Вы находитесь на странице: 1из 9

Universidade Estadual da Paraba UEPB Centro de Cincias Biolgicas e da Sade CCBS Departamento de Farmcia Curso de Farmcia Componente Curricular:

r: Qumica analtica Experimental Docente: Jos Germano Vras Neto

Relatrio Prtica n 3: Primeiro Grupo de Ctions

Helimarcos Nunes Pereira zola Morais de Medeiros Ramalho Tatiane de Araujo Nascimento

Campina Grande, 2012.

1. Introduo A importncia da anlise de ctions a identificao ou confirmao dos elementos ou ons que constituem uma determinada amostra. Visto que ao dispormos de uma amostra desconhecida, a primeira necessidade , geralmente, determinar quais as substncias que nela esto presentes. Este problema pode ser encontrado, em alguns casos, na forma modificada de identificarem-se as impurezas presentes numa amostra ou, talvez, de confirmar-se a ausncia de algumas impurezas especificadas. A resoluo destes problemas est no domnio da Anlise Qumica Qualitativa. Os mtodos descritos para anlise de ctions so sistemticos, os ctions so classificados em cinco grupos, tomando-se por base sua caracterstica em determinados reagentes. Pelo emprego sistemtico desses assim chamados reagentes de grupo (que so especficos de cada grupo), pode-se tirar concluses sobre a presena ou ausncia de grupos de ctions e tambm separar tais conjuntos para uma analise posterior. A classificao baseia-se no modo como os ctions reagem a tais reagentes pela formao ou no de precipitado. Por isso, pode-se dizer que a classificao dos ons mais comuns baseada nas diferenas de solubilidade de seus cloretos, sulfetos e carbonatos. Os reagentes usados para classificao de ctions mais comuns so o cido Clordrico, o cido Sulfrico, o sulfeto de amnio e o carbonato de amnio. Os grupos de ctions so: Grupo I: Os ctions deste grupo formam precipitados com cido clordrico diludo. Os ons deste grupo so: chumbo, mercrio I e prata. Grupo II: Os ctions deste grupo no reagem com cido clordrico, mas formam precipitado com cido clordrico em meio cido mineral diludo. Os ons desse grupo so: mercrio II, cobre, bismuto, cdmio, arsnio III, arsnio IV, antimnio III, antimnio V, estanho II, estanho III e estanho IV. Os quatro primeiros formam o subgrupo II A, e os seis ltimos o subgrupo II B. Enquanto os sulfetos dos ctions do grupo II A so insolveis em polissulfeto de amnio, os do grupo II B so solveis. Grupo III: Os ctions deste grupo no reagem nem com cido clordrico nem com cido sulfdrico em meio cido mineral diludo. Todavia, formam precipitados com sulfeto de amnio em meio neutro ou amoniacal. Os ctions deste grupo so: cobalto II, nquel II, ferro II , ferro III, cromo III, alumnio, zinco e mangans II. Grupo IV: Os ctions deste grupo no reagem nem com reagentes do grupo I, nem do II, nem do III. Eles formam precipitados com carbonato de amnio na presena

de cloreto de amnio em meio neutro ou levemente cido. Os ctions deste grupo so: clcio, estrncio e brio. Grupo V: Os ctions mais comuns, que no reagem com nenhum dos reagentes dos grupos anteriores, formam o ltimo grupo, que inclui os ons de magnsio, sdio, potssio, amnio, ltio e hidrognio. Os ensaios devem ser dirigidos na ordem prevista. Um reagente do grupo dever separar seu grupo especial daqueles que o seguem e no dos que o procedem. Desta forma, o gs sulfdrico na presena do cido clordrico separa o grupo II dos grupos III, IV e V, mas no separa o grupo II do grupo I. muito importante, portanto, que um grupo seja precipitado, antes de iniciar a precipitao do grupo seguinte. Existem tabelas descritas em livros de qumica analtica qualitativa que descrevem de forma sucinta o procedimento para a separao dos ctions em grupos e separao destes dentro de grupos individuais. 2. Objetivo Analisar uma soluo amostra obtida atravs da mistura de nitrato de prata (AgNO3) e nitrato de chumbo [Pb(NO3)2] e comprovar a presena e/ou ausncia de ctions do primeiro grupo. 3. Metodologia 3.1 Substncias utilizadas gua destilada; cido Clordrico (HCl); Cromato de Potssio (K2CrO4); Hidrxido de Amnio (NH4OH); cido Ntrico (HNO3). 3.2 Material utilizado Funil; Becker; Papel de filtro; Aquecedor; Pipeta; Tubo de ensaio.

