Вы находитесь на странице: 1из 4

GOVERNO DO ESTADO DO CEAR SECRETARIADE EDUCAO DO ESTADO DO CEAR - SEDUC TD DE QUIMICA AULAS DE PREPARAO PARA O ENEM.

PROFESSORA: JERUSA FREITAS CONCEITOS BSICOS DA QUMICA 1. QUMICA: Cincia que estuda as substncias, suas estruturas, suas propriedades e suas transformaes qumicas. Cincia que estuda a matria, as substncias que a constituem e suas transformaes. 2.MATRIA: Tudo que possui massa e ocupa lugar no espao (misturas). Ex. madeira, granito, as plantas, o corpo humano, gua, o ar, hematita (minrio de ferro), etc. 3.SUBSTNCIAS: So os diversos tipos de constituintes da matria(molculas). Ex. gua (H2O), sal do mar (NaCl), acar sangneo(C6H12O6), sacarose (acar de cozinha) (C12H22O11)etc.3.1. Simples - formada por tomos do mesmo elemento 3.2.Composta- formada por mais de dois tomos (ou ons) diferente 4. CORPO: Poro limitada da matria;Ex: tbua de madeira, pedao de granito, barra de ferro, etc. 5.OBJETO: um utenslio fabricado para ser til ao homem. Ex: mesa, cadeira, caderno, caneta, roupas, etc. 6.ELEMENTO QUMICO: o nome dado a cada um dos diversos tipos de tomos. Ex: Hidrognio, Hlio, Carbono, Cloro, Flor, etc. 7.TOMO: a menor estrutura bsica formadora das substncias, constitudas essencialmente de prtons, nutrons e eltrons. 8.MOLCULAS: Conjunto de tomos ou ons. Ex: H2O (formada por tomos), NaCl (formada por ons), etc. 9.MISTURAS: a forma como encontramos a matria na natureza (uma mistura de substncias).

10.SISTEMAS o nome dado a uma poro da matria separa para efeito de estudo em laboratrio. 10.1Sistemas Heterogneos - Quando visualmente apresentam descontinuidade ou seja mais de uma fase. 10.2.Sistemas Homogneos Quando apresentam uma nica fases, mesmo com auxlio de potentes microscpios, entre os constituintes da mistura (tambm chamada de solues). 11.FASE: Cada poro visualmente uniforme do sistema ou mistura. 12.FENMENOS FSICOS E QUMICOS 12.1.Fenmeno Fsico - dizemos que a matria sofreu transformao fsica quando, analisando o resultado, constata-se que sua composio no sofreu alterao. Estes fenmenos so ditos tambm de reversveis, ou seja, podemos fazer o caminho de volta facilmente. Embora existam muitos fenmenos fsicos para o qumico o que mais interessa so as mudanas de estado fsico. Ex.: Evaporao da gua por aquecimento basta resfriarmos para termos ela lquida novamente. As substncias puras possuem propriedades fsicas (fuso, ebulio, massa, densidade, dureza, etc.) bem definidas, sendo estas caractersticas usadas para diferenciar ou determinar a pureza de um sistema. As mudanas de estado fsico da matria recebem nomes particulares: Fenmeno Qumico quando a matria sofre um fenmeno qumico constatase que houve mudana na sua composio. Estes fenmenos so ditos irreversveis e as substncias iniciais so denominadas reagentes, enquanto as formadas chamam-se produto da reao. As reaes qumicas ocorrida nos fenmenos qumicos so representadas graficamente por equaes qumicas. Ex.: Na queima do carvo, o carbono e o oxignio so os reagentes e o gs carbnico o produto da reao.

02. Produtos de limpeza, indevidamente guardados ou manipulados, esto entre as principais causas de acidentes domsticos. Leia o relato de uma pessoa que perdeu o olfato por ter misturado gua sanitria, amonaco e sabo em p para limpar um banheiro: A mistura ferveu e comeou a sair uma fumaa asfixiante. No conseguia respirar e meus olhos, nariz e garganta comearam a arder de maneira insuportvel. Sa correndo procura de uma janela aberta para poder voltar a respirar. O trecho sublinhado poderia ser reescrito, em linguagem cientfica, da seguinte forma: A) As substncias qumicas presentes nos produtos de limpeza evaporaram. B) Com a mistura qumica, houve produo de uma soluo aquosa asfixiante. C) As substncias sofreram transformaes pelo contato com o oxignio do ar. D) Com a mistura, houve transformao qumica que produziu rapidamente gases txicos. E) Com a mistura, houve transformao qumica, evidenciada pela dissoluo de um slido. 03. Por que o nvel dos mares no sobe, mesmo recebendo continuamente as guas dos rios? Essa questo j foi formulada por sbios da Grcia antiga. Hoje responderamos que: A) a evaporao da gua dos oceanos e o deslocamento do vapor e das nuvens compensam as guas dos rios que desguam no mar. B) a formao de geleiras com gua dos oceanos, nos plos, contrabalana as guas dos rios que desguam no mar. C) as guas dos rios provocam as mars, que as transferem para outras regies mais rasas, durante a vazante.

