Вы находитесь на странице: 1из 3

Casos Prticos

O primeiro passo em direco a uma Europa Unida foi dado a 9 de Maio de 1950 por Robert Schuman, propondo a criao de uma comunidade. Qual o nome desta Comunidade? Comunidade Europeia do Carvo e do Ao (CECA). Comunidade Econmica Europeia (CEE). Comunidade Europeia de Energia Atmica (CEEA). O Tratado da Unio Europeia assinado em 1992, em Maastricht, estabeleceu como objectivos: A reforma das Instituies europeias, com vista entrada de mais pases. Realizar a Unio Econmica e Monetria at 1999, instituir a Cidadania Europeia e novas polticas no quadro da Unio: a Poltica Externa e de Segurana Comum (PESC) e a Justia e Assuntos Internos (JAI). Realizar a Unio Econmica e Monetria at 2002,e modernizar a economia Europeia para que esta se torne a economia mais competitiva do mundo at 2010. Em Fevereiro de 2001, os Estados-membros assinaram o Tratado de Nice com vista a preparar: O Alargamento da Unio Europeia a mais 10 pases. O Alargamento da Unio Europeia a mais 12 pases. O Alargamento da Unio Europeia a mais 13 pases. Em que ano aderiu Portugal Comunidade Europeia? 1980. 1992. 1986. Quais so os 27 Estados-membros da Unio Europeia? Alemanha, ustria, Blgica, Bulgria, Chipre, Dinamarca, Eslovquia, Eslovnia, Espanha, Estnia, Finlndia, Frana, Grcia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itlia, Letnia, Litunia, Luxemburgo, Malta, Polnia, Portugal, Reino Unido, Repblica Checa, Romnia e a Sucia.

Alemanha, ustria, Blgica, Bulgria, Chipre, Dinamarca, Eslovquia, Eslovnia, Espanha, Estnia, Finlndia, Frana, Grcia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itlia, Letnia, Litunia, Luxemburgo, Malta, Polnia, Portugal, Reino Unido, Repblica Checa e a Suia.

Alemanha, ustria, Blgica, Dinamarca, Eslovquia, Eslovnia, Espanha, Estnia, Finlndia, Frana, Grcia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islndia, Itlia, Letnia, Litunia, Luxemburgo, Noruega, Polnia, Portugal, Reino Unido, Repblica Checa e Sucia.

Quais so os pases que aderiram Unio Europeia em 2007? Romnia e Bulgria. Romnia e Crocia. Turquia e Romnia.

PREENCHA COM V OU F
Quando surgiu o conceito de Cidadania Europeia?

Em 1957 com os Tratados de Roma Em 1992 com o Tratado de Maastricht Em 1997 com o Tratado de Amesterdo Quem pode ser considerado cidado europeu? Qualquer pessoa que tenha a nacionalidade de um Estado-Membro Qualquer pessoa que tenha nascido no continente europeu Qualquer pessoa que viva na Unio Europeia Enquanto cidado portugus posso circular livremente no espao comunitrio? Sim, posso circular, mas no posso ficar no pas mais de 3 meses Sim, posso circular livremente em todo o espao da Unio Europeia S posso circular para outro pas da Unio Europeia para gozar frias ou para exercer uma actividade profissional Um cidado de nacionalidade francesa pode candidatar-se Cmara Municipal de Faro? Sim, se for filho de emigrantes portugueses No Sim, desde que esteja recenseado no concelho de Faro Num pas terceiro, posso recorrer a uma representao diplomtica de um outro Estado-Membro? Sim, desde que no exista representao diplomtica portuguesa No Sim, sempre que precisar de ajuda

Pode apresentar peties ao Parlamento Europeu? Apenas sociedades, organizaes ou associaes Qualquer cidado da UE, qualquer pessoa residente na UE, a ttulo pessoal ou em associao com outros cidados Qualquer pessoa que no simpatize com o Parlamento Europeu

Bom Trabalho! A Professora: Angelina Teixeira

Вам также может понравиться