Вы находитесь на странице: 1из 58

Este mdulo constitui-se como material marcado pela facilidade na abordagem do processo de ensino-aprendizagem.

Os textos, tanto bsicos como complementares, sero os principais materiais didticos a serem utilizados no desenvolvimento do mdulo. Os textos bsicos foram extrados de pesquisas na internet. Os textos complementares constaro nas Referncias. Lembre-se de que, na Educao a Distncia (EaD), voc o grande responsvel pelo sucesso da aprendizagem, que acontece de maneira independente e autonma. Portanto, guie-se pelos objetivos que dever atingir, que estaro mencionados na abertura de cada Captulo.

Introduo REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA EaD/SEED-MEC REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA EaD/SEED-MEC DEFINIO DE EDUCAO E DE EDUCAO A DISTNCIA A PRTICA PEDAGGICA DA TUTORIA ON-LINE A ATUAO DA TUTORIA ON-LINE EM EQUIPES MULTIDISCIPLINARES DE EAD CATEGORIAS DE COMPETNCIAS ESSENCIAIS TUTORIA ON-LINE COMPETNCIAS DE APOIO: DEFINIO COMPETNCIA DE APOIO: COMUNICAO COMPETNCIAS DE APOIO: MOTIVAO COMPETNCIAS DE APOIO: RESOLUO DE PROBLEMAS COMPETNCIA DE ORIENTAO DA APRENDIZAGEM COMPETNCIAS DE CAPACITAO DA APRENDIZAGEM COMPETNCIAS ADMINISTRATIVAS COMPETNCIAS ESSENCIAIS TUTORIA ON-LINE: RECAPITULAO COMUNICAO EM EaD: MODALIDADES SNCRONA E ASSNCRONA COMUNICAO EM EaD: MODALIDADES SNCRONA E ASSNCRONA EaD E SISTEMA TUTORIAL O QUE SER TUTOR O QUE SER TUTOR

QUALIDADES ESSENCIAIS TUTORIA

1 - REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA EaD/SEED-MEC

NIDADE

Objetivo: Analisar princpios, rizes e critrios contidos nos Referenciais de Qualidade para a Educao Superior a Distncia, elaborado pela Secretaria de Educao a Distncia (SEED), do Ministrio da Educao(MEC).

REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA EaD/SEED-MEC

Contedo da Unidade 1 Nesta Unidade trabalharemos com o fragmento do texto: Referenciais de qualidade para Educao Superior a Distncia, pertinente s pginas 01-04 do referido documento. No entanto, como qualquer fragmento de texto s pode ser entendido no contexto geral do texto produzido, o ponto de partida desta unidade ser a leitura integral do documento Referenciais de qualidade para Educao Superior a Distncia disponvel emhttp://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf O referido documento foi elaborado por um conjunto de especialistas da Secretaria de Educao a Distncia do Ministrio da Educao, com vista a definir princpios, diretrizes e critrios a serem tomados como Referenciais de Qualidade para as instituies que ofeream cursos na modalidade a distncia. Embora o mdulo Tutoria on-line no se limite educao a distncia no ensino superior, o texto foi escolhido porque suscita reflexes pertinentes e relacionadas no apenas ao ensino superior, mas tambm s demais etapas de ensino comumente oferecidas na modalidade a distncia.

Consideramos importante apresentar-lhes os Referenciais porque: 1) sintonizam a educao a distncia ao ordenamento legal vigente, em complemento s determinaes especficas da Lei de Diretrizes e Bases da Educao (Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996), do Decreto 5.622, de 20 de dezembro de 2005, do Decreto 5.773, de junho de 2006 e das Portarias Normativas 1 e 2, de 11 de janeiro de 2007; e 2) apresentam definies e conceitos norteadores da educao superior a distncia no Pas, que subsidiaro, tambm, a perspectiva do Mdulo Tutoria On Line.

H vrias maneiras de organizar cursos a distncia. Existem cursos concebidos por um nico profissional, que, a partir de uma idia inicial, planeja todas as etapas do processo. Esse profissional tanto concebe/planeja a proposta pedaggica do curso quanto administra sua veiculao numa plataforma virtual, encarregando-se, inclusive, da tutoria. Enfim, um nico

profissional determina e executa todo o processo. Esses cursos, geralmente conhecidos como livres ou independentes, so cursos de curta ou mdia durao. Muitas vezes so produzidos no mbito de pequenas empresas, prescindido de equipes multiprofissionais.

Existem cursos concebidos por equipes multiprofissionais, geralmente, ligados a instituies pblicas, organismos internacionais e empresas privadas de mdio ou grande portes. Esses cursos, principalmente voltados educao superior e tcnica, envolvem uma ntida diviso de trabalho de equipes multiprofissionais, e contam, por exemplo, com diretor da unidade; coordenador do centro de EaD; coordenador do curso; coordenador pedaggico; professores especialistas; designer instrucional; editor eletrnico; revisor de texto; tcnicos responsveis pela plataforma virtual; tutores a distncia, tutores presenciais, tutores de laboratrio; coordenadores de plos. Portanto, esses cursos trazem visivel movimento sistmico de diversos profissionais/especialistas, na preparao das distintas fases do processo de sua concepo, planejamento e veiculao.

Bom estudo! Leia o texto com ateno e tranqilidade. Busque o significado das palavras desconhecidas. Faa as atividades sugeridas, pois estas lhe daro suporte para o entendimento do contedo da Unidade.

FRAGMENTO DO TEXTO REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA EDUCAO SUPERIOR A DISTNCIA.

No contexto da poltica permanente de expanso da educao superior no Pas, implementada pelo MEC, a EaD coloca-se como uma modalidade importante no seu desenvolvimento.

Nesse sentido, fundamental a definio de princpios, diretrizes e critrios que sejam Referenciais de Qualidade para as instituies que ofeream cursos nessa modalidade.

Por esta razo, a SEED/ MEC apresenta, para propiciar debates e reflexes, um documento com a definio desses Referenciais de Qualidade para a modalidade de educao superior a distncia no Pas.

Esses Referenciais de Qualidade circunscrevem-se no ordenamento legal vigente em complemento s determinaes especficas da Lei de Diretrizes e Bases da Educao, do Decreto 5.622, de 20 de dezembro de 2005, do Decreto 5.773 de junho de 2006 e das Portarias Normativas 1 e 2, de 11 de janeiro de 2007 (em anexo).

Embora seja um documento que no tem fora de lei, ele ser um referencial norteador para subsidiar atos legais do poder pblico no que se referem aos processos especficos de regulao, superviso e

avaliao da modalidade citada.

Por outro lado, as orientaes contidas neste documento devem ter funo indutora, no s em termos da prpria concepo terico-metodolgica da educao a distncia, mas tambm da organizao de sistemas de EaD.

Elaborado a partir de discusso com especialistas do setor, com as universidades e com a sociedade, ele tem como preocupao central apresentar um conjunto de definies e conceitos de modo a, de um lado, garantir qualidade nos processos de educao a distncia e, de outro, coibir tanto a precarizao da educao superior, verificada em alguns modelos de oferta de EaD, quanto a sua oferta indiscriminada e sem garantias das condies bsicas para o desenvolvimento de cursos com qualidade.

Muito embora o texto apresente orientaes especificamente educao superior, ele ser importante instrumento para a cooperao e integrao entre os sistemas de ensino, nos termos dos arts. 8o, 9o, 10 e 11 da Lei n 9.394, de 1996, nos quais se preceitua a padronizao de normas e procedimentos nacionais para os ritos regulatrios, alm de servir de base de reflexo para a elaborao de referenciais especficos para os demais nveis educacionais que podem ser ofertados a distncia.

Esta proposta de Referenciais de Qualidade para a modalidade de educao superior a distncia, que ora apresentamos para discusso e aperfeioamento, tendo em vista sua posterior publicao, ainda neste ano de 2007, atualiza o primeiro texto oficial do MEC, de 2003. As mudanas aqui implementadas so justificadas em razo das alteraes provocadas pelo amadurecimento dos processos, principalmente no que diz respeito s diferentes possibilidades pedaggicas, notadamente quanto utilizao de tecnologias de informao e comunicao, em funo das discusses tericometodolgicas que tem permeado os debates acadmicos.

Os debates a respeito da EaD, que acontecem no Pas, sobretudo, na ltima dcada, tm oportunizado reflexes importantes a respeito da necessidade de ressignificaes de alguns paradigmas que norteiam nossas compreenses relativas educao, escola, currculo, estudante, professor, avaliao, gesto escolar, dentre outros.

Outro fator importante para o delineamento desses referenciais o debate a respeito da conformao e consolidao de diferentes modelos de oferta de cursos a distncia em curso em nosso Pas. Neste ponto, importante destacar a incluso de referncias especficas aos plos de apoio presencial, que foram contemplados com as regras dos Decretos supracitados e pela Portaria Normativa n 2, de janeiro de 2007. Destarte, o plo passa a integrar, com especial nfase, o conjunto de instalaes que receber avaliao externa, quando do credenciamento institucional para a modalidade de educao a

distncia. Finalmente, cumpre observar que essa proposta de atualizao dos Referenciais de Qualidade para a educao superior a distncia surge tambm norteada pelos resultados dos procedimentos avaliativos realizados pelo MEC em mltiplos programas de educao a distncia em andamento no Pas, sempre na busca de uma configurao que atenda aos requisitos de qualidade que todos almejamos.

O documento preliminar foi submetido consulta pblica. Agradecemos as Instituies e aos colaboradores que atenderam a este chamado e encaminharam sugestes e crticas ao documento e que, de fato, muito contriburam ao seu aprimoramento. Secretaria de Educao a Distncia MEC

2 - REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA EaD/SEED-MEC

NIDADE

Objetivo: Elaborar sntese capaz de inter-relacionar concepo de educao e concepo de EaD, tomando por base os Referenciais de qualidade para educao superior a distncia.

REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA EaD/SEED-MEC Nesta Unidade trabalharemos com outro fragmento do texto Referenciais de qualidade para Educao Superior a Distncia, pertinente s pginas 05-08 do referido documento. Esperamos que voc j tenha lido o texto integral, disponvel no site http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/referenciaisqualidadeead.pdf, imprescindvel para o seu processo de abstrao de conhecimentos. Bom estudo!

FRAGMENTO DO TEXTO REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA EDUCAO SUPERIOR A DISTNCIA.

INTRODUO No Brasil, a modalidade de educao a distncia obteve respaldo legal para sua

realizao com a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , que estabelece, em seu artigo 80, a possibilidade de uso orgnico da modalidade de educao a distncia em todos os nveis e modalidades de ensino. Esse artigo foi regulamentado posteriormente pelos Decretos 2.494 e 2.561, de 1998, mas ambos revogados pelo Decreto 5.622, em vigncia desde sua publicao em 20 de dezembro de 2005.

No Decreto 5.622, ficou estabelecida a poltica de garantia de qualidade no tocante aos variados aspectos ligados modalidade de educao a distncia, notadamente ao credenciamento institucional, superviso, acompanhamento e avaliao, harmonizados com padres de qualidade enunciados pelo Ministrio da Educao.

Entre os tpicos relevantes do Decreto, tem destaque:

a) a caracterizao de EaD visando instruir os sistemas de ensino; b) o estabelecimento de preponderncia da avaliao presencial dos estudantes em relao s avaliaes feitas a distncia; c) maior explicitao de critrios para o credenciamento no documento do plano de desenvolvimento institucional (PDI), principalmente em relao aos plos descentralizados de atendimento ao estudante; d) mecanismos para coibir abusos, como a oferta desmesurada do nmero de vagas na educao superior, desvinculada da previso de condies adequadas; e) permisso de estabelecimento de regime de colaborao e cooperao entre os Conselhos Estaduais e Conselho Nacional de Educao e diferentes esferas administrativas para: troca de informaes; superviso compartilhada; unificao de normas; padronizao de procedimentos e articulao de agentes; f) previso do atendimento de pessoa com deficincia; g) institucionalizao de documento oficial com Referenciais de Qualidade para a educao a distncia.

Sobre o ltimo tpico destacado cabe observar que muito embora no ano de 2002, no houvesse determinao legal explcita, naquela ocasio o MEC instituiu a primeira comisso de especialistas, por meio da Portaria Ministerial n 335/2002, com o objetivo de discutir amplamente a questo dos referenciais de qualidade para educao superior a distncia. O relatrio da comisso serviu de texto-base para a elaborao dos Referenciais de Qualidade para EAD, pelo MEC, em 2003, sendo,

portanto, o ponto de partida para a atualizao ora proposta, que est focada na oferta de cursos de graduao e especializao.

REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA EDUCAO SUPERIOR A DISTNCIA No h um modelo nico de educao a distncia! Os programas podem apresentar diferentes desenhos e mltiplas combinaes de linguagens e recursos educacionais e tecnolgicos. A natureza do curso e as reais condies do cotidiano e necessidades dos estudantes so os elementos que iro definir a melhor tecnologia e metodologia a ser utilizada, bem como a definio dos momentos presenciais necessrios e obrigatrios, previstos em lei, estgios supervisionados, prticas em laboratrios de ensino, trabalhos de concluso de curso, quando for o caso, tutorias presenciais nos plos descentralizados de apoio presencial e outras estratgias.

Apesar da possibilidade de diferentes modos de organizao, um ponto deve ser comum a todos aqueles que desenvolvem projetos nessa modalidade: a compreenso de EDUCAO como fundamento primeiro, antes de se pensar no modo de organizao: A DISTNCIA.

Assim, embora a modalidade a distncia possua caractersticas, linguagem e formato prprios, exigindo administrao, desenho, lgica, acompanhamento, avaliao, recursos tcnicos, tecnolgicos, de infra-estrutura e pedaggicos condizentes, essas caractersticas s ganham relevncia no contexto de uma discusso poltica e pedaggica da ao educativa.

Disto decorre que um projeto de curso superior a distncia precisa de forte compromisso institucional em termos de garantir o processo de formao que contemple a dimenso tcnico-cientfica para o mundo do trabalho e a dimenso poltica para a formao do cidado.

Devido complexidade e necessidade de uma abordagem sistmica, referenciais de qualidade para projetos de cursos na modalidade a distncia devem compreender categorias que envolvem, fundamentalmente, aspectos pedaggicos, recursos humanos e infra-estrutura. Para dar conta destas dimenses, devem estar integralmente expressos no Projeto Poltico Pedaggico de um curso na modalidade a distncia os seguintes tpicos principais:

(i) Concepo de educao e currculo no processo de ensino e aprendizagem; (ii) Sistemas de Comunicao; (iii) Material didtico; (iv) Avaliao; (v) Equipe multidisciplinar; (vi) Infra-estrutura de apoio; (vii) Gesto Acadmico-Administrativa; (viii) Sustentabilidade financeira.

3 - DEFINIO DE EDUCAO E DE EDUCAO A DISTNCIA

NIDADE

Objetivos: Pesquisar na web diferentes conceitos de educao e de educao a distncia. Formular conceitos de educao e de educao a distncia, tendo por base pesquisas realizadas.

DEFINIO DE EDUCAO E DE EDUCAO A DISTNCIA Nesta Unidade, trabalharemos com as conceitualizaes de educao e educao a distncia. A qualidade da EaD pressupe, entre outros aspectos, a elaborao de conceitos, j que estes ocupam papel relevante na construo/evoluo do conhecimento. Ao conceitualizar a realidade, por intermdio de palavras exteriorizadas, trazemos conscincia o que antes se encontrava difuso no nosso universo interior. Foi Vygotski (1993, p.289) quem afirmou: Pero en el aspecto psicolgico, el significado de la palabra no es ms que una generalizacin o un concepto, como hemos podido convencernos repetidas veces a lo largo de la investigacin. Generalizacin y significado de la palabra son sinnimos. Toda generalizacin, toda formacin de un concepto constituye le ms especfico, ms autntico y ms indudable acto de pensamiento. Portanto, use e abuse de sua autonomia e da sua capacidade de elaborao. No se limite a copiar e colar os conceitos pesquisados. Primeiro, explore diversos conceitos e analise-os criticamente. Depois, eleja, entre eles, quatro com os quais voc tenha mais afinidade. Finalmente, ao realizar a atividade pertinente a esta unidade, construa seus prprios conceitos de educao e de educao a distncia, considerando tanto a forma como o contedo que desejar garantir.

Boa pesquisa e tima elaborao! No quadro abaixo, seguindo o exemplo destacado em azul, insira quatro conceitos de educao pesquisados na web.

Conceito de educao
1 Educao um dos principais meios de realizao de mudana social ou, pelo menos um dos recursos de adaptaes das pessoas a um mundo em mudana.

Autor
Carlos Rodrigues Brando

Endereo eletrnico
http://www.alb.com.br/apoioprof/resenhas/007oqueducacrbrandao.asp

No quadro abaixo, seguindo o exemplo destacado em azul, insira quatro conceitos de educao a distncia pesquisados na web.

Conceito de educao a distncia 1 Modalidade educacional


na qual a mediao didtico-pedaggica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilizao de meios e tecnologias de informao e comunicao, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

Autor
Governo do Brasil/ Ministrio da Educao

Endereo eletrnico
www81.dataprev.gov.br/sislex/paginas/23/2005/5622.htm

4 - A PRTICA PEDAGGICA DA TUTORIA ON-LINE

NIDADE

Objetivo: Analisar aspectos necessrios atuao da tutoria, relacionando o ambiente de ensinoaprendizagem aos campos, modalidades e natureza de atuao da tutoria.

A PRTICA PEDAGGICA DA TUTORIA ON-LINE Nesta Unidade, iremos situar aspectos relevantes atuao de tutores, tendo por base fragmento do artigo A prtica pedaggica em educao a distncia: novas articulaes de tempos e espaos, de Jovanira Lazaro, Juliane Corra e Leonardo Zenha, disponvel em http://www.artmed.com.br/patioonline/fr_conteudo_patio.php?codigo=1074&secao=54&pai=53

O artigo em questo, que se reporta experincia de EaD do Projeto Veredas/MG, de forma geral: 1. pontua aspectos necessrios atuao de tutoria, qualificando a interveno pedaggica em programas de formao a distncia; 2. detalha cada um desses aspectos; e 3. aprofunda a organizao de tempos/espaos e a contextualizao da prtica pedaggica. J o fragmento do artigo, que constar abaixo, de forma especfica: 1. vincula o ambiente de ensino-aprendizagem ao campo de atuao da tutoria; 2. situa modalidades de tutoria; 3. relaciona a natureza da atuao da tutoria concepo do material didtico; 4. detalha aspectos necessrios atuao da tutoria. Bom estudo!

Fragmento do artigo A prtica pedaggica em educao a distncia: novas articulaes de tempos e espaos

Consideramos que abordar o cotidiano da prtica pedaggica dos programas de educao a distncia (EAD) implica abordar a organizao e o desenvolvimento do trabalho de tutoria. O tutor ir, ao participar de cursos que utilizam propostas didticas a distncia, interagir com o ambiente de ensino e aprendizagem proposto, os materiais didticos produzidos pelos especialistas, a organizao do tempo/espao de sua prpria instituio, o contexto institucional e o processo de aprendizagem de seus orientandos. Essa exposio visa a pontuar aspectos necessrios atuao de tutoria, qualificando sua interveno pedaggica em programas de formao a distncia. Inicialmente, vamos detalhar cada um desses aspectos e, em seguida, aprofundar a organizao de tempos/espaos e a contextualizao da prtica pedaggica.

1 O ambiente de ensino e aprendizagem proposto define o campo de atuao, a modalidade de tutoria a ser adotada e a natureza de sua atuao. Quanto ao campo de atuao, temos a tutoria de contedo, a tutoria de aprendizagem e a tutoria de apoio de acordo com cada proposta de ensino e aprendizagem. Quanto modalidade de tutoria, temos a possibilidade da tutoria presencial, da tutoria postal, da tutoria telefnica ou da tutoria on-line (Peters, 2001), ou seja, a modalidade permanece vinculada ao meio de comunicao utilizado para os contatos com os orientandos. Alm disso, as tecnologias de comunicao e informao utilizadas consistem em tecnologias educativas, mediaes pedaggicas que determinaro o desenvolvimento de competncias de contedo, tecnolgicas e colaborativas. Os meios de comunicao que diferenciam as modalidades de tutoria no so apenas suportes para a entrega de contedo ou de informaes, mas tambm novas possibilidades de formao e de expresso dos sujeitos da aprendizagem. A natureza da atuao da tutoria, por sua vez, depender da concepo pedaggica presente nos materiais didticos. Por exemplo, materiais didticos mais auto-instrucionais necessitam de um tutor mediador, ao passo que materiais didticos menos auto-instrucionais necessitam de um tutor mais convencional.

2 O material didtico adotado no curso deve ser utilizado pela tutoria a partir de sua concepo pedaggica, de modo que se possa ao longo do processo detectar suas limitaes e possibilidades. O tutor, ao se apropriar da estrutura e dinmica do material a ser utilizado, tem condies de orientar o processo de aprendizagem do aluno, auxiliando-o em seu percurso e prevendo possveis dificuldades.

3 A organizao do tempo e do espao para o trabalho da tutoria no algo to simples como parece, pois implica rever a lgica de organizao dos tempos/espaos educativos prpria do ensino totalmente presencial. Saber administrar nveis diferenciados de presencialidade algo novo em nossa cultura educacional. Romper com a lgica linearizada de tempo exige rever a forma de administrar o nosso prprio tempo. E, mais ainda, rever e negociar o tempo que compartilhamos nas instituies em que estamos inseridos.

4 O reconhecimento do contexto institucional em que nossos orientandos esto inseridos possibilita a formao de competncias individuais e institucionais, qualificando, assim, o campo profissional. A identificao da maneira como administram o tempo e o espao, bem como a articulao com a formao pedaggica a distncia, imprescindvel para o sucesso do curso.

5 O acompanhamento do processo de aprendizagem o aspecto mais enfatizado nos cursos de formao a distncia. Consideramos que consiste em um aspecto fundamental, mas que perde o valor na medida em que abordado isoladamente, pois o sujeito se qualifica dialogando com um determinado contexto, com determinadas prticas profissionais, com determinada organizao e uso dos tempos e espaos. Portanto, se quisermos desenvolver um processo de formao significativo, que ultrapasse a mera certificao, ser necessrio dialogar com os demais aspectos, inclusive para que realmente possamos intervir e auxiliar o orientando em suas dificuldades de aprendizagem e em seus dilemas profissionais.

- A ATUAO DA TUTORIA ON-LINE EM EQUIPES MULTIDISCIPLINARES DE EAD

NIDADE

Objetivos:Situar a formao de equipes multidisciplinares como o ponto de partida para o alcance da qualidade nos cursos de EaD, identificando os recursos humanos apontados pela SEED/MEC como necessrios composio de tais equipes Analisar a abordagem da SEED-MEC sobre os campos de atuao da tutoria on-line.

A ATUAO DA TUTORIA ON-LINE EM EQUIPES MULTIDISCIPLINARES DE EAD Nesta Unidade voltaremos a trabalhar com os Referenciais de qualidade para Educao Superior a Distncia. Navegaremos, de forma especfica, nas pginas 19 a 24 do referido documento. Ao voltar aos Referenciais, desejamos que voc avance na construo de conhecimentos j tratados na Unidade 4, pertinentes constituio de equipes multidisciplinares e aos campos de atuao da tutoria on-line. Bom estudo!

FRAGMENTO DO TEXTO REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA EDUCAO SUPERIOR A DISTNCIA Equipe Multidisciplinar

Em educao a distncia, h uma diversidade de modelos, que resulta em possibilidades diferenciadas de composio dos recursos humanos necessrios estruturao e funcionamento de cursos nessa modalidade.

No entanto, qualquer que seja a opo estabelecida, os recursos humanos devem configurar uma equipe multidisciplinar com funes de planejamento, implementao e gesto dos cursos a distncia, onde trs categorias profissionais so essenciais para uma oferta de qualidade:

docentes, tutores e

pessoal tcnico-administrativo.

Seguem os detalhes das principais competncias de cada uma dessas classes de autores.

Docentes Em primeiro lugar, enganoso considerar que programas a distncia minimizam o trabalho e a mediao do professor. Muito pelo contrrio, nos cursos superiores a distncia, os professores vem suas funes se expandirem. Em uma instituio de ensino superior que promova cursos a distncia, os professores devem ser capazes de:

a) estabelecer os fundamentos tericos do projeto; b) selecionar e preparar todo o contedo curricular articulado a procedimentos e atividades pedaggicas; c) identificar os objetivos referentes a competncias cognitivas, habilidades e atitudes; d) definir bibliografia, videografia, iconografia, audiografia, tanto bsicas quanto complementares; e) elaborar o material didtico para programas a distncia; f) realizar a gesto acadmica do processo de ensino-aprendizagem, em particular motivar, orientar, acompanhar e avaliar os alunos. g) avaliar-se continuamente como profissional participante do coletivo de um projeto de ensino superior a distncia. O projeto pedaggico deve especificar claramente em um quadro a qualificao dos docentes responsveis pela coordenao do curso como um todo, pela coordenao de cada disciplina do curso, pela coordenao do sistema de tutoria e outras atividades concernentes. preciso a apresentao dos currculos e outros documentos necessrios para comprovao da qualificao dos docentes, inclusive especificando a carga horria semanal dedicada s atividades do curso. Alm disso, a instituio deve indicar uma poltica de capacitao e atualizao permanente destes profissionais.

