Вы находитесь на странице: 1из 10

Microondas Single

1. Apresentao do produto ........................


1.1 Conhecendo o produto
Sadas de ar Gabinete Painel de controle Puxador da porta
458 mm 340 mm 295 mm

1.2 Dimenses do produto


Vista frontal Vista lateral

Visor da porta

1.3 Conhecendo o painel de controle


PAINEL NUMRICO Para digitar os tempos e as quantidades. RELGIO Para ajustar o horrio do relgio do forno e vericar a hora durante o processo de funcionamento do forno. DESCONGELAR CARNES Para descongelar carnes bovinas ou de frango. MENU SADE Duas receitas pr-programadas que trazem mais sade para a sua alimentao diria. TCLAS PR-PROGRAMADAS Permitem o cozimento ou o reaquecimento de alimentos automaticamente, sem que seja necessrio programar o nvel de potncia e o tempo de cozimento. AQUECER Para aquecer alimentos refrigerados. LIGAR/+30 SEG Para iniciar o funcionamento do forno depois que a programao for inserida, para voltar a programao que foi interrompida ou para adicionar mais 30 segundos ao tempo restante de cozimento. POTNCIA Para programar o nvel de potncia de cozimento desejado. DESCONGELAR PRATO PRONTO Para descongelar pratos prontos. DO MEU JEITO Para acionar a receita do meu jeito. + 1 MINUTO Para iniciar o funcionamento do forno por 1 minuto ou para adicionar mais 1 minuto ao tempo restante. PARAR/ TRAVA DE SEGURANA Para interromper a programao que foi inserida. Com essa tecla voc tambm consegue travar o painel do microondas.

2. Instalao ...............................................
2.1 Onde devo instalar?
O Microondas deve ser instalado: Em local bem ventilado; Em uma superfcie plana e nivelada, que suporte o peso do forno, dos utenslios utilizados e alimentos que sero preparados no microondas; Fora do alcance dos raios solares ou fontes de irradiao de calor (fogo, estufa, etc.) e de umidade. A temperatura ambiente no local onde o forno estiver instalado no pode ultrapassar 35 C; Longe de aparelhos de TV ou rdio, que podem sofrer interferncia do microondas. Para obter o mximo de rendimento do seu Microondas: Deixe as sadas de ar desobstrudas, para aumentar o rendimento do aparelho e impedir o superaquecimento dos componentes do microondas. Caso contrrio, o 20 cm superaquecimento pode fazer com que o forno desligue sozinho. Certique-se de que os ps do forno esto no local correto e que o espao por baixo do forno est vazio, de modo a assegurar um uxo de 10 cm ar adequado. Caso voc queira embutir seu microondas, deixe um espao de no mnimo 20 cm para a ventilao na parte de cima e no mnimo 10 cm nas laterais e no fundo. As medidas dos espaos ao lado recomendados devem ser respeitadas para segurana e ecincia no funcionamento do produto. 2 10 cm

10 cm

2.2 Instalao eltrica


Para instalar corretamente o forno Microondas, verique se a sua residncia possui: Instalao eltrica adequada conforme as especicaes tcnicas fornecidas no nal deste manual (Dados Tcnicos - pgina 10); Uma tomada exclusiva em perfeito estado e com a voltagem correspondente do microondas para ligar o aparelho; Disjuntores trmicos exclusivos para a tomada onde ser ligado o microondas; Circuito de alimentao eltrica exclusivo, com queda de tenso de, no mximo, 10%; Aterramento conforme a norma da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas) NBR5410 - Seo Aterramento; O aterramento do produto no deve ser feito ligando o o terra ao neutro da rede eltrica ou a canos de gua ou de gs. Ligao monofsica (127 V) Ligao bifsica (220 V)

ATENO!
No utilize benjamins e/ou extenses. O uso deste tipo de acessrio pode causar mau contato e/ou sobrecarga na rede eltrica ou danos ao cabo de fora. Antes de ligar o produto, conra na etiqueta axada no cabo de fora a tenso de alimentao do produto (127 V ou 220 V). O forno de microondas no Bi-Volt.

O dimetro dos os da rede eltrica deve estar de acordo com a tabela abaixo:
Voltagem 127 V Corrente Distncia do quadro (m) at 11 de 12 a 18 de 19 a 27 28 a 45 Bitola do o (mm) 2,5 4,0 6,0 10,0 Bitola do o (mm) 2,5 4,0 6,0 10,0

Neutro 20A Fase Fases 10A

Voltagem Corrente Distncia do quadro (m) 220 V at 40 de 41 a 64 de 65 a 97 98 a 161

2.3 instalao do microondas


1. Retire as peas que vm dentro do microondas. 2. Retire a ta adesiva que prende a guia do prato giratrio. 6. Monte o prato giratrio da seguinte forma: Posicione o suporte do prato giratrio na parte inferior da cavidade.

