Вы находитесь на странице: 1из 29

APOSTILA DE GEOMETRIA

Tpicos de Geometria Plana Noes de Geometria Espacial Professor: Paulo Soares Batista Nome:_______________________________________________

1- NGULOS.............................................................................................................................................01 2- POLGONOS.........................................................................................................................................03 3- TRINGULOS E TEMAS RELACIONADOS..................................................................................04 4- QUADRILTEROS..............................................................................................................................09 5- CRCULO E CIRCUNFERNCIA.....................................................................................................10 6- REAS DAS FIGURAS PLANAS.......................................................................................................11 7- NOES BSICAS DE GEOMETRIA ESPACIAL........................................................................13 8- QUESTES OBJETIVAS....................................................................................................................17 9- QUESTES DISCURSIVAS................................................................................................................24 10- RESPOSTAS DAS QUESTES........................................................................................................29

1- NGULOS Um conjunto de pontos, isto , uma figura ou uma regio, convexo se, para todos os pares de pontos do conjunto, os segmentos formados estiverem inteiramente contidos no conjunto.

Dois ngulos so consecutivos se um lado de um deles tambm lado do outro(um lado de um deles coincide com um lado do outro). Se uma regio no convexa ela uma regio cncava.

Chama-se ngulo reunio de duas semi-retas de mesma origem, no contidas numa mesma reta (no colineares).

Dois ngulos consecutivos so adjacentes se no tm pontos internos comuns.

Dois ngulos so opostos pelo vrtice(o.p.v.) se os lados de um so as respectivas semi-retas opostas aos lados do outro.

EXEMPLOS 1- Calcule a medida do ngulo indicado por a:

AB e CD so opostos pelo vrtice. AB e CD so tambm congruentes. EXEMPLOS 1- Vamos determinar o valor de a na figura seguinte:

2- Encontre o valor de x na figura abaixo:

ngulo reto 2- Observe a figura abaixo e determine o valor de m e n. ngulo reto todo ngulo congruente com seu suplementar adjacente. Ele mede 90.

ngulo nulo Bissetriz de um ngulo A bissetriz de um ngulo uma semi-reta interna ao ngulo, com origem no vrtice do ngulo e que o divide em dois ngulos congruentes. ngulo que tem os lados coincidentes. Ele mede 0.

ngulo raso ngulo cujos lados so semi-retas opostas. Ele mede 180.

ngulo agudo ngulo maior que o ngulo nulo e menor que o ngulo reto. Sua medida varia entre 0 e 90.

Nomenclatura De acordo com o nmero n de lados, alguns polgonos convexos recebem nomes especiais. Isto : n = 3 tringulo n = 4 quadriltero n = 5 pentgono n = 6 hexgono n = 7 heptgono n = 8 octgono n = 9 enegono n = 10 decgono n = 11 undecgono n = 12 dodecgono n = 13 tridecgono n = 14 tetradecgono n = 15 pentadecgono

ngulo obtuso ngulo maior que o ngulo reto e menor que o ngulo raso. Sua medida varia entre 90 e 180.

......
n = 20 icosgono Observao: O nmero de vrtices de um polgono igual ao nmero de lados. ngulo de uma volta Um ngulo de 360 graus ou ngulo de uma volta o ngulo que completa o crculo. Aps esta volta completa, este ngulo coincide com o ngulo de zero grau, mas possui a grandeza de 360. ngulos em polgonos convexos Soma dos ngulos internos A soma das medidas dos ngulos internos de um polgono convexo de n lados dada pela expresso a seguir: Si = (n - 2).180 EXEMPLOS 1-Calcule a soma das medidas dos ngulos internos do: a) pentadecgono b) octgono c) icosgono 2- Qual o polgono cuja soma das medidas dos ngulos internos igual a 1260o?

2- POLGONOS Polgono a reunio de uma linha fechada simples formada apenas por segmentos de reta com a sua regio interna. A palavra polgono formada por dois termos gregos: poli = vrios, muitos e gonos = ngulos. Os polgonos podem ser convexos e noconvexos, de acordo com a sua regio interna.

3- Determine o valor de x nos polgonos abaixo: a)

b)

Quanto aos ngulos Tringulo Acutngulo: Todos os seus ngulos so agudos. Tringulo Retngulo: Um de seus ngulos reto. Tringulo Obtusngulo: Um de seus ngulos obtuso.

3- TRINGULOS Dados trs pontos A, B e C no de uma mesma reta (no alinhados ou no colineares), a unio dos segmentos chamamos tringulo ABC e indicamos por ABC .

Soma dos ngulos internos de um tringulo A soma dos ngulos internos de um tringulo igual a 180.

Elementos de um tringulo VRTICES : so os pontos A, B e C. LADOS: so os segmentos NGULOS INTERNOS: so os ngulos a + b + c = 180

EXEMPLOS Classificao dos Tringulos Quanto aos lados Tringulo Equiltero: Possui todos os lados congruentes. Tringulo Issceles: Possui dois lados congruentes. Tringulo Escaleno: Possui todos os lados diferentes. Encontre x nos tringulos a seguir: a)

b)

c)

CORRESPONDENTES: (b e e) , (d e g) , (a e h) e (c e f) esses pares de ngulos so congruentes.