Tutores O corpo de tutores desempenha papel de fundamental importncia no processo educacional de cursos superiores a distncia e compem quadro diferenciado, no interior das instituies. O tutor deve ser compreendido como um dos sujeitos que participa ativamente da prtica pedaggica. Suas atividades desenvolvidas a distncia e/ou presencialmente devem contribuir para o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem e para o acompanhamento e avaliao do projeto pedaggico.

Um sistema de tutoria necessrio ao estabelecimento de uma educao a distncia de qualidade deve

prever a atuao de dois profissionais: o tutor a distncia e o tutor presencial.

O tutor a distncia atua a partir da instituio mediando os processos pedaggicos junto a estudantes, geograficamente distantes, e referenciados aos plos descentralizados de apoio presencial. Sua principal atribuio o esclarecimento de dvidas atravs fruns de discusso pela Internet, pelo telefone, participao em videoconferncias, entre outros, de acordo com o projeto pedaggico. O tutor a distncia tem tambm a responsabilidade de promover espaos de construo coletiva de conhecimento, selecionar material de apoio e sustentao terica aos contedos e, freqentemente, faz parte de suas atribuies participar dos processos avaliativos de ensino-aprendizagem.

O tutor presencial atende os alunos nos plos, em horrios preestabelecidos. Deve conhecer o projeto pedaggico do curso, o material didtico e o contedo especfico dos contedos sob sua responsabilidade, a fim de auxiliar os alunos no desenvolvimento de suas atividades individuais e em grupo, fomentando o hbito da pesquisa, esclarecendo dvidas em relao a contedos especficos, bem como ao uso das tecnologias disponveis. Participa de momentos presenciais obrigatrios, tais como avaliaes, aulas prticas em laboratrios e estgios supervisionados, quando se aplicam. O tutor presencial deve manter-se em permanente comunicao tanto com os alunos quanto com a equipe pedaggica do curso.

Cabe ressaltar que as funes atribudas a tutores a distncia e a tutores presenciais so intercambiveis em um modelo de educao a distncia que privilegie forte mobilidade espacial de seu corpo de tutores.

Em qualquer situao, ressalta-se que o domnio do contedo imprescindvel, tanto para o tutor presencial quanto para o tutor a distncia e permanece como condio essencial para o exerccio das funes. Esta condio fundamental deve estar aliada necessidade de dinamismo, viso crtica e global, capacidade para estimular a busca de conhecimento e habilidade com as novas tecnologias de comunicao e informao. Em funo disto, indispensvel que as instituies desenvolvam planos de capacitao de seu corpo de tutores. Um programa de capacitao de tutores deve, no mnimo, prever trs dimenses:

capacitao no domnio especfico do contedo; capacitao em mdias de comunicao; e capacitao em fundamentos da EaD e no modelo de tutoria.

Por fim, o quadro de tutores previstos para o processo de mediao pedaggica deve especificar a relao numrica alunos/tutor capaz de permitir uma real interao no processo de aprendizagem.

O corpo tcnico-administrativo

O corpo tcnico-administrativo tem por funo oferecer o apoio necessrio para a plena realizao dos cursos ofertados, atuando na sede da instituio junto equipe docente responsvel pela gesto do curso e nos plos descentralizados de apoio presencial. As atividades desempenhadas por esses profissionais envolvem duas dimenses principais: a administrativa e a tecnolgica.

Na rea tecnolgica, os profissionais devem atuar nos plos de apoio presencial em atividades de suporte tcnico para laboratrios e bibliotecas, como tambm nos servios de manuteno e zeladoria de materiais e equipamentos tecnolgicos, enquanto que a atuao destes profissionais, nas salas de coordenao dos cursos ou nos centros de educao a distncia das instituies, tem como principais atribuies o auxlio no planejamento do curso, o apoio aos professores conteudistas na produo de materiais didticos em diversas mdias, bem como a responsabilidade pelo suporte e desenvolvimento dos sistemas de informtica.

No que tange dimenso administrativa, a equipe deve atuar em funes de secretaria acadmica, no registro e acompanhamento de procedimentos de matrcula, avaliao e certificao dos alunos, envolvendo o cumprimento de prazos e exigncias legais em todas as instncias acadmicas; bem como no apoio ao corpo docente e de tutores nas atividades presenciais e a distncia, distribuio e recebimento de material didtico, atendimento a alunos usurios de laboratrios e bibliotecas, entre outros.

Entre os profissionais do corpo tcnico-administrativo, destaca-se o coordenador do plo de apoio presencial como o principal responsvel pelo bom funcionamento dos processos administrativos e pedaggicos que se desenvolvem na unidade. Este coordenador necessita conhecer os projetos pedaggicos dos cursos oferecidos em sua unidade, atentando para os calendrios, especialmente no que se refere s atividades de tutoria presencial, zelando para que os equipamentos a serem utilizados estejam disponveis e em condies de perfeito uso, enfim prezar para que toda a infraestrutura esteja preparada para a viabilizao das atividades.

Outra importante atribuio do coordenador do plo a superviso do trabalho desenvolvido na secretaria da unidade, providenciando para que o registro dos alunos e todas as demais ocorrncias, tais como notas, disciplinas ou mdulos cursados, freqncias, transferncias, sejam feitas de forma organizada e em tempo hbil. Portanto, para o exerccio de suas funes, o coordenador do plo deve possuir prvia experincia acadmica e administrativa e ser graduado.

CATEGORIAS DE COMPETNCIAS ESSENCIAIS TUTORIA ON-LINE

NIDADE

Objetivo:Categorizar competncias essenciais eficcia da tutoria on-line. CATEGORIAS DE COMPETNCIAS ESSENCIAIS TUTORIA ON-LINE Nesta Unidade voc comear a estudar as competncias essenciais da tutoria on-line contedo que ser tratado, com detalhamento, tambm nas Unidades 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13.

Tal detalhamento deve-se relevncia de que, ao se qualificar para o exerccio da tutoria, voc perceba a estreita relao entre o domnio de competncias e o alcance de uma atuao eficaz e eficiente.

Os fragmentos de textos a serem utilizados nesta Unidade, assim como nas Unidades 7-13, reportam-se ao documento Tutoria no EaD: um manual para tutores, publicado, em 2003, pela The Commonwealth of Learning, sob a autoria de Jenniffer ORourke. Disponvel em http://www.abed.org.br/col/tutoriaead.pdf

O fragmento referente Unidade 6 foi extrado da pgina 42 do referido Manual. Vale salientar que os fragmentos de textos pertinentes s Unidades aqui em questo foram extrados de uma verso do documento que se encontra traduzida para a lngua portuguesa falada em Portugal razo pela qual, por vezes, voc ir se deparar com diferenas em relao lngua portuguesa circulante no Brasil.

Bom estudo!

CATEGORIAS DE COMPETNCIAS ESSENCIAIS TUTORIA ON-LINE

Educadores experientes da EaD costumam agrupar as competncias essenciais para uma tutoria eficaz no EaD em quatro categorias gerais:

competncias de apoio: ajudam os alunos a lidar com questes no relacionadas com o contedo, que possam afetar a sua aprendizagem;

competncias de orientao: ajudam os alunos a compreender o contedo e a sua relao com os objetivos de aprendizagem;

competncias de capacitao: ajudam os alunos a desenvolver e a aplicar, com eficincia, recursos de aprendizagem;

competncias administrativas: criam ligao entre os alunos e a administrao em questes administrativas.

7 - COMPETNCIAS DE APOIO: DEFINIO

NIDADE

Objetivos: 1) Identificar o apoio aos alunos como uma das competncias essenciais tutoria on-line. 2) Definir competncias de apoio. COMPETNCIAS DE APOIO: DEFINIO Nesta Unidade voc continuar o estudo sobre as competncias essenciais tutoria on-line, voltando-se, especificamente, competncia de apoio.

O fragmento de texto a ser utilizado no desenvolvimento da Unidade corresponde s pginas 43 e 44 do documento Tutoria no EaD: um manual para tutores, mencionado na abertura da Unidade 6.

O apoio de professores aos alunos na EaD, em muito, se difere do apoio necessrio ao ensino presencial convencional razo pela qual esse contedo ser tratado, de forma mais detalhada, tambm nas Unidades 8, 9 e 10.

Se a tarefa de apoiar alunos fisicamente presentes um dos grandes desafios de professores que atuam em salas de aula convencionais, na EaD no poderia ser diferente.

Ocorre que, na modalidade da Educao a Distncia, essa tarefa ganha um novo contorno: o da interatividade on-line. Trata-se de uma interatividade capaz de: 1. conectar o processo de ensino-aprendizado aos reais interesses e necessidades dos aprendentes; 2. estabelecer vnculos com os alunos, por intermdio de dilogos que imprimam confiana, leveza, espontaneidade e descontrao ao processo de ensino-aprendizagem; e 3. sobretudo, criar mecanismos capazes de diminuir o sentimento de solido, de isolamento, que geralmente afeta a motivao dos alunos da EaD.

Como voc pode ver, o apoio uma tarefa bastante desafiadora, para a qual voc j se prepara com este Curso.

Bom estudo!

COMPETNCIAS DE APOIO
Este grupo de competncias essenciais apresentado primeiro, por que:

um elemento sempre presente em toda a experincia dos alunos no EAD difere, na sua natureza e intensidade, do nvel de apoio que normalmente necessrio receber dos professores em contextos do ensino presencial convencional. Um aluno descreveu da seguinte forma a importncia do apoio do tutor:

Quero partilhar convosco a minha profunda apreciao do trabalho do meu tutor. O seu apoio

contnuo no processo da minha aprendizagem e o seu feedback regular sobre o meu trabalho ajudaram-me muito a concluir o curso. Apreciei em particular o esforo que ele desenvolveu para tornar o processo da aprendizagem relaxante, e at mesmo divertido. Penso que a forma apoiante, pessoal, e por vezes humorada como ele comunica com os estudantes deveria ser usada como frmula para todos os cursos distncia que inicialmente possam parecer frios e despersonalizados. (Aluno do Writing Effectively for UNHCR)

No EAD, apoio ao aluno usado de maneiras diferentes, o que se pode tornar confuso. Muitas vezes usado como um termo muito genrico que se refere a todas as actividades levadas a cabo por uma instituio para recrutar, inscrever, orientar, leccionar, aconselhar e comunicar com os alunos. Thorpe (2002) define o apoio aos alunos como:

todos os elementos capazes de responder a um aluno ou grupo de alunos conhecidos, antes, durante e depois do processo de aprendizagem'.

Contudo, quando falamos do papel do tutor no apoio aos alunos, referimo-nos a um conjunto de responsabilidades e competncias muito mais especfico. Estas requerem um contacto personalizado com os alunos individualmente, para os ajudar a manter o seu empenho no processo de aprendizagem e a resolverem questes nas suas vidas que possam impedir a aprendizagem.

A referncia de Thorpe a um aluno ou grupo de alunos conhecidos relevante para a tutoria no EAD, porque os tutores conhecem os seus alunos, contrastando com os elaboradores dos materiais dos cursos, que podero conhecer as caractersticas gerais dos alunos, mas que podero nunca se encontrar com eles. Assim, os tutores so quem est em melhor posio para adaptar estratgias de apoio para responder s necessidades especficas dos seus alunos.

Atravs de um contacto regular e feedback, os tutores mantm uma constante presena de fundo demonstrando que esto atentos aos seus alunos, mesmo que o aluno no os tenha contactado, ou mesmo em situaes em que o aluno est empenhado nos seus estudos ou preocupado por estar a perder a continuidade.

Para um tutor, as competncias de apoio incluem: comunicao motivao

resoluo de problemas.

- COMPETNCIA DE APOIO: COMUNICAO

NIDADE

Objetivos: Vincular a qualidade da interao da tutoria on-line ao desenvolvimento da competncia de comunicao. Identificar potenciais causas das barreiras de comunicao existentes entre tutores e alunos da Ead.

COMPETNCIA DE APOIO: COMUNICAO

Nesta Unidade voc continuar o estudo sobre as competncias essenciais tutoria on-line, voltando-se, especificamente, comunicao primeira competncia de apoio a ser detalhada.

O fragmento de texto utilizado no desenvolvimento da Unidade 8 corresponde s pginas 44, 45 e 46 do documento Tutoria no EaD: um manual para tutores, mencionado na abertura da Unidade 6 e disponvel emhttp://www.abed.org.br/col/tutoriaead.pdf.