ATENO!
O forno no deve ser ligado antes de retirar esta ta. 3. Limpe a cavidade interna do microondas com um pano macio. (Para mais informaes sobre os procedimentos de limpeza do forno microondas, veja item 5 da pgina 8). 4. Posicione o forno 20 cm microondas no local de instalao. 10 cm Encaixe o suporte do prato giratrio e coloque o prato sobre ele. Com a mo, verique se o prato est bem instalado no produto. 7. Conecte o plugue do microondas em uma tomada que deve estar de acordo com a voltagem do aparelho (127 V ou 220 V). 8. Proceda o teste indicado a seguir Testando o seu microondas.

10 cm

10 cm

5. Faa a ligao do o terra do microondas ao o terra de sua residncia.

ATENO!
No ligue o microondas se ele estiver vazio ou sem o prato giratrio. Isso poder causar danos irreparveis ao produto.

ATENO!
A ligao do o terra deve estar conforme a Norma NBR5410. EVITE ACIDENTES. FAA O ATERRAMENTO DO PRODUTO.

2.4 Testando o microondas


Ao ligar o seu microondas pela primeira vez, ou em caso de queda ou falta de energia eltrica, o display mostrar apenas :. Caso deseje que o display do seu microondas mostre as horas, programe o relgio conforme procedimento do item 3.1. 1. Abra a porta do forno. 2. Encha um copo com gua limpa e fria e coloque-o sobre o prato giratrio. Feche a porta do forno. 3. Aperte a tecla LIGAR. A luz do forno se acender e o microondas comear a funcionar na potncia 700 W. O display marcar 30 segundos em contagem regressiva. 4. Para testar o sistema de segurana do seu microondas, abra a porta do forno durante o funcionamento. O microondas pra de funcionar. Sempre que 3 voc quiser interromper temporariamente o funcionamento , sem cancelar a programao, abra a porta do forno. 5. Para retornar ao funcionamento normal, feche a porta do forno e aperte a tecla LIGAR. O microondas voltar a funcionar a partir do ponto em que parou. 6. Para desligar o microondas aperte a tecla PARAR. A luz do forno se apagar e a programao ser apagada.

3. Operao ..............................................
3.1 Acertando o relgio
1. Aperte a tecla RELGIO. 2. Use o teclado numrico para digitar a hora certa (entre 1:00 e 12:59). 3. Aperte a tecla RELGIO para nalizar.

IMPORTANTE:
Siga este procedimento todas as vezes que voc quiser ajustar o relgio. Sempre que no painel aparecer : signica que o relgio no foi ajustado ou que houve falta de energia eltrica. Durante o cozimento de alimentos, caso desejar saber as horas, aperte a tecla RELGIO que o display mostrar a hora por 3 segundos e aps isto, o produto voltar a mostrar o tempo restante de cozimento, mas se o relgio no estiver ajustado, o display ir mostrar :.

3.2 Programando tempo e potncia


1. Use o teclado numrico para digitar o tempo de cozimento desejado (entre 00:01 e 99:99). 2. Se voc desejar programar uma potncia diferente de 100%, aperte a tecla POTNCIA repetidamente para programar a potncia desejada, conforme a tabela ao lado: 3. Aperte a tecla LIGAR. Ao nal do cozimento, um bip soar indicando o trmino da programao. Depois que o processo de cozimento foi iniciado o tempo programado pode ser facilmente aumentado em 30 segundos ou 1 minuto atravs das teclas +30 SEG ou +1MINUTO respectivamente.
N de vezes que a tecla POTNCIA deve ser apertada 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Potncia 700 W 630 W 560 W 490 W 420 W 350 W 280 W 210 W 140 W 70 W 0W Equivalente a 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0%

IMPORTANTE
Se nenhuma potncia for selecionada, o forno comea a funcionar na potncia 700 W. Mesmo no caso do produto ainda estar funcionando, ao abrir a porta do forno o funcionamento interrompido imediatamente. Se quiser que o forno continue a funcionar, basta fechar a porta e apertar a tecla LIGAR novamente. Seno, basta apertar a tecla PARAR e a programao apagada.

3.3 Dicas para cozinhar no microondas


Para programar e obter melhores resultados, voc precisa conhecer um pouco mais sobre os nveis de potncia de seu microondas. Seu microondas possui 11 nveis de potncia que devero ser usados conforme a necessidade no preparo de alimentos. Veja a tabela de potncias abaixo:
Nvel 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Uso Ferver lquidos e cozimentos em geral Preparar refogados e carnes Reaquecer pratos prontos Preparar aves inteiras, bolos e tortas Preparar sopas e massas em camadas Descongelar pratos prontos Cozinhar lentamente carnes duras Descongelar alimentos em geral Amolecer/amaciar alimentos Amolecimento de manteiga, queijos e sorvetes Se o forno estiver quente, depois do cozimento ou aquecimento, este nvel de potncia mantm os alimentos aquecidos Potncia 700 W 630 W 460 W 490 W 420 W 350 W 280 W 210 W 140 W 70 W 0W Equivalente a 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0%

