Вы находитесь на странице: 1из 3

Tema: Trs Ensinamentos de Jesus para Nicodemos sobre o Reino de Deus Texto: Joo 3:1-8 Introduo: Nicodemos era

Chefe do Sindrio. O Sindrio era um Tribunal Religioso dos Judeus constitudos por Professores da Lei, Sumos Sacerdotes e tambm era constitudo por 71 pessoas com o presidente. Nicodemos era um Religioso extremamente conhecedor da Lei Mosaica e dos costumes Judaicos Ele vai at Jesus noite para dialogar com Jesus e aquele mestre religioso recebe Trs ensinamentos a cerca do Reino de Deus. 1 v.2 ...bem sabemos.... (No basta saber) Foco: RENNCIA Assim que Nicodemos inicia seu dialogo com o Mestre enfatizando a certeza de acreditar que as obras que estavam sendo realizadas por Jesus vinham de Deus. Nicodemos declara: Mestre, bem sabemos.....Em seguida Jesus ensina que para entrar no Reino de Deus, no basta apenas saber, e certamente Nicodemos por ser chefe do Sindrio era algum que sabia muito sobre a Lei, mas para entrar no Reino de Deus era preciso que todo homem passe pelo Novo Nascimento. O que o Novo Nascimento? v.3 Jesus diz: Aquele que no Nascer de Novo. Novo(grego) = Anthen = de cima, ou seja, todo homem tem que receber o ensino que vem de cima, e isto , receber a Cristo. E aquele que recebe os ensinos de Cristo passaro por uma Mudana Radical no Corao. por isso que os ensinos de Jesus no sermo da montanha captulos 5, 6 e 7 confrontam o carter de muitos cristos ainda.

Mateus 10 : 39 Quem achar a sua vida perd-la-; e quem perder a sua vida, por amor de mim, ach-la- ; Ver vers. 40;

O Novo Nascimento trs:

Mudana Radical do Corao. Renovao Interior;

Note: Uma crena Baseada em Milagres, no adequada, pois deixa o mago da personalidade humana INTTIL.

2 v.5 Nascer da gua e do Esprito Foco: BATISMOS

Nascer da gua refere-se Palavra Ef 5 26. A Palavra de Deus poderosa para nos limpar. Joo Batista batizava com o batismo da gua pregando o Batismo do Arrependimento. A Palavra de Deus remete o homem a perceber o seu estado verdadeiro que esta vivendo, se longe ou perto de Deus, e ela tem o poder para penetrar o interior do homem e renovar sua mente (Romanos 12 : 2)

Nascer do Esprito, refere-se a uma experincia interior, no esprito, e isso s pode acontecer pela compreenso do Esprito de Deus. Atos 1:8. Aquele que nasce do Esprito tem sua vida norteada pelo Poder, Ousadia, Coragem e F. (Salmo 62:11). Uma vez falou Deus, duas vezes o ouvi: que o poder pertence a Deus

O cristo que passa pela experincia do Arrependimento e de viver uma vida revestida de Poder ter facilidade de compreender o terceiro ensino de Jesus a Nicodemos.

3 V.8 ... vento sopra onde quer Foco: DISPOSIO Para todos que querem SERVIR e ANDAR com o Senhor precisa haver disposio. Isso foi o que Jonas no teve, quando Deus o manda para Nnive, ele se levanta e vai para Tarsis. Paulo, Neemias, Davi e outros tiveram muita disposio para servir.

Note: nos dias de hoje infelizmente h tantos cristos sem nenhuma disposio para servir a Deus. Parece que muitos esto recebendo a Cristo apenas como Salvador mais no como Senhor. Temos visto nos dias de hoje muitos pastores feridos pelo prprio rebanho que no esto com a disposio de unir se ao seu lder para realizar a obra (No estamos aqui falando de aceitar um autoritarismo dos lderes) mas de aceitar a caminhar junto, atendendo as convocaes para a orao, jejum, discipulado, e at repreenso.

Veja: Cada dia o vento sopra numa direo, o vento est sujeito as leis da terra e de Deus. Jesus disse que todo aquele que nascido do Esprito, sabe ouvir e obedecer a voz de Deus e fazer o que Ele manda. Deus deseja mais que voc seja do que voc tenha. Como esta o seu corao, voc tem desejado mais ser ou ter?

CONCLUSO: E voc? Qual sua deciso? No basta apenas saber de tudo o que Deus , quer, etc, como Nicodemos sabia. E por sinal ele conhecia muito sobre a Lei e costumes judaicos, e com certeza era apto para ensinar a muitos, mas tudo isso no suficiente se no aprender e praticar os ensinos de Jesus. Nascer de Novo; Arrepender-se passando pelo Batismo e buscando o Esprito Santo e Disposio para servir ao Senhor. Tiago 1:23 Porque, se algum ouvinte da palavra, e no cumpridor, semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Missionrio Fabio Rebonatti Igreja Batista Independente,ES gua Doce do Norte,

Вам также может понравиться