Вы находитесь на странице: 1из 3

LIMA JNIOR, Francisco Antnio de Carvalho. A Emanicipao de Sergipe (24 de Outubro). Dirio da Manh, Aracaju, 27 jan 1927, p. 2.

A emancipao de Sergipe (24 de Outubro)


Desde de 1936 festejado o 24 de Outubro. Comeou a sel-o em So Christovo, antiga capital da ento provincia. E` uma devoo annual para os sergipanos, sobretudo os residentes no Rio e em So Paulo, a festa com que recebida sempre a aurora redemptora, embora sem o enthusiasmo de outros tempos, em que as almas vibravam de patriotismo, ao ouvirem os hymnos nacional e sergipano. Nesse dia, que no historico n sentido tomado geralmente, sem excepo dos lettrados, os jornaes do Estado de Sergipe do artigos de fundo bombasticos, fazendo a apologia de um facto e de uma data sem nenhuma significao historica.. O governo d recepo, ha ceremonial em Palacio em homenagem ao faustoso dia, recebe telegrammas do chefe da nao a dos ministros, dos presidentes e governadores dos Estados, e dos amigos em geral, que abarrotam as columnas do Diario Official. Para no ficar no olvido, o Instituto Historico de Aracaj tambem acompanha o tero em sesso com aparato festivo, fazendo ouvir os seus oradores, com aplausos, para celebrar a grande data que, de direito, pertence Bahia, a quem competeria essa festa annual, e gastar dinheiro com foguetes e passeatas patriotricas. Mais de uma vez disse-me o brilhante autor da Historia de Sergipe Felisbello Freire que primeiro teve a iniciativa, com a collaborao de Balthazar Goes, de fundar com elementos escassos os alicerces da historia sergipana, que apezar dos esforos empregados no havia podido encontrar a lei ou cousa que o valha, referente ao 24 de Outubro, decretando a Independencia. Entretanto achou a carta regia de D. Joo VI de 24 de Outubro de 1820, nomeando Carlos Cezar Burlamarqui (Brigadeiro), primeiro Governador de Sergipe em consequencia do Dec. de 8 de Julho do mesmo anno.

LIMA JNIOR, Francisco Antnio de Carvalho. A Emanicipao de Sergipe (24 de Outubro). Dirio da Manh, Aracaju, 27 jan 1927, p. 2. Quem visita Aracaj pela primeira vez e olha para a fachada do palacio presidencial restaurado, o que lhe chama logo a atteno, gravado no alto do edificio a data 24 de outubro de 1820, como dia da Independencia. Ora, esta data como fica dito, a da nomeao de Burlamarqui em 1820. Para solemnizar o centenario de Sergipe, em 1920 o Governo de ento, por seu arbitrio, transferiu de 8 de Julho, para 24 de Outubro as respectivas festas com o apoio do Instituto Historico de Aracaj, que, reunido (e consultado) para este fim, no Grupo Escolar Siqueira de Menezes, concordou com a deliberao do presidente, excepo do autor destas linhas, que deu opinio contraria, quando, a respeito, interpellado por S. Ex. De onde resultou ficar o centenario de p quebrado, sem graa, com accrescimo de trez mezes e dezesseis dias. Cada um faz dessa data o que entende. Uns dizem, que foi o dia, sem dizer o anno, em que chegou a Sergipe a noticia da Independencia. Os historiadores brasileiros e at os mais autorizados chronistas sergipanos, escreveram que o anno da chamada independencia com o 24 de outubro, foi 1824. Pura inveno. Li em um jornal de Aracaj, ha uns nove ou dez annos que este 24 de Outubro, foi de 1827 (ou 28). Todos se calaram, comeando pela imprensa. E` uma barafunda dos peccados. Nesse dia que o presidente do Estado se empresa do governo quatriennial, por ser dia de glorias. Apesar de approvado e sanccionado o projecto do dr. Laudelino Freire, como deputado estadoal, creando como feriado o dia 8 de julho contina a ser dia de glorias o 24 de outubro. No ha duvida que, pelo tempo, tornou-se uma data tradiccional, mas tradiccional do erro. Mas como a nossa Historia. a de Sergipe, est incompleta e crivada de erros... v que assim seja, mas sempre com o meu protesto. Para concluir, declaro convictamente, que laboramos num profundo erro, e que 24 de outubro no dos sergipanos. Pertence Bahia, que lhe deu o ser e tem auferido os proveitos, e no a Sergipe, porque foi nesse dia, do

LIMA JNIOR, Francisco Antnio de Carvalho. A Emanicipao de Sergipe (24 de Outubro). Dirio da Manh, Aracaju, 27 jan 1927, p. 2. anno de 1821, que a ento Capitania de Christovo de Barros, foi desintegrada com e espoliao dos seus direitos ao Sul at o Rio Itapiruc, pertencente a Sergipe ficando provisoriamente estabelecida a linha divisoria pelo Rio Real.

Benevente (Espirito Santos) 1926. Carvalho Lima Junior

Вам также может понравиться