3.4 Menu sade


3.4.1. Tecla PEIXE
Sugesto de Receita de PEIXE
Ingredientes: 500 g de l de peixe em temperatura ambiente / 1 kg de l de peixe em temperatura ambiente 1/2 cebola / 1 cebola 2 colheres (sopa) de molho pronto de tomate / 4 colheres (sopa) de molho pronto de tomate Sal, azeite, alho, cebolinha e pimenta a gosto Coloque todos os ingredientes no refratrio, mexa bem e tampe. Leve o refratrio ao microondas e: 1. Aperte a tecla PEIXE. 2. Use o teclado numrico para digitar a quantidade de peso de peixe que voc pretende cozinhar, de acordo com tabela abaixo:
Tecla a apertar no painel numrico 1 2 Quantidade de peixe 500g 1kg Tempo programado 8 min 00 seg 14 min 00 seg

1 colher (sopa) de cebola / 2 colheres (sopa) de cebola 1 pitada de sal Coloque todos os ingredientes em um refratrio de bordas altas e deixe semi tampado. Leve o refratrio ao microondas e: 1. Aperte a tecla ARROZ. 2. Use o teclado numrico para digitar a quantidade de xcaras de arroz que voc pretende cozinhar, de acordo com tabela abaixo:
Tecla a apertar no painel numrico 1 2 Quantidade de xcaras 1 2 Tempo programado 17 min 00 seg 22 min 00 seg

3. Aperte a tecla LIGAR.

3.5.2. Tecla CARNE MODA


Sugesto de Receita de CARNE MODA
Ingredientes: 200 g de carne moda / 400 g de carne moda 1/2 colher (sopa) de leo ou azeite / 1 colher (sopa) de leo ou azeite sal, pimenta do reino, salsinha e cebolinha a gosto Coloque todos os ingredientes no refratrio, mexa bem e tampe. Leve o refratrio ao microondas e: 1. Aperte a tecla CARNE MODA. 2. Use o teclado numrico para digitar a quantidade em gramas de carne moda que voc pretende cozinhar, de acordo com a tabela abaixo:
Tecla a apertar no painel numrico 1 2 Quantidade de carne moda 200 g 400 g Tempo programado 1 min 40 seg 3 min 30 seg

3. Aperte a tecla LIGAR.

3.4.2. Tecla LEGUMES


Esta tecla pode ser usada com vrios tipos de legumes, como couve-or, brcolis, abobrinha, pimento, etc.

Sugesto de Receita de LEGUMES


Ingredientes: 200 g ou 350 g ou 500 g do seu legume predileto Sal, pimenta do reino, cebola e alho a gosto Azeite a gosto Coloque todos os ingredientes no refratrio, mexa bem e tampe. Leve o refratrio ao microondas e: 1. Aperte a tecla LEGUMES. 2. Use o teclado numrico para digitar a quantidade em gramas de legumes que voc pretende cozinhar, de acordo com a tabela abaixo:
Tecla a apertar no painel numrico 1 2 3

3. Aperte a tecla LIGAR.

DICAS
Aps o trmino da programao mexa a carne moda e espere 1 minuto antes de servir. Para deixar a carne moda ainda mais gostosa, depois de terminada a programao, retire o recipiente do microondas, adicione uma colher de molho de tomate e mexa.

Quantidade de legumes 200 g 350 g 500 g

Tempo programado 3 min 00 seg 5 min 00 seg 6 min 50 seg

3. Aperte a tecla LIGAR.

3.5.3. Tecla MACARRO


Sugesto de Receita de MACARRO
Ingredientes: 100 g de macarro / 200 g de macarro 1 litro de gua fria / 1 litro de gua fria 1 colher (sobremesa) de leo ou azeite Sal a gosto Coloque todos os ingredientes no refratrio e tampe parcialmente. Leve o refratrio ao microondas e: 1. Aperte a tecla MACARRO. 2. Use o teclado numrico para digitar a quantidade em gramas de macarro que voc pretende cozinhar, de acordo com a tabela abaixo:
Tecla a apertar no painel numrico 1 2

IMPORTANTE
Essa tecla recomendada para legumes moles. Em caso de legumes duros como cenoura e batata, faa a programao manualmente conforme item 3.2

3.5. Teclas pr-programadas


As teclas pr-programadas facilitam o preparo de receitas quotidianas. Com elas no preciso programar o nvel de potncia ou o tempo de preparo.

ATENO:
Antes de apertar qualquer tecla pr-programada, certique-se de que o alimento que voc deseja preparar j est dentro do microondas.

Quantidade de macarro 100 g 200 g

Tempo programado 17 min 00 seg 22 min 00 seg

3. Aperte a tecla LIGAR.

3.5.1. Tecla ARROZ


Sugesto de Receita de ARROZ
Ingredientes: 1 xcara de arroz / 2 xcaras de arroz 2 xcaras de gua / 4 xcaras de gua 1 uma colher de sobremesa de leo ou azeite 5

3.5.4. Tecla PIPOCA


1. Aperte a tecla PIPOCA. O display mostrar o tempo programado que de 3 min e 30 seg. 2. Aperte a tecla LIGAR. Caso voc deseje programar um novo tempo mais

adequado s suas necessidades para a tecla PIPOCA, siga os seguintes passos: 1. Aperte a tecla PIPOCA 2 vezes. 2. O display mostrar a mensagem ENTER TIME. 3. Use o teclado numrico para digitar o tempo desejado. 4. Aperte a tecla LIGAR. 5. Utilize a tecla normalmente todas as vezes que desejar fazer pipoca. Voc poder modicar o tempo programado da tecla PIPOCA quantas vezes quiser. Em caso de queda ou falta de energia eltrica a tecla PIPOCA voltar a ter a programao original. Para reprogram-la siga os passos descritos acima.

