Вы находитесь на странице: 1из 111

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE MINAS GERAIS Programa de Ps-Graduao em Direito

O TEMPO DA CONSTITUIO: lineamentos para uma teoria narrativa do direito luz do pensamento de Paul Ricoeur

Ernane Salles da Costa Junior

Belo Horizonte 2011

Ernane Salles da Costa Junior

O TEMPO DA CONSTITUIO: lineamentos para uma teoria narrativa do direito luz do pensamento de Paul Ricoeur

Dissertao apresentada ao Programa de PsGraduao em Direito da Pontifcia

Universidade Catlica de Minas Gerais, como requisito parcial para a obteno do ttulo de Mestre em Direito, rea de concentrao em Teoria do Direito.

Orientador: Marcelo Campos Galuppo

Belo Horizonte 2011

FICHA CATALOGRFICA Elaborada pela Biblioteca da Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais

C837t

Costa Junior, Ernane Salles da O tempo da Constituio: lineamentos para uma teoria narrativa do direito luz do pensamento de Paul Ricoeur / Ernane Salles da Costa Junior. Belo Horizonte, 2011. 109f. Orientador: Marcelo Campos Galuppo Dissertao (Mestrado) Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais. Programa de Ps-Graduao em Direito

. 1. Direito - Filosofia. 2. Constituio. 3. Ricoeur, Paul, 1913-2005. 4. Reforma constitucional. I. Galuppo, Marcelo Campos. II. Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais. Programa de Ps-Graduao em Direito. III. Ttulo. CDU: 340.12

Ernane Salles da Costa Junior

O TEMPO DA CONSTITUIO: lineamentos para uma teoria narrativa do direito luz do pensamento de Paul Ricoeur

Dissertao apresentada ao Programa de PsGraduao em Direito da Pontifcia

Universidade Catlica de Minas Gerais, como requisito parcial para a obteno do ttulo de Mestre em Direito, rea de concentrao em Teoria do Direito.

Dissertao defendida e aprovada, com a mdia final ______, em 15 de Abril de 2011, pela Banca Examinadora constituda pelos seguintes professores:

Prof. Dr. Marcelo Campos Galuppo (orientador) PUC Minas

Prof. Dr. Fernando Jos Armando Ribeiro PUC Minas

Prof. Dr. Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho USP

Aos meus pais e ao meu irmo, meus maiores amores.

AGRADECIMENTOS

O caminho foi longo e rduo, marcado pelas trs dimenses do tempo: o passado, como memria histrica, experincias acadmicas e de vida; o presente, como tempo de agradecer; e o futuro, como tempo de esperana que torna viva a crena que a potica permear o direito e o tempo Constitucional. Em meio a essas trs dimenses do tempo, os agradecimentos tambm buscam, no passado, aqueles que acreditaram no meu tempo futuro e, no presente, aqueles que contriburam para a concretizao dessa etapa da minha vida, merecendo especial agradecimento. Agradeo, ento:

Ao meu orientador e amigo, Marcelo Campos Galuppo, pela dedicao, incentivo e confiana, tornando factvel o empreendimento do presente projeto, com ampla liberdade e autonomia. A todos que contriburam com os debates acadmicos nas reunies do Automvel Clube. Aos professores Carlos Roberto Drawin e Jos Carlos Reis, da Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas da UFMG, pelas imprescindveis lies acerca da filosofia de Paul Ricoeur, sem as quais esse trabalho no seria realizado. Aos meus amigos de turma do Mestrado, especialmente, Paulinha, Moiss e Bruno, pela amizade profunda e sincera, pelas discusses intensas, pelo convvio afvel e pelos momentos de estudo e distrao. Ao corpo docente do Programa de Ps-graduao em Direito da PUC Minas, pelos ensinamentos e pela partilha do saber. A todos os meus amigos, pelo carinho e pacincia. Ao CNPq, por viabilizar financeiramente meus estudos. Aos meus pais, ao meu irmo e Izabela, por terem me ensinado, pelo caminho do amor e do incentivo constante, as lies mais importantes da minha narrativa de vida.

Os dias talvez sejam iguais para um relgio, mas no para um homem.

Marcel Proust

RESUMO

A presente dissertao procurou investigar a dimenso temporal e narrativa das Constituies, tendo como fundamento uma leitura da teoria narrativa e poltica de Paul Ricoeur. Entre passado e futuro, uma Constituio desenvolve um tempo prprio que no demasiadamente rpido como a acelerao crescente das mudanas normativas to comum em nossos dias ; nem demasiadamente lento como as interpretaes conservadoras e hegemnicas da nossa Lei fundamental. O tempo da Constituio, como demonstrado no trabalho, se desenrola na sua justa medida, porque retoma, retrospectivamente, os smbolos, as promessas e os percursos de reconhecimento de direitos inscritos no texto constitucional elaborado no passado, ao mesmo tempo em que lhes d novos rumos no presente, de modo a possibilitar que um futuro aberto e responsvel possa ser construdo enquanto proposta de um mundo habitvel. Nesse caminho, concluiu-se que essa dialtica entre passado e futuro, sob o apoio de uma teoria narrativa aplicada ao direito, articula tradio e inovao na dinmica de uma Constituio no tempo, abrindo caminho para a possibilidade de pensarmos e de mesurarmos a sua prpria mudana.

PALAVRAS-CHAVE: Direito; Narrativa; Constituio; Reforma Constitucional; Ricoeur

RSUM

Cette dissertation a pour but dtudier la dimension temporelle et narrative des Constitutions, en ayant comme fondement une lecture de la thorie narrative et politique de Paul Ricur. Entre le pass et le futur, une Constitution dveloppe un temps propre qui n'est pas si rapide que l'acclration croissante des changements normatifs trs commun dans nos jours ; ni si lent que les interprtations conservatrices et hgmoniques de notre Loi fondamentale. Le temps de la Constitution, comme dmontr dans cette recherche, se droule dans sa juste mesure, parce qu'il reprend, rtrospectivement, les symboles, les promesses et les parcours de reconnaissance de droits inscrits dans le texte constitutionnel labor dans le pass, et lui donne la fois de nouveaux itinraires dans le prsent, de faon rendre possible qu'un avenir ouvert et responsable puisse tre construit en tant que proposition d'un monde habitable. Dans ce sens, on voit que cette dialectique entre le pass et le futur, sous l'aide d'une thorie narrative applique au Droit, articule la tradition et linnovation dans la dynamique d'une Constitution dans le temps, ce qui rend possible penser et mesurer son propre changement.

MOTS-CLEFS: Droit; Rcit; Constitution; Rforme Constitutionnelle; Ricur

SUMRIO

1. INTRODUO ....................................................................................................................9 2. NARRATIVA, IDENTIDADE E CONSTITUIO: TRILHANDO OS PASSOS COM PAUL RICOEUR.........................................................................................................12 2.1. A Circularidade entre tempo e narrativa......................................................................12 2.2 No percurso de uma hermenutica do si: narrativas, identidade e autorreconhecimento..............................................................................................................18 2.3. A identidade narrativa no tempo: a dialtica entre mesmidade e ipseidade .............23 2.4. A Constituio como narrativa fundadora: prolegmenos a uma coerncia potica no direito..................................................................................................................................31 3. O IMAGINRIO POLTICO NO DISCURSO CONSTITUCIONAL: UMA LEITURA DA ARTICULAO ENTRE IDEOLOGIA E UTOPIA EM PAUL RICOEUR ...............................................................................................................................42 3.1 A fragilidade da identidade poltico-jurdica e a questo do imaginrio da Constituio.............................................................................................................................42 3.2. As duas faces do Imaginrio Constitucional: a ideologia e a utopia...........................55 3.2.1. A Ideologia no discurso constitucional.........................................................................58 3.2.2- A Utopia no discurso constitucional.............................................................................66 3.2.3. O Entrecruzamento da Ideologia e Utopia no discurso constitucional.......................72 4. POR UMA TEORIA NARRATIVA DA CONSTITUIO..........................................75 4.1. O Tempo da Constituio fora dos eixos .......................................................................75 4.2 Da crise ao seu enfrentamento: por uma nova reflexo da dialtica entre tempo e Constituio.............................................................................................................................82 4.2.1. Um passado revisitado ...................................................................................................82 4.2.2. Um futuro projetado ......................................................................................................88 4.2.3. Um presente responsvel ...............................................................................................95 5. CONSIDERAES FINAIS...........................................................................................101 REFERNCIAS ...................................................................................................................104

1. INTRODUO

A preocupao com o sentido do tempo e a sua relao com a narrativa e com a vida humana constitui uma das reflexes mais interessantes e de maior impacto deixadas por Ricoeur ao conhecimento. A narrativa interessa a Ricoeur no somente porque constitui uma forma especfica de discurso estudada pela lingustica, mas, sobretudo, porque revela o modo pelo qual os homens contam as suas prprias histrias e compreendem-se mutuamente leitores de si e do mundo. O ato de narrar, nesse sentido, pode ser compreendido como o de constituir uma trama a partir de um fio condutor em que as experincias diversas, dispersas e heterogneas acerca de si, do mundo e com os outros podem ser organizadas temporalmente em uma histria cujo enredo compreensvel. A histria contada reordena o tempo, articula os eventos em uma sucesso e d contorno ao vivido de forma a garantir que o narrador se identifique ao cont-la e que o leitor se reconhea ao interpret-la. De fato, isso acontece, porque as experincias precisam de um tempo prprio para revelar o seu sentido. Na imediaticidade do vivido, no instante do agora, nossa experincia no passvel de interpretao transparente e reflexiva, o que nos impossibilita de vislumbrar nela qualquer significado. Enquanto vivenciado, o tempo traz, inexoravelmente, a marca da transitoriedade e contingncia; ele passa, escoa, perece. O que a narrativa faz dar-lhe um efeito de sentido, conferindo ao homem a possibilidade de reconhecimento da sua prpria experincia temporal. No presente, ela rearticula, ento, as imagens do passado de modo que possam impulsionar e guiar nossa ao na construo do futuro: sem esse recurso, estamos fadados a vivenciar um eterno agora, esse instante andino, desconectado tanto das experincias quanto das expectativas. Nasce, portanto, com base nessa leitura de Ricoeur, uma espcie de potica do tempo, uma possibilidade fortemente humano de reordenar nossas relaes com a temporalidade a partir da criao de uma trama que interconecta passado, presente e futuro e que se desenrola atravs de medidas e ritmos prprios. Especialmente para a anlise que pretendemos desenvolver aqui, nos colocaremos a demonstrar que esse poder de dar forma e contedo ao tempo, isto , de humaniz-lo, pode abrir caminho para que pensemos o prprio movimento de uma Constituio atravs de suas implicaes temporais. Entre passado e futuro, uma Constituio desenvolve um tempo prprio que no demasiadamente rpido como a acelerao crescente das mudanas normativas to comum em nossos dias ; nem

10

demasiadamente lento como as interpretaes conservadoras e hegemnicas da nossa Lei fundamental. O tempo da Constituio, na verdade, se desenrola na sua justa medida, porque retoma, retrospectivamente, os smbolos, as promessas e os percursos de reconhecimento de direitos inscritos no texto constitucional elaborado no passado, ao mesmo tempo em que lhes d novos rumos no presente de modo a possibilitar que um futuro aberto e responsvel possa ser construdo enquanto proposta de um mundo habitvel. Desse modo, procuraremos mostrar como essa dialtica entre passado e futuro, sob o apoio de uma teoria narrativa aplicada ao direito, articula tradio e inovao na dinmica de uma Constituio no tempo, abrindo caminho para a possibilidade de pensarmos e de mesurarmos a sua prpria mudana. Seguindo os passos da narratividade indicada por Ricoeur, percorreremos, no primeiro captulo, alguns conceitos chaves do seu pensamento, tais como tempo, narrativa, identidade e promessa, apresentando-os a partir de um fio condutor capaz de lig-los em uma trama que servir de base para a comprovao do nosso argumento. A proposta de apresentar o modo pelo qual a reflexo ricoeuriana articula esses temas para empreender uma reabilitao do poltico, ainda que num contexto marcado por adversidades em que a esperana parece se esvair na fugacidade dos interesses egostas e na efemeridade de um presente desconectado das histrias e das expectativas. Trata-se de dar crdito capacidade dos homens de assumirem compromissos durveis e de tecerem laos sociais no tempo em busca da construo poltica de um sentido em comum. Trilhando esses passos com Ricoeur, estaremos, ento, habilitados a inserir o tema da Constituio no percurso de nossa anlise, ao compreend-la como um texto narrativo-normativo que d dimenso temporal s promessas que fizemos a ns mesmos no passado e que, com isso, atribui sentido poltico-jurdico a nossa histria institucional.1 J, no segundo captulo, tratarei especialmente da relao entre a identidade constitucional e o imaginrio poltico-jurdico que a sustenta para compreender como a narrativa constitucional articula, no tempo, tradio e inovao. Para isso, a proposta a de
Certamente, cabe lembrar nesse momento que Ricoeur, ao longo de sua trajetria filosfica, no tratou diretamente do problema da dinmica de uma Constituio no tempo e tambm no dedicou uma obra que abordasse de forma exclusiva uma teoria narrativa do tempo do direito. No entanto, uma leitura mais aprofundada de sua obra abre-nos a possibilidade de pensar na construo de uma potica que no se circunscreve ao mbito literrio: ela se lana tambm na dimenso da poltica e do direito. Isso pode ser, de alguma maneira, comprovado no papel central da imaginao atribudo ao histrico, ao poltico e ao jurdico e da importncia, por ele, dada ao problema do tempo desde o enfoque mais existencial, passando pelo literrio at suas formas polticas como representada na tenso entre ideologia e utopia que abordaremos no presente texto. Desse modo, embora algumas das questes tratadas nessa dissertao excedam o prprio campo de anlise do filsofo francs, no deixamos, em nenhum momento, de ser fidedignos s suas reflexes de base que, por sua vez, contriburam para iluminar todo o nosso percurso.
1

11

analisar o tempo da Constituio a partir das duas orientaes do imaginrio social, tais como concebidas por Ricoeur, a saber, a ideologia e a utopia. Enquanto que a ideologia enfatiza o carter integrador de um determinado corpo poltico-jurdico, a utopia evidencia os conflitos dissimulados, criticando o simulacro sustentado pela tentao identitria. Ambas, portanto, lidam com aspectos distintos do imaginrio poltico e suas imbricaes com o tempo: ora reproduzindo o passado e os elos simblicos que asseguram a autoconstituio da identidade de uma comunidade ora produzindo novas relaes com o futuro, ao romper com tradies, regras e smbolos jurdicos sedimentados na histria de um povo. Extraindo esse suporte terico de Ricoeur, a inteno ser de mostrar que o tempo da Constituio opera-se no entre dessas duas orientaes, articulando um ritmo prprio que no nem tradio rgida nem inovao insensata. No terceiro e ltimo captulo, buscarei desenvolver os argumentos necessrios para apresentar de que modo essa teoria narrativa, desenvolvida ao longo dos dois captulos anteriores, pode empregar um padro consistente para manter as mudanas constitucionais no interior de limites aceitveis. O objetivo ser, ento, o de pensar como a narrativa jurdica articula as trs temporalidades passado, presente e futuro para a construo de uma responsabilidade que aposta na justa medida do tempo da Constituio. Assim, no percurso desse caminho a ser trilhado, nossa proposta oferecer uma crtica acelerao desenfreada dos ritmos das mudanas normativas ao mostrarmos que fora do tempo jurdico, tais mudanas no seriam mais que uma srie de atos jurdicos instantneos e desconexos uns dos outros. Sem a capacidade de ligar passado, presente e futuro numa trama coerente e aceitvel, estamos condenados a no mais mesurar a mudana da Constituio numa situao na qual os nossos compromissos mais fundamentais e durveis perder-se-iam nos sobressaltos do agora, nos imediatismos polticos e nas urgncias momentneas. Desse modo, restituir as temporalidades no presente histrico, numa tenso permanente entre memria e promessa, tarefa de uma coerncia potica imprescindvel para se pensar uma construo responsvel do nosso direito2.

Acredito que o principal autor que nos permitiu despertar para essa dimenso potica existente na filosofia de Ricoeur e suas possibilidades de pens-la no campo do direito e da poltica foi mesmo Olivier Abel (2003). Alm dele, podemos apontar o livro Contar a lei de Franois Ost, o texto A hora de brilhar do professor Marcelo Campos Galuppo (2009) e a dissertao de seu orientando Rogrio Monteiro Barbosa (2008). A partir do presente trabalho acadmico nos propusemos a dar um passo a mais em direo a uma potica da construo jurdica.

12

2. NARRATIVA, IDENTIDADE E CONSTITUIO: TRILHANDO OS PASSOS COM PAUL RICOEUR

2.1. A Circularidade entre tempo e narrativa

Tempo e narrativa encontram-se imbricados a tal ponto que s possvel pensar o problema da experincia temporal humana a partir desse ato to comum aos homens que o ato de narrar. Essa uma das teses centrais desenvolvidas por Ricoeur ao longo de seu percurso terico. Se, por um lado, as experincias humanas constroem-se e desenvolvem-se temporalmente, por outro, o mundo exibido por qualquer obra narrativa sempre um mundo temporal (RICOEUR, 1994b, p.15). Ou em outros termos, tudo aquilo que pode ser contado em forma de estrias sucede-se no tempo, arraiga-se no mesmo, se desenvolve temporalmente; e o que se desenvolve temporalmente pode ser narrado (RICOEUR, 2000, p.190). A circularidade da tese evidente, mas no pode ser considerada uma petitio principii,3 e sim uma forma criativa de se pensar o reflexo da representao do tempo na vida humana. O problema identificado por Ricoeur, seguindo as pegadas deixadas por Agostinho, se expressa na evidncia de que, apesar de cada vida humana se desenvolver a partir de experincias temporais, o sentido do tempo algo que sempre nos escapa e isso pode ser revelado na impossibilidade que temos de descrev-lo tal como ele . A temporalidade, poderamos assim dizer, resiste incessantemente a todas as investidas do pensar; ela propriamente invisvel (RICOEUR, 1994b, p.127). E exatamente por no ser possvel falar ou tematizar diretamente acerca do tempo, que esse permanece como enigma indecifrvel, uma verdadeira aporia, a tal ponto que Agostinho chegaria a indagar:

Que , pois, o tempo? Quem poder explic-lo clara e brevemente? Quem o poder apreender, mesmo s com o pensamento, para depois nos traduzir com palavras seu conceito? [...] O que , por conseguinte, o tempo? Se ningum me perguntar, eu sei, se o quiser explicar a quem me fizer a pergunta, j no sei (AGOSTINHO, 1980, p. 265).

A petitio principii (petio de princpio em portugus) um argumento logicamente inconsistente e invlido, uma vez que a concluso a ser provada utilizada como premissa para o mesmo argumento. Tal falcia leva a uma concluso que j foi dita nas premissas, o que levaria a mera circularidade do argumento.

13

Na perspectiva agostiniana, a tentativa de solucionar o problema do significado do tempo nos leva a adentrar num outro labirinto aberto pela indagao dos cticos, qual seja, a dvida acerca da prpria possibilidade da existncia do tempo, uma vez que o futuro ainda no , o passado j no mais e o presente, em sua fugacidade, parece no revelar permanncia temporal alguma. O que ocorre que, apesar do tempo no possuir um corpo material ou no poder ser explicado em sua totalidade, Agostinho nota que ele surge, frequentemente, na linguagem e passvel de conhecimento humano, o que lhe fornece as pistas para continuar sua investigao. Ora, percebemos o tempo quando no presente, lembramo-nos de uma consecuo de acontecimentos que passaram e ainda atribuem uma significao ao percurso de nossa vida; alm disso, projetamos nossos sonhos e expectativas capazes de nos interpelar, no hoje, para a trajetria do nosso amanh. Nas anlises agostinianas, a temporalidade, ento, no pode ser concebida como exterior a cada um de ns, ela interior, uma vez que o tempo s percebido quando passa, deixando-nos impresses significativas que ficam gravadas na alma e que marcam a nossa vida. Logo, os tempos presente, passado e futuro s existem como uma dimenso interna da conscincia, o que faz com que o homem perceba o passado mediante o recurso memria, o presente a partir de sua viso das coisas de agora e o futuro atravs de suas expectativas4. no presente do vivido, portanto, que o homem religa sua ao nas trs dimenses do tempo: ele lembra, vive e espera. Mas tambm nesse momento que ele se depara com a efemeridade da sua condio de mortal, a multiplicidade do presente e, ao mesmo tempo, o seu dilaceramento (RICOEUR, 1994b, p.35). Ricoeur analisa que, em Santo Agostinho, a experincia temporal reflete a prevalncia da discordncia, do caos, do desencontro consigo mesmo. o fato de o homem nunca saber quem ele , o que indica que a temporalidade humana conduz, inexoravelmente, finitude, disperso e marcha para a morte (RICOEUR, 1994b, p. 52). Ao seguir at aqui a trilha indicada por Agostinho, Ricoeur compartilha desses dilemas de uma condio humana in-satisfeita e, por isso, imerso no labirinto do tempo, empreende esforos na busca de uma sada. Abdicando-se radicalmente de qualquer fuga transpsicolgica ou teolgica, ele se pe a pensar o problema a partir da concepo do homem

O tempo no uma substncia objetiva ou independente do homem; ele existe dentro de nossa conscincia. por isso que percebemos o tempo a partir de nossas impresses do presente. Poderamos ento dizer que Agostinho acredita ser mais apropriado dizer presente das coisas presentes (viso), presente das coisas passadas (memria) e presente das coisas futuras (expectativa).

14

enquanto ser-no-mundo5, isto , um ser mergulhado numa existncia concreta cujas experincias pessoais e coletivas lhe so inarredveis. optando seguir essa via demasiadamente humana que ele acredita poder traduzir os dilemas do tempo na linguagem, mediante o recurso s narrativas (RICOEUR, 1994b; 1995c; 1997). A partir do ato de narrar, torna-se possvel reconstruir o vivido atravs de palavras, discursos, fices. Sem a pretenso de descrever o tempo, a narrativa essa via que mediatiza a nossa relao com a experincia temporal: um falar como se fosse, no sentido de uma referncia ao real que atua obliquamente. Ricoeur, ento, v, nessas intrigas que inventamos, o meio privilegiado pelo qual configuramos nossa experincia vivida confusa, informe e, no limite, muda, atribuindo-lhe um sentido que impulsiona e guia a ao (REIS, 2006, p.25). A narrativa, portanto, no um meio que pretende definir o tempo em sua acepo pura, mas colaborar para a sua construo potica, na medida em que capaz de oferecer um reconhecimento e um sentido acerca da situao de radical contingncia das experincias humanas vivenciadas temporalmente. Se no possvel atribuir respostas tericas finais acerca do significado do tempo, tem-se na narrativa uma soluo prtica para contar, em forma de histria, a ao do homem imersa em sua temporalidade. A arte, a literatura e as histrias que contamos para ns mesmos so a nossa via de confrontao com a finitude e a transitoriedade da condio humana, uma vez que a partir delas tecemos os acontecimentos dispersos e discordantes, atribumos a eles uma organizao, uma lgica, um sentido. O tempo, ento, vai se tornando mais humano (RICOEUR, 1994b, p.15), porque o prprio homem o responsvel pela sua articulao e reelaborao, tornando coerente a histria que se prope a contar. Para isso, a histria opera dentro de um distanciamento daquilo que foi experimentado no concreto e passa a instituir uma nova temporalidade a partir da seleo, disposio e reorganizao dos acontecimentos, agora ordenados narrativamente:

Da o nascimento das histrias, como formas linguisticas de preservar a sabedoria adquirida na vida, realar certos momentos mais pelo desejo do que pela objetividade, comunicar os saberes e harmonizar o tecido confuso do vivido pela distncia protetora dos pontos de observao, pela seduo meldica e rtmica das entonaes, timbres de voz, cadncias, pausas, aceleraes e retardamentos, pela possibilidade de extrair dos casos uma compreenso maior da existncia (BORDINI, 1996, p.41).

A narrativa abre caminho para uma nova forma de conceber a nossa experincia temporal, porque confere uma maior compreensibilidade acerca da concretude da vida
5

Ele est a, no sentido genuno de estar a, do Dasein (RICOEUR, 1976, p. 41).

15

humana, sempre discordante e disforme, a partir de sua traduo pela via da linguagem. Tal horizonte, que confere sentido s nossas aes, passa a ser construdo a partir do enredo que combina cada episdio e garante a inteligibilidade da histria. A histria , assim, sucesso temporal: os acontecimentos emergem, submergem, explodem, adormecem, dependendo do seu ritmo prprio (REIS, 2005, p.11). Esse fio em que a histria tecida passa a ser uma necessidade do homem, uma vez que o sentido dos processos e eventos humanos, que so temporais, no conhecvel imediatamente. O homem precisa transcender o circunstancial 6 (RICOEUR, 1998, p.16) e reorganizar suas experincias de forma a atribuir-lhes uma significao que no percebida no tempo do vivido. Enquanto vivida, a experincia humana no passvel de uma interpretao transparente e reflexiva.7 A tarefa de contar histrias esse recurso pelo qual podemos falar da experincia e reunir o heterogneo de forma a construir um fio condutor em que os diversos tempos discordantes do vivido possam ser concordados a partir do recurso s narrativas. Para isso, Ricoeur absorve os conceitos de intriga narrativa (mythos) (ARISTTELES, 1984, p. 257) e imitao (mimesis) (ARISTTELES, 1984, p 241) construdos por Aristteles, conferindo a eles a prerrogativa de solucionar, poeticamente, aqueles problemas da perversidade e da fugacidade do tempo apresentados por Agostinho (1980). Ora, nesse contexto, a narrativa s poder ser entendida como a arte de tecer intrigas, o que significa dizer que contar uma histria agenciar fatos, compondo junto o que est separado (RICOEUR, 1994b, p.104). Mas no h aqui homogeneizao ou supresso do tempo. Toda a complexidade passa por um processo de ressignificao, o que lhe atribui unidade temporal isto , uma concordncia discordante na medida em que a histria passa a ser compreendida com comeo, meio e fim. Se, no tempo, a discordncia dilacera a concordncia, temos que, na narrativa, a concordncia repara a discordncia (RICOEUR, 1994b, p. 55). Tal tarefa a ser desempenhada pelo ato de narrar, qual seja, a tessitura da intriga (RICOEUR, 1994b, p.55), sempre uma referncia ao percurso da vida a ser articulada pela linguagem. A poesia, a arte, os mitos e as histrias humanas no so, portanto, a celebrao pura e simples da linguagem como pensam os estruturalistas8. H, ao contrrio, uma conexo intrnseca entre linguagem potica e mundo, revelando que a narrativa no deixa de ser uma
Transcinder el carcter circunstancial (RICOEUR, 1998, p.16). Sobre essa idia ver tambm Galuppo (2009). 8 Ricoeur um crtico da escola estruturalista dos anos sessenta. Tal corrente, sob a sua tica, esfora-se para realar a distino radical entre aspecto interno e aspecto externo do texto, no havendo, assim, interao. O texto, nesse sentido, encontra-se enclausurado na sua prpria estrutura lingustica, sendo que a sua compreenso limita-se anlise dos aspectos formais ligados a ele. O problema que Ricoeur identifica se expressa no fato de o estruturalismo no explicar o carter referencial do texto que sempre fala do mundo nem a experincia real da leitura das obras como forma de compreenso de ns mesmos.
7 6

16

forma ficcional e indireta de traduzir e simplificar em palavras a complexidade da vida no tempo. A referncia, contudo, opera-se com desvios. uma representao, uma mimese, mas que, ao contrrio de descrever o mundo tal como ele , o constitui a partir de uma imitao criadora:

A linguagem no um mundo prprio. Nem sequer um mundo. Mas, porque estamos no mundo, porque somos afetados por situaes e porque nos orientamos mediante a compreenso em tais situaes, temos algo a dizer, temos a experincia para trazer linguagem. (RICOEUR, 2000, p.32)

Nesse sentido, a intriga uma referncia ao experimentado, ao vivido, sem a pretenso de tornar-se cpia ou rplica do agir humano (RICOEUR, 1994b, p.60). Ela impe pensar junto e definir, uma pela outra, a imitao ou a representao da ao e o agenciamento de fatos (RICOEUR, 1994b, p. 60). Agenciar fatos organizar sucessivamente os eventos da experincia temporal humana de forma a dar sequncia histria e, por isso, fazer surgir o tempo. Mas o tempo que se faz surgir no aquele do relgio: um narrador pode demorar muitos dias para terminar de contar um determinado acontecimento que durou algumas horas, ou ao contrrio, contar rapidamente algo que teve uma enorme durao (CAMASNIE, 2007, p. 46). Diante dessa reordenao do tempo, operado pela configurao narrativa, a histria se modifica, ganha novos contornos, exclui algumas partes para dar nfase a outras, interpreta a ao dos homens e do mundo.9 Contar histrias esse distanciar do vivido, do tempo, mas reconstru-lo atravs das palavras, dos textos, dos discursos. Por isso, a narrativa no revela a histria como a exclusiva e incontestvel verdade do mundo. Tambm no h uma nica e completa narrativa que d conta de toda a complexidade de um nico acontecimento no tempo. O mundo , assim, uma imensido de narrativas e de histrias ainda no contadas. Pode-se narrar, porque esse mundo traz uma rede de significaes, sendo que cada narrativa um olhar do narrador em direo ao real, portanto, fico10 criada por quem olha e narra. do mesmo modo que eu diria por antecipao que no existe narrativa eticamente neutra (RICOEUR, 1991a, p.140). Ela ,
Esse tempo narrado, em contraposio ao tempo cronolgico aquele mesmo marcado pelo nosso relgio , nos aproxima um pouco da concepo de kairs tal como concebida por Marramao (2008). O tempo kairolgico a prpria possibilidade de se construir o sentido humano das experincias numa situao na qual os episdios no so mais irreversveis e irretocveis sob todos os pontos de vista. graas a essa perspectiva kairolgica que o passado, o presente e o futuro podem ser retomados, reinterpretados e reinseridos no aqui e agora, num momento oportuno capaz de abrir uma perspectiva de futuro. Dessa capacidade de remodelar as vivncias temporais e, com isso, fazer e refazer a trama, passa-se do mundo da mera factualidade para o mundo do sentido humano atribudo ao tempo vivido. 10 Decir que la ficcin no carece de referencia supone desechar una concepcin estrecha de la misma que relegara la ficcin a desempear un papel puramente emocional. De un modo u otro, todos los sistemas simblicos contribuyen a configurar la realidad. (RICOEUR, 2000, p. 194)
9

17

portanto, um vasto laboratrio onde so testadas estimaes, avaliaes, julgamentos de aprovao e de condenao acerca da realidade dos homens (RICOEUR, 1991a, p.140). Ocorre que tal movimento de reavaliao e reconstruo do mundo, operado pela narrativa, no termina o seu percurso no texto ou na histria contada. Ele se lana ao leitor ou espectador que ser aquele capaz de dar novo sentido narrativa, refigurando a realidade. Isso significa que seguir uma histria atualiz-la na leitura (RICOEUR, 1994b, p.118). somente na leitura que a narrativa retorna ao vivido, no sentido de que o receptor reinventa a significao da histria contada e se reconhece na trama. O mundo do texto, enquanto atividade mimtica do agir humano, entra, pois, em conflito com o mundo real para refaz-lo (RICOEUR, 2000, p.195). Ao desordenar e reordenar a nossa relao com o real (RICOEUR, 2000, p.195), a narrativa abre um caminho para que reconheamos no agir humano outras possibilidades de leitura. O papel da leitura da obra , ento, o de retornar e transformar o mundo do leitor, a partir da reconfigurao da experincia do vivido, j configurada narrativamente pela histria contada.11 exatamente por isso que Ricoeur (1994b, p.87) concebe o crculo hermenutico da narrativa em trs estgios: o tempo pr-configurado a ao e o vivido , o tempo configurado a composio da trama em forma de histria e o tempo re-configurado a leitura do texto12. A leitura, nesse sentido, remete-nos nossa imaginao e a capacidade de recriarmos a nossa percepo acerca das nossas prprias experincias, o que implica dizer que somos coautores das narrativas que interpretamos. Por meio da refigurao, o leitor torna a histria narrada pelo autor a sua histria (GALUPPO, 2009, p. 269). E isso, ao mesmo tempo, sugere que um texto pode moldar seu leitor, traz-lo a uma outra realidade, permitindo que ele re-construa a sua prpria imagem e reconhea nela outras dimenses do Si-mesmo. Apropriando-se da intriga abstrata, o receptor reencontra a si mesmo, a sua realidade vivida e o outro. Nela, ele encontra o prazer de distinguir cada situao e cada homem como sendo ele mesmo (REIS, 2006, p.27). O prazer da narrativa o de aprender pelo reconhecimento de si e do mundo: , portanto, atravs das histrias que contamos uns aos outros e a ns mesmos
Para que a tessitura urdida pelo autor se complete, ou seja, para que ela possa ganhar de fato um significado unificado, preciso que intervenha o ato da leitura. De certa forma, o leitor quem termina a obra, ou, melhor dizendo, lhe d continuidade narrativa, atravs da fuso de seu horizonte com os horizontes do autor. Por meio do autor, o tempo passado da estrutura pr-narrativa se prolonga no presente. Por meio do leitor, o tempo passado da estrutura pr-narrativa e o tempo presente da narrao se prolongam no futuro. Por meio da refigurao, o leitor torna a histria narrada pelo autor a sua histria. (GALUPPO, 2009, p. 269) 12 Ricoeur faz uma defesa em favor de uma esttica da recepo no sentido de que a narrativa articula dialeticamente a relao entre autor, obra e leitor. A tenso entre os trs estgios pr-figurao, configurao e re-figurao abre espao para uma revitalizao continuada do significado da obra em uma cadeia de atribuio de sentidos. Essa perspectiva de Ricoeur j serviu como marco terico dos textos de Ost (2005a), de Rogrio (2008) e Galuppo (2009) no campo do direito.
11

18

que somos capazes de construir, permanentemente, as dimenses da nossa prpria identidade (RICOEUR, 1991a; 1994b; 1995c; 1997).

