Вы находитесь на странице: 1из 7

Colgio Esprito Santo Canoas - RS

Prof. Daniel Schulz

Roteiro Experimental

Projeto Motor Stirling

1. Introduo
Este roteiro dever orientar a construo de um modelo do motor tipo Stirling utilizando materiais de baixo custo.

2. Objetivos
Os objetivos desse trabalho consistem na montagem de um motor tipo Stirling, a fim de verificar os seus princpios de funcionamento e utiliz-los relacionando-os com a teoria que fundamenta a Fsica Trmica e as Mquinas Trmicas: Termodinmica. Depois de ter concretizado o experimento voc dever ser capaz de relacionar esta com outras mquinas trmicas como, por exemplo, o motor de combusto interna, correlacionando as semelhanas e identificando as diferenas no seu funcionamento. Dentre os contedos de suma importncia cabe destacar as trocas de transformaes termodinmicas, energia trmica, transferncia de energia trmica, dilatao trmica e temperatura.

3. Material Necessrio
- 4 latinhas de refrigerante; - adesivo de silicone para alta temperatura; - tesoura; - rgua milimetrada; - alicate; - lixa n 120 para metais; - mdia de cd inutilizada; - base de madeira de 200mm x 200mm x 10mm; - furadeira (opcional); - 600 mm de arame rgido; - rolha de cortia; - joelho de PVC de 25mm; - 2 bales de festa; - 4 velas.

4. Montagem Experimental
i. Gabaritos Comece recortando os gabaritos fornecidos no anexo 1 do roteiro experimental que serviro como referncia para os cortes das latas de alumnio. ii. Latas de alumnio Pegue a primeira lata de alumnio que servir como recipiente para o pisto do motor e recorte-a a 70 mm da base (1). Faa-o com cuidado para evitar amassar as paredes da lata de alumnio que so bastante finas. Esse recipiente ser denominado aqui como cilindro do motor Stirling.

(1) Cilindro

(2) Tampa do Cilindro

Figura 1

Na segunda lata recorte a mesma a 45mm do fundo (2). Esse servir como tampa do motor que ser acoplado no cilindro posteriormente. Observe na figura 1 como devero ficar os fundos recortados. Com a terceira lata deve-se ter um cuidado maior: qualquer erro pode acarretar na perda do recipiente! A grande questo que essa parte ser a cabea do pisto do nosso motor Stirling, por isso, deve-se ter o cuidado de adotar medidas precisas na hora da marcao e posteriormente o corte. Primeiramente pode-se posicionar a terceira lata com o fundo sobre o cilindro j recortado. A partir da se faz necessrio demarcar com uma caneta (preferencialmente marcadora de cds) a circunferncia do cilindro sobre a terceira lata. Separe as latas e corte o fundo da terceira lata com extrema cautela. Neste procedimento se deve ter muito cuidado para que a circunferncia fique o melhor possvel, j que o fundo da terceira lata dever entrar na parte interna do cilindro de forma que esta seja justa o suficiente para que no hajam significativos vazamentos de ar e pequena o suficiente para que ela no sofra atrito significativo nas paredes do cilindro (o dimetro do fundo deve ser de 1 a 3mm menor que o dimetro do cilindro).
Figura 2 Nesse fundo da lata, faz-se uma cruz no centro como mostrado na figura 2 que servir como referncia para um furo do dimetro aproximado do arame utilizado. O arame dever ter cerca de 120mm de comprimento, com uma das pontas dobrada em forma de L a aproximadamente 5mm da extremidade.

Esse arame ser introduzido no furo, de modo que o L fique no interior da concavidade do fundo da lata e dever ser colado com o silicone de alta temperatura, conforme mostrado na figura 3. Aqui, ainda antes da colagem final, vale a pena conferir se o pisto tem a possibilidade de se movimentar livremente no interior do cilindro (s vezes necessrio mais algum ajuste recortando o pisto para que este suba e desa livremente dentro do cilindro), afinal, testar nunca demais!

