Вы находитесь на странице: 1из 4

Questes sobre As Revolues que a Paraba participou Prof. Gilmrio Kassandro Email: gilmariokassandro@hotmail.

com

1) Ao analisar o processo sobre o movimento chamado de Ronco da Abelha ,marque verdadeiro ou falso nas seguintes questes: I - O Ronco da Abelha foi uma srie de revoltas contra os decretos de 1851 que instituam o Censo Geral do Imprio e o Registro Civil de Nascimentos e bitos. II - A lei de 18 de junho de 1851, de registros de nascimentos e bitos, obrigava a todos os brasileiros a registrarem os seus filhos em cartrio. Todos os bitos seriam tambm registrados naquela Repartio. III - As autoridades entraram em contato com o povo tentando acalm-lo. O Presidente da Provncia agiu com serenidade, garantindo ao povo que a Lei seria posta em vigor mais adiante. De fato, somente em 1889 foi que a discutida lei entrou em vigor. IV - A multido aglomerou-se nos Cartrios, exigindo os Livros de Registros. Dizia que queria mostrar ao vigrio para que investigasse se, naqueles Livros, estava o papel da escravido... V - na Paraba, observaram-se revoltas nas cidades de Ing, Alagoa Grande, Guarabira, Areia, Araruna, Fagundes e Campina Grande. Est (o)correta(s): a) I,III e V IV e V b) Todas e) II, III e V c) I,II e IV d)

b)

c)

d)

e)

feirantes, que eram fornecidos (vendidos ou alugados) pela administraco municipal. Os revoltosos invadiram os mercados, coletorias e a Cmara Municipal, destruram os novos padres e queimaram os arquivos contbeis do governo. Aos poucos, a revolta se alastrou para outras vilas e cidades paraibanas, alm dos estados de Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte. Em todos esses lugares, a multido revoltada tinha a mesma caracterstica: a de buscar nas sedies uma espcie de legitimao para seus costumes, que de repente vinham sendo atacados pelas autoridades. O novo Sistema Mtrico implantado no Brasil permitia que medidas utilizadas anteriormente como: a braa, a lgua, o feixe, o gro, o quintal dentre outros, aos quais a populao estava acostumada porque vinham sendo utilizadas por muitas geraes continuassem. A revolta foi mais alm: a multido aodada arrombou a Cadeia pblica, soltando os presos. Em seguida destruram livros e arquivos pblicos. O Baro do Abiahy pediu ajuda ao Governo Imperial, se bem que tudo se fosse acalmando aos poucos. A fora enviada pelo Governo Imperial, composta de 700 soldados, sufocou o movimento, rapidamente. O popular Joo Carga Dgua, vendedor de rapadura, jogou um tijolo da mesma contra os policiais. Foi o bastante para comear o tumulto; pedradas e pauladas completaram a briga. O povo dominou os policiais e rumou para o aude ali quebrando quilos, balanas, litros, jogando depois tudo dentro de suas guas.

2) O Quebra Quilo foi uma revolta contra o sistema mtrico decimal. Comeou no dia 14 de novembro de 1874, quando o delegado de Campina Grande dispersou grupos contra a implantao da Lei do Sistema Mtrico no Brasil. O que de fato NO aconteceu marque esta alternativa.

3) A Revoluo de 1817 foi um movimento que alm de ter um carter separatista o seu objetivo era implantar no Brasil o regime republicano. Dentro desse iderio de modernidade para a poca quais os dois grupos que esto diretamente ligados nesse processo: a) o Clero e as organizaes Protestantes b) a Maonaria e os governadores c) os comerciantes e o Clero d) o Clero e a Maonaria e) os jornalistas e os professores

a) Em 31 de outubro, em Campina Grande,


na Paraba, centenas de pessoas invadiram a feira da cidade protestando contra os novos pesos e medidas. Aos gritos, a massa quebrava os moldes de quilos dos

c) As ideias e propostas expressas pelo movimento logo ganharam apoio de outras provncias do Nordeste, a exemplo da: Paraba. Cear, Rio Grande do Norte, Maranho e Bahia. 4) Os paraibanos participaram ativamente da Revoluo Pernambucana de 1817, esse movimento constituiu uma revolta de proprietrios rurais, do clero e de comerciantes, contra militares e comerciantes portugueses vinculados ao grande comrcio de importao e exportao, em um perodo de instabilidade econmica. Quanto a Revoluo de 1817 vale ressaltar que: a) Pernambuco no teve apoio da Paraba b) No houve represso do governo brasileiro contra a referida revoluo c) A bandeira da revoluo ficou no esquecimento d) Os lderes de 1817 foram anistiados d) Ainda assim, a Confederao do Equador foi um movimento importante na histria do Brasil, pois extrapolou a simples conspirao, existindo concretamente (ainda que por pouco tempo). Tendo grande apoio popular. e) A dura represso articulada pelo poder central foi decisiva para que o movimento tivesse vida curta. Vrios lderes da Confederao do Equador foram condenados ao fuzilamento.