Para seu estudo, conte com meu apoio. Lembre-se da clebre frase de Ferno Capelo Gaivota: longe um lugar que no existe.

Um abrao.

COMUNICAO
Uma boa comunicao importante no apoio aos alunos no EAD. Inclui:

escutar responder manter contacto uso eficiente dos meios de comunicao.

Isto tem de ser acompanhado da capacidade de identificar potenciais barreiras comunicao, e de ver as questes sob a perspectiva dos alunos. A interao, especificamente a interao interpessoal, central em todas as principais teorias sobre o apoio ao aluno, porque a nica maneira de responder s necessidades dos alunos nos termos em que esses alunos desejam exprimir-se. (Thorpe, 2002)

As competncias de escuta so importantes, quer se esteja a ouvir a voz de um aluno ou a mensagem de um aluno numa comunicao por escrito. O tutor deve interpretar ambas as mensagens explcitas e implcitas. Por exemplo, um aluno que diz, 'No sei se estarei a usar esta frmula corretamente', poder estar explicitamente a pedir uma explicao para a frmula, e implicitamente a pedir que lhe confirmem que est dentro das suas capacidades. Voc pode confirmar que compreendeu a mensagem do aluno corretamente, interpretando-a, clarificando-a, e exprimindo-a novamente.

Depois poder responder a dois nveis:

questo explcita; veja uma breve explicao de como esta frmula aplicada'

mensagem implcita; Como j aplicou com xito os dois primeiros elementos, estou certo que agora j conseguir fazer o resto.

necessrio lidar com as questes dos alunos de uma forma atenta e construtiva. O contato deve ser regular e de apoio, de forma a que os alunos se sintam capazes de colocar questes que de outra forma poderiam pensar no ser 'suficientemente importantes' para serem colocadas ao tutor.

Essencialmente, qualquer contacto com os tutores parecia criar confiana e motivao, e funcionava regularmente como que uma espcie de verificao de rotina, em que eles podiam ficar tranqilos em como estavam a seguir na direo certa'. (Rickwood and Goodwin, 1997).

A convico intuitiva dos educadores do ensino distncia quanto importncia de os tutores manterem contacto com os alunos foi confirmada por uma pesquisa recente. Um estudo com alunos vulnerveis na Open University em Inglaterra revelou que os alunos que tinham sido contatados pelos seus tutores antes da data do seu primeiro trabalho tinham maiores probabilidades de receberem um A ou um B pelo trabalho (SSRG, 2002). Os alunos vulnerveis incluam: os que tinham entrado em estudos universitrios pela primeira vez os que tinham baixas habilitaes anteriores os que tinham desistido ou sido reprovados num curso os que tinham necessidades especiais os que se tinham matriculado tardiamente aqueles cujos tutores os tinham identificado como tendo problemas de estudo os que tinham recebido ajuda financeira, indicando dificuldades econmicas.

Os alunos neste estudo mostraram tambm que era importante que fosse o tutor a contat-los, no algum que no lhes fosse familiar ou ao curso. Seguem-se os comentrios de dois alunos:

O contato com o meu tutor foi-me muito til, dando-me incentivo e uma pessoa de verdade com quem falar.

Encontrando-me geograficamente muito distante do meu tutor, gostei que ele me tivesse contatado e perguntado sobre os meus progressos. Fiquei agradavelmente surpreendida, e senti--me confiante que quaisquer outras questes seriam tratadas com simpatia.

As tecnologias da comunicao so um instrumento de facilitao essencial para um tutor no EAD. A sua utilizao eficaz requer que os tutores do EAD compreendam os efeitos da distncia e da tecnologia de forma a poderem escolher o mtodo certo de fazer chegar a mensagem, e criarem as mensagens de forma a utilizarem a tecnologia da melhor forma. Por exemplo, muito melhor transmitir informaes detalhadas sob a forma impressa do que atravs do telefone, para que o aluno possa consultar a mensagem impressa mais tarde e no precise tentar tomar notas extensas durante uma conversa telefnica. Os meios mais utilizados para comunicar com os alunos para lhes dar apoio so os meios impressos, por telefone, e-mail, e por conferncia por computador. Contudo, se os alunos estiverem a utilizar uma tecnologia informtica pela primeira vez, ser melhor fornecer as instrues iniciais sob a forma impressa, para que no fiquem sem quaisquer meios de comunicao.

Reconhecer as potenciais barreiras comunicao poder ser difcil, porque as pistas de que existe uma barreira podero ser muito subtis ou difceis de interpretar, ou um aluno que enfrenta uma barreira s comunicaes poder simplesmente no entrar em contacto.

As barreiras comunicao podem ser causadas por: diferenas culturais entre aluno e tutor conhecimento incompleto da lngua de ensino diferenas de linguagem sutis, como dialeto ou coloquial. idia de os tutores serem inabordveis deficincia que impea os alunos de falar ou escrever fluentemente.

Se a sua instituio de ensino tiver especialistas que possam ajudar alunos com deficincias, poder ser til consult-los para o diagnstico e planejamento de um mtodo adequado.

COMPETNCIAS DE APOIO: MOTIVAO

NIDADE

Objetivos:

1) Identificar a motivao como suporte imprescindvel aos processos de ensinoaprendizagem da Ead. 2) Conceitualizar motivao, situando o ato de motivar alunos como tarefa constante de tutores.

COMPETNCIAS DE APOIO: MOTIVAO Nesta Unidade voc continuar o estudo sobre as competncias essenciais tutoria online, voltando-se, especificamente, motivao segunda competncia de apoio a ser detalhada.

O fragmento de texto utilizado no desenvolvimento da Unidade 9 corresponde pgina 47 do documento Tutoria no EaD: um manual para tutores, mencionado na abertura da Unidade 6 e disponvel emhttp://www.abed.org.br/col/tutoriaead.pdf.

MOTIVAO

Os professores de alunos adultos por vezes perguntam: Por que preciso motivar alunos que escolheram estudar?.

Promover a motivao uma competncia importante na tutoria, porque os alunos do EAD enfrentam muitos desafios, e podero precisar de um incentivo extra para enfrentar esses desafios.

A motivao, juntamente com as competncias de comunicao e de resoluo de problemas, pode incentivar os alunos a desenvolverem estratgias para enfrentar dificuldades que afetam a sua aprendizagem.

Alm de motivar o aluno a resolver problemas especficos, um bom tutor inclui mensagens de incentivo na sua comunicao com os alunos.

No quadro abaixo, seguindo o exemplo destacado em azul, insira dois conceitos de motivao pesquisados na web.

Conceito de motivao 1 Motivao o processo responsve l pela intensidad e, direo e persistnci a dos esforos de uma pessoa para o alcance de uma determina da meta. 2

Autor

Endereo eletrnico

Aurlio http://pt.wikipedia.org/wiki/Dicion%C3%A1rio_Aur%C3 Buarqu %A9lio e de Holand a Ferreir a

COMPETNCIAS DE APOIO: RESOLUO DE PROBLEMAS

NIDADE

10

Objetivo: Analisar a abrangncia da atuao da tutoria, no que diz respeito identificao e resoluo de problemas afetos sua rea de atuao.

COMPETNCIAS DE APOIO: RESOLUO DE PROBLEMAS Nesta Unidade voc continuar o estudo sobre as competncias essenciais tutoria on-line, voltando-se, especificamente, resoluo de problemas terceira competncia de apoio a ser detalhada.

O fragmento de texto utilizado no desenvolvimento da Unidade 10 corresponde s pginas 47 e 48 do documentoTutoria no EaD: um manual para tutores, mencionado na abertura da Unidade 6 e disponvel emhttp://www.abed.org.br/col/tutoriaead.pdf.

RESOLUO DE PROBLEMAS

As competncias de identificao e resoluo de problemas so essenciais. Incluem a capacidade de clarificar problemas identificar qual o tipo de ajuda que necessria determinar se o tutor pode e deve ajudar.

Os problemas que os tutores normalmente encontram incluem: problemas acadmicos; dificuldades em: - compreender o contedo do curso - fazer o trabalho do curso - dominar as competncias necessrias para a disciplina.

exigncias conflitantes de trabalho ou famlia, que podero fazer com que os estudantes, por vezes, no possam dedicar tempo ao estudo.

problemas de gesto do tempo; em contraste com a situao anterior, os alunos tm dificuldades em: - organizar o seu tempo - planejar um tempo de estudo - prever e trabalhar segundo prazos.

problemas pessoais, como seja um familiar doente ou a perda do emprego, que afectem a capacidade do aluno em se concentrar nos estudos.

Iremos abordar os problemas acadmicos, em maior detalhe, nas seces sobre a orientao e capacitao da aprendizagem. provvel que o tutor seja a primeira pessoa que o aluno contacta sobre um problema, ou a primeira pessoa a reconhecer que um problema existe. Voc no precisa de resolver todos os problemas, mas deve ajudar os alunos a obterem a ajuda de que necessitam. O seu papel ir depender dos recursos disponveis no seu contexto: poder ter de encaminhar alunos para um conselheiro acadmico, para um workshop de tcnicas de estudo ou de gesto de tempo, ou para um servio de aconselhamento. Os tutores precisam tambm de se comunicar com outro pessoal sobre trabalhos atrasados, pedidos de suspenso temporria dos estudos, etc.

Alguns problemas podero estar fora da sua rea de conhecimentos, ou das suas competncias como tutor, e um dos aspectos na resoluo de problemas voc decidir o que no deve fazer. Poder ser tentador dar ateno a um aluno que esteja nitidamente angustiado, mas, se o aluno estiver a enfrentar problemas pessoais, voc poder rapidamente ultrapassar as suas competncias. O aconselhamento uma funo especializada, e os alunos devem ser encaminhados para os recursos apropriados, se possvel. A mxima de um tutor experiente Quando o nosso sexto sentido nos diz que no devemos procurar resolver uma situao, provavelmente no o devemos fazer.

Outros tutores descreveram a resoluo de problemas como uma operao de salvamento: ajudando os alunos beira de desistirem dos seus estudos a encontrarem maneiras de gerirem o seu trabalho, planearem as suas atividades de aprendizagem ou lidarem com crises na aprendizagem.

- COMPETNCIA DE ORIENTAO DA APRENDIZAGEM

NIDADE

11

Objetivo: Analisar a abrangncia das competncias de orientao.

COMPETNCIA DE ORIENTAO DA APRENDIZAGEM Nesta Unidade voc estudar competncias pertinentes orientao da aprendizagem.

O fragmento de texto utilizado no desenvolvimento da Unidade 11 corresponde s pginas 48, 49 e 50 do

documento Tutoria no EaD: um manual para tutores, disponvel em http://www.abed.org.br/col/tutoriaead.pdf.

Lembre-se da recomendao que lhe foi feita na apresentao do Mdulo: voc dever atingir os objetivos previstos para cada Unidade. Atingir objetivos significa atingir metas, ou seja, garantir qualificao para o exerccio da tutoria.

Lembre-se, tambm, de que, na prova presencial, sempre cairo perguntas similares ao que foi trabalhado nos exerccios on-line e nas atividades reflexivas existentes nas Unidades.

Voc organizou seu tempo? Tem realizando todos os exerccios e atividades?

Bom estudo!

ORIENTAO DA APRENDIZAGEM

Orientao o termo que utilizamos quando nos referirmos as atividades que ajudem os alunos a compreender e a aplicar contedo. Segue-se um exemplo de como o trabalho de um tutor na orientao da aprendizagem influenciou um estudante:

As suas explicaes e comentrios foram muito claros para mim. A idia de trabalhar em sees menores e usar uma linguagem simples til no s para ser mais claro, como tambm para exprimir uma mensagem num idioma em que no se proficiente. A situao obriga-nos a encontrar a maneira mais curta de comunicar eficazmente. (Aluno no Writing Effectively para o UNHCR)

COMPETNCIAS ENVOLVIDAS NA ORIENTAO DA APRENDIZAGEM

usar conhecimentos do contedo para dar uma orientao dar feedback aos alunos no seu trabalho familiarizar os alunos com as convenes da disciplina

estabelecer elos de ligao resolver problemas acadmicos.

USAR O CONHECIMENTO DO CONTEDO PARA DAR ORIENTAO

Isto envolve ajudar os alunos a encontrar o seu sentido de orientao no contedo: fornecendo pistas que eles possam usar para organizarem as suas idias sugerindo fontes de informao adicionais ou alternativas apresentando maneiras diferentes de ver as questes.