2.2

No

percurso

de

uma

hermenutica

do

si:

narrativas,

identidade

autorreconhecimento

A narrativa, enquanto texto, se desloca do autor, adquire progressivamente uma autonomia semntica13 e, assim, abre uma perspectiva de mundo. O distanciamento temporal entre texto e momento da escrita narrativa permite o abandono dos aspectos e acontecimentos circunstanciais que deram origem ao texto para reter, autenticamente, o significado para o futuro (MACEIRAS, 1994, p.145). Ao dissociar-se do autor, o mundo do texto projeta possibilidades diferentes daquelas do instante da sua elaborao que, por sua vez, so selecionadas pelo leitor no momento de sua interpretao. Com efeito, somente pela interao entre texto e receptor que a escrita narrativa se torna obra e encerra o seu percurso (RICOEUR, 1997, p. 275). E sobre esse fundo comum que a leitura se apresenta como um meio privilegiado do encontro entre as possibilidades da obra e a subjetividade do leitor. O ato de ler , assim, um convite para que o destinatrio preencha a zona de indeterminao deixada pela narrativa e, diante das inesgotveis possibilidades do texto, possa refazer os laos narrativos ao atribuir-lhes um significado muito prprio. Viajando ao longo do texto, o leitor tece esses laos medida que vai interpretando a obra a partir de suas prprias experincias e expectativas. Entre o mundo do texto e o mundo do leitor, arrisca-se um confronto, s vezes uma fuso de horizontes, e tanto mais quanto o leitor no uma terra virgem, mas um ser j envolvido em histrias, em busca de sua prpria identidade narrativa (OST, 2005a, p.38). Com isso, a leitura um exerccio de trocas mtuas entre o mundo imaginrio do texto e o mundo efetivo de um ser de carne e osso que o l. Ela uma experincia viva (RICOEUR, 1997, p.290) na qual o leitor vai interpretando uma proposta de mundo que possa ser habitvel: ele projeta a sua prpria vida, experincia e expectaes ao ler a si mesmo nas narrativas por ele interpretadas. Situando-se no interior do texto, o leitor segue e reconstri a significao da histria narrada ao mesmo tempo em que passa a ter uma viso de si e das suas experincias
Graas ao distanciamento pela escrita, a apropriao no possui mais nenhum dos caracteres da afinidade afetiva com a inteno do autor. (RICOEUR, 2008c, p.67).
13

19

compartilhadas. Ele projeta-se no enredo, re-vive a histria contada e a acolhe no jogo de suas prprias lembranas e expectativas. O leitor ento vai incorporando consciente e inconscientemente, pouco importa os ensinamentos de suas leituras sua viso de si e do mundo (RICOEUR, 1997, p.303-304). A narrativa , portanto, o meio no qual o leitor constitui a si mesmo ao interpret-la, numa situao em que sua prpria identidade lanada na trama, perpassando por encontros e desencontros, aproximaes e distanciamentos, memria e prospeco. Nesse ambiente, a constituio do si mesmo vai sendo tecida a partir da relao entre o desejo de ser do homem e as narrativas nas quais o desejo se exprime, se projeta e se explicita (RICOEUR, 1988, p.144). Nessa tenso entre a dimenso do texto e a identidade do leitor, o homem vai se colocando novamente diante do seu mundo, uma vez que descobre novos modos de ser e, portanto, novas capacidades de se conhecer. Nessa perspectiva, afirmaria Ricoeur que compreender inseparvel de compreenderse no sentido em que o universo simblico14 o meio pelo qual os homens e as comunidades humanas se auto-explicitam (RICOEUR, 1988, p.145). Isso quer dizer, de um lado, que o homem, enquanto ser no mundo e no tempo, acede sua identidade, ainda que ela seja uma experincia de radical impermanncia, e, para isso, ele procura situar-se, projetar-se, compreender-se. De outro lado, essa busca de autocompreenso no resultado de uma conscincia de si imediata, no h apreenso de si por si, percepo interior, apropriao de meu desejo de existir sobre a via curta da conscincia (RICOEUR, 1988, p.145). Em outros termos, o homem incapaz de ter uma intuio imediata e direta acerca de quem ele ou do seu lugar no mundo. A conscincia, ao contrrio de voltar para si, abertura ao exterior15, ela se dirige aos signos, aos smbolos, aos mitos e s histrias para compreender a si mesma. Ricoeur (1988) chegaria, ento, a enfatizar que a via para a compreenso do Si no curta, mas longa, porque ela sempre mediatizada pelas narrativas e os smbolos presentes em nossa cultura. Assim, interpretando as histrias do mundo, o homem capaz de interpretar, reflexivamente, a si mesmo.

O termo universo simblico deve ser entendido no seu sentido amplo, compreendendo no s a literatura, mas a poltica, a religio e o direito. O homem e as comunidades humanas se auto-compreendem ao ler a si mesmos em obras jurdicas cujo papel a rememorao dos atos fundadores de seus sistemas normativos e do seu corpo poltico, como ser visto no final desse captulo. Portanto, o percurso dos sujeitos pessoais e coletivos se inserem tambm no caminho de ingresso nas ordens simblicas nas quais se configura a lei. (RICOEUR, 2008b, p.100) 15 Ricoeur um leitor de Husserl e, em grande parte, um herdeiro da sua fenomenologia. A fenomenologia coloca seu foco central na questo da conscincia. Isso porque ela um estudo no de dados de fato, mas os modos com os quais os fenmenos apresentam conscincia. Desse modo, gesto fenomenolgico desvela o sentido das coisas atribudo pela nossa conscincia. A conscincia, nesse caso, sempre intencionalidade, isto , ela se direciona aos fenmenos externos a ela e d a eles um significado prprio. A conscincia no tem acesso a si mesma; ela sempre um voltar-se para... que retorna a si para se autocompreender.

14

20

exatamente por isso que a compreenso de si no pode ser entendida do mesmo modo que nas filosofias da conscincia
16

. Tais filosofias fundamentam-se na pretenso de

uma fundao extrema do mundo e da realidade a partir do eu. A exemplo de Descartes (1973), podemos vislumbrar uma reflexo desse tipo. Segundo ele, podemos chegar a duvidar da existncia de qualquer coisa do mundo, mas se h uma dvida, h, certamente, um ser que pensa. Logo, a existncia dessa coisa pensante, que sou eu, no passvel de ser questionada Cogito, ergo sum. A partir dessa certeza, primeira e irrefutvel, de que eu existo, toda a realidade pode ser, ento, reconstruda dentro desse referencial solipsista, que agora servir de base para a investigao acerca das outras verdades do mundo. No entanto, em sentido diametralmente oposto, Ricoeur recusa a ideia da existncia de um eu desancorado do corpo, do tempo e das relaes com o outro. Esse eu solitrio, presente nas filosofias da conscincia, no pode ser considerado uma pessoa ou um algum concreto, mas meramente uma entidade abstrata, isto , uma coisa que pensa. Diferentemente da ideia de que a conscincia de si um saber indubitvel, Ricoeur revela que ela sempre um resultado de uma interpretao situada na vivncia temporal do mundo e, por isso, mediada pelas obras e smbolos presentes na histria da humanidade. Nessa perspectiva, a conscincia uma tarefa, a tarefa do tornar-se-conscincia (RICOEUR, 1988, p.147). Onde havia o ser-consciente passa a haver o tornar-se-consciente, o que indica que a identidade pessoal ou coletiva um movimento hermenutico infindvel de busca do homem para encontrar-se consigo mesmo. Nesse caminho, a leitura se coloca como a forma privilegiada de se autorreconhecer num processo em que possvel olhar a si refletido nas narrativas contadas pelos prprios homens, at porque a narrao , antes de mais, uma ancoragem ao desejo de saber quem ns somos realmente (ABEL, 1997, p.26):

Contrariamente tradio do Cogito e pretenso do sujeito de se conhecer a si mesmo por intuio imediata, preciso dizer que ns apenas nos compreendemos pela grande digresso dos signos de humanidade depositados nas obras de cultura. Que saberamos ns do amor e do dio, dos sentimentos ticos e, em geral, de tudo aquilo a que ns chamamos o si, se isso no tivesse sido trazido linguagem e articulado pela literatura? (RICOEUR, 1989, p. 123)

As filosofias da conscincia, em Ricoeur, encontram-se representadas pelos pensamentos de Descartes, Kant e Fichte (alm do prprio Husserl). Apesar das diferenas dos projetos filosficos dos autores mencionados, poderamos afirmar que em todos eles h uma exaltao da primeira pessoa, o Eu. Esse Eu pode ser definido de forma diferente ora como eu emprico, ora como eu transcendental, mas acontece que, nessas filosofias, ele sempre se constitui independentemente do mundo, sem confrontao alguma com o outro. (RICOEUR, 1991a, p.15-16)

16

21

Enfim, os smbolos do o que pensar.17 (RICOEUR, 1960, p.12). Eles nos revelam que o conhece-te a ti mesmo to caro filosofia grega no puramente reflexivo, mas um chamado para que cada um de ns se situe no ser e no mundo. A conscincia de si um lanar-se nos smbolos para retornar e compreender a si mesma. E isso porque todos os smbolos, mitos e narrativas falam do ser do homem como ser do mundo: eles ensinam, reconstroem e redizem o sentido do valor de nossa vida e de nossa sociedade. nesse sentido que poderamos dizer que estar atento s mediaes simblicas, no exerccio do trabalho hermenutico, significa igualmente percorrer um trajeto interminvel para a compreenso da prpria existncia humana. Nessa perspectiva, a via para o reconhecimento da identidade, tanto pessoal quanto coletiva, longa por sempre perpassar pelos desvios dos signos e das narrativas e frgil porque decomposta e reconstruda a cada nova interpretao das narrativas e smbolos da humanidade. Esse , por sinal, o preo a ser pago por uma hermenutica caracterizada pelo estatuto indireto da posio do si (RICOEUR, 1991a, p.29), o que revela, por sua vez, que o caminho trilhado pelo homem para a autocompreenso de sua existncia permeado pelas experincias dos encontros e desencontros de si mesmo ao longo do seu processo de leitura das obras de sua cultura. Apropriando-se do texto, o leitor, ento, se lana naquela proposta de mundo, ele se deixa seduzir pela obra em meio aos estranhamentos e rupturas prprios do desenvolvimento da trama. H, nesse momento, uma perda do eu, uma desapropriao da imagem que o leitor tem dele prprio, de modo que a reflexo, possibilitada pela leitura, faz uma pausa na sua experincia de vida, permitindo que ele a interprete com certo distanciamento. Esta [leitura] aparece ora como uma interrupo no curso da ao, ora como um novo impulso para a ao (RICOEUR, 1997, p.303) Nesse sentido, o leitor passa a reconstruir o significado do texto ao mesmo tempo em que se constitui a si prprio, numa situao na qual se deve perder a conscincia para se encontrar o sujeito (RICOEUR, 1988, p.147). A experincia da leitura esse convite que abre a possibilidade de construirmos outra imagem acerca do Si, uma vez que nos apropriamos do texto em um determinado momento e, no outro instante, j no somos mais os mesmos:

Jamais voltamos ao mesmo livro e nem mesma pgina, porque na luz vria ns mudamos e o livro muda, e nossas lembranas ficam claras e vagas e de novo claras, e jamais sabemos exatamente o que aprendemos e esquecemos, e o que lembramos. O que certo que o ato de ler, que resgata tantas vozes do passado, preserva-as s vezes muito adiante no futuro, onde talvez possamos us-las de forma corajosa e inesperada. (MANGUEL, 1997, p.82-83)
17

Le symbole donne penser (RICOEUR. 1960, p.12).

22

A compreenso de si, mediada pela leitura das obras, um processo pelo qual o leitor resgata suas lembranas, ele as torna vivas no momento em que o passado serve como meio para projetar-se a si mesmo diante do futuro. A experincia , assim, recuperada pelo exerccio da leitura a partir da capacidade de lermos retrospectivamente a nossa prpria vida, o que torna possvel se abrir a novas expectativas com vistas a novas modificaes (RICOEUR, 1997, p.288). O reconhecimento pela narrativa restitui essas temporalidades fugazes passado e futuro porque, no presente, o leitor compreende o sentido de suas aes passadas, ele as modifica e as interpreta e ainda d um novo rumo aos seus projetos e as possibilidades prticas para alcan-los. Ao longo de todo o processo de leitura, ocorre um jogo de trocas entre expectativas modificadas e as lembranas transformadas (RICOEUR, 1997, p.288). E isso s possvel j que o compreender-se compreender-se ante o texto e receber dele as condies de um si mesmo distinto do Eu que se pe no exerccio do ato de ler. (RICOEUR, 2000, p.205). Memria e expectativa se colocam a servido da leitura, porque o homem constitui o sentido da trama, constituindo as prprias dimenses de sua identidade ao recorrer ao passado e as possibilidades futuras no curso de sua vida. Acontece que esse reconhecimento do si perante as obras no se reduz ao papel da leitura nas narrativas literrias e ficcionais. O homem igualmente capaz de se compreender a partir das narrativas e smbolos que ele conta a si mesmo sobre si mesmo no decurso de seu trajeto vivido. dessa forma que a narrativa exige que haja articulao entre autor e espectador da obra. No que concerne s histrias pessoais e coletivas contadas por ns mesmos, a narrativa abre a possibilidade de sermos, ao mesmo tempo, leitor e escritor de nossa prpria vida (RICOEUR, 1997, p. 425). O homem, ao olhar para trs, identifica, nas experincias mltiplas e disformes vivenciadas por ele, a possibilidade de recontar a sua prpria histria numa totalidade com comeo, meio e fim. Quando torna compreensvel e coeso seu percurso vivido, o narrador tem uma viso de si, ele se reconhece na narrativa que conta e, com isso, compreende-se como sujeito de sua vivncia, situando-se no seu mundo compartilhado e na sua cultura (REIS, 2006, p.27). Assim, o narrador conta e se reconhece na sua histria e imprime a ela a sua marca singular, identificando a sua vida como o reflexo de uma narrativa nica e insubstituvel. A singularidade de cada vida , portanto, realada no ato de contar a sua prpria histria. Por sua vez, a histria narrada diz o quem da ao (RICOEUR, 1997, p.424, grifos do autor) A isso, Ricoeur d o nome de identidade narrativa (1991a, 1997), uma vez que o si somente reconhecido a partir do ato de contar a histria de sua vida (RICOEUR, 1997, p.424). Os indivduos e as comunidades tm uma histria, eles so sua prpria histria

23

(RICOEUR, 1991a, p.138). E isso refora a ideia de que a identidade pessoal ou coletiva tecida pelas narrativas que os homens contam a si mesmo sobre suas prprias experincias. O olhar volta-se para o passado para reescrever uma histria que d sentido ao todo de suas experincias mltiplas e difusas, possibilitando que o reconhecimento de si opere narrativamente. dessa forma que Ricoeur desenvolver a soluo para o problema da identidade pessoal e coletiva, que ser mais bem desenvolvido por ns no tpico seguinte e que nos servir de base, num momento ainda posterior, para discutir toda a problemtica das Constituies nacionais como textos narrativo-normativos, pelos quais as comunidades leem a si mesmas e atribuem sentido poltico-jurdico a toda a sua histria institucional.

2.3. A identidade narrativa no tempo: a dialtica entre mesmidade e ipseidade

Os homens e as comunidades humanas encontram-se, inexoravelmente, mergulhados no tempo (RICOEUR, 1994b; 1995c; 1997). Por essa razo, poderamos dizer que ambos esto igualmente lanados numa experincia de radical contingncia, uma vez que suas vidas so perpassadas pelos acasos e pelas inconstncias do agir temporal. A vivncia no tempo est imersa na transitoriedade, na multiplicidade e na desconexo das aes humanas de tal forma que no parece indicar caminho algum para a construo de um verdadeiro sentido, seja ele relacionado vida pessoal ou experincia do poltico. Dominada pela temporalizao, a imagem do homem ou de sua comunidade muda constantemente como em um holograma, revelando as dificuldades e as aporias de se pensar de forma concreta o problema da identidade individual e coletiva. Assim, em meio experincia trgica da efemeridade do tempo, Ricoeur salienta que sempre movedia a tentativa de construir a unidade de sentido que nos permite responder seguro e diretamente a ardilosa questo: quem sou eu?:

Em nossa experincia, o tempo corresponde sempre ao rio de Herclito continuamos a utilizar essa antiga parbola. como se no tivssemos avanado em tantos sculos. Somos sempre Herclito vendo-se refletido no rio, e pensando que o rio no o rio porque suas guas mudaram, e pensando que ele no Herclito, por ter sido outras pessoas entre a ltima vez em que viu o rio e esta. Somos assim, algo mutante e algo permanente. Somos algo essencialmente misterioso (BORGES, 2005, p. 239).

Esse mistrio que permeia o homem revela que a nossa existncia no mundo tem, necessariamente, que lidar com a ameaa da experincia de mutabilidade e impermanncia

24

intrnseca nossa condio de seres temporais. Diante dessa condio inafastvel, Ricoeur (1997, p. 421-429) assevera que os sujeitos individuais e coletivos empreendem seus esforos para se proteger imaginariamente dessa dimenso trgica da multiplicidade de suas experincias, numa situao na qual criam uma imagem de si ao contar a histria de suas vidas. Identidade e narrativa encontram-se, pois, ligados pela capacidade que o homem tem de trazer sua linguagem a unidade, a totalidade que liga ponto a ponto, experincia a experincia, para, enfim, tecer uma intriga sobre si de maneira coerente. A narrativa, ento, d forma potica identidade na medida em que traz luz o sentido perdido na heterogeneidade das experincias: ela, portanto, organiza temporalmente a vida e d uma face inteligvel ao sujeito que se encontra, agora, capaz de compreender-se a si mesmo no fio de sua prpria histria. Ora, possvel constatar, em Ricoeur,

o sentimento que somente a arte da narrao nos poderia reconciliar, mesmo que nunca definitivamente, com as feridas e as aporias de nossa temporalidade, marca inequvoca de nossa finitude e de nossa morte e, simultaneamente, de nossa incapacidade em dar de ns mesmos outras imagens e outros conceitos que as formas efmeras da histria. O tempo nos escapa e, por ele, como que escapamos de ns mesmos; mas a retomada dessa fuga na matria frgil das palavras permite uma apreenso nova, diferente da queixa costumeira sobre a vaidade do tempo e da vida, dessa nossa experincia da fugacidade (GAGNEBIN, 1997, p.267).

desse mesmo modo que narrar uma histria, contar um conto, constituir uma trama de eventos eivada de nexos supe sempre a (re)constituio de um sentido real ou possvel (ROSA, 2009, p.7). A confuso do vivido, seja em relao a uma pessoa ou a uma sociedade, vai sendo reconstituda pela narrao que modela os personagens, o encadeamento dos eventos e as emoes experimentadas de forma a assegurar meios pelos quais o prprio narrador identifica a si no enredo tecido por ele mesmo. A narrativa , portanto, o nico meio capaz de nos permitir refazer os laos de um tempo que j no mais e traz-lo ao presente do vivido, nos tornando aptos a reconstruir, inconclusivamente, quem somos a cada nova narrao. Por isso, diramos que a identidade a histria de coerncias e aparentes incoerncias que, no cmputo final, tornam significativas e entretecem aquilo que, dum flego, podemos chamar de vida. A nossa vida. Uma vida concebida como uma obra (ROSA, 2009, p.7). No exerccio do ato de tecer a intriga de nossas experincias pessoais e coletivas, a identidade narrativa vai se construindo na fuso entre histria e fico (RICOEUR, 1997, p.424). Ela sempre o objeto de uma interpretao reconstrutiva, ao mesmo tempo, criativa do decurso do vivido; por isso s a biografia e no a biologia compreende a vida (ROSA,

25

2009, p.25). a partir do recurso memria de uma pessoa ou de um povo que a compreenso do si vai se moldando em meio aos acontecimentos e a imaginao criativa que os apreende e os seleciona. A identidade aqui no tomada unicamente na sua forma potica, mas tambm no seu sentido prtico. Desse modo, dizer a identidade de um indivduo ou de uma comunidade responder a questo: quem fez tal ao? Quem seu agente, ou seu autor? (RICOEUR, 1997, p.424). A resposta, no entanto, a essa pergunta no se limita ao mero enunciado de um nome prprio. imprescindvel, na perspectiva de Ricoeur, um suporte de permanncia que possibilite identificar o sujeito da ao como o mesmo ao longo de toda uma vida, que se estende do nascimento morte. Ora, o que de fato constitui a diferena entre duas pessoas ou duas comunidades sua histria respectiva, o que se pode contar de cada uma delas (RICOEUR, 1997). A narrativa , pois, a resposta pergunta quem? na medida em que o sujeito conta a sua histria e reconstri a si em meio pluralidade e inconstncia de suas prprias experincias no tempo. Afirma, ento, Ricoeur que sem esse recurso narrativa, o problema da identidade est fadado a uma antinomia sem soluo: ou se coloca um sujeito que se mantm idntico a si mesmo ao longo da diversidade de suas experincias vividas ou se considera que o sujeito incapaz de se identificar devido a uma variao infinita de emoes, vontades e pensamentos (RICOEUR, 1997, p.424). O problema que, historicamente, a identidade foi concebida ora como uma substncia dentro do sujeito que permanece, apesar das mudanas ora como uma mera iluso que quer reificar a imagem do sujeito em meio aos seus variados desejos e comportamentos. luz do pensamento de Ricoeur, mudana e permanncia no se encontram apartados, mas se nutrem reciprocamente um do outro no processo narrativo de identificao do indivduo ou da comunidade. A questo, ento, no conceber a identidade (pessoal e coletiva) como sinnimo de mesmidade francs: mesmit; latim: idem; ingls: sameness; alemo: Gleichheit (RICOEUR, 1991a, p.140) nem mesmo como mera ipseidade francs: ipseit; latim: ipse; ingls: selfhood; alemo: selbstheit (RICOEUR, 1991a, p.140) , mas como o resultado dinmico da dialtica entre ambos, como ser apresentado a seguir. A mesmidade, ou identidade no sentido de idem, consiste numa forma de permanncia de estrutura no tempo, isto , um substrato que permite identificar o homem como o mesmo no decorrer de sua vida. A identidade, compreendida nesse sentido, resultado de um ncleo estvel, imperecvel, durvel, que pode ser percebido nas estruturas fsicas do sujeito como impresses digitais, cor dos olhos ou frmula gentica, e naquilo que Ricoeur e outros autores chamam de carter. O carter no abrange apenas essas caractersticas fsicas de uma pessoa, mas tambm outras marcas distintivas como os hbitos adquiridos ao longo do tempo. Os

26

hbitos vo sendo assimilados de tal forma que a sua interiorizao passa por um aspecto de sedimentao. Cada hbito, assim contrado, adquirido e tornado disposio durvel, constitui um trao, isto , um signo distintivo com o que reconhecemos uma pessoa e identificamo-la novamente como a mesma (RICOEUR, 1991a, p.146-147). Razo por que um comportamento que no corresponde a esse gnero de disposies leva a dizer que ele no o carter do indivduo considerado, que este j no ele prprio at que esteja fora de si. (RICOEUR, 1991a, p.147) No que concerne ao processo de identificao no mbito coletivo, a identidade-idem pode ser verificada em alguns valores, normas, ideais, modelos, heris nos quais a comunidade se reconhece como sendo ela prpria (RICOEUR, 1991a, p.147). a partir dessa espinha dorsal, tida como permanente no tempo, que a comunidade, apesar de suas mudanas, possui um suporte pelo qual ela ainda pode ser vista como a mesma. Em outras palavras, o carter a forma objetiva da identidade: ele propriamente o qu do quem. Ocorre que essa referncia identificante no pode ser analisada fora da histria e das relaes com o outro. O carter precisa ser colocado no movimento de uma narrao e ser confrontado com as peripcias do tempo, uma vez que estamos suscetveis a mudanas constantes diante de nossas interaes intersubjetivas. Assim, reduzir a questo da identidade aos predicados descritivos de um sujeito individual ou coletivo significa desconsiderar as experincias de transformaes que nos definem em nossa existncia temporal. A questo da identidade, pois, no tanto a de uma constncia atemporal, mas a de um sujeito que descobre o seu ser mais ntimo na vivncia no tempo. desse modo que a identidade constri-se pela compreenso mesma da temporalidade, isto , pelo entendimento daquilo que foi e continua sendo passvel de transformao no tempo. Da, Ricoeur pensar a outra dimenso da identidade, isto , a ipseidade. Diferentemente dessa rigidez inflexvel do carter, a ipseidade impe pensar a descontinuidade e as transformaes de um sujeito lanado na condio temporal e relacional de sua existncia. Ao contrrio de reconhecer um ncleo no mutvel do si, a identidade ipse considera o sujeito em sua relao inarredvel com o outro, com o tempo e com o mundo. Isso importante, uma vez que a ipseidade e a mesmidade tm formas muito distintas de apreender o sentido do outro na relao com o si. No caso da identidade idem, o outro apenas o oposto ao mesmo, numa situao na qual a alteridade s concebida como algo contrrio e diverso da identidade. Em sentido bem diferente, o outro, na ipseidade, algum que, por meio de sua fala, sua ao e suas experincias, revela-nos um pouco do que realmente somos. A esfera aqui pragmtica no sentido de que a alteridade no

27

simplesmente meio de comparao entre o mesmo e o outro, mas condio constitutiva da minha identidade enquanto ser vivente. Por isso, a relao que se estabelece entre o si e o outro, nas interaes prticas humanas, aparece em um grau to ntimo que Ricoeur denominaria uma das suas obras mais importantes de si mesmo como um outro (RICOEUR, 1991a), isto , um si mesmo que s si, porque re-constitudo a partir da dimenso do alter. Em outros termos, trata-se de um sujeito que se desapropria de um eu absoluto e, assim, capaz de re-construir sua prpria identidade no encontro com o diferente. Ora, a ipseidade, nesse ponto, parece confrontar-se, inevitavelmente, com um problema crucial que a da prpria fragilidade do si na sua interao com o outro. Logo, um sujeito que sofre, a todo o momento, infindveis transformaes no decorrer de suas experincias intersubjetivas parece, na verdade, perder todos os meios e condies pelos quais ele capaz de identificar-se como o mesmo ao longo de sua existncia. O problema disso que um ser despojado completamente de sua identidade tambm incapaz de responder por seus atos num plano moral ou jurdico, j que se encontra impossibilitado de reconhecer suas aes como partes integrantes da constituio de si mesmo. Ocorre que, diferentemente dessa percepo, Ricoeur afirma que a ipseidade, apesar de no possuir nenhum ncleo invarivel de permanncia temporal, encontra na figura da fidelidade da palavra dada a forma por excelncia que garante a manuteno do si no tempo (RICOEUR, 1991a, p.143). Portanto, nos engajamentos e nas promessas que o sujeito conserva a sua identidade apesar de tudo (RICOEUR, 1991a, p.149), ou, em outros termos, ele garante que sua palavra no ser trada mesmo sabendo que as situaes mudam e que essa realidade contingente insuprimvel. Isso ainda revela, de alguma maneira, algo um tanto interessante sobre a palavra manuteno. Etimologicamente, vem de manus+tenes, isto , o que o homem tem na mo. O que ele tem na mo a promessa (ROSA, 2009, p.28). O homem tem esse poder de manter sua palavra ao mesmo tempo em que o tem de tra-la. por esse motivo que a promessa manifesta toda a fragilidade dos laos propriamente humanos e a necessidade de restabelec-los sempre com base, unicamente, na figura da confiana. Dessa forma, a partir dela que o homem reencontra o outro na obrigao de salvaguardar a instituio da linguagem e de corresponder confiana que o outro pe em sua fidelidade (RICOEUR, 1991a, p.150). Eis que a ipseidade abre caminho para toda a problemtica tica da condio humana. Se, por um lado, o carter a figura de permanncia de estrutura temporal da mesmidade, por outro, a promessa a modalidade de manuteno livre do si prpria da ipseidade. Aqui, precisamente, ipseidade e mesmidade deixam de coincidir: elas se

28

apresentam, assim, como formas um tanto diversas de conceber a identidade e a sua permanncia no tempo. Tal oposio abre, ento, um intervalo de sentido que preciso preencher (RICOEUR, 1991a, p.150). Esse intervalo ocupado pela noo de identidade narrativa, que realiza um jogo complexo entre o si e o diverso de si. Na primeira condio, est presente a identidade idem e na segunda, a identidade ipse. , portanto, a partir do desvio pela narratologia que Ricoeur pensa encontrar a soluo prtica para o problema da identidade, perpassando pela dialtica entre permanncia e mudana, entre eu e outro, enfim, entre mesmidade e ipseidade. Tendo em vista que a mesmidade, situada ao lado do carter, representa um plo de estabilidade e de constncia e a ipseidade, enquanto livre manuteno de si, um plo de inovao e de imprevisibilidade, a identidade narrativa s poder encontrar-se na zona de movimento entre esses dois extremos. Isso porque o processo de identificao, pela via narrativa, se estabelece a partir da conexo da vida
18

(RICOEUR, 1991a, p.168) em meio

s peripcias e a multiplicidade das experincias no tempo. A identidade narrativa, ento, procura articular as exigncias de uma concordncia ao agenciar os fatos e tecer uma intriga coesa com a admisso de discordncias representada pela possibilidade sempre aberta da ocorrncia de reviravoltas na histria contada. Tal lgica da concordncia-discordante (RICOEUR, 1991a, p.169) a tentativa potica de unificar a disperso dos acontecimentos de uma vida, atribuindo-lhes um sentido mediante o ato de composio narrativa:

Por esse meio tento explicar as diversas mediaes que a intriga opera entre o diverso dos acontecimentos e a unidade temporal da histria relatada; entre os componentes dspares da ao, intenes causas e acasos e o encadeamento da histria; enfim, entre a pura sucesso e a unidade da forma temporal. (RICOEUR, 1991a, p.169)

A identidade narrativa pode, assim, incluir a mudana e a transformao na coeso de uma vida (RICOEUR, 1997, p.425). A prpria unidade da histria est suscetvel de deslocamentos, porque sempre possvel narrar de outra forma. Por isso mesmo, a identidade narrativa no uma identidade estvel e sem falhas: assim como possvel compor vrias intrigas acerca dos mesmos incidentes (os quais, com isso j no merecem ser chamados de os mesmos acontecimentos) assim tambm sempre possvel tramar sobre sua prpria vida intrigas diferentes, ou at opostos (RICOEUR, 1997, p.428). E isso abre a possibilidade de refletir que o pr em intriga do processo de identificao pela via narrativa permite que o
A expresso conexo de uma vida extrada de Dilthey que a considerava espontaneamente como equivalente ao da histria de uma vida (RICOEUR, 1991a, p.168).
18

29

sujeito reconhea a singularidade da unidade de sua vida tida como a prpria totalidade singular que o distingue de qualquer outro (concordncia) sem, contudo, suprimir as rupturas dos acontecimentos imprevisveis que no deixam de ameaar essa coeso (discordncia) (RICOEUR, 1991a, p.175). Nessa perspectiva, a permanncia no tempo da identidade no se coloca contra a invencibilidade do tempo da contingncia, mas reconhece seus contornos, admitindo a possibilidade da diversidade, variabilidade e instabilidade na unidade de uma vida narrada. Mas tal unidade no resulta somente do somatrio das prticas numa forma englobante. Ela regida, fortemente, por um projeto de vida, to incerto e mvel quanto possvel (RICOEUR, 1991a, p.187). Isso quer dizer que o ajuntamento da vida em forma de uma narrativa o meio pelo qual os sujeitos tm possibilidade de visarem a vida boa e de empreenderem seus esforos na busca da sua prpria felicidade. preciso que a vida seja reunida para que ela possa colocar-se na perspectiva da verdadeira vida. Se minha vida no pode ser interpretada como uma totalidade singular, eu no poderia nunca desejar que ela fosse bem sucedida, completa (RICOEUR, 1991a, p.190). Desse modo, a narrativa o instrumento que permite que o sujeito reavalie as possibilidades de sua vida ao olhar para trs, atribuindo-lhe uma qualificao tica e um sentido para o futuro. O conjunto de sua vida, reunida em termos narrativos, permite que as experincias passadas sejam depuradas e examinadas como boas ou ruins; bem-sucedidas ou mal-sucedidas, orientando as aes humanas ainda porvir. nesse sentido que o homem se coloca enquanto leitor e crtico de sua prpria narrativa de vida. A leitura do si comporta aqui um momento de misso: ento que a leitura se torna uma provocao a ser e agir de modo diferente (RICOEUR, 1997, p.428). De qualquer forma, a misso s se transforma em ao por uma deciso que faz com que cada qual diga: Este aqui sou eu (RICOEUR, 1997, p.428). A partir da, a identidade narrativa sai de uma posio de mera reflexo de si para colocar-se diante de uma responsabilidade tica. na percepo da singularidade da minha vida que eu estou apto a ser imputado pelas aes por mim praticadas, o que implica que eu me comporte de tal maneira que o outro possa contar comigo. Porque algum conta comigo, eu sou responsvel por minhas aes diante de outro. O termo de responsabilidade rene as duas significaes: contar com..., ser responsvel por... (RICOEUR, 1991a, p.195). Seguindo, ento, os passos de Lvinas, Ricoeur supe que a tica exige um movimento do si capaz de responder ao rosto do outro que clama por justia. Diante da questo Onde est voc? colocada pelo outro, imprescindvel que haja uma resposta que s pode ser a da

30

responsabilidade. Esta resposta : Eis me aqui! (LVINAS, 1988, p. 89), isto , me encontro obrigado, no plano tico, a responder ao outro por sua exigncia, ainda que a minha identidade seja perpassada por uma experincia de radical contingncia. desse modo que a promessa o meio que enuncia a manuteno de um si, sempre aberto imprevisibilidade e inovao no tempo. Essa situao, no entanto, parece colocar uma questo conflituosa que se manifesta, de um lado, na possibilidade de sempre narrar a si mesmo de outro modo (RICOEUR, 2006, p.115) e, do outro, na exigncia tica de manter-se a si no tempo a partir da fidelidade palavra dada. Em outras palavras, entre a imaginao narrativa que diz Eu posso tudo e a voz do outro que diz Tudo possvel, mas nem tudo benfico [entendemos aos outros, ns e a ti mesmo], uma surda discordncia se instala (RICOEUR, 1991a, p.198). Mas essa discordncia que o ato da promessa transforma em concordncia frgil: Eu posso tentar tudo, certamente, mas Aqui eu me asseguro! Eu prometo (RICOEUR, 1991a, p.198). Esse eu, to verstil, se coloca diante de um outro a partir de seus engajamentos e seus compromissos de futuro de longa durao. Assim, narrativa e promessa se complementam na problemtica da identidade, ao atribuir, cada uma a sua maneira, amplitude temporal ao reconhecimento de si (RICOEUR, 2006, p.138). A narrativa, voltada ao passado, funda a concordncia da histria de uma vida perpassada pela disperso e multiplicidade dos acontecimentos pretritos. A promessa, voltada para o futuro, constitui a dimenso propriamente tica do valor da palavra e da responsabilidade frente a um amanh perpassado pela imprevisibilidade. Se no primeiro caso a nfase posta no si, no segundo, depositada no encontro com o outro. Nessa relao imbricada entre narrativa e promessa, o homem vai constituindo a sua identidade na medida em que se identifica na singularidade da sua histria narrada, ao mesmo tempo em que reconhece a dimenso propriamente relacional de sua existncia ao manter-se fiel e comprometido com o prximo. Dessa forma, imprescindvel que, no presente, cada um reconhea, simultaneamente, seu valor num olhar retrospectivo de sua vida e o valor do outro ao cumprir seus engajamentos ticos em direo ao futuro. Essa troca autoriza a dizer que no posso me estimar eu mesmo sem estimar outrem como eu mesmo (RICOEUR, 1991a, p.226, grifos do autor). Portanto, diramos com Ricoeur, nem tanto o si nem tanto o outro. Para alm da exaltao de um desses plos, as relaes propriamente humanas exigem ser

31

pensadas dentro de uma lgica de reconhecimento mtuo19, que se expressa no valor da igualdade (RICOEUR, 2006, p.167-259). A necessidade do reconhecimento mtuo revela, em Ricoeur, a possibilidade de sujeitos, com formas de vida to plurais, conviverem juntos em um espao em que as experincias e os projetos so compartilhados. Para isso, eles estabelecem compromissos, sem, contudo, suprimir o conflito da pluralidade humana, ao empreenderem esforos para a construo de uma proposta de mundo, a proposta de um novo mundo habitvel. justamente por isso que a instituio da promessa, que tanto mencionamos, no s se dirige ao outro prximo, ela tambm alcana o distante, o desconhecido. O viver-bem no se limita s relaes interpessoais, mas estende-se vida das instituies. (RICOEUR, 1991a, p.227). A partir de uma vontade de reconhecimento mtuo, as instituies poltico-jurdicas apiam-se numa promessa de viver-junto, que vai tecendo as relaes complexas entre o eu, o tu e os outros para mold-los na figura do ns. Esse pacto poltico-jurdico funciona como uma espcie de imagem do ns que a sociedade tece para si mesma em busca de um sentido comum, sem, contudo, mitigar as singularidades das identidades no plano pessoal. Sem dvida alguma, tal processo de tessitura dos laos narrativos nas comunidades jurdicas representa um empreendimento de reabilitao do poltico, ainda que imerso num contexto em que a esperana parece se esvair na fugacidade dos interesses egostas e na efemeridade de um presente desconectado das histrias e das expectativas. Eis a tarefa proposta por Ricoeur: pensar os compromissos e os laos sociais no tempo, apesar de sua inexorvel fragilidade.