EXEMPLOS 1- Determine o valor de x nas figuras a seguir:

a)

d)

b) ngulos de duas paralelas cortadas por uma transversal

Dadas duas retas r e s paralelas cortadas por uma transversal, os ngulos determinados por elas so assim determinados: ALTERNOS INTERNOS: (a e f) e (d e e) esses pares de ngulos so congruentes. ALTERNOS EXTERNOS: (b e g) e (c e h) esses pares de ngulos so congruentes. COLATERAIS INTERNOS: (a e e) e (d e f) esses pares de ngulos so suplementares. COLATERAIS EXTERNOS: (b e h) e (c e g) esses pares de ngulos so suplementares.

c) a // b

d)

2- Na figura, temos r // s. Calcule a medida do ngulo b.

Casos ou critrios de semelhana 1 CASO (AA) Se dois tringulos possuem dois ngulos ordenadamente congruentes, ento eles so semelhantes. 2 CASO (LAL) Se dois lados de um tringulo so proporcionais aos homlogos de outro tringulo e os ngulos compreendidos so congruentes, ento os tringulos so semelhantes. 3 CASO (LLL) Se dois tringulos tm os lados homlogos proporcionais, ento eles so semelhantes. Algumas consequncias dos casos de semelhana:

Semelhana de tringulos Definies Dois tringulos so semelhantes se, e somente se, possuem os trs ngulos ordenadamente congruentes e os lados homlogos (correspondentes) proporcionais. Dois lados homlogos so tais que cada um deles est em um dos tringulos e ambos so opostos a ngulos congruentes.

A razo entre lados homlogos k; A razo entre os permetros k; A razo entre as alturas homlogas k; E os ngulos homlogos so congruentes.

EXEMPLOS 1- Determine x e y, sabendo que os tringulos so semelhantes.

2- Se os ngulos com marcas iguais so congruentes, determine x.

Razo de semelhana

3- Um edifcio projeta uma sombra de 10 m ao mesmo tempo que um poste de 12 m projeta uma sombra de 4 m. Qual a altura do edifcio, sabendo que o edifcio e o poste so perpendiculares ao solo?

AB e AB, CD correspondentes. Teorema de Tales

CD

so

segmentos

Se duas retas so transversais de um feixe de retas paralelas, ento a razo entre dois segmentos quaisquer de uma delas igual razo entre os respectivos segmentos correspondentes da outra. No caso da figura acima, podemos dizer que:

Os segmentos proporo.

correspondentes

formam

uma

EXEMPLOS 1- Um terreno foi dividido em lotes com frentes para a rua 1 e para a rua 2, como voc v na ilustrao ao lado. As laterais dos terrenos so paralelas.

O Teorema de Tales e aplicaes Definies Feixe de Paralelas: um conjunto de retas pertencentes a um mesmo plano (coplanares) paralelas entre si. Transversal do feixe de retas paralelas: uma reta do plano do feixe que concorre com todas as retas do feixe. Pontos correspondentes de duas transversais: So pontos destas transversais que esto numa mesma reta do feixe. Segmentos correspondentes de duas transversais: So segmentos cujas extremidades so os respectivos pontos correspondentes.

2- Ache o valor de x e y, sabendo que r, s e t so paralelas. a)

A e A, B e B, C e C, D e D so pontos correspondentes.

b)

b)

c)

Relaes mtricas no tringulo retngulo Elementos Considerando um tringulo ABC, retngulo em A, e conduzindo AD perpendicular a BC, com D em BC, vamos caracterizar os elementos seguintes: d)

2- Aplique as relaes mtricas nos tringulos retngulos a seguir e encontre a medida x indicada:

EXEMPLOS 1- Calcule o valor de x nos tringulos retngulos: a)

Aplicaes importantes do Teorema de Pitgoras Diagonal do quadrado: Seja d a diagonal de um quadrado de lado .

4- QUADRILTEROS Definio Considere quatro pontos A, B, C e D coplanares distintos, trs a trs no colineares (no alinhados), de modo que os segmentos interceptam-se apenas nas extremidades. A reunio desses quatro segmentos um quadriltero. TRAPZIO

Altura do Tringulo Equiltero: Seja h a altura de um tringulo equiltero de lado .

Um quadriltero um trapzio se, e somente se, tem dois lados paralelos. Os lados paralelos so chamados de bases. Classificao do trapzio Trapzio issceles: o trapzio cujos lados que no so bases so congruentes. Trapzio escaleno: o trapzio cujos lados que no so bases, no so congruentes. Trapzio retngulo: o trapzio que tem um lado no base perpendicular s bases e o outro oblquo s bases.

EXEMPLOS 1- Qual o comprimento da diagonal do quadrado de permetro 24cm ? PARALELOGRAMO Um quadriltero que possui os lados opostos respectivamente paralelos. 2- Encontre a medida do lado l de um quadrado

cuja diagonal mede

8 2 3

cm.

3- Determine x nos tringulos equilteros: a) b)

Comprimento de uma circunferncia Quando somamos todos os lados de uma figura plana iremos obter o seu permetro, no caso especfico do crculo, o clculo do seu permetro dado pelo comprimento da circunferncia (contorno do crculo), pois um crculo contornado por uma circunferncia que formada pela unio das extremidades de uma linha aberta.

