Вы находитесь на странице: 1из 2

A aplicabilidade da consignao extrajudicial nas relaes trabalhistas No existe qualquer regulamentao sobre consignao nas relaes de trabalho, assim

na lacuna da CLT e na inexistncia de incompatibilidade com os afins do processo trabalhista (art.890 a 900 do Cdigo Processo Civil). Segundo o autor esta modalidade tem pouca utilizao nas relaes trabalhistas.Como por exemplo o empregado que tm mais de um ano de servio prestado ao mesmo empregador, necessita de assistncia de seu sindicato para efetuar as homologaes, assim o estabelecimento bancrio, mesmo oficial, no pode ser substitutivo do sindicato da categoria profissional ou representante do Ministrio do Trabalho. O recibo de quitao, no caso de empregado com mais de um ano de servio, s ter validade quando observada esta homologao, no h como se reconhecer a quitao total e irrevogvel pelo singelo procedimento extrajudicial apresentado acima.

Consignao Judicial em pagamento A competncia para julgar a ao de consignao em pagamento conforme o art. 891 ocorrer no lugar do pagamento, cessando para o devedor, mediante o deposito, os juros e os riscos, salvo se julgada improcedente. Quando se trata de ao consignatria de alugueis e encargos, a competncia para julgar tais aes , segundo art. 58,II, da lei n. 8.245/91, o foro da eleio. O prazo para ocorrer o deposito regulamentado pela lei n.8951/94 ,onde o deposito da quantia ou da coisa devida acontecera em prazo de cinco dias a partir de seu deferimento. se o deposito no for realizado acarreta a extino do processo sem resoluo do mrito, isso ocorre pois, o deposito o pressuposto necessrio para a determinao de citao do ru/consignatrio, e sua no efetivao impede o curso natural do processo.O ru poder contestar , no prazo de quinze dias conforme o art. 297.Caso o deposito no ocorra de forma integral licito que o autor complete o referido deposito em ate 10(dez)dias, exceto se corresponder a prestao,cujo o inadimplemento acarrete a resciso do contrato, conforme regula o art.899 e seus pargrafos.

O procedimento judicial trabalhista da ao de consignao em pagamento.

No processo do Trabalho, a relao jurdica processual ocorre no momento em que o juiz entra em contato com os autos. Assim o requerimento do deposito de valor considerado devido, s se efetivara na realizao da audincia. No comparecendo o consignatrio, mesmo devidamente notificado, resultando consequncias previstas no art.897 do CPC, com a extino da obrigao, aps o deposito da quantia considerada devida pelo empregador. Comparecendo o empregado e aceitando a importncia consignada, sem ressalvas, o Juzo proferir deciso, julgando totalmente procedente a consignao. Comparecendo o empregado, mas recusando a importncia consignada deferir o juiz o requerimento, formulado pelo empregador, de deposito da quantia considerada devida, tendo o consignante o prazo legal de cinco dias para efetuar o deposito. Assim quando confirmado o deposito integral extingue-se a divida. O que extingue a divida no a sentena, mas o deposito do devedor. A consignao um titulo executivo judicial, assim ocorre a no necessidade de ter de ajuizar ao autnoma para executar a obrigao.

Вам также может понравиться