Sal e pimenta do reino a gosto Bata as claras em neve, acrescente as gemas e depois, sem bater, acrescente a cebola picada, o sal e a pimenta a gosto e o queijo ralado. Jogue esta mistura sobre as cenouras em um refratrio. Leve ao microondas e: 1. Aperte a tecla SUFL. O display mostrar o tempo programado que de 9 minutos. 2. Aperte a tecla LIGAR. Esta funo est programada apenas para 1 receita de su. Se voc desejar fazer uma quantidade diferente de sue faa a programao de cozimento manualmente, conforme item 3.2.

3.6. Descongelar prato pronto


Para descongelar refeies congeladas: 1. Aperte a tecla DESCONGELAR PRATO PRONTO. 2. Use o teclado numrico para digitar o peso do prato que voc deseja descongelar conforme tabela abaixo:
Tecla a apertar no painel numrico 1 2 Peso 250 g 500 g Tempo programado 3 min 30 seg 5 min 30 seg

IMPORTANTE:
O tempo de cozimento do pacote de pipoca apenas uma referncia. O tempo ideal pode variar de acordo com o peso do pacote, tipo e qualidade do milho, marca e validade do produto, entre outros. Para garantir o melhor resultado, aps iniciar o funcionamento do microondas, oua o barulho do estouro dos milhos. Quando o intervalo entre um estouro e outro for de aproximadamente 2 ou 3 segundos, recomendamos que voc aperte a tecla PARAR para desligar o microondas, caso ele j no o tenha feito sozinho.

3. Aperte a tecla LIGAR.

3.7. Descongelar carnes


DICAS
Para um melhor aproveitamento do calor do microondas recomendamos que o pacote de pipoca seja colocado dobrado no centro do prato de forma que a descrio do pacote ESTE LADO PARA BAIXO que voltada para o prato do microondas. O pacote de pipocas pode car preso nas paredes da cavidade do microondas quando estiver cheio, isto no interfere no resultado dos estouros dos milhos de pipoca. 1. Aperte a tecla DESCONGELAR CARNES. 2. Use o teclado numrico para digitar o tipo de carne que voc deseja descongelar conforme tabela abaixo:
Tecla a apertar no painel numrico 1 2 Tipo de carne Bovina Frango

3.5.5. Tecla BRIGADEIRO


Sugesto de Receita de BRIGADEIRO
Ingredientes: 1 lata de leite condensado 4 colheres (sopa) de chocolate em p ou achocolatado 1 colher (sopa) de margarina Coloque todos os ingredientes no refratrio, mexa bem e tampe. Leve o refratrio ao microondas e: 1. Aperte a tecla BRIGADEIRO. 2. Aperte a tecla LIGAR. 3. Aps 3 minutos, soar um bip e o display mostrar turn. Abra a porta e mexa o brigadeiro. Volte o refratrio para o microondas e feche a porta. 4. Aperte a tecla LIGAR novamente para continuar o preparo. 5. Aps 3 minutos, soar novamente um bip e o display mostrar turn. Abra a porta e mexa o brigadeiro novamente. Volte o refratrio para o microondas e feche a porta. 6. Aperte a tecla LIGAR para continuar o preparo. Esta funo est programada apenas para 1 receita de brigadeiro. Se voc desejar fazer uma quantidade diferente de brigadeiro faa a programao de cozimento manualmente, conforme item 3.2.

3. Use o teclado numrico para digitar a quantidade de carne a ser descongelada (at 2 kg). 4. Aperte e tecla LIGAR. No meio do descongelamento soar um bip e no display aparecer turn. Abra a porta do microondas e vire a carne. Feche a porta e aperte a tecla LIGAR para continuar o descongelamento. Se a carne no for virada o microondas continuar a programao normalmente, porm o descongelamento pode no ser satisfatrio.

IMPORTANTE:
Para obter melhores resultados, preferencialmente envolva o alimento em um filme plstico adequado para o uso em microondas e coloqueo diretamente sobre o prato giratrio. Se o alimento estiver menos frio do que a temperatura de congelamento total (-18 C), escolha um peso menor do que o alimento realmente apresenta. Se o alimento estiver mais frio do que a temperatura de congelamento total (-18 C), escolha um peso maior do que o alimento realmente apresenta. A qualidade, quantidade, composio, origem e forma dos alimentos submetidos ao descongelamento, bem como as variaes de voltagem da rede eltrica onde o seu microondas est conectado, podem provocar alteraes no resultado final e no tempo necessrio para o cozimento dos alimentos. Assim, caso no sejam obtidos resultados satisfatrios com o uso das funes de Descongelar Prato Pronto e Descongelar Carnes do forno, recomendamos que voc siga as instrues do item 3.2 e selecione 50% de potncia para descongelar pratos prontos e 30% de potncia para descongelar carnes.