2.4. A Constituio como narrativa fundadora: prolegmenos a uma coerncia potica no direito

Diante da confirmao de que o homem no um eu solipsista, mas um si instrudo pelas obras de sua cultura (RICOEUR, 1997, p.425) sejam elas de carter poltico, jurdico ou potico , Ricoeur pensar toda a problemtica da identidade narrativa e da construo do sentido da ao humana no s no plano pessoal, mas tambm no institucional. Por instituio entenderemos aqui as estruturas do viver-junto de uma comunidade histrica

A ideia de mutualidade tem, com efeito, exigncias prprias que no eclipsaro nem uma gnese a partir do Mesmo, como em Husserl, nem uma gnese a partir do outro, como em Lvinas. Segundo a ideia de mutualidade, cada um ama o outro como o que ele . (RICOEUR, 1991a, p.215)

19

32

povo, nao, religio etc. , estrutura irredutvel s relaes interpessoais (RICOEUR, 1991a, p.227). Assim, nesse plano que se enraza o arcabouo jurdico-poltico como ponto de aplicao da justia entendida como a primeira virtude das instituies sociais20 e de exigncia da materializao da igualdade compreendida como partilha dos direitos e deveres e das vantagens e desvantagens em uma sociedade. Dessa dupla inquirio, resultar uma determinao nova do si, a do cada um: a cada um o seu direito (RICOEUR, 1991a, p.227). A compreenso do si, ento, perpassa pelo tecido do reconhecimento em uma complexa trama que interconecta as esferas da singularidade, da alteridade e das instituies jurdicas e democrticas. Por essa razo, a narrativa que permite ao sujeito identificar-se no somente sua narrativa autobiogrfica, mas toda narrativa histrica, fictcia, normativa, que ele interroga como um espelho, devolvendo-lhe uma imagem de si prprio; a identidade buscada nessas narrativas no a de um eu isolado, mas a de um si que interfere com uma identidade coletiva e se amplia, pois, de um ns, o da comunidade tnica, poltica, jurdica etc. (DARTIGUES, 1998, p.18). Assim, h uma interferncia entre o percurso do sujeito individual que busca a unidade narrativa de sua vida e a histria das comunidades poltico-jurdicas em busca de seu viver junto numa dada poca, e perante um futuro imerso na contingncia. Tal interferncia se expressa nas anlises de Ricoeur ao reconhecer que o projeto de uma vida humana um trabalho incessante de interpretao narrativa da ao e de si mesmo, que passa, necessariamente, pela prpria autoestima, pelas interaes intersubjetivas e pelas relaes com os terceiros annimos no mbito social, jurdico e poltico. esse, inclusive, o percurso inafastvel em direo dimenso tica da nossa existncia como homem, que se manifesta na perspectiva da vida boa21, com e para os outros em instituies justas (RICOEUR,
Ricoeur (2008a, p.63-110) concorda com a afirmao de Rawls de que a virtude da justia pertence s instituies sociais, mas discorda dele quando enfatiza a possibilidade da construo de uma teoria da justia no seu aspecto puramente procedimental. Rawls retoma a ideia de contrato social para demonstrar como so fundados os princpios da justia e as regras do jogo em uma sociedade. O problema que Ricoeur analisa que os princpios da justia pressupem uma certa compreenso do justo, advinda daquilo que os participantes da comunidade poltico-jurdica consideram bom ou mau para eles e para os outros. H, na verdade, uma compreenso pr-jurdica e pr-contratual acerca do que justo que se encontra na vida das pessoas, nas suas interaes com o prximo, nas ordens simblicas, nas histrias herdadas pela tradio e naquelas que ainda continuam sendo contada pelos prprios homens. Enfim, o que o contrato social a-histrico de Rawls faz meramente negligenciar todas as pressuposies ticas, culturais, sociais e histricas que possumos enquanto meios pelos quais somos capazes de construir nossas prprias percepes acerca da justia. 21 O conceito de vida boa tomada de Aristteles em tica a Nicmaco, mas ampliada por Ricoeur para pensar o mbito das sociedades complexas como as atuais. Para Ricoeur o bom s pode ser tomado em sentidos diferentes, numa pluralidade irredutvel, o que significa que o entendimento acerca do que seja uma vida boa varia de sujeito para sujeito. Enfim, qualquer que seja a imagem que cada um faz para si de uma vida realizada, esse coroamento o fim ltimo de sua ao (RICOEUR, 1991a, p.203). Diante da pluralidade de bens e tambm da multiplicidade das narraes e interpretaes da vida e do mundo, s possvel pensar a felicidade individual ou aquela buscada pela poltica em torno de um ncleo no fechado a um contedo pr20

33

1991a, p. 202). Tal preceito implica dizer que a vida tem que ser definida enquanto boa em cada uma dessas trs esferas, numa situao em que nenhuma delas deve ser simplesmente sacrificada em nome da realizao da outra. Admitimos, ento, que somente num meio institucional especfico que as capacidades22 e disposies que distinguem o agir humano podem expandir-se (RICOEUR, 1991a, p.298). O indivduo, nesse contexto, s se torna humano sob a condio de certas instituies; e acrescentamos: se realmente assim, a obrigao de servir a essas instituies , ela prpria, uma condio para que o agente humano continue a se desenvolver. (RICOEUR, 1991a, p.298-299). nesse sentido que a sociedade poltica aparece como o nico recurso contra a fragmentao em indivduos isolados (RICOEUR, 1991a, p.298) e, por isso mesmo, o lugar no qual as histrias dos homens ganham significado junto com as dos outros, sejam eles prximos ou distantes:

As histrias de vida esto a tal ponto imbricadas umas nas outras, que a narrativa que cada um faz ou recebe de sua prpria vida se torna o segmento das outras narrativas que so as narrativas dos outros. Podemos ento considerar as naes, os povos, as classes e as comunidades de todos os tipos como instituies que se reconhecem, cada uma por si e umas s outras, por sua identidade narrativa (RICOEUR, 2008a, p.28).

desse modo que o homem no interpreta apenas o conjunto de sua prpria vida em termos narrativos, mas interage com o outro, prximo e distante, por meio, respectivamente, de suas amizades e das relaes com as instituies s quais ele pertence numa comunidade histrica. Para alm do emblema do dilogo entre eu e tu, existe o terceiro que no pode ser apreendido no face-a-face, mas o qual eu ainda me relaciono na figura do Estado23. Esse ponto da maior importncia, se quisermos entender a passagem da noo de homem para a de sujeito real de direito, compreendido como aquele inserido numa sociedade regulada por normas e instituies que lhe reconhecem e lhe conferem direitos e obrigaes (RICOEUR, 2008a, p.25). Isso porque somente a relao com o terceiro, situado no plano de fundo da relao com o tu, confere base mediao institucional exigida pela constituio de um
determinado e vinculante para todos. Com referncia ao contedo, a vida boa , para cada um, a nebulosa de ideais e de sonhos de cumprimento em respeito qual uma vida considerada mais ou menos realizada ou irrealizada. o plano do tempo perdido e do tempo reencontrado. (RICOEUR, 1991a, p.210). Dessa forma, diferentemente de um comunitarismo fechado, no h, em Ricoeur, a concepo da existncia de um nico e comum projeto acerca do que o bem. 22 Essas capacidades permaneceriam virtuais, ou at mesmo seriam abortadas ou recalcadas, na ausncia de mediaes interpessoais e institucionais, figurando o Estado entre estas ltimas. (RICOEUR, 2008a, p.30) 23 Inversamente, o fato de a organizao dos sistemas sociais ser a mediao obrigatria do reconhecimento coisa que deve ser afirmada em contraposio a um comunitarismo personalista que sonhe em reconstruir o elo poltico com base no modelo do elo interpessoal ilustrado pela amizade e pelo amor. (RICOEUR, 2008a, p.2728)

34

sujeito real de direito, em outras palavras, um cidado (RICOEUR, 2008a, p. 26). Ora, as instituies jurdico-polticas so entendidas, aqui, como uma das mediaes simblicas para a instaurao do vnculo social e das modalidades de identidade que esto ligadas a ele (RICOEUR, 2006, p.149). Um pacto parece ser firmado no mbito das comunidades histricas. Mas no um pacto de cada um com cada um; nem to pouco num pacto de desistncia em favor de um terceiro no contratante o soberano, que no sendo contratante seria absoluto; mas um pacto de cada um com todos, que constitui o povo como povo, constituindo-o como Estado (RICOEUR, 1968, p.256):

nessa estrutura de confiana que se insere o elo social institudo pelos contratos, pelos pactos de todos os tipos, que conferem estrutura jurdica s palavras dadas mutuamente. O princpio de que os pactos devem ser observados constitui uma regra de reconhecimento que ultrapassa o face-a-face da promessa de pessoa a pessoa. Essa regra engloba qualquer um que viva sob as mesmas leis. [...] O defronte j no o tu, mas o terceiro designado de modo notvel pelo pronome cada um, pronome impessoal, mas no annimo (RICOEUR, 2008a, p.28).

A confiana, apregoada nos diversos pactos jurdico-sociais, contudo, no implica que a instituio seja o mero resultado de regras constrangedoras, mas uma associao fundada numa histria e num projeto comum, apesar do hibridismo e da heterogeneidade das identidades, narraes e vontades no plano pessoal. Uma maneira feliz de sublinhar esse primado da promessa do viver-junto sobre os constrangimentos ligados aos sistemas jurdicos e organizao poltica marcar, com Hannah Arendt, a distncia que separa o poder e a dominao (RICOEUR, 1991a, p.228). Em tal perspectiva, o poder, antes mesmo de ser um sistema de dominao, consiste na fora comum que resulta desse querer-conviver, fora que existe to-somente enquanto seus autores a mantm. O poder existe quando os homens agem juntos; ele desaparece a partir do momento em que eles dispersam (RICOEUR, 1995b, p.18). Essa unio que d incio a uma ao tem como condio a pluralidade que no se revela na relao dialogal estritamente binria, mas inclui terceiros que no so jamais rostos24. Essa incluso de terceiro, por sua vez, no se limita ao aspecto instantneo do querer agir junto: ela mostrada, fundamentalmente, na durao. (RICOEUR, 1991a, p.229, grifo do autor). a perpetuao no tempo que assegura a possibilidade de um corpo poltico transcender a imediaticidade das aes humanas e, assim, enraizar-se na histria social. A
24

Neste ponto, Ricoeur cr que insuficiente a proposta de uma tica construda apenas na relao entre o eu e o outro prximo, identificado por seu rosto. De certo modo, essa idia evidencia a limitao da prpria possibilidade de uma justia como resposta ao rosto do outro tal como concebida por Lvinas em Totalidade e Infinito (1980). As instituies so, assim, a prpria condio da realizao de nossa existncia enquanto homem, figurando como meio para assegurar a reciprocidade das relaes que excedem a proximidade da amizade.

35

Constituio desempenha exatamente esse papel: ela um documento escrito e durvel, que funciona como uma invocao do incio, uma narrativa que conta e re-conta a histria do ato fundador poltico. a partir dela que a fundao do corpo poltico ser lembrada, narrada e, com isso, a vontade de viver-junto pode ser constantemente redescoberta e reatualizada no tempo presente. A Constituio , assim, uma obra25 que possibilita a conservao do ato fundador para alm do decurso efmero do tempo da vida humana e das suas aes: ela remete para mais tarde a mortalidade (RICOEUR, 1995a, p. 104). O ato constituinte , nesse sentido, uma escolha histrica (RICOEUR, 1991a, p.304), um esforo a partir do qual a prpria comunidade poltico-jurdica constitui a si mesma na figura do Estado em torno de uma ao comum que no se apaga na fugacidade do tempo:

Mas, se o Estado posterior comunidade, na ordem das noes, ele traz o momento insubstituvel da organizao, da deciso; s nele que a comunidade que histria faz sua histria e contribui para a histria universal de maneira consciente. Por essa funo de deciso, o Estado visa essencialmente durao da comunidade; por meio dele a comunidade se esfora por responder s ameaas internas de dissoluo e externas de destruio, e assim se esfora por sobreviver26 (RICOEUR, 1995b, p.48, grifos nosso).

Ora, a Constituio funda o Estado por um ato de vontade da comunidade poltica que tece, assim, sua prpria histria narrada no fio do tempo. Mas ela no se refere somente ao passado, tradio, fundao mais ou menos mtica - todas as coisas que Arendt coloca sob o ttulo de Autoridade - ela concerne mais ainda ao futuro, ambio de durar, isto , no passar, mas permanecer (RICOEUR, 1991a, p.229). Para alm da simples adeso consentida a um corpo de instituies ou a uma tradio que lhe precede, o poder constituinte representa essa possibilidade de comear algo no mundo (RICOEUR, 1995b, p.19), de refazer os laos sociais e comprometer com um amanh, ainda que no pretenda efetivamente suprimir a imprevisibilidade do agir humano. Uma promessa de um outro mundo possvel reavivada na Constituio que d uma dimenso temporal aos comprometimentos, ao transformar o ato fundador num processo constituinte que tem continuidade por meio de sucessivas geraes. possvel, assim, recorrer ao texto constitucional ao longo do tempo, uma vez que ele est
Nesse sentido, o tempo de trabalho passagem, o da obra durao. A ao encontra, enfim, sua estabilidade na coerncia de uma histria narrada que diz o qu da ao (RICOEUR, 1991a, p.229). 26 Agora, pe-se a seguinte a questo: em que medida se deve dizer que o Estado que organiza a comunidade? A definio atrs proposta faz do Estado o rgo de deciso de uma comunidade histrica. Esta definio exclui que o Estado seja um artifcio, como pretendia Hobbes. Mais ainda, ela exclui a sua reduo a um simples arbtrio, como se todo o Estado, fosse, de fato ou virtualmente, uma tirania portadora de represso e opresso. Ainda que seja verdade que todos os Estados te a sua origem na violncia, que deixa em cada um deles uma cicatri,, [...] no a violncia que define o Estado, mas a sua finalidade, a saber, ajudar a comunidade histrica a fazer a sua histria. nisso que ele o centro da deciso (RICOEUR, 1989, p. 393).
25

36

disponvel para usos futuros na possibilidade sempre aberta de re-vivncia do ato fundador o qual ele prope a preservar. O problema, no entanto, surge, porque esse estrato do poder-em-comum, caracterizado pela pluralidade das narraes e pelo viver-junto, comumente esquecido como origem da instncia poltico-jurdico, em razo do seu encobrimento pelas estruturas hierrquicas da dominao entre governantes e governados (RICOEUR, 1991a, p.301, grifo do autor). Nesse caso, no se trata tanto do agir combinado, mas da violncia expressa na coero e nas relaes de fora inerentes a todo processo poltico e legal nas instncias de conflito e de disputa nas democracias contemporneas. Submetido a um esquecimento em meio aos grandes sistemas de dominao e ineficincia das instituies hodiernas, o homem parece olhar a sua histria como o grande cemitrio das promessas no cumpridas (RICOEUR, 1996, p.5). Todavia, essa lgica de uma fora sem poder no extingue totalmente o projeto do viver-junto; ela apenas o torna invisvel de tal modo que ele s pode ser esclarecido quando est no limite de ser arruinado e deixa o campo aberto para a violncia, como acontece nas grandes reviravoltas histricas27 (RICOEUR, 1991a, p.230). por isso que, de forma geral, as narrativas fundadoras como as Constituies nacionais (OST, 2005a, p.19) trazem em seu texto uma vontade de inovao e um apelo promessa de reanimar os laos sociais que parecem ter sido totalmente perdidos, expressando, assim, a esperana de construo de um sentido comum num novo mundo que possa, enfim, ser habitvel. Mais do que se conformar com o aparente testemunho de uma realidade inevitavelmente violenta e desarticulada, a Constituio uma palavra de ordem criadora que quer fazer existir aquilo que ela anuncia, mediante uma promessa28 (COSTA JUNIOR, GALUPPO, 2009, p.428). O que ocorre que essa promessa constitucional aceita a pluralidade das intenes, dos bens, das narraes e das identidades. Por isso, ela no vincula uma determinada forma de vida nem pretende ser uma totalizao possvel de todas as narrativas nas quais se identificariam todos os sujeitos em uma comunidade poltica. Ao contrrio de pretender a

Esse , inclusive, o contexto no qual a Constituio brasileira de 1988 entra em cena. Aps mais de duas dcadas de ditadura militar no pas em que a violncia das torturas e dos homicdios por parte do prprio Estado parecia se tornar prtica corriqueira, a Constituio surge como uma interrupo desse ciclo ao prometer a democracia, a liberdade, igualdade e um resgate da participao popular nas decises polticos. Enfim, ela vem prometer tempos melhores. 28 Da dizer que a promessa traz um carter essencialmente performativo. O sentido performativo aquele em que ao pronunciar o enunciado h a realizao de uma ao. o caso da promessa: quando diz eu prometo, o locutor efetivamente engajado em uma ao futura. Prometer ser efetivamente engajado em fazer o que a proposio enuncia (RICOEUR, 2006, p.140). Desse modo, enunciados desse tipo independem de comprovao; eles no so considerados nem verdadeiros nem falsos, porque no descrevem nem declaram a realidade. Sendo assim, o prprio enunciado de uma Constituio um ato em si, uma forma de interveno sobre o real.

27

37

sntese de todos os modos de vida individual e social, a Constituio se coloca a preservar a multiplicidade e o inacabamento dos projetos do si e do ns. Foi precisamente o erro antes, o crime do totalitarismo o querer impor uma concepo unvoca do que acreditava ser um homem novo e iludir por meio as tentativas histricas da compreenso total e absoluta de si do homem moderno (RICOEUR, 1991a, p.305). Em sentido diverso, a promessa constitucional organiza-se em torno de um centro que sempre deve permanecer vazio. por essa razo que a democracia o regime que aceita suas contradies a ponto de institucionaliz-las (RICOEUR, 1991a, p.305). Trata-se mais de um compromisso em que os cidados reconhecem-se mutuamente sujeitos de direito sob um fundo de indeterminao ltima (RICOEUR, 1991a, p.305) do que propriamente um consenso quanto aos contedos e os bens a serem percorridos pelas comunidades histricas:

A esse respeito intil quando no perigoso prever um consenso que ponha fim aos conflitos. A democracia no um regime sem conflitos, mas um regime no qual os conflitos esto abertos e negociveis segundo as regras de arbitragem conhecidas. Numa sociedade cada vez mais complexa, os conflitos no diminuiro em nmero e em gravidade, mas se multiplicaro e aprofundaro. Pela mesma razo, o pluralismo das opinies, tendo livre acesso expresso pblica, no nem um acidente, nem uma doena, nem uma desgraa; ele a expresso do carter no determinvel de modo cientfico ou dogmtico do bem pblico. No existe lugar no qual esse bem possa ser percebido e determinado de modo to absoluto, que a discusso possa ser considerada fechada. A discusso poltica , sem concluso, se bem que ela seja sem deciso (RICOEUR, 1991a, p.302).

frente a essa pluralidade irredutvel das narraes, das justificaes e das intenes humanas que diramos que a comunidade poltica s pode aceitar a promessa que se estabelece num reconhecimento mtuo quanto s diferenas de cada um. Uma nova perspectiva de identidade vai sendo tecida, quando se reconhece que a vontade de viver-junto no significa unidade a qualquer custo, mas um processo de trazer a lume, sem injunes nem dissimulaes, toda a rede de fidelidades dentro do qual cada vida humana desenrola sua breve histria (RICOEUR, 2008a, p.29). Isso implica reconhecer um povo-sujeito como instncia aberta e plural de significao poltico-jurdica tecido narrativamente na multiplicidade dessa rede de histrias e vivncias diversas. Est a o motivo pelo qual consideramos to valioso, em todo o percurso do presente texto, o conceito de concordnciadiscordante prprio das anlises de Ricoeur acerca da narrativa. A identidade constitucional s pode ser uma identidade narrativa na medida em que ela atribui significado comum a uma heterogeneidade de vontades pessoais e modos de vida, admitindo a pluralidade de identidades e a possibilidade sempre aberta de reviravoltas na histria poltico-jurdica que a prpria sociedade no cessa de contar:

38

Essa noo de identidade narrativa da maior importncia para a pesquisa da identidade dos povos e das naes; pois ela contm o mesmo carter dramtico e narrativo que frequentemente podemos confundir com a identidade de uma substncia ou de uma estrutura. No nvel da histria dos povos, assim como no dos indivduos, a contingncia das peripcias contribui para o significado global da histria contada e para o significado de seus protagonistas. Esse reconhecimento implica desfazer-se de um preconceito referente identidade reivindicada pelos povos sob a influncia da arrogncia, do medo ou do dio (RICOEUR, 2008a, p.2324).

Tal preconceito existe em razo de uma maneira equivocada de se pensar a identidade nacional como sinnimo de idntico ou de uma substncia que vence o poder corrosivo do tempo. Nessa situao, a unidade s levaria a um processo de terror em que as diferenas no plano individual implicariam mesmidade no plano societal. O risco que h em confundirmos identidade com mesmidade pode ser verificado em alguns debates que tm por questo o processo de identificao de uma comunidade histrica. O problema que a busca de uma identidade, como a brasileira, muitas vezes confundida com a mera explicitao dos traos distintivos durveis, at permanentes, pelos quais reconhecemos o Brasil como personagem. O que ocorre que separado do tempo e da histria, tais traos tenderiam a endurecer o que, por sua vez, poderia ensejar as piores ideologias da identidade nacional a ocasio de se desencadear (RICOEUR, 1991a, p.148). Em sentido contrrio a essa percepo, a tarefa da identidade narrativa reconhecer as histrias de uma comunidade, ancoradas em seus traos distintivos, e ao mesmo tempo possibilitar que o ns esteja sempre apto a narrar de outra forma, abrindo-se dinamicidade do tempo vivido. Pela categoria de concordncia-discordante prpria da intriga e da personagem e transposta para a Filosofia do Direito e a Teoria Constitucional percebemos:

que no h hoje culturas societais como poderiam ser definidas, ainda h algumas dcadas, no contexto das primeiras reflexes sobre o multiculturalismo, e percebemos ao mesmo tempo que nem os indivduos que so membros de um grupo, nem os grupos enquanto tais se deixam classificar facilmente por traos identitrios comuns e mais ou menos estveis. O nosso devir histricocultural tambm o devir das nossas identidades culturais que so mltiplas, fugidias, entretecidas de materiais heterogneos, e se alguma lei as rege a lei da reconfigurao permanente, ou seja, a lei da metamorfose. Mas, ao mesmo tempo, percebemo-nos, na nossa aco e nos nossos compromissos, como aquilo que somos, ou seja, percebemo-nos na nossa autenticidade, e com essa autenticidade que nos lanamos e relanamos na aventura do mundo. A identidade narrativa, ao recuperar memria e projecto, ao dizer o que somos pelo que vamos sendo, nas aparentes contradies, coerncias e incoerncias dos nossos gestos, das nossas obras, feitas tambm elas de mltiplos gestos e de mltiplas obras, permite a nossa definio como seres em devir, como nmadas em estradas desconhecidas, mas permite tambm perceber que esse nosso nomadismo inclui, como guias,

39

bssolas e estrelas, ora mais visveis, ora mais apagadas no horizonte em que viajamos (ANDR, 2006, p. 26).

Em uma sociedade complexa como a nossa, a promessa constitucional parece nos servir justamente como uma espcie de bssola que orienta os rumos da comunidade poltica. Tal comunidade est ligada a um imaginrio histrico partilhado no sentido em que sua identidade, sua memria e sua capacidade de projeto so devedoras da interpretao do mundo produzida por essas narrativas fundadoras (OST, 2005a, p.28-29). As Constituies so, assim, narrativas que contam as histrias dos homens e do sentido vida poltica de um povo (OST, 2005a, p.29). Isso de tal importncia que Ricoeur (1997, p. 427) afirma que contando narrativas tidas como o testemunho dos acontecimentos fundadores de sua prpria histria que as comunidades polticas constituem a si mesmas. A relao circular: a comunidade histrica que se chama povo tira a sua identidade da recepo mesma dos textos que ela mesma produziu (RICOEUR, 1997, p.427, grifos do autor). Eis que a Constituio figura como um modo de construir sentidos sobre a nao e o povo que influenciam e organizam tanto nossas aes quanto a concepo que temos de ns mesmos. Esses sentidos esto contidos nas estrias que so contadas sobre a nao, memrias que conectam seu presente com seu passado e imagens que dela so construdas (HALL, 2005, p.51). Sendo assim, as narrativas fundadoras do corpo poltico, inscritas no texto constitucional, asseguram a unidade narrativa da instituio plural chamada povo, alimentando, no presente, as promessas de viver junto que a comunidade histrica fez a si mesma no passado. Desse modo, a partir de uma presentificao do passado29 (RICOEUR, 2007) que a comunidade poltica tem condio de abrir-se ao futuro. Isso significa dizer que, ao resgatar a memria do ato fundador por meio da apropriao da Constituio no presente, um novo futuro pode ser projetado e repensado num horizonte possvel. Esta ao retroativa, do olhar intencional do futuro sobre a apreenso do passado, encontra ento um apoio crtico no esforo por contar de outra maneira e do ponto de vista do outro os acontecimentos fundadores da experincia comunitria (RICOEUR, 1996, p.5). rememorando as promessas no cumpridas dos percursos e das lutas por reconhecimento de direitos ao longo da histria institucional de uma comunidade poltica que a leitura da Constituio, no presente, se abre ao passado como seu futuro (OLIVEIRA, 2009, p.388; RICOEUR, 2007; 2006). Nessa perspectiva, o ontem no concebido como algo a se ultrapassar, nem o amanh
29

A [memria ] o fenmeno de presena de uma coisa ausente, permanecendo implcita a referncia ao tempo passado (RICOEUR, 2007, p.26). Nesse sentido, ela uma atualizao, uma revivnica. H um resgate do que foi experimentado no passado, como uma repetio no presente.

40

se dissolve, meramente, em utopia inalcanvel; eles se intercambiam na vivncia do aqui e agora. Uma dialtica , assim, firmada no presente histrico entre o horizonte de expectativa entendido como a nossa forma de projetar o por vir e o espao de experincia considerado como aquele resultante das construes narrativas voltadas ao passado (RICOEUR, 1997, p. 399; 1996, p.4). Tudo isso implica, sob o ponto de vista da nossa anlise, que a Constituio articula experincia e expectativa, memria e promessa a partir daquilo que Ricoeur chama de fora do presente (RICOEUR, 1997, p.405). Ela se deixa ser afetada narrativamente pelo passado, ao mesmo tempo em que liberta suas potencialidades inexploradas no presente. Esse jogo entre tradies jurdicas e reabertura das promessas criadoras possibilita a construo de uma coerncia potica, fundamental para a compreenso do tempo do direito (OST, 2005b). A experincia constitucional ganha significado diante de um passado que no um fardo a se carregar, mas meio pelo qual a comunidade se coloca responsvel pelas suas decises presentes e comprometida com as geraes futuras, recusando-se, assim, a tornar-se refm da sua prpria histria. Desse modo,

preciso resistir ao encolhimento do espao de experincia. Para tanto, preciso lutar contra a tendncia a s considerar o passado do ponto de vista do acabado, do imutvel, do irrevocvel. preciso reabrir o passado, nele reviver potencialidades no realizadas, contrariadas ou at massacradas. Em suma, contra o adgio que pretende que o futuro seja em todos os aspectos aberto e contingente, e o passado univocamente fechado e necessrio, preciso tornar nossas expectativas mais determinadas e nossa experincia mais indeterminada. Ora, essas so as duas faces de uma mesma tarefa: pois s expectativas determinadas podem ter sobre o passado o efeito retroativo de revel-lo como tradio viva. Assim, que nossa meditao crtica sobre o futuro chama o complemento de uma tal meditao sobre o passado (RICOEUR, 1997, p.372).

O problema, ento, surge quando o presente entra em crise o que pode ser expresso no afastamento do horizonte de espera e na reduo do nosso campo de experincia (RICOEUR, 1997, p.399). A velocidade das inovaes normativas e o desprezo por se pensar o campo do Direito articulado com a histria e o tempo geram uma espcie de sndrome da pressa ou um estado de urgncia-permanente em que a construo do Direito seja ela no mbito legislativo ou jurisdicional - passa a ser pensada unicamente sob o prisma de um infinito agora. O futuro, nesse caso, aparece como algo distante e o passado como mera tradio morta, numa situao em que as experincias jurdicas so concebidas como imagens sincopadas e desvinculadas dos elos temporais que asseguram comunidade poltica a sua prpria identidade narrativa. A crise do presente tambm uma crise de identidade na medida em que o processo de identificao exige, como j afirmamos, a considerao de um

41

passado narrado e de um futuro prometido. Restituir essas temporalidades no presente histrico, numa tenso permanente entre memria e promessa, tarefa de uma coerncia potica aplicada tambm ao domnio do Direito. Isso implica pensar junto mudana e permanncia, imaginao produtora e reprodutora, sedimentao e inovao. Somente a partir dessas articulaes, a comunidade poltica capaz de se ler no fio narrativo da histria constitucional que ela conta a si mesma e de se orientar por compromissos mtuos na responsabilidade da construo de um outro mundo possvel.

42

3. O IMAGINRIO POLTICO NO DISCURSO CONSTITUCIONAL: UMA LEITURA DA ARTICULAO ENTRE IDEOLOGIA E UTOPIA EM PAUL RICOEUR

3.1 A fragilidade da identidade poltico-jurdica e a questo do imaginrio da Constituio

Pensar a complexa trama que interconecta o eu, o tu e os outros na figura do ns das instituies jurdicas e polticas, significa adentrar num terreno marcado por controvrsias e contradies no mbito da reflexo das cincias humanas. Isso porque, no contexto atual da discusso acerca dessa possibilidade de constituio de uma identidade coletiva, um dilema aparentemente inconcilivel se instaura. O que se nota, de um lado, uma concepo de comunidade poltica enquanto espao formado por indivduos atomizados, em que cada um se sente provocado contra os outros; e de outra parte, uma tentativa de construir a vida comum a partir da ideia da unidade de um esprito do povo, numa instncia autnoma de uma ordem poltica superior em relao aos prprios indivduos que a constituem (BARASH, 2002, p.91). Na primeira perspectiva, a possibilidade de uma identidade no plural encontra-se completamente rechaada sob o argumento de que a pluralidade das experincias, dos desejos e das narraes pessoais tornaria invivel a prpria existncia de qualquer projeto em conjunto em sociedades to complexas. J no segundo ponto de vista, a figura do ns no s afirmada como tambm toma a forma de uma primazia esmagadora de um Estado completamente distinto dos cidados, focalizado na ideia de uma homogeneidade substancial30. entre uma viso totalizadora das narrativas pessoais e coletivas como forma de organizao poltica das comunidades histricas e um individualismo completamente desconectado das experincias e compromissos com o outro que Ricoeur se coloca numa

A homogeneidade expressa uma identidade coletiva no sentido forte do termo, eliminando as tenses e antagonismos no interior de uma comunidade histrica. Suprimindo as determinaes de foras estranhas e heterogneas no cenrio poltico, o Estado deve, a partir desse ponto de vista, buscar uma espcie de igualdade substancial de modo a extrair a real e unvoca vontade do povo, essencial para o exerccio do poder poltico. Ver Schmitt (1996).

30

43

posio intermediria, buscando a justa sada para o problema poltico-jurdico da coeso da vida em comum.31 O que Ricoeur compreende que todo o ser humano, exatamente por ser humano, encontra-se num percurso interminvel na busca de um verdadeiro saber acerca de si mesmo e, portanto, de sua identidade. Esse esforo para existir e conhecer a si mesmo no um projeto solitrio, em que o sujeito volta-se para si mesmo e se reconhece de maneira imediata. Ao contrrio, porque nossas vidas e narrativas encontram-se entrelaadas nas dos outros, prximos e distantes, e, por sermos ligados a uma histria, s obras de nossa cultura, a um mesmo conjunto de normas jurdicas e a um projeto poltico maior do que nossos interesses puramente privados que podemos falar de uma tenso cruzada entre identidade pessoal e coletiva32. Dito de outra forma, a resposta questo quem sou eu? perpassa tanto pelo outro quanto pelos diversos smbolos e mediaes (polticas, jurdicas, poticas, histricas...) pelos quais o sujeito se realiza, se compreende e se reconhece no curso de sua narrativa de vida. por essa razo que podemos falar em uma identidade no plural, constituda para alm dos processos de identificao do si mesmo e do outro enquanto indivduo. Contudo, seguir esse caminho no significa reconhecer a sntese das narrativas individuais em nome de um Estado que representaria a histria de todas as histrias, mas uma nica identidade, a de um super sujeito coletivo que age em toda parte33. Foi justamente essa reduo do sujeito poltico mesmidade o fundamento dos regimes autoritrios surgidos ao longo do sculo XX e que, de alguma maneira, ainda continuam assombrando nossas relaes com o poltico34. O que ocorre que, ao encarnar a essncia do povo, as instituies jurdicas desses regimes tenderiam a afirmar e a proteger uma determinada identidade seja ela de carter cultural, religioso, nacional, tnico... , reproduzindo uma viso unificada de nao. Essa representao da imagem de um povo-sujeito, organizado em torno de uma soberania una e indivisvel e de um projeto nico acerca do bem da comunidade,
31

Essa idia no est distante da reflexo elaborada por Norbert Elias (1994, p. 129) quando critica que o individual e o social so em geral tratados no s como concepes diferentes, mas tambm como concepes antitticas. A sociedade, nessa perspectiva, no nem somente poro de pessoas juntas e isoladas umas das outras, nem uma entidade orgnica supra-individual. Ao contrrio, sociedade e indivduo se entrecruzam, o que significa dizer que as pessoas esto ligadas entre si a partir de uma rede de funes que elas desempenham umas em relao a outras: a isso damos o nome de sociedade (ELIAS, 1994, p. 21). 32 Ricoeur tenta, assim, demonstrar que no h de fato uma oposio completa entre liberalismo e comunitarismo. Sobre esse conflito entre modelos liberais e comunitaristas ver tambm Galuppo (2002, 2007a, 2007b). 33 nesse sentido que Ricoeur abdica da possibilidade de uma mediao total, no sentido hegeliano, capaz de esgotar o campo do pensar poltico e histrico. A sada do hegelianismo significa a renncia a decifrar a suprema intriga (RICOEUR, 1997, p.353, grifo nosso). Ver Ricoeur (1997, p.335-357). 34 De certa forma, vemos, em nossos dias, ganhar notoriedade movimentos de ideologia fascista e xenofbica na Europa e discursos populistas e de apelo nacionalista na Amrica Latina.

44

se daria custa da supresso do outro numa situao na qual qualquer diferena deveria ser eliminada por expressar ameaa coeso social. essa, alis, a posio de Carl Schmitt acerca do modo de organizao poltico-jurdico mais apropriado:

Em toda verdadeira democracia est implcito que no s o igual seja tratado igualmente, mas que, como consequncia inevitvel, o no igual seja tratado de modo diferente. Portanto, a democracia deve, em primeiro lugar, ter homogeneidade e, em segundo, - se for preciso eliminar ou aniquilar o heterogneo. [...] A fora da poltica de uma democracia se evidencia quando mantm distncia ou afasta tudo o que estranho e diferente, o que ameaa a homogeneidade (SCHMITT, 1996, p.10, grifo nosso).

