Вы находитесь на странице: 1из 3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

PROCESSO TC 07204/09 1/3


ADMINISTRAO DIRETA MUNICIPAL PREFEITURA MUNICIPAL DE MARCAO - GESTO DE PESSOAL ADMISSO DE PESSOAL DECORRENTE DE CONCURSO PBLICO FALHAS QUE PODERO SER SANADAS AINDA DURANTE A INSTRUO ASSINAO DE PRAZO PARA A ADOO DE PROVIDNCIAS.

RESOLUO RC1 TC 088 / 2.012


RELATRIIO RELATR O
Estes autos tratam do exame da legalidade dos atos de admisso de pessoal decorrentes do concurso pblico promovido pela Prefeitura Municipal de MARCAO, homologado em novembro de 2008, com o objetivo de prover cargos pblicos, conforme Edital n 001/2007 (fls. 05/18). A Diviso de Auditoria da Gesto de Pessoal (DIGEP) analisou a matria, concluindo pela constatao das seguintes irregularidades: 1. no encaminhamento da lei que dispe sobre a criao dos cargos ofertados no edital do certame; 2. no encaminhamento da homologao do resultado final do concurso, devidamente publicada em rgo oficial de imprensa; 3. no apresentao da comprovao da Publicao do Edital em rgo oficial de imprensa; 4. no comprovao da divulgao do Edital em meios de comunicao de amplo acesso populao; 5. no especificao de quantas so e para que cargos so destinadas as vagas referentes aos candidatos portadores de deficincia; 6. estabelecimento de critrios de desempate em desacordo o art. 27 da Lei 10.741/03; 7. no comprovao da realizao de sorteio para desempate entre candidatos; 8. no encaminhamento de qualquer documento da comisso organizadora do concurso que convalide ou ratifique o relatrio circunstanciado apresentado pela empresa organizadora do certame; 9. desrespeito ordem de classificao na nomeao de candidatos para os cargos de Merendeira (Sede), Motorista e Vigilante (Sede); 10. portaria de 01 (uma) servidora nomeada contendo erro relativo a dados pessoais da candidata; 11. portaria de 03 (trs) servidores nomeados contendo erro relativo a nomenclatura do cargo; 12. denncias acerca de provveis irregularidades que teriam ocorrido no concurso pblico. Citado, o Prefeito do Municpio de MARCAO, Senhor Paulo Srgio da Silva Arajo, deixou transcorrer in albis o prazo que lhe fora concedido. Considerando que ocorreu a mudana de Prefeito, o Relator determinou a citao do atual, Senhor Edfrance dos Santos Silva, com vistas a prestar esclarecimentos ou proceder tal qual o cobrado pela Auditoria, tendo sido apresentada a documentao de fls. 527/681, que a Auditoria analisou e concluiu (fls. 531/532) nos seguintes termos: 1. necessidade de que os documentos s fls. 527 a 681, relativa defesa em discusso, fossem desentranhados dos autos para as providncia devidas, inclusive para verificao de que, de fato, destinada contestao da denncia constante no Documento TC 11.974/10, em poder da Ouvidoria.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO


PROCESSO TC 07204/09 2/3

2. necessidade de que o atual Prefeito de Marcao, Sr. Jos Edson Soares de Lima (fls.527), seja notificado para se pronunciar a respeito das fatos apontados no relatrio inicial, s fls. 507 a 517. s fls. 533, consta despacho do Relator, determinando: 1. desentranhamento do Documento TC 00537/11 (fls. 527/681), remetendo-o ao seu signatrio; 2. renumerao dos autos; 3. renovar o contraditrio, com vistas a que o interessado venha aos autos se contrapor, adequadamente, s irregularidades apontadas pela Auditoria s fls. 507/517. Citado, o atual Prefeito Municipal de MARCAO, Senhor ADRIANO DE OLIVEIRA BARRETO, apresentou a defesa de fls. 539/656, que a Auditoria analisou e concluiu (fls. 658/661), pela manuteno das seguintes irregularidades: 1. no encaminhamento de lei que dispe sobre criao de cargos ofertados no edital do certame; 2. no apresentao da comprovao da publicao do Edital em rgo oficial de imprensa; 3. no especificao de quantas so e para que cargos so destinadas as vagas referentes aos candidatos portadores de deficincia. 4. no encaminhamento de qualquer documento da comisso organizadora do concurso que convalide ou ratifique o relatrio circunstanciado apresentado pela empresa organizadora do certame. Solicitada a prvia oitiva ministerial, a ilustre Procuradora Sheyla Barreto Braga de Queiroz, emitiu cota, pugnando pela assinao de prazo, atravs de baixa de resoluo, ao atual Prefeito de Marcao, Senhor Adriano de Oliveira Barreto, para apresentar documentao e esclarecimentos atinentes s irregularidades ratificadas em relatrio do rgo Tcnico, sob pena de cominao de multa pessoal prevista no artigo 56 da LOTC/PB em caso de omisso ou descumprimento da determinao e denegao de registro aos atos objeto de restrio pela Unidade Tcnica. Foram dispensadas as comunicaes de estilo. o Relatrio.

PROPOSTA DE DECIISO PROPOSTA DE DEC SO


Considerando as concluses a que chegou a Auditoria, bem como a sugesto emanada pela douta Procuradora, o Relator prope aos integrantes da Primeira Cmara, no sentido de que ASSINEM o prazo de 60 (sessenta) dias ao Prefeito Municipal de MARCAO, Senhor ADRIANO DE OLIVEIRA BARRETO, com vistas a que apresente os esclarecimentos solicitados pela Auditoria no seu Relatrio de fls. 658/661, ao final do qual dever de tudo fazer prova perante esta Corte de Contas, ou traga justificativas na hiptese de no querer/poder faz-lo, sob pena de multa e outras cominaes legais aplicveis espcie. a Proposta.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO


PROCESSO TC 07204/09 3/3

DECIISO DA PRIIMEIIRA CMARA DEC SO DA PR ME RA CMARA


Vistos, relatados e discutidos os autos do PROCESSO TC-07204/09; e CONSIDERANDO os fatos narrados no Relatrio; CONSIDERANDO o mais que dos autos consta; OS INTEGRANTES DA PRIMEIRA CMARA deste Tribunal, unanimidade, de acordo com a Proposta de Deciso do Relator, na Sesso realizada nesta data, RESOLVERAM ASSINAR o prazo de 60 (sessenta) dias ao Prefeito Municipal de MARCAO, Senhor ADRIANO DE OLIVEIRA BARRETO, com vistas a que apresente os esclarecimentos solicitados pela Auditoria no seu Relatrio de fls. 658/661, ao final do qual dever de tudo fazer prova perante esta Corte de Contas, ou traga justificativas na hiptese de no querer/poder faz-lo, sob pena de multa e outras cominaes legais aplicveis espcie.
Publique-se, intime-se e registre-se. Sala das Sesses do TCE-Pb - Plenrio Conselheiro Adailton Colho Costa Joo Pessoa, 24 de maio de 2.012. __________________________________________ Conselheiro Arthur Paredes Cunha Lima Presidente _____________________________________________ Conselheiro Fbio Tlio Filgueiras Nogueira ________________________________________________ Conselheiro Umberto Silveira Porto

___________________________________________________ Auditor Substituto de Conselheiro Marcos Antnio da Costa Relator ____________________________________________________ Elvira Samara Pereira de Oliveira Representante do Ministrio Pblico Especial Junto ao Tribunal

mgsr

Вам также может понравиться