Вы находитесь на странице: 1из 38

TEORIA

2012
Profa. Isabel Cristina D A Lisboa

Sumrio
MTEMTICA APLICADA AOS NEGCIOS.............................................................4 Introduo.................................................................................................................................4 Operaes Comerciais.............................................................................................................4 Vendas com Lucro....................................................................................................................4 Vendas com lucro sobre o preo de custo .................................................................4 Vendas com lucro sobre o preo de venda ................................................................5 Vendas com Prejuzo...............................................................................................................5 Vendas com prejuzo com o preo de custo ..............................................................5 Vendas com prejuzo com o preo de venda.............................................................6 Descontos e Acrscimos..........................................................................................................6 Descontos......................................................................................................................6 Acrscimos....................................................................................................................7

CAPITALIZAO SIMPLES.................................................................................8 Introduo.................................................................................................................................8 Juros Simples...........................................................................................................................8 Montante Simples.....................................................................................................................9 Contagem de tempo...............................................................................................................11 Juros Simples Exato, Bancrio e Ordinrio ...............................................................13 Descontos sobre Ttulos.........................................................................................................14 Desconto Bancrio ....................................................................................................15 Desconto Racional.....................................................................................................16 Equivalncia de Ttulos..........................................................................................................17

CAPITALIZAO COMPOSTA...........................................................................20 Introduo...............................................................................................................................20 Juros e Montante....................................................................................................................20 Taxas de Juros.......................................................................................................................23 Taxas Proporcionais, Nominais e Efetivas................................................................23 Taxas Efetivas Equivalentes-Converses ................................................................24 Descontos Compostos...........................................................................................................26 Desconto Composto Bancrio....................................................................................26

3
Desconto Composto Real......................................................................................................27 Equivalncia de Ttulos Diferidos...........................................................................................29

SRIES DE CAPITAIS......................................................................................31 Introduo...............................................................................................................................31 Classificao das Sries........................................................................................................31 Valor Presente de uma Srie.................................................................................................32 Valor Futuro de uma Srie.....................................................................................................33 AMORTIZAO DE EMPRSTIMOS....................................................................35 Introduo...............................................................................................................................35 Sistema de Amortizao Francs- PRICE.............................................................................35 Sistema de Amortizao Constante- SAC.............................................................................36 Sistema de Amortizao Mista - SAM....................................................................................37

BIBLIOGRAFIA..............................................................................................38

I - MATEMTICA APLICADA AOS NEGCIOS


INTRODUO
A matemtica aplicada aos negcios estuda o comportamento do dinheiro no decorrer do tempo. Em qualquer economia, h sempre a necessidade de crdito para que uma pessoa fsica ou jurdica possa concretizar os seus objetivos, e da mesma forma, h sempre oferta de dinheiro para aqueles que desejarem um crdito para suas realizaes.Portanto, em diversas reas h opes de investimentos. Dentro de uma certa lgica, a receita proveniente do aluguel de um certo capital deve ser suficiente para cobrir o risco, as despesas operacionais e a perda do poder aquisitivo da moeda, isto , do capital emprestado, alm do proporcional , um certo lucro para o seu aplicador. Se voc estiver disposta a emprestar o seu dinheiro, ento voc deve avaliar a taxa de remunerao para o seu capital, quanto aos seguintes aspectos : 1 ) Riscos: entende-se por risco a probabilidade de uma pessoa obter um emprstimo e no quit-lo de acordo com as normas estabelecidas. 2 ) Despesas Operacionais : As despesas operacionais e tributrias para a formalizao do emprstimo e efetivao da cobrana so comuns neste tipo de operao. 3 ) Inflao: que o ndice de define a desvalorizao do poder aquisitivo da moeda, previsto para o perodo do emprstimo. 4 ) Lucro: que o resultado positivo esperado pelo investimento do seu dinheiro .

OPERAES COMERCIAIS
Operaes comerciais so as operaes feitas com mercadorias com a finalidade de lucro, mas quando no bem sucedidas podem produzir resultados negativos, ou seja, prejuzos. Alguns exemplos de operaes comerciais so: compras, vendas , permutas... Um problema que ocorre com muita freqncia no comrcio e na contabilidade aquele relacionado com as operaes de compra e venda, onde as porcentagens de lucros ou prejuzos so calculadas em relao ao preo de custo ou ao preo de venda. Estudaremos a seguir vendas realizadas com lucro ou com prejuzos.

VENDAS COM LUCRO


A venda de mercadorias pode oferecer um lucro e esse lucro pode incidir sobre o preo de custo ou sobre o preo de venda. O lucro acontece quando o preo de venda(PV) maior do que o preo de custo(PC).

LUCRO

PV

>

PC

VENDAS COM LUCRO SOBRE O PREO DE CUSTO


Quando o lucro incidir sobre o preo de custo ( PC ) , este ser o principal ( o referencial ) e, como tal, corresponder ao todo ( 100 % ). Sendo o lucro de i % sobre o preo de custo, ento o preo de venda (PV = custo + lucro) corresponder a (100 + i) % . Atravs de um regra de trs simples encontraremos uma frmula .

PC PV

100 % ( 100 + i ) %

Usando a regra de trs simples ( propriedade de proporo ) teremos :

5 PV . 100 =PC . ( 100 + ic ) PV = PC . ( 1 + ic )


OBS: Nesta ltima frmula a taxa utilizada unitria.

VENDAS COM LUCRO SOBRE O PREO DE VENDA


Quando o lucro incidir sobre o preo de venda ( PV ) , este ser o principal e, como tal corresponder ao todo ( 100 % ) . Sendo o lucro de i % sobre o preo de venda, o preo de custo corresponder a ( 100 - i ) % .

PV 100 % PC ( 100 - i ) % PV . ( 100 - i ) = PC . 100 PV =

PC.100 100 i
PV =

PC 1 i

OBS:

Nesta ltima frmula a taxa utilizada unitria.

VENDAS COM PREJUZO


A venda de mercadorias pode resultar em prejuzo e esse prejuzo pode incidir sobre o preo de custo ou sobre o preo de venda. O prejuzo acontece quando o preo de custo ( PC) maior do que o preo de venda ( PV ) :

PREJUZO

PC >

PV

VENDAS COM PREJUZO SOBRE O PREO DE CUSTO


Quando o prejuzo incidir sobre o preo de custo ( PC ) , este ser o principal (o referencial) e, como tal, corresponder ao todo ( 100 % ). Sendo o prejuzo de i% sobre o preo de custo, ento o preo de venda (PV) corresponder a (100 - i). Atravs de um regra de trs simples encontraremos uma frmula .

PC PV

100 % ( 100 - ic ) %

PV . 100 = PC . ( 100 - ic ) PV = PC . ( 1 - ic )

OBS: Nesta ltima frmula a taxa utilizada unitria.

6 VENDAS COM PREJUZO SOBRE O PREO DE VENDA


Quando o prejuzo incidir sobre o preo de venda ( PV ) , este ser o principal e, como tal corresponder ao todo ( 100 % ) . Sendo o prejuzo de i % sobre o preo de venda, o preo de custo corresponder a ( 100 - i ) % .

PV PC

100 % ( 100 + i v ) %

PV . ( 100 + i ) = PC . 100 PV =

PC.100 100 + iv

PV =

PC 1 + iv

OBS:

Nesta ltima frmula a taxa utilizada unitria.