O que acontece que a verdadeira democracia, tal como concebida pela concepo schmittiana, traz o selo da violncia arbitrria na medida em que se coloca a conquistar a unidade poltica da nao a qualquer custo. por pensar que o poltico se perfaz numa deciso ltima acerca do conflito, que pontos de vista como esse pretendem suprimir a pluralidade, a instabilidade e a insegurana em nome de um bem coletivo que represente a real vontade do povo35. O problema que essa identidade poltico-jurdica, a ser alcanada como fim superior nas comunidades histricas, acabaria por instaurar a dualidade amigoinimigo, sendo esse ltimo to somente o outro, o diferente da imagem unvoca do ns. Por tal razo, a unidade poltica, entendida nessa perspectiva, se esforaria para se autoproteger e se homogeneizar, ao colocar termo possibilidade de coexistncia de concepes divergentes acerca do que o bem da comunidade e de como atingi-lo (GALUPPO, 2007a, p.39-49). Portanto, de um lado, a identidade exaltada, de outro, ela descartada: parece que sempre por uma tal inverso de pr e contra que se situam as teorias da Filosofia poltica e do Direito. Ora, o que colocaria em xeque, a adeso pura e simples a uma dessas duas posies, o reconhecimento do aspecto propriamente frgil da identidade poltico-jurdica. Essa fragilidade se expressa porque a figura do ns sempre algo presumido, alegado, pretenso (RICOEUR, 2007, p.94) e isso se torna claro especialmente quando notamos que as comunidades atuais so marcadas pelo pluralismo, pelos deslocamentos e pelas transformaes constantes. Por essa razo, as identidades so imaginadas, mas ainda sim abertas, inacabadas, imperfeitas, a saber, uma trama de perspectivas cruzadas entre a expectativa do futuro, a recepo do passado, a vivncia do presente (RICOEUR, 1997,

Em relao noo de conflito, democrtico um Estado que no se prope eliminar os conflitos, mas inventar os procedimentos que lhes permitem exprimir-se e continuarem, negociveis. Neste sentido, o Estado de direito o Estado da livre discusso negociada. (RICOEUR, 1989, p.397)

35

45

p.359). Desse modo, a fragilidade da identidade consiste na fragilidade da resposta acerca de quem somos ns, submetidos aos efeitos do tempo e em constante confronto com o outro. No que concerne dimenso do constitucionalismo, Rosenfeld (2003, p.23) oferece uma interessante traduo dessas observaes ao mostrar que a expresso Ns, o povo, (We the people) presente na maior parte das Constituies contemporneas36, tem como pretenso forjar uma identidade poltico-jurdica condenada, contudo, a permanecer parcial e incompleta. Sobretudo, no contexto de uma Constituio viva, tal identidade seria o produto de um processo dinmico, a ser construdo ao longo do tempo e, por isso mesmo, aberto maior elaborao, reforma e incluso. Da, tanto Rosenfeld quanto Ricoeur recusarem a existncia de uma identidade totalizadora e sem falhas que represente de uma nica vez uma vontade geral congelada num acordo jurdico elaborado no passado. No lugar de uma fonte ltima de legitimidade e autoridade para a ordem constitucional, a figura do ns, o povo concebida mais como um vazio, um hiato, isto , um sujeito poltico-jurdico inerentemente incompleto e, ao mesmo tempo, aberto a uma necessria, mas impossvel, busca de completude (ROSENFELD, 2003, p.26). esse aspecto, inclusive, que revela todo o paradoxo da prpria identidade constitucional: de uma parte, a impossibilidade de uma Constituio ser totalmente representativa ou mesmo acessvel a todos os que se encontram sob o seu mbito de atuao; de outra, a percepo de que ela mantm viva o ideal inalcanvel de integrar todas as diferenas e corrigir todas as excluses (ROSENFELD, 2003, p.114). Exatamente por isso que a identidade do sujeito coletivo, o povo, nunca poder ser sintetizada totalmente numa instituio jurdica como uma Constituio. Dizer eis o que somos, ns ou somos tais, assim e no de outro modo (RICOEUR, 2007, p.94) sempre uma resposta provisria, arriscada e parcial, uma vez que implica pensar que eles, os outros, ficaro, de alguma maneira, de fora desse processo de identificao poltico. A fragilidade da identidade constitucional encontra-se, precisamente, nessa impossibilidade de uma identificao total e, portanto, no reconhecimento dos riscos de se pretender dar a receita da identidade proclamada e reclamada37 (RICOEUR, 2007, p.94).
No prembulo da Constituio brasileira h expresso equivalente: "Ns, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte, para instituir um Estado Democrtico, destinado a assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a soluo pacfica das controvrsias, promulgamos, sob a proteo de Deus, a seguinte Constituio da Repblica Federativa do Brasil" (BRASIL, 2010, grifo nosso). 37 O povo no um dado histrico naturalizado e ontologizado, um problema no uma soluo (CARVALHO NETO, 2003, p.152).
36

46

Como causa primeira dessa fragilidade da identidade constitucional preciso mencionar sua relao difcil com o tempo. Em decorrncia do fato de nossas comunidades jurdicas situarem-se num mundo temporal e contingente, a figura do ns se v desafiada pela carncia de um suporte firme de permanncia que assegure a manuteno da identidade ao longo do tempo. Ora, tal questo cria dificuldades, uma vez que a possibilidade de construo de uma identidade parece ser colocada em xeque. Isso, no entanto, s seria verdadeiro se concebssemos o sujeito constitucional como algo capaz de permanecer idntico em meio s transformaes pelas quais a prpria sociedade se submete. Recusando essa tentao identitria (RICOEUR, 2007, p.94) questo que, inclusive, enfrentamos no primeiro captulo38 -, insistimos no recurso narrativa como soluo potica ao problema da identidade constitucional na medida em que as comunidades jurdicas criam uma imagem acerca de si mesma e, por isso, tornam-se capazes de reconhecerem a si nas histrias que contam de si e sobre si. Desse modo, para se estabelecer a identidade constitucional atravs dos tempos necessrio fabricar a tessitura de um entrelaamento do passado dos constituintes com o prprio presente e ainda com o futuro das geraes vindouras (ROSENFELD, 2003, p.17). A narrativa serve, assim, para reatar, no aqui e agora, os laos de um tempo que j no mais: h uma mediao simblica a partir da qual a experincia constitucional passada assume um sentido presente, se torna legvel como um texto, numa situao na qual os captulos que sucedem a trama, embora abertos a improvisao, so escritos de forma responsvel no tecido da histria poltico-jurdica que uma comunidade conta a si mesma.39 O problema, no entanto, que as relaes entre tempo e identidade constitucional so mais difceis do que essa breve anlise parece nos indicar. Isso porque passado e futuro so incertos, abertos a possibilidades de reconstruo conflitantes, o que torna imensamente complexa a tarefa de se revelar linhas de continuidade (ROSENFELD, p.17-18, 2003; RICOEUR, 1997, p.359-415; 1994, p.87-94; KOSELECK, 2006). Passado e futuro

Desenvolvemos, no primeiro captulo, a discusso do tema da identidade como mesmidade e ipseidade, razo pela qual evitamos explicit-lo em seus detalhes nesse momento. 39 Sobre essa questo Dworkin (2005) desenvolve a metfora do romance em cadeia para explicar sua tese sobre o direito como integridade. Tudo se passa como se cada um se encontrasse responsvel por acrescentar seu captulo redao da histria jurdica de uma comunidade orientada por princpios. Nesse sentido, nenhum narrador determina sozinho o sentido global da histria, mas cada um precisa presumi-lo, para que possa apresentar o direito sob a sua melhor luz. Para isso, os narradores do direito (juzes e legisladores) no podem romper totalmente com a histria que j comeou a ser contada antes deles, mas devem continuar a escrev-la com elementos novos, voltando-se, portanto, tanto para o passado quanto para o futuro. Ora, no descartamos aqui a tese de Dworkin, mas pretendemos apresentar a coerncia narrativa no Direito como um fenmeno mais complexo a partir das contribuies de autores como Ricoeur, Koselleck e o prprio Rosenfeld, analisando as dificuldades de se apresentar passado e futuro como temporalidades to lineares.

38

47

reenviam-se um ao outro e so assimtricos, diferentes, e esta sua relao que d sentido ideia de temporalizao (REIS, 2005, p.9). O presente muda e, nesta sua mudana, o passado e o futuro so constantemente rearticulados, obrigando que a reescrita da histria se torne uma tarefa permanente no s para os historiadores, mas tambm para os juristas e especialmente, para os cidados. As expectativas futuras e vivncias presentes de uma comunidade jurdica alteram a viso do seu passado, o que permite que a identidade constitucional seja reinterpretada pelas decises judiciais e desenvolvida a cada emenda no texto da Constituio. Portanto, uma Constituio torna-se passvel de modificao e readaptao40 em determinadas circunstncias no s porque incapaz de recobrir todas as matrias que idealmente deveria contemplar (ROSENFELD, 2003, p.18), mas porque a prpria sociedade muda e, com isso, novas questes surgem, antigos comandos tomam nova forma e novas perspectivas do luz ao passado, resgatando ou ampliando o sentido normativo da vontade de viver junto expressa no processo constituinte de elaborao de uma Constituio41. Desse modo, um evento jurdico pode ser andino no presente e ser decisivo no futuro: o que era secundrio e nem percebido pelo contemporneo emerge no futuro com grande importncia; o que era visvel e importantssimo vai perdendo eficcia histrica com o passar do tempo (REIS, 2005, p.8). Diante desse jogo de temporalidades, sempre possvel extrair um outro passado constitucional e reavivar no presente as narrativas dos percursos e as lutas por reconhecimento de direitos dos grupos sociais historicamente excludos. Isso porque o passado no nico e determinado e as histrias das comunidades encontram-se, constantemente, abertas s improvisaes: eventos no-contados podem adquirir expresso no presente e antigas experincias podem ser contadas de modo diferente. Nesse sentido, a impossibilidade de acesso total ao passado permite que uma comunidade jurdica recorra a sua histria institucional sem que com isso necessite aderir a uma tradio rgida que apenas justifica ciclos infindveis de excluso e violncia contra determinados grupos minoritrios.42 Por isso, diramos que o direito no se contenta em defender posies institudas, cristalizando uma imagem eterna de um passado que se repete no presente e vincula totalmente o futuro. Mas
A questo no indagar se a edio de emendas constituio algo ruim ou bom, benfico ou malfico, at porque ela imprescindvel para o prprio desenvolvimento no tempo de um texto normativo. O problema propriamente est em saber at que ponto reformas constitucionais enfraqueceriam ou mesmo fortaleceriam a identidade constitucional. a partir dessa questo que o presente texto dedicar sua ateno ao estabelecer a relao entre tempo, narrativa e Constituio. 41 Trata-se da Constituio, que, mais do que um texto que condio de possibilidade hermenutica de outro texto, um fenmeno construdo historicamente como produto de um pacto constituinte, enquanto explicitao do contrato social (STRECK, 2004, p. 94). 42 Sobre esse assunto desenvolvemos no artigo Cinismo brasileira: entre enganar e ser enganado (2009) uma crtica acerca da questo da corrupo e patrimonialismo enquanto discurso supostamente intransponveis da histria brasileira. Ver Costa Junior; Oliveira (2009).
40

48

exerce igualmente funes instituintes, o que supe criao imaginria de significaes sociais-histricas novas e desconstruo de significaes institudas, rgidas e recalcitrantes (OST, 2005a, p. 19). Isso se d porque as Constituies so abertas ao futuro, isto , so passveis de modificao no presente a partir da reinterpretao do passado. Um outro futuro est sempre por vir (DERRIDA, 2007), na medida em que a apreenso de uma Constituio no presente capaz de mobilizar foras vivas, mas silenciadas, narrativas ainda no contadas e promessas no cumpridas de um passado tambm aberto e indeterminado. Desse modo, apesar de sermos ligados a uma histria institucional que nos afeta profundamente, sempre preciso recorrer a uma crtica das tradies jurdicas quando elas insistem em reafirmar que somos apenas aquilo que fomos, ou melhor, aquilo que a histria oficial nos deixou como legado. Em suma, preciso elevar-nos a uma concepo aberta da tradio. Mais exatamente, preciso reabrir o passado, e liberar sua carga de futuro. No ser esta uma forma de migrao no irrealizado do passado? (RICOEUR, 1994b, p.93). Mas a incerteza e indeterminao do passado no so os nicos problemas ligados relao entre tempo e identidade constitucional. Ainda que a real inteno dos constituintes fosse plena e claramente acessvel, permaneceria em discusso o quanto e em qual medida e extenso ela deveria ser relevante e vinculante para uma determinada gerao subsequente (ROSENFELD, 2003, p.18). Um texto constitucional, elaborado no passado, no pode ter como pretenso vincular de antemo o que ainda est por vir, justamente por ser incompleto no que concerne sua capacidade de abordar exaustivamente todas as questes relevantes que uma sociedade tem que enfrentar no decorrer de sua histria. Acreditar que a promessa constitucional cria laos to fortes com o futuro, a ponto de determin-lo com antecipao, significa crer na possibilidade de uma total segurana e controle dos riscos e dos conflitos que ainda surgiro. O problema que os riscos e conflitos no podem ser simplesmente suprimidos: toda deciso uma escolha contingente dentre as diversas possibilidades que se abrem, sendo que cada uma das consequncias possveis so imprevisveis. Por esse motivo, imprescindvel que o texto da Constituio no se mantenha rgido na inteno de um passado que se desloca para o futuro, mas a de um passado que estabelece vnculos com o futuro, sem, contudo, vincul-lo. Ou em outras palavras, a Constituio possibilita que, no futuro, o direito esteja aberto s indeterminaes, s questes imprevistas e s transformaes sociais, ainda que a comunidade jurdica continue orientando-se no presente por uma fundao que lhe precede. Portanto, recusando a ideia de um passado constitucional que queira determinar um futuro ou de mortos que queiram vinculares os vivos, que a constitucionalizao uma tarefa permanente e presente na qual a comunidade jurdica reconstri retrospectivamente sua

49

identidade constitucional, com responsabilidade no presente por um futuro-em-aberto (OLIVEIRA, 2009, p.392). Assim, os mortos no devem governar os vivos, porm facilitar a que os vivos se governem a si prprios (STRECK, 2004, p.78). E isso significa que os captulos passados da histria constitucional de uma comunidade encontram-se sujeitos a remanejamentos, re-interpretaes e re-apropriaes, desde que a escrita jurdica entendida como a atividade legislativa ou jurisdicional seja tecida no fio narrativo do constitucionalismo democrtico. Como j dito, nessa relao com o tempo que a identidade constitucional revela sua fragilidade. Mas ainda h uma segunda causa pela qual essa identidade pode ser concebida como frgil. Trata-se do confronto com o outro, percebido como uma ameaa constituio de uma imagem acabada do ns. um fato que o outro, por ser outro, passa a ser percebido como um perigo para a identidade prpria (RICOEUR, 2007, p.94). Certamente, exemplos de tentativas no sentido de afastar esse perigo que o outro representa no faltam na histria mundial43. Da perspectiva do constitucionalismo moderno, a ordem poltica pr-moderna podia evitar, sobretudo, a obsesso com a oposio entre o eu e o outro medida que ela era capaz de sustentar uma viso unificada moldada pela religio, a tica e as normas jurdicas que se apoiavam mutuamente e que eram compartilhadas por todos (ROSENFELD, 2003, p.29). Porm, tendo em vista que o constitucionalismo moderno deve se articular com o pluralismo que lhe intrnseco, ele precisa levar o outro na devida conta, o que significa que os constituintes devem forjar uma identidade capaz de lidar com o conflito e o dissenso no interior de uma comunidade histrica. A ausncia, pois, de uma base normativa, em nossos dias, capaz de manter unidos os homens em torno de um mesmo projeto de vida comum conduz impossibilidade de se pensar um eu constitucional separado da figura do outro, em razo mesmo das mltiplas e inimaginveis vises, expectativas e histrias que coabitam um determinado contexto poltico concreto. Ora, quando utilizamos o termo outro em sua relao com o eu constitucional, o fazemos em dois sentidos diferentes. No primeiro sentido, a relao entre o eu e o outro externa, visto que a identidade constitucional precisa ser imaginada em oposio s outras identidades presentes no cenrio poltico, como por exemplo, a identidade nacional e a cultural. Nesse ponto, o confronto com o outro torna a identidade constitucional algo
43

Talvez, o maior dos exemplos disso na contemporaneidade seja mesmo o regime nazista que, sob o suposto objetivo de unificar a verdadeira nao alem, a representou como a expresso da cultura subjacente de um nico povo: a falsa ideia de uma raa ariana. Os campos de concentrao so, assim, grande smbolos que temos dessa tentativa de se eliminar o outro a qualquer custo. Sobre a crtica concepo de uma identidade cultural fechada, ver tambm Hall (2005).

50

problemtico, porque alm de permanecer distinta e oposta a outras identidades relevantes, inevitavelmente forada a incorpor-las parcialmente para que possa adquirir sentido suficientemente determinado ou determinvel44 (ROSENFELD, 2003, p.22). Isso ocorre, uma vez que uma Constituio precisa tornar-se vivel dentro do seu prprio ambiente sociopoltico, extraindo, das outras identidades, elementos suficientes que a torne parte da histria de uma comunidade concreta. Desse modo, a identidade constitucional resguarda as especificidades histrico-factuais de cada Estado nacional, o que a aproxima das outras identidades (nacional, cultural, religiosa) ao mesmo tempo em que contm um ncleo distinto (bsico-geral-universal), resultante das conquistas prprias do Estado Democrtico de Direito e assentado no binmio democracia e direitos humanos-fundamentais-sociais (STRECK, 2004, p.90). Sendo assim, a identidade constitucional forja a sua prpria imagem recorrendo e rejeitando o outro externo, ao incorporar as exigncias, as preocupaes, os sonhos e as narrativas presentes nas complexas tramas da vida cotidiana das diferentes ordens constitucionais concretas, sem, contudo, abdicar de uma reapropriao crtica da histria e da tradio jurdica de um determinado povo.45 Alm dessa relao entre eu constitucional e outro externo, que acabamos de mencionar, o pluralismo constitucional requer ainda que um grupo que se constitua em um eu

Nessa mesma direo, afirma Hesse: Se no quiser permanecer eternamente estril, a Constituio entendida aqui como Constituio jurdica no deve procurar construir o Estado de forma abstrata e terica. Ela no logra produzir nada que j no esteja assente na natureza singular do presente (individuelle Beschaffenheit der Gegenwart). Se lhe faltam esses pressupostos, a Constituio no pode emprestar forma e modificao realidade; onde inexiste fora a ser despertada fora esta que decorre da natureza das coisas no pode a Constituio emprestar-lhe direo; se as leis culturais, sociais, polticas e econmicas imperantes so ignoradas pela Constituio, careceria do imprescindvel germe de sua fora vital. A disciplina normativa contrria a essas leis, no logra concretizar-se (HESSE, 1991, p.18). 45 Ricoeur tem uma posio interessante que tem impacto direto sobre esse assunto. Ao diferenciar tica e moral ele procura mostrar dois momentos daquilo que ele denominou de pequena tica em sua obra O si-mesmo como um outro (1991a). Por um lado, a tica a expresso do nosso esforo para existir, do nosso projeto de realizao de uma vida completa, realizada: ela, ento, tem um aspecto teleolgico que vai desde a busca do bem a partir das vivncias individuais, passando pelas nossas relaes interpessoais at as instituies justas. Mas as questes ticas, isto , as expresses de uma cultura, as histrias de um povo, as compreenses de bens precisam necessariamente passar pelo crivo do universalismo da norma moral, para que nenhum ponto de vista seja, de fato, prejudicado, violentado, eliminado. O registro, ento, mais formal e tambm mais negativo: a lei preocupa-se menos em querer o bem, do que em tentar evitar o mal; sua perspectiva deontolgica. Portanto, dessa articulao entre teleologia e deontolgica somada ainda da nossa capacidade de uma sabedoria prtica, de uma prudncia ao estilo aristotlico que se encontra a proposta tica de Ricoeur que abre caminho para um universalismo em contexto. Para alm de um puro universalismo procedimental ou de um contextualismo comunitarista, Ricoeur apresenta a proposta da imagem de uma universalidade sempre inacabada, tendo em conta que o nosso acesso ao universal permanece metafrico, ancorado nas imagens das nossas culturas e na diversidade das nossas lnguas (ABEL, 1996, p.117). Essa noo de universais em contexto ou de universais potenciais ou incoativos , na minha opinio, a que melhor explica o equilbrio refletido que procuraremos entre universalismo e historicidade. Somente uma discusso real em que as convices sejam convidadas a se elevar acima das convenes poder dizer, no fim de uma longa histria ainda por vir, quais universais pretendidos tornar-se-o universais reconhecidos por todas as pessoas interessadas (Habermas), isto , daqui em diante, pelas pessoas representativas (Rawls) de todas as culturas (RICOEUR, 1991a, p.338).

44

51

coletivo reconhea grupos similarmente posicionados como outros eu, e que cada eu individual trate os demais indivduos como outros eu, como outras pessoas (ROSENFELD, 2003, p.30). Tal necessidade de se atribuir o respeito pblico de cada um como um ser nico dentro de uma esfera constitucional implica uma promessa reciprocamente firmada e reconhecida por todos de que cada si deve respeitar o outro como igual, sem, com isso, desconsiderar suas especificidades e diferenas. Trata-se agora no mais de um outro externo, mas de um outro interno, precisamente por integrar a prpria comunidade poltica constitucional. a partir do domnio intersubjetivo circunscrito pelo discurso constitucional que podemos falar de um compromisso mtuo de construo de uma igualdade do respeito s diferenas que embora firmado no passado, continua sendo renovado e alargado pelas geraes futuras. Nessa perspectiva, a identidade constitucional vai possibilitando que o eu e o outro interno tenha modos distintos de levar a sua vida ao mesmo tempo em que so capazes de inscrever-se na trama do viver-junto das instituies jurdicas e democrticas. O tratamento inclusivo, no que concerne a relao entre o eu constitucional e o outro interno pode, assim, girar em torno de identidades e diferenas:

No primeiro caso, o self inclui o outro interno com base nas identidades comuns compartilhadas, no sentido das similaridades que devem ser realadas acima de todas as diferenas, requerendo assim que ambos, si e outro, exeram a autocensura e delimitem o que os separam. No segundo caso, a incluso envolve o reconhecimento e a aceitao das diferenas, o que no significa simplesmente tolerncia da diversidade, mas um encorajamento positivo busca da diferena, com vistas a maximizar o potencial para florescer em uma atmosfera de cuidado e respeitos mtuos tanto do self quanto do outro interno. Assim, se tudo o mais permanece igual, prefervel o tratamento inclusivo do respeito s diferenas do outro interno (ROSENFELD, 2003, p.113).

por meio dessa tarefa constante e sempre inacabada de colocar em prtica o reconhecimento mtuo das diferenas e identidades de todos os atores que esto e sero reunidos pelo mesmo conjunto de normas constitucionais que a comunidade poltica se coloca responsvel pelo outro como parte do projeto preconizado na Constituio, pois embora tenhamos diferentes condies sociais e materiais, distintas cores de pele, diferentes credos religiosos, pertenamos a gneros distintos ou no tenhamos as mesmas opes sexuais, nos respeitamos ainda assim como se iguais fssemos, no importando todas essas diferenas (CARVALHO NETO, 2003, p.12-13). Est a o momento pelo qual a identidade constitucional reencontra em si mesma o sentido mais profundo da tolerncia:

no como condescendncia face a outro (que seria ainda um exerccio da assimetria no processo dialgico) nem como mero reconhecimento da sua diferena (que j

52

constitui um passo indispensvel para a aproximao), mas como hospedagem, que a capacidade de receber o outro como hspede, de deixar que ele more em ns, ao mesmo tempo que nos dispomos a encontrar tambm no outro a nossa morada, fazendo das diferenas e das identidades que assim se cruzam, o tecto e abrigo em que respiramos memrias e sonhamos futuros que se entretecem em processos complexos de identidades compsitas e solidariedades em dilogo (ANDR, 2006, p.31).

Ora, experincias assim s so possveis na medida em que a comunidade poltica vista como uma aventura cooperativa (RICOEUR, 2008a, p.74) na qual os cidados so parceiros na construo de sua prpria imagem e, por isso mesmo, so capazes de ver a si mesmos como parte de um projeto poltico-constitucional que se estende no tempo. Isso implica que no s determinados grupos sociais sejam capazes de tomar parte (RICOEUR, 2008a, p.74) nessa experincia poltica de cooperao, mas que cada um possa ser reconhecido por todos, enquanto sujeito de direito (RICOEUR, 2008a, p.21-31) na possibilidade sempre aberta de construo de um espao de vida comum. Contudo, a construo de uma identidade poltico-jurdica desse tipo esbarra em diversos obstculos, especialmente no que concerne s dificuldades em compreender que os outros tm formas distintas de conduzir as suas vidas e que, portanto, para se viver junto, o reconhecimento mtuo precisa ser colocado em ao. Desse modo, a identidade constitucional vai sendo tecida em um compromisso comum, porm frgil, que vincula e une o multifacetado eu constitucional aos seus mltiplos outros. O problema, no entanto, que a realidade de um determinado contexto poltico marcada fortemente pela pluralidade incontrolvel de projetos e formas de vidas, pela dissimetria na relao entre eu e outro e, em alguns casos, pela violncia e intolerncia ao diferente, o que torna especialmente difcil e complexa a tarefa poltico-jurdica de dar conta da reciprocidade entre parceiros desiguais (RICOEUR, 2006, p.173). nesse sentido que a comunidade, para inventar e reinventar a sua identidade constitucional, precisa recorrer a um exerccio imaginrio que envolve no s um reconhecimento mtuo entre os cidados acerca de sua igualdade e sua liberdade, mas tambm uma compreenso de todas as pocas, de todos os pontos de vistas e de todas as variveis interpretativas possveis, combinadas com a habilidade de destilar, condensar tudo isso em uma narrativa coerente e confivel (ROSENFELD, 2003, p.43). Isso acontece em razo das limitaes e deficincias inerentes efetiva posio historicamente situada dos sujeitos em uma comunidade especfica diante da impossibilidade de ver de forma direta e imediata a sua prpria imagem, precisando, assim,

53

imagin-la. A imaginao46, ento, fornece o meio, a clareira luminosa, onde podem comparar-se, medir-se motivos to heterogneos, como desejos e exigncias ticas, elas prprias to diversas como regras, costumes sociais ou valores fortemente pessoais (RICOEUR, 1989, p.224). O imaginrio constitucional, nessa perspectiva, oferece o espao comum de comparao entre incomparveis (RICOEUR, 2006, p.174) e de mediao para termos to heterogneos a partir de fragmentos dspares que necessitam ser narrados e projetados em um passado e em um futuro incertos (ROSENFELD, 2003, p.41). desse modo que se torna possvel superar uma viso atomizada dos sujeitos de direito numa realidade poltica concreta, no sentido de se conceber a Constituio como um importante roteiro no qual a comunidade poltica, como um todo se v responsvel pela escrita e continuao de sua histria jurdica e da sua autoimagem no plano institucional. Isso requer que o texto constitucional traga consigo as promessas, as pulses e as aspiraes, j inscritas no contexto de uma comunidade determinada, com as quais o povo capaz de se identificar, de se imaginar e, por isso, tambm sentir-se envolvido fortemente com sua prpria Constituio. necessrio que as preocupaes, os sonhos, os pesadelos, os mitos47, as lendas, as narrativas, os pontos de referncia comuns, histricos etc., estejam na base desse governo constitucional, de forma que possamos conseguir algum lao emocional entre o que o sentimento popular possa ser e o que o governo, de fato, (ROSENFELD, 2004, p.29). Tal lao, viabilizado por um imaginrio constitucional comum, exigiria que as normas de uma Constituio fossem concebidas enquanto regras duradouras48, porque reconhecidas como um compromisso que nasce e se estende na histria poltica de um povo na direo de fomentar seu futuro aprendizado (STRECK, 2004, p.78). E isso, naturalmente, implica que a fora imaginativa advinda da Constituio nutre a sua fora normativa (HESSE, 1991) ao possibilitar que a Lei Maior enraze na vida dos cidados, o imaginrio atua como um modo
Ricoeur (1989) trata de superar o uso pejorativo do termo, difundido especialmente pela teoria empirista do conhecimento, pelo psicologismo e pela psicologia de inspirao behaviorista. Ver Ricoeur (1989, p.213-235). 47 interessante aqui tomar as reflexes de Jacyntho Jos Lins Brando no sentido que ele concebe, na linha de Ricoeur, o conceito de mito na sua funo positiva. Para ele, o mito encarna um dos tipos de mentira (psedos) que possui utilidade (BRANDO, 2005, p. 131), e cujo estatuto pode ser assim definido: no sei e por isso efabulo, no sabendo se minto sabendo que minto. Isso porque esse tipo de psedos se aplica, sobretudo ao passado distante, do qual no se tm notcias, sendo lcito que se preencha o desconhecimento com psedea [narrativas ficcionais]. O fato que se desconhea efetivamente o que se passou faz com que, assemelhando-se os psedea o mais possvel verdade, possam eventualmente expressar essa verdade desconhecida, mas possvel. Isso significa que, assemelhando-se o mximo verdade (no falarei dos deuses algo que seja incompatvel com a natureza divina), ou seja, sendo ao mximo verossmil, poder ele, sem deixar de ser psedos, atinar com algo da verdade (BRANDO, 2005, p. 132). Dito isso, observa-se que o mito um processo figurativo e retrico utilizado para explicar aquilo que se desconhece. 48 Determinadas disposies do texto constitucional so, inclusive, declaradas como intangveis. Tal questo receber nossa ateno no captulo subsequente, quando ser apresentada a tese segundo a qual as clusulas ptreas esto em conformidade com essa concepo narrativa do direito que pretendemos aqui desenvolver
46

54

de fomentar o respeito e a confiabilidade nas instituies democrticas, alm de mobilizar foras adormecidas, extraindo de um mesmo texto constitucional a possibilidade aberta de construo de um novo mundo habitvel. Portanto, a imaginao, no campo do direito, no oferece apenas uma base de legitimao de uma autoridade em vigncia, fixando e repetindo um passado cristalizado no tempo de uma comunidade histrica. Ela enseja igualmente a inveno do possvel na reabertura das promessas constitucionais, uma vez que imaginamos tambm outras relaes com os outros, com o tempo e com a nossa realidade. Essa dupla funo da imaginao configura a identidade constitucional, segundo uma composio sutil e frgil entre a tradio e a inovao. No primeiro caso, as heranas herdadas da fundao jurdica fornecem os elementos para que uma comunidade se d uma representao de si mesma ao valorizar, no presente, a durao e a preservao das normas constitucionais estabelecidas no passado. No segundo caso, a ameaa do imobilismo de um futuro j garantido de antemo colocada em xeque a partir da abertura reconstruo do texto da Constituio mediante a edio de emendas. Sendo assim, a tenso entre permanecer ligado experincia jurdica do passado e abrir-se, no presente, a um outro futuro possvel ganha destaque no centro do problema da reforma constitucional no que diz respeito a seus limites e possibilidades. Assim sendo, dessa relao imbricada e conflituosa entre imaginao reprodutora e imaginao produtora no cenrio scio-poltico49 que podemos situar o problema propriamente do tempo da Constituio. Tendo em vista que as emendas constitucionais so indispensveis para a continuao da escrita da histria poltica de um povo e que a tenso entre mudana e permanncia intrnseca ao desenvolvimento de uma identidade constitucional, perguntamos, com Ost (2005b, p.193): como inovar sem perder o fio narrativo do tempo? Como romper e durar simultaneamente? Tomando como o pano de fundo tais questes, continuaremos nosso percurso, aprofundando, agora, as anlises de Ricoeur acerca da imaginao na esfera social para fornecer as bases da investigao a respeito do modo pelo qual devemos revisar nosso legado jurdico para que esse corresponda, a um s tempo, s promessas do passado, s exigncias do presente e abertura para o futuro.

49

Na perspectiva de Ricoeur (1989, p.227) essa tenso entre inovao e tradio toma a forma, respectivamente, da utopia e da ideologia no que concerne ao imaginrio scio-poltico. As anlises pormenorizadas acerca desses dois institutos sero realizadas mais adiante.