3.3 Procedimentos

1. Foi entregue uma amostra de soluo para analise dos ctions do primeiro grupo. 2. De imediato, foi adicionado a essa amostra acido clordrico (HCl) a 0,25mol/L at que houvesse total precipitao, sempre homogeneizando a soluo. 3. Com a precipitao ocorrida, a soluo foi aquecida suavemente, sem ferver, para completar a reao e favorecer a coagulao do precipitado. 4. Filtrou-se a soluo atravs de uma filtrao simples. 5. Aps filtrao, o filtrado foi desprezado, pois neste havia apenas ctions dos demais grupos. Ao resduo ainda no funil foi adicionada gua destilada quente. 6. Obteve-se uma alquota do filtrado no tubo de ensaio e a este foi adicionado algumas gotas de cromato de potssio (K2CrO4) diludo, para analise de presena de chumbo na soluo. Caso este esteja presente observa-se a formao de um precipitado amarelo. 7. Ao restante de resduo presente no papel filtro, adiciona-se hidrxido de amnio 1:1 at completa dissoluo do resduo, para analise da presena do on mercuroso. Caso este esteja presente observa-se que o resduo fica preto.
8. Obteve-se outra alquota do filtrado em um tubo de ensaio e a esta se adicionou

acido ntrico 1:1 para anlise da presena de prata. Caso esta esteja presente observa-se a presena de um precipitado branco. 4. Resultados e discusso Em posse da amostra a ser analisada, foi adicionada a esta certa quantidade de acido clordrico (HCl) a 0,5 mol/L at total precipitao dos ctions do primeiro grupo que estiverem presente na amostra. O cido clordrico eleito para a precipitao do grupo porque cria e/ou mantm uma acidez na soluo. As equaes inicas da precipitao dos cloretos insolveis so: Ag+(aq)+ Cl-(aq) AgCl Hg22+(aq) + 2Cl-(aq) Hg2Cl Pb2+(aq) + 2Cl-(aq) PbCl2 (VOGEL, 1981)

A soluo deve estar suficientemente cida com HCl para prevenir a precipitao dos oxicloretos de bismuto (III) e antimnio (III), ambos brancos e insolveis em meio aquoso. Bi3+(aq) + Cl-(aq) + H2O(l) BiOCl + 2H+(aq) Sb3+(aq) + Cl-(aq) + H2O(l) SbOCl + 2H+(aq) (VOGEL, 1981) Como tambm o excesso de ons cloreto assegura uma precipitao mais completa dos cloretos deste grupo devido reduo de suas solubilidades pelo efeito do on comum. No entanto, um grande excesso do cido deve ser evitado para que no haja redissoluo do precipitado devido formao de cloro complexos solveis, fracamente dissociados, com o excesso de ons cloreto. AgCl + Cl-(aq) AgCl2-(aq) PbCl2 + 2Cl-(aq) PbCl42-(aq) Hg2Cl2 + 2Cl-(aq) HgCl42-(aq) + Hg(l) (VOGEL, 1981) As solubilidades dos cloretos de prata e de mercrio (I) so muito baixas e estes sais podem ser precipitados, quase completamente, mediante adio de um pequeno excesso de cido clordrico soluo de ctions (VOGEL,1981). O cloreto de chumbo muito mais solvel, s precipitando se a concentrao do on Pb2+ for elevada. Geralmente quando se feita esta anlise qualitativa dos ctions, boa parte do chumbo deixado em soluo para precipitar como sulfeto de chumbo com o 2 grupo de ctions (MATTA, 2008). Aps adio do acido clordrico, a soluo foi aquecida suavemente sem ferver, para completar a reao, visto que essa catalisada pelo calor, e favorecer a coagulao do precipitado. Depois esperou-se esta esfriar um pouco. Quando esfriada, filtramos a soluo numa filtrao simples. O filtrado desprezado. E o resduo segue em analise. Ao precipitado (resduo) presente no funil, adicionamos gua quente para dissoluo de chumbo, caso houvesse na soluo. O chumbo um metal cinza azulado com uma alta densidade (11,48 g mL-1). Dissolve-se facilmente em soluo de concentrao mdia de cido ntrico (8mol/L), produzindo os ons chumbo (II) (VOGEL, 1981). Abaixo mostrada a reao principal dos ons do Chumbo: 3Pb(s) + 8NO3 -(aq) + 8H+(aq) 3Pb2+(aq) + 6NO3-(aq) + 2NO + 4H2O(l) (2)

