Вы находитесь на странице: 1из 11

GEOGRAFIA: DISCUSSO EPISTEMOLGICA E DA PRTICA EDUCATIVA Edson Jos Miranda Conceio ICH/UFPel ze.geo@hotmail.

com RESUMO A Geografia, desde seu processo de sistematizao e cientifizao, busca compreender a real dimenso de seu objeto de estudo. Diversas correntes de pensamento geogrfico, embasadas em teorias filosficas distintas, desenvolvem dentro desta cincia seu prprio sistema de anlise e compreenso do espao geogrfico. Superando a sua complexidade epistemolgica, pode-se afirmar que, independentemente da corrente filosfica seguida, o carter poltico e social da Geografia, como saber transformador, se faz sempre presente, seja no meio acadmico ou no mago das decises do Estado. Na prtica pedaggica, enquanto disciplina obrigatria, a cincia geogrfica cumpre seu papel ideolgico, para a manuteno ou transformao da sociedade. Dessa forma, este trabalho visa esclarecer de que forma a Geografia pode promover uma interveno consciente e transformadora dentro da escola. Realiza-se, inicialmente, uma reflexo epistemolgica com a identificao do seu carter poltico-ideolgico latente e posteriormente a identificao de problemas atuais da educao em Geografia, apontando caminhos para a adoo de uma nova prxis. Palavras-Chave: Geografia. Educao. Epistemologia. Interdisciplinaridade. Prtica Educativa.

1. Introduo

A Geografia moderna, cientfica, nasce no continente europeu, mais precisamente na pr-unificada Alemanha, no sculo XIX. Porm, o conhecimento geogrfico existe desde a Idade Antiga. De acordo com Lacoste (1997) a Geografia est presente desde os tempos de Herdoto, na Grcia, desenvolvendo-se pelo mundo rabe e sendo um saber primordial para a expanso ultramarina europia, a partir do sculo XVI. ______________________________
Artigo apresentado disciplina de Ps-estgio, orientado pela professora Patrcia Daniela Maciel. Acadmico do curso de Licenciatura Plena em Geografia, da Universidade Federal de Pelotas.

O conhecimento geogrfico proporciona o controle sobre os recursos naturais e humanos. Alm disso, conforme as colocaes de Lacoste (1997), pode-se afirmar que a Geografia possui seu carter poltico e ideolgico, apresentado no meio acadmico e no ambiente pedaggico. A geografia, abordada de uma forma tradicionalmente descritiva e acrtica no ambiente escolar, nega suas implicaes polticas, econmicas e sociais. Esta negao gera uma srie de problemas, dentre eles a contestao da finalidade da geografia, enquanto disciplina obrigatria do currculo escolar. Dessa forma, percebe-se como necessria a conscientizao dos educadores em geografia, quanto importncia fundamental desta cincia e disciplina para a sociedade como um todo. Este processo perpassa por um resgate epistemolgico, culminando com a apresentao de solues para uma qualificao do processo de ensino-aprendizagem contemporneo. Este trabalho, baseado em experincias de estgio de ensino fundamental e mdio, prope uma reflexo epistemolgica sobre a cincia geogrfica. Dessa forma, pode-se elucidar o contedo poltico-ideolgico da Geografia e promover o desenvolvimento de abordagens que permitam a superao das atuais deficincias de ensino desta disciplina.

2. Epistemologia da Geografia

Desde a sistematizao da cincia geogrfica, que se deu no sculo XIX, principalmente atravs dos trabalhos dos naturalistas prussianos Alexander von Humboldt e Karl Ritter, a Geografia conquistou espao permanente no meio acadmico. Primeiramente como disciplina e mais tarde como curso especfico em algumas universidades, a Geografia ganhou espao e prestgio. Desde sua gnese como cincia moderna, a Geografia divide-se em vrias correntes filosficas, com suas distintas abordagens de anlise espacial. A problemtica epistemolgica que discute qual seria o real objeto de estudo da cincia geogrfica estende-se at a contemporaneidade, trazendo inclusive o questionamento da importncia e cientificidade da Geografia. Moraes afirma:

[...] em termos cientficos h uma intensa controvrsia sobre a matria tratada por esta disciplina. Isto se manifesta na indefinio do objeto desta cincia, ou melhor, nas mltiplas definies que lhe so atribudas. Alguns autores definem a Geografia como o estudo da superfcie terrestre. Esta concepo a mais usual, e ao mesmo tempo, de maior vaguidade (MORAES, 1993, p. 13).