3.5.6. Tecla SUFL


Sugesto de Receita de SUFL
Ingredientes: 1 xcara (ch) de cenouras raladas e cozidas 2 ovos 2 colheres (sopa) de cebola picada 2 colheres (sopa) de queijo parmeso ralado 6

3.8. Como fazer o descongelamento manualmente


Siga as instrues do tpico 3.2 e utilize a opo de 30% da potncia para descongelar alimentos em geral ou 50% da potncia para descongelar pratos prontos. Inspecione o alimento que est sendo descongelado com freqncia. Com a experincia, voc saber qual o tempo necessrio para descongelar os diferentes tipos de alimento.

MEU JEITO quantas vezes quiser. Em caso de queda ou falta de energia eltrica a tecla DO MEU JEITO voltar a ter a programao original (10 min. na potncia mxima). Para reprogram-la siga os passos descritos acima.

3.11. Funo incio imediato / +1 minuto


Aperte a tecla + 1 MINUTO e forno ligar por 1 minuto na potncia 700 W. Se desejar adicionar mais tempo, basta apertar a tecla + 1 MINUTO novamente. A cada vez que a tecla for pressionada, 1 minuto ser adicionado ao tempo remanescente no display.

3.9. Aquecer
Esta funo permite aquecer alimentos refrigerados. 1. Aperte a tecla AQUECER. 2. Use o teclado numrico para digitar o peso do prato que voc deseja aquecer conforme tabela abaixo: Tecla a apertar no painel numrico 1 2 3 4 5 6 7

IMPORTANTE:
Utilize preferencialmente recipientes refratrios de vidro ou cermica. No utilize recipientes plsticos, pois eles podem derreter. Recipientes de papel tambm no devem ser utilizados, pois podem incendiar-se.

Peso

Tempo Programado 2 min 00 seg 2 min 40 seg 3 min 20 seg 4 min 00 seg 4 min 40 seg 5 min 20 seg 6 min 00 seg

200 g 300 g 400 g 500 g 600 g 700 g 800 g

3.11. Funo incio imediato - + 30 segundos


Aperte a tecla + 30 SEG e forno ligar por 30 segundos na potncia 700 W. Se desejar adicionar mais tempo, basta apertar a tecla + 30 SEG novamente. A cada vez que a tecla for pressionada, 30 segundos sero adicionados ao tempo remanescente no display.

3. Aperte a tecla LIGAR.

IMPORTANTE:
Use luvas para evitar queimaduras.

3.10 Tecla DO MEU JEITO


Com esta funo voc pode programar aquela receita que voc mais usa: 1. Use o teclado numrico para digitar o tempo que voc deseja programar. 2. Ajuste a potncia desejada atravs da tecla POTNCIA. 3. Aperte a tecla DO MEU JEITO. 4. O microondas iniciar o funcionamento. Se voc no for utilizar essa funo no mesmo momento aperte a tecla PARAR. 5. Pressione a tecla DO MEU JEITO todas as vezes que voc desejar preparar a sua receita. Voc pode modicar a programao da tecla DO

3.12. Trava de segurana


Com essa funo possvel travar o painel de controle do microondas. Esta funo serve principalmente para impedir que o forno seja acidentalmente ligado sem que haja algum alimento dentro. 1. Aperte a tecla PARAR por 3 segundos e a TRAVA DE SEGURANA ser acionada e o painel do microondas car travado. Com isso no ser possvel fazer nenhuma programao. 2. Aperte a tecla PARAR por 3 segundos novamente e a TRAVA DE SEGURANA ser desativada. Com isso o painel voltar a funcionar normalmente.

4. Dicas....................................................
4.1 Cuide de sua segurana
Este aparelho foi desenvolvido exclusivamente para uso domstico. Leia atentamente este manual antes de comear a operar o microondas. A instalao do microondas deve seguir as instrues descritas neste manual. Mantenha o cabo de fora longe de superfcies quentes e evite deix-lo pendurado. Antes da instalao verique a voltagem do microondas. O forno de microondas no Bi-Volt. Seu microondas deve ser utilizado somente por pessoas que conheam todos os procedimentos e cuidados descritos neste manual de instrues. Certique-se de que sejam capazes de operar o microondas de modo seguro e saibam os riscos do uso indevido do produto. Ensine corretamente todas as funes e passe as instrues de segurana contidas neste. O uso de acessrios no recomendados pela Brastemp pode provocar acidentes e danos ao aparelho e/ou acessrios. No ligue o microondas se ele estiver vazio. Isto danicar o aparelho. No utilize o forno sem o prato de vidro giratrio. Se a dobradia, o trinco ou a vedao da porta estiverem danicados no opere o seu microondas at que o mesmo tenha sido reparado por pessoa treinada pela Brastemp. No utilize o microondas se o cabo de fora, o plugue ou o prprio aparelho estiverem danicados. Entre em contato com o SAB - nico Autorizado Brastemp. Ao retirar os alimentos de dentro do microondas, use sempre luvas trmicas para evitar queimaduras. Os utenslios podem se aquecer durante o funcionamento do microondas. No utilize o forno para secar roupas ou guardar utenslios, pes ou alimentos. No coloque produtos inamveis no interior ou nas proximidades do microondas. Ao usar o microondas, se voc observar fumaa, desligue o produto, ou simplesmente retire o plugue da tomada. Mantenha a porta do forno do microondas fechada para abafar qualquer chama.