DESCONTOS E ACRSCIMOS DESCONTOS


Quando se referir a um desconto que ser dado ao valor de uma mercadoria, o valor a ser pago por esta mercadoria ser definido por:

PF = P I ( 1 - i D )
e quando se referir a vrios descontos sucessivos, o valor a ser pago por esta mercadoria ser definido por:

PF = PI x [ ( 1 i 1 )x ( 1 i 2 )x ... x ( 1 i n )],
onde i1, i2 , i3 ,..., in simbolizam as taxas unitrias distintas de descontos . Mas se i1= i2 = i3 =..., in = i, teremos:

PF = PI x [ ( 1 i )x ( 1 i )x ... x ( 1 i )] P F = P I x [ ( 1 i )n

7 ACRSCIMOS
O acrscimo a variao percentual entre dois valores(Acrscimo / Evoluo de um Fenmeno). Sejam dados os seguintes valores: Valor final representado por VF e o valor principal representado por VP , com VF > VP. Os problemas de acrscimo podem ser resolvidos atravs de uma regra de trs simples e direta: Valor inicial Acrscimo Valor Final 100% i (100+ i)

O acrscimo % de VP para VF definido por :

PF = P i x ( 1 + i A )
Quando se referir a vrios acrscimos sucessivos, o valor final ser definido por:

PF = Pi x [ ( 1 + i1 ) x ( 1 + i2 ) x ... x ( 1 + in ) ],
onde i1, i2 , i3 ,.., in simbolizam as taxas unitrias de acrscimos. Mas se i1= i2 = i3 =.., in = i , teremos:

PF = PI x [ ( 1 + i )x ( 1+ i )x ... x ( 1 + i )] P F = P I x [ ( 1 + i )n
OBS: Desconto e Acrscimo Sucessivos:

PF = PI x [ ( 1 + i )x ( 1 i )

ou
PF = PI x [ ( 1 i )x ( 1 + i )

I I ) CAPITALIZAO SIMPLES INTRODUO


O Estudo da Matemtica Comercial e Financeira todo feito em funo do crescimento do capital aplicado com o tempo. O conceito fundamental sobre o qual se alicera toda a Matemtica Financeira o Valor Temporal do Dinheiro, isto , o valor do Dinheiro variando em funo do tempo. Para entendermos melhor este conceito, vejamos o significado do dinheiro na Economia. A posse de uma determinada quantia de dinheiro significa a possibilidade imediata de dinheiro significa a possibilidade imediata de usufruir de uma srie de bens e servios, proporcionados pela economia. Existem, entretanto, indivduos que preferem trocar o gozo imediato dos benefcios que lhe proporcionariam o dinheiro possudo por ganhos financeiros em uma data futura; e outros que preferem antecipar o usufruto dos benefcios que lhe proporcionaria uma determinada quantia de dinheiro em uma data futura, estando dispostos a abrir mo de uma certa quantia financeira. Este conceito independe da inflao, pois o indivduo s trocar uma quantia por outra maior, se esta outra lhe permitir adquirir uma maior quantidade de bens e servios que a quantia original, ou seja, o conceito de valor temporal do dinheiro e expresso em termos de ganhos reais, independente da inflao. Diante do exposto, no se pode operar com quantias de dinheiro em datas diferentes; um valor hoje, no corresponde ao mesmo valor amanh.Capital, vamos definir como qualquer quantidade de moeda ou dinheiro( uma riqueza capaz de produzir renda sem a interveno do trabalho). O Montante, ou seja, o valor final do capital aplicado dado pela soma do capital inicial e uma segunda parcela, que uma frao do capital inicial, qual damos o nome de Juro. Juro , portanto, a compensao financeira conseguida por um aplicador durante um certo tempo ou ainda o aluguel pago por uma pessoa que durante algum tempo, usa o capital de outra. O Juro calculado em funo de um coeficiente de proporcionalidade, chamado taxa de juro, que dado geralmente em percentagem e sempre referido a um intervalo de tempo(ao ano, ao semestre, ao ms, etc), tomado como unidade, denominado perodo financeiro. Entende-se por Regime de Capitalizao o esquema segundo o qual se vai calcular juro por um capital aplicado. Existem dois regimes de capitalizao bem distintos. Um o regime de Capitalizao Simples, onde o valor do dinheiro varia linearmente em funo do tempo, ou seja, o agregado ao valor original sempre constante no decorrer do tempo. O outro o regime de Capitalizao Composta onde o valor do dinheiro varia geometricamente no decorrer do tempo. Regime de Capitalizao Simples ou Sistema de Juros Simples: quando para o capital inicial, o juro produzido em vrios perodos for constante em cada perodo(juro sempre calculado sobre o capital inicial). Montante Simples O crescimento marginal constante; Regime de Capitalizao Composta ou Sistema de Juros sobre Juros: quando ao fim de cada perodo o juro produzido nesse perodo for somado ao capital que produziu e passarem os dois, capital mais juro, a renderem juros sobre o perodo seguinte. Montante Composto O crescimento marginal decrescente;

JUROS SIMPLES
Na capitalizao simples, o juro produzido em vrios perodos financeiros constante em cada perodo e proporcional ao capital aplicado, sendo calculado por um coeficiente de proporcionalidade denominado de taxa de juros. Ento, um capital C colocado a juros simples uma taxa i por um perodo financeiro n , produzir um juro J a cada perodo, a saber : No primeiro perodo teremos n1 = 1 :

C 0 n1 = 1

J1 1 n

9 J1 = C.i.1 J1 = C.i
No fim do 2 perodo o juro produzido ser:

C 0

J1 1 n2 = 1

J2 2 n

J2 = C.i.1 J2 = C.i
E assim sucessivamente. Portanto no fim de n perodos o juro total ser:

J = J1 + J2 + J3 + . . . + Jn J = ci + ci + ci + ... + ci n parcelas ci

J = Cin MONTANTE
Montante, ou valor futuro (ou final) do capital, a soma de capital inicial C (principal ou valor presente) com o Juro do Capital J produzido num prazo n determinado conforme uma taxa de juros i.

M=C+ J M = C + Cin

M = C . ( 1 + in )

Observaes :
1)ANO COMERCIAL: o ano com 360 dias, cada ms com 30 dias 2)ANO CIVIL: o ano do calendrio com 366 dias (bissexto) ou 365 dias (no bissexto) 3)TAXA CENTESIMAL: aparece com o smbolo de %. 4)TAXA UNITRIA: aparece sem o smbolo de % (

1 ). 100

10
5)Todas as frmulas financeiras que sero deduzidas usaremos a taxa unitria (j dividida por 100). 6)Tanto taxa(i) como Tempo(n) sero usados sempre no mesmo perodo (tempo). de referncia

CLCULOS DE JUROS SIMPLES - EXEMPLOS


Um Capital de R$ 1.000.000,00 aplicado taxa de 10% a.a. um regime de capitalizao simples, pelo prazo de 3 meses.

1 ) CLCULO DOS JUROS ATRAVS DE FRMULA ( ALGEBRICAMENTE) :


a ) Clculo total dos juros por 3 meses J = Cin J = 1.000.000,00 X 0,10 X 3 J = 300.000,00 b) Clculo dos juros do exemplo anterior em cada ms: 1 Ms : J = 1.000.000,00 X 0,10 X 1 = 100.000,00 2 Ms : J = 1.000.000,00 X 0,10 X 1 = 100.000,00 3 Ms : J = 1.000.000,00 X 0,10 X 1 = 100.000,00 __________________________________ Total .................................... = 300.000,00 Montante : Clculo do montante do mesmo do mesmo exemplo anterior : M = C.(1+ in) M = 1.000.000,00 (1 + 0,10 X 3) M = 1.300.000,00

2 ) CLCULO ATRAVS DAS FUNES DA CALCULADORA FINANCEIRA ( HP-12C )


Para usar as funes pr-programadas da calculadora HP-120 para clculos de juros simples e do montante, num regime de capitalizao simples, devemos, primeiramente, conhecer as convenes adotadas por ela; 1 - O tempo s pode ser introduzido na forma de dias; 2 - A taxa s aceita na forma anual; Exemplo: Um capital de R$ 500.000,00 aplicado a juros simples durante 14 meses, taxa de 10% a.m.. Obter o clculo dos juros e do montante auferidos na base 360 dias (ano comercial) e 365 (ano civil), usando as funes da calculadora. Clculos:HP-12C Comandos financeiros da HP-12C colocados na tabela abaixo.