Recordando: A soma dos ngulos internos de um quadriltero convexo igual a 360.

5- CRCULO E CIRCUNFERNCIA A circunferncia o lugar geomtrico de todos os pontos de um plano que esto localizados a uma mesma distncia r de um ponto fixo denominado o centro da circunferncia. O crculo a reunio da circunferncia com o conjunto de pontos localizados dentro da mesma. O clculo do comprimento da circunferncia (permetro) foi obtido da seguinte forma: como todas as circunferncias so semelhantes entre si, ou seja, todas pertencem ao mesmo centro, foi concludo que a razo entre o comprimento (C) de qualquer circunferncia pelo seu respectivo dimetro (D) ser sempre uma mesma constante.

Raio de uma circunferncia (ou de um crculo) um segmento de reta com uma extremidade no centro da circunferncia e a outra extremidade num ponto qualquer da circunferncia. Na figura, os segmentos de reta OA, OB e OC so raios. Corda de uma circunferncia um segmento de reta cujas extremidades pertencem circunferncia. Na figura, os segmentos de reta AC e DE so cordas. Dimetro de uma circunferncia (ou de um crculo) uma corda que passa pelo centro da circunferncia. Observamos que o dimetro a maior corda da circunferncia. Na figura, o segmento de reta AC um dimetro.

O nmero 3,141592... corresponde em matemtica letra grega (l-se "pi"). Costuma-se considerar = 3,14.

10

EXEMPLOS 1- Determinar o comprimento de uma circunferncia que tem 9 cm de raio.

Fcil compreender, portanto, que a rea do retngulo seja o produto de suas duas dimenses. Um retngulo de dimenso 4cm por 3cm, por exemplo, tem 12cm de rea. Isto , sua superfcie equivale superfcie de 12 quadrados de lado 1cm.

2- Qual o comprimento r do raio de uma circunferncia que tem 18,84 cm de comprimento?

3- A roda de um automvel tem 0,6 m de dimetro.

S = 4.3 S = 12 cm2

PRINCIPAIS REAS:
Nessas condies, responda: a) Qual ser, aproximadamente, o comprimento da circunferncia da roda? QUADRADO RETNGULO

b) Se essa roda der 5000 voltas completas, de quantos metros ser a distncia percorrida pelo automvel?

S=l.l =l2
6- REAS DAS FIGURAS PLANAS rea uma funo que associa a cada figura um nmero positivo que representa a medida de sua superfcie. Mais importante do que saber as frmulas de rea entender o que represente a rea de uma regio plana. Admitindo a superfcie de um quadrado de lado unitrio como uma unidade quadrada, a rea de uma regio plana o nmero que expressa a relao entre sua superfcie e a superfcie desse quadrado. Seja u a unidade de rea:

PARALELOGRAMO

TRINGULO

11

LOSANGO

EXEMPLOS 1- Determine a rea dos polgonos nos casos abaixo, sendo o metro a unidade das medidas indicadas: a) Quadrado

S =

D .d 2

TRAPZIO 6

CRCULO

S = R 2
COROA CIRCULAR

S = ( R2 r2 )
12

7- NOES ESPACIAL

BSICAS

DE

GEOMETRIA

Slidos geomtricos Denominam-se slidos geomtricos as figuras geomtricas do espao. Entre os slidos geomtricos, destacamos, pelo seu interesse, os poliedros e os corpos redondos. Classificao dos slidos geomtricas A partir das caractersticas dos slidos geomtricos podemos fazer uma classificao: 2- Encontre o valor das reas nos seguintes casos: (Obs.: Considere as medidas em m). Poliedros: apresentam somente faces planas. Eles no rolam. Corpos redondos: apresentam partes no-planas (arredondadas);por isso rolam. Outros slidos geomtricos: Possuem partes no planas, mas no rolam. POLIEDRO Chamamos de poliedro o slido limitado por quatro ou mais polgonos planos, pertencentes a planos diferentes e que tm dois a dois somente uma aresta em comum. Os polgonos so as faces do poliedro; os lados e os vrtices dos polgonos so as arestas e os vrtices do poliedro. (Coroa Circular) Poliedros convexos e cncavos

c)

3- Calcule a rea hachurada. O quadrado tem lados iguais a 6 cm.

Observando os poliedros acima, podemos notar que, considerando qualquer uma de suas faces, os poliedros encontram-se inteiramente no mesmo semiespao que essa face determina. Assim, esses poliedros so denominados convexos. Isso no acontece no poliedro abaixo, pois, em relao a duas de suas faces, ele no est contido apenas em um semi-espao. Portanto, ele denominado cncavo.