01. Seguem abaixo alguns trechos de uma matria da revista Superinteressante, que descreve hbitos de um morador de Barcelona (Espanha), relacionando-os com o consumo de energia e efeitos sobre o ambiente. I. Apenas no banho matinal, por exemplo, um cidado utiliza cerca de 50 litros de gua, que depois ter que ser tratada. Alm disso, a gua aquecida consumindo 1,5 quilowatthora (cerca de 1,3 milhes de calorias), e para gerar essa energia foi preciso perturbar o ambiente de alguma maneira.... No trecho I, a matria faz referncia ao tratamento necessrio gua resultante de um banho. As afirmaes abaixo dizem respeito a tratamentos e destinos dessa gua. Entre elas, a mais plausvel a de que a gua: A) passa por peneirao, clorao, floculao, filtrao e ps-clorao, e canalizada para os rios. B) passa por clorao e destilao, sendo devolvida aos consumidores em condies adequadas para ser ingerida. C) fervida e clorada em reservatrios, onde fica armazenada por algum tempo antes de retornar aos consumidores. D)passa por decantao, filtrao, clorao e, em alguns casos, por fluoretao, retornando aos consumidores. E) no pode ser tratada devido presena do sabo, por isso canalizada e despejada em rios.

D) o volume de gua dos rios insignificante para os oceanos e a gua doce diminui de volume ao receber sal marinho. E) as guas dos rios afundam no mar devido a sua maior densidade, onde so comprimidas pela enorme presso resultante da coluna de gua. 04. O debate em torno do uso da energia nuclear para produo de eletricidade permanece atual. Em um encontro internacional para a discusso desse tema, foram colocados os seguintes argumentos: I. Uma grande vantagem das usinas nucleares o fato de no contriburem para o aumento do efeito estufa, uma vez que o urnio, utilizado como combustvel, no queimado mas sofre fisso. II. Ainda que sejam raros os acidentes com usinas nucleares, seus efeitos podem ser to graves que essa alternativa de gerao de eletricidade no nos permite ficar tranqilos. A respeito desses argumentos, pode-se afirmar que: A) o primeiro vlido e o segundo no , j que nunca ocorreram acidentes com usinas nucleares. B) o segundo vlido e o primeiro no , pois de fato h queima de combustvel na gerao nuclear de eletricidade. C) o segundo valido e o primeiro irrelevante, pois nenhuma forma de gerar eletricidade produz gases do efeito estufa. D) ambos so vlidos para se compararem vantagens e riscos na opo por essa forma de gerao de energia. E) ambos so irrelevantes, pois a opo pela energia nuclear est-se tornando uma necessidade inquestionvel. 05. As florestas tropicais midas contribuem muito para a manuteno da vida no planeta, por meio do

chamado seqestro de carbono atmosfrico. Resultados de observaes sucessivas, nas ltimas dcadas, indicam que a floresta amaznica capaz de absorver at 300 milhes de toneladas de carbono por ano. Conclui-se, portanto, que as florestas exercem importante papel no controle. .. A) das chuvas cidas, que decorrem da liberao, na atmosfera, do dixido de carbono resultante dos desmatamentos por queimadas. B) das inverses trmicas, causadas pelo acmulo de dixido de carbono resultante da no-disperso dos poluentes para as regies mais altas da atmosfera. C) da destruio da camada de oznio, causada pela liberao, na atmosfera, do dixido de carbono contido nos gases do grupo dos clorofluorcarbonos. D) do efeito estufa provocado pelo acmulo de carbono na atmosfera, resultante da queima de combustveis fsseis, como carvo mineral e petrleo. E) da eutrofizao das guas, decorrente da dissoluo, nos rios, do excesso de dixido de carbono presente na atmosfera. 06. O ciclo biogeoqumico do carbono compreende diversos compartimentos, entre os quais a Terra, a atmosfera e os oceanos, e diversos processos que permitem a transferncia de compostos entre esses reservatrios. Os estoques de carbono armazenados na forma de recursos no renovveis, por exemplo, o petrleo, so limitados, sendo de grande relevncia que se perceba a importncia da substituio de combustveis fsseis por combustveis de fontes renovveis. A utilizao de combustveis fsseis interfere no ciclo do carbono, pois provoca: A) aumento da porcentagem de carbono contido na Terra. B) reduo na taxa de fotossntese dos vegetais superiores.

C) aumento da produo de carboidratos de origem vegetal. D) aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera. E) reduo da quantidade global de carbono armazenado nos oceanos. Em visita a uma usina sucroalcooleira, um grupo de alunos pde observar a srie de processos de beneficiamento da cana-de-acar, entre os quais se destacam: 1. A cana chega cortada da lavoura por meio de caminhes e despejada em mesas alimentadoras que a conduzem para as moendas. Antes de ser esmagada para a retirada do caldo aucarado, toda a cana transportada por esteiras e passada por um eletroim para a retirada de materiais metlicos. 2. Aps se esmagar a cana, o bagao segue para as caldeiras, que geram vapor e energia para toda a usina. 3. O caldo primrio, resultante do esmagamento, passado por filtros e sofre tratamento para transformar em acar refinado e etanol. Com base nos destaques da observao dos alunos, quais as operaes fsicas de separao de materiais foram realizadas nas etapas de beneficiamento da cana-de-acar? A) Separao mecnica, extrao, decantao. B) Separao magntica, combusto, filtrao. C) Separao magntica, extrao, filtrao. D) Imantao, combusto, peneirao. E) Imantao, destilao, filtrao. 07. Para a separao das misturas gasolina-gua e nitrognio-oxignio, os processos mais adequados so, respectivamente: A) decantao e liquefao B) sedimentao e destilao C) filtrao e sublimao D) Destilao e Condensao;

E) Decantao e Evaporao; 08. Nos herbreos so guardadas vrias plantas secas, com a finalidade de se catalogarem as mais diversas espcies. Para impedir que os insetos ataquem as plantas, utiliza-se a naftalina. Seu odor percebido temperatura ambiente, o que possibilita o afastamento dos insetos. Aps algum tempo, a naftalina diminui de massa at o total desaparecimento. Esse fenmeno denominado: A) liquefao B) sublimao C) evaporao D) decomposio; E) Sedimentao;

Вам также может понравиться