JUROS E MONTANTE NA BASE 360 DIAS (ANO COMERCIAL) Pressione Visor

11
500.000 CHS 14 ENTER 30 X n 10 ENTER 12 X i f int + PV - Prazo em meses - Prazo em dias - Registra o prazo - Taxa ao ms - Taxa ao ano - Registra a taxa - 500.000,00 14,00 420,00 420,00 10,00 120,00 120,00 700.000,00 1.200.000,00

Juros Montante

JUROS E MONTANTE NA BASE 365 DIAS (ANO CIVIL) Pressione 500.000 CHS PV 14 ENTER PZ/ Meses 30 X Pz/ Dias n Registra o Prazo 10 ENTER TX/Ms 12 X Taxa ao ano i - Registra a taxa f int R X<> Y + Visor - 500.000,00 14,00 420,00 420,00 10,00 120,00 120,00 700.000,00 juros base 360/dias 690.410,96 juros base 365/dias 1.190.410,96 juros b 365/dias

CONTAGEM DE TEMPO: INTERVALO ENTRE DUAS DATAS


Podemos utilizar dois mtodos para achar o nmero de dias entre duas datas do calendrio, chegando a resultados diferentes. O Tempo EXATO aquele que nos d o nmero preciso de todos os dias decorridos entre duas datas. As Tabelas Financeiras apresentam os dias do ano atravs de nmeros seguidos, o que torna simples a tarefa de encontrar o total de dias desejado, ou as Calculadoras Financeiras. O Tempo APROXIMADO ou COMERCIAL aquele que nos d o nmero de dias entre duas datas admitindo-se que cada ms tenha 30 dias. Exemplo: Qual o tempo transcorrido de 25 de abril de 2003 a 27 de outubro do mesmo ano? Exato : 300 115 = 155 dias. Aproximado : 6X30 + 2 = 182 dias. Exemplo: Qual o tempo exato, em dias, transcorridos de 13 de abril de 2003 a 27 de setembro do mesmo ano ?

1 ) Tempo Exato pela Tabela Financeira:


25 / 04 / 03 27 / 10 / 03 115 dias 300 dias

A diferena o nmero de dias exatos entre as duas datas, neste caso, 185 dias.

2 ) Tempo EXATO pela Calculadora Financeira (HP-12C):

12
Introduzimos a data mais antiga (25/04/03) e pressionamos ENTER Introduzimos a data mais recente (27/10/03) e pressionamos G DYS

O nmero de dias exatos que ocorre 185 .

3 ) Tempo APROXIMADO pela contagem Simples:


De 25/04/03 a 25/10/03 so decorridos 6 meses, ou seja, 180 dias. Com mais dois dias (at o dia 27 de outubro}, teremos um total de 182 dias. O nmero aproximado de dias entre essas duas datas so 182 dias.

4 } Tempo APROXIMADO pela Calculadora Financeira HP-12C :


Introduzimos a data mais antiga (25/04/95) e pressionamos ENTER Introduzimos a data mais recente (27/09/95) e pressionamos G DYS 185 X<>Y 182

O nmero de dias contados na base de um ms de 30 dias 182 dias (Ano Comercial).

TABELA FINANCEIRA
Apresentaremos abaixo uma tabela decontagem de dias do ano civil com 365 dias. Se for bissexto, adiciona uma unidade de pegar o perodo varrendo o ms de fevereiro.

CONTAGEM DE DIAS"
TABELA 1 : CONTAGEM DE DIAS
Dias jan. fev. mar. abr. Mai. jun. jul. Ago. set. out. nov. dez.

13
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299 300 301 302 303 304 305 306 307 308 309 310 311 312 313 314 315 316 317 318 319 320 321 322 323 324 325 326 327 328 329 330 331 332 333 334 335 336 337 338 339 340 341 342 343 344 345 346 347 348 349 350 351 352 353 354 355 356 357 358 359 360 361 362 363 364 365

( Nos anos bissextos, somar 1 depois de 28 de fevereiro.)

JURO SIMPLES COMERCIAL OU ORDINRIO OU COMUM

JO =

c.i.d 360

onde d o nmero de dias do ano comercial (aproximado), " i " a taxa dada ao ano.

JURO SIMPLES EXATO

J ENB = J EB =
onde

cid 365 cid 366

(Ano no Bissexto)

(Ano Bissexto)

d o nmero de dias do ano civil, i a taxa dada ao ano.

14 JURO SIMPLES BANCRIO

JB =

cid 360

onde d numero exato de dias do ano civil(calendrio), i a taxa dada ao ano.

DESCONTOS DE TTULOS INTRODUO


Os ttulos de crditos so documentos emitidos por pessoas fsicas ou jurdicas que comprovam uma certa dvida contra terceiros, realizada em uma certa poca, com um certo prazo para o seu vencimento. Entre os ttulos de crdito, destacam-se as notas promissrias, as duplicatas, as letras de cmbio, as aes, os certificados de depsitos, os cheques, etc. O desconto de ttulos de crdito o abatimento, a reduo do valor de face de um ttulo de crdito, emitido por uma pessoa fsica ou jurdica que voc tem direito, por comprar este ttulo, antes da data de seu vencimento. O desconto de ttulos o tipo de operao mais utilizado pelas empresas para a obteno de recursos de curto prazo. Os ttulos de crdito mais utilizados pelas empresas, para a obteno de capital, com rapidez, atravs das operaes de desconto de ttulos, em uma instituio financeira: as duplicatas que so emitidas pelas empresas contra os seus clientes; as notas promissrias que so emitidas por pessoas fsicas ou jurdicas contra terceiros as letras de cmbio que so emitidas por uma empresa, com o aval de uma instituio financeira, com a finalidade de captar recursos que sero aplicados no mercado para novos financiamentos, pelos quais so cobradas taxas maiores do que aquelas pagas aos portadores das letras de cmbio. De uma maneira geral, neste tipo de operao de desconto de ttulos de crdito utilizado o sistema de capitalizao simples com pagamento antecipado dos juros, alm do imposto sobre as operaes de crdito (IOC), com a mesma metodologia para o clculo do desconto. O desconto deve ser entendido como a diferena entre o valor final e o valor do resgate de um ttulo, na data de seu vencimento. Podemos definir como valor final o valor futuro, ou o valor nominal, ou montante ou valor de face do ttulo ; e o seu valor presente, na data da operao, que denominamos de valor presente, principal, ou valor atual ou valor de resgate , ou valor antecipado. O desconto o juro decorrido de um capital, aplicado em um perodo considerado. o juro cobrado pelo banco tendo-se em vista a antecipao do pagamento Pode-se dizer que D = VF VP ou D = N - A, onde

D - representa o valor monetrio do desconto, ou abatimento N = VF representa o seu valor nominal, o valor do ttulo na data de seu vencimento, o valor de face de ttulo A = VP representa o valor pago ao seu titular, o valor presente, no momento de seu pagamento, o valor de resgate. Repetindo para um melhor entendimento: o valor nominal de um ttulo o valor do ttulo na data de seu vencimento. O valor atual de um ttulo o seu valor, antes da data de seu vencimento, o valor atual, o valor de hoje, ento o desconto a diferena entre o valor nominal e o atual D = N A. H dois tipos de descontos. O desconto simples ou comercial ou bancrio ou desconto por fora e o desconto racional denominado do desconto por dentro. O desconto simples ou bancrio ou

15
comercial aquele em que a taxa de desconto incide sempre sobre o montante ou valor futuro ou nominal do ttulo e no desconto racional, a taxa de desconto incide sobre o valor atual do ttulo. Se a taxa referente ao perodo da operao incidir sobre o capital inicial ou valor presente, teremos o desconto racional e se ela incidir sobre o seu montante ou valor futuro, teremos o comercial.

DESCONTO BANCRIO OU COMERCIAL OU POR FORA


O desconto comercial aquele em que a taxa de desconto incide sempre sobre o montante. O desconto comercial usado nas operaes comerciais ou bancrias, principalmente, no desconto de ttulos/duplicatas/promissrias. Observe que o juro simples definido por Pin e o desconto comercial definido por Fin e o valor do desconto nada mais do que VF - VP. Dc = VF x i x n. => VF VP = VF x i x n => VP = VF ( 1 in )

O Desconto Comercial na HP 12C.