6) O assassinato de Joo Pessoa culminou com a Revoluo e 1930, fato que teve repercusso em nvel nacional. Observando as propostas a seguir marque verdadeiro ou falso. I - Joo Pessoa conquistou o carinho e o respeito do povo paraibano. O seu nome circulou pelo Brasil inteiro no s na condio de lder, mas tambm como elixir de longa vida que seria o remdio milagroso para aquele povo to espoliado pelos vampiros da poltica. II - A Aliana Liberal foi uma aliana poltica efetuada em 1929 no Brasil, unindo grande parte dos opositores candidatura de Jlio Prestes presidncia da repblica. Com o apoio de Washington Lus. III - A guerra de Princesa, em 1930, foi um acontecimento que marcou e transformou a vida estadual e teve repercusso nacional. Tudo comeou atravs de discrdias polticas e econmicas, envolvendo poderosos coronis do interior do estado e o governador eleito da Paraba em 1927, Joo Pessoa Cavalcanti de Albuquerque. IV - Joo Pessoa acabou morto em julho do mesmo ano, na Paraba, em razo de conflitos pessoais com Joo Suassuna. Isso acirrou ainda mais os nimos da Aliana Liberal. Marque a alternativa correta:

e) Na Paraba os lderes foram Amaro Gomes Coutinho e Peregrino de Carvalho

5) A Confederao do Equador foi um movimento liderado por liberais pernambucanos que se recusaram a aceitar a Constituio outorgada pelo imperador e sua poltica centralizadora. Decididos a defender a autonomia da regio, os revoltosos, liderados por Augustinho Bezerra e frei Joaquim do Amor Divino Caneca, proclamaram uma repblica independente, organizada sob a forma federalista. O movimento foi derrotado e seus lderes condenados morte em 1825. Marque a alternativa INCORRETA. a) Em 1823, as ideias republicanas dominavam o nordeste e se acentuaram em face das ameaas do Imperador que, com a Constituio outorgada em 1824, imps ao pas um estado unitrio. Essas Ideias questionavam a autoridade do Imperador. b) A Confederao do Equador ganhou esse nome em referncia proximidade do centro do conflito com a linha do Equador, foi um movimento contrrio centralizao do poder imperial.

a)VVFV FVFV

b)FFVF c) d) VVVV e) VFVF

7) Ao analisar o processo sobre o movimento chamado de Ronco da Abelha ,marque verdadeiro ou falso nas seguintes questes: I - O Ronco da Abelha foi uma srie de revoltas contra os decretos de 1851 que instituam o Censo Geral do Imprio e o Registro Civil de Nascimentos e bitos. II - A lei de 18 de junho de 1851, de registros de nascimentos e bitos, obrigava a todos os brasileiros a registrarem os seus filhos em cartrio. Todos os bitos seriam tambm registrados naquela Repartio. III - As autoridades entraram em contato com o povo tentando acalm-lo. O Presidente da Provncia agiu com serenidade, garantindo ao povo que a Lei seria posta em vigor mais adiante. De fato, somente em 1889 foi que a discutida lei entrou em vigor. IV - A multido aglomerou-se nos Cartrios, exigindo os Livros de Registros. Dizia que queria mostrar ao vigrio para que investigasse se, naqueles Livros, estava o papel da escravido... V - na Paraba, observaram-se revoltas nas cidades de Ing, Alagoa Grande, Guarabira, Areia, Araruna, Fagundes e Campina Grande. Est (o)correta(s): b) I,III e V IV e V b) Todas e) II, III e V c) I,II e IV d)

g)

h)

i)

j)

ou alugados) pela administraco municipal. Os revoltosos invadiram os mercados, coletorias e a Cmara Municipal, destruram os novos padres e queimaram os arquivos contbeis do governo. Aos poucos, a revolta se alastrou para outras vilas e cidades paraibanas, alm dos estados de Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte. Em todos esses lugares, a multido revoltada tinha a mesma caracterstica: a de buscar nas sedies uma espcie de legitimao para seus costumes, que de repente vinham sendo atacados pelas autoridades. O novo Sistema Mtrico implantado no Brasil permitia que medidas utilizadas anteriormente como: a braa, a lgua, o feixe, o gro, o quintal dentre outros, aos quais a populao estava acostumada porque vinham sendo utilizadas por muitas geraes continuassem. A revolta foi mais alm: a multido aodada arrombou a Cadeia pblica, soltando os presos. Em seguida destruram livros e arquivos pblicos. O Baro do Abiahy pediu ajuda ao Governo Imperial, se bem que tudo se fosse acalmando aos poucos. A fora enviada pelo Governo Imperial, composta de 700 soldados, sufocou o movimento, rapidamente. O popular Joo Carga Dgua, vendedor de rapadura, jogou um tijolo da mesma contra os policiais. Foi o bastante para comear o tumulto; pedradas e pauladas completaram a briga. O povo dominou os policiais e rumou para o aude ali quebrando quilos, balanas, litros, jogando depois tudo dentro de suas guas.