A utilizao de microondas para aquecimento da gua e outros lquidos, pode resultar em um fenmeno chamado de erupo de fervura atrasada. Ou seja, ao contrrio do que ocorre quando aquecemos a gua pelo fogo, no forno microondas, a gua se aquece por igual, sem a formao das bolhas caractersticas da fervura. A gua, apesar da ausncia de bolhas, est na temperatura de ebulio (100 C) e, ao entrar em contato com a temperatura externa do forno, pode provocar respingos que podem ocasionar queimaduras. Para evitar que isso ocorra, evite utilizar recipientes estreitos com gargalos pequenos (por exemplo, garrafas) e deixe a gua descansar por cerca de 30 segundos dentro do microondas para que a temperatura caia levemente. Alimentos com pele, casca ou membrana, como tomate, batata, lingia, salsicha, pimento, etc., devem ser perfurados com um garfo antes de irem ao forno. Caso contrrio, esses alimentos podero explodir. Embalagens totalmente fechadas no devem ser aquecidas, pois podem explodir. Ovos devem sempre ser cozidos sem a casca e com a gema furada. Ovos j cozidos, mesmo sem casca, devem ser cortados para serem reaquecidos. Se esta recomendao no for seguida, os ovos podero explodir. Alimentos com pouca umidade como po, amendoim, etc., no devem car muito tempo dentro do forno, pois podero incendiar-se. Alimentos infantis e mamadeiras devem ser agitados e ter as temperaturas vericadas antes de serem servidos s crianas. SE O CALOR NO ESTIVER BEM DISTRIBUDO no alimento, pode provocar queimaduras! No coloque mamadeiras com bico no microondas, pois a mesma pode explodir devido ao entupimento do bico durante o processo de aquecimento. No frite nada imerso em leo ou gordura, pois difcil controlar a temperatura nessas circunstncias. Evite o acmulo de detritos no batente do forno ou na superfcie das travas de segurana para no prejudicar a vedao do forno. No coloque em cima de seu microondas objetos, utenslios ou outros eletrodomsticos. Estes podem cair ao abrir a porta, ou danicar o seu produto. perigoso para qualquer pessoa no treinada, a tentativa de conserto do aparelho que exija a remoo de qualquer cobertura que faa proteo contra exposio energia de microondas. No coloque nenhum animal vivo no interior do microondas. No utilize estabilizador ou No-Break de computadores, eles podero incendiar-se ou danicar o microondas. No recomendamos que sejam feitas caldas no microondas. Devido a altssima temperatura que caldas e o acar cristalizado atingem podem ocorrer danos nos acessrios ou em partes do produto.

4.2 Recipientes adequados para uso em microondas


No cozinhe diretamente sobre o prato giratrio. Use recipientes adequados para uso em microondas. No cubra todo o alimento com papel alumnio. Isso pode danicar o microondas devido a gerao de fasca. Quando aquecer alimentos em recipientes plsticos ou de papel, verique constantemente o forno devido a possibilidade de incendiar-se. Os recipientes de vidro ou cermica devem ser lisos, sem nenhum desenho ou detalhe em metal. Se essa recomendao no for seguida, durante o funcionamento do microondas, pode ocorrer faiscamento, danicando o aparelho. Os recipientes de plstico devem ser apropriados para uso em microondas. No recomendvel o uso de utenslios metlicos no microondas. Pode-se utilizar papel alumnio apenas para proteger pequenas partes do alimento como, por exemplo, extremidades da coxa do frango. Nesse caso, nunca deixe que o metal fique a menos de 5 cm das paredes internas do forno microondas. Se essa recomendao no for seguida, durante o funcionamento do microondas, pode ocorrer faiscamento, danicando o aparelho. No coloque materiais como tecido, jornal e papel comum dentro do forno. Eles podem se incendiar, danicando o aparelho.

4.3 Tcnicas para cozinhar em microondas


Posio dos alimentos: Procure sempre arrumar os alimentos em forma circular, deixando o centro vazio, formando um anel na borda do prato. Alguns alimentos precisam ser mexidos, virados ou reajeitados nos recipientes. Os de tamanho mdio ou grande devem ser virados de lado para acelerar o cozimento mais uniforme ou mexidos das bordas para o centro e vice-versa, uma ou duas vezes. Cozimento lento: O uso de potncias menores permite uma melhor distribuio do calor nos alimentos e faz com que os cremes mantenham sua cremosidade e que as carnes mais duras amoleam. Uso de tampas: Os alimentos cozidos com tampa no fogo (por exemplo, arroz) geralmente devem ser cozidos com tampa tambm no microondas. Use a tampa do recipiente ou improvise uma tampa com um prato. Isso retm o vapor e apressa o cozimento. Uso de toalhas de papel: Pode-se usar toalha de papel para absorver o vapor (por exemplo de pes, salgadinhos e frango, quando se deseja que eles quem sequinhos) ou para evitar respingos e absorver gorduras (por exemplo, de bacon ou de lingia).