Na capitalizao simples, a calculadora HP 12C no realiza diretamente os clculos dos valores presente, tempo e taxa e desconto racional. Desta forma, podemos calcular diretamente os valores dos juros, do montante e do desconto comercial e no podemos esquecer de que o tempo dever ser lanado em dias e a taxa dever ser anual. Ex : Um ttulo de 80.000,00 ser resgatado 3 meses antes de seu vencimento, uma taxa de desconto comercial 4% ao ms. Calcule os valores do desconto e do ttulo na hora do resgate

1 ) Clculo do desconto comercial DC = VF x i x n = 80.000,00 x 0,04 x 3 = 9.600,00 2 ) Calculo do valor do valor do ttulo na hora do resgate. 80.000,00 9600,00 = 70.400,00 3 ) Usando a programao da HP 12C
Para o clculo do desconto : 80.00000 CHS PV 48 i 90 n f INT 9.600,00

e no visor teremos o desconto comercial que ser de 9.600,00 Para o clculo do valor do resgate-Valor Atual : 80.000,00 CHS PV 48 i 90 n f INT 9.600,00 -

e no visor teremos o valor do ttulo na hora do resgate que ser de 70.400,00. Sabemos que no desconto bancrio ( comercial), a taxa de juros incide sobre o valor nominal, valor futuro do ttulo. O valor lquido o valor nominal menos o valor do desconto. Observe que o desconto comercial tem como ponto de partida o valor nominal, futuro de um ttulo, valor de face, sendo equivalente aos juros simples sobre o valor nominal do ttulo taxa dada.

16
Ao efetuar operaes de desconto, os bancos costumam cobrar, como despesa administrativa, uma porcentagem sobre valor nominal do ttulo e o imposto sobre operaes financeiras, conhecido pela sigla IOF.

DESCONTO RACIONAL OU DESCONTO POR DENTRO


O desconto racional um desconto real e verdadeiro e tem como ponto de partida o valor atual, sendo equivalente aos juros sobre o valor atual taxa dada: DR = VP in mas substituindo DR = ( VF - DR }. in DR = ou DR = N.i.n

AR = PV = VF - DR

VF .in 1 + in

ou

Dr =

N .i.n 1 + i.n

Ex : Voc tem um ttulo de crdito de 26.000,00, com um prazo para o seu vencimento em seis meses, e uma certa instituio financeira paga a voc, pelo ttulo, a quantia de 20.000,00. Calcule a taxa de desconto comercial? Para este caso, a taxa incidir sobre o valor final. VP = VF ( 1 - in ) 20.000,00 = 26.000,00 ( 1 - 6 i ) i = 3,846% Calcule a taxa de desconto racional? Para este caso, a taxa incidir sobre o valor inicial. VF = VP ( 1 + in ) 26.000,00 = 20.000,00 ( 1 - 6 i ) i = 5,0%

Ex : Um ttulo descontado a uma taxa de 60% ao ano, com 54 dias antes do seu vencimento, definiu um desconto de R$850,00. Qual ser o valor nominal deste ttulo. D = R$850,00 i = 60% ano = 5% ms = 0,16667% dia n = 54 dias ou 1,8 ms

D = VF x i x n = 850 = VF x 0,05 x 1,8 VF = R$9.444,44 ou ento, usando os dias: D = VF x i x n = 850 = VF x 0,001667 x 54 VF = R$9.444,44 O valor nominal deste ttulo de R$9.444,44 e o valor lquido de R$8.594,44.

DESCONTO SIMPLES PARA SRIE DE TTULOS


A soma dos descontos de uma srie de ttulos ou de uma srie de prestaes com valores iguais, com vencimentos sucessivos, a partir do primeiro vencimento, definida por:

DT = N x i x n x (

onde N representa o valor de cada ttulo, n a quantidade dos ttulos, i representa a taxa de desconto e t1 representa o primeiro vencimento e tn representa o ltimo vencimento.

t1 + t n ), 2

17
Ex : A Empresa Arara Azul, especializada na compra e venda de veculo, esta repassando para um certo banco, 12 ttulos no valor de 1.500,00 cada um, com vencimento de 30 em 30 dias, respectivamente. Este banco compra ttulos com uma taxa de desconto de 2,5% ao ms, j includo o IOF. Quanto a Empresa Arara Azul receber pelos ttulos? DADOS: Valor de cada ttulo = N = PMT = 1.500,00 Quantidade de ttulos = n = 12 Taxa de desconto = i = 2,5 ao ms Valor lquido recebido = A =VP ? T1 = 1 Tn = 12

t + tn Temos: DT = R x n x i x 1 2

DT = 1.500,00 x 12 x 0,025 x

1 + 12 2

DT = 1.500,00 x 12 x 0,025 x 6,5 DT = 2.925,00 A soma dos descontos ser de 2.925,00 e o valor lquido recebido pela empresa Arara Azul ser de 18.000,00 2.925,00 = 15.075,00.

EQUIVALNCIA DE CAPITAIS (TTULOS) DIFERIDOS


Dois ou mais ttulos de crdito, com prazos de vencimentos diferentes, so equivalentes em uma certa poca quando, nesta poca, uma mesma taxa, os seus valores atuais ou finais forem iguais.

Se a taxa for de desconto comercial com data focal zero


Dentro de uma viso prtica e lgica na gesto de negcios, os ttulos de valores nominais de N1 e N2, com a mesma taxa de desconto comercial e prazos de n1 e n2, respectivamente, sero iguais, em uma data focal zero, se os seus valores atuais forem iguais. Ento, pode-se definir a igualdade abaixo, porque VP1 = VP2 .

VP1 = VP2 N1 ( 1 - i x n 1 ) = N2 ( 1 - i x n2 ) Se a taxa for de juros simples com data focal zero
Os ttulos de valores nominais de N1 e N2, com taxas de juros simples, sero iguais, em uma data focal zero, se os seus valores atuais ( RACIONAIS )forem iguais. Ento, pode-se definir a igualdade abaixo, porque VP1 = VP2

N1 2 = 1+ni1 2
Se a taxa for de desconto comercial com data focal n
Os ttulos de valores atuais de VP1 e VP2, com a mesma taxa de desconto comercial e prazos de n1 e n2, respectivamente, sero iguais, em uma data focal n, se os seus valores nominais forem iguais. Pode-se definir a igualdade abaixo, porque N1 = N2

18

N1 = N2

A1 2 = 1 i n1 2

Se a taxa for de juros simples com data focal n


Os ttulos de valores nominais de A 1 = VP1 e A2 = VP2 , com taxas de juros simples, sero iguais, em uma data focal n, se os seus valores nominais, nesta data n, forem iguais. Ento, pode-se definir a igualdade abaixo, porque N 1 = N 2 ou VF1= VF2 A1 ( 1 + in1 ) = A2 ( 1 + in2 ) Concluindo pode-se dizer que dois ou mais valores nominais, com datas de vencimento diferentes, uma mesma taxa, sero equivalentes, em uma data focal, se os seus valores, nesta data focal forem iguais. Por outro lado, para que dois ou mais ttulos sejam iguais ao ttulo K, a soma dos seus valores, na poca focal zero, ter de ser igual ao valor do ttulo K, reduzido poca focal zero. Ex : A Empresa SIG prope ao seu banco a substituio de uma nota promissria de 40.000,00, com vencimento para 90 dias e outro de 80.000,00, com vencimento para 120 dias por trs ttulos iguais, com vencimento para 30, 60 e 90 dias. Calcular o valor nominal destes novos ttulos se a taxa de desconto comercial de 4% ao ms. A1 = N1 ( 1- i1 x n1 ) A1 = 40.000,00 ( 1 0,04 x 3 ) = 35.200,00 A2 = N2 ( 1- i2 x n2 ) A2 = 80.000,00 ( 1 0,04 x 4 ) = 67.200,00 Esta dvida de 35.200,00 + 67.200,00 = 102.400,00 ser paga com trs ttulos iguais, com vencimento para 30, 60 e 90 dias, respectivamente. Qual ser o valor deste ttulo? O primeiro ttulo ter um valor de A 1 = N ( 1 0,04 x 1 ) = 0,96N O segundo ttulo ter um valor de A 2 = N ( 1 0,04 x 2 ) = 0,92N O terceiro ttulo ter um valor de A 3 = N ( 1 0,04 x 3 ) = 0,88N Desta forma, a soma destes trs ttulos ser igual a 102.400,00 que o valor total da dvida hoje, ento: 0,96N + 0,92N + 0,88N = 102.400,00 N = 37.101,45 Ex : Voc deseja substituir uma nota promissria de 20.000,00, com vencimento para 60 dias por outra, com um vencimento para 120 dias. Sabendo-se que o banco cobra uma taxa de desconto de 3% ao ms, calcule o valor nominal deste novo ttulo.

