Вы находитесь на странице: 1из 2

Histrico da Universidade Estadual de Gois UEG Dentre as 186 universidades brasileiras (INEP/MEC 2009), pode-se dizer que a UEG

G uma das mais novas na organizao administrativa nacional. uma instituio recente se considerarmos o ano de sua criao, 1999, porm, e traz em sua estrutura organizacional outra histria se considerarmos as datas de criao, em especial, de duas Unidades Universitrias. Por esta vertente, pode-se dizer que o registro histrico da UEG data de 1961, quando da criao da Faculdade de Cincias Econmicas de Anpolis (FACEA) que deu origem UNIANA e mais tarde Unidade Universitria de Cincias Scio-Econmicas e Humanas (UnUCSEH), e de 1962, quando da criao da Escola Superior de Educao Fsica do Estado de Gois Esefego, que deu origem a Unidade Universitria de Goinia/ESEFFEGO. Portanto, a UEG uma instituio nova e histrica ao mesmo tempo, que est se restruturando continuamente e que no deve perder a identidade que traz historicamente. A proposta de criao da Universidade Estadual de Gois (UEG) data de um perodo no muito recente. A mobilizao entre diversos segmentos da sociedade para criao de uma instituio de ensino superior pblica, gratuita e de qualidade, no estado de Gois, tem suas primeiras manifestaes expressas na dcada de 1950. Nessa dcada, houve intensos embates entre os defensores do ensino pblico e do ensino privado. Como resultante desse processo, tem-se a criao da Universidade Catlica de Gois (UCG), em 1959, e da Universidade Federal de Gois (UFG), em 1960. A Reforma Universitria, por fora da Lei n 5.540, de 28/11/68, facilitou a disseminao do ensino superior, privado em especial, no Brasil e, consequentemente, em Gois. Na contramo da lgica expansionista verificada no pas na dcada de 1960, Gois registra pequena expanso restrita criao de uma faculdade privada (Faculdade de Filosofia Bernardo Sayo), em Anpolis, e duas pblicas (Faculdade de Cincias Econmicas de Anpolis FACEA e Escola Superior de Educao Fsica do Estado de Gois - Esefego), em Goinia. Entre 1986 e 1987, foram organizados, pela Delegacia Regional do Ministrio da Educao e Cultura em Gois (DEMEC), os Seminrios I e II sobre a Expanso do Ensino de 3 Grau, e durante os mesmos, os Movimentos Sociais, tanto de professores quanto de estudantes, demonstraram o desejo de interiorizao do ensino superior. A criao da Universidade Estadual de Anpolis (UNIANA) Lei n 11.655, de 26/12/1991, originada a partir da Faculdade de Cincias Econmicas de Anpolis (FACEA) veio fortalecer a luta de diversos segmentos interessados na criao de uma universidade estadual, os quais conseguiram tambm a adeso dos governantes de Gois.

Na dcada de 1990, a educao superior em Gois, em sintonia com as polticas educacionais do pas, decorrentes da aprovao da Lei de Diretrizes e Bases n 9.394, de 20/12/1996, passou por transformaes significativas, produzindo uma ampla expanso, seja na diversificao da oferta ou na organizao institucional. Esta expanso deveu-se por presses as mais diversas, provenientes dos municpios na busca de torn-los mais atrativos aos investimentos, com mais qualidade de vida e oferta de servios, dentre outros aspectos. Neste sentido, a poltica de criao, pelo Governo do Estado, foi pelas faculdades, por meio do regime jurdico autrquico. Mesmo diante de uma sucesso de atos e polticas educacionais para o setor, consubstanciadas em decretos, portarias, resolues da Secretaria de Ensino Superior do MEC (SESu) e do Conselho Nacional de Educao (CNE), e, ainda, por legislaes especficas do Conselho Estadual de Educao (CEE), como a Lei Complementar n 26, de 28/12/1998 que estabeleceu as Diretrizes e Bases do Sistema Educativo do Estado de Gois, o movimento em prol da universidade pblica para Gois se expandiu. Somente no final dessa dcada, por fora da Lei n 13.456, de 16/04/1999, consolidou-se o processo de transformao/unio da UNIANA com a incorporao das Instituies de Ensino Superior Estadual (IES) isoladas. Essas instituies, faculdades e escolas isoladas de ensino superior, atuavam na formao de profissionais, sem contar com uma articulao consistente entre o ensino, a pesquisa e a extenso, na medida em que seguiam os currculos de formao estabelecidos pelo ento Conselho Nacional de Educao (CNE). O processo de criao da Universidade Estadual de Gois (UEG), como uma universidade multicampi, causou, na ocasio, momento de tenso e ao mesmo tempo de fortalecimento. Muitos aspectos foram solucionados e, outros ainda precisam ser fortalecidos perante a sociedade em que est inserida; portanto, ainda se vivem algumas tenses. Com sede em Anpolis e pelos registros histricos que a constitui, a UEG j nasceu interiorizada geograficamente. Inicialmente, a UEG foi vinculada organicamente Secretaria Estadual de Educao, logo aps, por fora do Decreto n 5.158, de 29 de dezembro de 1999, ficou jurisdicionada Secretaria de Estado de Cincia e Tecnologia de Gois. Assim, a UEG, na condio de instituio multicampi, est comprometida com as Unidades Universitrias instaladas em todas as microrregies do Estado de Gois e, sensvel s necessidades regionais, a UEG props, em 1999, atender demanda, implantando Programas Especiais. Tem-se cincia de que preciso refletir sobre as virtudes e vicissitudes da sociedade em que a UEG est inserida e estar em permanente tenso entre o fortalecimento de sua autonomia, condio da qualidade acadmica e de suas prticas.

Вам также может понравиться