13

Classificao Os poliedros convexos possuem nomes especiais de acordo com o nmero de faces, como por exemplo:

Relao de Euler Em todo poliedro convexo vlida a relao seguinte: V-A+F=2 em que: V o nmero de vrtices A o nmero de arestas F, o nmero de faces. Observe os exemplos:

tetraedro: quatro faces pentaedro: cinco faces hexaedro: seis faces heptaedro: sete faces octaedro: oito faces icosaedro: vinte faces

Poliedros regulares Um poliedro convexo chamado de regular se suas faces so polgonos regulares, cada um com o mesmo nmero de lados e, para todo vrtice, converge um mesmo nmero de arestas. Existem cinco poliedros regulares: Tetraedro 4 faces triangulares 4 vrtices 6 arestas

V = 8 A = 12 F= 6 8 - 12 + 6 = 2

V = 12 A = 18 F = 8 12 - 18 + 8 = 2 Hexaedro 6 faces quadrangulares 8 vrtices 12 arestas EXEMPLOS Octaedro 8 faces triangulares 6 vrtices 12 arestas

Lembre-se: Nos poliedros convexos vlida a seguinte relao:


V-A+F=2

Dodecaedro 12 faces pentagonais 20 vrtices 30 arestas 1- Num poliedro convexo, o nmero de faces 8 e o nmero de vrtices 12. Calcular o nmero de arestas.

Icosaedro 20 faces triangulares 12 vrtices 30arestas 2- Determinar o nmero de arestas e de vrtices de um poliedro convexo com seis faces quadrangulares e quatro faces triangulares.

14

PRISMA Elementos do prisma Dado o prisma a seguir, consideramos os seguintes elementos:

a) paraleleppedo oblquo

b) paraleleppedo reto

bases:as regies poligonais R e S. altura:a distncia h entre os planos arestas das bases:os lados ( dos polgonos)

Paraleleppedo retngulo Seja o paraleleppedo retngulo de dimenses a, b e c da figura:

arestas laterais:os segmentos faces laterais: os paralelogramos AA'BB', BB'C'C, CC'D'D, DD'E'E, EE'A'A

Classificao Um prisma pode ser:


reto: quando as arestas laterais so perpendiculares aos planos das bases; oblquo: quando as arestas laterais so oblquas aos planos das bases. Veja:

Temos quatro arestas de medida a, quatro arestas de medida b e quatro arestas de medida c; as arestas indicadas pela mesma letra so paralelas. rea total Planificando o paraleleppedo, verificamos que a rea total a soma das reas de cada par de faces opostas: ST = 2( ab + ac + bc) Volume Por definio, unidade de volume um cubo de aresta 1. Assim, considerando um paraleleppedo de dimenses 4, 2 e 2, podemos decomp-lo em 4 . 2 . 2 cubos de aresta 1:

prisma reto

prisma oblquo Ento, o volume de um paraleleppedo retngulo de dimenses a, b e c dado por:

Paraleleppedo Todo prisma cujas bases so paralelogramos recebe o nome de paraleleppedo.Assim, podemos ter: V = abc

15

Cubo Um paraleleppedo retngulo com todas as arestas congruentes (a = b = c) recebe o nome de cubo. Dessa forma, as seis faces so quadrados.

Determine quantos litros de gua so necessrios para encher o aqurio.

rea total A rea total ST dada pela rea dos seis quadrados de lado a: ST = 6a2 Volume De forma semelhante ao paraleleppedo retngulo, o volume de um cubo de aresta a dado por: V= a . a . a = a3

3- Um determinado bloco utilizado em construes tem a forma de um paraleleppedo retngulo, cujas dimenses so 25cm, 15cm e 10cm. Pretende- se transportar blocos desse tipo num caminho cuja carroceria tem, internamente, 4m de comprimento por 2,5m de largura e 0,6m de profundidade. No mximo, quantos blocos podem ser transportados numa viagem, de modo que a carga no ultrapasse a altura da carroceria?

EXEMPLOS 1- Considerando o cubo abaixo, determine:


3 a) o seu volume, em cm .

4- Um reservatrio em retngulo tem 10 m comprimento. Sabendo 416 m2, qual o

formato de paraleleppedo de largura e 12 m de que sua rea total vale

valor da altura deste

reservatrio?
Lembre-se: ST = 2( ab + ac + bc)

b) sua rea total.

2- Um aqurio possui o formato de paraleleppedo com as seguintes dimenses:

um

16

8- QUESTES OBJETIVAS 1- Na figura, o valor de x : a) ( b) ( c) ( d) ( ) 50 ) 25 ) 11 ) 8

6- Qual polgono tem a soma de seus ngulos internos valendo 1800? a) ( b) ( c) ( d) ( e) ( ) pentgono ) hexgono ) octgono ) decgono ) dodecgono

7- (OBMEP) Falta um ngulo Na figura dada, 2- No tringulo ABC, o ngulo B mede o triplo do ngulo C e o ngulo A mede o dobro do ngulo B. Qual a medida do ngulo B? a) ( b) ( c) ( d) ( e) ( ) 18 ) 36 ) 48 ) 54 ) 90

TU = SV. Quanto vale o ngulo SVU , em graus?


a) ( b) ( c) ( d) ( e) ( ) ) ) ) ) 30 50 55 65 70

3- (SARESP) O encosto da ltima poltrona de um nibus, quando totalmente reclinado, forma um ngulo de 30 com a parede do nibus (veja a figura). O ngulo a na figura mostra o maior valor que o encosto pode reclinar. O valor de a : a) ( b) ( c) ( d) ( ) 50 ) 90 ) 100 ) 120

8- (ESPCAR) Na figura seguinte, as retas r e s so paralelas. A medida do ngulo x igual a:

4- Se o tringulo ACD retngulo e issceles,

a) ( b) ( c) ( d) (

) 230 ) 225 ) 220 ) 210

ento o ngulo BCD mede:


a) ( b) ( c) ( d) ( e) ( ) 100 ) 105 ) 110 ) 115 ) 120

9- (SARESP) Na figura, o tringulo BDC eqiltero e o tringulo ABD issceles (AB = BD). A medida do ngulo interno A igual a: a) ( b) ( c) ( d) ( ) 20 ) 30 ) 45 ) 60

5- Se um polgono regular e tem dez lados, ento cada um dos seus ngulos internos mede: a) ( b) ( c) ( d) ( e) ( ) 144 ) 140 ) 135 ) 130 ) 120

17

10- (ESPCAR) Sabendo-se que os ngulos internos de um tringulo so diretamente proporcionais aos nmeros 2, 3e 4, tem-se que suas medidas valem: a) ( b) ( c) ( d) ( ) 40, 60 e 80 ) 30, 50 e 100 ) 20, 40 e 120 ) 50, 60 e 70

11- (Cesgranrio) Na figura, as retas r e r so paralelas, e a reta s perpendicular reta t. A medida, em graus, do ngulo a : a) ( b) ( c) ( d) ( e) ( ) 36 ) 32 ) 24 ) 20 ) 18

a) ( b) ( c) ( d) ( e) (

) 6.3 m ) 4, 5 m ) 7,8 m ) 3,6 m ) 2,7 m

15- (COVEST-PE) A figura a seguir ilustra dois terrenos planos. Suponha que os lados AB e BC so paralelos, respectivamente, a DE e EF e que A, D, F, C so pontos colineares.

12- (UFGO) Na figura abaixo as retas r e s so paralelas. A medida do ngulo b : a) ( b) ( c) ( d) ( e) ( ) 20 ) 80 ) 100 ) 120 ) 130 Qual a distncia AC, em metros? a) ( b) ( c) ( d) ( e) ( ) 75 ) 76 ) 78 ) 79 ) 80

13- (UEBA) Na figura abaixo AB = 8, MN = 2 e MC = 3. Se MN paralelo a AB , o segmento AM mede:

16- (UFRS) Para estimar a profundidade de um poo com 1,10m de largura, uma pessoa cujos olhos esto a 1,60m do cho posiciona-se a 0,50m de sua borda. Desta forma, a borda do poo esconde exatamente seu fundo, como mostra a figura.

a) ( b) ( c) ( d) ( e) (

)8 ) 10 ) 12 )9 )6

14- (UNAMA-PA) A incidncia dos raios solares faz com que os extremos das sombras do homem e da rvore coincidam. O homem tem 1,80m de altura e sua sombra mede 2 m. Se a sombra da rvore mede 5m, a altura mede:

18

Com os dados acima, a pessoa conclui que a profundidade do poo : a) ( b) ( c) ( d) ( e) ( ) 2,82 m ) 3,00 m ) 3,30 m ) 3,52 m ) 3,85 m

17- Na figura, os segmentos BC e DE so paralelos, AB = 30 m, AD = 10 m e AE = 12 m. A medida do segmento CE , em metros: a) ( b) ( c) ( d) ( ) 20 ) 24 ) 28 ) 32

a) ( b) ( c) ( d) (

) 13 ) 12 ) 11 ) 10

21- (UMC-SP) Uma escada medindo 4 metros tem uma de suas extremidades apoiada no topo de um muro, e a outra extremidade dista 2,4 m da base do muro. A altura desse muro :

18- Observe a figura. Nela, as retas r, s e t so paralelas, AB = 6 cm, BC = x, DE = 4 cm e DF = x + 3. A medida de x, em centmetros :

a) ( b) ( c) ( d) ( e) (

)2 )3 )4 )6 )9

a) ( b) ( c) ( d) (

) 2,3 ) 3,0 ) 3,2 ) 3,8

19- Observe a figura. Nela, as retas r, s e t so paralelas, AD = 5 cm, BC = 4 cm e DF= 6 cm. A medida do segmento BE, em centmetros, :

22- (OBM) No tringulo PQR, a altura PF divide o lado QR em dois segmentos de medidas QF = 9 e RF = 5. Se PR = 13, qual a medida de PQ? a) ( b) ( c) ( d) ( e) ( )5 ) 10 ) 15 ) 20 ) 25

a) ( b) ( c) ( d) ( e) (

) 4,8 )6 ) 7,2 ) 8,8 ) 9,6

20- Qual o valor, em cm, da medida x indicada no tringulo a seguir?

19

23- (Ceeteps SP) A medida da diagonal da tela de uma televiso determina as polegadas da TV.