Se a taxa for de desconto, para que dois ttulos sejam iguais, em uma data focal zero, necessrio que os valores atuais sejam iguais. Ento, A 1 = A2 ou VP1 = VP2, logo: N1 ( 1 - i1 x n1 ) = N2 ( 1 - i2 x n2 ). Desta forma, substituindo-se os valores disponveis, vamos definir o valor de N2 que ser 20.000,00 ( 1 0,03 x 2 ) = N2 ( 1 0,03 x 4 ) N2 = 21.363,64 Se a taxa for de juros simples, para que dois ttulos sejam iguais, em uma data focal zero, necessrio que os valores atuais sejam iguais. Ento, pode-se definir a igualdade abaixo, porque A 1 = A 2 ou VP1 = VP2

N1 2 = 1+ i n1 2

19
Desta forma, substituindo-se os valores disponveis, vamos definir o valor de N2 que ser

20., N2 0 2.0x,1 0 2 0 = N2 = N2 = 21.132,08 10, 6 2 1,06

I I I - CAPITALIZAO COMPOSTA
INTRODUO

20
O capital inicial (principal) pode crescer, como j sabemos, devido aos juros, segundo duas modalidades a saber: Juros simples - ao longo do tempo, somente o principal rende juros. Juros compostos - aps cada perodo, os juros so incorporados ao principal e passam, por sua vez, a render juros. Tambm conhecido como "juros sobre juros". Observe que o crescimento do principal segundo juros simples LINEAR enquanto que o crescimento segundo juros compostos EXPONENCIAL, e portanto tem um crescimento muito mais "rpido". Isto poderia ser ilustrado graficamente da seguinte forma: capitalizao composta

capitalizao simples

C 0 1 n

Na prtica, as empresas, rgos governamentais e investidores particulares costumam reinvestir as quantias geradas pelas aplicaes financeiras, o que justifica o emprego mais comum de juros compostos na Economia. Na verdade, o uso de juros simples no se justifica em estudos econmicos.

FRMULA PARA O CLCULO DE MONTANTE COMPOSTO


Considere o capital inicial C aplicado a uma taxa de juros compostos i por n perodos financeiros. Vamos calcular o Montante M (principal + juros), perodo a perodo: Aps o 1 perodo n 1 = 1, teremos J1:

J1 C 0 M1 1

J 1 = C. i . n 1 J 1 = C. i .1 J 1 = C. i
O Montante ao final desse perodo ser : M1

M1 = C + J 1 M1 = C + C. i
Aps o 2 perodo n2 = 1 , teremos J2 :

M1 = C ( 1 + i )

J2 C 0 M1 1 M2 2

J 2 = C1 . i . n2 mas C1 = M1 J 2 = M1 . i . 1 J 2 = M1 . i

21
Portanto ao final desse segundo perodo teremos: M2 M2=M1+ J 2 M1 = M1 + M1 . i M2 =M1 ( 1 + i ) substituindo M1 , vem:

M2 =C ( 1 + i ) . ( 1 + i ) M2 =C ( 1 + i )2 Aps o 3 perodo n3 = 1, teremos J3 :

C 0
J3 = C2 . i . n3

M2 2

M3 J3 3

mas C2 = M2 e n3 = 1 J 3 =M2 . i . 1 J3 = M2 . i

Ao final do terceiro perodo teremos M3 : M3 = M2 + J 3 M3 = M2 + M2 . i M3 = M2 ( 1 + i ) substituindo M2, vem:

M3=C ( 1 + i )2. ( 1 + i ) M3 = C ( 1 + i )3 E assim sucessivamente. Portanto, no n-simo perodo teremos uma forma genri- ca, para um principal C, aplicado a uma taxa de juros compostos i durante o perodo n :

M = C. (1 + i )n
onde M = montante, C = capital inicial (principal) , i = taxa de juros e n = nmero de perodos que o capital inicial foi aplicado. OBS : Na frmula acima, as unidades de tempo referentes taxa de juros (i) e do perodo n, tem de ser necessariamente iguais.

FRMULA PARA O CLCULO DE JUROS COMPOSTOS


Como sabemos Montante o resultado da soma do capital C investido com os juros recebidos J, portanto: M=C+J J= M C J=C(1+i)n - C

J = C . [ (1 + i )n - 1 ]
OBS1 : Nas frmulas acima, as unidades de tempo referentes taxa de juros (i) e do perodo n, tem de ser necessariamente iguais, e no regime composto o que manda a capitalizao citada. OBS2 : No regime composto o que prevalece o tipo de capitalizao. Caso no seja citado, deve-se respeitar a unidade peridica da taxa apresentada.

i OBS3: Nas frmulas financeiras as taxas utilizadas so unitrias ( 100 ) e nos comandos da HP-C
sero sempre centesimais ( i % ). OBS4 : Na calculadora HP-12C so cinco comandos financeiros:

22
n i Tempo, perodo Taxa centesimal

PV

Capital, presente valor, aplicao, valor inicial,...

PMT PV

Pagamentos peridicos, prestaes, depsitos, parcelas,... Montante, futuro valor, valor acrescido de juros, valor acumulado

OBS5 : A calculadora HP-12C trabalha com Entradas e Sadas de capitais, para isto utilizaremos o comando: CHS Troca de sinais ( + / - ).O comando que representa entrada ou sada de dinheiro( +/ - ).

OBS6 : Verificamos que so trs as funes monetrias: PV , PMT e FV , mas para qualquer frmula financeira, ou seja, qualquer clculo financeiro, s aparecem duas funes monetrias, portanto a terceira ter que ser sempre anulada, para que no interfira nos clculos em andamento.O comando monetrio no utilizado nos clculos ser anulado ( zerado) a cada exerccio dado. OBS6: Para calcularmos uma das incgnitas financeiras, basta lanarmos trs delas que a quarta ser fornecida.

EX; Calcular o montante gerado por R$ 2.000,00 que esteve aplicado a juros compostos de 1,22% a m, num perodo de 5 meses. 0 PMT 2.000,00 CHS PV 1.22 i 5 n FV 2.125,01

EX: Qual a taxa mensal que esteve aplicado um certo capital que triplicou em 2 anos? 0 PMT 1 CHS PV 3 FV 24 n i 4,68 % am

EX: Qual o capital que gerou ao final de 1,5 ano a importncia de R$ 1.492,57 capitalizados trimestralmente a uma taxa de 3% a t ? 0 PMT 1.492,57 CHS FV 6 n 3 i PV 1.250,00

TAXAS

23 TAXAS PROPORCIONAIS
Duas taxas so proporcionais, quando aplicadas sucessivamente no clculo dos juros simples de um mesmo capital, durante o mesmo prazo, produzem juros iguais. Na verdade, uma mera proporcionalidade, ou seja, regra de trs simples. Ex: 5 % a m 30 % a s Ex : 3 % a m 36 % a a

TAXA NOMINAL
Uma taxa dita nominal se a sua unidade de tempo diferente da unidade de tempo do perodo de capitalizao. Ex: 24 % a a capitalizados mensalmente. Ex: 42 % a a capitalizados trimestralmente. OBSERVAES : OBS1: A taxa nominal , em geral, dada com o perodo em anos. OBS2:Nos clculos nunca operamos com a taxa nominal ( ela aparente ) e sim com a efetiva correspondente. taxa

OBS3: Para converter uma taxa nominal em efetiva, basta reduzir o seu perodo ao da capitalizao usando a proporcionalidade. Ex: Taxa nominal de 18 % a a capitalizados mensalmente : 18 : 12 = 1,5 % a m a taxa efetiva

TAXA EFETIVA OU REAL


Uma taxa dita efetiva se a unidade referencial combina com a unidade de tempo do perodo de capitalizao. Ex: 5 % a m capitalizados mensalmente. Ex: 2,3% a t capitalizados trimestralmente.