55

3.2. As duas faces do Imaginrio Constitucional: a ideologia e a utopia

Segundo Ricoeur, um passo dado em direo a uma potica da ao, quando se compreende que no existe ao sem imaginao (RICOEUR, 1989, p.213). Isso naturalmente implica que a imaginao no se circunscreve ao mbito propriamente literrio ou discursivo; ela abrange tambm a dimenso do agir humano, tanto no seu aspecto individual quanto intersubjetivo. O que Ricoeur quer dizer com isso que a fico contribui para redescrever a ao a partir da sua capacidade de abrir e de desenvolver novas dimenses da realidade. (RICOEUR, 1989, p.221). Encontramo-nos, ento, envolvidos em uma rede de significaes do representvel ligada s nossas instituies sociais que interfere no nosso modo de conceber o real, o redesenhando a partir da construo de orientaes comuns.50 Em razo dessa atribuio de sentido, a realidade no pode mais ser compreendida como mera disposio de fatos ou um conjunto de acontecimentos, mas resultado da nossa interpretao, da nossa crena, enfim, da nossa prpria criao imaginria. A apreenso do real, portanto, no s um ver, mas um ler, um narrar, um projetar e tambm um sonhar. O que ocorre que a realidade est intimamente ligada nossa forma de interpret-la ou de apresent-la de modo que o homem constri e recorre ao universo simblico para compreender a si mesmo e o seu prprio mundo51. O universo simblico funciona, ento, como uma ponte que liga o real e o ideal, a experincia e o imaginrio, o homem e as suas ideias. Desse modo, possvel passar do terico ao prtico e, com isso, operar a articulao entre criatividade potica e a dimenso da prxis humana, seja ela no mbito social, poltico ou jurdico. A possibilidade de se pensar a imaginao para alm das fices literrias em direo, propriamente, ao campo do direito, da histria e da poltica est ligada a nossa capacidade de constituio analgica. Para Ricoeur, a analogia implicada no mbito intersubjetivo indica que, apesar de sermos, pensarmos e vivermos de modo diferentes, somos capazes de nos
O autor Castoriadis em sua obra A instituio imaginria da sociedade (2000) desenvolve uma tese interessante sobre essa questo. Castoriadis tenta demonstrar que a prpria sociedade poltica o produto de uma criao imaginria; ela existe instituindo o mundo como seu mundo, ou seu mundo como mundo, e instituindo-se como parte deste mundo. Ver Castoriadis (2000). 51 Relacionando os campos jurdico e literrio, Marcelo Galuppo (2009) afirma que o Direito cria as suas prprias fices e smbolos, redescrevendo a prpria realidade ftica:trata-se de verdadeiras mitologias. Vejamos uma mitologia criada pelo Direito Contemporneo. Diz o inciso XLV do artigo 5 da Constituio: nenhuma pena passar da pessoa do condenado. Ora, somente por um processo de mitologizao e de falsa reduo de complexidade algum pode acreditar que a condenao de um ru a 30 anos de recluso no traz consequncias para seus filhos e para toda a comunidade em que vive. Poderia responder-se que o inciso se refere apenas ao plano da normatividade. Mas a distino entre o plano da normatividade e do plano da faticidade j , em si mesma, uma mitologia e uma reduo sistemtica de complexidade. (GALUPPO, 2009, p. 264)
50

56

transportar, imaginariamente, para a posio do outro e, por isso, atribuir a este outro o estatuto de ser tambm um eu. Dizer que voc pensa como eu, que experimenta como eu tristeza e prazer, poder imaginar o que eu pensaria e experimentaria, se estivesse no seu lugar (RICOEUR, 1989, p.226). A imaginao do como se eu estivesse l permite que cada um de ns possa, em princpio, exercer como qualquer outro a funo de eu e, assim, imputar-se a si prprio a sua prpria experincia (RICOEUR, 1989, p.226). Com isso, possvel imaginar que aqueles que eu conheo e aqueles que no os conheo so tambm eus como eu: o homem meu semelhante, esteja ele prximo ou distante de mim mesmo. Tal apreenso analogizante do outro a prpria condio de possibilidade das instituies jurdico-polticas, uma vez que implica, em ltima anlise, o respeito de cada um como um simesmo, para alm das relaes face-a-face existentes de pessoa a pessoa. Assim, o campo intersubjetivo integra um mundo mais vasto, podendo se elevar da relao eu-tu para a relao cada um-ns, da qual a identidade constitucional exerce um importante papel que nos esforamos at ento demonstrar. Ao se ampliar para o mbito das instituies jurdico-polticas, o recurso analogia tem, pois, a funo de abrir a imaginao s relaes recprocas entre eu e outro no que concerne aos seus direitos e deveres. nessa dimenso que o direito sobretudo na forma de norma constitucional institui um universo simblico de reciprocidade no qual cada um deve reconhecer o si e o outro como sujeito igualmente livre num ambiente de dignidade e respeito mtuo. Para isso, as Constituies propem significaes imaginrias e contramundos conforme aos ideais que desejam proclamar, ao resistir presso dos fatos, s influncias da opinio ou s manobras do poder (OST, 2005a, p.45-46). Assim, ela no configura apenas uma expresso de um ser, mas tambm de um dever ser: ela significa mais que um reflexo das condies fticas de sua vigncia (HESSE, 1991, p.15). Transcendendo de certa forma a realidade poltica fragmentada e desigual da qual faz parte, a Carta Constitucional fixa sociedade um ideal de liberdade mais elevado e contribui para que os protagonistas, considerados dignos dele, evoluam nessa direo (OST, 2005a, p.46). Desse modo, o imaginrio constitucional possibilita que uma comunidade jurdica projete a si mesma no tempo e na realidade concreta. por isso que, para a construo dessa identidade constitucional, o real deve ser suplementado pelo ideal; ou para diz-lo de outro modo, os fatos devem ser enriquecidos pela imaginao contrafactual (ROSENFELD, 2003, p.43). Assim, a relao que se estabelece entre o iderio constitucional e realidade poltica no a de uma completa dicotomia ou contraste, mas a de uma tenso permanente e viva na qual o ideal inscreve-se na prpria sociedade que o projeta, podendo, inclusive, servir

57

superao de situaes concretas de negao de direito (OLIVEIRA, 2010, p.374-376). nesse sentido que o imaginrio constitucional assenta-se no que j existe ao construir uma narrativa constitucional coerente com a sua prpria histria poltica, uma comunidade jurdica no cria meramente uma fico ou uma mentira normatizada, mas um smbolo a partir do qual ela mesma reconhece e interpreta uma proposta de mundo, uma proposta de um novo mundo habitvel. So esses smbolos da nossa cultura, alis, que nos ajudam a lembrar que as naes e os Estados existem apenas em virtude de um querer viver em conjunto, por vezes encoberto pela privatizao dos desejos e projetos, pelo consumismo mope e pelo desengajamento em relao a toda responsabilidade cvica (RICOEUR, 1994b, p.89-90). Mas o que ocorre que uma tal tenso entre o real e o ideal ou o factual e a imaginao factual pode resultar duas formas distintas de se conceber a construo da narrativa constitucional. Se de uma parte o recurso imaginao possibilita forjar uma identidade e um sentimento constitucional entre os multifacetados eu e outro os integrando em uma histria e um projeto comum, de outra parte, ele serve para colocar em suspenso a ordem vigente, revelando os simulacros que uma imagem unvoca do ns pode acarretar contra o reconhecimento das diferenas e das transformaes no decurso do tempo de uma ordem constitucional:
Precisamente porque o ideal concebido como uma suplementao do real, a teoria reconstrutiva volta-se para a fundamentao de uma justificativa normativa para o status quo. Por outro lado, quando o ideal considerado em contradio com o real, a teoria reconstrutiva capaz de fornecer uma crtica das instituies vigentes (ROSENFELD, 2003, p.44).

Ora, justamente essa tenso que tambm se encontra no interior da questo do imaginrio social tal como concebido por Ricoeur. A imaginao que proporciona as bases para se pensar nossa relao com o poltico e o jurdico opera, quer sob a forma da ideologia, quer sob a forma da utopia. Tais figuras tm por caractersticas definirem-se como mutuamente antagnicas no que concerne forma que cada uma delas representa e imagina a prpria realidade poltica. Enquanto que a ideologia enfatiza o carter integrador de um determinado corpo poltico-jurdico, a utopia evidencia os conflitos dissimulados, criticando o simulacro sustentado pela tentao identitria. Ambas, portanto, lidam com aspectos distintos do imaginrio social: ora reproduzindo o passado e os elos simblicos que asseguram a autoconstituio da identidade de uma comunidade, ora produzindo novas relaes com o futuro, ao romper com tradies, regras e smbolos jurdicos sedimentados na histria de um povo.

58

Essa polaridade entre ideologia e utopia fundamental para que compreendamos a prpria dinmica da Constituio no tempo coloca em evidncia que, em Ricoeur, nem a ideologia, nem a utopia podem ser consideradas somente em seu aspecto negativo. O que acontece que, na histria do pensamento poltico, a ideologia foi, constantemente, concebida como um processo de distores e dissimulaes pelas quais nos escondemos a ns mesmos, por exemplo, a nossa posio de classe e, mais geralmente, a nossa forma de pertena s diversas comunidades de que participamos; a ideologia , ento, assimilada, pura e simplesmente, a uma mentira social ou, mais gravemente, a uma iluso protetora do estatuto social e jurdico, com todos os privilgios e injustias que ele comporta (RICOEUR, 1989, p.374). Da mesma forma, a utopia sempre foi acusada de no ser seno uma fuga do real, uma espcie de fico inatingvel aplicada inapropriadamente poltica e ao direito. A utopia seria, nesse contexto, no mais do que uma forma de sonhar a ao, evitando refletir sobre as condies de possibilidade da sua insero na situao atual (RICOEUR, 1989, p.374). Consciente, ento, desse enfoque pejorativo atribudo historicamente aos dois termos, Ricoeur pretende mostrar que possvel pensar para alm desse aspecto puramente polmico, enfatizando a contribuio da ideologia e da utopia para a constituio analgica que faz de todo o homem meu semelhante, numa situao em que ambas possibilitam, de modo simblico, a construo do lao social. desse modo que a ideologia e a utopia podem nos auxiliar a pensar o complexo movimento entre permanncia e mudana no interior de uma identidade constitucional, ao desempenhar um papel decisivo no modo como nos situamos na histria para ligar as nossas expectativas dirigidas para o futuro, as nossas tradies herdadas do passado e as nossas iniciativas no presente (RICOEUR, 1989, p.373). Por meio dessa interao entre ideologia e utopia, no centro da problemtica do imaginrio social, a narrativa constitucional adquire um sentido determinado no tempo e projeta, criticamente, a sua prpria imagem numa realidade histrica e concreta. Mas antes de examinarmos como essas duas figuras se interagem, imprescindvel se faz analisar separadamente cada uma delas para compreendermos adequadamente os seus respectivos papis e tambm suas limitaes na conformao da tessitura da intriga constitucional.

3.2.1. A Ideologia no discurso constitucional

59

Os escritos de Karl Marx foram um dos principais responsveis pela divulgao e popularizao do aspecto fortemente pejorativo atribudo ao conceito de ideologia. A partir da metfora da inverso da imagem numa cmara escura, a interpretao marxiana pde conceber o fenmeno ideolgico como uma imagem invertida da realidade, isto , um processo pelo qual a vida real falsificada pela representao imaginria que os homens dela formam. Segundo esse sentido, h, primeiro, uma vida real dos homens: a sua praxis; depois, h um reflexo desta vida na sua imaginao, e a ideologia (RICOEUR, 1989, p.375). Portanto, a ideologia seria uma imagem deformada, uma inverso, uma dissimulao da praxis, devendo ser combatida por uma crtica capaz de desmascarar a falsa percepo do real e de colocar a limpo os fatos tais como eles so. Acontece que a metfora da inverso esconde, por sua vez, uma grave lacuna na explicao da realidade poltica e constitucional. Ao presumir que a crtica ideolgica capaz de dar uma descrio verdadeira, no deformada e, portanto, isenta de toda a interpretao em termos de significado, valor, normas, da realidade humana (RICOEUR, 2007, p.97), a teoria marxista parece no notar inteiramente que o modo de aparecer do mundo poltico-jurdico est atrelado com o simblico de maneira inexorvel. O mundo, pois, no possvel fora do universo simblico na medida em que o homem cria normas e conceitos e a partir de sua criao entende a realidade, vive o real, experimenta, recebe e reconhece a sua prpria experincia. Por isso, a realidade tambm no meramente um dado apriorstico, mas uma criao imaginria, um processo no qual estamos o tempo todo intervindo para atribuir-lhe seu sentido mais humano:

Se se admite que a vida real a praxis precede, de direito e de facto, a conscincia e as suas representaes, no se compreende como que a vida real pode produzir uma imagem de si mesma e, ainda por cima, uma imagem invertida. S se pode compreender isso se se distinguir, na prpria estrutura da aco, uma mediao simblica que pode ser pervertida. Por outras palavras, se a aco ainda no est penetrada do imaginrio, no se v como que uma imagem falsa poderia nascer da realidade. Sabe-se como os marxistas ortodoxos se enredaram na noo de conscincia reflexo que no mais do que uma repetio da velha metfora da imagem invertida. preciso, portanto, compreender em que sentido o imaginrio coextensivo ao prprio processo da prxis (RICOEUR, 1989, p.376).

Assim sendo, imaginrio e praxis encontram-se numa relao to imbricada a ponto de ser impossvel falar de uma atividade real pr-ideolgica ou no ideolgica. O nosso modo de relacionar com o jurdico, com o poltico, com o potico, enfim, com o mbito da ao humana, requer a mediao de smbolos compreendidos como processos de produo de significados e valores da vida social. A ideologia, ento, fornece no ntimo dessas relaes os

60

meios pelos quais possvel constituir simbolicamente o prprio elo social. O problema, no entanto, s surge quando o refazer da realidade operado pela ideologia leva a uma distoro ou uma dissimulao, ao encobrir as relaes de dominao e ocultar as contradies, desigualdades e diferenas no mbito dos sistemas jurdicos. , precisamente, a crtica a essa ausncia de uma real transparncia dos nossos cdigos jurdicos e polticos a grande contribuio de Marx ao estudo da ideologia. Mas, ainda assim, preciso pensar a ideologia como um fenmeno mais complexo de modo a no recusar a concepo marxista, mas ampli-la, na medida em que, desligada desse contexto simblico originrio, a denncia da ideologia se reduz a um mero panfleto contra a propaganda (RICOEUR, 2007, p.97). Buscando, assim, compreender melhor o sentido da Ideologia, Ricoeur nos conduz a um segundo nvel em que ela parece menos parasitria e falsificadora do que justificadora. Esse nvel surge porque toda autoridade pretende justificar-se e f-lo recorrendo a noes capazes de passarem por universais, isto , vlidas para todos ns (RICOEUR, 1989, p.377). Tal reivindicao pela autoridade, necessria para se manter em ordem a prpria sociedade, no existe apenas na dominao a que Weber chama carismtica, nem mesmo somente no poder fundado em tradies, mas abrange o Estado de direito, que ele caracteriza como aquele regido pelo domnio das leis (RICOEUR, 1989, p. 377). Ora, o imaginrio, no campo do direito, que reveste as leis de uma autoridade, uma vez que um ordenamento precisa recorrer a fices legtimas sobre as quais ele funda a sua prpria legitimidade e seu apelo crena. Por isso, a autoridade da lei repousa, para usarmos os termos de Derrida, no crdito que lhes concedemos: nelas acreditamos, eis o seu fundamento (DERRIDA, 2007, p.21). Isso implica dizer que nenhuma sociedade funciona sem normas, regras, e todo um simbolismo social que, por sua vez, requer uma retrica do discurso pblico (RICOEUR, 1989, p.377). No se pode conceber, assim, uma sociedade que no se projete e no se d uma representao de si mesma sem recorrer a esta retrica do discurso pblico que nos impele crena. A ideologia atua, ento, porque a pretenso de legitimidade de um sistema de poder, ainda que baseado em leis promulgadas democraticamente, ultrapassa sempre a nossa inclinao para crer na sua legitimidade natural (RICOEUR, 1989, p.378). Ou, para dizer de outro modo, h sempre mais na pretenso que vem da autoridade do que na crena que vai para a autoridade. aqui que o fenmeno ideolgico colocado em ao, assegurando uma espcie de simetria imaginria entre o pedido vindo de cima e a crena vinda de baixa. Mas ainda possvel conceber a ideologia no seu nvel mais profundo, para alm da sua funo dissimuladora e mesmo justificadora. Trata-se de compreend-la em sua finalidade integradora, na medida em que uma comunidade poltica precisa conferir-se uma imagem de

61

si mesma, de representar-se, no sentido teatral do termo, de representar e encenar (RICOEUR, 1990, p. 68). A ideologia, nessa ocasio, oferece uma rplica simblica s causas da fragilidade da identidade coletiva ao imaginar e reforar as referncias comuns que influenciam e organizam a concepo que temos de ns mesmos enquanto coletividade poltica. Para tanto, as comunidades recorrem s histrias de fundao do seu prprio corpo poltico para identificar nelas um desejo de viver junto que deve ser, ainda nos dias de hoje, preservado para as geraes futuras. Partindo, ento, do pressuposto de que no existem sociedades sem ligao a tais acontecimentos inaugurais, Ricoeur assevera que os documentos poltico-jurdicos fundadores, tais como a Carta Magna Inglesa, a Declarao de Independncia Americana ou as Constituies Nacionais, tm um papel importante no sentido de conservar uma ligao com as prprias razes da comunidade histrica. Ao serem lidos como narrativas fundadoras de tais comunidades, as Constituies funcionam como uma fonte de origem e direcionamento comum capaz de reforar a conscincia da identidade polticojurdica de um povo. nesse mesmo sentido que Brooks (1996, p.21) tambm afirma que o processo de apreenso de uma Constituio, no presente, sempre, em alguma medida, um exerccio de recontar uma histria que remete s origens (stories of origins) da prpria sociedade poltica. O elo narrativo tecido no presente em direo ao passado constitucional, de forma que os episdios que sucedem a trama da construo jurdica no podero se desligar totalmente daqueles que a antecedem. Desse modo, um elo com o passado constitucional possibilitado atravs desse aspecto integrador da ideologia. tal dimenso, alis, que possibilita a durabilidade e a fora vinculante, no presente, das normas e compromissos que uma Constituio deixou como legado desde a sua promulgao. Isso porque o fenmeno ideolgico refora a ideia de que a nossa histria constitucional no algo que deve ser meramente ultrapassado, negligenciado, suprimido, mas deve fornecer os meios para que possamos ser-afetados pelo passado a partir do estabelecimento de um solo, um espao de experincia para utilizar um termo de Koselleck sobre o qual se apiam as nossas decises presentes. Por tal razo, o papel da ideologia no discurso constitucional o de difundir a convico de que o texto fundador poltico constitutivo da memria social e, atravs dela, da prpria identidade da comunidade. Na falta desse recurso, estaramos fadados, unicamente, disperso, privatizao dos nossos desejos, ao esquecimento da origem e do sentido das nossas instituies e das nossas leis, enfim, surgiria o risco da anomia, como se a sociedade construsse sobre a areia (OST, 2005b, p.49).

62

nesse sentido que a coeso de um projeto de vida em comum capaz de produzir sentidos polticos e jurdicos repousa na capacidade de recorrermos a uma memria das coletividades, ou mais especificamente, a uma memria constitucional. Se cada um de ns se identifica j com a narrativa que pode contar a propsito de si prprio, acontece o mesmo com toda a comunidade poltica, com a diferena de que, nesse caso, temos de nos identificar com acontecimentos que j no so a recordao direta de ningum e, que foram apenas a recordao do crculo limitado dos pais fundadores (RICOEUR, 1989, p.379). O papel da ideologia , ento, o de servir de ligao memria coletiva, no sentido de perpetuar a energia inaugural da fundao de uma Constituio para alm do perodo de efervescncia. nessa distncia entre o momento histrico, propriamente instituidor de um texto jurdico, e o momento do presente, post factum, que intervm as imagens e as interpretaes. Sempre uma interpretao que o modela retroativamente, mediante uma representao de si mesmo, que um ato de fundao pode ser retomado e reatualizado (RICOEUR, 1990, p.68). Ou em outros termos, no presente que as narrativas e promessas fundadoras inscritas no texto constitucional podero ser lembradas e interpretadas de forma a resgatar o sentido normativo que se teria auto-expressado no processo constituinte de elaborao da Constituio. Lembrar, nesse sentido, no significa tentar meramente reproduzir os traos de um vestgio constitucional esquecido, como a exumao de um achado arqueolgico, mas antes de revitalizar o passado normativo ao tornar-lhe presente: como se a virulncia mesma do ato fundador fosse requisitada para se irradiar de novo no aqui e agora (OST, 2005b, p.59-61). por tal razo que uma memria constitucional no fica guardada nos pores do passado poltico de um povo; ela no mera transmisso passiva e espontnea das imagens do passado jurdico de uma comunidade. Ao contrrio, tal rememorao exercida como um esforo de revivncia do ato fundador poltico posto em movimento a partir do presente do vivido. Atravs dessa apreenso restrospectiva de uma Constituio, reconstri-se a estria que est na base da atribuio de direitos e deveres que do sentido vida em sociedade, como o caso dos direitos fundamentais (SARAPU, 2008, p.3937). Funcionando, assim, como um conjunto de normas e de smbolos que definem a nao na sua continuidade histrica (OST, 2005, p.61), a Constituio se desloca do passado para o futuro, tomando a figura de uma srie de compromissos que precisam ser lembrados por constiturem tanto uma inspirao quanto uma orientao para nossas aes enquanto sujeitos de direito. Por isso, a funo da ideologia na conformao do discurso constitucional, no sentido mais profundo, tal como concebido por Ricoeur, a de assegurar a prpria existncia durvel do corpo poltico a partir de um esforo de manter vivo e constante o desejo fundador de um

63

viver junto expresso no texto da Constituio. Isso, por sua vez, exige que as normas constitucionais sejam, na medida do possvel, preservadas e respeitadas, visto que, enraizando-se numa experincia de equilbrio e de estabilidade poltica, elas so capazes de mobilizar atitudes sociais profundas, no sentido de fazer valer efetivamente as promessas que uma comunidade fez a si mesma no passado. Diante dessa necessidade da manuteno de regras constitucionais duradouras ainda que no inalterveis , o legislador no se encontra autorizado a escrever com total liberdade: um lao poderoso o religa ao passado das tradies recebidas numa situao na qual o destino, a trama, o enredo destinado a cada um, fazem parte de um imaginrio constitucional que deve ser permanentemente relembrado (SCHWARTZ, 2006, p.77). Tal imaginrio constitucional liga-se no passado a um horizonte vindouro cujos traos normativos se colocam a preservar, ao longo de uma tradio, o sentimento e a importncia do sentido dessa vida em comum, ao fornecer as orientaes gerais de uma histria que precisa ser seguida. Por isso tambm, diz-se, com justeza, que uma das fontes de estabilidade da democracia, uma longa experincia democrtica (BARASH, 2002, p.91). nesse sentido que a narrativa constitucional, luz da perspectiva ideolgica, possuiria poucos espaos para grandes improvisaes. Sendo ela tecida no fio das promessas fundadoras, das histrias e das tradies jurdicas e polticas de um povo52, exige-se impor uma capacidade de reforma mais limitada ao seu corpo de normas, fazendo valer os pactos que possibilitam a prpria continuidade de uma comunidade orientada por seus prprios compromissos. Por isso, imprescindvel que uma Constituio se coloque ao abrigo das urgncias polticas do instante e das circunstncias passionais das maiorias populares como forma de resguardar seu ncleo mais fundamental: aquele de um projeto poltico-jurdico circunscrito por direitos fundamentais durveis no tempo. nesse sentido que a vontade reiterada de revisar esse projeto constitucional conduz a um enfraquecimento da prpria instituio jurdica que mediatiza a confiana mtua dos sujeitos de direito. Ou em outras palavras, a conservao das normas constitucionais, para alm das presses imediatistas e dos interesses puramente privados, essencial para atribuirmos crdito sua capacidade de administrar um futuro libertador e de nos possibilitar uma conscincia poltica profunda de pertena e de ligao aos compromissos sociais circunscritos no texto de uma Constituio.
E lembramos aqui que essas tradies que conformam o discurso constitucional no se resumem propriamente histria de uma comunidade em particular, mas resgatam os princpios de autonomia, liberdade, igualdade e democracia que nos foram legados a partir das grandes revolues da histria da humanidade. As promessas constitucionais no expressam apenas as especificidades da realidade histrico-factual de um Estado, mas assentam-se tambm nos princpios e direitos conquistados ao longo da histria do prprio constitucionalismo mundial que, por sinal, j se desenvolve h pelo menos duzentos anos.
52

64

Esse aspecto mantenedor da ideologia compreendida em seu sentido positivo refora a vontade de estabelecer uma ordem jurdica duradoura e, com isso, impede que uma Constituio caia no trivial e dispensvel, uma vez que desprovido de projeo estabilizada no futuro, o direito iria referir-se expresso mais ou menos solenizada do impulso imediato (OST, 2005b, p.265). Desse modo, o tempo da Constituio concebido na sua dimenso duradoura, tem, nas palavras de Ost, a sabedoria de que o prprio tempo social,

como o rio de Herclito, no pra de correr. Mas ligado aos valores fundantes (o rio tem uma fonte, e o mar o seu destino), ele cuida de balizar o nvel de altura e canalizar-lhe o fluxo, opondo, s vezes equilbrios presso tumulturia das urgncias, liberando, outras vezes, correntes que estagnavam. [...] Este tempo confere relevo e profundidade ao: no mais somente no eixo sincrnico do instante que ela se inscreve, o eixo diacrnico tambm o seu domnio; no mais somente no futuro que ela se projeta, tambm na experincia do passado que ela se apia (OST, 2005b, p.195).

Nessa perspectiva, a escrita jurdica do presente no se desenvolve numa situao de prevalncia do futuro sobre o passado: como se estivssemos condenados no plano constitucional a valorizar a mudana por ela mesma. Em sentido diferente, a funo positiva da ideologia, na conformao do discurso constitucional, v com desconfiana a emergncia de reformas normativas sem qualquer apropriao do passado poltico ou das promessas fundadoras de uma comunidade histrica, uma vez que correramos o risco de um retraimento irresponsvel do nosso espao comum de experincia a partir de uma falta de orientao no tempo. A considerao desse espao de experincia, engendrado por tradies vivas da comunidade, significaria que nunca estamos numa posio absoluta de inovadores, mas sempre inicialmente numa situao relativa de herdeiros53 (RICOEUR, 1997, p.379). por tal razo que o presente da escrita jurdica no redutvel a um ponto na linha do tempo, um simples corte entre um antes e um depois mas um mediador da dialtica entre o espao de experincia e o horizonte de expectativa (RICOEUR, 1994b, p.88). Tal dialtica implica que, alm de levar em conta as projees de um futuro melhor, o presente jurdico tecido, tambm, a partir de uma atitude retrospectiva, resgatando os smbolos e as narrativas transmitidas pelo texto constitucional, sem os quais os povos no teriam conscincia de si mesmos. Toda reforma constitucional, nessa lgica, implica um esforo no para recomear
53

A msica de composio de Arnaldo Antunes e Pricles Cavalcanti pode aqui nos ajudar a clarear, poeticamente, essa ideia de Ricoeur: Antes de mim vieram os velhos/ Os jovens vieram depois de mim/ E estamos todos aqui/ No meio do caminho dessa vida/ Vinda antes de ns/ E estamos todos a ss/ No meio do caminho dessa vida/ E estamos todos no meio/ Quem chegou e quem faz tempo que veio/ Ningum no incio ou no fim/ Antes de mim/ Vieram os velhos/ Os jovens vieram depois de mim/ E estamos todos a (ANTUNES; CAVALCANTI, 1992).

65

tudo do zero, mas para ampliar, adaptar e modificar uma Constituio sem atingir seu ncleo intangvel com a finalidade mxima de salvaguard-la. E isso de grande importncia na medida em que uma comunidade histrica s se mantm de p a partir da representao ideolgica que faz da sua prpria identidade poltico-jurdica ao atribuir sentido ao texto Constitucional que ela mesma produziu no curso de sua histria. preciso, portanto, fazer perdurar sua fora normativa na histria, reavivar suas promessas, alargar suas tarefas, enfim, preciso saber como durar. Esse papel da ideologia, no sentido de incitar a continuidade de uma ordem constitucional, fundamental para manter unidos espao de experincia e horizonte de expectativa, passado e futuro, narrativa e projeto. Isso porque a nfase na capacidade de construo, comemorao e rememorao das experincias e promessas compartilhadas permite que uma comunidade poltica forje sua prpria identidade constitucional, voltando seus olhos para o passado em busca de orientao para a construo continuada do futuro. Na falta desse recurso, inscreveramos a regra constitucional fora do tempo jurdico, isto , fora de uma tessitura narrativa que organiza e d sucesso s imagens do passado de modo aparente, coerente e inteligvel. essa configurao das nossas experincias jurdicas que, alis, permite delimitar fortemente o espao de variao de um texto constitucional, condio sem a qual estaramos privados de qualquer possibilidade de pensar e regular a mudana. Mas o que ocorre que essa face positiva da ideologia rapidamente se converte em sua dimenso negativa, quando ela mantm, demasiadamente unidos, o espao de experincia e o horizonte de expectativa a ponto de uma Constituio se petrificar no tempo e pretender vincular prospectivamente o futuro. Nesse caso, o futuro j estaria, de antemo, enraizado na experincia do passado, numa situao na qual uma viso homognea, cristalizada e lisa do tempo da Constituio se instituiria sem abrir qualquer oportunidade para mudanas no curso da histria jurdica de uma comunidade. desse modo que a identidade constitucional apareceria ilusoriamente como algo acabado, imvel, j estabelecido de uma nica vez num acordo jurdico firmado no passado, mantendo-se fixa no mito imaginrio que circunda a gerao dos constituintes. De fato, na medida em que os acontecimentos polticos fundadores esto cada vez mais distantes, a tendncia que a ideologia perca sua fora mobilizadora e, com isso, adquira a propenso para se tornar justificadora da ordem jurdica vigente. No lugar, ento, de manter aceso o fervor das origens, o fenmeno ideolgico, na sua face negativa, reduziria as aspiraes, os desejos e os projetos fundadores mera crena na legitimidade da autoridade em vigor. a partir de um discurso retrico sobre as intenes dos pais fundadores que o imaginrio instituinte logo transformar-se-ia num imaginrio conservador,

66

capaz de levar, inclusive, o ocultamento das incertezas, das diferenas e dos conflitos de uma identidade jurdico-poltica, submetida aos efeitos do tempo e em constante confronto com o outro. nesse percurso que se pode notar que a funo de integrao da ideologia ligada memria social dos textos polticos fundadores encontra-se sempre ameaada de se prolongar na funo de legitimao e esta na funo de dissimulao (RICOEUR, 1989, p.379). De uma extremidade, a ideologia torna possvel uma vontade de perpetuar a fora inaugural do corpo poltico, imprescindvel para que uma comunidade histrica tenha conscincia de si atravs dos tempos. De outra, ela atua como uma forma de dissimulao dos conflitos e das diferenas atravs de um anseio de legitimar o status quo. Ora, a ideologia, como representao inafastvel da realidade, desloca-se inexoravelmente nesses dois plos, sendo o primeiro, positivo, e o segundo, negativo. A questo, ento, no somente apreender a sua face positiva na conformao do discurso constitucional com a atribuio de sentido ao passado fundador, tirando partido dos seus ensinamentos e ainda assumindo suas responsabilidades e compromissos. Mas tambm combater sua funo negativa a partir da crtica ao imobilismo identitrio e do desvelamento dos conflitos dissimulados com a reabertura de novas promessas criadoras. Por isso, afirmaramos com Ricoeur que democrtico um Estado que no se prope eliminar os conflitos, mas inventar os procedimentos que lhes permitem exprimir-se e continuarem, negociveis (RICOEUR, 1989, p.397). neste sentido que Ricoeur acredita que a ideologia por si s insuficiente para compor a dimenso da prxis humana. Ela pede, assim, uma anlise paralela da outra orientao do imaginrio social, a utopia, de forma que a ordem jurdica possa ser contestada, subvertida, transformada. Para alm da mera repetio compulsiva, a utopia a prpria oportunidade de abertura do possvel e da nossa capacidade de pensar um outro mundo. Eis o objeto de investigao do nosso prximo tpico.

3.2.2- A Utopia no discurso constitucional

Assim como o fenmeno ideolgico, Ricoeur analisar a utopia enquanto modo de interpretao da vida real em termos de imaginao. Todavia, diferentemente da ideologia que procura conservar uma ordem ao projetar uma imagem estvel e durvel da comunidade poltica, a utopia um projeto imaginrio de uma outra sociedade e de uma outra realidade, pensadas para alm do espao de experincia. Ela representa propriamente a possibilidade de

67

se imaginar caminhos alternativos a partir da reflexo de novas formas de realizao do ser humano na sociedade. Ideologia e utopia tm, assim, uma relao polar: a primeira d nfase identidade e estabilidade, a segunda diferena e ao conflito; a primeira legitima um sistema jurdico, a segunda o contesta. A utopia, nessa direo, pode ser pensada em oposio ideologia no sentido de representar a expresso de todas as potencialidades de uma coletividade que se encontram recalcadas pela ordem poltica vigente (RICOEUR, 1989, p.381). E isso significa dizer que a imagem do ns, tal como fomentada pela ideologia, dissimula a diferena no interior de uma comunidade histrica, cabendo utopia o papel de sonhar outras formas de narrativas, embora ainda no reconhecidas no atual contexto jurdico. Reside a o primeiro sentido da palavra utopia: um lugar que um outro lugar, uma promessa futura de realizao do novo em oposio forma que a sociedade poltica assume aqui e agora. desse modo que a utopia um exerccio da imaginao para pensar um modo diferente de ser do social a partir de um horizonte de esperana. A prpria expresso horizonte evoca aqui uma ideia central da dimenso utpica, na medida em que expressa algo que jamais pode ser totalmente alcanado: quando pensamos t-la atingido, ela j est a nossa frente. Em razo desse aspecto, a utopia no est exatamente voltada para um passado sedimentado a partir das tradies de um povo; ela, ao contrrio, procura desestabilizar o presente com os olhos postos no futuro. Ela imagina o no existente a partir da contestao do existente. A histria das utopias mostra-nos que nenhum domnio da vida em sociedade poupado pela utopia: ela o sonho de um outro modo de existncia familiar, de uma outra forma de se apropriar das coisas e de consumir os bens, de uma outra forma de organizao da vida poltica (RICOEUR, 1989, p.382). precisamente esse mpeto de construir o novo ao minar por dentro a ordem social (RICOEUR, 1989, p.382) que torna a reflexo utpica uma forma de redescrever a experincia a partir da sua abertura para o futuro. Na sua falta, uma comunidade poltica no estaria apta nem a traar percursos inditos nem a se desligar de interpretaes conservadoras e imagens rgidas que ela projeta acerca de si mesma. No mbito do constitucionalismo, essa utopia relaciona-se com os sonhos de se combater qualquer tipo de desigualdade e de se produzir uma comunidade poltica de sujeitos efetivamente livres e iguais que se determinam a si mesmos num espao de reconhecimento mtuo. Isso requer, pois, o desvelamento dos meros simulacros da harmonia entre Constituio e realidade no sentido de uma transformao radical capaz de reduzir tanto o hiato entre o ideal e o real quanto a dissimetria entre eu e outro. Esse ideal de integrar todas as diferenas, embora inalcanvel, fornece uma til finalidade crtica que opera como

68

um contrafactual que nos possibilita recordar que todas as identidades constitucionais so falhas, insuficientes e sempre em constante carncia de maior aperfeioamento e finalizao (ROSENFELD, 2003, p.114). Com efeito, apesar de ser concebida na dimenso dos sonhos irrealizveis, a utopia ainda a forma segunda a qual se repensa criticamente uma ordem jurdica a partir da sua modificao. Nesse sentido, ela uma formidvel contestao daquilo que (RICOEUR, 1989, p.231), uma vez que lana um novo olhar sobre a realidade, abrindo. para alm do real sedimentado, o campo do possvel. Ela , pois, a expresso do incoformismo quando a face negativa da ideologia nada mais faz do que manter as coisas exatamente como so. Ao dizer isto, estamos prontos a prosseguir o paralelismo um grau mais acima, de acordo com o segundo conceito de ideologia, enquanto instrumento de legitimao do sistema dado pela autoridade (RICOEUR, 1989, p.231). O que est de fato em jogo na utopia precisamente o dado de todos os sistemas de autoridade, isto , o excesso do pedido de legitimidade de uma ordem (jurdica) em relao crena dos membros da comunidade poltica (RICOEUR, 1989, p.231). Se, de um lado, a ideologia tende a preencher esse vazio sobre o qual se ergue a autoridade dos sistemas jurdicos, de outro, a utopia expe tal lacuna, desmascarando a pretenso de legitimidade do poder estabelecido. A reflexo utpica, em outros termos, coloca em suspenso a crena na lei ao revelar as contradies, os conflitos e as imperfeies, ocultadas pelas fices ideolgicas, no interior das comunidades jurdicas. Esse momento de suspenso abre, assim, o intervalo do espaamento em que as transformaes, ou as revolues jurdico-polticas, acontecem (DERRIDA, 2007, p.39). Ora, as normas jurdicas so refutadas, transformadas e desconstrudas em razo dessa crtica fornecida pela perspectiva utpica no sentido de desvelar a incapacidade de se preencher a tenso entre um direito que se pretende legtimo e uma legitimidade capaz de envolver totalmente o eu e o outro. , portanto, na revelao desse hiato que podemos reconhecer que no h, em nenhum sistema de direitos, identidades constitucionais que representem por completo todos os cidados. Mas tal reconhecimento no em si uma infelicidade. Pode-se mesmo encontrar nisso a chance de transformao, ampliao e aperfeioamento do prprio direito ao longo da histria. Em todo caso, a inteno da utopia de operar essa mudana da realidade jurdica a partir de um ideal mais elevado que serve como crtica do direito posto e ameaa estabilidade e completa permanncia de uma ordem constitucional. Esse aspecto de rebeldia ao estabilizvel e ao programvel das ordens jurdicas conduz a utopia a uma reivindicao mxima de uma realizao aqui e agora de todos os sonhos que a imaginao capaz de construir (RICOEUR, 1989, p.383). Tudo aquilo que os ideais

