Вы находитесь на странице: 1из 4

UM POUCO DE HISTRIA

Priorizar a Educao Infantil compreender que a aprendizagem oferecida s crianas com qualidade far diferena em sua formao e no futuro de todos. assim que comeamos nossa trajetria pela histria da Educao Infantil no Municpio de So Paulo. A rede tem sua participao no sistema de educao dividido em: 82% na Educao Infantil, 33% no Ensino Fundamental Regular e 1% no Ensino Mdio (SME, 2008). Vale ressaltar que a Educao Infantil considerada pela LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (Lei 9394, de 20 de Dezembro de 1996) a primeira etapa da Educao Bsica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criana at seis anos de idade. A Educao Infantil na cidade de So Paulo tem uma histria recente, que comeou a ser escrita em 1935 e, a cada dia surgem desafios e conquistas. Ao completar 75 anos em 2010, a Prefeitura comemorou este aniversrio com uma grande festa; alm da presena de funcionrios e alunos, inclusive aqueles que j saram da rede, houve a elaborao do Almanaque 75 anos da Educao Infantil Conviver e Aprender na Cidade de So Paulo, assim como um DVD com o mesmo ttulo. Fazendo uma breve retrospectiva, voltamos ao sculo XVIII, quando se deu incio Revoluo Industrial. Suas caractersticas eram uma escassa mo de obra masculina, devido presena destes nas guerras e, consequentemente, as mulheres passaram a trabalhar fora de casa. Gomes (2010) cita que em funo das mudanas socioculturais foram organizadas instituies em nveis pedaggicos para famlias financeiramente favorecidas e assistencialistas, para os mais pobres. Passando pela dcada de 1930, observamos um grupo denominado Ilustrados participou do Governo do Estado de So Paulo e da Administrao Municipal (19331937), logo aps a Revoluo Constitucionalista (1932). Este grupo foi responsvel pela idealizao da Escola Nova, mas o que seria esta Escola Nova? A partir de um manifesto cujo ttulo era A Reconstruo Educacional do Brasil o grupo pretendia determinar diretrizes para a Educao Nacional. De acordo com a Sme/ Dot (2010) Fernando de Azevedo e Julio de Mesquita Filho so figuras que destacam-se neste cenrio por serem respectivamente, o relator e um dos signatrios de tal documento. O

manifesto foi aprovado e assinado em abril de 1933, dando origem a uma Revoluo pedaggica e cultural. No ano seguinte (1934) foi criada a Universidade de So Paulo, com foco na produo cientfica, cultural e artstica, segundo Julio de Mesquita Filho. Tambm em 1934, segundo Kobayashi (2009), pela primeira vez no pas, as mulheres participaram do processo eleitoral. Desta forma, nota-se que o cenrio de mudanas sociais que determinam um novo modo de viver no que tange transportes, moradia, trabalho e entre outros aspectos a educao. Neste contexto, em 1935 surgem os Parques Infantis, sob a responsabilidade do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de So Paulo, durante a gesto de Mrio de Andrade, secretrio municipal de cultura. As primeiras unidades, conforme informaes obtidas no site da Prefeitura Municipal de So Paulo (2010), constituram-se na Lapa e no Ipiranga. Tambm de acordo com o site:
Na dcada de 1930 as mulheres passavam a integrar o mercado de trabalho e reivindicavam espaos onde pudessem deixar seus filhos. Mas haviam poucos equipamentos que atendessem a esta necessidade. Em 1941 haviam sete parques infantis na cidade. As creches com propostas sanitaristas ficavam sobre a tutela das instituies de sade. E as pr-escolas serviam apenas como locais de recreao infantil. Crianas de trs a doze anos, filhos de trabalhadores, participavam de atividades nos parques, recreios e recantos infantis da cidade, esses dois ltimos com espaos menores.