DAR FEEDBACK AO TRABALHO DOS ALUNOS

Este ser provavelmente o aspecto mais visvel e que exige mais tempo na funo do tutor. O tutor precisa ser proficiente em: estabelecer e comunicar expectativas claras para o trabalho dos alunos identificar pontos, fortes e fracos, na maneira como os alunos elaboram o trabalho. identificar reas do contedo que eles tenham compreendido e reas que sejam menos claras para eles sugerir estratgias para consolidarem o que sabem e para melhorarem as suas proficincias.

Para dar um bom feedback aos alunos necessria uma boa proficincia na orientao e capacitao.

FAMILIARIZAR OS ALUNOS COM AS CONVENES DA DISCIPLINA Cada disciplina tem as suas prprias convenes. Por exemplo, os trabalhos escritos so apresentados de uma maneira diferente em Ingls e em Psicologia. Como tutor, voc poder estar to familiarizado com estas convenes, que elas so de importncia secundria para si, mas os alunos podero no as conhecer. O seu papel como tutor poder envolver, familiarizar os alunos

com:

a maneira como as idias so desenvolvidas e apresentadas na disciplina as estratgias de pesquisa, aceitveis e no aceitveis requisitos especficos de redao na sua rea.

ESTABELECER ELOS DE LIGAO

Muitos alunos querem estabelecer ligaes, compreender a relao entre segmentos de aprendizagem. Os alunos adultos se interessam, sobretudo, pelas implicaes e aplicaes daquilo que aprenderam. Os tutores podem ajudar os alunos a estabelecerem a ligao entre o contedo do curso e os seus objetivos de aprendizagem especficos, e a compreenderem potenciais aplicaes do contedo sua rea de interesses. Para o efeito, os tutores precisam de: conhecer os objetivos dos alunos e qual a sua aprendizagem anterior iniciar um dilogo com os alunos sobre as suas idias e perspectivas.

RESOLUO DE PROBLEMAS ACADMICOS O tutor precisa saber identificar problemas acadmicos que tragam dificuldades aos alunos, tais como: bases insuficientes na rea do contedo falta de acesso a recursos apropriados falta de conhecimento sobre como utilizar os recursos falta de conhecimentos numa rea especfica problemas com os materiais do curso.

Para resolver problemas acadmicos individuais, o tutor pode ajudar os alunos a: reconhecerem lacunas na sua aprendizagem

desenvolverem os conhecimentos base ou proficincias de que necessitam desenvolverem proficincias na localizao dos recursos apropriados ou a aprenderem a uslos.

Para problemas relacionados com os materiais do curso, o tutor pode: desenvolver recursos rectificativos que permitam aos alunos trabalhar com essa seo ou tpico recomendar alteraes aos materiais do curso.

COMPETNCIAS DE CAPACITAO DA APRENDIZAGEM

NIDADE

12

Objetivo: Identificar atribuies da tutoria, no que tange s competncias de capacitao da aprendizagem.

COMPETNCIAS DE CAPACITAO DA APRENDIZAGEM Nesta Unidade voc estudar competncias pertinentes capacitao da aprendizagem. O fragmento de texto utilizado no desenvolvimento da Unidade 12 corresponde pgina 51 do documento Tutoria no EaD: um manual para tutores, disponvel em http://www.abed.org.br/col/tutoriaead.pdf.

Bom estudo!

CAPACITAO DA APRENDIZAGEM

A capacitao da aprendizagem envolve ajudar os alunos a desenvolverem competncias de aprendizagem (gerais ou especficas da disciplina) e a aplicarem essas competncias adequadamente como indivduos ou em grupos. Um aluno descreve assim a sua experincia:

Eu apenas queria dizer que, tendo pouca experincia anterior no ensino distncia, dois meses depois de termos tido a nossa primeira aula estou a sentir-me muito mais vontade com a estrutura da classe. Estou a adquirir alicerces slidos nesta disciplina, e penso que irei continuar a consolidar os meus conhecimentos, tijolo-por-tijolo.

Sei que queria total autonomia na minha aprendizagem, mas agora sei que, antes de poder prosseguir com total autonomia, preciso de... estrutura. (Aluno da Universidade de Maryland/Oldenburg)

A capacitao da aprendizagem envolve: ajudar os alunos a desenvolverem as suas competncias na organizao de conceitos, a desenvolverem mapas mentais que lhes permitam estruturar a sua aprendizagem de uma maneira que faa sentido para eles.

ajudar os alunos a articularem as suas idias por escrito ou verbalmente, e a debaterem-nas produtivamente.

fomentar a capacidade dos alunos de atingirem objetivos de aprendizagem atravs de interaes como sejam projetos realizados em cooperao, ou o feedback de colegas

definir tpicos apropriados e estimulantes para debate entre os alunos, ajudando-os a centrarem-se no tpico, e fornecendo uma estrutura que desenvolva as suas competncias na gesto de debates.

moldar estratgias de aprendizagem eficazes para os alunos, mostrando mtodos alternativos para um tpico, tornando o processo de aprendizagem transparente, e fornecendo exemplos de caminhos diferentes para a aprendizagem.

resoluo de problemas, ajudando os alunos a identificarem e lidarem com mtodos de aprendizagem ineficientes, ou com dficits de competncia que dificultem a sua aprendizagem, como sejam competncias lingsticas ou matemticas.

COMPETNCIAS ADMINISTRATIVAS

NIDADE

13

Objetivo: Identificar as atribuies da tutoria, no que tange s competncias administrativas.

COMPETNCIAS ADMINISTRATIVAS Nesta Unidade voc estudar as competncias administrativas pertinentes tutoria. O fragmento de texto utilizado no desenvolvimento da Unidade 13 corresponde s pginas 52 e 53 do documento Tutoria no EaD: um manual para tutores, disponvel em http://www.abed.org.br/col/tutoriaead.pdf.

Bom estudo!

COMPETNCIAS ADMINISTRATIVAS

Depois de um aluno ter se matriculado, o tutor poder ser o seu principal contato com a instituio de ensino. Os tutores necessitam de competncias administrativas para gerirem o relacionamento entre os alunos e a instituio de ensino, e so responsveis perante ambos. Como diz um tutor, mesmo quando os tutores no podem resolver todos os problemas administrativos, eles podem incentivar os alunos a procurarem resolv-los.

Quando os alunos esto descontentes, por qualquer razo, com o servio prestado pelo Centro, eles acham que o tutor deve intervir para resolver o problema. Em muitos casos, o problema ultrapassa o controle da administrao no centro local. O meu papel ento pacificar os estudantes e incentiv-los a concentrarem-se em questes que lhes esto mais prximas... Cumprindo a parte deles do contrato de conclurem o curso com xito. (Claudia Drakes, UWI)

Em nome dos estudantes, os tutores usam as suas competncias administrativas para:

comunicao os tutores podero ser responsveis por assegurar que os alunos sejam informados sobre os prazos e procedimentos relativos a avaliaes, desistncia de cursos, requerimentos etc.

resoluo de problemas os tutores utilizam a sua familiaridade com os processos acadmicos e administrativos para ajudarem os alunos a entrarem em contato com a unidade ou a pessoa responsvel que pode ajudar a resolver problemas especficos. Os tutores podem tambm ter um papel a desempenhar em situaes envolvendo alunos individualmente, como sejam questes relacionadas com a integridade acadmica, plgio, etc.

planejamento os tutores muitas vezes esto em posio de ajudar os alunos a identificarem as suas necessidades de aprendizagem para alm do curso especfico, e a planejarem a forma mais apropriada de ir ao encontro das suas necessidades.

Os tutores utilizam tambm as suas competncias administrativas em nome da instituio de ensino, para:

gerir e transmitir informaes dos alunos, manuteno de registros, comunicao de notas, e assegurar que as informaes sobre os alunos so transmitidas pessoa certa na altura certa.

manter standards de prticas, assegurando a familiarizao dos alunos com as

prticas acadmicas, e identificando qualquer possvel violao dos standards acadmicos, de uma forma que seja justa para todos a quem diz respeito.

COMPETNCIAS ESSENCIAIS TUTORIA ON-LINE: RECAPITULAO

NIDADE

14

Objetivo: Sistematizar estudos relativos tutoria on-line, fixando contedos programticos trabalhados nas 08 ltimas Unidades.

COMPETNCIAS ESSENCIAIS TUTORIA ON-LINE: RECAPITULAO Nesta unidade vamos trabalhar com exerccios de recapitulao, pertinentes aos contedos trabalhados nas Unidades 06, 07, 08, 09, 10, 11,12 e 13.

Ao realizar os exerccios, voc far uma sntese reflexiva sobre o conjunto de competncias que dever dominar, para assumir a responsabilidade social de uma tutoria on-line. Far, tambm, uma sistematizao de estudos, aprimorando seu processo de ensino-aprendizagem.

Antes de realizar os exerccios, releia, em seqncia, os fragmentos de textos disponibilizados da Unidade 06 at a Unidade 13. Depois, realize os exerccios, mediante consulta aos referidos textos.

Bons exerccios!

COMUNICAO EM EaD: MODALIDADES SNCRONA E ASSNCRONA

NIDADE

15

Objetivo:Analisar aspectos relativos utilizao das modalidades sncrona e assncrona na comunicao online.

COMUNICAO EM EaD: MODALIDADES SNCRONA E ASSNCRONA Nesta unidade voc estudar as modalidades sncrona e assncrona de comunicao, tendo por base o texto de Reynaldo Pires da Silva, denominado Uso das ferramentas sncronas e assncronas nos cursos a distncia,disponvel no endereo http://www.ccuec.unicamp.br/ead/index_html?foco2=Publicacoes/78095/392385&focomenu=Publicacoes.

Bom estudo!

Uso das ferramentas sncronas e assncronas nos cursos a distncia.

Ao utilizarmos LMS (Learning Management System), tambm conhecido como AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem), encontramos duas formas de comunicao para promover e desenvolver a interao e a interatividade entre professores-alunos, alunosprofessores e alunos-alunos. So elas as formas SNCRONA e ASSNCRONA. As pessoas que no possuem experincia na construo de cursos que utilizam os recursos de EAD (Educao a Distncia) podem encontrar dificuldades na escolha da forma de comunicao mais adequada a ser utilizada em seu projeto de curso. Esse boletim tem o objetivo de promover uma reflexo sobre as caractersticas de cada uma dessas formas de comunicao e sua condio de uso. A forma SNCRONA pode ser entendida como o modo de comunicao que ocorre em tempo real (On-line), as partes se comunicam de modo instantneo. Nela ocorre a sensao de agilidade no desenvolvimento dos trabalhos provocado, em parte, pelas caractersticas desse tipo de comunicao. A forma ASSNCRONA pode ser entendida como a forma de interao que est desconectada do tempo e do espao. O aluno e professor podem manter relacionamento na medida em que tenham tempo disponvel, criando uma situao mais confortvel em relao s disponibilidades e necessidades do curso.