69

polticos remetem para um futuro distante, a utopia quer realizar no imediato momento, no hoje. Ela representa, assim, a urgncia, a contestao sem espera que apaga todas as distines, a propsito de nossa relao com o tempo, entre expectativa, memria e iniciativa, numa exigncia sem compromisso de fazer descer o reino de Deus dos cus terra, do fim da histria ao meio da histria (RICOEUR, 1989, p.383). A partir de um apelo transformador de querer tudo imediatamente, a utopia rasga o tempo histrico, rompe com as regras e sentidos existentes e desafia de forma radical a orientao das experincias do passado assim como os programas e antecipaes do futuro. Desse modo, a dimenso utpica tem pressa, ela reclama a realizao imediata das quimeras de construo de um outro amanh, ou para utilizar os termos de Benjamin, ela nos impele irresistivelmente para o futuro (BENJAMIN, 1994, 226). como se num outro tempo e numa outra realidade fssemos capazes de concretizar completamente as potencialidades humanas e de fazer desaparecer todos os sofrimentos e viscissitudes da nossa histria. A se encontra a ambiguidade inafastvel da utopia: ela pretende ser exigvel e realizvel sendo, ao mesmo tempo, obra do impossvel. Alis, o fenmeno utpico, entendido dessa maneira, exerce sobre ns um poder enorme de atrao e de fascinao: admiramos seu radicalismo, sua abertura a um futuro sempre por vir, assim como sua capacidade de re-criar nossas relaes com o tempo, com a poltica e com o direito. Mas, ao mesmo tempo em que admiramos a utopia, ela provoca-nos, igualmente, uma reao de medo e de insegurana frente ao desconhecido. Neste ponto, precisamente, notamos a fraqueza da perspectiva utpica manifestada na sua dimenso negativa e patolgica. Tendo em vista que a utopia mira num outro tempo e num outro lugar muito alm do campo de experincia, sua realizao efetiva numa realidade concreta carece de uma reflexo de carter prtico e poltico acerca das estruturas j existentes nas instituies e das condies disponveis em uma dada poca (RICOEUR, 1989, p.383). Recusando-se a refletir sobre a factibilidade do projeto de transformao das instituies, normas jurdicas ou programas polticos, a utopia pretende nos lanar do presente histrico diretamente ao futuro sonhado, numa situao marcada pelo desprezo pela lgica da ao e por uma incapacidade inata para indicar os primeiros passos que seria preciso dar em direo sua realizao. Em seu funcionamento negativo, a dimenso utpica torna-se um discurso louco e eventualmente sanguinrio (RICOEUR, 1989, p.383), na medida em que se coloca a afirmar a mudana dos sistemas jurdicos em si mesmos, rejeitando o valor do legado das nossas experincias polticas passadas como processo de aprendizado com e na histria. Somos, assim, conduzidos, de uma forma quase irrefletida, a valorizar o futuro a partir de um presente transformador, independentemente de qualquer avaliao da legitimidade e dos efeitos sociais

70

que os novos elementos trazem narrativa poltico-jurdica que uma comunidade histrica escreve ao longo do tempo em sua Constituio. Ora, essa primazia do futuro sobre qualquer outra temporalidade gera uma espcie de sndrome da pressa (MARRAMAO, 2008) na forma de se conceber a dinmica de uma Constituio no tempo. Orientado por uma crena de que a ao jurdica ser tanto mais eficaz quanto for contextualizada e revisvel, tal fenmeno nutre uma cultura da impacincia que transforma qualquer projeo normativa em prorrogao insuportvel. O sentido de expectativa sai disso profundamente alterado, longe de ser, como o horizonte de expectativa de que falavam Koselleck e Ricoeur, um tempo de preparao e uma fonte de esperana, ela , doravante, entendida como fonte de retardamento e de frustrao (OST, 2005b, p.335). Nesse sentido, os compromissos jurdico-polticos de uma vida em comum, inscritos no texto constitucional, so mitigados, transformados e desconstrudos em nome das precipitaes, das urgncias das circunstncias e dos movimentos passionais populares. So, ento, colocadas em risco as conquistas histricas dos direitos fundamentais sedimentadas na tradio do constitucionalismo democrtico, a partir da apropriao desse sonho louco que passa a funcionar como uma lgica do tudo ou nada com desprezo pelo trabalho do tempo (RICOEUR, 1989, p.232). precisamente a ideia de percurso que no , aqui, mais considerada: o caminho que se faz e o tempo que se leva para colocar em prtica todas as promessas constitucionais que fizemos a ns mesmos no sentido mesmo de evitar que esses ideais se reduzam a meros sonhos irrealizveis. Alis, essa ausncia de interesse da utopia, pelo nosso espao comum de experincias jurdicas e pelos graus intermedirios que coloquem efetivamente em ao nossos ideais polticos, parece pr em xeque qualquer possibilidade de se assumir compromissos fundados no passado, uma vez que a perspectiva utpica concebe a competncia normativa como uma sucesso descontnua de instantes criadores (OST, 2005b, p.226). como se a criao e a transformao das normas jurdico-constitucionais no passassem de um processo de edio de imagens desconexas entre si numa situao na qual tais imagens careceriam de organizao que lhes atribusse um sentido narrativo coerente, inteligvel e legtimo sob o ponto de vista das experincias jurdicas de um povo. Nesse contexto, nada impediria, de fato, que as reformas constitucionais pontuais dessem lugar a uma mutabilidade desenfreada de normas tidas como duradouras e fundamentais para a auto-identificao de um corpo poltico. Da, encontramos propriamente a loucura da utopia na sua face mais negativa na conformao do discurso constitucional: um desejo irresponsvel de vislumbrar a cada mudana legislativa

71

um retorno a uma espcie de grau zero (RICOEUR, 1989, p.378) de juridicidade apagase tudo e se recomea54 (OST, 2005b, p. 226):

Com efeito, por uma parte o repdio ao passado uma espcie de espada com dois fios. As decises atuais, tomadas tendo em mente o futuro, logo pertencero ao passado. E pergunta: se podemos estabelecer que geraes subsequentes trataro com soberano desprezo nossas escolhas feitas pensando no futuro, por que haveramos de pensar mais no futuro do que no passado? Desejamos atuar de maneira responsvel acerca das geraes sucessivas enquanto tendemos a rechaar o conceito de que as geraes anteriores so por ns responsveis. (STRECK, 2004, p.77).

nesse sentido que o apelo a uma transformao desregrada sob a capa do futurismo (RICOEUR, 1989, p.232) conduz a uma situao irresponsvel no mbito da construo da atividade legislativa, na qual cada gerao deseja ser livre para obrigar as suas sucessoras, sem estar obrigada por suas predecessoras. Tal situao leva a conceber o exerccio da atividade legislativa como um infinito agora, incapaz de lidar seriamente com o risco da perda de memria dos percursos e das lutas por reconhecimento de direitos empreendidas no passado e j, de certo modo, incorporadas na tradio do constitucionalismo democrtico. Isso porque a reviso permanente e inconsequente de nossas escolhas do passado e dos comprometimentos que nos atribui certa orientao no tempo, como o caso do texto constitucional, gera uma espcie de incapacidade de reorganizarmos, inclusive, as conquistas normativas da nossa histria, impossibilitando que as instituies jurdicas possam guardar o rastro de sua atividade passada para consulta ulterior (RICOEUR, 2007, p.331). O que acontece que sem esse recurso narrativa de suas experincias constitucionais, uma comunidade histrica estaria privada do respeito s leis que o tempo imprime a todos e sem o qual o melhor dos governos no possuiria estabilidade necessria. (OST, 2005b, p.262). por tal razo que a reviso frequente de nosso legado constitucional cairia num vazio, num estado de exceo encoberto por uma aparente juridicidade, tornando-se, assim, destrutiva das promessas polticas que um povo procura constantemente recordar a partir do significado de sua prpria Constituio. Todavia, juntamente com Ricoeur, acreditamos que a reduo da utopia a essa dimenso unicamente negativa demasiado incompleta para compreendermos a dinmica do imaginrio social e seu reflexo no desenvolvimento do direito no tempo social. Por isso, se
Essa pretenso demasiadamente inovadora da ordem poltica no estaria muito longe dos fantasmas dos totalitarismos que sempre pretenderam partir do zero para criar um tipo de homem absolutamente novo. (RICOEUR, 1999). Segundo as palavras de Hannah Arendt: sempre que galgou o poder, o totalitarismo criou instituies inteiramente novas e destruiu todas as tradies sociais, legais e polticas do pas. (ARENDT, 1989, p. 512)
54

72

faz necessrio reencontrar a funo libertadora da utopia em contraposio face negativa da ideologia: imaginar o outro lugar, o outro tempo a partir da contraposio ordem jurdica posta manter aberto o campo do possvel (RICOEUR, 1989, p.384). A funo subversiva do fenmeno utpico ainda esse imaginar horizontes distintos e, com isso, abrir-se ao inesperado no campo da poltica e do direito. Parafraseando Lvinas (1980), estaramos aptos a dizer que a utopia a expresso do real encontro com o Outro, concebido aqui como fonte inesgotvel de apelo e de solidariedade. Ela , pois, a possibilidade de uma outra lei, uma outra interpretao normativa, uma outra forma de organizao da nossa vida poltica. Mas precisamos tambm sempre desconfiar desse outro, que pode significar coisas to distintas e mesmo opostas: uma outra relao com a Constituio pode significar uma alterao pontual necessria, uma abertura para o reconhecimento de direitos de grupos socialmente oprimidos ou uma reviso profunda dos compromissos constitucionais sob a suposta alegao de uma necessidade de se suprimir direitos fundamentais em nome de um bem comum que presente a verdadeira vontade do povo. Eis a razo pela qual a utopia no pode ser nem rechaada completamente nem mesmo apreendida como nica orientao imaginria de uma realidade poltico-jurdica concreta. preciso, a partir do caminho indicado por Ricoeur, pensar junto ideologia e utopia em suas modalidades mais positivas e profundas de modo a compreender como o imaginrio constitucional est inexoravelmente relacionado tanto com a funo integradora quanto libertadora da ordem jurdico-normativa.

3.2.3. O Entrecruzamento da Ideologia e Utopia no discurso constitucional

Ordinariamente tratadas de forma separadas, utopia e ideologia compem, no pensamento de Ricoeur, duas partes de uma mesma moldura conceitual: o imaginrio poltico. Se, de uma parte, o imaginrio procura salvaguardar uma ordem atribuindo uma imagem, uma identidade e meios pelos quais uma coletividade capaz de se identificar e projetar-se a si mesma, de outro lado, ele pode romper, questionar, abrir essa ordem possibilidade de ser diferente. No existe uma sem a outra (RICOEUR, 1989, p.233). nesse sentido que afirmamos que tradio e inovao so duas direes fundamentais tambm do imaginrio constitucional: so figuras que possibilitam, respectivamente, a reproduo e a produo do direito, sua continuidade e sua retomada crtica. Se, com efeito, estas duas orientaes do imaginrio poltico so separadas totalmente, elas tornam-se perversas: a ideologia

73

transforma-se em conservadorismo ctico que dissimula os conflitos e a utopia afunda-se numa lgica do tudo ou nada que impede todo o compromisso e logo, toda a ao responsvel. (ABEL, 1997, p.118; RICOEUR, 1989, 233-235). Por isso, a sua percepo conjunta vital para uma ordem constitucional aberta capaz de reavivar os laos sociais de uma tradio jurdica e, ao mesmo tempo, reinvent-los a partir de uma interpretao normativa sempre nova. Tudo se passa como se fosse preciso recorrer funo s da ideologia para curar a loucura de uma utopia desobrigada da histria; e como se a crtica das ideologias no pudesse ser conduzida seno por uma conscincia suscetvel de olhar para si mesma a partir do ideal de construo de uma outra realidade55 (RICOEUR, 1989, p.235). Se esta sugesto exata, atingimos, aqui, um ponto em que a ideologia e a utopia so complementares, j no apenas em razo do seu paralelismo, mas em razo das suas trocas mtuas (RICOEUR, 1989, p.384-385). Por essa razo, torna-se tambm inaceitvel, sob a perspectiva do constitucionalismo, tomar isoladamente uma dessas duas orientaes do imaginrio social: uma imaginao que somente justifique o status quo a todo custo (ideologia) ou um outro ideal que, de to elevado, fizesse com que todas as ordens constitucionais fundadas na realidade parecessem ilegtimas (utopia) no resultaria numa construo til e aceitvel do discurso constitucional (ROSENFELD, 2003, p.46). Em contraste, acreditamos num enfoque narrativo da escrita de uma Constituio no tempo, que se assenta entre a ideologia e a utopia, ou melhor, entre a integrao numa tradio constitucional e a reabertura das promessas criadoras capaz de compor no somente resistncias lamentveis ao real, mas tambm vias praticveis abertas pela experincia histrica. nesse ponto precisamente que podemos empregar um padro consistente para manter as duas figuras do imaginrio poltico no interior de limites aceitveis: um olhar que no se volta, demasiadamente, para trs, nem demasiadamente para frente, mas que a partir de um presente vivo opera o vai-e-vem do tempo da Constituio ao manter a justa distncia entre espao de experincia e horizonte de expectativa. O presente vivo, nesse sentido, comporta a forma ativa, responsvel e prtica daquilo que podemos chamar de iniciativa, se entendemos com isso a capacidade de intervir no curso das coisas, o poder de produzir novas narrativas a partir dos smbolos, das promessas e das histrias que a nossa Constituio nos deixou como legado. Ora, aqui se encontra propriamente a funo da narratividade na construo do direito: permitir que os elos temporais possam ser religados de forma a oferecer aos indivduos as
nesse ponto precisamente que Ricoeur procura superar o embate entre Habermas e Gadamer acerca da hermenutica e da crtica da ideologia. Ver Ricoeur (1989; 1990)
55

74

marcas necessrias para a construo de sua identidade narrativa e a capacidade sempre nova de dar um sentido ao seu compromisso como cidado de uma ordem constitucional aberta ao possvel. sob o ngulo dessa tenso entre ideologia e utopia, dessa construo e reconstruo do lao social que a mudana constitucional uma questo de profunda complexidade que ultrapassa e muito uma anlise apenas dos procedimentos jurdicos de reforma normativa elencados no texto de uma Constituio (artigo 60 da CR88). Para ento prosseguir nossa anlise, cuidaremos, a partir dessa via narrativa aberta pela dialtica entre Ideologia e Utopia, das anlises dos trs tempos passado, futuro e presente e suas imbricaes especficas na dinmica da reforma constitucional na busca de uma responsabilidade normativa consistente para se pensar o constitucionalismo nos dias de hoje.

75

4. POR UMA TEORIA NARRATIVA DA CONSTITUIO

4.1. O Tempo da Constituio fora dos eixos

Ao trazer tona a tenso entre ideologia e utopia no centro do imaginrio social, Ricoeur pde pensar o poltico a partir de uma composio sutil entre tradio e inovao. Essa dialtica, aberta pela reflexo ricoeuriana entre permanecer ligado a uma histria e abrirse a um horizonte vindouro profundamente contingente, possibilitou que analisssemos, at agora, a problemtica da dimenso temporal da teoria poltica e jurdica, mais especificamente a dinmica de uma Constituio no tempo. Entre mudana e continuidade, a Constituio, conclumos, desenvolve-se ao longo da histria de uma comunidade poltica, cria um tempo e um ritmo prprios e, com isso, procura articular tanto a estabilidade num espao de experincia comum quanto a exploso de perspectivas a partir de um horizonte aberto ao futuro. nesse contexto que toda Constituio, apesar de sua pretenso de permanecer durvel na histria, est imersa na temporalidade, sofre seus efeitos, submetendo-se possibilidade contnua de alterao. Por isso, presume-se que ela no se encontra presa a um momento fundador nico situado no passado, mas experimenta, no transcurso do tempo, a necessidade de transformao, de reajustamento estrutura cambiante da comunidade histrica: a Constituio dura, mas se modifica; permanece, mas flui (VERD, 1984, p.187188). Nasce, dentro dessa dinmica, um tempo constitucional complexo que no demasiadamente mutante nem demasiadamente rgido, porque articula passado e futuro a partir da construo, ao longo de sucessivas geraes, de uma narrativa coerente e aceitvel uma concordncia-discordante que d significado jurdico vida poltica de um povo. Da dizermos que a transformao de uma Constituio no se d fora do tempo social como se o seu desenvolvimento fosse representado por uma srie de instantes criadores desvinculados uns dos outros , mas opera-se a partir da prpria histria jurdica que uma comunidade conta-se a si mesma na possibilidade de criao continuada de um sentido poltico em comum. Ora, essa dimenso narrativa da construo e modificao das normas constitucionais a meio caminho da ideologia e utopia nas reflexes de Ricoeur abre a possibilidade de se pensar e regular a prpria produo normativa. Compreendendo a Constituio como um

76

projeto que transforma o ato fundador num processo que tem continuidade por meio de consecutivas geraes, tal dimenso narrativa permite que as normas sejam modificadas, mas vincula cada transformao jurdica aos captulos passados da histria constitucional de uma comunidade, atribuindo-lhes certa sequncia no tempo. nesse sentido que uma Constituio s se encontra aberta ao futuro na medida em que toma o seu passado como forma de orientao e direcionamento no presente, a partir de uma tenso sempre viva entre espao de experincia e horizonte de expectativa. No entanto, dizer que as Constituies encontram-se sempre suscetveis de sofrer modificaes ou que elas so abertas ao futuro exige ainda maiores precaues no sentido de que precisamos estar atentos ao modo e ao grau dessa abertura (OLIVEIRA, 2009, p. 388). Quanto mais a produo normativa caminha nessa linha, aumentando o nmero de mudanas na Constituio, mais as normas constitucionais vo se expandindo de maneira confusa e desordenada. O resultado imediato dessa expanso catica se expressa na dificuldade crescente de nossas sociedades para inscreverem-se numa durao significante, como se o presente, saturado pelo instantneo, fosse, desde ento, incapaz tanto de memria como de projeto (OST, 2005b, p.27). Mergulhadas nessa brecha do presente (OST, 2005b, p.28), nossas ordens constitucionais parecem rfs de sua prpria histria e condenadas a submeterse a mudanas produzidas segundo intervalos cada vez mais curtos de tempo. desse modo que a crena obstinada na acelerao do tempo e dos ritmos das transformaes jurdicas provoca uma espcie de encolhimento do nosso espao de experincia e de um distanciamento de nosso horizonte de esperana: o presente assim cindido em si mesmo reflete-se em crise, o que talvez seja [...] uma das significaes maiores de nosso presente (RICOEUR, 1997, p. 367). A crise que marca profundamente nossos tempos apontada por Ricoeur (1994a, p.8990) como um reflexo do empobrecimento do presente, entendido em termos de capacidade de iniciativa e de interveno no rumo das coisas, o que implicaria a perda de todo o sentido da histria, de toda orientao no tempo histrico. Dentro desse contexto, os homens e suas comunidades polticas, incapazes de articular narrativas e promessas, vivenciariam uma espcie de encurtamento do tempo (KOSELLECK, 2003, p.62) sustentado, agora, no instantanesmo e na supervalorizao do presente: como se o passado, definitivamente, terminado, nada mais tivesse a dizer, e que o futuro, decididamente demasiado incerto, no exigisse ser construdo a partir de hoje (OST, 2005b, p. 28). Tal fenmeno, alis, levou autores como Harvey a afirmar que o tempo da ps-modernidade o agora (HARVEY, 2003, p.8) e juristas, como Kirste, a salientar que a produo do direito, nos tempos atuais,

77

marcada por um presentismo, no qual a memria quase que perdeu sua funo (KIRSTE, 2008, p. 138). Nesse cenrio de acelerao do tempo do direito e da poltica, o agora converteu-se em absoluto, o que exaspera a necessidade de consumi-lo exaustivamente (AUGUSTO, 1994, p.98). Em consequncia, a vivncia do momento presente, para grande parte dos homens contemporneos, antes de possibilitar a percepo de si como seres completos, indivduos na extenso do termo, f-los sentirem-se como seres desconectados, sem razes e sem perspectivas (AUGUSTO, 1994, p.97). Voltil e efmera, hoje nossa experincia desconhece qualquer sentido de continuidade e se esgota em um presente sentido como instante fugaz (CHAU, 2006, p. 33). desse modo que o instante do presente, destacado da dialtica entre o espao de experincia e o horizonte de expectativa, ensejaria, por um lado, a reduo da tradio a um depsito sedimentado e petrificado, que alguns exaltam e que outros se esforam por cobrir e enterrar; e, por outro, o desprezo dos projetos polticos de mdio e curto prazo, tornando-nos refns das utopias de sonho que arrunam toda vontade razovel e tenaz de reformas.56 (RICOEUR, 1994a, p.89). Somos, assim, conduzidos de maneira quase mecnica a valorizar o instante mutvel do agora e, por isso, tambm a crescente velocidade em que brotam as informaes de todo tipo57, as inovaes normativas e os programas polticos de curto prazo. Contudo, o diagnstico de que nem mesmo a acelerao dessas mudanas nos torna mais aptos ou mais dispostos a transformar, de fato, o rumo da nossa realidade jurdico-poltica. Enfim, nossas normas e projetos polticos esto mais que nunca abertos ao futuro, mas esta representao do amanh surge, ao mesmo tempo, singularmente oca de sentido, incapaz, certamente, de mobilizar as energias e suscitar o apetite para construo de tempos mais promissores (OST, 2005b, p.33). Todo esse processo encontra alguma explicao na forma pela qual a temporalidade vem sendo vivida hodiernamente, no significado assumido, hoje, pelo tempo, mesmo se o compararmos ao tempo acelerado do progresso tpico da modernidade (RICOEUR, 1994a, 1997, p.359-405; MARRAMAO, 1995, p.168-171; 2008; KOSELECK 2003; OLIVIAAUGUSTO, 1994). Surge, com a modernidade, a crena de que a poca presente abre sobre o futuro a perspectiva de uma novidade nunca antes vista na qual os homens so cada vez mais capazes de fazer sua histria e, com isso, acelerar as mudanas para o melhor (RICOEUR, 1997, p. 363). O constitucionalismo aparece, nesse momento, como uma possibilidade

esse duplo aspecto patolgico da relao com o tempo que procuramos enfatizar ao trabalharmos ambos os conceitos de ideologia e utopia em sua face negativa no curso do captulo anterior. 57 Sobre a acelerao das informaes e seus impactos, ver Moretzsohn (2000).

56

78

concreta dos prprios cidados projetarem seu amanh na confiana de uma humanidade livre e igual apta a escrever, por si mesma, uma narrativa que propiciaria, em um s tempo, a felicidade individual e o bem comum. A norma, ento, representa o incio, a capacidade de comear algo no mundo que inspira as aes que havero de se seguir e permanecer atuante durante todo o tempo que se prolonga aps sua fundao (ARENDT, 1990, p. 170). Motivados pela promessa constitucional, os cidados se viram impulsionados a transformar a realidade e a investir no futuro como ideia inspiradora dessa crena nos valores universais e no progresso58. Mas o que ocorre nos tempos atuais que a ideia de progresso que ainda vinculava ao passado um futuro melhor, tornando-o ainda mais prximo pela acelerao da histria59, tende a ceder o lugar para a utopia no seu sentido mais patolgico, to logo as esperanas da humanidade perdem toda ancoragem na experincia adquirida e so projetadas num futuro propriamente sem precedentes (RICOEUR, 1997, p.371). J quase no acreditamos na marcha rumo ao progresso, mesmo que possamos falar, com razo, de acelerao no curso das mudanas: no fundo, a ideia de que os espaos de tempo que nos separam de tempos melhores estejam se encolhendo , diante dos demasiados desastres recentes ou desordens em curso, algo em que no mais depositamos tanta confiana (RICOEUR, 1997, p. 367):
Com a passagem da era do progresso era da modernizao, a futurizao perde sua polaridade axiolgica, deixando livre o caminho para a pura e simples acelerao: o desejo e a tenso do futuro se revertem em frustrao e anomia. O Moderno, de excitante aventura das margens e dos limites, transforma-se numa progresso geomtrica eternamente ameaada pelo abismo e pela voragem do presente. O Futuro no mais intencionado e projetado como finalidade, mas como etapa a ser queimada: existe apenas para ser consumido o mais rapidamente possvel e deixado para trs, depositado na margem perigosamente mnima deixada experincia. A poca da modernizao a poca do definitivo contrair-se do hiato entre passado e futuro, do futuro que transcorre com imperceptvel rapidez no passado: a poca do vergangene Zukunft, do futuro passado (MARRAMAO, 1995, p.118-119).

O curioso que, apesar da ideia motivadora do progresso implicar a acelerao da mudana da histria, os modernos conceberam o texto constitucional como um documento que deveria se prolongar por geraes de forma a vincular o futuro. De certo modo, isso ocorreu at mesmo porque a Constituio representou a materializao dos valores universais e fundamentais sob o qual se apoiavam o prprio impulso revolucionrio. Bonavides, inclusive, narra um episdio que evidencia bem essa questo: "A pretenso imutabilidade foi o sonho de alguns iluministas do sculo XVIII. Cegos de confiana no poder da razo, queriam eles a lei como produto lgico e absoluto, vlido para todas as sociedades, atualizado para todas as geraes. Dessa fantica esperana comungou um membro da Conveno, conforme nos lembra notvel publicista francs, pedindo durante os debates do Ano III a pena de morte para todo aquele que ousasse propor a reforma da Constituio (BONAVIDES, 1998, p.173). 59 Se o progresso pode ser acelerado, porque podemos apressar o seu curso e lutar contra o que atrasa, reao e sobrevivncias ruins (RICOEUR, 1997, p.365).

58

79

Como marca de nossos tempos, o futuro passado, que Marramao enfatiza, o prprio tempo-a-perder, tempo de mera subtrao, que faz com que o amanh perca seu significado prospectivo: ele antes uma fronteira fugaz que se retira e que deixamos para trs, como as dunas de areia (MARRAMAO, 1995, p. 119). assim que o fenmeno da queda do futuro, como potncia simblica, implicaria o dficit crnico de legitimao dos Estados contemporneos (MARRAMAO, 1995, p. 170). Na medida em que as estruturas institucionais e normativas no esto mais aptas a traar planos de mdio e longo prazo e de projetarem suas prprias finalidades e promessas ao longo do tempo de uma comunidade histrica, a produo de sentido poltico, construda sob as bases de um viver junto, fica fortemente comprometida dando lugar ao sentimento do aleatrio (RICOEUR, 1994a, p.90). nesse sentido que assistimos, a todo o momento, uma privatizao dos projetos, um culto a um consumismo mope, um desengajamento em relao a toda responsabilidade cvica (RICOEUR, 1994a, p.89). Com a dificuldade de manter vivo o simbolismo social (MARRAMAO, 1995, p.170), nossas Constituies, entendidas como uma srie de compromissos normativos que nasce e se estende na histria poltica de um povo na direo de fomentar o seu futuro aprendizado, so reduzidas a utopias irrealizveis, incapazes de guiar nossas aes para realizao efetiva das promessas que fizemos a ns mesmos no passado. Resta-nos, sem a devida confiana na Constituio para administrar um futuro libertador, ajustar constantemente nossos compromissos constitucionais de forma a adequ-los s presses dos fatos presentes, das urgncias e dos fatores reais de poder60. A acelerao desenfreada das estruturas institucionais e normativas esvazia-se, assim, de sentido, por no ser mais possvel o recurso simbolicamente eficaz aos ideais do progresso e da revoluo (MARRAMAO, 1995, p. 170), dentre os quais inclumos a prpria ideia inspiradora de uma Constituio imbricada nas grandes reviravoltas polticas do final do sculo XVIII. Como efeito, hodiernamente nossas Constituies so, com mais frequncia, concebidas como instrumento de ao do que propriamente como estrutura para a ao (SILVA, 2005, p.239). A Constituio como instrumento de ao significa a possibilidade de o sistema poltico dispor de seu texto, por meio de reforma, para a implementao da poltica; j como estrutura para a ao, o significado o de que a Constituio tomada como
Igualmente perigosa para fora normativa da Constituio afigura-se a tendncia para frequente reviso constitucional sob a alegao de suposta e inarredvel necessidade poltica. Cada reforma constitucional expressa a ideia de que, efetiva ou aparentemente, atribui-se maior valor s exigncias de ndole ftica do que ordem normativa vigente. Os precedentes aqui so, por isso, particularmente preocupantes. A frequncia das reformas constitucionais abala a confiana na sua inquebrantabilidade, debilitando a sua fora normativa. A estabilidade constitui condio fundamental da eficcia da Constituio (HESSE, 1991, p.22).
60

80

orientao e parmetro de atuao do sistema poltico, este que vai reformar no mais o texto constitucional, mas a prpria realidade inconstitucional (SILVA, 2005, p.239-240). O tempo da Constituio aqui, mais uma vez, parece estar fora dos seus eixos. Num primeiro instante, ele apresenta-se demasiadamente veloz quando o assunto a reforma das leis, dos cdigos e, at mesmo, dos nossos compromissos normativos mais fundamentais: passa-se rapidamente de leis existentes para leis novas, sem, contudo, considerar o ideal de durabilidade sob o qual nossas ordens constitucionais se sustentam e sem o qual, insistimos, no h, de fato, fora normativa. Sob outro ngulo, diramos que esse tempo demasiadamente lento no que concerne s transformaes sociais efetivas na medida em que permanece incapaz de operar, efetivamente, a diminuio da dissimetria entre eu e outro no mbito do exerccio da atividade poltica e jurdica. Vemos, nesse contexto, a formao de um pensamento um tanto quanto duvidoso, no qual vem embutida a necessidade de reforma constitucional como vlvula de escape para os problemas sociais, culturais, econmicos e polticos a serem enfrentados numa dada realidade. Contudo, o que no possvel identificar, juntamente com essa valorizao das mudanas normativas, mesmo o desenvolvimento de uma tomada de conscincia crtica acerca da fenda temporal que se abre entre tempo do direito e tempo da sociedade. desse modo que insistimos que a passagem de uma norma a outra deixa-se aproximar da dialtica de inovao e de sedimentao pela qual caracterizamos diversas vezes a estrutura narrativa do direito no sentido de se conceber a Constituio como um importante roteiro no qual a comunidade poltica, como um todo, se v responsvel pela escrita e continuao de sua histria jurdica e da sua autoimagem no plano institucional. Fora dessa dialtica, o conceito de transformao, inteiramente pensado em termos de corte, ameaa reconduzir concepo eletica do tempo61, que, em Zeno, leva a compor o tempo de minima insecveis (RICOEUR, 1997, p.376). Como analogia figura do tempo elaborada por Zeno e recordada por Ricoeur, as transformaes constitucionais parecem mais um conjunto de manifestaes jurdicas individualizadas, pontuais e separadas umas das outras quando no pensadas luz da dimenso narrativa do direito. Da dinmica de uma Constituio no tempo, tomaramos, ento, apenas um conhecimento sincrnico, por cortes sucessivos, em que a nica exigncia
61

Tanto Zeno quanto os outros eleatas, como Parmnides, partiam da idia de uma unidade esttica do tempo. Trata-se de uma oposio direta ao mobilismo preconizado por Herclito, para quem tudo passa e nada permanece. Para provar que o movimento impossvel, Zeno elabora alguns paradoxos, que nos levam a pensar o tempo como infinitamente divisvel, como se fosse composto por uma sucesso infinita de agoras e instantes individuais e descontnuos.

81

de incorporao de normas novas reside na obrigao de passar pelo crive formal do prprio ordenamento jurdico. Mas se apropriarmos aqui de uma metfora da produo cinematogrfica, talvez possamos aproximar nosso estudo um pouco mais da narratividade que desenvolvemos, com o apoio das reflexes de Ricoeur, durante todo o percurso de nossa anlise. Numa perspectiva de acelerao constante das reformas constitucionais, uma dada mudana no sistema jurdico sucede a uma outra como imagens de um filme que desfilam de maneira sincopada, sem que se explique a sequncia geral da histria (OST, 2005a, p. 46). preciso, ento, que a montagem opere-se segundo um cenrio que torne inteligvel e aceitvel o desenvolvimento das imagens (OST, 2005b, p. 230). Somente uma produo jurdica, compreendida em termos narrativos, por integrar a dimenso temporal do direito, tem condies de restituir o roteiro da histria constitucional de uma comunidade poltica. Assim, retoma-se o valor dos princpios e dos direitos fundamentais enraizados simultaneamente numa memria e portadores de um projeto de futuro, como forma de se dar prosseguimento narrativa jurdica que queremos, coletivamente, e continuar contando. Portanto, mais que uma sucesso irregular de atos jurdicos instantneos, a transformao do texto constitucional um processo de ajuste ao longo do tempo, que toma a histria da prpria comunidade poltica como pano de fundo para construo de um tempo jurdico prprio, suscetvel de operar uma regulao em profundidade das mudanas duradouramente assimilveis pelo corpo social (OST, 2005b, p. 231). , precisamente, a partir desse tempo da Constituio, que se opera entre mudana e permanncia, entre utopia e ideologia, que nos encontramos autorizados a retomar o valor da promessa poltica e seu papel central na obra de Ricoeur. A promessa um colocar-se intencionalmente na obrigao de fazer o que se diz, impondo a si mesmo uma obrigao estabelecida no presente que compromete o futuro (RICOEUR, 1997, p. 396; 2006, p. 123-138; 2007; 1991a). Prometer, de fato, a partir de uma Carta Constucional, tambm prometer manter a prpria promessa. Assim, manter a palavra fazer com que a iniciativa tenha uma sequncia, com que a iniciativa inaugure realmente um novo curso de coisas, em suma, com que o presente no seja apenas uma incidncia, mas sim o comeo de uma continuao (RICOEUR, 1997, p. 396). Se for verdade, ento, que a Constituio traz no seu texto acordos sobre os princpios fundadores do corpo poltico, como promessas que engajam um futuro comum, e no como ordens conjunturais, h a oportunidade de preserv-la da contingncia scio-poltica e das interpretaes desinstituintes; no para colocar o texto constitucional fora do tempo, mas para defender-lhes os valores constitutivos do tempo concreto da vida social efetiva (OST,

82

2005b, p. 231). E isso significa que a Constituio precisa ser defendida do tempo acelerado que marca nossos dias, na medida em que compreendida como um modo de fidelidade no tempo a uma causa poltica superior sob a qual se apiam nossas esperanas polticas de futuro. justamente a que acreditamos encontrar um dos mais preciosos legados deixados pelo pensamento de Ricoeur para refletir o problema do direito na contemporaneidade: a ideia propulsora de que no basta identificar nossos tempos como tempos de crise, preciso enfrent-la a partir de nossos prprios compromissos.

