

Вам также может понравиться