5. Manuteno .........................................
5.1 Fazendo a limpeza do microondas
Para garantir a conservao de seu Microondas Brastemp, limpe-o sempre que necessrio. Para isso, siga as instrues abaixo: 1. Desconecte o plugue da tomada. 2. Internamente, use somente um pano mido com sabo ou detergente neutro. Nunca jogue gua dentro do forno. 3. Para a limpeza do gabinete e porta, use um pano umedecido com gua e sabo neutro. Em seguida, use um pano somente umedecido em gua e para nalizar seque utilizando um pano seco ou papel toalha. O painel de controle dever ser limpo apenas com um pano seco ou papel toalha. 4. Limpe o prato giratrio e nunca coloque-o sobre gua fria logo aps o cozimento. Ele pode trincar e quebrar.

IMPORTANTE
Nunca utilize produtos abrasivos, sabo em pasta ou removedores, evitando danos ao produto. Limpe imediatamente qualquer lquido ou alimento derramado dentro do forno para evitar manchas. Para remover os resduos mais difceis, aquea um copo de gua por 3 ou 4 minutos na potncia 70% da potncia (veja como programar tempo e potncia no item 3.2). O vapor da gua ajudar a amolecer a sujeira. Acrescente algumas rodelas de limo na gua para eliminar odores do interior do forno. Limpe a cavidade aps o preparo de alimentos que deixem resduos para garantir um maior tempo de vida do produto e evitar problemas de manchas ou amarelamento da cavidade do forno de microondas.

6. Questes ambientais ............................


6.1 Embalagem
A Brastemp procura em seus novos projetos, usar embalagens cujas as partes sejam de fcil separao, bem como de materiais reciclveis. Portanto, as peas das embalagens (calos de isopor, sacos plsticos e caixa de papelo) devem ter o seu descarte de maneira consciente, sendo eles destinados, preferencialmente a recicladores.

6.2 Produto
Este produto foi construdo com materiais que podem ser reciclados e/ou reutilizados. Ento, ao se desfazer deste produto, procure companhias especializadas em desmont-lo corretamente.

6.3 Descarte
Ao descartar este produto, no nal de sua vida til, solicitamos que seja observado a legislao local existente e vigente em sua regio, desta forma, fazendo o descarte da forma mais correta possvel.

7. Solues para a maioria dos problemas ..........................


Antes de chamar o SAB - nico Aurotizado Brastemp, faa uma vericao prvia, consultando a tabela a seguir: Problema
O forno no liga

Verique
Se o fusvel ou o disjuntor do quadro de entrada de energia est queimado ou desarmado. Se a tomada est com defeito. Se h falta de energia eltrica na sua residncia.

O display est aceso, mas o forno no funciona

Se a porta est bem fechada. Se o tempo de cozimento foi programado. Se a tecla LIGAR foi acionada. Se o suporte e o prato giratrio esto no lugar. Se no est com a trava de segurana da porta acionada.

Cozimento incompleto

Se foi selecionada a potncia adequada. Se foi programado o tempo de cozimento suciente. Se o alimento foi colocado na posio correta. Se o alimento foi acondicionado no utenslio correto. Se a tenso da rede eltrica no inferior necessria. Se os alimentos esto mal distribudos pelo interior do forno. Se as sadas de ar esto obstrudas.

Estalos e fascas

Se o utenslio utilizado metlico ou tem frisos ou detalhes em metal e est muito prximo s paredes do forno (distncia mnima de 5 mm). Se o papel alumnio utilizado para cobrir os alimentos est encostando na parede do forno (distncia mnima de 5 mm). Se a embalagem utilizada contm clips ou grampos de metal. Se o alimento est embalado em papel reciclado. Se foi usada esponja de ao na limpeza interna do forno.

Ocorrncias especialmente normais

Condensao de vapor na porta e no interior do forno, em regies de clima frio e/ou mido. Vapores saindo pelas laterais da porta ou pelas aberturas de ventilao (sadas de ar). Rudos descontnuos quando o aparelho est funcionando em potncia que no seja a mxima (700 W). Prato giratrio alternando o sentido do giro. Aquecimento da parte externa do gabinete, principalmente a superior, durante e aps o uso. Estalos durante o cozimento.

Oscilao de voltagem

A oscilao de voltagem da rede, ocorrida principalmente nos horrios de pico, bem como a quantidade e qualidade dos alimentos, podem afetar o resultado obtido quando da utilizao das funes do forno.