O nvel de sucesso da interao ou de interatividade que acontecer no curso depender da escolha que fizermos entre essas duas formas de comunicao. Nas duas encontraremos vantagens e desvantagens, porm as vantagens iro sempre superar as desvantagens se a utilizao for feita de forma adequada, harmnica e complementar no mbito de um projeto educacional que envolva os recursos de educao a distncia. FORMA SNCRONA Na interao sncrona (em tempo real), encontramos um fomento ao entrosamento entre os participantes do curso, evidenciando a formao de comunidade. Tambm se observa certa facilidade no processo de aprendizagem, melhorando a relao entre os participantes. O chat (Sala de Bate Papo) um exemplo clssico de comunicao sncrona e utilizado nos cursos que so ministrados na modalidade a distncia. recomendvel que na sesso de chat seja definido um tema especfico como eixo das discusses para que no sejam levantados assuntos muito polmicos e sem uma relao direta com os objetivos propostos, causando inadequao de uso dessa ferramenta em relao a um determinado curso. Algumas caractersticas da comunicao sncrona so: Comunicao espontnea; Resposta espontnea; Motivao Evidencia a sinergia dos trabalhos individuais e em grupo e encoraja os estudantes a criarem e continuarem seus estudos; Presena Fortalece o sentimento de comunidade. Wegerif (1998) afirma que para criar uma comunidade de aprendizagem na qual uns possam aprender com os outros, compartilhando idias e recursos, preciso que cada participante cruze a fronteira de comunidade, sentindo-se parte dela e, consequentemente, contribuindo no processo educacional. Feedback O rpido retorno fomenta o desenvolvimento das atividades em especial as atividades em grupo; Ritmo ajuda os alunos a serem criativos. FORMA ASSNCRONA Na comunicao assncrona acontece uma condio especial onde o aluno pode a qualquer tempo, respeitado o cronograma do curso, acessar o material didtico com uma interatividade descompromissada com o On-line. Essa forma de comunicao compartilha com os alunos a responsabilidade de administrar o tempo de participao nas atividades propostas para o curso. preciso ter disciplina e uma

agenda bem equacionada. Algumas caractersticas da comunicao assncrona so: Flexibilidade acesso ao material didtico em qualquer lugar e a qualquer hora; Tempo para reflexo O tempo poder ser otimizado para a reflexo sobre o material didtico proposto, tempo para ter idias e preparar os retornos, verificar as referncias bibliogrficas e possibilidade de acesso ao material quantas vezes for necessrio; Facilidade de estudo Possibilita a administrao dos estudos de forma a aproveitar todas as oportunidades de tempo, seja no trabalho ou em casa, podendo ocorrer a integrao de idias e discusso sobre o curso em fruns especficos. Como exemplo de comunicao ASSNCRONA podemos citar os fruns de discusso, ferramenta disponvel em grande nmero de LMS/AVAS, no qual os assuntos polmicos podem ser inseridos para que produzam resultados satisfatrios, sem um compromisso direto com o tempo e espao. recomendvel ao professor observar na comunicao assncrona: No deixar nenhuma atividade sem resposta Dimensionar o nmero de formadores e de acordo com o nmero de alunos para evitar que trabalhos postados no ambiente fiquem sem anlise e retorno o que poderia transformar-se em desestmulos; Estmulos aos alunos relevante que haja um controle quanto aos estmulos aos alunos em relao ao desenvolvimento das atividades, isso significa controle efetivo sobre os nveis de participao (sncrono e assncrono). possvel estimular a criao de uma comunidade entre os alunos para o desenvolvimento das atividades no sentido de tecerem comentrios significativos nas atividades postadas pelos colegas de turma; Evitar respostas superficiais Os tutores precisam ficar atentos s respostas superficiais do tipo muito bem ou gostei muito do seu trabalho, por outro lado importante para o aluno receber crticas construtivas sobre o desenvolvimento das atividades propostas e deve-se estimular com questionamentos pertinentes a essas atividades; Articulao do material didtico Analisar a capacidade de recursos disponveis para dimensionar o curso em relao ao seu projeto pedaggico, evitando contrapontos que podero causar desestmulos prejudiciais ao andamento dos trabalhos. Consideraes finais: Ao desenharmos um curso a distncia temos que levar em conta os dois tipos de comunicao (Sncrona e Assncrona). A seleo de uso depender das necessidades levantadas no projeto pedaggico do curso, deve-se evitar o uso indiscriminado de um ou de outro. Como dissemos anteriormente, ambos possuem vantagens e desvantagens. A combinao entre esses dois modos de comunicao baseado na necessidade e com um balanceamento adequado que determinar o sucesso ou fracasso de um curso.

Referncias bibliogrficas: 1. OEIRAS, Janne; ROCHA, Helosa. Aspectos Sociais em Design de Ambientes Colaborativos de Aprendizagem. Disponvel em http://teleduc.nied.unicamp.br/pagina/publicacoes/3_joeiras_infouni2001.pdf Acesso em: 07 de Dezembro de 2007. 2. The Encyclopedia of Educational Technology; http://coe.sdsu.edu/eet/ - Acesso em: 07 de Dezembro de 2007.

COMUNICAO EM EaD: MODALIDADES SNCRONA E ASSNCRONA

NIDADE

16

Objetivo: Sistematizar estudos relativos tutoria on-line, fixando contedo programtico trabalhado na Unidade 15.

COMUNICAO EM EaD: MODALIDADES SNCRONA E ASSNCRONA

Nesta unidade voc continuar o estudo sobre as modalidades sncrona e assncrona de comunicao. Ir fazer exerccios voltados fixao de conhecimentos trabalhados na Unidade 15, por intermdio do texto Uso das ferramentas sncronas e assncronas nos cursos a distncia, escrito por Reynaldo Pires da Silva e disponvel no endereo eletrnico http://www.ccuec.unicamp.br/ead/index_html?foco2=Publicacoes/78095/392385&focomenu=Public acoes. Portanto, antes de realizar os exerccios, releia o texto acima mencionado, referente Unidade 15.

Bom estudo!

EaD E SISTEMA TUTORIAL

NIDADE

17

Objetivo: Estabelecer relaes entre a qualidade da educao a distncia e o desenvolvimento de sistemas tutoriais adequados e eficazes.

EaD E SISTEMA TUTORIAL

Nesta Unidade voc ir contextualizar a atuao da tutoria. A idia a de lev-lo/la a perceber a interdependncia entre o xito da ao tutorial e o adequado funcionamento de sistemas tutoriais. Nos processos de ensino-aprendizagem de EaD, as estratgias pedaggicas (propostas de ensinoaprendizagem) precisam ter sintonia com as estratgias tecnolgicas e vice-versa. A princpio, trs fatores tornam-se indispensveis veiculao de cursos distncia de qualidade: 1) a proposta pedaggica; 2) a infra-estrutura tecnolgica; e 3) a infra estrutura-fsica. Portanto, ao escolher instituituies para atuar, busque diagnosticar as caractersticas do sistema tutorial do qual far parte. O fragmento de texto a ser utilizado no desenvolvimento da Unidade 17 corresponde s pginas 01 a 04 do artigo intitulado Tutoria na educao a distncia, de Carlos Alberto de Souza; Fernando Jos Spanhol; Jeane Cristina de Oliveira Limas; e Marlei Pereira Cassol, disponvel em http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/088-TC-C2.htm

Bom estudo!

EaD e o sistema tutorial Na modalidade de Educao a Distncia existem trs elementos fundamentais em interao: aluno, material didtico e professor. A experincia com EaD, independente da concepo de educao adotada e das ferramentas didticas utilizadas (televiso, rdio, internet, material impresso), tem demonstrado que o sistema tutorial cada vez mais indispensvel ao desenvolvimento de aulas a distncia. Nesse processo, cabe ao tutor acompanhar as atividades discentes, motivar a aprendizagem, orientar e proporcionar ao aluno condies de uma aprendizagem autnoma. A Educao a Distncia, importante observar, pressupe um sistema de transmisso e estratgias pedaggicas adequadas s diferentes tecnologias utilizadas. A estratgia didtica da Educao a Distncia, de acordo com Brande (1993) significa a escolha dos mtodos e meios instrucionais estruturados para produzir um aprendizado efetivo. No deve merecer ateno apenas o contedo do curso, mas tambm decises sobre o suporte ao aluno, acesso e escolha

dos meios. As formas como o tutor e o aluno se comunicam e interagem depender do esquema de aprendizado a ser usado. O autor revela ainda trs fatores indispensveis para que a Educao a Distncia acontea: o modelo de aprendizagem, a infra-estrutura tecnolgica e infra-estrutura fsica propiciada pelo setor. Qualquer estratgia, para atingir suas finalidades deve disponibilizar e gerenciar os conhecimentos de forma crtica, priorizando a educao para trabalhar os contedos de forma significativa, criando todas as condies formao de indivduos gestores da informao. A escola ainda no esclareceu as dvidas que possui sobre a utilizao da tecnologia como fator fundamental para melhorar o desempenho dos alunos, ou at aprimorar a qualidade da educao. A qualificao do corpo docente continua sendo sempre a primeira prioridade. A utilizao das tecnologias como recurso didtico trouxe tona uma srie de desafios tais como: a seleo dos diferentes tipos de textos elaborados e/ ou produzidos para um curso de EaD, a articulao dos ncleos temticos, interdisciplinaridade, coordenao didtico-pedaggica, renovao metodolgica dos docentes, fundamentos tericos de aprendizagem e do processo de avaliao. possvel encontrar classificaes relativas a EaD em que so utilizados critrios similares aos das tecnologias, cuja viso de homem est posta numa concepo linear de mundo. Segundo Aparici (1999, p. 3), tanto a informtica como os sistemas tecnolgicos de comunicao podem proporcionar a igualdade de oportunidades para promover a cidadania. A crise da sociedade contempornea exige que os pases em desenvolvimento, como o caso do Brasil, no se limitem a apenas lutar de forma racional e estratgica contra a pobreza, mas direcionem seus investimentos em polticas de educao, at para resgatar a dvida social, acumulada ao longo da histria. A dcada de 90 trouxe tona um novo modelo cultural, em que o saber passa a desempenhar papel relevante. Da a relevncia de os profissionais da educao serem formados numa perspectiva de superao da sociedade que est posta, evidenciando a necessidade de reviso nas concepes de ensino e de educao, nos procedimentos, nos modelos de gesto e de aes. Revises estas que passam, sobretudo, pela compreenso do relacionamento orgnico entre as universidades e instituies quase milenares e a sociedade. No campo da tecnologia educacional, a abordagem do processamento da informao tem sido usada especificamente na pesquisa sobre meios educacionais. A comunicao docente/discente no ensino aberto e a distncia exige dos professores novos esquemas mentais e novas concepes acerca do saber que envolve dilogos constantes, intercmbios singulares, criatividade e disponibilidade para investigao, indispensveis ao cumprimento do compromisso real com as polticas democrticas e de eqidade social. Para dar conta deste compromisso, a universidade precisa ser constantemente lugar de produo do saber, fato este que requer tambm tempo de reflexo crtica, j que o ncleo de qualidade da vida acadmica se diferencia pela produo prpria/coletiva e crtica, num contexto pluralista e democrtico. Na sociedade atual, sob o primado de saberes que continuamente se superam e se reconstroem, no mais possvel pensar a educao como mero repasse de conhecimentos, seguindo uma tradio cultural. Pensar novas formas de educao exige que ultrapassemos a idia de que ela no seja apenas um meio ou uma modalidade, mas uma possibilidade de ressignificao da educao em face das necessidades do mundo global, observa Neder (1999). Estas inovaes esto exigindo assim uma mudana importante no papel do professor e uma formao especfica

nesse sentido. Para Rodriguez (1997), necessrio rever as dimenses: educativa, tecnolgica e comunicativa, em relao ao papel e ao protagonismo que assumem os professores implicados na organizao do trabalho pedaggico. preciso insistir na idia de que as multimdias no transformam o trabalho docente, elas apenas expressam com grande impacto os novos cenrios da sociedade contempornea e permitem um armazenamento enorme de informao, por meio de novas linguagens. Dessa forma, a educao a distncia deve ser assumida como uma das utopias da educao para desenvolver as sociedades de nosso continente e superar os imperativos da cultura de consumo. Estas questes sublinham a importncia da atuao docente em EaD, em que o perfil do profissional de educao deve conter competncias bem mais complexas, tais como: Saber lidar com os ritmos individuais diferentes dos alunos; Apropriar-se de tcnicas novas de elaborao do material didtico impresso e do produzido por meios eletrnicos; Dominar tcnicas e instrumentos de avaliao, trabalhando em ambientes diversos daqueles j existentes no sistema presencial de educao. Ter habilidades de investigao; Utilizar tcnicas variadas de investigao e propor esquemas mentais para criar uma nova cultura, indagadora e plena em procedimentos de criatividade. Diante desses novos paradigmas que devem ser postos os questionamentos das instituies educacionais, suas polmicas e preocupaes sobre EaD. Os educadores que pretendem lutar contra a excluso social devem preocupar-se em adquirir uma nova cultura educacional, atualizando-se no uso de tecnologias de informao e comunicao, pois, nesse novo modelo, o professor continuamente chamado a estabelecer mltiplas interaes. Algumas escolas j vm desenvolvendo esse trabalho social com sucesso, investindo em equipamentos, na formao docente e em processo de gesto educacional inovador. Este deve envolver uma equipe multidisciplinar, administradores, professores, pesquisadores, tutores, monitores e profissionais da rea tcnica. Para que ganhem credibilidade no contexto social em que esto inseridas, vrias universidades esto apostando firmemente na qualificao profissional, por meio de curso de aperfeioamento e de formao continuada, como o caso da Universidade do Vale do Itaja (Univali) que, desde 1998, vem trabalhando com Educao a Distncia, hoje organizada em um departamento especfico. Um investimento necessrio a qualquer instituio que busca desenvolver EaD, a criao de sistemas tutoriais realmente eficazes, apropriados a apoiar e promover o crescimento do aluno em cada uma das etapas do processo de ensino. A figura de destaque, responsvel pelo bom andamento das atividades, o tutor, profissional que assume a misso de articulao de todo o sistema de ensino-aprendizagem, quer na modalidade semipresencial ou a distncia. Segundo Ferreira e Rezende (2004), o tutor deve acompanhar, motivar, orientar e estimular a aprendizagem autnoma do aluno, utilizando-se de metodologias e meios adequados para

facilitar a aprendizagem. Atravs de dilogos, de confrontos, da discusso entre diferentes pontos de vista, das diversificaes culturais e/ou regionais e do respeito entre formas prprias de se ver e de se postar frente aos conhecimentos, o tutor assume funo estratgica. E, estrategicamente, esse setor tem como finalidade resolver os rudos de comunicao e os problemas que surgem ao longo do processo de ensino, procurando resolv-los e, ao mesmo tempo, realizando a articulao e desenvolvendo aes para aperfeioar o sistema de EaD, que deve ser alvo de constantes reflexes.