Figura 3

importante lembrar que a base da lata seja alinhada de forma que o arame permanea em p perpendicularmente em relao ao fundo da lata. O silicone vermelho de alta temperatura tem uma secagem mdia de 10 min ao toque e de 12 a 14 horas na totalidade. Ento vale a pena esperar! Enquanto o silicone seca no nosso pisto, devemos nos concentrar na segunda etapa do cilindro. Com cuidado, faa um furo com um objeto pontiagudo (um lpis, por exemplo) ou ainda, utilize uma furadeira para fazer um furo na lateral do cilindro, conforme o gabarito do anexo, devendo ter em torno de 6mm de dimetro, a 20mm da parte superior. Tenha cautela j que um movimento errado pode amassar as paredes da lata se pressionar demais a furadeira contra a parede do cilindro. Esse procedimento pode ser visto na figura 4. Tendo-se feito o furo, espera-se a cola secar do pisto. Com o silicone seco plenamente, pode-se montar a parte inferior do motor. Para tanto necessrio marcar o centro do fundo da lata que utilizaremos como tampa. Faz-se um furo no centro da lata do dimetro um pouco maior que o dimetro do fio de arame utilizado, utilizando um objeto pontiagudo com um prego ou ainda uma broca fina o suficiente na furadeira. Deve-se cuidar com as rebarbas deixadas no orifcio. Tanto no orifcio mostrado na figura 4 quanto no feito na tampa do cilindro, seria adequado lixar os mesmo a fim de no restar rebarbas que podem ser perigosas para o manuseio e ainda afetar o pleno funcionamento do motor mais tarde.
Figura 4

Assim parte-se para a prxima etapa: montar a parte inferior do motor como mostrado na figura 5. Aps esse procedimento testa-se mais algumas vezes o funcionamento do pisto no interior do cilindro: este deve se deslocar livremente. Um dos modos de contribuir para esse funcionamento pleno cuidar o alinhamento da tampa do cilindro com o arame que est ligado ao pisto: se esses dois estiverem alinhados de forma satisfatria, o pisto se movimentar livremente e pode-se finalizar essa parte fazendo a colagem da tampa do cilindro no cilindro com o silicone de alta temperatura. Ento esperamos uns 10 min para verificar se a cola est seca ao toque, verificamos novamente a liberdade do pisto e deixamos secando durante 12h.

Tampa do cilindro Pisto

Cilindro
Figura 5

iii. Virabrequim Nesta etapa vamos construir o virabrequim para o nosso motor. O virabrequim um eixo de manivelas que
Figura 6

coordena o movimento do pisto e o coloca em fase com o movimento do restituidor (que veremos mais adiante). Pra constru-lo utilize o arame. Corte do arame uma poro de 200mm de comprimento e certifique-se de que este esteja o mais retilneo possvel. Tomando posse do gabarito para o virabrequim, faa as dobras no arame de acordo como o solicitado no gabarito. Isso pode ser feito com pacincia e a ajuda de um bom alicate. Deve-se atentar que a segunda dobra em U deve estar deslocada 90 graus com relao a primeira, que pode ser vista na figura 6. Teste o nvel de oscilao durante o movimento de rotao do arame. Faa o possvel para reduzir ao mximo as vibraes da rotao, balanceando o eixo.

iv. Fonte restituidora Aqui entra o cotovelo de PVC de 25mm. Pegue o cotovelo e lixe uma de suas extremidades de modo que esta tenha uma curvatura prxima como a da lata (cilindro). Esta pea ser colada sobre o furo no cilindro com o silicone vermelho. Veja a figura 7 para um melhor esclarecimento. O tempo de secagem ser em torno de 12h.

v. Suporte do virabrequim (eixo de manivelas) Enquanto esperamos o cotovelo secar, podemos utilizar a quarta lata para fazer o suporte do virabrequim. Ser conveniente tirar o topo e o fundo da lata para aproveitar o mximo das paredes dela na altura. Assim voc pode dividir a circunferncia da lata em trs partes iguais e recorte duas delas. Essas iro servir como as duas abas de suporte.