TAXAS EFETIVAS EQUIVALENTES


Duas taxas i1 e i2, incidentes sobre uma mesma aplicao C, so equivalentes se produzem isoladamente, no mesmo perodo financeiro n, juros compostos iguais, gerando assim montantes iguais. M1 = M 2

C.( 1 + i 1 ) n1 = C.( 1 + i 2 ) n2 ( 1 + i 1 ) n1 = ( 1 + i 2 ) n2
As outras taxas equivalente , para um perodo anual, podemos estabelecer:

24 ( 1 + i a )1 = ( 1 + i s ) 2 = ( 1 + iq ) 3 = ( 1 + it ) 4 = ( 1 + ib ) 6 = ( 1 + i m )12 = ( 1 + i d ) 360
onde ia , is , iq , it , ib , im e id so as taxas unitrias anual , semestral, quadrimestral, trimestral, bimestral, mensal e diria , respectivamente.

CONVERSES DE TAXA EFETIVAS EQUIVALENTES: CLCULO ALGBRICO( FRMULA):


A reduo da taxa nominal taxa efetiva equivalente feita de acordo com o seguinte procedimento : converte-se a taxa nominal em taxa efetiva; calcula-se, em seguida, a taxa equivalente taxa efetiva encontrada usando a relao:

( 1 + iQ )
onde : iQ : Taxa Unitria que Quero

nQ

= ( 1 + iT )

nT

nQ : quantidade de perodos de capitalizaes da taxa que quero no perodo de um ano. iT : Taxa Unitria que Tenho nT : quantidade de perodos de capitalizaes da taxa que tenho no perodo de um ano. Ex: Qual a taxa efetiva anual equivalente a taxa real de 2 % a m ? ( 1 + ia ) 1 = ( 1 + im )12 1 + ia = ( 1,02 ) 12 ia = 1,2682418 - 1 ia = 0,2682418 ( unitria ) ia = 26,82 % a a A taxa efetiva anual equivalente a 2 % a m a de 26,82 % a a . Ex: Qual a taxa real bimestral equivalente a taxa efetiva de 12 % a s ? ( 1 + ib ) 3 = ( 1 + is )1 ( 1 + ib )3 = ( 1,12 )
3

( 1 + ib ) 3 =
3

1,12

1 + ib = ib = 1,03849882 - 1 ib = 3,85 % a b

1,12

CLCULO COM RECURSOS CALCULADORA HP-12C Para Capitalizar a Taxa:

DOS

COMANDOS

FINANCEIROS

DA

25

100

CHS

PV

iT

nQ

FV

100

nQ: Quantidade que o perodo menor cabe no perodo maior

Para Descapitalizar a Taxa:


100 CHS PV (100+ iT ) FV nQ n i

nQ: Quantidade que o perodo menor cabe no perodo maior Exemplos: Ex : Taxa efetiva anual equivalente a 2 % a m Capitalizar: 100 CHS PV 2 i 12 n FV 100 26,82% a a

Ex : Taxa efetiva trimestral equivalente a 20 % a a Descapitalizar: 100 CHS PV (100+ 20 ) FV 4 n i 4,66 % a t

DESCONTO COMPOSTO INTRODUO


Desconto o abatimento que o ttulo sofre por ser pago antes da data do vencimento, portanto, Desconto a diferena entre o Valor Final de um ttulo N (Valor Nominal ou Futuro Valor) e o Valor de resgate A ( Valor j descontado ou Valor Atual ou Presente Valor) deste mesmo ttulo. D=N- A

NOTAES COMUNS NA REA DE DESCONTOS


Desconto aplicado sobre o ttulo

26
D A N i n Valor Atual de um ttulo Valor Nominal de um ttulo Taxa de desconto Nmero de perodos para o desconto

VARIAES ESTILSTICAS
N : Ttulo, Valor Nominal, Valor Final, Valor de Face, N.P., Duplicata ou Letra de Cmbio, ... A : Valor Atual, Valor de Resgate, Valor Residual, Valor Lquido, Lquido Creditado (ou Debitado), ...

TIPOS DE DESCONTOS COMPOSTOS


H dois tipos bsicos de descontos: Bancrio (Comerciais ou Por Fora) ou Real (racional ou por dentro). Descontos simples so obtidos com clculos lineares, mas os Descontos compostos so obtidos com clculos exponenciais.

DESCONTO COMERCIAL COMPOSTO (OU POR FORA):


Seja N um ttulo que foi antecipado n perodos pelo Desconto Bancrio a uma taxa de desconto composto i. A frmula para o clculo deste desconto ser obtida por aplicaes repetidas do desconto Bancrio simples para cada perodo. Ao final do primeiro perodo ( n1 =1), o desconto composto por fora funciona como o desconto simples por fora: D = N.i.n, logo: D1= N.i.n1 D1= N.i.1 D1= N.i Portanto ao final deste perodo teremos o Valor Atual A1: A1 = N D1 A1= N Ni A1= N ( 1 i ) Ao final do segundo perodo( n2 =1) , teremos o segundo desconto que incide sobre o Valor Atual A1: D2= A1.i.n2 D2= A1.i.1 D2= A1.i Portanto o Valor Atual do ttulo A2 : A 2 = A1 - D2 A 2 = A1 - A1.i A 2 = A1 . ( 1 i ) Mas como A1= N ( 1 i ), substituindo vem: A 2 = N ( 1 i ) . ( 1 i ) A 2 = N ( 1 i )2 E assim sucessivamente, portanto com raciocnio anlogo, teremos que, para cada o n-simo perodo:

AB = N . ( 1 i ) n

27
Este tipo de desconto no usado no Brasil e anlogo ao clculo dos Juros compostos, substituindo-se o Presente Valor PV pelo Valor Nominal N( Futuro Valor= FV) do ttulo. DESCONTO COMPOSTO COMERCIAL OU BANCRIO OU POR FORA A = N (1 i ) n A = Valor Atual i = taxa de desconto n = n de perodos MONTANTE COMPOSTO M = C (1 + i ) n C = Capital i = taxa de juros n = n de perodos

Esta frmula similar formula do montante composto, dada por:

M = C( 1 + i )n
DESCONTO COMPOSTO REAL ( RACIONAL COMPOSTO OU POR DENTRO):
Seja N um ttulo que foi antecipado n perodos pelo Desconto Bancrio a uma taxa de desconto composto i. A frmula para o clculo deste desconto ser obtida por aplicaes repetidas do desconto simples RACIONAL para cada perodo, que denominaremos a partir de agora como Desconto Real. Ao final do primeiro perodo ( n1 =1), o desconto composto Real funciona como o desconto racional simples: DR =

N .i.n 1 + i.n

Portanto ao final do primeiro perodo ( n1) teremos o primeiro desconto ( D1): D1=

N . i .1 N .i D1= 1 + 1.i 1+i

E assim o Valor Atual do ttulo ao final do primeiro perodo ser: A1= N D1 A1= N -

N .i N ( 1 + i ) N. i A1= 1+ i 1 + .i
A1 =

A1 =

N + N i N. i 1 + .i

N A1 = N . ( 1 + i ) -1 1+ i

Ao final do segundo perodo ( n2 = 1 ) teremos o segundo desconto ( D2) que incidir sobre o valor atual do perodo anterior: D2=

A1 . i .1 A1 . i D2= 1 + 1. i 1+i

E portanto o Valor atual ao final deste perodo ser: A 2 = A1 D2 A 2 = A1 -

A1 ( 1 + i ) A1 . i A1 . i A2 = 1+ i 1 + .i

28 A1 + A1 . i A1 . i 1 + .i A1 1+ i

A2=

A 2=

Mas substituindo A1 =

N , teremos: 1+ i

A2=

1 N 1 A1 A 2 = A1 . A2 = . 1+i 1 + i 1+ i 1+ i N A2 = N . ( 1 + i ) 2 (1+ i )2

A2=

E assim sucessivamente. Portanto, com raciocnio anlogo, no n-simo perodo teremos: A R = N . ( 1 + i ) n ou PV = FV ( 1 + i ) n