No mundo atual, altamente globalizado dentro de uma perspectiva econmica e informacional, a Geografia por muitas vezes questionada quanto a sua real contribuio para a sociedade, seja na pesquisa cientfica ou na prtica pedaggica. Documentrios, softwares de ltima gerao e todo acesso informacional possibilitado pela ltima revoluo tecno-cientfica poderiam substituir o papel dos educadores em Geografia? Basta uma anlise mais profunda para obtermos uma resposta negativa a essa questo. A cincia geogrfica fragmenta-se em diversas correntes que coexistem no mundo contemporneo. A Geografia, considerada tradicional perdurou desde a sistematizao, promovida por Ritter e Humboldt, at o perodo ps Segunda Guerra Mundial. De acordo com Moraes (1993) a Geografia Tradicional fundamenta-se principalmente no positivismo de Augusto Comte, marcada pelo carter emprico de estudo, de modo que o cientista um mero observador da realidade absoluta exposta pela natureza. O movimento de renovao da Geografia se inicia na realidade mundial da dcada de 1950. A Geografia Tradicional no era mais capaz de responder s necessidades atuais, sendo esta a condio primordial de sua transformao. Moraes (1993) afirma que o mundo no se assentava mais no capitalismo liberal, pois com a crise exacerbada em 1929 era visvel a necessidade da atuao do Estado como agente regulador e controlador do mercado, bem como, realizador do planejamento territorial e organizacional do espao. Contudo, esta renovao da Geografia d-se apenas num mbito metodolgico, pois os seus compromissos sociais so mantidos. Moraes afirma:
A Geografia Pragmtica uma tentativa de contemporaneizar, em vista dessa nova funo, este campo especfico do conhecimento, sem romper seu contedo de classe. Suas propostas visam apenas uma redefinio das formas de veicular os interesses do capital, da sua crtica superficial Geografia Tradicional (MORAES, 1993, p. 101).

Dessa forma, considera-se esta renovao da cincia geogrfica de forma conservadora, mantendo a finalidade de servir aos interesses capitalistas. Sob esta

nova roupagem, a Geografia deixa de ser um conhecimento que levanta informaes e torna legtima a expanso capitalista e passa a orientar a sua expanso, orientando as estratgias de alocao espacial do capital no mundo. Uma renovao profunda na Geografia inicia-se com a corrente radical crtica. Os autores da Geografia Crtica inserem uma ampliao da anlise geogrfica, criticando a postura empirista e positivista da Geografia Tradicional e a manuteno das principais estruturas pela Geografia Pragmtica. correto afirmar que a partir do desenvolvimento desta corrente, a Geografia volta sua anlise para o carter poltico-ideolgico do contedo geogrfico. Os autores que participam desta renovao realizam diversas denncias a respeito da falsa neutralidade da cincia geogrfica, que era permeada pelo positivismo comteano. De acordo com Moraes (1993), a partir deste processo de evoluo que a Geografia assume uma postura efetiva diante da estrutura social vigente, buscando contribuir para a compreenso e soluo da problemtica social, deixando para trs a anlise emprica da realidade.

3. O Carter poltico da Geografia

Precisa-se, primeiramente, compreender que o contedo inerente cincia geogrfica no neutro, fato que ocorre em qualquer cincia contempornea. Segundo Lacoste (1997), a Geografia serve em primeiro lugar para fazer a guerra. A obra reveladora deste gegrafo francs, que foi um dos principais autores da Geografia Crtica, traz tona diversas questes de cunho poltico, econmico e, principalmente, geopoltico. O pesquisador e o educador em Geografia tm a possibilidade de se posicionarem ideologicamente, a favor ou contra a manuteno do statu quo. A Geografia uma disciplina que, por muitas vezes, abordada de forma cansativa e obsoleta, na qual no necessria nenhuma reflexo crtica por parte dos alunos, apenas a habilidade de decorar informaes que posteriormente sero esquecidas. preciso ter conscincia que esta prtica pedaggica atende manuteno do atual modelo de sociedade, atravs da negao das implicaes polticas da cincia geogrfica. Quando Lacoste (1997) afirma que a funo primordial da Geografia, enquanto cincia e conhecimento, serve para a realizao