a. cido clordrico diludo (ou cloretos solveis): forma-se um precipitado branco (cloreto de chumbo) em soluo fria e no muito diluda: Pb2+(aq) + 2Cl-(aq) PbCl2 O precipitado pode ser tratado com gua quente na qual apresenta certa solubilidade (33,4 g. L-1 a 100C contra 9,9 g. L-1 a 20C). Ele tambm solvel em cido clordrico concentrado ou cloreto de potssio concentrado, formando ons tetracloroplumbato (II) ([PbCl4]2-): PbCl2(s) + 2Cl-(aq) [PbCl4]2-(aq) Obteve-se uma alquota do filtrado, e a esta adicionamos algumas gotas de cromato de potssio (K2CrO4) diludo. E no foi possvel observar a formao de um precitado amarelo de cromato de chumbo conforme era esperado. Pb2+(aq) + 2Cl-(aq) + K2CrO4 PbCr O4 + 2KCl Como o cloreto de chumbo muito mais solvel, s precipitado se a concentrao do on Pb2+ for elevada. Provavelmente por este motivo, mesmo existindo chumbo na amostra este no estivesse em concentrao suficientemente alta para sua identificao. Ao adicionar-se mais nitrato de chumbo foi possvel observar a formao do precipitado amarelo. Ao precipitado (resduo) que restou no funil, foi adicionado hidrxido de amnio (1:1). O mercrio um metal branco prateado, lquido nas temperaturas normais e apresenta um peso especfico de 13,534 g/mL a 25C. No atacado pelo cido clordrico ou pelo cido sulfrico 2 mol/L, mas reage prontamente com o cido ntrico. A frio e em concentrao mdia de cido ntrico (8mol/L), com um excesso de mercrio produz ons mercrio (I): 6Hg(s) + 8NO3-(aq) + 8H+(aq) 3Hg22+(aq) + 6NO3-(aq) + 2NO + 4H2O(l) e com excesso de cido ntrico concentrado a quente, formam-se ons de mercrio (II): 3Hg(s) + 8NO3-(aq) + 8H+(aq) 3Hg2+(aq) + 6NO3-(aq) + 2NO + 4H2O(l) O cido sulfrico concentrado a quente tambm dissolve o mercrio. Se o mercrio estiver em excesso, sero obtidos ons mercrio (I) e se o cido estiver em excesso, sero os ons mercrio (II) (VOGEL, 1981). Para o estudo das reaes, pode ser utilizada a soluo de nitrato de mercrio (I), fonte dos ons mercrio (I) (MATTA, 2008). Reao principal dos ons do Mercrio (I):