O QUE SER TUTOR

NIDADE

18

Objetivo: 1) Analisar aspectos histricos que influenciaram na significao e ressignificao do termo tutor. 2) Identificar semelhanas e diferenas relativas ao papel de professores que atuam na educao presencial e na EaD.

O QUE SER TUTOR

Nesta Unidade voc estudar aspectos histricos da EaD, no que tange significao e ressignificao do termo tutor e delimitao do papel do professor-tutor.

O fragmento de texto que ser utilizado na Unidade 18 corresponde s pginas 29, 30, 31, 32 e 33 da tese de doutorado de Camila Costa Torres, A educao a distncia e o papel do tutor: contribuies da ergonomia, disponvel, na ntegra, em http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2319.

Bom estudo!

O que ser tutor

Na literatura voltada para a rea de educao, tem-se buscado compreender as propostas de EaD e tentado esclarecer o papel da EaD na educao, sua importncia e sua relao com a educao presencial, pontos semelhantes e diferentes. Particularmente, necessrio ressaltar a discusso acerca do papel do tutor, abordada por diversos autores (Emerenciano, Sousa e Freitas, 2001; Litwin, 2001; Maggio, 2001; Arredondo, 2003; Balb, 2003; Martins, 2003; Munhoz, 2003; Nova e Alves, 2003; Pedrosa, 2003; Nepomuceno, Salles e Pan, 2004; Gonzles, 2005; Belloni, 2006). De uma maneira geral, discute-se o papel do tutor na EaD visto que h uma diversidade terminolgica e funcional em torno deste personagem (Arredondo, 2003). Por vezes, o termo tutor tem sido utilizado de forma indiscriminada, considerando-se mais a origem do termo do que, de fato, as caractersticas e o papel desempenhado pelos tutores na EaD (Emerenciano, Sousa e Freitas, 2001). A palavra tutor, oriunda do latim tutoris, significa aquele que defende, que preserva, que sustenta, que socorre (Pedrosa, 2003), aquele que ampara, protege, dirige ou tutela algum. Contudo, os estudos sobre o papel do tutor na EaD tm mostrado a necessidade de uma ressignificao do termo, propondo que o trabalho desenvolvido pelos tutores na EaD , de fato, o trabalho de um professor e educador (Emerenciano, Sousa e Freitas, 2001). relevante esclarecer as semelhanas e diferenas do papel dos professores nas duas modalidades de educao (presencial e a distncia), para evitar problemas na estruturao dos cursos a distncia, para se evitar uma possvel desvalorizao do trabalho do professor na EaD e para que o prprio professor-tutor tenha conscincia do seu papel e de suas funes. O delineamento mais preciso do papel de tutor pode favorecer as instituies que promovem a EaD, na medida em que define as atribuies e os parmetros do cargo, fornecendo subsdios para diversas prticas de Recursos Humanos, como seleo, treinamento, avaliao de desempenho, definio de salrios, entre outras. Com base na definio do cargo, a instituio poder elaborar suas polticas e prticas para administr-lo (Bohlander, Snell e Sherman, 2003). Resgatando um pouco as origens da EaD, Litwin (2001) aponta que no final do sculo XIX, nos EUA e na Europa, instituies particulares ofereciam cursos por correspondncia, destinados ao ensino de temas e problemas vinculados a ofcios profissionais. De acordo com Peters (2006), na EaD por correspondncia tem-se o docente que escreve cartas e o discente que l cartas, investindo-se numa relao dialgica escrita, na qual a reciprocidade e o tom pessoal so caractersticas marcantes. Um dos principais objetivos deste modelo de EaD vencer o sentimento de isolamento dos discentes por meio dos contatos escritos com os docentes. Outro modelo que tinha como proposta diminuir a distncia entre docentes e discentes foi o modelo da conversao, no qual o texto didtico era apresentado na forma de uma conversao elaborada por escrito. uma forma de ensinar a estudar que exige dos participantes a capacidade de imaginar o

outro na conversa. Neste modelo predominava uma linguagem clara, contudo coloquial, um estilo pessoal de se reportar ao discente e certo apelo emocional do docente para o discente. A conversa deveria aconselhar os estudantes e motiv-los a emitirem suas opinies e juzos (Peters, 2006). Estes dois modelos de EaD enfatizavam a importncia do vinculo entre docentes e discentes, principalmente visando a diminuio da distncia e o isolamento dos estudantes. E, em ambos os casos, a proposta era a relao dialgica, permeada por relaes informais, de cunho mais pessoal e voltada para a motivao do estudante. Um terceiro modelo apontado por Peters (2006) era o modelo professoral, que guardava a semelhana de buscar minimizar a distncia entre docentes e discentes. Todavia, neste modelo, os docentes transferiam para o texto suas habilidades e o texto deveria exercer as funes didticas docentes, como o direcionamento dos estudantes, o estmulo, a definio de objetivos, a exposio dos contedos, o aconselhamento de como estudar, enfim, as funes esperadas dos docentes. Neste caso, o texto didtico se revelava auto-instrutivo, usava a linguagem formal e exigia do estudante uma postura mais ativa na interao com o texto. Peters (2006) apresenta tambm o modelo tutorial, que preservava, em parte, a essncia da tutoria em sua acepo tradicional, visto que os tutores no eram docentes, mas sim conselheiros, companheiros dos estudantes, cuja funo era a de assessor-los em questes gerais, estabelecendo uma relao pessoal com eles. Peters (2006) acrescenta que, em alguns casos, associou-se tambm ao conceito de tutor, a imagem de algum que d assistncia no estudo, mas, de toda forma, o estudo era norteado pelos textos didticos e cabia ao tutor dar conselhos a respeito da apropriao do material e motivar os estudantes tanto a lerem as propostas dos textos didticos, quanto a aplicarem e desenvolverem as proposies apresentadas. Nota-se nos modelos de EaD uma busca constante por minimizar as distncias entre docentes e discentes e a tentativa de faz-lo por meio dos textos didticos, transferindo para eles as funes dos docentes. Contudo, o uso apenas de textos didticos parece no garantir o engajamento dos estudantes. Da o fato de vrios autores (Emerenciano, Sousa e Freitas, 2001; Litwin, 2001; Maggio, 2001; Arredondo, 2003; Balb, 2003; Martins, 2003; Munhoz, 2003; Nova e Alves, 2003; Pedrosa, 2003; Nepomuceno, Salles e Pan, 2004; Gonzalez, 2005; Belloni, 2006) indagarem o que de fato compete ao tutor, buscando levantar suas funes e tentando definir se o trabalho do tutor da mesma natureza do trabalho do docente. Peters (2006) aponta as diferenas da EaD com relao educao presencial e resgata na histria da EaD os diversos modelos que alm de difundirem conhecimentos, buscaram tambm minimizar a distncia entre docentes e discentes, deixando claro que no h com excluir o docente do processo ensino-aprendizagem. Seja embutido nos textos didticos, seja em outras formas de interao, o docente permanece presente. A EaD e suas propostas metodolgicas no excluem o docente e suas funes na educao. Emerenciano, Sousa e Freitas (2001), Arredondo, 2003; Martins, 2003; Pedrosa, 2003; Gonzalez, 2005; Belloni, 2006) defendem que o trabalho do tutor, apesar de apresentar suas peculiaridades, guarda em si a essncia do papel do professor, o papel do orientador do desenvolvimento, de parceiro na construo do conhecimento, um papel coadjuvante na formao do estudante. Esses autores optam, inclusive, por chamar o tutor de professor-tutor.

importante ressaltar que cada curso a distncia projetado de forma particular, o que no permite afirmar que o papel do tutor ser sempre semelhante ao papel do professor, mas tambm no permite generalizar o oposto, de que os tutores no exercem o papel dos docentes. Maggio (2001) aponta que entre as questes mais debatidas na EaD, encontra-se o papel do tutor. Segundo a autora, so comuns dvidas a respeito do que significa ser tutor, de quais so os alcances de suas tarefas, de qual a especificidade de seu papel, de como formar um bom tutor. O uso do termo tutor, no facilita o esclarecimento destas dvidas, na verdade, vrios autores se remetem origem do termo e verificam que na EaD os professores que atuam como tutores exercem funes que vo alm da tutoria em sua acepo tradicional (Emerenciano, Sousa e Freitas, 2001; Maggio, 2001; Nova e Alves, 2003; Martins, 2003; Pedrosa, 2003; Machado e Machado, 2004). Emerenciano, Sousa e Freitas (2001) sugerem a necessidade de se realizar uma ressignificao do termo tutor, que, como j foi apresentado, evoca originalmente, a idia daquele que ampara, protege, defende, dirige ou tutela algum. Os autores defendem que, na EaD, ser tutor significa ser professor e educador, visto que o processo de tutoria exige uma orientao educativa relacionada aos contedos, considerando as necessidades dos estudantes, alm da habilidade de estimular e envolver os alunos nas atividades. Todavia, um equivoco tambm, acreditar que a prtica dos professores-tutores idntica prtica dos professores na sala de aula. Nova e Alves (2003), assim como Peters (2006), criticam tanto aqueles que julgam o trabalho do professor na EaD, como a simples ao de tutelar algum, quanto aqueles que reproduzem as prticas da educao convencional nos ambientes da EaD, esquecendo-se das peculiaridades desses ambientes. Martins (2003) constata que o professor-tutor tem um papel fundamental nos cursos a distncia, visto que ele o responsvel por garantir a inter-relao personalizada e contnua dos estudantes com o sistema. Essa ao viabiliza a articulao necessria entre os elementos do processo educativo e a consecuo dos objetivos propostos.

- O QUE SER TUTOR

NIDADE

19

Objetivos: 1) Analisar aspectos histricos que influenciaram na significao e ressignificao do termo tutor. 2) Identificar semelhanas e diferenas relativas ao papel de professores que atuam na educao presencial e na EaD.

O QUE SER TUTOR

Nesta Unidade voc continuar o estudo sobre aspectos histricos da EaD, iniciado na Unidade 18. Ir realizar um estudo dirigido, voltado sistematizao de informaes constantes do fragmento da tese de doutorado de Camila Costa Torres, disponvel em http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2319.

Bom estudo!

QUALIDADES ESSENCIAIS TUTORIA

NIDADE

20

Objetivo: Sintetizar qualidades pertinentes tutoria on-line, analisando os efeitos de tais qualidades

para o exerccio da profisso.

QUALIDADES ESSENCIAIS TUTORIA

Nesta Unidade voc ir refletir sobre qualidades essenciais tutoria on-line, alm de rever, sob nova abordagem, as funes tutoriais. Para isso, dever apropriar-se do contedo do artigo denominado Um sistema tutor inteligente para um ambiente virtual de ensino-aprendizagem, de autoria de Demetrius Ribeiro Lima e Marta Costa Rosatelli, disponvel emhttp://www2.ilog.com.br/docs/Artigo_STI.pdf. http://www.webensino.com.br/pdf/Artigo_STI.pdf Inicialmente, ter acesso parte denominada Tutoria em EAD que consta abaixo e foi extrada das pginas 02, 03, 04 e 05 do referido texto.

Posteriormente, dever navegar no endereo acima indicado, para acessar e ler, na ntegra, o artigo Um sistema tutor inteligente para um ambiente virtual de ensino-aprendizagem.

Bom estudo!

Tutoria em EAD

A Educao Distncia (EAD) surge como uma modalidade para superar as limitaes do ensino presencial, trazendo vantagens na medida em que rompe com limitaes espaciais e geogrficas, diminui o custo por aluno, atende a populao diversificada, rene pessoas de locais e com ocupaes diferentes, preconiza o respeito ao ritmo pessoal de aprendizagem e desenvolve a autodisciplina de estudo.