Figura 7

Para evitar acidentes ser conveniente fazer dois recortes em diagonal para eliminar as pontas. Aps Figura 8 eliminar as pontas, faa um furo em cada suporte, como pode ser visto na figura 8, com dimetro aproximadamente igual ao do arame utilizado como virabrequim. Esses furos sustentaro o virabrequim.

vi. Biela Antes mesmo de finalizar a montagem, deve-se montar a biela. A biela um pequeno eixo que liga o virabrequim ao pisto, fazendo com que este se movimente em fase em relao a fonte restituidora. Coloque o virabrequim passando pelos furos das abas. Prenda as abas com clipes na tampa. Mea a altura entre o pisto e o virabrequim como indicado pela dupla seta na figura 9. A biela deve ter o comprimento exato da distncia entre o pisto e a biela, de modo que o pisto fique na parte mais baixa possvel.

Virabrequim

Biela externa

Biela

Pisto
Figura 9

Antes de fazer a colagem com o silicone, verifique se o virabrequim desloca o pisto com suavidade em todo o percurso, desde o ponto mais baixo at o ponto mais alto. O alinhamento do virabrequim deve ser tal que ele esteja posicionado sobre o pisto e o centro da fonte restituidora ao mesmo tempo. Caso haja alguma parte do sistema que no funcione com a suavidade desejada, faa os ajustes necessrios. Depois disto, marque com uma canetinha a posio dos suportes do virabrequim, passe a cola silicone de alta temperatura e fixe os suportes novamente.

Utilize novamente os clipes de papel para fixar os suportes na posio correta e permitir a adequada secagem. Verifique novamente o funcionamento do virabrequim e pisto: estes devem funcionar com muita suavidade. A biela externa, conforme a figura 9, dever ser de dimenso tal que na parte mais baixa esteja no mesmo nvel do bocal do joelho. Tendo feito isso, tome um balo de festa e fixe-o na biela e no joelho. Pode-se utilizar a prpria cola de silicone para a fixao da biela no balo, apenas tome cuidado com o excesso de silicone, j que ele pode comprometer o funcionamento adequado do sistema.

Figura 10

Por fim, uma mdia orifcio no centro arame do virabrequim e suavidade e se o virabrequim para do sistema. Caso contrapesos no durante o visualizado na utilizados dois qualquer objeto e silicone.

fixe uma rolha no orifcio de CD/DVD. Depois faa um de forma que passe por ele o virabrequim. Monte o CD no veja se o sistema gira com CD est centrado no que se diminuam as vibraes seja necessrio, pode-se fixar CD para diminuir a vibrao funcionamento o que pode ser figura 11. Neste caso foram parafusos. Pode-se utilizar fix-lo no CD com o prprio

vii. Para aparelho construir uma sustentar ele (ver

Funcionamento efetuar o funcionamento do construdo ser necessrio pequena armao para figura 11), que pode ser com o

Figura 11

prprio arame utilizado na confeco da biela. A armao de arame pode ser fixada na base de madeira. Pode-se utilizar como a fonte trmica de alta temperatura, trs velas. As velas devem ser acesas na parte inferior do motor. Pode-se utilizar pequenas pedras de gelo. Estas sero depositadas na parte superior juntamente com o pisto. Aps acender as velas espere alguns segundos e induza o movimento girando o CD. Pronto basta aproveitar! OBS.: possvel que no funcione da primeira vez. No desista. Tenha perseverana. Thomas Edson estragou milhares de lmpadas at que uma ficasse ideal. No caso do motor Stirling, com pequenos ajustes ele funcionar plenamente.

Agora o momento de pensar. Discutam dentro do grupo e descrevam detalhadamente como ou por que o motor funciona.

______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________

GABARITO

VIRABREQUIM

Cuidado! A medida pode no coincidir com o gabarito, o que depende da ps-impresso. Sugere-se conferir a medida da rgua impressa com uma rgua antes de efetuar as dobras do virabrequim!

Referncia STEPHEN F. AUSTIN STATE UNIVERSITY. SFA Stirling Engine Project. Disponvel em: <http://www.physics.sfasu.edu/astro/courses/egr112/StirlingEngine/stirling.html>. Acesso em: 27 abril 2009.

Вам также может понравиться