4.2 Da crise ao seu enfrentamento: por uma nova reflexo da dialtica entre tempo e Constituio

4.2.1. Um passado revisitado

A primeira e mais clara implicao da acelerao dos ritmos das reformas normativas consiste na mudana, na forma de se conceber a dimenso temporal do direito, mais precisamente no seu deslocamento do passado para o futuro. Na medida em que vivemos num tempo em que a velocidade das modificaes legais aponta para uma constante e urgente necessidade de mudana, observamos, progressivamente, uma queda substancial da nossa capacidade de recorrer experincia contida no passado. Tudo se passa como se, ilusoriamente, estivssemos aptos, a cada mudana de lei, a nos lanar do presente direto para o futuro, sem que precisssemos nos preocupar tanto com as orientaes normativas do passado quanto ao modo apropriado de se articular as instituies vigentes para tornar vivel a transformao gradual da realidade poltica. Esse desprezo pelo trabalho do tempo, como trao marcante dos dias atuais, conduz a uma impossibilidade de se reorganizar as experincias jurdicas passadas na direo de se construir uma narrativa constitucional capaz de dar sentido e rumo s transformaes normativas mais importantes do nosso corpo poltico. Carente desse elo com o passado, a construo do direito estaria, assim, submetida a uma amnsia continuada da sua prpria experincia histrica (SARAPU, 2007) numa situao na qual cada modificao legal poderia se impor por si mesma: esquece-se tudo e recomea de novo. O problema dessa situao que a reforma constitucional corre o risco de se autonomizar: sem referncia a uma tradio

83

jurdica de construo da cidadania ou a um momento inaugural capaz de mobilizar nossas esperanas de futuro, estamos fadados a no mais captar a inovao legislativa, de mesurar a sua mudana. assim que o horizonte de expectativa, desconectado das promessas contidas no passado, se esvazia de todo o contedo, de todo objetivo digno de ser perseguido (RICOEUR, 1994a, p. 89). Ora, o passado ao qual o trabalhador jurdico (Mller) se reporta tem um comeo temporal claro e dependente de seu momento presente (KIRSTE, 2008, p. 132). Referimosnos, aqui, a uma Constituio e, mais precisamente, ao sentido normativo que ela expressa no processo constituinte de sua prpria elaborao: a mtua promessa de um querer viver junto62 sob a base de princpios e direitos fundamentais reconhecidos reciprocamente pelos cidados e durveis no tempo. Dessa maneira, espera-se que toda discusso em torno de modificaes das normas constitucionais perpasse, retrospectivamente, pelo significado da fundao do corpo poltico que toda Constituio procura preservar63. Rememorar o ato inaugural da comunidade poltica , pois, abrir-se para a necessidade de manter viva a importncia desse projeto de um reconhecimento mtuo que representa o ato de fundao constitucional. O que acontece, porm, que a trivializao de mudanas na Constituio, como temos insistido, ao carecer dessa retomada a um passado comprometido com o futuro, tende a desconectar-se da origem levando ao esquecimento do reconhecimento (HONNETH, 2008, p.69). Numa atitude irrefletida, as normas jurdicas novas vo tomando o lugar das antigas numa velocidade to grande que a comunidade poltica torna-se incapaz de revisitar, a cada reforma, o sentido dos percursos das histrias de conquistas de direitos sob a qual a Constituio se sustenta64. assim que, sem grandes dificuldades, nossos direitos e compromissos mais fundamentais, aqueles pertencentes ao ncleo imodificvel de toda Constituio, passam a ser tambm mitigados. A partir desse desprezo do valor da durabilidade, assistimos a uma queda de credibilidade das instituies jurdicas e polticas e a perda crescente do
62

papel

simblico

das

Cartas

Constitucionais

nas

sociedades

Reiteramos aqui que a ideia de um viver junto no significa fuso ou adeso a uma ideologia nica, como se ns, homens, deixssemos nossas diferenas e concepes de vida boa de lado para formamos uma identidade uniforme e homognea. Viver junto est mais ligado concepo de justa distncia na qual se aceita e respeita o outro na possibilidade de construo poltica de uma vida em comum. Muito prximo dessa perspectiva de Ricoeur, Roland Barthes em seu Como viver junto (2003) empreende esforos para refletir acerca da distncia que devemos nos manter de nossos semelhantes para construir com os outros uma sociabilidade sem alienao. 63 nesse sentido que Ost (2005a, p. 29) afirma que no prembulo de toda Constituio h um relato ora muito desenvolvido, ora reduzido a algumas linhas, que evoca o que dever figurar doravante como o momento forte da comunidade ou o que a liga a um passado imemorial fundador. 64 A positivao de tais direitos [fundamentais] no texto constitucional fruto da visibilidade que as questes que o originaram conquistaram nas lutas sociais e torna visvel a pretenso por ele envolvida em um novo patamar (GALUPPO, 2009, 268).

84

contemporneas. Os cidados, ento, destitudos de uma orientao no tempo histrico, se esquecem que as instituies s existem em razo de um querer viver junto o que acaba por tornar ainda mais frgeis as possibilidades concretas de fortalecer os laos sociais imprescindveis para a construo de uma vida em comum (RICOEUR, 1994a, p.90). No entanto, no a modificao normativa em si, mas sim a sua rotinizao e habitualizao que podem levar a esquecer, no final, todo reconhecimento original (HONNETH, 2008, p.77). Por isso, contra esse processo de mudana constitucional de rupturas e descontinuidades aceleradas, restitumos a narratividade como virtude da construo normativa at o ponto do ser-afetado pelo passado que Ricoeur tanto enfatiza em suas obras. Uma vez que entendemos as Constituies como coisas ditas no passado e transmitidas at ns por uma cadeia de interpretaes e de reinterpretaes, preciso que continuemos a contar a histria constitucional que nos foi legada sem, propriamente, perder o fio das nossas experincias jurdicas no tempo: o passado nos interroga na medida em que o interrogamos. Ele nos responde na medida em que lhe respondemos (RICOEUR, 1997, p.381). Desse modo, a noo de ser-afetado pelo passado na construo da atividade legislativa ope-se, ao mesmo tempo, do passado tido como meramente findo, abolido, absolvido, e a de contemporaneidade integral que foi o ideal hermenutico da filosofia romntica (RICOEUR, 1997, p. 378). Entre essas duas figuras, o passado -nos revelado pela projeo de um horizonte histrico, ao mesmo tempo separado do horizonte do presente e retomado, reassumido por ele, o que, por sua vez, torna nossas experincias portadoras de sentido (RICOEUR, p. 378-379). Essa capacidade de se atribuir sentido ao passado possibilita que uma tradio jurdica, construda desde a fundao de uma Constituio, no seja concebida como um depsito inerte, mas como uma operao continuada no tempo de uma comunidade histrica que s se compreende no intercmbio entre o passado interpretado e o presente interpretante. Nem totalmente prisioneiros da tradio e nem mesmo inteiramente libertos de suas heranas, nossas relaes com o passado jurdico atentam, assim, ao fato de que, a um s tempo, somos afetados pela histria e [...] afetamos a ns mesmos pela histria que fazemos (RICOEUR, 1997, p.368). nesse sentido que o passado constitucional no deixa de irradiar a sua luz no presente numa situao na qual fazemos sim nossa histria constitucional escrevendo continuamente no tecido normativo de nossa Lei Fundamental, mas s a fazemos nas circunstncias encontradas, dadas, transmitidas. Alis, de maneira bem semelhante, Kirste desenvolve suas reflexes sobre a presena inafastvel do passado na produo jurdica. Assim, ele afirma:

85

Na aplicao do direito, o indivduo tem que pressupor a obrigao advinda do passado e se deixar motivar por ela. Na medida em que a legislao e a aplicao do direito esto vinculadas a outras normas e princpios jurdicos anteriores, a transformao de normas, no mbito temporal do direito (temporalizao do direito), exige o reconhecimento de tais normas e princpios (KIRSTE, 2003, p. 121).

Se para o fundador da Constituio, o tempo do direito est predominantemente ligado a um horizonte vindouro a ser moldado, para o continuador, o tempo do direito encontra-se fortemente enraizado num passado que deve ser lembrado, revivido, presentificado. Alis, s somos capazes de construir os laos para a edificao de uma vida comum na medida em que assumimos o nosso passado e os seus smbolos e estamos, assim, aptos a interpret-lo. A reforma constitucional , dessa forma, uma tarefa hermenutica que no se desliga de uma responsabilidade diante das heranas jurdicas. Ela, ao contrrio, tem a obrigao de sempre torn-la ainda mais viva, porque reacende e d continuidade s imagens dos desejos, dos sonhos e dos compromissos projetados por um povo. Por esse motivo, atribumos ao poder reformador

o sentido de uma responsabilidade sem limites, portanto, necessariamente excessiva, incalculvel, diante da memria; e, por conseguinte, a tarefa de lembrar a histria, a origem e o sentido, isto , os limites dos conceitos de justia, de lei e de direito, dos valores, normas, prescries que ali se impuseram e se sedimentaram, permanecendo, desde ento, mais ou menos legveis ou pressupostos (DERRIDA, 2007, p. 36-37).

Logo, criando lembranas de todos os comeos e de todos os recomeos e de todas as tradies que se sedimentaram sobre sua base (RICOEUR, 1991a, p. 306) que a construo do direito pode, enfim, superar a crise de legitimao que marca nossos dias. Tal crise que, na viso de Ricoeur, se expressa na ideia da dominao se sobrepondo ao poder, entendido como querer viver e agir em conjunto de um povo deve ser contestada pela reminiscncia e o entrecruzamento no espao pblico da apario das tradies que do lugar tolerncia e ao pluralismo (RICOEUR, 1991a, p. 306). Assim, no podemos nos esquecer que a tradio, na sua dimenso jurdico-poltica, nos lega a noo de constitucionalismo, representada pelas ideias de democracia e direitos fundamentais como partes constitutivas das promessas normativas que assumimos desde as grandes revolues do final do sculo XVIII. Deixar ser afetado pelo passado na continuao da escrita constitucional resgatar essas promessas de se construir uma sociedade melhor no futuro e no deixar que se apague o significado da origem de nossas instituies e dos percursos de reconhecimento dos direitos

86

inscritos no texto de nossas Constituies65, pois, nossa tradio as considera como um documento poltico-jurdico criativo e fundador que conecta as origens de nossa sociedade ao seu prprio amanh (GARCA-VILLEGAS, 2003, p. 1). O passado constitucional, desse modo, no um peso que vincula de antemo o futuro; como se no tivssemos mais condies de vislumbrar o novo e de percorrer caminhos inditos na concretizao de direitos constitucionais no plano da realidade poltica. Nesse sentido, precisamos superar, luz das reflexes de Ricoeur (1996, p. 4), um preconceito tenaz, a saber, a crena fortemente enraizada de que unicamente o futuro indeterminado e aberto e o passado determinado e fechado. O sentido de uma Carta constitucional, fundada no passado, no est estabelecido de uma vez por todas. No s o texto de uma Constituio, elaborado como explicitao de um querer viver junto de uma comunidade poltica, permanece aberto a interpretaes, como tambm se d uma reviravolta nos nossos projetos, em funo de nossas lembranas, por um notvel efeito de acerto de contas (RICOEUR, 1996, p. 5). Isso significa dizer que estamos sempre suscetveis de narrar o projeto constitucional a partir de um apoio crtico no esforo por contar de outra maneira e do ponto de vista do outro os acontecimentos fundadores da nossa experincia poltica (RICOEUR, 1996, p. 5). Essa possibilidade de resgatar o nosso passado fundador de um modo diferente aquilo que garante, ao mesmo tempo, nossa responsabilidade presente pelas histrias dos direitos e pelo permanecer aberto das democracias no sentido de um compromisso sempre vivo de passar pelas narrativas dos outros para compreendermos a ns mesmos enquanto sujeitos de uma identidade constitucional em permanente construo. assim que identificamos a necessidade de reinterpretao do passado como tarefa de fazer justia, pela lembrana, a um outro com o qual sustentamos um sentimento de endividamento mtuo (RICOEUR, 2007, p. 101). Falamos, propriamente aqui, da responsabilidade de uma escrita jurdica do presente que perpasse pela re-leitura de nossa narrativa constitucional a partir dos olhos dos grupos socialmente excludos que permaneceram, ao longo do tempo, na margem dessa histria. Assim, mesmo nas comunidades polticas mais pluralistas e multiculturais, nem todas as culturas, religies, formas de vida podem ser representadas totalmente por uma identidade constitucional, existindo sempre pontos de vistas invisveis que nosso ordenamento jurdico deixa nos seus limites ou mesmo exclui. Por isso, poderamos dizer que a tradio jurdica revela-se
assim, tambm, que os direitos fundamentais se afirmam ao longo da histria. H lutas por reconhecimento que se travam na histria, uma ordem pr-narrativa, uma pr-figurao, que antecede a fixao histrica dos direitos fundamentais. A Constituio cheia de exemplos de como os direitos fundamentais so narrativamente configurados a partir de uma pr-figurao historicamente dada (GALUPPO, 2009, p.272).
65

87

portadora de promessas no cumpridas e bloqueadas, de expectativas e de sonhos que ainda continuam dependendo de uma concretizao efetiva no presente. Ora, o tema de uma histria constitucional viva, contnua e aberta parece surgir como nico capaz de amparar uma ao poltica vigorosa na memorizao das potencialidades abafadas ou recalcadas do passado (RICOEUR, 1997, p. 376). retomando nossa histria de direitos prometidos, mas ainda no cumpridos como o compromisso jurdico com a construo de uma sociedade poltica fraterna, pluralista e sem preconceitos expressos no prembulo da Constituio brasileira, ou ainda como os grandes ideais de igualdade e liberdade para todos como princpios propulsores da Revoluo Francesa que estamos aptos a reabrir o passado a partir das narrativas ainda no reconhecidas no plano jurdico para que assim possamos liberar sua carga de futuro. Quando insistimos, ento, na importncia de se manter sempre presente o sentido das origens que o processo constituinte de elaborao de uma Constituio se prope a preservar ou mesmo a revivncia retrospectiva dos percursos de reconhecimento de direitos ao longo da histria de um povo e de toda a humanidade, inscritos no texto constitucional, pretendemos, na verdade, apontar para a necessidade continuada de se reconduzir a esses momentos do passado em que o futuro ainda no estava decidido, em que o prprio passado era um espao de experincia aberto para um horizonte de expectativa (RICOEUR, 1997, p. 388). O interessante ento liberar essas expectativas e promessas que no foram satisfeitas e incorpor-las s nossas prprias expectativas de hoje, para lhes dar um contedo, de forma que possamos cobr-las, aqui e agora, na prpria dinmica interna do processo de continuao da narrativa constitucional. Assim, no acelerando os ritmos das transformaes normativas, correndo o risco inclusive da perda das memrias dos percursos de lutas por reconhecimento de direitos, que poderemos ver concretizada nossa esperana de uma realidade poltica mais justa e igualitria na qual as normas constitucionais so capazes de mobilizar na direo de atitudes verdadeiramente transformadoras. O empreendimento poltico-jurdico, a ser realizado, o de se reabrir o prprio texto constitucional que temos e, portanto, os significados do passado que ele carrega consigo , levando-o a srio66 no sentido de deixar ser motivado pela sua
A Constituio transforma-se em fora ativa se essas tarefas forem efetivamente realizadas, se existir a disposio de orientar a prpria conduta segundo a ordem estabelecida, se, a despeito de todos os questionamentos e reservas provenientes dos juzos de convenincia, se puder identificar a vontade de concretizar essa ordem. Concluindo, pode-se afirmar que a Constituio converter-se- em fora ativa se fizerem-se presentes, na conscincia geral particularmente, na conscincia dos principais responsveis pela ordem constitucional , no s a vontade de poder (Wille zur Macht), mas tambm a vontade de Constituio (Wille zur Verfassung) (HESSE, 1991, p. 19).
66

88

proposta de mundo: a construo de um futuro responsvel pelos direitos j inscritos no plano normativo cuja efetivao permanece ainda como promessas deixadas para trs. S assim poderemos conceber a Constituio no mais como um instrumento de ao, que necessita a todo o momento ser modificado, mas como estrutura para a ao poltica, visto que procuraremos continuamente materializar os seus prprios preceitos. dessa maneira que retomamos a necessidade colocada por Ricoeur de reabilitao do poltico por meio da tarefa de relembrar, permanentemente, o sentido de nossas instituies e ir em socorro da sua fragilidade: tudo fazer para que elas se possam transmitir e continuar, apesar de sua comoo (ABEL, 1996, p. 120). Assim, sobretudo para nosso problema, essa orientao de Ricoeur nos conduz importncia de assumirmos nosso prprio legado institucional e normativo, reavivando sempre seus smbolos, suas promessas e, portanto, a sua capacidade de transformar o rumo das coisas. De modo a superar tempos de crise, nosso caminho parece apontar para uma necessidade de uma compreenso cada vez maior pelos prprios cidados do valor e do papel central de uma Constituio, das narrativas polticas e jurdicas que ela pretende imprimir no tempo de uma comunidade histrica. preciso, ento, em sentido contrrio da corrida pela reforma no texto constitucional, fazer valer seus compromissos mais fundamentais, transformando o passado jurdico em projeto para que possamos dar-lhe, aqui e agora, uma forma de futuro e de esperana.

4.2.2. Um futuro projetado

A partir das orientaes de Ricoeur, seguidas at aqui, procuramos superar uma viso reducionista do passado, que o compreende como um fardo da nossa histria, algo fechado e determinante de nossas decises no presente: como se presos nossa tradio jurdica de maneira inexorvel no estivssemos aptos a vislumbrar o novo. Diferentemente dessa vontade tenaz de ultrapass-lo, de venc-lo a qualquer custo, preciso ser afetado por ele para que nossas vises do futuro tenham fora de reativar as potencialidades no realizadas e para que a histria seja carregada por tradies ainda vivas (RICOEUR, 1997, p. 405). O passado, nesse contexto, concebido como um espao de experincia aberto no qual coabitam uma pluralidade de promessas, de projees, de sonhos: sempre possvel narr-lo de outro modo, extraindo dele uma capacidade de fomentar, hoje, nossas foras em direo a novos rumos de nossa realidade poltica. Certamente, os acontecimentos passados so inapagveis: no

89

podemos desfazer o que foi, nem fazer com que o que aconteceu no tenha acontecido (RICOEUR, 1996, p. 4). Mas ao invs, podemos tirar partido de seus ensinamentos, imprimirlhe outro sentido ou ainda assumir a responsabilidade por seus erros e pelos seus percursos de luta por direitos (OST, 2005b, p. 28). Eis a tarefa da rememorao do passado na continuao da narrativa constitucional. Da mesma forma, podemos agora dizer que preciso superar outra concepo que ainda persiste fortemente: a crena de que o futuro em todos os aspectos aberto e contingente (RICOEUR, 1997, p. 372). De fato, no negamos aqui que o nosso amanh seja marcado pela incerteza de seus acontecimentos e pela exploso de suas possibilidades. isso, inclusive, que levou um autor como De Giorgi (2006, p. 234) a afirmar que nunca uma sociedade conviveu com tantas alternativas como a nossa, no sentido de que a abertura para o futuro expande nosso potencial para decises, duplica a possibilidade de escolha e bifurca nossos caminhos para o agir possvel. O problema que, compreendido como inexoravelmente incerto, esse futuro revelar-se-ia inteiramente lanado ao acaso; como se no exigisse ser construdo a partir do presente. Nosso amanh seria de tal maneiro novo, que nossa bagagem no teria mais nenhuma utilidade e que at nossos projetos e promessas perderiam qualquer pertinncia (OST, 2005b, p. 306). Dito de outro modo, o futuro quando concebido em sua total abertura, recai instantaneamente no vazio: sem que possamos projetar nossos passos vindouros, estamos condenados a vivenciar o presente como um instantneo insignificante. Num sentido diametralmente oposto, possvel recorrer s reflexes de Ricoeur (1989; 1994a; 1997) acerca da noo de horizonte de expectativa, de modo a atribuir ao futuro uma consistncia humana a partir da capacidade do homem de pens-lo e constru-lo prospectivamente. A expectativa, nesse sentido, pressupe um futuro j presente, um projeto que se lana, desde aqui e agora, para um horizonte vindouro de esperana apto a mobilizar as aes do presente e dar nova luz s questes do passado. Com o homem, surge a possibilidade de uma construo antecipada do amanh, uma vontade de orient-lo e de torn-lo mais tangvel: no fazer com que ele chegue, mas imprimir um sentido significao e direo ao que h de vir (OST, 2005b, p. 28). precisamente a partir desse horizonte de expectativa que uma comunidade histrica procura tornar seu futuro menos aleatrio e catico, atribuindo a suas prprias normas constitucionais a fora para perpetuar no tempo e a energia para fomentar aprendizados futuros. No que concerne possibilidade de estabelecer vnculos com o futuro, a Constituio lana-se num horizonte de expectativa que deve constituir o modelo de todo comeo,

90

seno do tempo, pelo menos no tempo, ou seja, de todo acontecimento capaz de inaugurar um curso novo de acontecimentos (RICOEUR, 1997, p. 397). Normativamente, ela estabelece um compromisso e coloca a comunidade poltica na obrigao de fazer sobre o fundo de um espao pblico regido por um pacto social em virtude do qual preciso cumprir as prprias promessas. A partir de um ato de fundao, o povo constitui-se como um novo corpo polticojurdico, institudo de forma plural por cidados que, no exerccio de sua autonomia poltica, assumem o compromisso, a mtua promessa, de reciprocamente reconhecerem-se iguais direitos de liberdade (OLIVEIRA, 2009, p.389). Promessa mtua essa que deve criar laos com o futuro no sentido de lanar toda uma comunidade poltica na exigncia de fazer surgir, a cada amanh, uma sociedade melhor que a de hoje num compromisso jurdico sempre atual para com as suas vtimas. Desse modo, ainda que o horizonte vindouro seja incerto e a nossa vivncia na temporalidade seja marcada radicalmente pela contingncia, estamos aptos a projetar coletivamente a histria que queremos contar e, portanto, podemos forjar nossa imagem do porvir poltico ao investirmos na durao dos direitos fundamentais que uma Constituio procura preservar. Com isso, uma Constituio passa a ter o papel de atribuir dimenso temporal aos nossos compromissos polticos: ela um documento escrito e durvel capaz de transformar a promessa de viver junto do ato fundador num processo constituinte que tem continuidade por meio de sucessivas geraes. Ela no representa, pois, um sonho que de to distante incapaz de orientar nossas aes para o futuro, mas um conjunto de normas e de compromissos sociais que engendra um horizonte poltico de expectativas que sempre retomado no presente e se encontra continuamente em vias de ser realizado67. Pela promessa mantida, o presente tem a fora de perseverar, em suma, de durar (RICOEUR, 1997, p. 396), o que implica que o futuro a que o projeto constitucional se reporta sempre passvel de ser exigido e construdo no agora como parte de uma narrativa que se prolonga no tempo da comunidade poltica. Assim, o tempo da Constituio no o da produo normativa instantnea e acelerada, mas o da forma jurdica estvel e durvel, que, por no perder inteiramente a sua identidade depois da mudana ocorrida neste ou naquele dos seus elementos, apropria-se de uma fora ativa, ao mesmo tempo, motivadora e ordenadora da vida
Como j afirmamos no captulo anterior, o horizonte um conceito em Ricoeur (1989) que traz intrnseca a ideia de que o projeto visado nunca poder ser alcanado totalmente. Mas tal noo de horizonte pode se diferenciar bem da idia de uma utopia inalcanvel e paralisante na medida em que, apesar de sempre estar a um passo frente, requerido no hoje como mudana da realidade e est sempre em movimento de transformao, devido ao seu carter de inacabado. Para complementar a tese que defendemos aqui, poderamos muito bem recorrer ideia de porvir de Derrida. O porvir o futuro cobrado no presente; algo que est sempre por se realizar, embora nunca se realize por completo. Ver Derrida (2007).
67

91

do Estado (HESSE, 1991, p. 11). Constituindo-se como a prpria condio de possibilidade de uma vida poltica orientada em termos de Constituio, a durabilidade das normas assegura a persistncia de uma comunidade conduzida por suas prprias promessas e torna plausvel uma transformao social guiada pela projeo de tais compromissos. Tendo em vista que a Constituio o instrumento jurdico, por excelncia, de ligao com o futuro, ser possvel dizer que o seu ncleo essencial estaria destinado perenidade? Ou em outros termos, legtimo ainda recorrermos figura das clusulas ptreas em tempos radicalmente contingentes como modo de assegurar os meios para a auto-identificao do corpo poltico criando fortes vnculos com o amanh jurdico? No caberia, ao contrrio, cada gerao assumir o seu destino e reescrever o direito, sua vontade? De forma a orientar-nos na tentativa de responder essas questes que esto diretamente ligadas noo desse futuro, projetado e antecipado, que, perpassado pelo sentido dado pelo homem, capaz de fazer o prprio tempo durar, recorremos aqui s reflexes de Jon Elster (1993, p. 93 e ss.) acerca do problema. Apropriando-se de uma passagem da obra Odissia, Elster (1993) procura elaborar uma metfora para fundamentar sua tese a respeito da legitimidade dos limites do poder de reforma de uma Constituio na perspectiva do constitucionalismo democrtico. A metfora criada por Elster apoia-se na estratgia que Ulisses concebeu para conseguir prosseguir a sua rota passando pela ilha das Sereias sem que ele e sua tripulao fossem arruinados pelo seu encantamento. Homero narra que Ulisses tinha plena conscincia de que, ao percorrer seu destino, seria atrado pelo canto demasiado irresistvel das sereias, o que conduziria sua embarcao ao naufrgio. Em razo disso, ele toma as medidas necessrias para resistir a este canto: determina aos seus marinheiros que tapem seus ouvidos com cera e que o amarrem no mastro do seu prprio navio, no o soltando em hiptese alguma ainda que ele o ordenasse. Tomadas as devidas providncias, Ulisses consegue passar ao largo dos rochedos, ouvir o canto das sereias, sem, no entanto, a ele sucumbir. Nesse mesmo sentido, o pr-comprometimento de Ulisses, que limitou o poder de sua vontade no futuro para evitar a morte, poderia ser comparado quele a que se submete o povo, quando atribui a si normas constitucionais fundamentais, e limita seu poder de reforma vindouro, para evitar que, vtima de suas prprias paixes e fraquezas momentneas, possa pr em risco a sua prpria existncia enquanto corpo poltico (ELSTER, 1993). Ao estabelecer que certos direitos e procedimentos encontram-se acima dos rgos ordinrios de deciso poltica ou mesmo fora do seu alcance por fora das limitaes materiais ao poder constituinte derivado, as Constituies tambm funcionariam como proteo contra aquelas

92

inconsistncias temporais, protegendo as metas de longo prazo que so constantemente minadas por maiorias vidas por maximizar os seus interesses imediatos (VIEIRA, 1997, p.54). Assim, a analogia trama de Ulisses procura abrir caminho para uma reflexo do prprio fundamento da existncia de normas intangveis no sentido de colocar as Constituies ao abrigo das maiorias eventuais e dos movimentos passionais populares para salvaguardar princpios fundamentais, nos quais repousa o edifcio da vida poltica (OST, 2005b, p. 252). Ainda que tal analogia no abarque, logicamente, toda a complexidade do problema das limitaes ao poder de reforma68, como admite o prprio Elster (2002, p.115), a imagem de Ulisses, com as mos atadas ao mastro da embarcao, por vontade prpria, paradigmtica dos sistemas constitucionais democrticos, em que a comunidade poltica, atravs de um procedimento constitucional rgido, restringe seu prprio poder de deciso, objetivando perpetuar sua liberdade de decidir (VIEIRA, 1997, p.55). Nas duas situaes, a possibilidade de ao por parte do indivduo ou do corpo poltico bloqueada com o objetivo de autopreservao (VIEIRA, 1997, p.55). Desse modo, a limitao imposta tanto a Ulisses quanto ao poder constituinte atual talvez nem possa ser concebida como uma forma de debilitao do agir vindouro, na medida em que constitui condio sem a qual a prpria existncia futura de ambos naufragaria. nesse sentido que as Constituies podem ser autorrestritivas de uma maneira que engendre possibilidades. Isso significa dizer que elas no somente limitam o poder, tambm podem criar e organizar o poder, assim como dar ao poder certa direo.69 (HOLMES, 1999, p. 19). Nesse paradoxo poltico70, as limitaes ao poder de reforma restringem a comunidade histrica, impedindo-a que reescreva suas normas fundamentais sua prpria vontade, ao
No caso de Ulisses ocorre uma limitao individual, enquanto no processo constitucional a rigidez imposta pelas decises constituintes, alm de ter um carter supra-individual, pois imposta ao conjunto da sociedade, tambm uma limitao s geraes futuras, e no apenas quela que estabeleceu a Constituio (VIEIRA, 1997, p.54). 69 Muito prximo dessa ideia Ricoeur afirma que a balana do poder no Estado constitucional uma perptua lembrana do paradoxo poltico (RICOEUR, 1995b, p. 50). Comentando essa dualidade poltica das reflexes ricoeurianas, Abel afirma: em Le Paradoxe politique, Ricoeur reconhece ao direito uma dupla inteno tica de crtica e de fundao do poltico. O que permite compreender, por um lado, como os limites inscritos no direito e, nos casos extremos, as convices ticas de indivduos protestatrios, resistem do exterior loucura do poder: temos, ento, antes um pessimismo poltico, alimentado por uma tradio que vai de Plato a Maquiavel e a Marx, para os quais o poder indivisamente violncia e falsidade; por outro lado, h que perceber tambm como que as liberdades dos cidados se constituem reciprocamente em estado de direito, para fundar a partir do seu interior a racionalidade e a legitimidade poltica. Esta linha mais optimista vai de Aristteles a Rousseau e a Hegel (ABEL, 1996, p. 33). 70 As mais admirveis anlises do governo constitucional pressupem esse paradoxo de uma racionalidade que tambm poder, e poder suscetvel de voltar a ser insensato: chocante, com efeito, que a lei fundamental que torna esse governo vivel proceda instituindo oposies, limitaes, compensaes entre Estado, as instituies e os cidados (RICOEUR, 1995b, p. 50).
68

93

mesmo tempo em que a habilitam a agir politicamente segundo suas prprias promessas, funcionando como garantia contra o enfraquecimento de um ncleo jurdico-poltico essencial para a autodeterminao dos cidados na construo continuada de sua vida poltica. Alm da proteo da estrutura central do poder contra uma total ruptura, tais limitaes buscam impedir que mudanas constitucionais normais gerem uma eroso dos princpios e compromissos bsicos capazes de fomentar o prprio exerccio da ao poltica71. Do contrrio, sem nunca podermos subtrair das maiorias a possibilidade de decidir determinadas matrias tidas como fundamentais, estaramos fadados a pensar o ato criador jurdico como uma determinao sem entraves, na qual o poder poltico passa a ser concebido como manifestaes pontuais e imediatas de uma vontade ilimitada que se coloca, inclusive, acima de qualquer direito. O resultado disso aquilo que, na trilha indicada por Ricoeur, temos condenado em toda nossa reflexo, a saber, a ciso do presente poltico em relao s narrativas e s expectativas, o que se reflete, para ns, na incapacidade de atribuirmos sentido aos nossos compromissos vindouros e de assumir seus smbolos como parte daquilo que queremos construir em via constitucional. Ora, o futuro projetado, ao contrrio de ser um modo de dominar prospectivamente nosso amanh poltico, suprimindo sua contingncia, aquilo que possibilita que um povo imagine um futuro possvel para si, baseado no prprio desdobramento de sua histria. Ele cria, pois, uma imagem de si, a ser perseguida no tempo, comprometendo-se a salvaguardar direitos e princpios fundamentais contra as tiranias majoritrias e os impulsos polticos imediatistas, numa situao na qual respeitar essa imagem significa menos alinhar-se de modo conservador numa vontade antiga e ultrapassada do que dar efeito a um projeto poltico sempre por vir que ainda no deu todos os seus frutos. Paradoxalmente, a fidelidade a esta promessa analisar-se-ia nestas condies, menos como respeito em relao s geraes passadas, quanto como considerao em relao s geraes futuras (OST, 2005b, p. 265). O que acontece que limitar o poder de mudana dos nossos comprometimentos essenciais para auto-identificao do corpo poltico procurar ver mais longe. Na medida em que somos constantemente atacados pelas urgncias do agora ou pela pressa na satisfao de nossas necessidades polticas momentneas, tendemos a ter mais dificuldade de enxergar alm, o que torna, por sua vez, quase insuportvel uma ao concreta que lide com os

Sem dvida, uma modificao radical da ordem constitucional continua sempre possvel (fala-se ento de abolio da Constituio), mas um ato desse tipo deriva de uma ruptura que exige lucidez para qualific-la revolucionria e no de uma transformao conforme o direito positivo (OST, 2005b, p. 258).

71

94

primeiros passos para a realizao de nossos projetos de mdio e longo prazo. nesse percurso que Hume chega a afirmar que muito mais frequente os homens serem distrados de seus principais interesses, mais importantes, mas mais longnquos, pela seduo de tentaes presentes, embora muitas vezes totalmente insignificantes (HUME, 1973, p. 225). Isso nos remete, mais uma vez, sndrome da pressa que Marramao enfatiza: essa velocidade das mudanas (normativas) que perde de vista o prprio objeto que se pretendia perseguir (MARRAMAO, 2008). As clusulas ptreas justificar-se-iam, pois, nessa capacidade de possibilitar a longa durao dos compromissos fundamentais, obrigando-nos a manter os olhos fixos num projeto de futuro que apesar de mais rduo de ser realizado por completo, deve ser empreendido desde j. Assim, as restries constitucionais, como bem assevera Elster, prestar-se-iam a proteger as sociedades democrticas de suas prprias miopias crnicas (ELSTER, 2002, p. 11). Contudo, necessrio cautela ao se pronunciar acerca do ncleo imodificvel de uma Constituio. De fato, o que possibilita que uma norma integre a esse ncleo , alm de sua imprescindibilidade para a autoidentificao do corpo poltico e para a autodeterminao dos cidados, o carter propriamente aberto e, por vezes, indeterminado de seu contedo. Essa indeterminao ltima quanto aos fundamentos da lei (RICOEUR, 1991a, p. 305) tem o sentido de abrir um espao de contingncia irredutvel como forma de permitir que o contedo dos direitos fundamentais seja reiteradamente objeto de discusso e reelaborao no futuro72. A esse respeito intil quando no perigoso prever um consenso que ponha fim aos conflitos. A democracia no um regime sem conflitos, mas um regime no qual os conflitos esto abertos e negociveis segundo as regras de arbitragem conhecidas. (RICOEUR, 1991a, p.302). Nesse sentido, a promessa constitucional, apesar de lanar-se a um horizonte vindouro, no pretende vincul-lo completamente de antemo, na medida em que define os direitos fundamentais como um ncleo imodificvel mnimo capaz de possibilitar uma arena em que as lutas das correntes polticas minoritrias para reorientar

a partir daqui que ganha fora a importncia da interpretao do direito, o que abriria, alis, a possibilidade de mutao constitucional. Essa ltima, poderamos dizer, refere-se a modos complexos de mudana na Constituio sem supresso do seu texto. Justamente por possuir um alto grau de abstrao, os direitos fundamentais contidos na Carta Constitucional permitem o surgimento de espaos intertextuais que abrem espao, inclusive, para atribuio de sentidos inovadores num mesmo texto de lei. A mutao constitucional revela-se, desse modo, como apropriada para expressar a prpria continuidade da reescrita da Constituio em conformidade com as novas experincias adquiridas no tempo. Todavia, no pretendemos nesse trabalho discutir o alcance desse recurso ou at que ponto tais mutaes implicariam uma monopolizao do sentido da Constituio por parte de uma instncia jurdica superior, como o Supremo Tribunal Federal. Tal empreendimento desviar-nos-ia profundamente do objeto de nossa pesquisa.

72

95

contedos normativos so travadas a partir dos procedimentos jurdico-democrticos.73 Compreendidos desta forma, os direitos fundamentais, embora no sujeitos a supresso pela via da reforma constitucional, podem ou melhor, devem ter o seu sentido aprofundado a cada gerao a partir do recurso reiterado interpretao da Constituio. desse modo que aproximamos a construo jurdica do ideal narrativo, sem o qual uma comunidade histrica jamais seria capaz de articular tradio e inovao, ideologia e utopia, memria e promessa na dinmica de uma Constituio no tempo:

Como na imagem de Ulisses, os pr-comprometimentos constitucionais, assumidos a partir da adoo de clusulas ptreas, s sero legtimos se formulados de maneira a habilitar a continuao da jornada da sociedade, por intermdio dos caminhos traados pelos seus prprios cidados (VIEIRA, 1997, p. 83).