a. cido clordrico diludo (ou cloretos solveis): Precipitado branco de cloreto de mercrio (I) calomelano: Hg22+(aq) + 2Cl-(aq) Hg2Cl2 O precipitado insolvel em cidos diludos, porm solvel em gua rgia (HNO3/HCl: 1/3) formando o cloreto de mercrio (II). Comparando o comportamento do cloreto de chumbo, com o cloreto de mercrio (I) em soluo de amnia so observadas alteraes (diferenas dos ons mercrio (I), chumbo (II) e prata (I)). Devido converso do precipitado numa mistura de aminocloreto de mercrio HgNH 2Cl (II) e mercrio metlico, formando dois precipitados insolveis. Hg2Cl2 + 2 NH4OH Hg(NH2)Cl + Hg + NH4Cl + 2 H2O Dessa forma, se o resduo ficasse preto, a amostra continha o on mercuroso, na forma de Hg(NH3)2Cl e Hg metlico. O que foi observado, apesar de inesperado, uma vez que no havia sido adicionado a amostra nenhuma soluo contendo tal on. Este fato pode ter ocorrido devido a algum tipo de contaminao nas solues de nitrato de prata (AgNO3) ou nitrato de chumbo [Pb(NO3)2]. Foi transferida outra alquota do filtrado para um tubo de ensaio para analise da prata. A esta foi adicionada acido ntrico 1:1 (HNO3). A prata um metal branco, malevel e dctil. Apresenta um elevado peso especfico (10,5 g.mL-1) e funde a 960,5C. insolvel em cido clordrico, sulfrico diludo (1mol/L) e ntrico diludo (2mol/L). Se dissolve em cidos mais concentrados, tais como: cido ntrico (8mol/L) ou em cido sulfrico concentrado a quente. 6Ag + 8HNO3 6Ag+ + 2NO + 6NO3- + 4H2O 2Ag + 2H2SO4 2Ag+ + SO42- + SO2 + 2H2O A parte em soluo forma ons monovalentes incolores. Os compostos de prata (II) no so estveis, mas desempenham uma funo importante nos processos de xido-reduo catalisados pela prata (VOGEL, 1981). Para o estudo das reaes, pode ser utilizada a soluo de nitrato de prata, fonte dos ons prata (I) (MATTA, 2008). Reao principal dos ons da Prata: a. cido clordrico diludo (ou cloretos solveis): Precipitado branco de cloreto de prata. Ag+ + Cl- AgCl Na presena de cido clordrico concentrado, amnia diluda, cianeto de potssio e tiossulfato de sdio o precipitado dissolvido, formando os respectivos ons

complexos: dicloroargentato ([AgCl2]-,diaminoargentato [Ag(NH3)2]+, dicianoargentato [(Ag(CN)2]- e ditiossulfatoargentato [(Ag(S2O3)2]3-. b. Outras reaes possveis dos ons da Prata: b.1- Soluo de amnia: precipitado marrom de xido de prata. 2Ag+ + 2NH3 + 2H2O Ag2O + 2NH4+ A reao atinge um equilbrio e, portanto, a precipitao incompleta em qualquer estgio. O precipitado dissolve-se em excesso de reagente, formando ons complexos diaminoargentato: Ag2O + 4NH3 + H2O 2[Ag(NH3)2]+ + 2OHCom a adio do acido ntrico, caso haja a presena da prata h a formao de um precipitado branco. O que foi observado, evidenciando assim a presena de prata na amostra. Reao de confirmao da prata: [Ag(NH3)2]+ + Cl- + HNO3 AgCl + NH4NO3 5. Concluso O Experimento em questo foi realizado no intuito de identificar ons pertencentes ao primeiro grupo de ctions (grupo da prata) atravs da anlise de uma amostra contendo Nitrato de Chumbo e Nitrato de Prata. Foi excludo da anlise o on mercuroso, entretanto foi identificado um escurecimento do resduo do filtro, atestando a presena de tal on. E tambm se verificou o aparecimento de um precipitado branco, denunciando a presena de ons prata (Ag+ ). Por ltimo, a despeito do que se esperava, no ocorreu a formao de um precipitado amarelo e, assim, se concluiu que a amostra no continha ons Chumbo (Pb2+).

Referncias
Analise de ctions, disponvel em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAud4AK/analise-cations.

MATTA, M. H.R. Qumica Analtica Qualitativa. Prticas em Laboratrio. Campo Grande/MS UFMS 2008. (Apostila).
Primeiro grupo de ctions, disponvel em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA7sIAE/primeiro-grupo-cations> Separao e identificao de cations do primeiro grupo, disponvel em:

<http://www.ebah.com.br/content/ABAAABLtEAK/separacao-identificacao-cations-grupo-1. Separao e identificao dos ctions em soluo, disponvel em:

<http://pt.scribd.com/doc/8121751/21/Separacao-e-Identificacao-dos-Cations-em-Solucao>

VAITSMAN, D. S.; BITTENCOURT, O. A. Ensaios Qumicos Qualitativos. Intercincia: Rio de Janeiro, 1995. VOGEL A.I. Qumica Analtica Qualitativa. 5. ed. Mestre Jou: So Paulo, 1981.

Вам также может понравиться