de atividades blicas, significa principalmente que este um conhecimento que se encontra sob o poder do Estado. A mquina estatal detm os recursos necessrios para as dispendiosas pesquisas acerca da topografia, dos recursos naturais e da organizao espacial da sociedade. Todas essas pesquisas tm a finalidade de promover o total controle do Estado sobre a poro territorial que lhe diz respeito, englobando o espao fsico e humano. Muito antes da realizao e possibilidades de defesa e ataque em conflitos internacionais, encontra-se a necessidade do controle interno estatal, prevenindo manifestaes e golpes contra a representao do poder. Contemporaneamente, o papel de agente gerenciador e controlador dos territrios pode ser atribudo, tambm, s grandes corporaes, que possuem volume de capital significativo para investir em pesquisa e tecnologia. Alm da mquina estatal, as organizaes capitalistas de grande escala esto interessadas no controle dos recursos naturais que lhes interessam. Levando esta problemtica para a educao, parece no ser de interesse do Estado que a Geografia estimule o desenvolvimento crtico dos alunos. A Geografia da descrio e fragmentao est, muitas vezes, presente nos livros didticos e, infelizmente, muitos professores utilizam-nos como objeto fundamental de sua prxis, realizando sua contribuio para o desprestgio da Geografia e cumprindo o papel da falsa neutralidade cientfica. A educao em Geografia ou em outras cincias, naturais ou sociais, atende sempre a um propsito definido. Pode-se perceber o carter poltico da educao, segundo Freire:
Outro saber de que no posso duvidar um momento sequer na minha prtica educativo-crtica o de que, como experincia especificamente humana, a educao uma forma de interveno no mundo. Interveno que alm do conhecimento dos contedos bem ou mal ensinados e/ou aprendidos implica tanto o esforo de reproduo da ideologia dominante quanto o seu esforo de reproduo da ideologia dominante quanto o seu desmascaramento (FREIRE, 2006, p. 110).

A Geografia consiste numa cincia que possui um objeto de estudo demasiado amplo, superando a mera descrio da superfcie terrestre, como o prprio significado etimolgico do seu nome pode nos remeter. O gegrafo, enquanto pesquisador ou educador deve ater-se s complexidades espaciais,

buscando compreender a realidade atravs de uma anlise que envolva variveis fsico-ambientais, sociais, polticas e econmicas. A anlise sistmica da Geografia busca compreender a realidade de uma forma mais ampla, fazendo a interseco entre as variveis citadas anteriormente. Um problema ambiental pode estar relacionado a uma prtica social, determinada por uma ao poltica que, por sua vez, possui sua origem no mbito econmico. Os equvocos cometidos pela Geografia Tradicional devem-se, em grande parte, anlise demasiadamente emprica e acrtica da realidade. Dentro de uma perspectiva crtica, a Geografia insere-se como cincia e saber de interveno social e poltica. Conforme Lacoste (1997), a cincia geogrfica uma prtica social aplicada superfcie terrestre. Ultrapassando as discusses e evolues epistemolgicas, a Geografia reconhece o seu papel como cincia e conhecimento sem neutralidades. Na prtica pedaggica este fato fornece a possibilidade de anlise, renovao e transformao da realidade educativa.

4. Problemas e a prtica educativa

Na prtica pedaggica em Geografia, percebe-se a idealizao de uma disciplina descritiva e desinteressante por parte dos educandos. Essa realidade deve-se, principalmente, forma com que esta cincia exposta e trabalhada pelos educadores. No incomum que esta disciplina seja trabalhada como uma aula enciclopdica, com enumeraes e descries sobre o planeta Terra e a sociedade. O pouco tempo disponibilizado para a disciplina, devido ao carter secundrio da Geografia dentro da escola, aliado a uma prtica equivocada, faz com a que o aprendizado seja precrio. Muitas vezes, os professores destinam sua ateno a questes e abordagens irrelevantes. Decorar afluentes de rios, bem como capitais e produtos de exportao de diversos pases no responde s questes mais profundas que esto engendradas na Geografia. Muito mais importante do que saber qual a capital do Cazaquisto, compreender o motivo da existncia deste pas no mundo contemporneo, fato que est relacionado a uma mudana radical no espao geogrfico mundial, principalmente no continente euro-asitico.

