Вы находитесь на странице: 1из 7

TURBINAS A VAPOR Introduo Turbina a Vapor a Mquina Trmica que utiliza a energia do vapor sob forma de energia cintica.

. Deve transformar em energia mecnica a energia contida no vapor sob a forma de energia trmica e de presso. A turbina um motor rotativo que converte em energia mecnica a energia de uma corrente de gua, vapor d'gua ou gs. O elemento bsico da turbina a roda ou rotor, que conta com paletas, hlices, lminas ou cubos colocados ao redor de sua circunferncia, de forma que o fluido em movimento produza uma fora tangencial que impulsiona a roda, fazendo-a girar. Essa energia mecnica transferida atravs de um eixo para movimentar uma mquina, um compressor, um gerador eltrico ou uma hlice. As turbinas se classificam como hidrulicas ou de gua, a vapor ou de combusto. Atualmente, a maior parte da energia eltrica mundial produzida com o uso de geradores movidos por turbinas. A turbina a vapor atualmente o mais usado entre os diversos tipos de acionadores primrios existentes. Uma srie de favorvel de caractersticas concorreu para que a turbina a vapor se destacasse na competio com outros acionadores primrios, como a turbina hidrulica, o motor de combusto interna, a turbina a gs. Componentes Bsicos ESTATOR (RODA FIXA) o elemento fixo da turbina (que envolve o rotor) cuja funo transformar a energia potencial (trmica) do vapor em energia cintica atravs dos distribuidores; ROTOR (RODA MVEL) o elemento mvel da turbina (envolvido pelo estator) cuja funo transformar a energia cintica do vapor em trabalho mecnico atravs dos receptores fixos. EXPANSOR o rgo cuja funo orientar o jato de vapor sobre as palhetas mveis. No expansor o vapor perde presso e ganha velocidade. Podem ser convergentes ou convergentes-divergentes, conforme sua presso de descarga seja maior ou menor que 55% da presso de admisso. So montados em blocos com 1, 10, 19, 24 ou mais expansores de acordo com o tamanho e a potncia da turbina, e conseqentemente tero formas construtivas especficas, de acordo com sua aplicao.

Fig. 01 Estator, Eixo do Rotor e Palhetas Mveis

Fig. 02 Expansor

PALHETAS So chamadas palhetas mveis, as fixadas ao rotor; e fixas, as fixadas no estator. As palhetas fixas (guias, diretrizes) orientam o vapor para a coroa de palhetas mveis seguinte. As palhetas fixas podem ser encaixadas diretamente no estator (carcaa), ou em rebaixos usinados em peas chamadas de anis suportes das palhetas fixas, que so, por sua vez, presos carcaa. As palhetas mveis, so peas com a finalidade de receber o impacto do vapor proveniente dos expansores (palhetas fixas) para movimentao do rotor. So fixadas ao aro de consolidao pela espiga e ao disco do rotor pelo malhete e, ao contrrio das fixas, so removveis, conforme figura a seguir:

Fig. 04 Seo de Palhetas

Fig. 06 Fig. 05

Tipos e Aplicaes As turbinas a vapor so partes de um sistema gerador de potncia. As instalaes de potncia com turbina a vapor visam, fundamentalmente, obter energia eltrica ou mecnica e vapor para processo industrial. Basicamente, as centrais a vapor so plantas transformadoras de energia, isto , elas transformam: Energia Calorfica

Energia Mecnica

Energia Eltrica A gerao de energia eltrica pode ser atravs de centrais termeltricas convencionais ou nucleares e a gerao de energia mecnica tem a finalidade bsica de acionar mquinas rotativas, como bombas centrfugas, compressores centrfugos e axiais, ventiladores, etc. As condies (temperatura e presso) do vapor em uma turbina variam com as necessidades de cada aplicao, tendo como limite superior condies em torno de 306 atm e 650C. Quanto potncia desenvolvida podemos ter desde 1 HP, usadas para acionamento mecnico de mquinas de pequeno porte, at turbinas de 1200 MW, para acionamento de geradores, em grandes centrais termoeltricas. As turbinas que acionam os geradores eltricos so normalmente ligadas por acoplamento direto (grande porte) girando a 3600 rpm (gerador de dois plos) ou em 1800 rpm (gerador de quatro plos), para que a corrente gerada tenha uma freqncia de 60 Hz, ou ligadas por meio de um redutor de velocidade (menor potncia) o que possibilita rotaes maiores que 3600 rpm.

EXEMPLOS

! Ciclo Aberto de Vapor

! Reaquecimento

! Regenerao em Sistema de Mesclagem

! Regenerao com Sistema Aberto e Fechado de Mesclagem

! Uso de Condensado nos Estgios da Turbina

!Ciclo Combinado Gs/Vapor

Вам также может понравиться