Este tipo de desconto muito utilizado no Brasil. E assim poderemos deduzir a frmula do Desconto Real atravs da relao: D=N-A E sendo N = A(1 + i) - n , substituindo, vem: DR = N N (1+ i) - n DR = N . [ 1 - ( 1 + i ) n ] O melhor estudo que se pode fazer com o Desconto Real composto considerar o Valor Atual A como o Capital Inicial (PV) de uma aplicao e o Valor Nominal N como o Montante (FV) desta aplicao, levando em considerao que as taxas e os tempos funcionam de forma similar nos dois casos. Ex1: Qual o desconto Real composto de um ttulo cujo valor nominal R$10.000,00, se o prazo de vencimento de 5 meses e a taxa de desconto de 3,5% ao ms. Soluo Algbrica: Frmula DR =

10.000 x [ ( 1,035) 5 1 ] ( 1,035) 5

DR = 1.580,27

Soluo na HP-12C 0 PMT 10.000 CHS FV 5 n 3,5 i PV 10.000 X><Y -

DR = 1.580,27 Ex2: Uma empresa emprestou um valor que dever ser pago 1 ano aps em um nico pagamento de R$ 18.000,00 taxa de 4,5% ao ms. Cinco meses aps ter feito o emprstimo a empresa j tem condies de resgatar o ttulo. Se a empresa tiver um desconto racional composto calculado a uma taxa equivalente taxa de juros cobrada na operao do emprstimo, qual ser o valor lquido a ser pago pela empresa? Dados: Valor nominal: N=18.000,00; Taxa mensal: i=4,5%=0,045 Nmero de perodos para o desconto: n=12-5=7

29
Soluo Algbrica: Frmula: D= e A = 18.000 ( 1,045) - 7 Soluo na HP-12C 0 PMT 18.000 CHS 4.773,09 D = 4.773,09 FV 7 n 4,5 i PV 13.226,91 A = 13.226,91

18.000 x [ ( 1,045) 7 1 ] ( 1,045) 7

D = 4.773,09

18.000 X><Y

A = 13.226,91 e

EQUIVALNCIA DE TTULOS DIFERIDOS NO COMPOSTO


Dois ( ou mais ) ttulos, N1 e N2, so diferidos quando suas datas de vencimentos, n1 e n2, so diferentes. N1 0 n1 N2 n2

A equivalncia de ttulos no regime composto poder ser realizada em qualquer data base, aplicando-se o Desconto Real, pois neste regime h correo de capitais: Capitalizando: M

= C . ( 1+ i ) n

ou ou

FV = PV . ( 1 + i ) n

Descapitalizando:

AR = N . ( 1 + i ) n

ou PV = FV ( 1 + i ) n

A utilizao da equivalncia de ttulos ser para modificar uma proposta inicialmente combinada para quitar uma dvida assumida, por uma outra forma de quitao. E para tal, inicialmente se escolhe uma data base de comparao, e algebricamente, manda todos os ttulos das duas propostas para esta data, quando ento o somatrio de todos os Valores Atuais da primeira proposta ( P1 ) ser igual ao somatrio de todos os Valores Atuais da segunda proposta ( P 2 ) nesta mesma data. Ex: Uma empresa devedora de dois ttulos: um de R$ 4.300,00 para 3 meses e outro de R$ 5.200,00 para 6 meses, deseja troc-los por um nico cujo vencimento dar-se- em 4 meses. Qual o valor de face desse novo ttulo se tudo foi realizado a taxa efetiva de 2,5% a m? DADOS: N1 = 4.300,00 P1 N2 = 4.300,00 n1 = 3 meses n2 = 6 meses

30

P2

N3 = ??

n3 = 4 meses

N1 0 3 P1

4 N3 P2 ( poca 4 )

N2 6 meses

1 ) Resoluo Algbrica: Frmulas M1 + A2 = N3 N1 ( 1 + i )1 + N2 ( 1 + i ) -2 = N3 4.300( 1,025)1 + 5.200( 1,025)-2 = N3 N3 = 4.407,50 + 4.949,43 N3 = 9.356,93 2 ) Resoluo HP-12C 0 PMT 5.200 4.300 CHS FV CHS 2 PV n 1 PV n 2,5 4.949,43 i FV + 4.407,50 9.356,93 ENT

VI - SRIES DE CAPITAIS OU RENDAS


INTRODUO
Estudo de operaes financeiras que envolvem conjuntos de capitais disponveis em datas diferentes ou de vrias aplicaes, feitas em datas diferentes, com a finalidade de constituir um montante no futuro, vrias prestaes que pagaro uma dvida assumida hoje em forma de emprstimo ou de algum bem adquirido a prazo, ou ainda vrios pagamentos realizados periodicamente com a finalidade de pagar o uso de um bem ou servio, como no caso de aluguis ou salrios. SRIES: So sries de capitais disponveis ou pagamentos vencveis em datas diferentes. Termo ou Prestao ou Depsito: Cada um dos pagamentos da srie. Perodos da Srie: intervalos de tempo entre os vencimentos de dois pagamentos consecutivos.

31
Valor Atual ou Valor Presente de uma Srie: a soma dos valores presentes de cada um dos pagamentos, calculados numa data dada, anterior s datas de disponibilidade desses pagamentos, com uma taxa tambm fixada. Valor Futuro ou Montante de uma Srie: a soma dos valores futuros de cada um dos pagamentos, calculada numa data dada, posterior s datas de disponibilidade desses pagamentos, com uma taxa tambm fixada.

CLASSIFICAO DAS SRIES OU RENDAS: POSTECIPADAS (ordinrias, vencidas ou imediatas): constantes, peridicas e com o primeiro
pagamento efetuado no fim do primeiro perodo. Obs: Calculadora HP-12C: comando G 8 ( end) no aparece nada no visor. PMT PMT PMT PMT

n-1

ANTECIPADAS: constantes, peridicas e com o primeiro pagamento efetuado no incio do


primeiro perodo. Obs: Calculador HP-12C: comando G 7 aparece no visor Begin

PMT

PMT

PMT

PMT

n-1

DIFERIDAS: constante, peridicas e com prazo de carncia ou diferimento m a partir do qual


comeam a ser feitos os pagamentos. PMT PMT PMT PMT

m+1

m+2

m+n-1

m+n

VALOR PRESENTE DE UMA SRIE: VALOR PRESENTE DE UMA SRIE POSTECIPADA:


Suponha uma renda de n termos PMT, da qual se queria calcular o valor presente PV com uma taxa i dada para o perodo da srie postecipada.

PMT 0 1

PMT

PMT

PMT

n-1

32
PV

(1+ i ) n 1 PV = PMT . [ ] n i. ( 1 + i )

VALOR PRESENTE DE UMA SRIE ANTECIPADA:


Suponha-se uma renda de n termos PMT, da qual se queria calcular o valor presente PV com uma taxa i dada para o perodo da srie antecipada. PMT PMT PMT PMT

0 PV

n-1

(1+ i ) n 1 PV = PMT . [ ] n 1 i.( 1 + i )


VALOR PRESENTE DE UMA RENDA DIFERIDA:
Suponha-se uma renda de n termos PMT, diferida de m perodos, da qual se queira calcular o valor presente PV com taxa i dada para o perodo da renda. Obs: m perodo de carncia

PMT

PMT

PMT

PMT

m+1

m+2

m+n-1

m+n

PV

Para a renda diferida de m perodos:

(1 + i ) n 1 PV = PMT . [ ] i. ( 1 + i ) n + m

33

VALOR FUTURO DE UMA SRIE:


O valor futuro de uma renda j foi definido no deste captulo como soma dos valores futuros de cada um de seus termos. No entanto, para as rendas constantes e peridicas, a exemplo do que ocorreu para o clculo do valor presente, existem frmulas e programas de calculadoras financeiras que podem ser utilizados para que se calcule diretamente esse valor. Essas frmulas e esses programas prprios para o calculo de FV tambm foram elaborados para as rendas imediatas e podem ser utilizados para outros tipos de renda com as convenientes adaptaes.