8. Dados tcnicos ........................................


BMS25ABHNA Dimenses Externas do Produto (altura x largura x profundidade) em mm: Dimenses do Produto Embalado (altura x largura x profundidade) em mm: Peso Lquido (Kg) Peso do Produto Embalado (Kg) Volume da Cavidade (L) Tenso (V) Frequncia da Rede (Hz) Frequncia de Operao (MHz) Oscilaes Permissveis de Tenso (V) Chave Disjuntora Trmica (A) Potncia til Microondas (W) Consumo no Modo Microondas (W) 295 x 458 x 370 337 x 520 x 420 13,4 14,9 18 127 60 2450 108 ~ 132 20 700 1200 BMS25ABBNA 295 x 458 x 370 337 x 520 x 420 13,4 14,9 18 220 60 2450 198 ~ 242 10 700 1200

9. Termo de Garantia ..................................


O seu microondas Brastemp garantido contra defeitos de fabricao, pelo prazo de 12 meses, contados a partir da emisso da Nota Fiscal ao Consumidor ou entrega do produto, sendo: - Os 3 (trs) primeiros meses - garantia legal; - Os 9 (nove) ltimos meses - garantia especial, concedida pela Whirpool S.A. As garantias legal e/ou especial compreendem a substituio de peas e mo-de-obra no reparo de defeitos devidamente constatados, pelo fabricante ou pelo SAB - nico Autorizado Brastemp, como sendo de fabricao. Durante o perodo de vigncia das garantias, o produto ter assistncia tcnica do SAB - nico Autorizado Brastemp. As garantias legal e/ou especial ficam automaticamente invalidadas se: na utilizao do produto no forem observadas as instrues e recomendaes contidas no Manual de Instrues; na instalao do produto no forem observadas as especicaes e recomendaes do Manual de Instrues quanto s condies de instalao do produto, tais como, nivelamento do produto, adequao do local para instalao, tenso eltrica compatvel com o produto etc; na instalao do produto as condies eltricas e/ou hidrulicas e/ou de gs no forem compatveis com a ideal recomendada no Manual de Instrues do produto; tiver ocorrido uso inadequado ou mau uso do produto, descuido, ou ainda, o produto tiver sofrido alteraes ou modicaes estticas e/ou funcionais, bem como, tiver sido realizado conserto por pessoas ou entidades no credenciadas pela Whirpool S.A.; houver sinais de violao do produto, remoo e/ou adulterao do nmero de srie ou da etiqueta de identicao do produto. As garantias legal e/ou especial no cobrem: despesas com a instalao do produto realizada pelo SAB nico Autorizado Brastemp ou por pessoas ou entidades no credenciadas pela Whirpool S.A.; transporte do produto at o local da instalao; despesas decorrentes e consequentes de instalao de peas e acessrios, mesmo que comercializados pela Whirpool S.A. despesas com mo-de-obra, materias, peas e adaptaes necessrias preparao do local para instalao do produto, ou seja: rede eltrica, de gs e hidrulica, alvenaria, aterramento, bem como suas adaptaes; falhas no funcionamento do produto decorrentes de insucincia, interrupes, problemas ou falta de fornecimento de energia eltrica, gua ou gs na residncia tais como: oscilaes de energia eltrica superiores ao estabelecido no Manual de Instrues, presso de gua insuciente para o ideal funcionamento do produto etc; servios e/ou despesas de manuteno e/ou limpeza do produto; falhas no funcionamento normal do produto decorrentes de falta de limpeza e excesso de resduos, ou ainda, decorrentes da existncia de objetos em seu interior, estranhos ao seu funcionamento e nalidade de utilizao; produtos ou peas que tenham sido danicados em consequncia de remoo, manuseio, quedas ou atos decorrentes da natureza, tais como raio, chuva, inundao etc; despesas por processos de inspeo e diagnstico, incluindo o a taxa de visita do tcnico, que determinem que a falha no produto foi causada por motivo no coberto por esta garantia. A garantia especial no cobre: deslocamento para atendimentos de produtos instalados fora do municpio sede do SAB - nico Autorizado Brastemp, a qual poder cobrar taxa de locomoo do tcnico, previamente aprovada pelo consumidor, conforme tabela de quilometragem informada pela Whirpool S.A. atravs do Servio de Atendimento ao Consumidor (SAC); peas sujeitas ao desgaste natural, descartveis ou consumveis, peas mveis ou removveis em uso normal, tais como, lmpadas, filtros, botes de comando, puxadores, bem como, a mo-de-obra utilizada na aplicao dessas peas e as consequncias advindas dessas ocorrncias. Condies Gerais: A Whirpool S.A. no autoriza nenhuma pessoa ou entidade a assumir em seu nome, qualquer outra responsabilidade relativa garantia de seus produtos alm das aqui explicitadas. A Whirpool S.A. reserva-se o direito da alterar caractersticas gerais, tcnicas e estticas de seus produtos, sem aviso prvio. Este termo de garantia vlido para produtos vendidos e instalados no territrio brasileiro. Para a sua tranquilidade, preserve e mantenha o Manual com este Termo de Garantia, Nota Fiscal de Compra e Comprovante de Entrega do produto em local seguro e de fcil acesso.

A Brastemp est sua disposio.


Sempre que tiver dvidas, sugestes ou reclamaes, precisar de informaes ou quiser agendar visitas tcnicas, no deixe de nos contatar.

10

326063534

Вам также может понравиться