(...) la emergencia de la educacin a distancia reepresent uma importante transformacin de los sistemas de enseanza al uso hasta esos momentos. Nadie parece que ponga hoy em duda que las soluciones tecnolgicas adoptadas por esta modalidad educativa han logrado desmultiplicar la actuacin pedaggica de los professores, contribuyendo no slo a generaliza el acesso a la educacin superior, sino tambin a diversificar la oferta formativa em correspponddencia com las nuevas y crecientes demandas que han surgido ante la plena

plena implantacin de la educain continua. (Rodrigues, 1999)

A EAD pode ser definida como um processo de ensino-aprendizagem que no exige a presena fsica do professor, estando os alunos sob a superviso contnua e imediata de um tutor. Por no exigir a presena fsica do professor, necessria a utilizao de meios tecnolgicos para possibilitar a comunicao entre os agentes do processo, assim como recursos auto-instrucionais para viabilizar a aprendizagem. Para complementar este material, pode-se utilizar formas de comunicao como programas televisivos, pginas na internet, ligaes telefnicas, entre outras. Alm disso, desejvel que os cursos de formao a distncia sejam baseados em atividades socialmente interativas, papel cumprido pelas mdias que sustentam a comunicao, alm do material auto- instrucional.

(...) um dos aspectos essenciais da EAD que a circulao do saber e a transmisso de informaes constituem um processo de comunicao, graas ao qual tanto educadores como educandos conseguem dar sentido significado) aos contedos do currculo.(Gutierrez e Prieto, 1994).

A EAD pode envolver estudos presenciais, mas para atingir seus objetivos necessita implementar e/ou reforar a interao predominantemente a distncia. O desenvolvimento da capacidade de estudar de forma autnoma um dos princpios bsicos da EAD. Para facilitar o estudo autnomo, os sistemas em EAD desenvolvem materiais e recursos didticos que possibilitem ao aluno que estude sozinho. No entanto, a EAD no pode ser resumida em material didtico, um aluno que estuda independentemente e uma avaliao. preciso englobar tambm discusses, dvidas e respostas, conversas, ou seja, necessrio a interatividade que pode ser viabilizada por tecnologias de informao e comunicao. A EAD precisa ter como caracterstica a participao ativa dos agentes, apesar da distncia.

As modalidades de EAD podem utilizar ou no sistema tutorial, dependendo das necessidades, estrutura, recursos, entre outros fatores. Nos melhores cursos a distncia existentes no mercado, como o curso de Pedagogia da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), cursos de ps-graduao do LED (Laboratrio de Ensino a Distncia) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), curso IPGN (Iniciando Pequeno Grande Negcio) do Sebrae, entre outros, o tutor se apresenta como ponto chave do aprendizado efetivo do aluno. O tutor atua de forma direta com o aluno, se relacionando com o mesmo tanto presencialmente como atravs de suporte de comunicao. O exerccio da funo de tutor requer qualidades como: A. Possuir atitude crtica e criativa no desenvolvimento de suas atribuies,

B. capacidade de estimular a resoluo de problemas, C. possibilitar aos alunos uma aprendizagem dinmica, D. ser capaz de abrir caminhos para a expresso e a comunicao, E. fundamentar-se na produo de conhecimentos, F. apresentar atitude pesquisadora, G. possuir uma clara concepo de aprendizagem, H. estabelecer relaes empticas com seus interlocutores, I. capacidade de inovao, J. facilitar a construo de conhecimentos.
a assessoria pedaggica no consiste em transmitir certezas, mas em partilhar sentido. (Gutierrez e Prieto, 1994).

A funo tutorial desempenha um importante papel na educao distncia. O tutor est mais prximo do aluno guiando, orientando e estimulando a aprendizagem, podendo auxiliar desde as metodologias de estudo ou trabalho como tambm na indicao de bibliografias. O tutor pode ser considerado o centro das relaes, pois ele media tanto a interao do professor com o aluno, como do aluno com o material didtico.

As funes do tutor como facilitador e mediador da aprendizagem consistem em: - ajudar o aluno a aprender a aprender; - familiarizar o aluno com a metodologia do curso e o material didtico; - orientar os alunos em seus estudos; - auxiliar o aluno no planejamento do seu estudo; - ajudar o aluno a superar dificuldades, orientando-o na resoluo de dvidas, em consultas individuais ou em grupos; - participar da evoluo contnua do aluno; - aplicar e proceder as avaliaes, junto com o professor da disciplina;

- motivar o aluno para que ele seja o protagonista de seu aprendizado; - estimular atitudes positivas em relao ao estudo; - participar da avaliao do curso ou programa quanto a metodologia, a orientao acadmica e o material didtico. Auxiliar ao estudante a aprender a aprender constitui uma importante funo do tutor e preciso que seja dada nfase em despertar e impulsionar a motivao para o estudo. Para isso os tutores precisam estar em contato com os alunos, compartilhando das expectativas e dvidas, ou seja, preciso criar um vnculo tutor-aluno afim de se obter o crescimento intelectual do aluno. O tutor apresenta-se como elemento chave, dinmico e essencial na harmonizao de todo processo ensino-aprendizagem. Por isso preciso desenvolver metodologias associadas a tecnologias que viabilizem maior interao uma vez que este um elemento imprescindvel para facilitar a comunicao, a compreenso e o dilogo com o aluno.

Assim, faz-se urgente o desenvolvimento de metodologias de tutoria inteligente virtual para sistemas de educao distncia.

Glossrio
Palavra
APRENDIZAGEM APRENDIZAGEM (PIAGET)

Descrio
Ao de aprender; aprendizado. Modificao da experincia resultante do comportamento. Nesse processo o aluno deve ser responsvel pela sua aprendizagem, o que no est subentendida a eliminao do professor na gesto de atividade de ensino. No Ensino Distncia essa atitude do aluno inevitvel para desenvolver o seu espao do aprender, pois a mesma essencialmente autoestudo. A avaliao um sistema contnuo de verificao, que proporciona apoio e contribui para a obteno de resultados deve mostrar os resultados atingidos pelos alunos. Os alunos podero ser avaliados atravs da apresentao de projetos, provas presenciais, participao em fruns, chats, etc. A avaliao da apresentao dos projetos poder ser feita atravs das mdias disponveis como videoconferncia, Internet ou atravs das mdias tradicionais. Deve-se destacar que a avaliao presencial uma das exigncias bsicas estipuladas pelo MEC (Ministrio da Educao), quando se trata de credenciamento e autorizao de um curso distncia. Trata-se da produo de softwares, adequados educao (processo ensino-aprendizagem), como mtodo auxiliar ao professor. So encontros sncronos eletrnicos realizados em horrios prestabelecidos, onde o aluno pode tirar dvidas, interagir com outros

APRENDIZAGEM AUTNOMA

AVALIAO

CD-ROM CHAT

Palavra
COMPETNCIAS ADMINISTRATIVAS COMPETNCIAS DE APOIO COMPETNCIAS DE CAPACITAO DA APRENDIZAGEM

Descrio
alunos e debater um tema pr-estabelecido pelo professor orientador. Criam ligao entre os alunos e a administrao em questes administrativas. Ajudam os alunos a lidar com questes no relacionadas com o contedo, que possam afetar a sua aprendizagem. Para um tutor, as competncias de apoio incluem: comunicao, motivao e resoluo de problemas. Ajudam os alunos a desenvolver e a aplicar, com eficincia, recursos de aprendizagem. 1) ajudar os alunos a desenvolverem as suas competncias na organizao de conceitos, a desenvolverem mapas mentais que lhes permitam estruturar a sua aprendizagem de uma maneira que faa sentido para eles; 2) ajudar os alunos a articularem as suas ideias por escrito ou verbalmente, e a debaterem-nas produtivamente; 3) fomentar a capacidade dos alunos de atingirem objetivos de aprendizagem atravs de interaes como sejam projetos realizados em cooperao, ou o feedback de colegas; 4) definir tpicos apropriados e estimulantes para debate entre os alunos, ajudando-os a centrarem-se no tpico, e fornecendo uma estrutura que desenvolva as suas competncias na gesto de debates; 5) moldar estratgias de aprendizagem eficazes para os alunos, mostrando mtodos alternativos para um tpico, tornando o processo de aprendizagem transparente, e fornecendo exemplos de caminhos diferentes para a aprendizagem; 6) resoluo de problemas, ajudando os alunos a identificarem e lidarem com mtodos de aprendizagem ineficientes, ou com dficits de competncia que dificultem a sua aprendizagem, como sejam competncias lingusticas ou matemticas. Ajudam os alunos a compreender o contedo e a sua relao com os objetivos de aprendizagem. So competncias envolvidas na orientao da aprendizagem: 1) usar conhecimentos do contedo para dar uma orientao; 2) dar feedback aos alunos no seu trabalho; 3) familiarizar os alunos com as convenes da disciplina; 4) estabelecer elos e resolver problemas acadmicos. A forma ASSNCRONA pode ser entendida como a forma de interao que est desconectada do tempo e do espao. O aluno e professor podem manter relacionamento na medida em que tenham tempo disponvel, criando uma situao mais confortvel em relao s disponibilidades e necessidades do curso. Algumas caractersticas: 1) Flexibilidade acesso ao material didtico em qualquer lugar e a qualquer hora; 2) Tempo para reflexo O tempo poder ser otimizado para a reflexo sobre o material didtico proposto, tempo para ter ideias e preparar os retornos, verificar as referncias bibliogrficas e possibilidade de acesso ao material quantas vezes for necessrio; 3) Facilidade de estudo Possibilita a administrao dos estudos de forma a aproveitar todas as oportunidades de tempo, seja no trabalho ou em casa, podendo ocorrer a integrao de ideias e discusso sobre o curso em fruns especficos. A forma SNCRONA pode ser entendida como o modo de comunicao que ocorre em tempo real (On-line), as partes se comunicam de modo instantneo. Nela ocorre a sensao de agilidade no desenvolvimento dos trabalhos provocado, em parte, pelas caractersticas desse tipo de comunicao. Algumas caractersticas 1) Comunicao espontnea; 2) Resposta espontnea; 3) Motivao Evidencia a sinergia dos trabalhos individuais e em grupo e encoraja os estudantes a criarem e continuarem seus estudos; 4) Presena Fortalece o sentimento de comunidade.

A capacitao da aprendizagem envolve:

COMPETNCIAS DE ORIENTAO DA APRENDIZAGEM

COMUNICAO ASSNCRONA

COMUNICAO SNCRONA

Palavra

Descrio
uma mquina capaz de variados tipos de tratamento automtico de informaes ou processamento de dados. Exemplos de computadores incluem o baco, a calculadora, o computador analgico e o computador digital. Um computador pode prover-se de inmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, clculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens grficas, realidade virtual, entretenimento e cultura. uma das correntes tericas empenhadas em explicar como a inteligncia humana se desenvolve partindo do princpio de que o desenvolvimento da inteligncia determinado pelas aes mtuas entre o indivduo e o meio. Esta concepo do conhecimento e da aprendizagem que derivam, principalmente, das teorias da epistemologia gentica de Jean Piaget e da pesquisa scio-histrica de Lev Vygotsky parte da ideia de que o homem no nasce inteligente, mas tambm no passivo sob a influncia do meio, isto , ele responde aos estmulos externos agindo sobre eles para construir e organizar o seu prprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada. O corpo tcnico-administrativo tem por funo oferecer o apoio necessrio para a plena realizao dos cursos ofertados, atuando na sede da instituio junto equipe docente responsvel pela gesto do curso e nos plos descentralizados de apoio presencial. As atividades desempenhadas por esses profissionais envolvem duas dimenses principais: a administrativa e a tecnolgica. E-mail, correio-e, ou ainda email um mtodo que permite compor, enviar e receber mensagens atravs de sistemas eletrnicos de comunicao. O termo e-mail aplicado tanto aos sistemas que utilizam a Internet e so baseados no protocolo SMTP, como aqueles sistemas conhecidos como intranets, que permitem a troca de mensagens dentro de uma empresa ou organizao e so, normalmente, baseados em protocolos proprietrios. O aluno estuda onde e quando desejar populao dispersa h separao fsica entre professor e aluno. Surge a demanda por novas estratgias didticas, que incluam as ferramentas de interao. Grande nfase no contedo das mensagens trocadas entre os alunos e o tutor. Engloba ensinar e aprender. um fenmeno visto em qualquer sociedade, responsvel pela sua manuteno e perpetuao a partir da passagem, s geraes que se seguem, dos meios culturais necessrios convivncia de um membro na sua sociedade. Nos mais variados espaos de convvio social ela est presente. Nesse sentido, educao coincide com os conceitos de socializao e endoculturao. A prtica educativa formal - observada em instituies especficas - se d de forma intencional e com objetivos determinados, como no caso das escolas. Modalidade educacional na qual a mediao didtico-pedaggica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilizao de meios e tecnologias de informao e comunicao, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas - em lugares ou tempos diversos.

COMPUTADORES

CONSTRUTIVISMO

CORPO TCNICOADMINISTRATIVO

CORREIO ELETRNICO

CURSO DISTNCIA

EDUCAO

EDUCAO DISTNCIA

Вам также может понравиться