8) O Quebra Quilo foi uma revolta contra o sistema mtrico decimal. Comeou no dia 14 de novembro de 1874, quando o delegado de Campina Grande dispersou grupos contra a implantao da Lei do Sistema Mtrico no Brasil. O que de fato NO aconteceu marque esta alternativa.

9) A Revoluo de 1817 foi um movimento que alm de ter um carter separatista o seu objetivo era implantar no Brasil o regime republicano. Dentro desse iderio de modernidade para a poca quais os dois grupos que esto diretamente ligados nesse processo: f) o Clero e as organizaes Protestantes g) a Maonaria e os governadores h) os comerciantes e o Clero

f) Em 31 de outubro, em Campina Grande,


na Paraba, centenas de pessoas invadiram a feira da cidade protestando contra os novos pesos e medidas. Aos gritos, a massa quebrava os moldes de quilos dos feirantes, que eram fornecidos (vendidos i) j) o Clero e a Maonaria os jornalistas e os professores

10) Os paraibanos participaram ativamente da Revoluo Pernambucana de 1817, esse movimento constituiu uma revolta de proprietrios rurais, do clero e de comerciantes, contra militares e comerciantes portugueses vinculados ao grande comrcio de importao e exportao, em um perodo de instabilidade econmica. Quanto a Revoluo de 1817 vale ressaltar que: f) Pernambuco no teve apoio da Paraba g) No houve represso do governo brasileiro contra a referida revoluo h) A bandeira da revoluo ficou no esquecimento i) j) Os lderes de 1817 foram anistiados Na Paraba os lderes foram Amaro Gomes Coutinho e Peregrino de Carvalho

i)

Ainda assim, a Confederao do Equador foi um movimento importante na histria do Brasil, pois extrapolou a simples conspirao, existindo concretamente (ainda que por pouco tempo). Tendo grande apoio popular. A dura represso articulada pelo poder central foi decisiva para que o movimento tivesse vida curta. Vrios lderes da Confederao do Equador foram condenados ao fuzilamento.

j)

12) O assassinato de Joo Pessoa culminou com a Revoluo e 1930, fato que teve repercusso em nvel nacional. Observando as propostas a seguir marque verdadeiro ou falso. I - Joo Pessoa conquistou o carinho e o respeito do povo paraibano. O seu nome circulou pelo Brasil inteiro no s na condio de lder, mas tambm como elixir de longa vida que seria o remdio milagroso para aquele povo to espoliado pelos vampiros da poltica. II - A Aliana Liberal foi uma aliana poltica efetuada em 1929 no Brasil, unindo grande parte dos opositores candidatura de Jlio Prestes presidncia da repblica. Com o apoio de Washington Lus. III - A guerra de Princesa, em 1930, foi um acontecimento que marcou e transformou a vida estadual e teve repercusso nacional. Tudo comeou atravs de discrdias polticas e econmicas, envolvendo poderosos coronis do interior do estado e o governador eleito da Paraba em 1927, Joo Pessoa Cavalcanti de Albuquerque. IV - Joo Pessoa acabou morto em julho do mesmo ano, na Paraba, em razo de conflitos pessoais com Joo Suassuna. Isso acirrou ainda mais os nimos da Aliana Liberal. Marque a alternativa correta: a)VVFV c) FVFV b)FFVF d) VVVV e) VFVF

11) A Confederao do Equador foi um movimento liderado por liberais pernambucanos que se recusaram a aceitar a Constituio outorgada pelo imperador e sua poltica centralizadora. Decididos a defender a autonomia da regio, os revoltosos, liderados por Augustinho Bezerra e frei Joaquim do Amor Divino Caneca, proclamaram uma repblica independente, organizada sob a forma federalista. O movimento foi derrotado e seus lderes condenados morte em 1825. Marque a alternativa INCORRETA. f) Em 1823, as ideias republicanas dominavam o nordeste e se acentuaram em face das ameaas do Imperador que, com a Constituio outorgada em 1824, imps ao pas um estado unitrio. Essas Ideias questionavam a autoridade do Imperador. g) A Confederao do Equador ganhou esse nome em referncia proximidade do centro do conflito com a linha do Equador, foi um movimento contrrio centralizao do poder imperial. h) As ideias e propostas expressas pelo movimento logo ganharam apoio de outras provncias do Nordeste, a exemplo da: Paraba. Cear, Rio Grande do Norte, Maranho e Bahia.

Вам также может понравиться