26- (SENAI) O sistema UTM, utilizado pelos pilotos de corrida de rali, faz com que qualquer ponto da Terra possa ser identificado por um sistema cartesiano de coordenadas (x, y). Suponha que o ponto inicial de um rali seja dado pelas coordenadas A (4, 6). Ao visualizar as coordenadas B (10, 14), o piloto percorreu a distncia AB, em unidades de comprimento igual a:

Uma televiso cuja tela mede 30 cm por 40 cm possui: a) ( b) ( c) ( d) ( ) 29 polegadas ) 20 polegadas ) 18 polegadas ) 16 polegadas

Lembrete: 1 polegada = 2,5 cm


24- (SENAI) A figura abaixo representa uma praa: a) ( b) ( c) ( d) ( e) ( ) ) ) ) ) 10 30 50 60 80

Um ciclista gosta de percorrer o trecho AB, BC e CA. A cada volta completa ele percorre: a) ( b) ( c) ( d) ( e) ( ) ) ) ) ) 130 m. 120 m. 110 m. 100 m. 90 m.

27- (SENAI) Imagine um sistema cartesiano de coordenadas (x, y) colocado sobre uma mesa de bilhar, conforme indica a figura. Nesse sistema, a bola que ser lanada se encontra no ponto A, de coordenadas (20, 12). As coordenadas do ponto onde a bola lanada dever bater B (36, 0). A distncia AB percorrida pela bola, em unidades de comprimento, corresponde a:

25- (SENAI) Uma fbrica de cermica fabrica lajotas na forma de um tringulo eqiltero como mostra a figura.

Para que a rea de cada lajota seja igual a 49 3 cm2, o lado do tringulo dever medir: a) ( b) ( c) ( d) ( e) ( ) ) ) ) ) 35 cm 28 cm 21 cm 14 cm 7 cm

a) ( b) ( c) ( d) ( e) (

) ) ) ) )

20 28 56 72 86

20

28- (SENAI) Dever ser construdo um muro, em volta de uma pista de patins no gelo, como indica a figura. Se o metro linear construdo do muro, custa R$ 300,00, o total a ser pago pela construo ser:

A rea desse losango, em cm2, ser: a) ( b) ( c) ( d) ( e) ( ) ) ) ) ) 500 1000 1200 1500 2000

a) ( b) ( c) ( d) ( e) (

) ) ) ) )

R$ 15900,00 R$ 19500,00 R$ 20600,00 R$ 22500,00 R$ 35400,00

32- (SENAI) Um terreno quadrado com lado medindo 20 m ser dividido em trs lotes, conforme mostra a figura:

29- (ANRESC) No centro de uma cidade construda uma praa circular com uma passarela central de 50 m de comprimento, como mostra a figura.

A rea do lote II dever medir:

a) ( b) ( c) ( d) (

) ) ) )

25 m. 50 m. 100 m. 200 m.

a) ( b) ( c) ( d) ( e) (

) ) ) ) )

100 m2. 150 m2. 200 m2. 250 m2. 300 m2.

30- (SARESP) Medi o comprimento da roda de minha bicicleta e, a seguir, calculei a razo entre esta medida e o dimetro da roda, encontrando um nmero entre: a) ( b) ( c) ( d) ( ) ) ) ) 2 e 2,5 2,5 e 3 3 e 3,5 3,5 e 4

33- (SENAI) Uma estufa para mudas, quando vista de cima, conforme a figura abaixo, ser dividida em quadrados com 50 cm de lado, em cada quadrado da diviso sero cultivadas 18 mudas. Ento, o total de mudas cultivadas nessa estufa ser:

31- (SENAI)Tenho uma cartolina retangular de dimenses 50 cm x 40 cm. Com essa cartolina quero construir um losango, como indica a figura abaixo.

21

a) ( b) ( c) ( d) ( e) (

) ) ) ) )

1.440 1.320 1.280 1.200 1.180

37- A rea da figura hachurada, no diagrama, vale:

34- (SENAI) Uma sala em forma de L, conforme a figura abaixo, ser revestida com lajotas quadradas de 40 cm de lado. Se o preo de cada lajota R$ 1,65, o valor gasto nesse revestimento ser de:

a) ( b) ( c) ( d) ( e) (

) ) ) ) )

4,0 3,5 3,0 4,5 5,0

38- (ANRESC) Quantos quilogramas de semente so necessrios para semear uma rea de 10 m x 24 m, observando a recomendao de aplicar 1 kg de semente por 16 m2 de terreno? a) ( b) ( c) ( d) ( e) ( ) ) ) ) ) R$ 105,60. R$ 247,50. R$ 353,10. R$ 393,60. R$ 495,20. a) ( )

1 15

35- (OBMEP) Placa decorativa Uma placa decorativa consiste num quadrado branco de quatro metros de lado, pintado de forma simtrica com partes em cinza, conforme a figura.

b) ( ) 1,5 c) ( ) 2,125 d) ( ) 15

39- (CEFET-MG) No retngulo ABCD os lados AB e BC medem, respectivamente, 16 cm e 10 cm e E e F so pontos mdios dos segmentos.