A ltima explanao leva a outra interessante questo: a relao intrnseca entre a Geografia e outras cincias sociais. Deve-se ter plena conscincia, enquanto pesquisador e educador, que, embora a Geografia se apresente como uma cincia de totalidade, com um objeto de estudo amplo e compartilhado com diversas cincias, ela apresenta limitaes. O espao geogrfico, principal objeto de estudo da Geografia, determinado por fatores que tangem outras reas do conhecimento. Toda transformao no espao determinada por fatores histricos, que muitas vezes esto relacionados s condies econmicas, que dependem de questes sociais, ambientais e culturais. Desse modo, fica clara a relao da cincia geogrfica com a Histria, Economia, Ecologia, Sociologia e outras cincias, elucidando a interdisciplinaridade. Um grave problema na prtica pedaggica, que precisa ser abordado, a manuteno da postura tradicional de alguns educadores. Deve-se compreender o significado do adjetivo tradicional de duas formas. Uma remete prpria abordagem e concepo de cincia por parte do educador e o outra a sua metodologia e prtica pedaggica. O educador que adota uma postura de neutralidade em sala de aula, com a idia equivocada de trabalhar um saber neutro aliado a uma prxis que no leva em considerao a realidade e o conhecimento prvio dos alunos responsvel, tambm, pelo descrdito da educao. A assuno do carter poltico da educao, em especial da disciplina de Geografia, parece andar lado a lado com uma prtica pedaggica que envolva os educandos como participantes deste processo. Dessa forma, a adoo de uma postura coerente imprescindvel. Freire (2006) afirma que educar no significa transferir um saber pronto e acabado, no qual o aluno se torna um mero receptor do conhecimento. Segundo Freire (1994), a educao abordada de forma que o educador torna-se um narrador de um saber pronto, no qual o conhecimento transferido aos educandos, de modo que estes somente absorvem o contedo trabalhado. Dentro desta perspectiva, quanto maior for o grau de transmisso absoro do conhecimento, melhor ser o resultado da atividade pedaggica. A dinmica deste processo elucidada de forma clara por Freire:

Na viso bancria da educao, o saber uma doao dos que se julgam sbios aos que julgam nada saber. Doao que se funda numa das

manifestaes instrumentais da ideologia da opresso a absolutizao da ignorncia, que constitui o que chamamos de alienao da ignorncia, segundo a qual esta se encontra sempre no outro. O educador, que aliena a ignorncia, se mantm em posies fixas, invariveis. Ser sempre o que sabe, enquanto os educandos sero sempre os que no sabem. A rigidez destas posies nega a educao e o conhecimento como processos de busca. (FREIRE, 1994, p. 33)

A concepo bancria, problematizada por Freire (1994), foi e ainda uma abordagem presente no ambiente escolar. Percebem-se na prtica pedaggica, quando tenta-se a substituio do modelo tradicional de transferncia unilateral do contedo por uma modelo problematizador, as vrias seqelas deixadas pela educao bancria. Os educandos, oprimidos pelos educadores tradicionais, tm extrema dificuldade para romper as barreiras que deixam do lado de fora do ambiente escolar toda sua bagagem de conhecimento e toda sua postura crtica perante os contedos trabalhados em sala de aula. Os estragos, causados em massa por um sistema educacional que visa a alienao dos alunos, podem ser percebidos pelo hbito de copiar textos prontos em vez de desenvolver uma opinio prpria nas oportunidades oferecidas. A nota, mero algarismo matemtico, continua sendo o principal objetivo e o divisor de gua entre aqueles que sabem e os que no sabem. Muitas vezes, no ensino de Geografia, priorizam-se conceitos que distorcem a realidade, como por exemplo, utilizar populao em vez de sociedade. Este fato acaba por mascarar e homogeneizar aquilo que totalmente heterogneo. Para promover um melhor aprendizado, o educador em Geografia deve utilizar-se da aproximao da realidade, enfocando sempre aquilo que mais palpvel e perceptvel aos alunos. Contedos abordados pela disciplina de Geografia, como geomorfologia, hidrografia, clima, desenvolvimento e subdesenvolvimento, xodo rural, entre outros, devem ser trazidos aos olhos dos alunos. Atravs do estudo local pode-se trabalhar a Geografia de forma mais concreta, saindo da abstrao dos mapas e livros didticos. A escala local aquela que pode ser explorada, percebida e, portanto, deve ser o ponto de partida para qualquer estudo ou pesquisa em Geografia. Partindo do pressuposto de que o professor assume que o seu ofcio um ato poltico e ideolgico, percebe-se na prtica pedaggica que a aproximao do contedo social