VALOR FUTURO DE UMA SRIE POSTECIPADA:


Suponha-se uma renda imediata, de n termos PMT, da qual se queria calcular o valor futuro FV com taxa i dada para o perodo da renda. PMT PMT PMT PMT

n-1

FV

(1+ i ) n 1 FV = PMT . [ ] i
VALOR FUTURO DE UMA RENDA ANTECIPADA:
Suponha-se uma renda antecipada de n termos PMT, da qual se queria calcular o valor futuro FV com uma taxa i dada para o perodo da Srie. PMT PMT PMT PMT

n-1

FV

34
O valor futuro ser calculado numa data que coincidir com a do ltimo pagamento. Para calcul-lo no foco seguinte necessrio capitalizar um perodo de juros no valor obtido inicialmente. Tem-se ento:

(1+ i ) n +1 ( 1 + i ) FV = PMT . [ ] i
VALOR FUTURO DE UMA RENDA DIFERIDA:
Seja, agora, a renda de n termos PMT diferida de m perodos, da qual se queira calcular o valor futuro FV com a taxa i dada para o perodo da srie.

PMT

PMT

PMT

PMT

m+1

m+2

m+n-1

m+n

FV Portanto, no preciso modificar a formula de renda imediata para utiliza-la no clculo do valor futuro de uma renda diferida.

(1+ i ) n + m ( 1 + i ) m FV = PMT .[ ] i

V - AMORTIZAO DE EMPRSTIMOS
INTRODUO:
O processo de reembolso de um emprstimo consiste nos pagamentos das prestaes em pocas predeterminadas. Estas prestaes consistem em duas parcelas : as amortizaes ( devoluo do principal emprestado ) e os juros correspondentes aos saldos do emprstimo no reembolsado. Prestao = Amortizao + Juros

A discriminao dessas duas parcelas dentro das prestaes origina-se do fato de os juros serem dedutveis para efeito de taxao do Imposto de Renda , e nos permite separar o que representa devoluo do principal ( amortizao ) do que representa servio da dvida ( juros ) . Nos sistemas de Amortizao a serem estudados sero calculados sempre sobre o saldo devedor.

35
Existem vrios sistemas para se fazer o resgate de um emprstimo , dentre os quais : Americano Pagando-se no vencimento o capital e seus juros acumulados; Pagando-se periodicamente os juros e , no vencimento , o capital - Sistema

Pagando-se periodicamente os juros e uma quota de amortizao - Sistema Francs Pagando-se antecipadamente os juros em cada perodo e amortizando o capital com pagamentos peridicos - Sistema Alemo Pagando-se periodicamente uma quota de amortizao constante e os juros sobre o saldo devedor - Sistema de Amortizao Constante Desses sistemas alguns dos principais e mais utilizados de reembolso de emprstimos so : SAF , SAC e SAM e Sistema Americano de Amortizao .

SISTEMA DE AMORTIZAO FRANCS - TABELA PRICE


Por esse sistema, o devedor paga o emprstimo em prestaes iguais imediatas, incluindo, em cada uma, uma amortizao parcial do emprstimo e os juros sobre o saldo devedor. O nmero de prestaes varia em cada contrato. Pelo sistema Francs o clculo das prestaes feito atravs do valor atual das rendas postecipadas (ou imediatas): AP = T. a n i Como o sistema PRICE prev pagamento da dvida de forma parcelada conveniente para o devedor e tambm para o credor que se elabore um demonstrativo que mostre o estado da dvida em cada perodo do prazo fixado. Faremos um modelo mais simples para esse demonstrativo - Plano de Amortizao do Sistema Francs - Tabela Price - S A F Ex. Uma dvida no valor de R$ 600,00 ser paga em trs parcelas mensais pelo sistema SAF , com juros de 10 % a m . Fazer o plano de amortizao dessa dvida. 600 = T . a 3 PERODO 0 1 241,27 2 241,27 3 241,27 USO DA HP-12C 600 1 CHS f n PV 3 Xy n 10 RCL i PV PMT 241,27 21,94 219,33 0,00 41,87 199.40 60,00 181,27 PRESTAO ....... 10 % JUROS T = 241,27

QUOTA AMORT.

SALDO DEVEDOR 600, 00 418, 73 219, 33

PV XRCL n y

0,00

f 1 f n Xy RCL PV

36

SISTEMA DE AMORTIZAO CONSTANTE - S A C


Por esse sistema, o devedor paga o emprstimo em prestaes que incluem, cada, uma parcela constante de amortizao e os juros sobre o saldo devedor. Enquanto no sistema francs as prestaes so iguais , no S A C so iguais as amortizaes includas em cada prestao. Para calcular o valor da amortizao, basta dividir o total do emprstimo A pelo nmero n de parcelas a que se prope pagar. Q =

A , Q o valor de cada quota de amortizao. n

Nesse sistema as prestaes so decrescentes, pois a quota de amortizao constante e os juros decrescem em funo do saldo devedor. T=Q+ J e J = Sd x i

Ex: Uma dvida de R$ 600,00 vai ser amortizada em trs pagamentos mensais pelo sistema SAC, com juros de 10 % a m. Fazer o plano de Amortizao desse financiamento. Q =

A n

Q = 600 : 3 = 200 p PERODO 0 1 2 3 260,00 240,00 220,00 60,00 40,00 20,00 200,00 200,00 200,0 0 0,00 PRESTAO JUROS QUOTA AMORT. SALDO DEVEDOR 600,00 400,00 200,00

SISTEMA DE AMORTIZAO MISTO - S A M


Por esse sistema, o devedor paga o emprstimo em prestaes, tais que cada uma delas a mdia aritmtica entre os valores encontrados para as prestaes dos sistemas SAF e do SAC. claro que isso implica que os juros, amortizaes e saldos devedores no SAM, em cada perodo, tambm sejam, cada um, a mdia aritmtica entre os juros, amortizaes e saldos devedores dos sistemas SAF e SAC. EX : Exemplo anterior. p PERODO 0 1 2 3 250,64 240,64 230,64 60,00 40,94 20,97 190,64 199,70 209,6 6 0,00 PRESTAO JUROS QUOTA AMORT. SALDO DEVEDOR 600,00 409,36 209,66

37

VI I BIBLIOGRAFIA
BIBLIOGRAFIA BSICA: VERAS, Lilia Ladeira. Matemtica financeira. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2005. 260 p.: ISBN 8522440905 ASSAF NETO, Alexandre. Matemtica financeira e suas aplicaes. 10 e 11.ed. So Paulo: Atlas, 2009. xii, 278p. ISBN 9788522455317. PUCCINI, Abelardo de Lima. Matemtica financeira: objetiva e aplicada. 8.ed. rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 2009. 353 p. ISBN 9788502067745. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: MERCHEDE, Alberto. Matemtica financeira para concursos: mais de 1.500 aplicaes. 1. ed. So Paulo: Atlas, 2003. 290 p. ISBN 8522434654 MATHIAS, Washington Franco; GOMES, Jos Maria. Matemtica financeira. 6.ed. So Paulo: Atlas, 2009. xi, 455p. ISBN 978852452125. FARIA, Rogrio Gomes de. Matemtica comercial e financeira. 5. ed. So Paulo: Makron Books do Brasil, c2000. 219 p. ISBN 8534610002.

38 HAZZAN, Samuel; POMPEO, Jos Nicolau. Matemtica financeira. 6. ed. So Paulo: Saraiva, 2007. vi, 314p. ISBN 9788502055315. VIEIRA SOBRINHO, Jos Dutra. Matemtica financeira: edio compacta. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1997. 177 p. ISBN 8522416338 SAMANEZ , Carlos Patrcio. Matemtica Financeira. So Paulo, Prentice Hall, 3 ed.,2002.

Вам также может понравиться