Qual a frao da rea da placa que foi pintada? A rea do tringulo CEF, em cm2, a) ( b) ( c) ( d) ( ) ) ) ) 20 40 60 80

36- (CPFO-SP) Se a base de um retngulo mede 7 cm e o permetro mede 19 cm, ento, a sua rea vale: a) ( b) ( c) ( d) ( ) 9,5 cm2 ) 17,5 cm2 ) 35 cm2 ) 84 cm2

40- (CEFET-MG) Sabendo-se que os polgonos ABCD, EFGH e IJLM so quadrados, a rea hachurada na figura abaixo, em cm2, igual a:

22

45- (FUVEST-SP) Dois blocos de alumnio, em forma de cubo, com arestas medindo 10cm e 6cm, so levados juntos fuso e, em seguida, o alumnio moldado como um paraleleppedo reto-retngulo de arestas 8cm, 8cm e x cm. O valor de x : a) ( b) ( c) ( d) ( e) ( ) 20 ) 19 ) 18. ) 17 ) 16

a) ( b) ( c) ( d) (

) ) ) )

1 2 3 4

46- (SENAI) Na entrada da cidade de Fluidpolis, foi construdo um obelisco composto de um pedestal de concreto e cubos metlicos macios, formando a inicial da cidade, conforme a figura a seguir.

41- Quanto medem as arestas de um cubo cuja rea total de 600 cm2? a) ( )

6 cm

b) ( ) 10 cm c) ( ) 6 cm d) ( ) 10 cm
2 42- Uma face de um cubo tem rea 81cm . Seu volume :

Se cada cubo tem aresta de 50 cm, o volume de metal usado nos cubos que compem esse obelisco foi de: a) ( b) ( c) ( d) ( e) ( ) ) ) ) ) 3,000 m3. 2,725 m3. 2,000 m3. 1,575 m3. 1,000 m3.

a) ( b) ( c) ( d) ( e) (

) 9cm . ) 81cm3. ) 180cm3. ) 243cm3. ) 729cm3.

43- (FAFI-MG) As dimenses de uma piscina olmpica so: 50m de comprimento, 25m de largura e 3m de profundidade. O seu volume, em litros, : a) ( b) ( c) ( d) ( e) ( ) 3750. ) 37500. ) 375000. ) 3750000. ) 37500000.

47- (SENAI) Na praa central de uma cidade foi construdo um obelisco, em forma de cruz, conforme a figura. A cruz compacta e construda com cubos de alumnio de arestas iguais a 80 cm. O volume de alumnio usado para construir somente a cruz foi de: a) ( b) ( c) ( d) ( e) ( ) ) ) ) ) 5,12 m3. 4,80 m3. 4,48 m3. 4,16 m3. 3,84 m3.

44- (CESCEA-SP) Se a soma das arestas de um cubo igual a 72 cm, ento o volume do cubo igual a: a) ( b) ( c) ( d) ( e) ( ) 100 cm3. ) 40 cm3. ) 144 cm3. ) 16 cm3. ) 216 cm3.

23

9- QUESTES DISCURSIVAS

ngulos
1- As figuras mostram um quadrado ABCD e um hexgono regular CDEFGH.

4- Em um terreno de forma triangular deve-se construir uma quadra retangular, de acordo com a ilustrao.

Determine, em graus, a medida do ngulo ADE .

2- Na figura, as retas r e s so paralelas. Determinar os valores de a, b, c e d.

Se a e b representam, em metros, as dimenses da quadra, determine-os.

Teorema de Pitgoras
5- (FUVEST-SP) Uma escada de 25 dm de comprimento se apia num muro do qual seu p dista 7 dm. Se o p da escada se afastar mais 8 dm do muro, qual o deslocamento verificado pela extremidade superior da escada?

Semelhana de tringulos
3- (UNICAMP) Uma rampa de inclinao constante, como a que d acesso ao Palcio do Planalto, em Braslia, tem 4 metros de altura na sua parte mais alta. Uma pessoa, tendo comeado a subi-la, nota que aps ter caminhado 12,3 metros sobre a rampa, est a 1,5 metro de altura em relao ao solo. Calcule quantos metros a pessoa ainda deve caminhar para atingir o ponto mais alto da rampa.

24

outro terreno, a medida do comprimento 80% da medida do comprimento do primeiro. Se ambos tm a mesma rea, qual a largura do segundo terreno?

9- (CPFO) Qual a rea da regio colorida? 6- (CEFET-PR) Em um acampamento escoteiro, num certo momento, a atividade que se desenvolvia em um terreno plano visava o treinamento do uso da bssola. A escoteira Rosa Dosven Tussin partiu de um ponto A e andou no sentido Norte, 137 passos at o ponto B. Em seguida caminhou 21 passos, no sentido Oeste, at o ponto C e, depois, 165 passos, no sentido Sul, at o ponto final D. L chegando, encontrou um tesouro: uma caixa de chocolate Tris. A que distncia do ponto A, de partida, estava escondido o tesouro?

Use = 3,14.

Paraleleppedo Crculo e Circunferncia


7- (UFMA) No relgio da torre de uma igreja, o ponteiro maior mede 2 m. Em quanto tempo a ponta desse ponteiro percorre 5 metros? 10- A superfcie lateral de um prisma de base quadrada feita com uma folha de cartolina de 30 cm por 40 cm. Sabendo-se que a altura do slido 30 cm, pergunta-se: a) Quantos centmetros tem o lado do quadrado da base do prisma? b) Quantos centmetros quadrados de cartolina no total foram gastos na construo desse slido?

reas das figuras planas


8- As dimenses de um terreno retangular so: 80 m de comprimento por 12 m de largura. Em um

25

QUESTES DISCURSIVAS OBMEP As questes a seguir foram obtidas de materiais das Olimpadas Brasileiras de Matemtica das Escolas Pblicas. Encare as questes como desafios e persista na busca por solues!