abordado nas aulas de Geografia com a realidade vivida pelos alunos concretiza o aprendizado. Numa cidade, por exemplo, observa-se uma disposio e organizao espacial urbana que reflete a diviso da sociedade em classes. Em um pas de contrastes sociais marcantes, como o Brasil, pode-se abordar as problemtica do desenvolvimento e subdesenvolvimento de uma forma dinmica e perceptvel. Os alunos, no seu deslocamento cotidiano, podem observar a paisagem que revela as diferenas sociais. Eles podem perceber que, mesmo estando em um pas subdesenvolvido, podem visualizar ilhas de desenvolvimento, que so representadas por bairros com edificaes luxuosas, pavimentao de qualidade e saneamento bsico integral. Este espao onde a presena do capital o qualifica coexiste com o espao desprezado por ele, onde a paisagem geogrfica completamente oposta. O educador deve instigar a curiosidade e a conscincia crtica dos alunos, estimulando a observao do espao geogrfico local, que fornece os melhores exemplos dos graves problemas sociais existentes, como a pssima distribuio de renda proporcionada pelo modelo de capitalismo adotado no Brasil. Os contedos englobados pela rea fsico-ambiental da cincia geogrfica tambm no possuem a mnima neutralidade. Conforme foi exposto anteriormente, o mapeamento e detalhamento cartogrfico dos recursos naturais de uma determinada regio atende a uma necessidade do controle estatal e de poderosas corporaes. O professor de Geografia deve abordar criticamente contedos inerentes problemtica climtico-ambiental. Construes de usinas hidreltricas, por exemplo, que so consideradas sinnimos de desenvolvimento econmico e de uma necessidade inegocivel, trazem diversos impactos ambientais e sociais, os quais o educador deve estar ciente e pode promover uma debate com seus alunos. A discusso acerca do possvel fenmeno de aquecimento global e alteraes climticas atuais pode ser um tema importante no que tange o objeto de estudo da Geografia Ambiental, elucidando de maneira crtica as reais causas e efeitos deste fenmeno, de maneira que pode-se estimular uma pesquisa em escala local para vislumbrar as suas reais dimenses, desmistificando discursos tendenciosos sem bases cientficas.

10

5. Consideraes finais

No existem dvidas quanto ao carter poltico-ideolgico da cincia geogrfica. O educador pode assumir sua postura, contribuindo para a manuteno das estruturas sociais vigentes ou para sua transformao, conforme a ideologia a qual segue. Conforme foi abordado anteriormente, o trabalho para transformar a prtica pedaggica numa ao transformadora da sociedade no tarefa fcil. preciso um longo trabalho, que extrapola o mbito pessoal do educador, sendo responsabilidade dos educadores e de todos aqueles que organizam o currculo e o espao escolar. A Geografia e a educao como um todo no so neutras. As suas aes provocaro reaes no espao e na sociedade. Conforme h de supor-se, no de interesse de vrios setores tradicionais e dominantes da sociedade que a educao seja uma prtica transformadora, afinal, este fato fere e coloca em risco suas estruturas de dominao e manipulao sobre os menos favorecidos, que so a maioria da populao. H de se ressaltar, no entanto, que a educao praticada e exercida pelos educadores e estes possuem autonomia considervel para realizar o processo de transformao na educao, concebendo este ato como uma interveno poltica na sociedade. A educao uma interveno social, que de acordo com a ideologia do educador, promove a estagnao ou a transformao da sociedade. extremamente importante que os educadores tenham conscincia de sua capacidade de influenciar e transformar. A prtica pedaggica em Geografia ou outras disciplinas jamais neutra.

Referncias

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 11 ed. So Paulo: Editora Paz e Terra, 1994. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 33 ed. So Paulo: Editora Paz e Terra, 2006.

11

MORAES, Antnio Carlos Robert. Geografia Pequena Histria Crtica. 12 ed. So Paulo: Editora Hucitec, 1993. LACOSTE, Yves. A geografia. Isso serve em primeiro lugar para fazer a guerra. 4 ed. Campinas: Editora Papirus, 1997.

Вам также может понравиться