O futuro projetado abre, assim, a possibilidade de se construir um tempo constitucional prprio que se lana, duradouramente, numa fidelidade aos princpios norteadores da ao poltica, permitindo, contudo, que eles sejam aprofundados a partir de lutas pela ampliao de seu sentido: eis a a possibilidade de uma coerncia potica no direito. Tudo se passa como se o futuro de uma Constituio s fosse aberto a partir do respeito a um projeto poltico de longo prazo e s fosse prometido a partir das ressignificaes de seu texto a serem atribudas pelos grupos minoritrios, no sentido de transformar sua realidade. Da, diramos que a escrita continuada da narrativa constitucional desenvolve-se como uma concordncia-discordante, uma temporalidade simultaneamente aberta e dominada o que implica que toda a concepo de justia requer uma coerncia que no somente de preservar, mas de construir (RICOEUR, 1991a, p. 324).

4.2.3. Um presente responsvel

Como herdeiro de boa parte das reflexes de Agostinho, Ricoeur (1994b) pensa o tempo em toda a sua radicalidade, como se a vivncia temporal fosse marcada por uma contingncia insuprimvel, na qual o passado j foi, o futuro ainda no e o presente perece a cada instante. Essa dificuldade de inscrevermos numa temporalidade verdadeiramente
O espao deixado em aberto , nas Constituies, ocupado pelos direitos fundamentais, uma vez que so dotados de complexidade suficiente para levarem uma vida jurdica prpria (LUHMANN, 1996, p.28), ou em outros termos, foram formulados de modo que seu significado pudesse adquirir conotaes diferentes na histria poltica de um povo.
73

96

duradoura traz-nos a sensao de que nossa existncia marcada pela finitude e pelo perecimento de uma maneira inexorvel. Perpassados por essa temporalidade fugaz, os homens e suas comunidades parecem lanados numa ausncia completa de sentido seja em relao sua vida pessoal seja em relao sua experincia poltica. De certo modo, a crise de nossos tempos que tanto insistimos reflete a radicalizao ainda mais latente dessa perspectiva de um fluxo incessante do tempo, numa situao na qual a vivncia do presente meramente a vivncia de um agora perecvel e desconectado tanto do passado quanto do futuro. No entanto, sem se ater a esse diagnstico pessimista, Ricoeur (1994b) cr que o homem o nico ser verdadeiramente capaz de dar sentido heterogeneidade e multiplicidade de suas experincias no tempo, construindo uma temporalidade duradoura e demasiadamente humana a partir de suas prprias narrativas e promessas. O homem rememora suas experincias passadas e projeta suas aspiraes no futuro dando conscincia histrica seu valor qualitativo, irredutvel dimenso simplesmente cronolgica do tempo (RICOEUR, 1994a, p. 88). Por isso, ele tem o poder de trapacear o tempo a partir de sua capacidade de arrancar-se do seu escoamento irreversvel, ligando o que, a cada instante, ameaa desligar-se (OST, 2005b, p. 28). Com ele, surge, de fato, a possibilidade de uma retomada reflexiva do passado e de uma construo antecipativa do futuro; como se estivssemos sempre aptos a reinterpretar o que j foi, tirando partido de seus ensinamentos e a orientar o que ainda no , imprimindo uma direo ao que h de vir (OST, 2005b, p. 28). Esta fecundao recproca entre passado e futuro, preciso salientar agora, se desenvolve num presente vivo (RICOEUR, 1994a; 1997) que garante ao tempo uma consistncia humana capaz de dar sentido entendido a uma s vez como direo e significao aos nossos comprometimentos passados e nossas esperanas de um porvir poltico. O presente vivo no , pois, redutvel a um ponto na linha do tempo, um simples corte entre um antes e um depois, mas o mediador da dialtica entre espao de experincia e horizonte de expectativa: ele rico de passado recente e de futuro iminente (RICOEUR, 1994a, p. 88). Ao contrrio de se constituir como instantes desconexos em que o passado parece cada vez mais longe e o futuro cada vez mais fortuito, o presente o momento em que possvel imaginar o prprio tempo na sua justa medida e, com isso, colaborar para a construo potica da vida poltica na temporalidade, abrindo, assim, um espao para a esperana:

97

nesta caracterstica humana, certamente notvel, de reflexo do tempo (e, melhor ainda, de reflexo do passado no futuro e neste naquele) que se depreende a possibilidade de uma construo neguentrpica [quer dizer humana] do tempo social. No que queiramos negar o carter irreversvel do tempo: o passado est terminado e o futuro indeterminado. Logo, no se trata nem de voltar atrs, nem de parar o curso do tempo, trata-se antes, de regenerar o tempo que passa, conferindo-lhe a espessura de uma durao real, graas fecundao recproca de um passado que, se bem que terminado, no esgotou suas promessas, e de futuro que se bem que indeterminado, no totalmente aleatrio. que se, como escreveria Marx, a histria no repete os pratos, seu sentido, entretanto, jamais est definitivamente estabelecido: cada sociedade reescreve sua histria medida em que ela mesma muda, notava R. Aron, que acrescentava: o passado s definitivamente fixado quando no tem mais futuro. E poderamos dizer, em contrapartida, que uma sociedade amputada de suas razes, rf de sua histria, encontra barrado seu acesso ao futuro (OST, 2005b, p. 29).

desse poder, fortemente humano de reinventar as imbricaes com o seu prprio tempo, que a escrita da narrativa constitucional tambm se desenvolve em ritmos prprios, reorganizando as experincias jurdicas do passado e projetando expectativas a serem perseguidas em direo ao futuro. Ao deslocar-se no sentido do passado, o presente jurdico, diramos, redescobre o sentido do processo constituinte de elaborao de uma Constituio e retira dele a possibilidade de realizao, aqui e agora, das potencialidades abafadas e das promessas no cumpridas do nosso direito. Assim, somos capazes de narrar o passado, tirar partido de seus ensinamentos e liberar sua carga de futuro, apropriando-nos do texto constitucional para ressignific-lo luz das lutas, reivindicaes e interpretaes normativas presentes. Em direo ao futuro, esse mesmo presente tem a fora de durar, de orientar nossos passos vindouros a partir do valor atribudo promessa constitucional e sua capacidade de permitir que os compromissos e direitos fundamentais se perpetuem ao longo da histria social ao mesmo tempo em que seu sentido torna-se continuamente passvel de reelaborao e de aprofundamento pelas geraes posteriores. desse modo que diramos que o tempo da Constituio , simultaneamente, mais cadenciado que o tempo acelerado das mudanas normativas desenfreadas e mais veloz que o tempo congelado das interpretaes conservadoras e hegemnicas do texto de nossa Lei Fundamental. Esse tempo busca, pois, a conciliao entre estabilidade e inovao, uma vez que exige tanto a durabilidade das normas mais fundamentais do corpo poltico mediante o respeito a uma promessa que engaja a ao poltica no futuro; quanto maleabilidade do significado do texto normativo da Constituio sempre aberto refigurao do seu contedo com base nas narrativas, at ento, silenciadas e no reconhecidas na esfera pblica74.
74

Sobre a questo da refigurao dos direitos fundamentais e do sentido de uma Constituio a partir dos grupos oprimidos, ver Galuppo (2009).

98

Assim, uma nova coerncia no direito tecida quando estamos aptos a permitir que a produo normativa seja, a cada dia, afetada pelo passado, a saber, pela pluralidade de seus signos, narrativas e significados que foram deixados para trs e, por isso, necessitam ser incorporados pelas nossas esperanas de agora de modo que possamos abrir a nossa realidade poltica ao futuro: preciso, ento, fazer justia ao passado dos grupos reprimidos, das coletividades abafadas que ainda no tiveram seu devido lugar na escrita da narrativa constitucional, permitindo que um outro amanh possa ser, desde j, construdo. No presente, liberar as cargas de um passado aberto e comprometer-se com um futuro duradouro, eis o justo compasso do tempo da Constituio. Ora, esse jogo complexo entre passado e futuro s pode ser operado porque o presente no se reduz simples presena do meio, isto , percepo do mundo tal qual ele se oferece ao nosso olhar (RICOEUR, 1994a, p. 88). O momento presente j no , ento, uma categoria do ver, mas sim do agir e do padecer, o que significa que ele comporta a forma ativa e prtica daquilo que podemos chamar iniciativa se entendemos com isso a capacidade de intervir no curso das coisas, o poder de produzir novos acontecimentos. nesse sentido que o verbo comear exprime, muito bem, a significao desse tempo: comear dar s coisas um curso novo, a partir de uma iniciativa que anuncia uma sequncia e, assim, abre uma durao. Comear comear a continuar: uma obra deve ser seguida (RICOEUR, 1997, p. 392). Compreendido como um ato de iniciar, o presente torna-se, por excelncia, o tempo de julgamento e deciso que assegura aos homens a possibilidade de se inserir num projeto sensato de ao pessoal e coletiva, fazendo com que a realidade no seja totalizvel. Com isso, intervir no mundo poder reinventar, hoje, as promessas do passado de modo que se tornem mobilizadoras das nossas esperanas de futuro. O presente , assim, compreendido como o momento da ao poltico-constitucional, aqui e agora, que se apropria da prpria histria dos direitos, arranca-lhe as promessas no-realizadas, d novo rumo s interpretaes normativas e ainda, se necessrio, submete o prprio texto da Constituio a eventuais reformas embora no atinja o seu ncleo fundamental imodificvel. Essa perspectiva que faz da nossa narrativa constitucional uma histria carregada por tradies ainda vivas encontra consonncia com a prpria concepo de democracia desenvolvida por Ricoeur: a democracia, diz o autor, contrariamente aos regimes que retiravam a sua autoridade de entidades anteriores ou superiores, est continuamente em vias de se fundar75 (RICOEUR, 1991b, p.255, traduo nossa).
75 la dmocratie, la diffrence des rgimes qui tiraient leur autorit d'entits pralables ou suprieures, est sans cesse en train de se fonder (RICOEUR, 1991b, p.255).

99

Ora, no somente do passado ou mesmo do futuro que a democracia, assim como a prpria ao poltico-constitucional, encontra sua legitimidade, mas a partir desse presente vivo e histrico cuja viso do futuro tem a fora de reativar as potencialidades no realizadas do passado, dando novo rumo realidade. A tarefa , ento, de re-fundar a prpria promessa de um viver junto consolidado em normas, relembrando os nossos prprios percursos de reconhecimento de direitos e reavivando, aqui e agora, o sentido de nossa Constituio para a consolidao de uma democracia [...] sempre em curso e em crise76 (RICOEUR, 1991b, p.255, traduo nossa). O que esta abertura recoloca a constitucionalizao como tarefa permanente, e transmitida pelo passado, a cada nova gerao e, assim, os grandes eventos que marcam a sua descontinuidade e abertura podero ser retrospectivamente recompostos como partes desse aprendizado histrico, que representa a experincia da cidadania , no exerccio da autodeterminao jurdico-poltica e na defesa de uma identidade constitucional aberta, sobre o pano de fundo de uma histria mundial do constitucionalismo democrtico (OLIVEIRA, 2009, p. 392). E talvez esta seja justamente a nossa herana mais importante a ser resgatada do passado, a responsabilidade no presente por um futuro-em-aberto (OLIVEIRA, 2009, p. 392, grifo nosso). Desse ponto de vista, a idia de responsabilidade extrai uma das significaes centrais para a construo da narrativa constitucional: o compromisso com o prprio tempo de uma comunidade histrica nas suas dimenses passada, presente e futura. Do ngulo do futuro, a responsabilidade implica que os cidados e os seus representantes polticos assumam a consequncia dos seus atos, isto , admitam alguns acontecimentos vindouros como representantes deles prprios, a despeito do fato de que no foram expressamente previstos e desejados; esses acontecimentos so, apesar deles, sua obra (RICOEUR, 1991a, p.343). Do lado do tempo pretrito, a responsabilidade implica que assumamos um passado que nos afeta sem que ele seja inteiramente nossa obra, mas que ns assumimos como nossa (RICOEUR, 1991a, p.344). o caso de um sentimento de endividamento mtuo que nos provoca na escrita da histria constitucional de hoje a responder pelo outro, nos tornando responsveis pela sua condio. Essas duas acepes, prospectiva e retrospectiva, da responsabilidade juntam-se ainda para a responsabilidade do presente: conservar responsvel agora , de uma maneira que falta precisar, aceitar ser considerado hoje o mesmo que aquele que fez ontem e que far amanh (RICOEUR, 1991a, p.344). justamente nesse sentido que a conservao de uma

76 dmocratie [...] toujours en cours et en crise (RICOEUR, 1991b, p.255).

100

identidade constitucional no tempo possibilita que sejamos responsveis, enquanto parte desse projeto que se estende na histria de uma comunidade poltica, pela concretizao de nossos compromissos mais fundamentais. Tudo se passa como se nossos atos se inscrevessem num grande livro de contas, para serem a registrados e arquivados (RICOEUR, 1991a, p. 345). Talvez essa metfora de Ricoeur possa nos levar a pensar sobre a importncia do aspecto narrativo da constitucionalizao, visto que a imagem de um encadeamento das interpretaes e das normas jurdicas produzidas ao longo do tempo de uma comunidade poltica implica a recapitulao no presente da responsabilidade das consequncias e da do endividamento (RICOEUR, 1991a, p. 345). Assim, somos mais uma vez conduzidos a esse jogo complexo entre experincia e expectativa que faz com que a escrita de nossa Constituio, aqui e agora, no se torne um exerccio jurdico aleatrio e desprovido de sentido poltico no tempo. a partir da ideia de que podemos dar sentido s nossas experincias normativas no tempo e nos responsabilizar pelos nossos comprometimentos em direo ao futuro que poderamos dizer que no temos a necessidade de saber para aonde vai a histria para compreender nosso dever a seu respeito (RICOEUR, 1994a, p. 94). Dessa forma, a esperana e a confiana que Ricoeur deposita na histria no dependem do seu sentido imanente ou de uma providncia ou mesmo de um progresso sem limites, mas do engajamento e da responsabilidade dos cidados face aos desafios polticos. No presente, somos interpelados pela responsabilidade de continuar a escrever uma narrativa constitucional que resgata, retrospectivamente, seus prprios percursos e que se responsabiliza pela reabertura constante da Constituio a todos os pontos de vista que a prtica poltica e jurdica cotidiana deixa nos seus limites ou mesmo exclui. Essa responsabilidade abre, assim, o caminho para uma coerncia potica no direito que d sentido nossa vida poltica e permite que pensemos a justa medida do tempo da Constituio, que no nem tradio rgida e nem inovao insensata. Esta potica da Constituio se perfaz a partir de nossa responsabilidade inafastvel pelo outro, pelo tempo e pela nossa prpria histria, embora seja, de fato, uma esperana sem qualquer garantia de sucesso:

Continuo a deixar lugar para a esperana. Uma esperana construda sobre o qu? [...] minha esperana est na linguagem, a esperana de que haver sempre poetas, de que haver sempre pessoas para refletir sobre eles e pessoas para querer politicamente que essa palavra, que essa filosofia da poesia, produza uma poltica (RICOEUR, 2002, p. 66).

101

5. CONSIDERAES FINAIS

Pensar a trama que interconecta as relaes entre narrativa, tempo e Constituio significa adentrar num terreno terico instigante que pode suscitar importantes reflexes para questes prticas. Uma dessas, pretendida aqui, foi a de analisar a dinmica de uma Constituio no tempo e, com isso, a necessidade de se pensar a mudana normativa, inserida numa intriga jurdico-narrativa que articula passado, presente e futuro. Entre passado e futuro, experincia e expectativa, a Constituio, conclumos, desenvolve-se ao longo da histria de uma comunidade poltica e cria um tempo e um ritmo prprios que, por sua vez, se assentam entre um imaginrio ideolgico e um imaginrio utpico, ou melhor, entre a permanncia e a mudana, entre a integrao numa tradio jurdica e a reabertura das promessas polticas criadoras. Tal dialtica implica que, alm de levar em conta as projees de um futuro melhor, o presente da escrita constitucional tecido tambm a partir de uma atitude retrospectiva, resgatando os smbolos e as narrativas transmitidas pelo texto constitucional, sem os quais os povos no teriam conscincia de si mesmos. Ao possibilitar, ento, que resgatemos, retrospectivamente, o sentimento e a importncia da promessa de um viver junto que se encontra na base da fundao constitucional, esse aspecto narrativo da produo normativa, como procurei demonstrar, permite que uma comunidade poltica forje sua identidade constitucional, de modo que possa fornecer a si mesma as orientaes gerais de uma histria que precisa ser seguida. Na falta desse recurso, inscreveramos a regra constitucional fora do tempo jurdico, isto , fora de uma tessitura potica que organiza e d sucesso s imagens do passado e confere orientao na construo do futuro. essa configurao das nossas experincias jurdicas que permite, portanto, delimitar fortemente o espao de variao de um texto constitucional, condio sem a qual estaramos privados de qualquer possibilidade de pensar e regular a mudana. No entanto, o que verificamos tambm, no curso de nossa anlise, que somos constantemente assombrados pelo imediatismo na produo do direito numa situao na qual cada mudana constitucional parece se impor por si mesma: como se fossem concebidas enquanto uma srie de atos jurdicos instantneos, desvinculados uns dos outros e desconectados da histria. Assim, sem nunca podermos articular experincia e expectativa, seramos sempre vtimas dos sobressaltos das urgncias, dos impulsos polticos do momento e dos movimentos passionais de maiorias eventuais. Privadas dessa capacidade de articular uma

102

temporalidade jurdica realmente duradoura, capaz de atribuir sentido aos nossos compromissos mais fundamentais, as comunidades histricas estariam, continuamente, suscetveis de vivenciar uma espcie de sndrome da pressa, o que nos impediria de manter acesa a lembrana do significado das nossas instituies jurdicas, dos percursos de reconhecimento inscritos em nosso texto constitucional e dos objetivos mais fundamentais que prometemos perseguir. Mas, seguindo as pegadas deixadas por Ricoeur, aprendemos tambm que preciso enfrentar a crise da acelerao do direito e da poltica a partir do valor atribudo ao trabalho do tempo e da histria, recusando-nos a pens-lo como um movimento de escoamento sempre irretocvel e irreversvel. De sua filosofia, extramos a virtude da durabilidade contida na narrativa e na promessa poltica para que dela possamos fazer surgir um tempo jurdico prprio, um tempo demasiadamente humano. precisamente a partir desse tempo que uma comunidade elabora e confia num projeto constitucional que conecta as suas origens a um porvir poltico e, com isso, d aos seus prprios compromissos normativos um sentido na histria. Assim, a continuao da escrita da Constituio atende a esse aspecto narrativo no sentido de que os captulos que sucedem a trama, embora abertos a improvisao, so escritos de forma responsvel no tecido da histria poltico-jurdica que uma comunidade conta a si mesma. Toda reforma constitucional, nessa lgica, implica um esforo, no para recomear tudo do zero, mas para ampliar, adaptar e modificar uma Constituio sem atingir o seu ncleo intangvel com a finalidade mxima de salvaguard-la. aqui, precisamente, que a construo normativa se insere numa trama que liga passado, presente e futuro. Em direo ao passado, a escrita constitucional retoma os smbolos, os projetos, as narrativas e os percursos de lutas por direitos inscritos num texto de uma Constituio, para lanar-lhes, no presente, uma nova luz. Sem precisar reformar sempre o texto constitucional, essa perspectiva autoriza que interpretemos as nossas prprias normas, atribuindo novas perspectivas nossa ao jurdico-constitucional ao fazermos valer, aqui e agora, as promessas e direitos ainda no cumpridos do nosso passado. No sentido do futuro, a Constituio esfora-se para durar, para projetar um amanh, apesar da contingncia insuprimvel dos passos vindouros. Nesse caminho, algumas normas podem ser, alis, tidas como imodificveis por constituir um ncleo imprescindvel para autoidentificao do corpo poltico e para autodeterminao dos prprios cidados. Mas nunca demais lembrar que imodificabilidade no , aqui, sinnimo de reificao. Os direitos fundamentais, protegidos contra as reformas textuais do poder constituinte derivado, devem

103

sempre possuir um contedo indeterminado o que permite que as geraes futuras tambm trabalhem para o aprofundamento de seu sentido. E, finalmente, na construo do presente, a ao jurdico-constitucional articula passado e futuro para conferir aos nossos compromissos, hoje, a fora de intervir e mudar a realidade poltica de modo sempre responsvel pelas dvidas do ontem e pelas consequncias do amanh. Uma responsabilidade sempre atual para com nossa ordem constitucional, nossa histria e especialmente nossas vtimas. Eis o tempo da confiana. Eis a justa medida do tempo da Constituio.

104

REFERNCIAS

ABEL, Olivier. Paul Ricoeur: a promessa e a regra. Trad. Port. Joana Chaves, Instituto Piaget, 1997. AGOSTINHO. Confisses. 2. ed. So Paulo: Abril Cultural, 1980. 324 p. (Os pensadores). Disponvel em: <http://www.4shared.com/file/75729078/5250966c/AGOSTINHO_Santo_ Confisses_De_M.html?s=1> Acesso em: 7 de jan. 2010. ANDR, Joo Maria. Identidade(s), multiculturalismo e globalizao. In: XX Encontro de Filosofia, A Filosofia na Era da Globalizao. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2006. Disponvel em: <http://www.apfilosofia.org/documentos/pdf/JMAndreIdentidade(s)_ Multiculturalismo.pdf.> Aceso em: 3 de abr. 2010. ANTUNES, Arnaldo; CAVALCANTE, Pricles. Velhos e Jovens. In: CALCANHOTTO, Adriana. Senhas. Sony Music, 1992. Faixa 10. CD. ARENDT, Hannah. Da Revoluo. Trad. Fernando Ddimo Vieira. So Paulo: tica, 1990. ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. So Paulo: Companhia das Letras, 1989. ARISTTELES. Metafisica: livro 1 e livro 2; tica a Nicmaco; Potica. So Paulo: Abril Cultural, 1984. (Os pensadores) AUGUSTO, Maria Helena Oliva. O moderno e o contemporneo: reflexes sobre os conceitos de indivduo, tempo e morte. Tempo Social: Revista de Sociologia da USP, So Paulo, v. 6, n. 1-2, p. p.91-105, 1994. BARASH, Jeffrey Andrew. Por uma poltica da memria, a partir de uma interpretao da sabedoria prtica em Paul Ricoeur. In: RICOEUR, Paul. A hermenutica francesa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002. BARBOSA, Rogrio Monteiro. A narrao e a descrio: uma anlise do positivismo e do ps-positivismo a partir da literatura. 2008. Dissertao (Mestrado). Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais, Belo Horizonte. BARTHES, Roland. Como Viver Junto. So Paulo: Martins Fontes, 2003 BENJAMIN, Walter. Magia e tcnica, arte e poltica: ensaios sobre literatura e histria da cultura: obras escolhidas, I. 7. ed. Traduo de Srgio Paulo Rouanet. So Paulo: Brasiliense, 1994. BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. 7.ed. So Paulo: Malheiros, 1998. BORGES, Jorge Luis. O Tempo. In: BORGES, Jorge Luis. Obras completas. So Paulo: Globo, 2005. BRANDO, Jacyntho Jos Lins. Fices. In: BRANDO, Jacyntho Jos Lins. Antiga Musa: arqueologia da fico. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2005. Cap. 6, p. 115 143.

105

BRASIL. Constituio (1988) Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia: Senado, 2010. BROOKS, Peter. Law's stories: narrative and rhetoric in the law. New Haven: Yale University Press, 1996. CARVALHO NETTO, Menelick de. Apresentao. In: ROSENFELD, Michel. A identidade do sujeito constitucional. Belo Horizonte: Mandamentos, 2003. CASMANIE, Ana Tereza. Narrativa de histrias pessoais: um caminho de compreenso de si mesmo luz do pensamento de Hannah Arendt. 2007. 115f. Dissertao (Mestrado). Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo. CASTORIADIS, Cornelius. A instituio imaginaria da sociedade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. CHAU, Marilena. Simulacro e poder: uma anlise da mdia. So Paulo: Editora Fundao Perseu Abramo, 2006 COSTA JUNIOR, Ernane Salles da; OLIVEIRA; Moiss Mileib de. Cinismo brasileira: entre o enganar e o ser enganado. In: Anais do XVIII Congresso Nacional do CONPEDI, 2009. Florianpolis : Fundao Boiteux, 2009. COSTA JUNIOR, Ernane Salles; GALUPPO, Marcelo Campos. A democracia como promessa: entre a imprescindibilidade do clculo e a experincia aportica da justia. In: OLIVEIRA, Marcelo Andrade Cattoni de; MACHADO, Felipe Daniel Amorim (org). Constituio e Processo: a resposta do constitucionalismo banalizao do terror. Belo Horizonte: Del Rey, 2009. DARTIGUES, Andr. Paul Ricoeur e a questo da identidade narrativa. In: CESAR, Constana Marcondes. Paul Ricoeur: ensaios. So Paulo: Paulus, 1998. (Ensaios filosficos) DE GIORGI, Raffaele. Direito, tempo e memria. So Paulo: Quartier Latin, 2006. DERRIDA, Jacques. Fora de lei: o fundamento mstico da autoridade. So Paulo: Martin Fontes, 2007. DESCARTES, Ren. Discurso do metodo; meditaes ; objees e respostas ; as paixes da alma; cartas. So Paulo: Abril Cultural, 1973. (Os pensadores) DWORKIN, Ronald. O imprio do direito. So Paulo: Martins Fontes, 2003. DWORKIN, Ronald. Uma questo de princpio. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2005. ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. ELSTER, Jon. Ulises and the Sirens: studies in rationality and irrationality. Cambridge: Cambridge University Press, 1993. ELSTER, Jon. Ulises desatado: estudios sobre a racionalidad, precompromisso y restricciones. Traduo: Jordi Mundo. Barcelona: Gedisa, 2002.

106

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Uma filosofia do Cogito Ferido: P. Ricoeur. 11 (30): p. 261272, 1997. GALUPPO, Marcelo Campos . A hora de brilhar: direitos fundamentais na trilha da Literatura. In: GALUPPO, Marcelo Campos. (Org.). Constituio e democracia: Fundamentos. 01 ed. Belo Horizonte: Frum, 2009, v. 01, p. 263-276. GALUPPO, Marcelo Campos Galuppo. A constituio pode fundar uma repblica? Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC, n. 10, p. 39-49. jul./dez. 2007a. GALUPPO, Marcelo Campos. Igualdade e diferena: Estado democrtico de direito a partir do pensamento de Habermas. Belo Horizonte: Mandamentos, 2002. GALUPPO, Marcelo Campos. Matrizes do pensamento jurdico: um exemplo a partir da literatura. Revista da Faculdade Mineira de Direito, Belo Horizonte, v.10, n.19, p. 105-119, 1o sem/2007b. GARCA-VILLEGAS, Mauricio. Law as hope. Constitutions, Courts and Social Change in Latin America 1. Coimbra: Colquio Internacional Direito e Justia no Sculo XXI, 2003. HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. HARVEY, David. A condio ps-moderna. 12 ed. So Paulo: Loyola, 2003. HESSE, Konrad. A fora normativa da Constituio. Porto Alegre: S. A. Fabris, 1991. HOLMES, Stephen. El precompromiso y la paradoja de la democracia. In: Constitucionalismo y Democracia. 1999. Disponvel em: <http://cablemodem.fibertel.com.ar/seminario/up/holmes.pdf> Acesso em: 9 de ag. 2010. HONNETH, Axel. Observaes sobre a reificao. Civitas. V.8, n.1, p. 68-79, jan.-abr. 2008. HUME, David. Da origem do governo. In: HUME, David. Ensaios Morais, Polticos e Literrios. Trad. Antonio Srgio et al. So Paulo: Abril Cultural, 1973. KIRSTE, Stephan. Constituio como incio do Direito Positivo: A estrutura temporal das constituies. In: Anurio dos cursos de ps-graduao em Direito, Recife, n. 13, UFPE, 2003. KIRSTE, Stephan. O direito como memria cultural. Revista Mestrado em Direito, Osasco. Ano 8, n. 2, p. 125-143, jul./dez. 2008. KOSELLECK, Reinhart. Aceleracin, prognosis y secularizacin. Valncia: Pr-Textos, 2003. KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuio semntica dos tempos histricos. Rio de Janeiro: Ed. PUC Rio, Contraponto, 2006. LVINAS, Emanuel. tica e Infinito. Lisboa: Edies 70. 1988. LVINAS, Emmanuel. Totalidade e infinito. Lisboa: Ed. 70, 1980.

107

LUHMANN, Niklas. A Constituio como Aquisio Evolutiva. 39p. Traduo livre Della feita por Menelick de Carvalho Netto para fins acadmicos da obra: La costituzione come acquisizione evolutiva. In: ZAGREBELSKY, Gustavo et al. (Coord.). Il Futuro Costituzione. Torino: Einaudi, 1996. MACEIRAS, Manuel. Que es Filosofia? El hombre y su mundo. Madrid: Ediciones Pedaggicas, 1998. MANGUEL, Alberto. Uma histria da leitura. So Paulo: Companhia das Letras, 1997. MARRAMAO, Giacomo. Kairs: apologa del tiempo oportuno. Barcelona: Gedisa, 2008. MARRAMAO, Giacomo. Poder e secularizao: as categorias do tempo. So Paulo: UNESP, 1995. MORETZSOHN, Sylvia. A velocidade como fetiche o discurso jornalstico na era do "tempo real". 2000. Dissertao (Mestrado). Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro. OLIVEIRA, Marcelo Andrade Cattoni de. Democracia sem espera e processo de constitucionalizao: uma crtica aos discursos oficiais sobre a chamada transio poltica brasileira. In: OLIVEIRA, Marcelo Andrade Cattoni de; MACHADO, Felipe Daniel Amorim (org). Constituio e Processo: a resposta do constitucionalismo banalizao do terror. Belo Horizonte: Del Rey, 2009. OST, Franois. Contar a lei: as fontes do imaginrio jurdico. So Leopoldo: UNISINOS, 2005a. OST, Franois. Contar a lei: as fontes do imaginrio jurdico. So Leopoldo: UNISINOS, 2005a. OST, Franois. O tempo do direito. Bauru: EDUSC, 2005b. REIS, Jos Carlos. As identidades do Brasil, 2 : de Calmon a Bomfim : a favor do Brasil : direita ou esquerda?. Rio de Janeiro: FGV Ed., 2006. REIS, Jos Carlos. As identidades do Brasil: de Varnhagen a FHC. 7. ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2005. RICOEUR, Paul. Teoria da interpretao. O discurso e o excesso de significao. Trad. Artur Moro. Lisboa: Edies 70, 1976. RICOEUR, Paul. A Crtica e a Convico. Traduo de Antnio Hall. Lisboa: Edies 70, 1995a. RICOEUR, Paul. A memria, a histria, o esquecimento. Traduo: Alain Franois. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007. RICOEUR, Paul. Do texto aco. Trad. Alcino Cartaxo e Maria Jos Sarabando. Porto: RS-Editora, 1989.

108

RICOEUR, Paul. Finitude et Culpabilit I. L'Homme Faillible. Paris: Aubier Montaigne,. 1960. RICOEUR, Paul. Hermenutica e ideologias. Petrpolis: Vozes, 2008c. RICOEUR, Paul. Interpretao e ideologias. 4. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990. RICOEUR, Paul. Leituras 1. Em torno do poltico. So Paulo: Edies Loyola, 1995b. RICOEUR, Paul. Narratividad, Fenomenologia y Hermenutica. Anlisi: quaderns de comunicaci i cultura, n 25, p.189-207, 2000. RICOEUR, Paul. O conflito das interpretaes: ensaio de hermenutica. Rio de Janeiro: IMAGO, 1988. RICOEUR, Paul. O justo. trad. Ivone C. Benedetti. So Paulo: Martins Fontes, 2008a-v. 1 RICOEUR, Paul. O justo. trad. Ivone C. Benedetti. So Paulo: Martins Fontes, 2008b- v. 2 RICOEUR, Paul. O perdo pode curar? 1996. Disponvel em: <http://www.lusosofia.net/ textos/paul_ricoeur_o_perdao_pode_curar.pdf> Acesso em: 2 de jun. 2009. RICOEUR, Paul. O si-mesmo como um outro. Campinas (SP): Papirus, 1991a. RICOEUR, Paul. Paul Ricoeur: o nico e o singular. Traduo Maria Leonor F. R. Loureiro. So Paulo: Ed UNESP; Belm , PA: Ed. da universidade Estadual do Par, 2002. RICOEUR, Paul. Percurso do reconhecimento. So Paulo: Edies Loyola, 2006. RICOEUR, Paul. Postface au temps de la responsabilit. In: LENOIR, Frdric. Le Temps de la Responsabilit. Paris: Arthme Fayard, 1991a. RICOEUR, Paul. Prefcio. In: GARAPON, Antoine. O Juiz e a Democracia: o guardio de promessas. Trad. Maria Luiza de Caravalho. Rio de Janeiro: Revan, 1999. RICOEUR, Paul. Prlogo. In: MACEIRAS, Manuel. Que es Filosofia? El hombre y su mundo. Madrid: Ediciones Pedaggicas, 1998. RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Campinas: Papirus, 1994b- v. 1 RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Campinas: Papirus, 1995c- v. 2 RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Campinas: Papirus, 1997- v. 3 RICOEUR, Paul. A crise da conscincia histrica e a Europa. Lua Nova : Revista de Cultura e Poltica, So Paulo, n.33 , p.87-95, maio 1994a. RICOEUR, Paul. Histria e verdade. Rio de Janeiro: Forense, 1968. ROSA, Jos M. da S. Da identidade narrativa. Paul Ricoeur, leitor de Santo Agostinho. Covilho: Universidade da Beira Interior, 2009. Disponvel em: <http://www.lusosofia.net/ textos/rosa_jose_da_identidade_narrativa_ricoeur_leitor_santo_agostinho.pdf.> Acesso em: 20 de fev. 2010.

109

ROSENFELD, Michel. A identidade do sujeito constitucional e o Estado Democrtico de Direito. Cadernos da Escola do Legislativo. Belo Horizonte, v.7, n.12, p. 11-63, jan;/jun. 2004. ROSENFELD, Michel. A identidade do sujeito constitucional. Belo Horizonte: Mandamentos, 2003. SARAPU, Daniel Vieira. Memento ou Amnsia do Direito. 2007. Disponvel em: <http:// www.conpedi.org.br/manaus/arquivos/anais/bh/daniel_vieira_sarapu.pdf> Acesso em: 10 de Abr. 2010. SARAPU, Daniel Vieira. O papel da memria na narrao do direito: contar o direito fundamental no discriminao racial. 2008. Disponvel em: <http://conpedi.org/manaus/ arquivos/anais/salvador/daniel_vieira_sarapu.pdf.> Acesso em: 11 de setembro de 2009. SCHMITT, Carl. A crise da democracia parlamentar. Traduo: Ins Lobauer. So Paulo: Scritta, 1996. SCHWARTZ, Germano. A Constituio, a Literatura e o Direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006. SILVA. Paulo Thadeu Gomes da. Direito e Modernidade: lineamentos para uma teoria da reforma constitucional. Boletim Cientfico: Escola Superior do Ministrio Pblico da Unio.. Braslia: ESMPU, v.4, n.17, p. 239-269, out./dez. 2005. STRECK, Lenio Luiz. A permanncia do carter compromissrio (e dirigente) da constituio brasileira e o papel da jurisdio constitucional: uma abordagem luz da hermenutica filosfica. Revista do Instituto de Pesquisa e Estudos: Diviso Jurdica. Instituio Toledo de Ensino de Bauru. n. 39, p. 75-119 jan./abr. 2004. VERD, Pablo Lucas. Curso de derecho poltico. Madrid: Tecnos, 1984. v. 4. VIEIRA, Oscar Vilhena. A constituio como reserva de justia. Lua Nova, n. 42, p. 53-97, 1997.

Вам также может понравиться