11- Tringulo issceles Na figura, o tringulo ABC issceles, com BC = 20 . Sabendo que BC = BD = BE, determine a medida do ngulo BDE .

14- ngulos em funo de x Na figura esto indicadas, em graus, as medidas de alguns ngulos em funo de x. Quanto vale x?

12- ngulos e permetro Calcule os ngulos que no esto indicados e o permetro da figura, sabendo

que BD = BC e DBC = BCD .


15- Regio sombreada - A figura mostra um retngulo formado por 18 quadrados iguais com algumas partes sombreadas. Qual a frao da rea do retngulo que est sombreada?

13- rea Um lote retangular foi divido em quatro terrenos, todos retangulares. As reas de trs deles esto dadas na figura, em km2. Qual a rea do lote? 16- A casa da Rosa A figura mostra a planta da casa da Rosa. O quarto e o quintal so quadrados. Qual a rea da cozinha?

26

18- Tringulos e ngulos. . . Determine os ngulos e dados na figura.

17- A figura mostra um dodecgono regular decomposto em seis tringulos equilteros, seis quadrados e um hexgono regular, todos com lados de mesma medida. 19- Poste eltrico Uma companhia de eletricidade instalou um poste num terreno plano. Para fixar bem o poste, foram presos cabos no poste, a uma altura de 1,4 metros do solo e a 2 metros de distncia do poste, sendo que um dos cabos mede 2,5 metros, conforme a figura.

a) Se cada tringulo da figura tem rea igual a 1 cm2, qual a rea do hexgono?

b) A figura abaixo foi obtida retirando doze tringulos eqilteros de um dodecgono regular cujo lado mede 1 cm. Qual a rea dessa figura? Um professor de Matemtica, aps analisar estas medidas, afirmou que o poste no est perpendicular ao solo. Voc acha que o professor est certo? Justifique sua resposta.

c) A figura abaixo foi obtida retirando dois hexgonos regulares de um dodecgono regular cujo lado mede 1 cm. Qual a rea dessa figura?

20- Discos de papelo Para fabricar nove discos de papelo circulares para o Carnaval usam-se folhas quadradas de 10 cm de lado, como indicado na figura. Qual a rea (em cm2) do papel no aproveitado?

(Use = 3,1)

27

Figura Questo 22

a) Quantas peas foram obtidas? 21- Tringulos impossveis Quais dessas figuras esto erradas?

b) Um metro cbico dessa madeira pesa aproximadamente 900 kg. Qual o peso de cada uma dessas peas?

23- Pedro gasta 1 mL de tinta cinza para pintar 100 cm de superfcie. a) O slido da figura foi feito colando uma face de um cubo de aresta 10 cm em uma face de um cubo de aresta 20 cm. Quantos mL de tinta Pedro precisa para pintar esse slido?

22- Dividindo o paraleleppedo Um bloco de madeira na forma de um paraleleppedo retngulo tem 320 cm de comprimento, 60 cm de largura e 75 cm de altura. O bloco cortado vrias vezes, com cortes paralelos s suas faces, de modo a subdividi-lo em blocos menores, todos na forma de paraleleppedos retngulo de 80 cm de comprimento por 30 cm de largura por 15 cm de altura.

28

b) Pedro gastou 54 mL de tinta para pintar um cubo e depois dividiu esse cubo pintado em dois blocos retangulares iguais, como na figura. Quantos mL a mais de tinta ele gastar para acabar de pintar esses dois blocos?

10- RESPOSTAS DAS QUESTES

24- Quadrado, Pentgono e Icosgono. A figura mostra parte de um polgono regular de 20 lados (icosgono) ABCDEF..., um quadrado BCYZ e um pentgono regular DEVWX.

QUESTES OBJETIVAS 1 17 33 A C B 2 18 34 C D B 3 19 D D 35 C 4 20 B A 36 B 5 21 A C 37 D 6 22 E C 38 D 7 23 39 C D B 8 24 40 A C B 9 25 B D 41 D 10 26 A A 42 E 11 27 E A 43 D 12 28 44 C B E 13 29 D A 45 B 14 30 B C 46 C 15 31 47 A C B 16 32 D C

QUESTES DISCURSIVAS 1) 150 2) a = 70, b = 30, c = 80, d = 70

3) 20,5 m 4) a = 4 5 m e b = 4 m 5) 4 dm 8) 15 m 6) 35 passos 9) 21,5 cm2 7) 1 hora 15 min

10) a) 10 cm b) 1400 cm2 11) 60

Determine a medida do ngulo YDC .

12) Permetro: 696 m ngulos no indicados: 128, 80, 60, 60, 60 13) 225 Km2 15) 14) 18

4 9

16) 16 m2 b) 6 cm2 c) 6 cm2

17) a) 6 cm2

18) = 120 e = 85 19) Correto.(Apresente sua justificativa !) 20) 22,5 cm2 21) Todas.(Apresente sua justificativa !) 22) a) 40 peas b) 32,4 Kg 23) a) 28 mL b) 18 mL 24) 54

29

Вам также может понравиться