Vieira (2004) nos conta que os Parques Infantis funcionavam entre sete e trinta e dezoito horas, de segunda-feira a sbado, contendo duas turmas de educadores. Os responsveis pelo cuidado das crianas eram chamados instrutores. A criao da Secretaria da Educao, na dcada de 1940, permitiu a expanso lentamente destes espaos, os quais deixaram de ter instrutores disciplinadores, passando a integrar em seu quadro professores, estas formadas no curso de Magistrio da Escola Normal (site, 2010). Mas esta parte da histria ser contada um pouco frente. Em 1975 ocorre uma reorganizao administrativa da Secretaria Municipal de Educao devido estruturao da carreira do Magistrio (Lei n 8.209) o que conduziu transformao de Parque Infantil em Escola Municipal de Educao Infantil (SME/DOT, 2010). Alguns anos depois, em 1988, a Constituio da Repblica Federativa do Brasil em seu art. 227, determina ser dever da famlia, da sociedade e do Estado garantir

criana e ao adolescente o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria. Portanto, compete ao Estado formular polticas, implementar programas e viabilizar recursos que garantam criana desenvolvimento integral e vida plena, de forma que complemente a ao da famlia. (site da prefeitura, 2010). De acordo com as pesquisas sobre a histria da Educao Infantil no Brasil, at a promulgao da Constituio de 1988, citada acima, a educao de crianas at os seis anos de idade tinha um carter unicamente assistencialista. Para Gomes (2010) a Educao Infantil ganhou perceptibilidade e com isso, cunho pedaggico aps essa promulgao, que trouxe para a criana o direito de fazer parte da histria. A ECA (Estatuto da Criana e do Adolescente) criado em 13 de julho de 1990 foi o primeiro a designar a diferena entre criana e adolescente, considerando criana aquele que estiver entre zero e doze anos, por sua vez, seria considerado adolescente quem encontrar-se entre doze e dezoito anos. Tambm fixou a responsabilidade dos municpios por esta etapa da educao bsica, por meio de Conselhos Municipais, Tutelares e Fundo Municipal. Mesmo em desenvolvimento, a Educao Infantil ganhou diretrizes especficas somente com a criao da nova LDB, em 1996, mencionadas na Lei n 5692/71 Reforma do Ensino de 1 e 2 graus (art.19, inciso 2):

Os sistemas de ensino velaro para que as crianas de idade inferior a sete anos recebam conveniente educao em escolas maternais, jardins de infncia e instituies equivalentes.

Apenas com a LDB, em 1996, esta etapa da Educao foi organizada em todo o Brasil e estabeleceu-se a insero das creches pelas redes de ensino. O decreto 41588, de 28 de dezembro de 2001 transfere os Centros de Educao Infantil da rede direta da Secretaria Municipal de Assistncia Social - SAS - para a Secretaria Municipal de Educao - SME. Enfim, a Secretaria Municipal de Educao - SME - atualmente administra e supervisiona a rede pblica municipal de ensino, como tambm supervisiona a rede privada de educao infantil. Para a SME, p 34 (2008):
possvel e desejvel construir uma escola que seja um espao educativo de vivncias sociais, de convivncia democrtica e, ao mesmo tempo, de apropriao,

construo e divulgao de conhecimentos, como tambm de transformao das condies de vida das crianas, jovens e adultos que a frequentam.

OS NMEROS OFICIAIS DA REDE

A Rede Municipal de Ensino possui hoje 864 escolas de Educao Infantil, sendo divididas em Centros de Convivncia Infantil; Centros de Educao Infantil diretos e indiretos, estes ltimos conveniados e Centros Educacionais unificados (CEI e EMEI). O nmero total de servidores que atuam diretamente na Educao Infantil atinge 23.904, sendo 21.616 professores com licenciatura plena. Em relao s crianas, so 194.815 alunos de 0 a 4 anos atendidos nas creches e 7.247 alunos de 5 a 6 anos atendidos na pr-escola.

Todos os dados foram obtidos no site da Prefeitura de So Paulo.

Вам также может понравиться