Вы находитесь на странице: 1из 2

INFORMAOES GERAIS Inscrio para seleo na ps-graduao em Antropologia Social (mestrado) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGAS-UFRN)

15 vagas

Perodo: de 12/09/2011 a 14/10/2011 Local: Secretaria do PPGAS, sala 921, CCHLA das 08h s 12h e das 13h30min s 17h30min Inscrio Gratuita Com exceo de candidatos dos estados do RN, PB, CE e PE, os demais inscritos podero realizar a prova escrita de conhecimentos antropolgicos que contarem com Programas de PsGraduao em Antropologia ou Cincias Sociais, considerando formalizao prvia do candidato com o programa onde as provas sero realizadas. Caber ao candidato entrar em contato com o PPGAS/UFRN para efetivar os demais encaminhamentos. PROVA ESCRITA: 07 de novembro de 2011 - das 08:00 s 12:00. RESULTADO DA PROVA ESCRITA: 9 de novembro de 2011 s 18:00 ARGIO DO ANTE-PROJETO: 10 e 11 de novembro de 2011. RESULTADO FINAL: 21 de novembro, s 14h

Informaes Secretaria do PPGAS, sala 921, CCHLA-UFRN Telefone: (84) 33 42 22 42 E-mail: ppgas@cchla.ufrn.br Portal/site: http://www.posgraduacao.ufrn.br//ppgas.

BIBLIOGRAFIA INDICADA PARA A PROVA ESCRITA: CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Cultura e cultura; conhecimentos tradicionais e direitos intelectuais. In: Cultura com Aspas. So Paulo, Cosac Naify, 2009. (pp. 311-373). DURKHEIM, mile; MAUSS, Marcel. Algumas formas primitivas de classificao: contribuio para o estudo das representaes coletivas. In: Mauss, M., Ensaios de sociologia. So Paulo: Perspectiva, 1981 [1903] (pp. 399-455). EVANS-PRITCHARD, E. E. Algumas reminiscncias e reflexes sobre o trabalho de campo. In: Bruxaria, Orculos e Magia entre os Azande. Rio de Janeiro, Zahar, 2005. (Anexo IV, pp. 243 a 255). MATTA, Roberto da. Carnavais, malandros e heris: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 5. ed. 1990. (Cap. 1 e Cap. 4). PEIRANO, Mariza G. S. Rituais ontem e hoje. RJ, Zahar, 2003.

WACQUANT, Loc. Corpo e alma: notas etnogrficas de um aprendiz de boxe. Rio, Relume Dumar, 2002.

Estrutura do Anteprojeto de Pesquisa Sugestes para elaborao da estrutura do Anteprojeto de Pesquisa (formatao: Times New Roman, 12, espao 1 e meio): - Introduo breve (cerca de meia pgina A4 ou ofcio) onde estejam apresentados com clareza o objeto e a questo central da pesquisa proposta (uma pergunta de partida, inicial, que servir como fio condutor), bem como os objetivos da pesquisa em linhas gerais; - Objetivos e Justificativas (de uma a duas pginas), tpico no qual o candidato apresenta concretamente quais objetivos pretende alcanar com a pesquisa (Objetivos de carter mais geral e objetivos especficos) e a relevncia da realizao de tal estudo, segundo seu ponto de vista (Justificativas). Metodologia (de uma a duas pginas). Aqui devem ser apresentados os procedimentos, mtodos e tcnicas de pesquisa que pretende empregar para desenvolver sua pesquisa. Discusso bibliogrfica. Por tratar-se ainda de um anteprojeto no exigida a apresentao de uma discusso terica exaustiva, mas seria recomendvel fazer uma apresentao breve da bibliografia que voc j conhece sobre o assunto (algo em torno de duas a trs pginas). Referncias Bibliogrficas: apresente a bibliografia citada no texto. Evite listar referncias que no tenham sido citadas no texto do projeto. ATENAO: 1. As indicaes de nmero de pginas para cada tpico/subttulo do projeto no determinam limites rgidos. O objetivo apenas dar uma orientao geral para a elaborao desse anteprojeto (algo em torno de cinco ou seis pginas, breve, redigido com objetividade). 2. No necessrio aceite de um orientador para prestar o exame de seleo para o mestrado. A orientao da pesquisa ser definida aps o ingresso no curso, caso o candidato seja aprovado, conforme interesse do aluno e disponibilidade e interesse do professor.

Вам также может понравиться